DI_41LM33b
Without Title
ID | 41 |
Participant | J. Dionísio |
Gender | Masculino |
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hum
Mais
justa
do
que
aquela
que
existe
atualmente
/
dos
eh
grupos
de
colocação
de
professores
no
secundário
Sim
eh
há
inúmeras
indefinições
e
questões
gravíssimas
ah
/
por
exemplo
os
alunos
da
Linguística
continuam
com
um
problema
tremendo
E
esse
é
um
problema
novo
não
é
?
Este
é
um
problema
que
surgiu
depois
Esse
é
um
problema
novo
que
que
se
acrescentou
/
Aos
já
existentes
mas
é
do
mas
então
é
do
mesmo
teor
É
e
/
hum
e
os
alunos
continuam
hoje
a
queixar-se
do
mesmo
que
nos
queixávamos
/
que
era
de
ah
/
falta
de
preparação
para
ir
dar
aulas
muitos
deles
Nós
não
temos
culpa
disso
mas
eles
/
precisavam
de
uma
formação
eventual
nisso
Sim
mas
eu
sou
bastante
reticente
quanto
à
ideia
da
faculdade
/
como
uma
escola
de
formação
de
professores
/
Eu
também
subscrevo
ah
e
e
e
há
um
trabalho
específico
a
realizar
o
chamado
biénio
/
em
que
supostamente
/
hum
uma
série
de
/
conteúdos
e
formas
de
trabalho
/
que
foram
sendo
adquiridas
ao
longo
de
quatro
anos
de
licenciatura
/
são
convertidas
em
algo
que
pode
ser
frutuoso
no
Ensino
/
uhuh
e
essa
parte
é
formação
específica
de
professores
é
o
meu
entendimento
Claro
Há
outras
escolas
que
têm
essa
parte
pedagógica
aliada
ao
à
matéria
que
dão
ao
longo
do
curso
parece-te
que
isso
será
melhor
?
uhuh
Mas
Mas
essas
então
são
escolas
tendencialmente
de
formação
ao
est
de
formação
de
professores
Pois
Mas
eu
mesmo
assim
acho
que
o
nosso
modelo
apesar
de
ser
ter
pensado
como
/
transitório
acaba
por
/
talvez
ser
melhor
ou
deveria
ser
melhor
uma
vez
que
depois
de
as
pessoas
terem
compreendido
A
mim
não
me
parece
que
esta
f
que
esta
forma
esteja
errada
Esta
ideia
de
criar
do
dois
anos
ou
Pois
ou
um
período
s
seja
/
O
que
for
dois
um
pouco
menos
ou
um
pouco
mais
/
não
me
parece
mal
uhuh
Porque
também
é
nessa
altura
que
eles
já
dominam
/
ah
o
suficiente
de
várias
áreas
para
poder
saber
o
que
é
que
...
É
um
pensamento
desejável
Pois
Enfim
mas
eles
queixam-se
sempre
tanto
/
os
alunos
nunca
estão
satisfeitos
e
os
professores
nunca
estão
satisfeitos
é
sempre
assim
Mas
Mas
Mas
acho
acho
muito
bem
que
que
cada
um
de
nós
não
não
não
esteja
satisfeito
hhh
Somos
muito
rabugentos
muitas
vezes
Claro
Não
Não
Não
se
trata
de
sermos
rabugentos
quer
dizer
/
ah
não
não
vamos
ter
pensamentos
miserabilistas
mas
/
de
facto
as
condições
em
que
nós
trabalhamos
são
más
Pois
são
Eu
não
posso
deixar
de
dar
razão
a
qualquer
um
dos
meus
alunos
que
deste
ano
porque
não
têm
um
não
não
têm
as
menores
condições
/
De
trabalho
de
estar
a
a
frequentar
/
a
cadeira
eu
tenho
mais
de
sessenta
alunos
em
cada
uma
das
salas
Basta
isto
/
para
/
tudo
não
poder
funcionar
de
forma
/
ah
/
conveniente
não
digo
sequer
/
Claro
Claro
ah
boa
digo
conveniente
uhuh
ah
Portanto
isto
não
é
ser
rabugento
Não
absolutamente
Está
bem
ah
/
Não
quando
as
ah
condições
de
trabalho
aqui
há
há
exigências
que
eu
admito
que
sejam
/
um
um
pouco
disparatadas
quando
há
/
outros
problemas
graves
que
que
se
colocam
/
mas
a
verdade
é
que
há
esses
problemas
graves
que
se
colocam
e
relativamente
a
eles
eu
/
ah
quem
quiser
E
ah
o
sucesso
dos
alunos
em
termos
de
classificação
é
/
uh
uma
taxa
apreciável
ou
pelo
contrário
tens
/
como
eu
em
Fonologia
O
que
é
que
entendes
ah
como
como
taxa
apreciável
?
Sei
lá
mais
de
sessenta
porcento
sei
lá
Mais
de
sessenta
porcento
É
?
Sempre
?
Mais
de
sessenta
porcento
Dos
inscritos
inicialmente
ou
...
Dos
inscritos
inicialmente
mais
de
sessenta
porcento
É
?
É
que
eu
não
consigo
ah
taxas
de
êxito
dessa
natureza
Não
?
Não
porque
Mas
consegues
metade
?
Sim
Mas
ah
sim
/
mas
ah
o
que
se
passa
é
que
muitíssimos
alunos
acabam
por
desistir
/
antes
de
antes
do
natal
ou
até
ao
ao
natal
/
uhuh
e
isto
ah
agrava
extraordinariamente
/
o
o
percurso
do
ano
letivo
Muitas
vezes
eu
tenho
listas
de
/
uhuh
pré-inscritos
ou
inscritos
de
quarenta
e
cinco
cinquenta
/
e
depois
acabo
o
ano
com
vinte
cinco
vinte
seis
alunos
Não
eu
eu
termino
eu
tenho
turmas
ah
/
bastante
maiores
/
mas
termino
também
com
um
número
apreciável
Há
uma
série
deles
que
vão
desistindo
há
outros
que
vão
sendo
aconselhados
a
desistir
em
função
de
resultados
que
vão
obtendo
/
ah
/
e
há
outros
que
chegam
ao
fim
do
ano
e
que
pronto
reprovam
/
Claro
ah
mas
/
não
sei
eu
diria
que
ah
/
o
o
ano
passado
/
ah
talvez
tenham
passado
de
ano
comigo
setenta
porcento
/
uhuh
ah
e
este
ano
talvez
o
número
de
passagens
seja
um
bocadinho
inferior
/
mas
ah
eu
penso
que
que
é
que
há
de
ser
superior
a
sessenta
porcento
/
no
mínimo
sessenta
porcento
isso
eu
penso
que
...
Em
função
dos
resultados
uhuh
E
a
avaliação
a
avaliação
como
é
que
vais
fazendo
?
É
com
base
em
testes
e
trabalhos
ou
só
testes
ou
só
trabalhos
?
Olha
eu
resolvi
fazer
este
ano
como
como
é
sempre
diferente
não
ah
/
uh
Vais
experimentando
ah
o
o
o
ano
está
dividido
em
três
pontos
temáticos
cada
um
relacionado
com
um
texto
/
ah
preciso
/
ah
e
para
cada
um
destes
pontos
/
eh
eu
resolvi
aplicar
formas
de
avaliação
diferentes
ah
No
No
primeiro
era
um
exercício
escrito
que
era
um
comentário
/
ah
no
segundo
/
era
um
exercício
escrito
também
presencial
/
que
/
dependia
de
de
respostas
a
a
perguntas
/
várias
portanto
não
era
um
uma
redação
longa
a
propósito
de
um
determinado
assunto
/
uhuh
mas
perguntas
muito
localizadas
/
ah
um
trabalho
um
pouco
mais
prático
/
ah
e
menos
conceptual
do
que
o
primeiro
comentário
/
e
o
terceiro
ponto
do
programa
uma
série
de
pequenos
trabalhos
práticos
/
ah
alguns
deles
semanais
/
ah
e
/
que
tudo
somado
/
hum
/
vão
dar
origem
a
uma
nota
numérica
/
e
depois
esta
nota
numérica
com
as
outras
duas
notas
numéricas
e
a
minha
consideração
/
Depois
quando
todas
pela
eventual
participação
na
aula
/
uhuh
vão
dar
a
classificação
final
Claro
Portanto
é
um
é
um
misto
de
avaliação
contínua
/
com
uma
avaliação
regular
Claro
uhuh
ah
E
/
pronto
Para
cada
área
ah
há
necessidades
específicas
ah
/
no
que
diz
respeito
à
avaliação
?
Já
sabemos
Eu
penso
que
sim
Eu
penso
que
sim
É
muito
difícil
articular
tudo
quando
se
pensa
Eu
penso
que
sim
Eu
penso
que
sim
Eu
penso
que
é
um
bocadinho
pelo
menos
para
a
cadeira
de
Literatura
Medieval
/
penso
que
ah
pode
enriquecer
o
/
ah
hum
não
da
minha
parte
porque
a
mim
não
me
enriquece
rigorosamente
nada
/
mas
o
trabalho
do
aluno
e
aquilo
que
ele
pode
obter
da
cadeira
/
ah
/
que
os
conhecimentos
de
dele
sejam
testados
de
maneiras
diferentes
/
porque
os
conhecimentos
que
ele
vai
adquirindo
de
ponto
para
ponto
também
não
são
de
natureza
igual
/
uhuh
ah
e
portanto
/
penso
que
pode
valer
a
pena
Sim
senhora
Olha
e
tirando
coisas
relacionadas
com
trabalho
o
que
é
que
tu
costumas
fazer
?
Nada
Nada
Ainda
te
sobra
tempo
para
muita
coisa
?
ah
/
O
Como
Na
No
fundo
ah
bem
t
tirando
os
dias
de
de
semana
/
que
são
quase
integralmente
ocupados
com
com
trabalho
/
e
e
telefonemas
a
família
e
a
amigos
só
para
/
saberem
que
continuo
ah
vivo
/
A
existir
hhh
ah
o
o
fim
de
semana
é
/
usado
de
vez
em
quando
a
passear
de
vez
em
quando
a
ir
ao
cinema
/
há
muito
tempo
que
não
vou
ao
teatro
/
de
vez
em
quando
a
assistir
a
concertos
/
mas
ah
é
de
vez
em
quando
não
há
um
hábito
regular
"
Lá
em
casa
fazemos
isto
"
É
É
mesmo
...
E
são
combinações
súbitas
/
Claro
ah
de
do
género
/
Como
convém
ah
abre-se
o
jornal
há
um
telefonema
e
/
Como
estamos
ah
e
e
de
modo
que
nem
costuma
haver
/
uma
vida
muito
social
com
muitas
pessoas
/
uhuh
porque
obviamente
pouco
estarão
dispostos
a
serem
surpreendidos
cinco
minutos
antes
de
hhh
Do
concerto
de
eu
me
decidir
fazer
qualquer
coisa
/
hhh
e
e
e
pronto
é
isso
Mas
é
acaba
por
ser
a
melhor
maneira
para
se
fazer
alguma
coisa
porque
senão
...
ah
Fica
sempre
adiado
não
é
?
Exatamente
Pois
eu
tenho
essa
experiência
/
É
e
hum
curiosamente
acontece
também
/
às
vezes
algumas
da
das
pessoas
a
quem
tentamos
ligar
para
para
desafiar
/
uh
não
estão
em
casa
e
depois
vimos
a
en
encontrá-las
no
no
sítio
onde
tínhamos
decidido
/
No
sítio
hhh
é
já
te
aconteceu
?
ah
e
e
e
isso
às
vezes
é
engraçado
e
acontece
mais
do
que
uma
vez
Claro
Foi
?
Mas
o
os
tempos
livres
são
fim
de
semana
/
uhuh
e
fim
de
semana
quer
dizer
/
ah
passeios
combinações
súbitas
/
ah
para
passeios
cinema
e
música
/
fundamentalmente
ah
e
família
e
é
isto
uhuh
Mais
cá
em
Lisboa
do
que
fora
?
Mais
cá
em
Lisboa
do
que
fora
ah
família
/
mas
passeios
ah
de
vez
em
quando
fora
uh
ah
ah
Sim
há
/
Que
ali
estão
sempre
hum
hum
costumamos
aproveitar
fins
de
semana
prolongados
/
o
último
foi
quando
?
Não
há
muito
tempo
Enfim
não
interessa
no
último
fim
de
semana
no
último
fim
de
semana
ah
/
Antes
da
Páscoa
?
ah
Ou
depois
da
Páscoa
?
estou
a
excluir
as
férias
da
Páscoa
em
que
obviamente
...
Claro
Mas
no
no
último
fim
de
semana
prolongado
antes
da
Páscoa
/
ah
estivemos
na
na
zona
de
hum
/
Não
te
lembras
hhh
Constância
ah
Sardoal
ah
e
Ah
nunca
lá
fui
e
limítrofes
É
?
E
que
tal
?
É
bonito
?
uhuh
É
É
o
o
Sardoal
é
um
foi
um
bocadinho
dececionante
/
Foi
?
mas
Constância
é
muito
engraçado
/
porque
é
um
um
sítio
que
consegue
aliar
/
uma
arquitetura
ah
com
/
ah
muita
vegetação
um
sítio
encantador
/
mas
que
depois
tem
instalado
uma
fábrica
/
Bem
no
meio
?
ah
bem
no
meio
/
que
está
sempre
a
trabalhar
vinte
e
quatro
horas
por
dia
/
e
então
tens
aquela
sensação
esquisita
de
de
filme
de
/
ah
de
ficção
científica
com
cenário
do
mundo
a
acabar
/
em
que
tens
o
o
sítio
encantador
com
uma
fábrica
que
ainda
por
cima
produz
um
barulho
/
hhh
permanente
Então
estás
a
falar
com
qualquer
pessoa
em
qualquer
sítio
/
E
a
ouvir
aquele
barulho
de
Constância
e
ouves
um
barulho
assim
/
uhhh
Ah
mas
quem
é
que
É
muito
levezinho
quase
não
se
nota
/
Pois
mas
/
mas
/
é
um
barulho
de
fundo
que
é
uhhh
/
isso
com
os
anos
...
e
depois
é
uma
pequena
é
uma
localidade
de
pequena
dimensão
/
e
nós
passeamos
por
por
vários
sítios
/
Mas
quem
é
que
teve
essa
ideia
desastrosa
?
e
ao
ao
ao
regre
no
no
regresso
está
quase
tudo
escuro
mas
a
fábrica
continua
a
trabalhar
então
está
iluminada
/
e
como
ah
lança
fumo
/
<é
uma>
[
/
/
]
é
um
cenário
extraordinário
/
Daqueles
hhh
porque
está
tudo
escuro
está
aquele
sítio
iluminado
/
e
portanto
a
pôr
num
numa
iluminação
mais
ténue
algumas
casa
adjacentes
e
/
ah
com
o
fumo
a
sair
/
E
de
repente
um
um
realizador
que
passe
por
ali
tão
perto
hhh
É
não
é
extraordinário
é
é
é
extraordinário
/
e
portanto
é
um
sítio
feito
de
contrastes
impressionantes
Mas
quem
é
que
teria
tido
a
ideia
brilhante
de
pôr
uma
fábrica
dessas
ali
no
Fábrica
de
celulose
É
uma
zona
em
que
há
muita
mata
com
muitas
árvores
que
são
aproveitadas
para
Mas
bem
no
meio
da
da
da
população
?
É
eh
a
fábrica
deve
ter
aparecido
/
Ali
não
é
?
Ainda
numa
altura
em
que
não
havia
tantas
casas
se
calhar
não
sei
Pois
se
calhar
as
casas
con
ah
construiram-se
em
função
da
fábrica
talvez
também
muitas
delas
/
não
sei
não
sei
não
sei
/
mas
há
há
obviamente
há
um
zona
mais
habitada
do
do
que
a
outra
/
Mas
tem
um
aspeto
novo
?
a
zona
da
fábrica
não
é
tão
habitada
uhuh
ah
Se
a
fábrica
tem
aspeto
novo
?
Não
Não
ah
a
povoação
em
si
A
povoação
tem
uma
zona
velha
/
e
tem
uma
outra
zona
nova
um
bocadinho
afastada
/
mas
que
não
destoa
muito
/
uhuh
ah
e
e
portanto
do
ponto
de
vista
da
arquitetura
não
há
nenhum
choque
uhuh
O
choque
é
mesmo
a
proximidade
/
na
um
bocadinho
chocante
/
ah
da
da
zona
industrial
E
do
facto
de
aquilo
estar
a
trabalhar
em
permanência
de
certeza
E
estar
a
trabalhar
em
permanência
estar
a
trabalhar
em
permanência
Isso
ainda
é
pior
do
que
aqui
Porque
aquilo
que
nos
disseram
foi
que
para
para
ter
algum
para
ter
lucro
/
só
se
justifica
trabalho
vinte
e
quatro
horas
por
dia
e
é
trabalho
por
turnos
/
uhuh
ah
e
é
uma
das
/
ah
é
uma
das
fontes
senão
a
fonte
principal
de
de
trabalho
/
Daquilo
da
da
não
sei
se
apenas
da
vila
/
como
também
da
daquela
região
/
Claro
hum
ah
Pois
é
sempre
um
grande
problema
aliar
as
eh
dificuldades
relacionadas
com
o
emprego
e
/
Pois
as
condições
de
vida
boas
uhuh
uhuh
Pois
Tirando
isso
lembraste
de
outro
qualquer
passeio
que
me
queiras
contar
?
Não
olha
na
na
Páscoa
fiz
Ou
uma
ida
ao
teatro
na
na
Páscoa
fiz
um
um
um
passeio
engraçado
mas
não
foi
um
passeio
no
sentido
mais
lúdico
/
uh
porque
fui
a
Santarém
mas
para
trabalhar
/
Ai
é
?
porque
deste
manuscrito
/
que
eu
estou
a
estudar
agora
há
uma
cópia
em
Santarém
/
Na
biblioteca
municipal
na
biblioteca
municipal
uhuh
ah
e
Também
lá
estiv
vi
um
Ah
sim
?
De
resto
fiz
fotografias
dele
/
com
aquele
senhor
que
que
era
o
antigo
fotógrafo
da
biblioteca
nacional
O
senhor
XYZ
?
O
senhor
XYZ
exatamente
fui
eu
foi
lá
de
propósito
exatamente
E
ele
foi
lá
?
Ah
E
pagaste
ao
senhor
XYZ
isso
ou
não
?
Exatamente
E
foi
muito
caro
?
Na
altura
já
foi
há
alguns
anos
já
não
Isso
já
foi
há
alguns
anos
não
é
?
Foi
quê
?
Há
três
anos
?
Quatro
?
S
ah
/
Pois
por
aí
por
aí
po
porque
foi
o
último
manuscrito
/
Por
aí
de
que
tive
conhecimento
portanto
foi
uma
das
últimas
coisas
que
eu
arranjei
uhuh
hum
Custou-me
algum
dinheiro
mas
ele
foi
simpático
/
com
o
facto
de
ter
ido
lá
e
o
trabalho
ficou
bom
e
pronto
O
trabalho
ficou
bom
Custou-me
ah
/
Ficou
umas
dezenas
de
contos
mas
não
consigo
não
consigo
precisar
/
uhuh
E
fez
todo
o
manuscrito
?
acho
que
foram
trinta
e
tal
de
uma
vez
e
depois
foi
mais
não
sei
o
quê
E
foi
todo
o
manuscrito
?
ah
Sim
ah
Quantos
fólios
mais
ou
menos
?
Não
sei
posso-te
ver
/
uh
N
Não
Não
é
nada
mas
era
grande
o
melhor
Era
grande
?
Está
bem
ah
Não
é
que
isso
ah
levanta-me
um
problema
que
eu
estava
a
pensar
escrever
à
biblioteca
/
para
ah
encomendar
/
no
máximo
três
ou
quatro
fotografias
/
ah
admito
que
duas
sejam
suficientes
mas
ainda
não
sei
E
eles
têm
condições
para
fazer
lá
?
Eu
não
sei
por
isso
é
que
...
Achas
que
não
?
Na
altura
não
tinham
/
e
disseram
que
se
eu
tivesse
um
bom
fotó
um
fotógrafo
/
uh
que
pudesse
fazer
que
era
a
melhor
maneira
/
Que
era
o
melhor
Que
era
a
melhor
maneira
e
eu
na
altura
justamente
a
Biblioteca
Nacional
/
já
não
me
lembro
hum
como
/
acabei
por
conhecer
o
o
senhor
XYZ
que
na
altura
já
estava
/
afastado
mas
conhecia
quem
estava
lá
Continuava
a
fazer
trabalhos
Exato
e
/
perguntei-lhe
se
ele
se
dispunha
a
fazer
isso
/
uhuh
e
ele
foi
muito
simpático
inclusive
fui
com
ele
no
carro
dele
e
com
a
esposa
/
fomos
numa
grande
passeata
/
Ah
hhh
daqui
até
Santarém
e
/
fizemos
as
fotografias
todas
no
mesmo
dia
/
e
voltámos
e
as
fotografias
ficaram
boas
/
ficaram
tão
boas
de
resto
o
o
aquilo
também
não
estava
em
muito
mau
estado
/
mas
fiz
a
leitura
a
partir
dali
uhuh
ah
E
esse
teu
códice
não
era
do
?
Era
mesmo
da
da
parte
Acho
que
sim
acho
que
era
do
do
do
fundo
do
sim
uhuh
Porque
este
também
é
ah
O
O
códice
que
eu
tratei
era
o
dos
foros
de
Santarém
uhuh
O
chamado
O
Eles
cham
atribuiam
aquilo
a
Dom
Manuel
só
que
aquilo
ah
/
obviamente
não
era
uhuh
E
era
uma
cópia
de
quê
?
Seiscentista
?
Do
século
quatorze
Ah
quatorze
?
Do
século
quatorze
sim
Ah
então
é
bestial
É
E
Era
o
documento
mais
antigo
que
eles
diziam
ter
lá
/
mas
eles
suspeitaram
que
fosse
de
Dom
Manue
da
do
tempo
de
Dom
Manuel
e
era
anterior
uhuh
ah
/
Perceberam
aquilo
tudo
mal
percebes
?
hhh
uhuh
ah
De
resto
eu
dei-lhes
depois
a
indicação
de
que
aquilo
não
poderia
fazer
eh
ser
assim
/
porque
no
próprio
códice
só
que
eles
não
sabiam
ler
não
é
?
uhuh
eh
Estava
a
indicação
Estava
uma
indicação
escrita
E
E
a
ah
E
o
o
o
texto
é
do
século
catorze
e
a
cópia
também
é
do
século
catorze
?
Simplesmente
não
não
Aquela
cópia
também
é
do
século
quatorze
?
ah
Não
Não
é
isso
ah
Aquilo
que
se
passa
que
se
passava
era
o
seguinte
/
Então
?
ah
/
a
cópia
o
texto
era
de
/
ah
do
século
catorze
eh
/
uhuh
década
de
trinta
salvo
erro
trinta
quarenta
não
consegui
datar
com
precisão
/
uhuh
uhuh
mas
por
aí
/
e
ah
/
a
cópia
provavelmente
seria
posterior
/
mas
não
ah
obviamente
não
se
tem
sabia
bem
a
data
/
uhuh
com
certeza
poderá
ser
da
época
manuelina
por
causa
de
determinadas
características
/
uhuh
uhuh
uhuh
ah
formagem
inclusive
a
prática
de
encader
ah
de
encadernação
não
mas
de
da
folha
de
rosto
/
e
uma
série
de
outras
ah
características
uhuh
uhuh
É
isso
Mas
a
letra
propriamente
dita
é
do
tempo
/
de
Dom
Manuel
ou
ou
é
...
Não
ainda
é
mais
Medieval
do
que
do
que
isso
uhuh
uhuh
É
E
tiveste
portanto
de
resto
na
biblioteca
foram
simpáticos
não
era
?
Amorosos
Pois
eu
tive
uma
boa
experiência
agora
por
lá
E
E
é
um
sítio
muito
agradável
inclusive
para
se
trabalhar
se
uma
pessoa
pudesse
ir
/
É
É
ótimo
para
lá
trabalhar
eu
acho
que
seria
muito
bom
E
E
depois
eh
vais
até
às
Portas
do
Sol
/
uhuh
quando
já
não
podes
aturar
mais
letras
e
tudo
/
Claro
hhh
ah
e
já
n
ah
e
e
/
claro
que
já
já
há
três
ou
quatro
anos
era
lá
em
baixo
ao
pé
da
Nas
instalações
que
eles
fiz
tinham
feito
no
No
No
palácio
ah
Sim
Pois
Muito
fresco
E
tiveste
na
sala
de
leitura
privada
ou
naquela
mais
/
Estive
noutra
estive
na
privada
que
usada
por
toda
a
gente
?
E
como
é
que
é
a
privada
?
Porque
eu
disse
que
não
era
necessário
ir
para
a
privada
que
/
ah
Es
É
uma
sala
hhh
consultava
mesmo
ali
Uma
sala
maior
que
esta
?
ah
Sim
/
talvez
um
bocadinho
mais
ah
/
sim
é
é
um
bocadinho
maior
/
mas
ah
como
eu
acabei
por
não
fazer
muito
tempo
de
leitura
/
porque
pude
fazer
as
fotografias
arranjaram-nos
lá
um
gabinete
lá
em
cima
/
uhuh
e
fizemos
lá
O
senhor
pôs
as
luzes
como
ele
entendeu
/
uhuh
e
aquilo
foi
Foi
o
senhor
XYZ
que
levou
as
luzes
?
Ele
levou
todo
o
equipamento
que
ele
tem
/
uhuh
e
hum
/
e
que
era
necessário
pronto
e
fez-se
sem
problemas
uhuh
Pois
o
que
o
que
custou
mais
foi
a
regulação
dos
dos
negativos
foi
assim
uma
coisa
...
Na
altura
eu
já
não
me
lembro
quanto
é
que
custou
mas
custou
muito
creio
que
Mas
custou
Mas
custou
dinheiro
ou
custou
trabalho
?
Custou
dinheiro
Ah
Custou
dinheiro
Na
altura
eu
achei
/
eu
não
estava
preparada
para
aquele
valor
achei
que
foi
um
bocadinho
exorbitante
mas
pronto
uhuh
uhuh
Eu
precisava
daquilo
e
o
texto
era
grande
era
compreensível
que
/
uhuh
ainda
tenho
naturalmente
para
lá
as
cópias
disso
tudo
/
e
tenho
pena
de
não
ter
obtido
/
cópias
destes
daqui
porque
teria
resolvido
muitos
outros
problemas
/
uhuh
assim
de
um
tenho
microfilme
de
outros
ah
/
dos
outros
dois
não
Mas
tendo
microfilme
consultas
onde
?
hhh
Não
consulto
O
Centro
de
Linguística
tem
leitor
de
microfilmes
ou
não
?
hum
Que
eu
saiba
não
Vi
na
Biblioteca
Nacional
e
vi
ali
/
ah
a
partir
dos
deles
Viste
na
biblioteca
na
equipa
ou
...
Na
equipa
sim
Porque
na
biblioteca
se
fores
à
parte
de
microfilmes
eles
não
deixam
utilizar
o
microfilme
privado
pois
não
?
Não
Não
Não
creio
Também
acho
Deve
/
ah
vir
da
equipa
E
não
sabes
se
agora
ali
no
curso
de
editores
do
/
do
há
há
leitor
de
microfilmes
?
Do
Não
sei
não
Não
sei
não
Não
sabes
?
Por
acaso
era
importante
e
cá
não
há
?
Cá
que
eu
saiba
também
não
há
Na
faculdade
Era
fundamental
haver
um
leitor
de
microfilmes
na
faculdade
Será
que
não
há
mesmo
Será
que
não
há
mesmo
?
Na
biblioteca
ah
Não
sei
Sei
que
eles
agora
têm
máquinas
de
fotocópias
pelo
menos
uma
Agora
leitor
de
microfilmes
não
sei
se
é
se
é
Talvez
Talvez
já
tenham
Agora
assim
quer
dizer
nós
já
temos
o
encargo
de
encomendar
de
vez
em
quando
/
um
um
filme
que
não
é
barato
/
Claro
ah
e
depois
E
vêmo-lo
aonde
?
Era
só
o
que
faltava
os
investigadores
terem
um
leitor
de
microfilmes
em
casa
não
é
?
Não
é
já
só
o
que
falta
hhh
é
já
só
o
que
falta
Eu
agora
/
hhh
por
exemplo
com
este
número
de
gravações
que
estou
a
fazer
/
bem
não
há
dinheiro
que
chegue
e
que
sobre
algum
dia
porque
/
as
cassetes
custam
um
dinheirão
Comecei
por
comprá-las
a
novecentos
e
tal
escudos
o
uhuh
cada
uma
/
cassetes
de
hora
e
meia
para
serem
de
boa
qualidade
e
tudo
mais
/
uhuh
já
só
me
faltou
ter
de
comprar
equipamento
/
não
é
?
Microfone
não
?
Microfone
é
da
Não
tudo
isto
é
de
cá
uhuh
ah
Só
compro
as
cassetes
e
e
/
pago
tudo
o
que
diz
respeito
à
minha
estadia
e
deslocação
nos
eh
sítios
/
para
onde
vou
/
e
eh
tenho
de
ir
algumas
vezes
Não
consegues
arranjar
bolsa
para
isso
?
Eu
fui
um
bocadinho
ah
/
Até
agora
...
negligente
ah
/
Eu
tenho
sido
também
ah
e
e
nunca
tenho
pedido
/
mas
mas
a
partir
de
agora
vou
ter
de
/
primeiro
programar
com
mais
distância
/
O
que
é
que
talvez
com
meses
e
pedir
Eu
fui
à
Eu
fui
à
por
exemplo
/
que
é
a
primeira
parte
onde
nós
em
princípio
poderíamos
meter
/
e
eles
disseram-me
"
Não
é
docente
/
isso
para
os
docentes
então
está
fechado
"
"
Então
mas
quando
é
que
abre
?
"
"
Ah
isso
talvez
só
lá
para
o
ano
"
E
Gulbenkian
?
Nunca
experimentaste
?
Gulbenkian
não
experimentei
mas
dizem
que
é
para
o
estrangeiro
Porque
dizem-me
disseram-me
que
que
há
quatro
cinco
dias
Ah
pois
pois
é
Eu
não
precisava
de
ir
para
o
estrangeiro
eu
precisava
era
de
ficar
cá
agora
Pois
é
ah
Suponho
que
fo
Eu
por
acaso
precisava
mais
tarde
mas
/
Pois
de
facto
a
maior
parte
do
trabalho
é
para
ser
feita
cá
É
?
ah
E
justamente
por
causa
disso
é
que
eu
não
concorri
à
da
Gulbenkian
cujo
período
deve
ter
terminado
também
não
há
muito
tempo
/
Não
sei
não
vi
foi
até
meados
de
fevereiro
coisa
assim
porque
eu
cheguei
a
ver
o
anúncio
Eu
ainda
pensei
vou
vou
pedir
os
impressos
e
ver
/
mas
ah
/
comecei
a
pensar
aquilo
que
eu
necessito
de
fazer
neste
momento
é
/
um
conjunto
de
gravações
que
tem
de
ser
feita
aqui
/
o
que
é
que
eu
vou
fazer
para
o
estrangeiro
quando
as
coisas
estão
aqui
?
Pois
Pois
Pois
Era
fazer
as
coisas
ao
contrário
Pois
ah
Mas
eu
acho
que
temos
de
nos
informar
melhor
porque
não
pode
ser
Ma
Mas
por
exemplo
com
saídas
para
o
estrangeiro
ah
/
podem
de
vez
em
quando
aproveitar-se
inclusive
algumas
bolsas
de
tipo
erasmus
e
outras
que
tais
ainda
agora
a
XYZ
Ah
sim
?
ah
Sim
Nós
?
Nós
hum
Mas
eu
por
exemplo
já
usufruí
de
um
de
um
erasmus
Enquanto
em
princípio
não
posso
repetir
Pois
também
eu
Em
princípio
não
se
pode
repetir
mas
caso
/
Mas
ela
diz
que
há
assim
um
uma
não
sei
quê
portanto
ah
A
XYZ
agora
estava
a
dizer-me
"
Preciso
desesperadamente
de
quem
vá
/
ah
para
Estocolmo
e
para
Barcelona
porque
senão
ainda
posso
ser
penalizada
porque
/
tenho
estas
bolsas
à
disposição
e
não
tenho
ninguém
ah
que
usufrua
delas
Pois
Ninguém
aproveita
ah
Se
te
lembrares
de
alguém
E
Ela
Ela
que
mande
um
um
um
aluno
que
o
ano
passado
fez
uma
queixa
dela
e
minha
/
porque
foi
em
em
erasmus
para
Salamanca
e
depois
dizia
/
que
nós
não
tínhamos
não
nos
tínhamos
compro
nós
não
tínhamos
respeitado
aquilo
a
que
nos
tínhamos
comprometido
fazer
/
Apoiado
ena
portanto
em
último
recurso
ela
quer
mandar
alguém
que
o
mande
outra
vez
e
/
hhh
Manda-lhe
esse
hhh
que
peça
para
ele
ficar
hhh
Claro
Pois
Ainda
são
assim
amorosos
?
E
Mas
este
é
doido
É
?
Eu
De
vez
em
quando
apanha-se
assim
com
cada
um
ah
Mas
acho
que
/
é
um
caso
triste
em
que
realmente
os
alunos
não
querem
sair
ou
não
podem
sair
/
eu
não
sei
não
percebo
Eu
fui
já
enquanto
estava
a
fazer
o
Mestrado
Mas
eu
penso
que
as
coisas
talvez
também
pudessem
ser
mais
bem
divulgadas
do
que
são
/
Pois
mas
não
sei
É
É
ridículo
sobrarem
bolsas
ah
Depende
das
bolsas
Eu
não
acho
ah
em
abstrato
em
abstrato
eu
acho
ridículo
uh
uh
mas
se
forem
bolsas
que
cujo
ah
apoio
económico
/
Seja
baixo
não
é
muito
significativo
/
eu
compreendo
perfeitamente
as
pessoas
que
não
estão
dispostas
a
...
Algumas
Pois
Mas
Mas
em
geral
acho
mal
de
facto
que
/
acho
muita
pena
acho
lamentável
Mas
é
semp
é
sempre
enriquecedor
uma
uma
estadia
no
estrangeiro
/
para
para
muita
desta
gente
sobretudo
em
determinados
sítios
bem
ah
apetrechados
Claro
uhuh
uhuh
uhuh
Sim
Sim
sem
dúvida
Mas
Mas
é
claro
isto
causa
transtornos
ah
eventualmente
/
familiares
ou
até
ah
no
no
percurso
aqui
às
vezs
porque
/
as
pessoas
têm
que
pensar
numa
avaliação
determinada
Eu
ah
animo
sempre
as
pessoas
a
a
informarem-se
e
a
e
a
concorrerem
e
a
E
a
irem
ah
E
por
meu
intermédio
hum
/
três
pessoas
saíram
com
bolsas
erasmus
/
ah
duas
para
Itália
e
uma
para
Barcelona
precisamente
/
uhuh
ah
e
/
sem
exceção
to
todas
elas
vieram
ah
contentes
ou
muito
contentes
uhuh
Portanto
hum
assim
na
experiência
que
eu
conheço
mais
de
perto
/
Pois
as
coisas
têm
corrido
até
muito
bem
Sim
ah
e
os
casos
em
que
não
corre
de
que
eu
tenho
conhecimento
/
ah
são
muito
poucos
e
para
além
disso
/
ah
devem-se
a
razões
das
pessoas
não
a
a
razões
/
que
tenham
a
ver
com
a
bolsa
em
si
a
organização
ou
o
sítio
para
onde
vão
/
A
organização
da
bolsa
e
pronto
uhuh
coisas
assim
do
género
Eu
gostei
de
de
de
ter
ido
Tu
foste
para
onde
?
Fui
para
Barcelona
para
a
para
a
Autónoma
/
e
se
bem
que
não
possa
dizer
exatamente
em
que
é
que
consistiu
o
aquilo
que
ganhei
/
uhuh
ah
foi
bom
foi
muito
bom
Foi
uma
experiência
Pois
claro
Aprendi
coisas
ah
conversei
com
outras
pessoas
ah
Claro
Claro
Claro
Para
mim
foi
ótimo
em
mais
do
que
um
sentido
/
ah
tanto
do
ponto
de
vista
do
trabalho
Estiveste
onde
?
Em
Roma
Sim
?
ah
Como
ah
/
pessoal
porque
conheci
uma
série
de
pessoas
ah
e
/
Claro
foi
importante
e
para
além
disso
não
nunca
tinha
estado
em
Roma
portanto
...
Pronto
Tu
conhecias
Barcelona
ou
não
?
Eu
não
justamente
é
sempre
uma
aquisição
Pois
claro
claro
claro
E
E
E
aprende-se
a
resolver
uma
série
de
dificuldades
com
influência
E
pronto
Mas
a
nossa
situação
é
diferente
não
é
?
Pois
ah
O
que
está
em
causa
é
o
aluno
tipo
/
que
não
é
estudante
de
Mestrado
não
é
?
Da
Licenciatura
E
E
aí
às
vezes
as
coisas
podem
não
correr
bem
É
Eu
acho
que
é
Sim
se
eles
tiverem
vontade
de
assistir
a
cur
forem
interessados
e
gostarem
de
assistir
aos
cursos
/
que
lá
haja
e
não
tenham
demasiadas
dificuldades
com
as
línguas
/
uhuh
enfim
não
não
me
parece
problemático
Agora
se
eles
forem
daquelas
criaturas
que
vão
/
com
uma
atitude
também
clichê
entre
passiva
e
tudo
mais
assim
não
uhuh
Pois
Pois
não
se
pode
aproveitar
muito
Pois
é
Olha
XYZ
isto
está
a
chegar
ao
fim
Ai
é
?
Então
pronto
diz-me
as
horas
que
eu
não
sei
que
horas
são
ah
/
Falta
um
quarto
para
a
uma
mais
ou
menos
Um
quarto
para
a
uma
está
bem
Então
assim
já
não
volto
à
biblioteca
É
?
Já
não
tens
tempo
?
Não
se
justifica
almoço
por
cá
É
?
ah
Eu
não
vou
ter
tempo
de
almoçar
uma
vez
que
tenho
uma
gravação
à
uma
/
uhuh
como
te
tinha
dito
de
maneira
que
vamos
fazer
agora
isso
Não
queres
que
eu
te
traga
nada
?
Eu
se
quiseres
vou
lá
não
sei
Levar
?
Não
ah
se
calhar
ainda
passo
por
lá
também
/
uhuh
só
para
tomar
alguma
coisa
assim
vais
eh
vais
lá
agora
?
Se
calhar
vou
lá
agora
tenho
de
fazer
outras
coisas
mas
aproveito
e
se
calhar
/
É
?
vou
já
Então
pronto
vamos
tomar
um
café
Então
embora
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