DI_42LM34b

Without Title

ID42
ParticipantJ. Varandas
GenderMasculino

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Muito bem parabéns hhh Obrigadíssima hhh hhh Mas olhe que é horrível ler / É ? é muito com isto / Com esse tamanho de letra ? me disseram nesta neste an neste tamanho de letra Vou mudar o tamanho de letra É faz confusão / não quer dizer faz confusão porque a pessoa não está habituado / a ler este tipo de letra e a mim faz-me um bocado de impressão / não por exemplo não conseguir ver bem onde é que está a próxima vírgula Exato Portanto perde-se um bocado esse tipo de coisa Eu vou vou colocar então se calhar em ah / tamanho normal para que não haja problemas e depois ver o que é que / quero saber se o tipo de leitura realmente é muito diferente do que aquele feito assim Não é muito diferente Sim senhora Como viu isto continua verdade ? Agora nós continuamos um pouco mais à vontade / hhh Sim ah e agora o que é que lhe pareceu isto tudo ? Para além das dificuldades do texto Não eu pronto eu eu sou uma pessoa muita pronto acho muita piada a este / tipo de coisas pronto de investigações acho que são engraçadas uhuh E E pronto e é / no na na leitura das palavras uma coisa engraçada / é que eh que não sei se acontecerá com toda a gente / eh e talvez seja um bocado formação profissional um matemático anda sempre à procura de regularidade / É Claro e eu às vezes tinha a preocupação de estar a tentar perceber se havia algum tipo de regularidade / entre os sons entre ah entre os ditongos entre os uh os tons as ligações dos s e dos ... hhh De modo que às vezes perdia-me um bocadinho / porque estava um bocado com essa preocupação se calhar não ? Estava com essa E conseguiu encontrar E conseguiu encontrar alguma coisa ? Não algumas coisas algumas coisas / penso que sim que é / ah a junção de sons semelhantes não é ? Que se vão lendo e repetindo uhuh uhuh Penso que sim mas quer dizer não / em em quinhentos e tal é impossível fazer assim um trabalho É impossível eh É justamente eu fiz ah / uma lista de palavras e desorganizei-as eh de propósito de maneira a que as pessoas não percebessem / qual era a finalidade exata da do do teste Pois Do teste claro pois Era ver se se conseguiam distrair / Distrair pois e pronunciar normalmente Normalmente mas bolas é difícil mas acho que correu muito bem correu muito bem Então conte-me agora assim alguma coisa que eu possa saber da sua vida / ou o que é que você na realidade tem feito como é que é esta experiência com os alunos ? O que é que é melhor se é o secundário se é isto ? hum Sim Ai é completamente diferente Bem eu / eu estou ligado / ah à formação uma série de anos / porque comecei tive ah a acompanhar a formação em serviço / na na ESL de Lisboa uhuh Depois eh comecei a trabalhar aqui com com a Faculdade de Ciências como orientador / ah de estágio mas / na escola / e eh depois eh surgiu-me realmente a hum / esta este convite / que foi assim eh de certo modo / ah / irrecusável pela pessoa que me convidou pronto / Claro a pessoa com quem eu vim trabalhar É uma experiência É uma experiência engraçada / eh se bem que eu gosto de trabalhar com o secundário uhuh Acho o trabalho no secundário mais eh / de certo modo o o termo / portanto a questão de dar as aulas eu acho mais estimulante Portanto eu estava a dizer que realmente ah / portanto eu acho que o o trabalho com os miúdos / é um trabalho mais estimu mais estimulante uhuh Talvez seja ah / também por o o estilo de cadeiras que eu estou hum / a dar aqui ah ah O que é que ? Se não Eu estou a dar ah a Didática da Matemática ah aos alunos / ah aos portanto às pessoas que estão na personalização em serviço / ou seja aos professores que estão nas escolas ah Estou a dar uma cadeira que é Ações Pedagógicas de Observação e Análise / é uma cadeira da licenciatura portanto é uma cadeira do quarto ano / da licenciatura / e estou a acompanhar a dar / o o apoio / pedagógico / a núcleos de estágio portanto tenho muito que fazer hhh uhuh Tem mesmo muitíssimo que fazer pois Tenho muito que fazer Tenho muito que fazer São muitos alunos ? ah ah São ah portanto na nesta na Didática são vinte e um alunos ah Na nas Ações são quinze / mas que tem uma componente prática / de observação nas escolas / ah de aulas e depois de dar / uma umas aulas porque esta cadeira tem como um dos principais objetivos / portanto para além de analisar / tudo quanto são ações pedagógicas e / pronto eu trabalho muito com vídeos / de aulas e de situações / ah isto em termos visuais Depois também com documentos escritos também / Tem que ser com com que eles fazem análise e isso E portanto é um trabalho que depois precisa de um acompanhamento na parte prática / e portanto são quinze quinze alunos Claro Mas pronto aqui ah uma grande preocupação / aqui no departamento na na maneira como as aulas são dadas isso é muito debatido por nós / eh e pronto e realmente cria um certo um certo trabalho O que é O que eu acho é que um conjunto de coisas / que eh realmente não se conseguem aplicar aqui tão bem com a natureza das cadeiras / como consigo aplicar no no secundário uhuh Portanto estou assim um bocado dividido hhh Gostaria portanto talvez de voltar ao seu ao ao secundário Pois ah se calhar sim Se calhar até este ano hhh Sim ? E E no ensino secundário algum / ano ou anos que particularmente / tenha mais Não olhe eu dei aulas / a todos os anos / uhuh e até costumo dizer uma coisa engraçada / uhuh eu dei aulas num jardim infantil hhh De Matemática ? Dei Matemática exatamente É incrível hhh De in De Iniciação à Matemática ah Portanto eu tinha um / eu e a minha mãe tínhamos um colégio / uhuh na Amadora / e realmente quem dava ah portanto ah / aonde tínhamos até à primária e depois os miúdos / na parte primária iam iam à escola primária nós levávamos e trazíamos Portanto nas classes infantis havia a preocupação de haver um programa / ah de destrezas digamos / Claro e uma das destrezas era a Introdução à Matemática / E gostavam ? e realmente esse isso eu dava com os miúdos / e era giríssimo / era realmente um desafio giríssimo / de ver os miúdos despertarem para um conjunto de coisas / e tive situações muito engraçadas Eu tive uma vez um miúdo / Sim ? que começou a fazer contas / mas contas de multiplicar e não sei quê / e os pais achavam esquisito e realmente o miúdo tinha assim um era um miúdo / Inteligente inteligente / e ah / pronto e e ele perguntava muito " Ó XYZ e quanto é que é tanto vezes tanto ? " E " Então ó XYZ quanto é que é ? " E ele dizia e eu / investiguei muito como é que o miúdo fazia aquilo qual era o esquema mental / e um dia percebi / o fulano fazia aquilo tudo com base na teoria de conjuntos Ele fazia por exemplo três vezes dez / e eu dizia " Ó XYZ mas explica como é que ... " Era difícil dizer ao miúdo " Explica o que é que estás a pensar " Claro Mas ele / depois de muito conversar e tudo então percebi que ele / Que ele juntava fazia mentalmente agru organizava grupos / de dez e três grupos / de dez e fazia as contas fazia imenso as contas / com base na teoria dos conjuntos que era uma coisa engraçada É curioso que eu tenho uma filha com quatro anos e meio e ela está / ah no jardim de infância pronto / De infantil e e está nessa fase Exato está nessa fase Eu ontem ah eu era ah quanto é que era três vezes dez mas era dois vezes dez / chegou à conclusão porque / ah contou duas v ah ela não contou / ah de seguida duas vezes o número de vezes que tinha nas mãos / Pois De que tinha mas disse " Se duas mãos / têm dez dedos / Sim quatro mãos podem ter vinte / Ah é certo hhh qualquer coisa serve até Até um pronto até hhh até está É porque até está subsequente um um uma função Uma É É giro uma correspondência é engraçado É hhh É É engraçado porque eles eh / se forem despertos para as coisas eh muito cedo significa É depois dei aulas no ciclo / uhuh também eh e gostei O ciclo para mim tinha uma tinha uma desvantagem enorme / que é as Ciências que eu detesto / É ? e eu e no ciclo é comum / a Matemática e as Ciências é o mesmo agrupamento / uhuh de modo que a pessoa tinha que dar De modo que eu tive dois anos no ciclo e resolvi fugir do ciclo porque realmente / uhuh as Ciências custavam-me imenso a dar eu tinha medo hhh medo de pronto de ah / dos miúdos ah daquele tipo de de experiências que se podem fazer Eu por um lado gostava que eles / tivessem contacto mas por outro lado quem é que me dizia a mim / que eu lhes punha um frasco de ácido em cima da mesa / E que eles não iriam a miúdos tão pequenos não tinha / não me fazia ... De modo que alguma coisa pronto ah de modo que passei para o secundário e do secundário / gosto Ali para além daqui eu sou da direção da Associação de professores de Matemática Portanto agora também tenho / um tipo de trabalho ali porque nós estamos / a ser muito solicitados pelo ministério Portanto / e realmente / uma série de questões que estão em que temos de dar pareceres e isso Sobre os currícula e Sim sobre os currícula e sobre tudo realmente / deu-se agora um uma uma abertura a nível do Ministério grande Sim houve agora uma muito grande / ah o que leva a que / por exemplo nós nomeadamente a Associação que está / que eramos oposição passámos a ser parceiros / hhh e é muito pior O tipo de trabalho é muito pior é muito pior é muito pior Claro E muito mais responsabilidade até Muito Muito Muito Muito mais responsabilidade Aquilo Aquilo que se disser pode pode vir por outro motivo É É portanto eles estão a fazer Exato E realmente eles estão por exemplo agora a nível de da avaliação / pronto os exames finais e isso eles constituíram agora uma comissão / e o que / bem não pode-se dizer que não vendeu hhh / hhh É pior ? que eu ah portanto eu faço provas de exame uhuh uns anos que sou o coordenador de um / conjunto de professores que fazem provas de exame / De um De um e realmente é o primeira vez / em que essas provas vão ser / ah analizadas e avaliadas / não do ponto de vista científico / como de um ponto de vista que eu acho / ótimo que é o ponto de vista do português / Claro Claro da clareza das questões da parte formal / das questões Mas faz do liceu ? E realmente essa essa Porque ah isso influencia imenso ah / a avaliação dos miúdos / Com certeza muitíssimo muitíssimo muitíssimo E realmente pronto e pediram / ah é são este tipo de contributos que é difícil para pessoas / que / para além daquilo quer dizer nós não temos ninguém que esteja ali a tempo inteiro uhuh É tudo ah pessoas pronto que estão nas escolas / nas faculdades nas eses por fora E E realmente é difícil O que nós conseguimos foi / que / pronto que aquilo fosse constituído uma comissão e nós indicássemos um nome ou outro / Para assuntos específicos / pronto um bocado para assuntos específicos porque realmente / ah a direção muito embora nós somos / sete / mas somos quatro de Lisboa / e realmente as pessoas que estão fora de Lisboa não têm a disponibilidade / ah para ainda por cima estão fora / de Lisboa e dispersas É um fulano de Bragança / é uma fulana do Porto / e é um fulano de Évora ah De modo que quer dizer este tipo de trabalho para fazer sozinho é um trabalho complicado / É tão longe quer dizer ah é é aborrecido Sabe que eh eu curiosamente também pertenço a uma associação não de professores neste caso mas a Associação Portuguesa de Linguística / que é uma associação que congrega / Ah pois basicamente todos ou quase todos os linguistas de Todos os linguistas pois sobre a Linguística do português eu acho Propriamente da do Português Europeu E o que é que acontece ? Nós eh procurámos eh como tem a ver com a experiência juntar uma direção / com elementos todos do mesmo sítio e depois muda-se vai para outro sítio porque / Pois exato Não era produtivo ter pessoas a representar os diferentes sítios Pois não Nós temos O nosso esquema é um esquema em termos da mudan das mudanças / ah é um esquema bom ou seja nunca sai a direção toda Nós vamos rodando e saindo Sim Sim Sim Pronto isso é uma questão boa Agora ah pronto a questão de da representatividade / diferente dos diferentes núcleos que existem / é um bocado complicado porque pronto porque quer dizer basta dizer que / todo o tipo de reuniões mais alargadas com a direção toda / têm que ser feitas ao sábado ou ao domingo Quer dizer não uhuh nem sequer pode ser por exemplo numa noite que a pessoa pronto trabalha um bocadinho até mais tarde / Claro mas não é fins de semana e isso Pois É É um bocado complicado Sobrecarrega um bocadinho é pois é Sobrecarrega Sobrecarrega muito sobrecarrega O que é que lhe parece aquela antiga distinção / será que isto se vai manter ? Ou com o final dos com os novos currícula os novos as novas interligações / que se operam entre as diferentes / ah / disciplinas do secundário / será que nós vamos passar a ter alunos que gostem de Matemática e de Português ? Ou será que vamos continuar a ter sempre uns que por exemplo gostam de Português e odeiam Matemática / Ah uns Matemática e vice-versa ? Não eu penso que ah a questão do do do ensino e aprendizagem da Matemática / eu acho que eu identifico acima de tudo uma questão cultural uhuh É uma questão cultural pronto É uma questão cultural porque eu / muitos dos das dos alunos / que não gostam de Matemática não gostam / por transmissão hhh / hhh paterna Eu costumo dizer / Isto é um bocadinho genética não é genética mas quase / mas é pronto uhuh / / E eu acho e de e até da própria sociedade / ah pronto que acha que a Matemática é difícil e que se fala que a Matemática é difícil / e quando se fala em sucesso vem a Matemática ah E portanto eu penso que / toda essa questão cultural que é para mim / eh a mais perigosa e a mais difícil de vencer É uma questão de preconceito Exatamente é e pronto e e ah na camada jovem / eles fazem gala em não gostar de Matemática Um aluno que goste muito de Matemática geralmente mesmo numa turma não se assume / não assume como gostar de Matemática ah É impossível que um uma pessoa / ah por exemplo eu no ano passado no no no no âmbito de uma investigação que se estava a fazer aqui / fez-se fiz ah em todos os o as turmas com quem eu trabalhava / eu / por via do da dos fulanos que trabalhavam comigo / pôs-se essa questão / ah Ninguém disse ? hum Um único / disse " Eu gosto muito de Matemática " É incrível ah E no entanto ah havia nessas turmas bons anos e alunos que a pessoa percebe que gostam Portanto está um bocado ah aquela questão do / pronto não se assume A pessoa pode / dizer " Ah gosto muito de História gosto muito de Português / ah eu in . . " Mas o gostar de Matemática / põe os miúdos numa posição Difícil Exato porque eh / um aluno por exemplo que seja muito bom aluno / é um aluno respeitado na turma / uhuh mas um aluno que seja muito bom aluno por exemplo a Matemática / ou a Matemática na área das Ciências / a Física e não sei quê / é um aluno que não é tão respeitado como o outro É ? É É um É uma questão engraçada É uma questão engraçada Isso é curio é é realmente é curioso porque É uma questão engraçada realmente um / pronto e a e isto para não s não ir para aquela questão do do / pai que chega e que diz assim " Ah eu a Matemática nem nem ligo / porque ele é mau a Matemática mas eu também não gostava " Pois E isto em termos pronto do Desculpabilização É vulgaríssimo O A maior parte se se falar com um / conjunto alargado de diretores de turma / é raro aquele que não tem um ou outro pai que lhe chegasse " Ah eu na Matemática nem falo / mas eu também não gostava " hhh um bocado isso portanto essa é uma questão / ah por outro lado / eu acho que ah / o ensinar Matemática e a Matemática que se ensina / teve uma evolução muito grande / e realmente os professores não estão preparados para essa evolução Acredito Acredito Não estão Não estão preparados / e os professores tendem a reproduzir o ensino que tiveram / Claro o que é extraordinariamente mau E isso verifica-se imenso / ah não / ah a nível do secundário como aqui se verifica imenso a nível do superior É ? O departamento de Matemática é uma coisa impressionante / e isso é muito grave / na medida em que / passam pelo departamento de Matemática os alunos da via Ensino / Claro e que va e portanto e quando chegam ao ao estágio / o a última imagem que têm / é um ensino / ah mecan portanto mecanicista / ah de realmente resolver aquele tipo de problemas / uhuh e pronto no exame é reproduzido um daqueles tipo de problemas / Sem imaginação nenhuma sem imaginação nenhuma e sem / realmente desenvolver ah a capacidade de raciocinar / que eu acho que é o fundamental na Matemática Se for desenvolvida essa capacidade / e se os alunos começarem a encarar a Matemática como não uma coisa / que têm que / fazer muitos exercícios para conseguir fazer / Para aprender têm que repetir muitas vezes para conseguir fazer / uhuh ah / eu acho que isso será uma coisa que os fará começar / a encarar a Matemática de outra maneira Mas não é a Matemática é tudo o resto / O meu O meu drama como professora de Fonologia é / Pois ah sendo uma cadeira da área de de Linguística / onde se quer uma uma capacidade de raciocínio apreciável / eh é constatar que os alunos não estão / normalmente em em em condições / de / ah raciocinar sobre os problemas / inclusive têm a ideia de que devem adquirir um conjunto de conhecimentos bastante alargado / mas não é como se aquilo não estiv não estivesse em articulação com todo o resto que se Exato pois Isso para mim é importante Mas isso isso é mas isso acontece imenso a tudo a todos os níveis É por É muitíssimo vulgar um aluno que / ah resolve por exemplo regras de três simples proporções / uhuh muito bem a Matemática / e depois ah em Ciências / precisa disso e não sabe fazer eh Isso tem-me acontecido imenso portanto não não interligar os conhecimentos Portanto isso é uma falta E não saber aplicá-los é o que uma pessoa chama de ridículo Exatamente ah quer dizer o raciocínio não está desenvolvido / para a pessoa perante um problema / pensar então onde é que a que áreas de saber é que eu posso ir buscar / o que me vai ajudar a resolver este tipo de problema ? Porque ah pronto porque isso acontece com com a Matemática acontece eles perceberem / ah eles precisarem Por exemplo eu ah lembro-me que este ano / num no meu núcleo de estágio eles estavam / ah num dia em que eu cheguei eles estavam a trabalhar num problema de estatística / que queriam pôr aos alunos não sei quê de contagens uhuh Eu disse " Ouve porque é que vocês não aproveitam não põem um texto ? E mandam contar letras e man ... " Foi uma uma complicação / Claro hhh porque realmente enquanto mandaram contar letras / hhh tudo bem / Tudo mas por exemplo ah agora as iniciais / eles não sabiam o que era a ... Não acredito que eles não soubessem o que era a inicial da palavra Sabiam de certeza mas iniciais ? O que é isto ? ah Eu Palavras que ah nomes próprios / pronto não nem ... Claro Claro E portanto e é uma coisa que eh eles no Português dão e se calhar sabem Ali não porque ali é Matemática e o resto não não ligam não ligam Então imagine a seguinte coisa caricata que foi o mais caricato que me apareceu / coloquei duas variedades de português ah transcritas num teste / e / colocava a mesma palavra produzida portanto de diferentes formas / era peixe versus peixe Aquilo é português qualquer uma daquelas formas da palavra / É claro Exato naturalmente portanto eu não admi não pude não posso admitir / a pessoas que são falantes de língua materna / ah portuguesa / que me respondam que a primeira é o singular e a segunda é o plural Ah pois hhh imaginou ? Ah pois Ai peço desculpa / Isto é ridículo hhh mas esse a esse nível esse nível é é Como é que eles estão aqui ? a esse nível olhe / eu ah pronto para não estar a demorar e não estar ... Eu mostrava-lhe ali / uh um trabalho / de dois anos bem eh é de tal maneira que eu fiquei ... Um trabalho de dois anos de seis páginas / de um fulano / formado / ah um uma reflexão / em que / naquelas seis páginas ele tem quarenta e não sei quantos erros / ortográficos entre os quais / o erro no nome da cadeira / que todos os dias que havia aula / eu / dou sempre materiais olhe tem atrás dou sempre materiais e ponho sempre / o cabeçalho / com a faculdade não sei quê e a cadeira / Didática da Matemática Ele Aquele nome / passou-lhe dezenas de vezes / sei pois ele escreveu sempre didática mal / Claro didática ou algo Tudo Imagino E eu o que eu acho mais grave é que as p é que isso Eles são assim E não sabem preencher uma ficha que nós temos umas fichas / de ficha de aluno que pedimos para preencher na primeira ou na segunda aula / não sabem preencher Todos os anos eu tenho de fazer não sei quantas correções para eh preencher o resto / com as informações no sítio adequado porque eles não sabem preencher E depois escandalizam-se com um relatório / sobre ah / sobre as capacidades a li a literacia exato A A literacia hhh hhh Pois Não é ? hhh Pois mas pronto eu não ah / eu também não a a questão que eu ponho é / eu acho que os professores também não contribuem muito para isso / ah nomeadamente na questão da língua materna uhuh Eu por exemplo / o que eles têm que escrever a nível da Matemática eu exijo que o escrevam bem / exijo que me dêem pronto eu ponho um problema / pronto e eles sabem que o problema tem uma resposta / e a resposta tem que ser dada " O XYZ comeu vinte e cinco laranjas " Pois Se eles me põem " Vinte e cinco laranjas " Eu digo não não o que é isto ? Vinte cinco laranjas ? Não é ? ah Se o problema pergunta " O que é que o XYZ comeu ? " Ele tem que me escrever o que ... Mas pessoas que não fazem isso e mais grave ainda é quando / é pessoas por exemplo da área de Letras como por exemplo a professora de História do meu filho / que com aquela cena de fazer os testes com os bocadinhos para preencher / diz assim " Ai não vale a pena estarem com perguntas com respostas completas / ponham é o Dom João Quinto é o o Dom Afonso Terceiro / mil quinhentos e não sei quê " Mas isso é horrível E outro dia pronto / no no ponto / e disse " Ah eu agradeço que exija ao meu filho que respostas certas e corretas e completas " Pois claro Porque senão não quer dizer não não se leva a nada isto tem que ser / eh um um esforço conjunto / Claro E E sistemático não é ? Exato / e conjunto de tod de todas as pessoas que intervêem no no sistema mas realmente não ... ah E eu sei que as coisas estão assim porque os alunos que chegam / ah ali às licenciaturas aparecem-me normalmente no terceiro ano não é ? E / não estão habituados a dar respostas completas Eu pergunto-lhes o que é a Fonologia ? Ou o que é fonema ? Ou o que é seja o que for e eles / escrevem um traço à frente um traço que não se percebe o que é sequer / Exato aquilo não é um travessão aquilo não eh / Pois numa pergunta de definição eles têm / Claro fórmulas adequadas para responder a uma pergunta de definição Claro é evidente Então trabalha com / ou / ah / estamos na área disto Pois agora mas eu o que digo é / eu acho que os alunos não são inteiramente responsáveis disto Eu não digo que sejam mas ... hhh A questão é essa o grave da questão é essa / é que pronto quando a pessoa assiste a pessoas que realmente não / ah até incentivam " Não escreva escreva " De miúdos pequenos / é que estas coisas é portanto aprendem-se é de pequenos quer dizer na É e depois claro sempre aquela questão de de / as pessoas habituam-se a dar as respostas assim / e depois dão toda a vida É É É um É uma questão É toda a vida Isto precisava realmente de um ... uhuh Eu não sei qual é o peso da escola primária hoje em dia mas eh antigamente era bastante grande / e aquelas pessoas que fizeram uma escola primária / antes do vinte e cinco de abril nomeadamente têm uma escola diferente / Exato Pois têm e sabem escrever e sabem responder / e aprenderam as convenções ortográficas e tudo / nessa altura tinham ... A questão a quest Hoje em dia ... Não eu penso que a questão foi foi / um bocado ah e que agora está um bocado a voltar atrás outra vez / que era ah e que se passou não com o português / como com o inglês e isso que é o é o método global uhuh É Os miúdos hoje em dia aprendem tanto a ler como a escrever / pelo método glob global E portanto depois vão aprender aquele conjunto de palavras / e pronto Eu lembro-me que na minha al pronto quando eu quando eu andava na quarta classe / a professora ensinava ah / como é que se construía como é que se ... Não Hoje em dia não Pois Eles eh isso faz parte do programa de Português mas do ciclo preparatório Claro Depois claro depois eu acho que tudo tem a sua altura para aprender / É ah e e é e a nível da Matemática / isso isso é é um é um outro é um outro ponto muito importante / é que as pessoas nunca gostam de voltar atrás O próprio aluno / não gosta de voltar atrás não gosta de pensar / que está a estudar uma coisa eu vejo aqui eu vejo aqui com com os meus alunos de quarto ano / quando ah pronto quando eu ah / faço e faço-o muitas vezes porque é uma área em que os alunos vêm muito mal preparados / estão aqui na Faculdade não têm preparação / rigorosamente nenhuma quer dizer eles passam aqui quatro anos / uhuh por um departamento científico de Matemática e não têm uma cadeira de Geometria / uma única / não uma cadeira obrigatória de Geometria / Eles se qui se fazem Geometria é uma cadeira opcional / e depois vão ter que dar / e quer dizer e é o que eu digo o mundo o mundo é muito mais geométrico / do que algébrico Ninguém raízes quadradas / nem potências agora a forma geométrica está por todo o lado / é inadmissível que isso aconteça E eu ah portanto muitas vezes ne nessas ações / aproveito / e ponho coisas de Geometria e depois digo assim " Opá mas vocês / Claro têm que ir estudar Não sabem têm que ir estudar porque senão vocês não conseguem analisar / têm que ir estudar pegam no livro do oitavo ano " Eu até sou autor / de livros escolares / às vezes venho aqui ao armário e digo assim " Epá leva este / estuda isto " " Ah vou-me pôr agora a estudar um livro do oitavo ano " Eu assim " Mas Como se fosse um escândalo Exato " Mas tens que estudar " Mas pronto mas é um fenómeno que as pessoas não ... E a nível da Matemática / depois eles não ... É muito E porque é que é muito difícil recuperar a Matemática ? É exatamente isso porque como / Não querem regredir ah os conhecimentos / anteriores têm um grande peso quer dizer quem não aprende / ah como eu como costumo dizer quem não faz contas não faz equações não é ? Claro Nunca mais faz quem não faz equações não faz sistemas / quem não faz sistemas não resolve funções portanto aquilo vai-se sempre avolumando E eles nunca querem voltar para trás " Ah vou-me pôr agora a fazer contas ah que disparate / hhh ah vou-me pôr agora a fazer equações " Eu que esta mesma a mim às vezes acontece-me / por exemplo ainda no outro um miúdo chegou um vizinho meu / pediu-me " Ah Ó XYZ não se importa de me dar aqui ... " " Está bem vai buscar " Pronto era uma coisa a nível de uma função / e eu dizia-lhe assim " Ó XYZ mas tu sabes resolver isto ? " " Ah não mas isso isso não me int ... Eu quero é resolver isto " Pois queria era acertar Portanto ele quer resolver aquele ele não compreende / que precisa de saber fazer os baixinhos para chegar aos mus aos mais complicados Não hhh É É isso Ele quer E isso é difícil de fazer / ah com que os com que os fulanos voltem atrás e pensar / que e ofendem-se eles ofendem-se eles ofendem-se quando eu lhes digo assim " Epá tens que ir estudar o oitavo ano " Ofendem-se Pois mas mas precisavam de ... uh Ah precisam E bocadinho dizia uma coisa curiosa que é que é existem idades para todo para tudo e / que idades eh bastante baixas / em que as pessoas estão despertas para adquirir a Pois exato certo a forma de fazer a forma de construir / Exato É e depois se / efetivamente fossem estimulados nesse sentido poderiam formar melhor e depois / Exato reproduzir sem problemas / É ah e eu noto isso realmente nas nas crianças mais novas e / o facto de não terem nenhuma espécie de preconceito Portanto / formam tudo / Exato a partir das regras que lhes ensinam Se não lhes ensinarem as regras coitados Exato Não fazem Não fazem Pois é exato é é é um bocado isso Tenho tido a experiência disso porque conheço ah por exemplo / crianças de diferentes níveis ah socioculturais com com / Culturais pois noções completamente diferentes e verifico que / aquelas crianças que são eh estimuladas estão são preparadas pelas coisas têm uma / Exato quase parece uma habilidade natural para / Exato construir coisas a partir do nada a partir de regras que perceberam É Em contrapartida as outras crianças eh às quais nunca foi dado nenhuma espécie de modelo / ficam ali paralisadas como se não soubessem quando não são estúpidas as crianças não são estúpidas / É Exato Exato Exato simplesmente não Mas isso nota isso nota-se muito Até a nível eu olhe acho que se hoje no noto imenso isso talvez seja agora que estou mais desperto / a nível de dos vocábulos que usam / uhuh os miúdos É engraçado A nível dos vocábulos que usam / ah pronto miúdos que quando / pronto ou ouvem um um determinado tipo de linguagem e isso / depois adquirem um conjunto de vocábulos / que pronto que vão que vão enriquecendo / e outros miúdos que o mais se não for aquele o que se fala todos os dias / uhuh não compreendem os estudantes não não não não compreendem nada têm uma linguagem limitada Não mas eh bocadinho disse uma coisa curiosa que era / que ah aprendiam um aprendiam uma sequência de coisas ou um inventário de coisas / e depois reproduziam-nas indefinidamente sem perceber o que é que estava subsequente Exato E ah / os outros os outros têm a possibilidade de articular qualquer unidade qualquer unidade / De artic Exatamente uma vez que não têm o inventário completo e Pois exato exato exato Não é ? Conseguem Conseguem Acho que é que se mede outra vez depois ah a capacidade das pessoas e a inteligência das pessoas / e o saber das pessoas não é ? Exato Pronto Isso é é realmente curioso porque se / tendo na devida altura as pessoas estarem despertas para o raciocínio / É Isso é é têm muito mais possibilidades do que os outros eh / Muito mais Muito mais Muito mais isso é é fundamental e a Matemática tem um um daria um contributo muito grande Eu acho que daria um contributo muito grande / Eu sei Claro mas / ah curiosamente é a área que eu acho / em que ah os / pro nomeadamente os professores de primeiro ciclo não é ? Os primários / os professores de primeiro ciclo / têm mais falha É ? É Mas eh é que era o peso maior / ah o que é muitíssimo engraçado Têm muita o é mui pronto é vulgar / encontrar um professor do primeiro ciclo que / pronto que fazem umas coisas engraçadas a nível de / português da produção de textos e não sei quê / mas é muito pouco vulgar ah hum / Lidar com conceitos não é ? matemáticos É e porquê ? Porque realmente eh pronto agora a a questão de nas ESES / ah / eles para para irem para para para concorrerem a a professores de primeiro ciclo / não precisavam mais do que a Matemática do que do do Exatamente Portanto entravam com a Matemática do nono / Claro Pois e pronto sem ligações não sei quantos anos Exatamente portanto Exato Pronto de modo que realmente / até na legislação pronto na maneira como foram concebidos esses cursos / foi um bocado de pensar que / De outro modo enfim o que eles sabem até uma até ao quinto ano serve-lhes / para ensinar contas Pois Portanto um professor de primeiro ciclo tem de ensinar muito mais do que contas Por outro Claro E hoje em dia a Matemática sabe eh em que áreas é que é obrigatória ? Eu não sou da área portanto ... Pronto agora eh agora têm todos Mas eh agora têm todos ? Têm todos eh um tipo de Matemática quer dizer que é os métodos quantitativos uhuh Têm todos mas que também é um Será que isso produz efeitos ? Não Não produz porque eu acho que o pro o programa / hhh foi / pessimamente não foi mau foi pessimamente concebido / Foi porque / vamos ver / o que é que ah a nível àquele nível portanto / a um nível pré-universitário / digamos não é ? Décimo décimo primeiro e décimo segundo / uhuh Sim ou mesmo O que é que as pessoas por exemplo o que é que uma pessoa / como no como no seu caso o que é que precisa de Matemática ? Sim Que ramos de Matemática é que precisa ? De Da Estatística Claro Precisa de um bocado de análise de gráficos porque isso co toda a gente precisa / É pronto quer dizer até para ler o jornal a gente pega no jornal / e é gráficos e tudo pronto É verdade Precisa de estatística precisa de uma análise de gráficos / ah / e quer dizer e no fundo de de pouco mais Portanto eu acho que se devia Pois não vamos fazer nada Um bocado de probabilidades não é ? Pronto ah / ou resolução de problemas porque isso é sempre não é ? Pronto Claro isso é todos os dias Então ah / havia de se ter construído para a generalidade da do do portanto / das saídas que não são as saídas que vão precisar de Matemática a um programa desta natureza Não / o programa tem funções / tem complexos ah tem Lógica sim senhor isso co acho acho Tem de ser acho compreensível mas quer dizer complexos ? Funções ? Quer dizer Existe tudo funções é quase igual / aos que vão para Matemática Têm realmente Estatística / mas têm uma Estatística que não é aplicada quer dizer / ah podiam eu acho que / aquele programa devia ser construído / a partir de exemplos a partir de exemplos do que é que as pessoas de Letras vão precisar / porque é que as pessoas ah que não pronto que não estão nas áreas de Matemática uhuh uhuh E Mas isso não está a ser nada preparado Não Nada O programa é uma perfeita normalidade / porque foi tem essa parte / mas depois como como / tinha que ter não sei mais quê porque tinha de ser um programa com grande / porque a a Matemática tem que ser sempre tudo em grande / Claro e então puseram-lhe mais as variáveis complexas / que não têm / nada a ver quer dizer não ninguém / Sim fica para quer dizer quem não for estudar Matemática superior / não precisa das variáveis complexas para nada / Não ? não lhe serve rigorosamente de nada / porque não não vai precisar nada / ah quanto mais uma pessoa que realmente que para um curso de Letras Agora outras out out outr outros campos que seriam / pronto a resolução de problemas como digo a Estatística as probabilidades / porque realmente também de certo modo / É em algum dos vossos trabalhos hão de fazer uma certa extrapolação Sim Pois Fazem uma amostra para depois extrapolar não é ? Quer dizer / De algum lugar vão Exatamente hhh está-me a lembrar o que está a fazer não é ? Pois é Claro Houve um conjunto não é ? Escolhe essa amostra bem escolhida e isso Portanto este tipo de coisas / é que podia ser realmente dada / Pois e ti e tornado / eh interessante para as pessoas Agora não quer dizer põem a Eu acho que no no secundário os alunos acabam por ser muito iludidos a propósito / de diferentes coisas e / muitas vezes no secundário no secundário no no no ensino superior acabam por ter grandes deceções / porque justamente não lhes foi dada uma ideia clara daquilo / que poderiam fazer nas diferentes áreas Depois / Exato chegam completamente à nora Ontem Ontem uma aluna ah / Então mas a maior parte antes da aula veio falar comigo e / assim muito constrangida dizia-me assim " Olhe eu estou num curso que é este assim assim / mas como sabe este curso tem um peso grande / das cadeiras de literatura e de língua e não sei que mais / mas eu acabei de perceber / que não era isto que eu gostava Aquilo de que eu gostava mais era / ah do curso de Linguística que / na altura esse curso não era suficientemente evocado para eu perceber o que é que era Resumindo e concluindo agora tenho duas ou três cadeiras de de de Linguística / e gosto muito / porque me fazem pensar nisto fazem-me pensar naquilo e fazem-me estudar coisas que me interessam / em contrapartida vejo as outras / odeio-as / Claro e agora o que é que eu faço ? " Pois ah mas isso é eu acho que isso Isso é horrível isso é muitíssimo vulgar Pois é mas eh mas é é terrível para a pessoa Eu acho que isso é muitíssimo vulgar olhe veja o meu caso eu / tirei o curso de Engenharia / não foi obrigado hhh / Sim mas foi por grande influência do meu pai É isso acontece muitas vezes Foi por grande influência E eu d E eu E eu hoje penso / como é que é possível / tirar um Exatamente Uma coisa que eu detestei o curso todo / a única coisa que eu gostei foi da Matemática uhuh A parte de Matemática enquanto aquilo foi tudo Matemática / detes eu hoje não sei / nada / do que estudei Engenharia eletrotécnica ? Exatamente eu nada É perfeitamente nada perdi / tudo aquilo foi / e realmente quer dizer a minha geração ainda ainda fazia isso Hoje em dia não havia eu acho que nenhum miúdo / que lhe acontecesse isso hoje acabaria o curso Não acabava de certeza desistia no primeiro Sim Sim Sim ah Pronto eu consegui fiz aquilo / claro com notas fracas como é lógico / hhh Se não gostava porque hhh notas hhh / com notas notas nada famosas / mas mas realmente foi um Era um castigo Era um castigo e os e eu acho que os alunos não estão / eles não estão preparados / para hum para aquilo que vão escolher Pronto eles não não têm formação no Não têm formação Ainda no outro dia estava a fazer também uma gravação para este efeito e / para o que vão escolher ah uma rapariga que está agora no décimo segundo ano dizia / que queria seguir jornalismo Têm assim uma ideia fantástica do jornalismo então pensam logo que é fazer grandes reportagens / Exato e entrevistas importantíssimas essas coisas assim Exato Exato " Mas tu sabes onde é que tu podes ir ah / fazer um curso de jornalismo viste quais eram as hipóteses / e o que é que se irá escolher e tudo ? " " Não / Pois não não ah eu por acaso não tenho ninguém que ... tentei na escola mas ... " respostas assim Pois É é que pronto e as escolas agora têm um / no secundário a maior parte das escolas tem aquele serviço de orientação profissional e não sei quê / Sim tive conhecimento mas quer dizer mas não aquilo é um ... Portanto é completamente impossível / que uma pessoa uma psicóloga / que quando / Sim a tempo inteiro / pronto Que conheça tudo ainda por cima Por exemplo na na na na escola onde eu estou efetivo uma psicóloga a tempo inteiro / ah mas de qualquer maneira ela não consegue fazer o trabalho / com setecentos alunos / Não consegue fazer isso a setecentos alunos de do do do nono ano e partindo da hipótese de que fazia isso / no nono ano / e é e era / quer dizer ela não conseguia de maneira nenhuma dar / ah vazão àquele àquele tipo de / uh trabalho não é ? E até porque o ter o conhecimento / ah de de saídas não depois profissionais / como de cursos onde ir buscar / aqueles cursos quer dizer é que é é um trabalho que não é fácil / a pessoa fazer Portanto eu acho que os miúdos é um bocado um tiro no escuro é pelo é pelo / ou então é por esses grandes chavões É É É por esses grandes chavões é a comunicação social / pronto ou jornalismo agora a comunicação social é o máximo / Pois ah Sim e depois não sabem que uma área de publicidade / ah e a pessoa pergunta " O que é a comunicação social ? " não sabem que uma área do estudo de de estratégias de marketing / Não nada Não nada disso não sabem nada Nada Nada Mas se perguntar mesmo a um de comunica A sério Mas isso ah e quer dizer não é perguntar a esse nível se calhar se for ao Talvez à escola de comunicação social e pergutar o que é que eles estão a fazer / se calhar arre ah haverá alguns que não Que estão ali sem saber que não que não sabem que não sabem que não sabem realmente porquê Pois uhuh É muito É muito difícil aquela época em que eles estão / a tentar decidir o que é que vão fazer / ah / É pelo menos para mim Uma vez são polícias outra vez são aviadores outra vez são hhh / É muito complicado É um É É um bocado É um bocado é É um bocado é depois de terem pensado Mas nunca se lembram de n outras profissões ah nas quais podiam ter muito mais êxito / não por serem muito menos ah / concorrenciais não é ? eh Aparentemente menos atrativas mas / Exato depois com com mais que fazer acho Ah e e a questão e eu acho que aqui a questão a questão / fulcral eh é é é realmente / as saídas intermédias as saídas intermédias é que eu acho que é / Exato sim pronto acabou-se aquelas

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