DI_41LM33b

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ID41
ParticipantJ. Dionísio
GenderMasculino

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hum Mais justa do que aquela que existe atualmente / dos eh grupos de colocação de professores no secundário Sim eh inúmeras indefinições e questões gravíssimas ah / por exemplo os alunos da Linguística continuam com um problema tremendo E esse é um problema novo não é ? Este é um problema que surgiu depois Esse é um problema novo que que se acrescentou / Aos existentes mas é do mas então é do mesmo teor É e / hum e os alunos continuam hoje a queixar-se do mesmo que nos queixávamos / que era de ah / falta de preparação para ir dar aulas muitos deles Nós não temos culpa disso mas eles / precisavam de uma formação eventual nisso Sim mas eu sou bastante reticente quanto à ideia da faculdade / como uma escola de formação de professores / Eu também subscrevo ah e e e um trabalho específico a realizar o chamado biénio / em que supostamente / hum uma série de / conteúdos e formas de trabalho / que foram sendo adquiridas ao longo de quatro anos de licenciatura / são convertidas em algo que pode ser frutuoso no Ensino / uhuh e essa parte é formação específica de professores é o meu entendimento Claro outras escolas que têm essa parte pedagógica aliada ao à matéria que dão ao longo do curso parece-te que isso será melhor ? uhuh Mas Mas essas então são escolas tendencialmente de formação ao est de formação de professores Pois Mas eu mesmo assim acho que o nosso modelo apesar de ser ter pensado como / transitório acaba por / talvez ser melhor ou deveria ser melhor uma vez que depois de as pessoas terem compreendido A mim não me parece que esta f que esta forma esteja errada Esta ideia de criar do dois anos ou Pois ou um período s seja / O que for dois um pouco menos ou um pouco mais / não me parece mal uhuh Porque também é nessa altura que eles dominam / ah o suficiente de várias áreas para poder saber o que é que ... É um pensamento desejável Pois Enfim mas eles queixam-se sempre tanto / os alunos nunca estão satisfeitos e os professores nunca estão satisfeitos é sempre assim Mas Mas Mas acho acho muito bem que que cada um de nós não não não esteja satisfeito hhh Somos muito rabugentos muitas vezes Claro Não Não Não se trata de sermos rabugentos quer dizer / ah não não vamos ter pensamentos miserabilistas mas / de facto as condições em que nós trabalhamos são más Pois são Eu não posso deixar de dar razão a qualquer um dos meus alunos que deste ano porque não têm um não não têm as menores condições / De trabalho de estar a a frequentar / a cadeira eu tenho mais de sessenta alunos em cada uma das salas Basta isto / para / tudo não poder funcionar de forma / ah / conveniente não digo sequer / Claro Claro ah boa digo conveniente uhuh ah Portanto isto não é ser rabugento Não absolutamente Está bem ah / Não quando as ah condições de trabalho aqui exigências que eu admito que sejam / um um pouco disparatadas quando / outros problemas graves que que se colocam / mas a verdade é que esses problemas graves que se colocam e relativamente a eles eu / ah quem quiser E ah o sucesso dos alunos em termos de classificação é / uh uma taxa apreciável ou pelo contrário tens / como eu em Fonologia O que é que entendes ah como como taxa apreciável ? Sei mais de sessenta porcento sei Mais de sessenta porcento É ? Sempre ? Mais de sessenta porcento Dos inscritos inicialmente ou ... Dos inscritos inicialmente mais de sessenta porcento É ? É que eu não consigo ah taxas de êxito dessa natureza Não ? Não porque Mas consegues metade ? Sim Mas ah sim / mas ah o que se passa é que muitíssimos alunos acabam por desistir / antes de antes do natal ou até ao ao natal / uhuh e isto ah agrava extraordinariamente / o o percurso do ano letivo Muitas vezes eu tenho listas de / uhuh pré-inscritos ou inscritos de quarenta e cinco cinquenta / e depois acabo o ano com vinte cinco vinte seis alunos Não eu eu termino eu tenho turmas ah / bastante maiores / mas termino também com um número apreciável uma série deles que vão desistindo outros que vão sendo aconselhados a desistir em função de resultados que vão obtendo / ah / e outros que chegam ao fim do ano e que pronto reprovam / Claro ah mas / não sei eu diria que ah / o o ano passado / ah talvez tenham passado de ano comigo setenta porcento / uhuh ah e este ano talvez o número de passagens seja um bocadinho inferior / mas ah eu penso que que é que de ser superior a sessenta porcento / no mínimo sessenta porcento isso eu penso que ... Em função dos resultados uhuh E a avaliação a avaliação como é que vais fazendo ? É com base em testes e trabalhos ou testes ou trabalhos ? Olha eu resolvi fazer este ano como como é sempre diferente não ah / uh Vais experimentando ah o o o ano está dividido em três pontos temáticos cada um relacionado com um texto / ah preciso / ah e para cada um destes pontos / eh eu resolvi aplicar formas de avaliação diferentes ah No No primeiro era um exercício escrito que era um comentário / ah no segundo / era um exercício escrito também presencial / que / dependia de de respostas a a perguntas / várias portanto não era um uma redação longa a propósito de um determinado assunto / uhuh mas perguntas muito localizadas / ah um trabalho um pouco mais prático / ah e menos conceptual do que o primeiro comentário / e o terceiro ponto do programa uma série de pequenos trabalhos práticos / ah alguns deles semanais / ah e / que tudo somado / hum / vão dar origem a uma nota numérica / e depois esta nota numérica com as outras duas notas numéricas e a minha consideração / Depois quando todas pela eventual participação na aula / uhuh vão dar a classificação final Claro Portanto é um é um misto de avaliação contínua / com uma avaliação regular Claro uhuh ah E / pronto Para cada área ah necessidades específicas ah / no que diz respeito à avaliação ? sabemos Eu penso que sim Eu penso que sim É muito difícil articular tudo quando se pensa Eu penso que sim Eu penso que sim Eu penso que é um bocadinho pelo menos para a cadeira de Literatura Medieval / penso que ah pode enriquecer o / ah hum não da minha parte porque a mim não me enriquece rigorosamente nada / mas o trabalho do aluno e aquilo que ele pode obter da cadeira / ah / que os conhecimentos de dele sejam testados de maneiras diferentes / porque os conhecimentos que ele vai adquirindo de ponto para ponto também não são de natureza igual / uhuh ah e portanto / penso que pode valer a pena Sim senhora Olha e tirando coisas relacionadas com trabalho o que é que tu costumas fazer ? Nada Nada Ainda te sobra tempo para muita coisa ? ah / O Como Na No fundo ah bem t tirando os dias de de semana / que são quase integralmente ocupados com com trabalho / e e telefonemas a família e a amigos para / saberem que continuo ah vivo / A existir hhh ah o o fim de semana é / usado de vez em quando a passear de vez em quando a ir ao cinema / muito tempo que não vou ao teatro / de vez em quando a assistir a concertos / mas ah é de vez em quando não um hábito regular " em casa fazemos isto " É É mesmo ... E são combinações súbitas / Claro ah de do género / Como convém ah abre-se o jornal um telefonema e / Como estamos ah e e de modo que nem costuma haver / uma vida muito social com muitas pessoas / uhuh porque obviamente pouco estarão dispostos a serem surpreendidos cinco minutos antes de hhh Do concerto de eu me decidir fazer qualquer coisa / hhh e e e pronto é isso Mas é acaba por ser a melhor maneira para se fazer alguma coisa porque senão ... ah Fica sempre adiado não é ? Exatamente Pois eu tenho essa experiência / É e hum curiosamente acontece também / às vezes algumas da das pessoas a quem tentamos ligar para para desafiar / uh não estão em casa e depois vimos a en encontrá-las no no sítio onde tínhamos decidido / No sítio hhh é te aconteceu ? ah e e e isso às vezes é engraçado e acontece mais do que uma vez Claro Foi ? Mas o os tempos livres são fim de semana / uhuh e fim de semana quer dizer / ah passeios combinações súbitas / ah para passeios cinema e música / fundamentalmente ah e família e é isto uhuh Mais em Lisboa do que fora ? Mais em Lisboa do que fora ah família / mas passeios ah de vez em quando fora uh ah ah Sim / Que ali estão sempre hum hum costumamos aproveitar fins de semana prolongados / o último foi quando ? Não muito tempo Enfim não interessa no último fim de semana no último fim de semana ah / Antes da Páscoa ? ah Ou depois da Páscoa ? estou a excluir as férias da Páscoa em que obviamente ... Claro Mas no no último fim de semana prolongado antes da Páscoa / ah estivemos na na zona de hum / Não te lembras hhh Constância ah Sardoal ah e Ah nunca fui e limítrofes É ? E que tal ? É bonito ? uhuh É É o o Sardoal é um foi um bocadinho dececionante / Foi ? mas Constância é muito engraçado / porque é um um sítio que consegue aliar / uma arquitetura ah com / ah muita vegetação um sítio encantador / mas que depois tem instalado uma fábrica / Bem no meio ? ah bem no meio / que está sempre a trabalhar vinte e quatro horas por dia / e então tens aquela sensação esquisita de de filme de / ah de ficção científica com cenário do mundo a acabar / em que tens o o sítio encantador com uma fábrica que ainda por cima produz um barulho / hhh permanente Então estás a falar com qualquer pessoa em qualquer sítio / E a ouvir aquele barulho de Constância e ouves um barulho assim / uhhh Ah mas quem é que É muito levezinho quase não se nota / Pois mas / mas / é um barulho de fundo que é uhhh / isso com os anos ... e depois é uma pequena é uma localidade de pequena dimensão / e nós passeamos por por vários sítios / Mas quem é que teve essa ideia desastrosa ? e ao ao ao regre no no regresso está quase tudo escuro mas a fábrica continua a trabalhar então está iluminada / e como ah lança fumo / uma> [ / / ] é um cenário extraordinário / Daqueles hhh porque está tudo escuro está aquele sítio iluminado / e portanto a pôr num numa iluminação mais ténue algumas casa adjacentes e / ah com o fumo a sair / E de repente um um realizador que passe por ali tão perto hhh É não é extraordinário é é é extraordinário / e portanto é um sítio feito de contrastes impressionantes Mas quem é que teria tido a ideia brilhante de pôr uma fábrica dessas ali no Fábrica de celulose É uma zona em que muita mata com muitas árvores que são aproveitadas para Mas bem no meio da da da população ? É eh a fábrica deve ter aparecido / Ali não é ? Ainda numa altura em que não havia tantas casas se calhar não sei Pois se calhar as casas con ah construiram-se em função da fábrica talvez também muitas delas / não sei não sei não sei / mas obviamente um zona mais habitada do do que a outra / Mas tem um aspeto novo ? a zona da fábrica não é tão habitada uhuh ah Se a fábrica tem aspeto novo ? Não Não ah a povoação em si A povoação tem uma zona velha / e tem uma outra zona nova um bocadinho afastada / mas que não destoa muito / uhuh ah e e portanto do ponto de vista da arquitetura não nenhum choque uhuh O choque é mesmo a proximidade / na um bocadinho chocante / ah da da zona industrial E do facto de aquilo estar a trabalhar em permanência de certeza E estar a trabalhar em permanência estar a trabalhar em permanência Isso ainda é pior do que aqui Porque aquilo que nos disseram foi que para para ter algum para ter lucro / se justifica trabalho vinte e quatro horas por dia e é trabalho por turnos / uhuh ah e é uma das / ah é uma das fontes senão a fonte principal de de trabalho / Daquilo da da não sei se apenas da vila / como também da daquela região / Claro hum ah Pois é sempre um grande problema aliar as eh dificuldades relacionadas com o emprego e / Pois as condições de vida boas uhuh uhuh Pois Tirando isso lembraste de outro qualquer passeio que me queiras contar ? Não olha na na Páscoa fiz Ou uma ida ao teatro na na Páscoa fiz um um um passeio engraçado mas não foi um passeio no sentido mais lúdico / uh porque fui a Santarém mas para trabalhar / Ai é ? porque deste manuscrito / que eu estou a estudar agora uma cópia em Santarém / Na biblioteca municipal na biblioteca municipal uhuh ah e Também estiv vi um Ah sim ? De resto fiz fotografias dele / com aquele senhor que que era o antigo fotógrafo da biblioteca nacional O senhor XYZ ? O senhor XYZ exatamente fui eu foi de propósito exatamente E ele foi ? Ah E pagaste ao senhor XYZ isso ou não ? Exatamente E foi muito caro ? Na altura foi alguns anos não Isso foi alguns anos não é ? Foi quê ? três anos ? Quatro ? S ah / Pois por por po porque foi o último manuscrito / Por de que tive conhecimento portanto foi uma das últimas coisas que eu arranjei uhuh hum Custou-me algum dinheiro mas ele foi simpático / com o facto de ter ido e o trabalho ficou bom e pronto O trabalho ficou bom Custou-me ah / Ficou umas dezenas de contos mas não consigo não consigo precisar / uhuh E fez todo o manuscrito ? acho que foram trinta e tal de uma vez e depois foi mais não sei o quê E foi todo o manuscrito ? ah Sim ah Quantos fólios mais ou menos ? Não sei posso-te ver / uh N Não Não é nada mas era grande o melhor Era grande ? Está bem ah Não é que isso ah levanta-me um problema que eu estava a pensar escrever à biblioteca / para ah encomendar / no máximo três ou quatro fotografias / ah admito que duas sejam suficientes mas ainda não sei E eles têm condições para fazer ? Eu não sei por isso é que ... Achas que não ? Na altura não tinham / e disseram que se eu tivesse um bom fotó um fotógrafo / uh que pudesse fazer que era a melhor maneira / Que era o melhor Que era a melhor maneira e eu na altura justamente a Biblioteca Nacional / não me lembro hum como / acabei por conhecer o o senhor XYZ que na altura estava / afastado mas conhecia quem estava Continuava a fazer trabalhos Exato e / perguntei-lhe se ele se dispunha a fazer isso / uhuh e ele foi muito simpático inclusive fui com ele no carro dele e com a esposa / fomos numa grande passeata / Ah hhh daqui até Santarém e / fizemos as fotografias todas no mesmo dia / e voltámos e as fotografias ficaram boas / ficaram tão boas de resto o o aquilo também não estava em muito mau estado / mas fiz a leitura a partir dali uhuh ah E esse teu códice não era do ? Era mesmo da da parte Acho que sim acho que era do do do fundo do sim uhuh Porque este também é ah O O códice que eu tratei era o dos foros de Santarém uhuh O chamado O Eles cham atribuiam aquilo a Dom Manuel que aquilo ah / obviamente não era uhuh E era uma cópia de quê ? Seiscentista ? Do século quatorze Ah quatorze ? Do século quatorze sim Ah então é bestial É E Era o documento mais antigo que eles diziam ter / mas eles suspeitaram que fosse de Dom Manue da do tempo de Dom Manuel e era anterior uhuh ah / Perceberam aquilo tudo mal percebes ? hhh uhuh ah De resto eu dei-lhes depois a indicação de que aquilo não poderia fazer eh ser assim / porque no próprio códice que eles não sabiam ler não é ? uhuh eh Estava a indicação Estava uma indicação escrita E E a ah E o o o texto é do século catorze e a cópia também é do século catorze ? Simplesmente não não Aquela cópia também é do século quatorze ? ah Não Não é isso ah Aquilo que se passa que se passava era o seguinte / Então ? ah / a cópia o texto era de / ah do século catorze eh / uhuh década de trinta salvo erro trinta quarenta não consegui datar com precisão / uhuh uhuh mas por / e ah / a cópia provavelmente seria posterior / mas não ah obviamente não se tem sabia bem a data / uhuh com certeza poderá ser da época manuelina por causa de determinadas características / uhuh uhuh uhuh ah formagem inclusive a prática de encader ah de encadernação não mas de da folha de rosto / e uma série de outras ah características uhuh uhuh É isso Mas a letra propriamente dita é do tempo / de Dom Manuel ou ou é ... Não ainda é mais Medieval do que do que isso uhuh uhuh É E tiveste portanto de resto na biblioteca foram simpáticos não era ? Amorosos Pois eu tive uma boa experiência agora por E E é um sítio muito agradável inclusive para se trabalhar se uma pessoa pudesse ir / É É ótimo para trabalhar eu acho que seria muito bom E E depois eh vais até às Portas do Sol / uhuh quando não podes aturar mais letras e tudo / Claro hhh ah e n ah e e / claro que três ou quatro anos era em baixo ao da Nas instalações que eles fiz tinham feito no No No palácio ah Sim Pois Muito fresco E tiveste na sala de leitura privada ou naquela mais / Estive noutra estive na privada que usada por toda a gente ? E como é que é a privada ? Porque eu disse que não era necessário ir para a privada que / ah Es É uma sala hhh consultava mesmo ali Uma sala maior que esta ? ah Sim / talvez um bocadinho mais ah / sim é é um bocadinho maior / mas ah como eu acabei por não fazer muito tempo de leitura / porque pude fazer as fotografias arranjaram-nos um gabinete em cima / uhuh e fizemos O senhor pôs as luzes como ele entendeu / uhuh e aquilo foi Foi o senhor XYZ que levou as luzes ? Ele levou todo o equipamento que ele tem / uhuh e hum / e que era necessário pronto e fez-se sem problemas uhuh Pois o que o que custou mais foi a regulação dos dos negativos foi assim uma coisa ... Na altura eu não me lembro quanto é que custou mas custou muito creio que Mas custou Mas custou dinheiro ou custou trabalho ? Custou dinheiro Ah Custou dinheiro Na altura eu achei / eu não estava preparada para aquele valor achei que foi um bocadinho exorbitante mas pronto uhuh uhuh Eu precisava daquilo e o texto era grande era compreensível que / uhuh ainda tenho naturalmente para as cópias disso tudo / e tenho pena de não ter obtido / cópias destes daqui porque teria resolvido muitos outros problemas / uhuh assim de um tenho microfilme de outros ah / dos outros dois não Mas tendo microfilme consultas onde ? hhh Não consulto O Centro de Linguística tem leitor de microfilmes ou não ? hum Que eu saiba não Vi na Biblioteca Nacional e vi ali / ah a partir dos deles Viste na biblioteca na equipa ou ... Na equipa sim Porque na biblioteca se fores à parte de microfilmes eles não deixam utilizar o microfilme privado pois não ? Não Não Não creio Também acho Deve / ah vir da equipa E não sabes se agora ali no curso de editores do / do leitor de microfilmes ? Do Não sei não Não sei não Não sabes ? Por acaso era importante e não ? que eu saiba também não Na faculdade Era fundamental haver um leitor de microfilmes na faculdade Será que não mesmo Será que não mesmo ? Na biblioteca ah Não sei Sei que eles agora têm máquinas de fotocópias pelo menos uma Agora leitor de microfilmes não sei se é se é Talvez Talvez tenham Agora assim quer dizer nós temos o encargo de encomendar de vez em quando / um um filme que não é barato / Claro ah e depois E vêmo-lo aonde ? Era o que faltava os investigadores terem um leitor de microfilmes em casa não é ? Não é o que falta hhh é o que falta Eu agora / hhh por exemplo com este número de gravações que estou a fazer / bem não dinheiro que chegue e que sobre algum dia porque / as cassetes custam um dinheirão Comecei por comprá-las a novecentos e tal escudos o uhuh cada uma / cassetes de hora e meia para serem de boa qualidade e tudo mais / uhuh me faltou ter de comprar equipamento / não é ? Microfone não ? Microfone é da Não tudo isto é de uhuh ah compro as cassetes e e / pago tudo o que diz respeito à minha estadia e deslocação nos eh sítios / para onde vou / e eh tenho de ir algumas vezes Não consegues arranjar bolsa para isso ? Eu fui um bocadinho ah / Até agora ... negligente ah / Eu tenho sido também ah e e nunca tenho pedido / mas mas a partir de agora vou ter de / primeiro programar com mais distância / O que é que talvez com meses e pedir Eu fui à Eu fui à por exemplo / que é a primeira parte onde nós em princípio poderíamos meter / e eles disseram-me " Não é docente / isso para os docentes então está fechado " " Então mas quando é que abre ? " " Ah isso talvez para o ano " E Gulbenkian ? Nunca experimentaste ? Gulbenkian não experimentei mas dizem que é para o estrangeiro Porque dizem-me disseram-me que que quatro cinco dias Ah pois pois é Eu não precisava de ir para o estrangeiro eu precisava era de ficar agora Pois é ah Suponho que fo Eu por acaso precisava mais tarde mas / Pois de facto a maior parte do trabalho é para ser feita É ? ah E justamente por causa disso é que eu não concorri à da Gulbenkian cujo período deve ter terminado também não muito tempo / Não sei não vi foi até meados de fevereiro coisa assim porque eu cheguei a ver o anúncio Eu ainda pensei vou vou pedir os impressos e ver / mas ah / comecei a pensar aquilo que eu necessito de fazer neste momento é / um conjunto de gravações que tem de ser feita aqui / o que é que eu vou fazer para o estrangeiro quando as coisas estão aqui ? Pois Pois Pois Era fazer as coisas ao contrário Pois ah Mas eu acho que temos de nos informar melhor porque não pode ser Ma Mas por exemplo com saídas para o estrangeiro ah / podem de vez em quando aproveitar-se inclusive algumas bolsas de tipo erasmus e outras que tais ainda agora a XYZ Ah sim ? ah Sim Nós ? Nós hum Mas eu por exemplo usufruí de um de um erasmus Enquanto em princípio não posso repetir Pois também eu Em princípio não se pode repetir mas caso / Mas ela diz que assim um uma não sei quê portanto ah A XYZ agora estava a dizer-me " Preciso desesperadamente de quem / ah para Estocolmo e para Barcelona porque senão ainda posso ser penalizada porque / tenho estas bolsas à disposição e não tenho ninguém ah que usufrua delas Pois Ninguém aproveita ah Se te lembrares de alguém E Ela Ela que mande um um um aluno que o ano passado fez uma queixa dela e minha / porque foi em em erasmus para Salamanca e depois dizia / que nós não tínhamos não nos tínhamos compro nós não tínhamos respeitado aquilo a que nos tínhamos comprometido fazer / Apoiado ena portanto em último recurso ela quer mandar alguém que o mande outra vez e / hhh Manda-lhe esse hhh que peça para ele ficar hhh Claro Pois Ainda são assim amorosos ? E Mas este é doido É ? Eu De vez em quando apanha-se assim com cada um ah Mas acho que / é um caso triste em que realmente os alunos não querem sair ou não podem sair / eu não sei não percebo Eu fui enquanto estava a fazer o Mestrado Mas eu penso que as coisas talvez também pudessem ser mais bem divulgadas do que são / Pois mas não sei É É ridículo sobrarem bolsas ah Depende das bolsas Eu não acho ah em abstrato em abstrato eu acho ridículo uh uh mas se forem bolsas que cujo ah apoio económico / Seja baixo não é muito significativo / eu compreendo perfeitamente as pessoas que não estão dispostas a ... Algumas Pois Mas Mas em geral acho mal de facto que / acho muita pena acho lamentável Mas é semp é sempre enriquecedor uma uma estadia no estrangeiro / para para muita desta gente sobretudo em determinados sítios bem ah apetrechados Claro uhuh uhuh uhuh Sim Sim sem dúvida Mas Mas é claro isto causa transtornos ah eventualmente / familiares ou até ah no no percurso aqui às vezs porque / as pessoas têm que pensar numa avaliação determinada Eu ah animo sempre as pessoas a a informarem-se e a e a concorrerem e a E a irem ah E por meu intermédio hum / três pessoas saíram com bolsas erasmus / ah duas para Itália e uma para Barcelona precisamente / uhuh ah e / sem exceção to todas elas vieram ah contentes ou muito contentes uhuh Portanto hum assim na experiência que eu conheço mais de perto / Pois as coisas têm corrido até muito bem Sim ah e os casos em que não corre de que eu tenho conhecimento / ah são muito poucos e para além disso / ah devem-se a razões das pessoas não a a razões / que tenham a ver com a bolsa em si a organização ou o sítio para onde vão / A organização da bolsa e pronto uhuh coisas assim do género Eu gostei de de de ter ido Tu foste para onde ? Fui para Barcelona para a para a Autónoma / e se bem que não possa dizer exatamente em que é que consistiu o aquilo que ganhei / uhuh ah foi bom foi muito bom Foi uma experiência Pois claro Aprendi coisas ah conversei com outras pessoas ah Claro Claro Claro Para mim foi ótimo em mais do que um sentido / ah tanto do ponto de vista do trabalho Estiveste onde ? Em Roma Sim ? ah Como ah / pessoal porque conheci uma série de pessoas ah e / Claro foi importante e para além disso não nunca tinha estado em Roma portanto ... Pronto Tu conhecias Barcelona ou não ? Eu não justamente é sempre uma aquisição Pois claro claro claro E E E aprende-se a resolver uma série de dificuldades com influência E pronto Mas a nossa situação é diferente não é ? Pois ah O que está em causa é o aluno tipo / que não é estudante de Mestrado não é ? Da Licenciatura E E às vezes as coisas podem não correr bem É Eu acho que é Sim se eles tiverem vontade de assistir a cur forem interessados e gostarem de assistir aos cursos / que haja e não tenham demasiadas dificuldades com as línguas / uhuh enfim não não me parece problemático Agora se eles forem daquelas criaturas que vão / com uma atitude também clichê entre passiva e tudo mais assim não uhuh Pois Pois não se pode aproveitar muito Pois é Olha XYZ isto está a chegar ao fim Ai é ? Então pronto diz-me as horas que eu não sei que horas são ah / Falta um quarto para a uma mais ou menos Um quarto para a uma está bem Então assim não volto à biblioteca É ? não tens tempo ? Não se justifica almoço por É ? ah Eu não vou ter tempo de almoçar uma vez que tenho uma gravação à uma / uhuh como te tinha dito de maneira que vamos fazer agora isso Não queres que eu te traga nada ? Eu se quiseres vou não sei Levar ? Não ah se calhar ainda passo por também / uhuh para tomar alguma coisa assim vais eh vais agora ? Se calhar vou agora tenho de fazer outras coisas mas aproveito e se calhar / É ? vou Então pronto vamos tomar um café Então embora

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