DI_49LM34a

Without Title

ID49
ParticipantV. Soares
GenderMasculino

Javascript seems to be turned off, or there was a communication error. Turn on Javascript for more display options.


podemos conversar ? o teor da conversa não é importante para mim / neste momento eu me importa que fale sim hum hum e portanto vou-lhe hum falar sobre qualquer assunto , por exemplo os seus alunos estão aqui a interromper , porquê ? É orientação de trabalho hoje / é ? é orien o que é que se passa com eles ? basicamente é orientação de trabalhos , portanto eles estão a fazer um trabalho este ano deu-lhes para trabalhar muito ai sim ? é , não sei o que é que lhes aconteceu que eles costumam esperam que acabam as férias hhh para começarem a trabalhar , mas este ano decidiram trabalhar muito e então têm-me aparecido aqui assim em grupos para tirarem dúvidas do trabalho que estão a fazer hum hum basicamente trata-se de um trabalho sobre Semiótica da Narrativa portanto estão a trabalhar livros de banda desenhada e eh hhh aquilo que os tens trazido aqui mais é as as dúvidas que têm como é que se divide um texto em sequências para depois trabalhar dentro das , de maneira vêm-me aqui mostrar aqui mostrar eu eu eu e eu leio sempre não sei quantas histórias hum hum imagino nesta altura e depois perguntam-me coisas " Oh , Professor , aqui . " , como se eu tivesse dito aquela , não é ? hhh passaram mais vinte entretanto dentro daquele às vezes é um bocadinho difícil hhh hhh cálculo mas é basicamente isso que eles estão a fazer é por isso é que eles estão assim com essas perguntas são perguntas muito grandes ? <são são tu> / eram foram pequenas e também estão um bocado grandes , neste momento duas turmas do terceiro ano que têm à volta de cinquenta alunos cada uma o que é muita gente é muita gente e eles trabalham frequentemente em grupo ou ? sim sim sim fazem muito do trabalho sim sim não fazem trabalhos em grupo se não a gente não acabava de ver percebes o que era cinquenta trabalhos individuais sendoque que trabalhos de grupo são para oito trabalhos de grupo sim eu este ano tenho cento e tal alunos e vou ter quase cinquenta trabalhos pois muito é horrível é horrível é horrível hhh ao fim de algum tempo a gente nem os trabalhos / os meus estão farto daquilo tudo e a mim faz-me logo uma impressão porque por vezes tenho a sensação de aquela sensação de qualquer penso eu qualquer professor quando se trata de avaliar de sem estar a ser injusto ah porque não pode ser justo não pode , na altura não paciência hhh e às vezes tens aquela sensação angustiante que é assim " eu tenho a impressão que vi uma coisa igual a esta . " quanto é que eu terei dado àquela e agora quanto é que estou a dar esta hhh é das coisas mais dependentes , porque é a coisa mais dramáticas , pois é ah a pessoa não sabe realmente se está a avaliar com alguma justificação ou se não eh hhh pois não pois não daí a vantagem do com com todos os inconvenientes que têm a vantagem dos testes americanos hum hum sim , ali ao menos ao menos ali ou é ou não é , pronto está feito a a a dúvida que está no teste é no teste americano que é feito e se está feito de modo / de de validar ou não validar o teste pois mas eh para grandes grupos é a única solução , eu na outra escola onde dou aulas que é no INP hum hum onde tenho turmas com cento e tal faço testes americanos ? porque se não não havia hipótese de paciência para estar a ver agora e têm têm a ideia da nossa experiência de que tudo é testável por um intermédio de um teste daqueles ? não acho que não é mas é a única hipótese que a gente tem de fazer uma avaliação e ser e ficar com ah / para ser mais mais rápida que se fazia bem e por outro lado / vamos admitir que o teste até não está não está muito mau e que portanto a partir daí aquilo que der para dizer algo então quer dizer alguma coisa hhh se bem que sempre a dúvida se e sempre aquelas pessoas que se escrevessem se calhar teriam mais hipóteses de de errar de errar talvez menos de poder dizer e corrigir mas ali não uns errar menos e outros errar mais sim , alguns eram , alguns / seria uma verdadeira desgraça ah e qual é a sua experiência com os trabalhos ? Realmente os trabalhos acabam por ter uma redação é sim , um ou dois têm os outros na maioria são muito maus é de qualquer maneira a rel em em a vantagem dos trabalhos é que aquilo que a experiência mostra é que eles aprendem alguma coisa sim sim ao fazer o trabalho acabam por eh eu fiquei supreendidíssima com uma coisa que soube / um mês é que que foi uma observação feita pela comissão de avaliação externa a ainda hum hum nas Universidade , nomeadamente à Faculdade de Letras sim ah que é no facto de / nós fazemos com que os ou nossos alunos fizessem e trabalhos hum hum de grupo e tal e aquilo aparecia como uma crítica como se nós não devêssemos fazer aquele tipo / de avaliação hum é claro que temos de fazer , porque eles aprendem mais aprendem mais a fazer a fazer o trabalho , do que do que realizando três números de testes claro que sempre sempre o risco de haverem uns que não fazem nada , não é ? sim mas colam-se aos outros do grupo e portanto os outros têm de fazer e assim não e uns que assinam de , isso é verdade mas os que fizeram aprenderam alguma coisa isso eu não tenho dúvida nenhuma e aqueles que copiam no teste de é a mesma coisa , não é ? pois , portanto hhh sempre aqueles que conseguem fazer o curso sem entender nada claro eu não não compreendi aquilo pois ah não faz muito grande sentido pois não também acho que não trabalhos acho que sim <que era / > [ / / ] que não era vantajoso pois mas desde que haja uma prova qualquer individual claro permita ver aquele aluno como é que e desde que essa prova por exemplo eu aqui tenho eu tenho vários esquemas , mas um deles é eles têm vários trabalhos para fazer , eles têm os individuais e nos individuais têm que ter pos nos individuais eh em ambos essenciais testes mais cla mais clássicos de avaliação de conhecimentos e portanto nesse eles têm que ter uma têm outra hipótese têm que ter pelo menos dez impressão que está sempre a cair pois é , eu tenho ah estou sempre com receio não , mas não está mau está bem está com bom ar até hhh tem assim um ar sim , mas não não hhh capta na mesma a gente não é preciso meter-se a falar assim sim não não não , ele capta assim sempre não , pois ele capta bem , acho que sim hum hum ah / ( mas não lhe parece estranho que alunos que vêm para Relações Públicas , por exemplo hum ah sejam maus escrevedores não , eles são todos maus hhh são tão tão maus ? agora vão vão maus escrevedores vão para onde vão , escrevem todos mal , normalmente , aprendem todos mal português é verdade estão em todo o lado é um drama é um dos dramas que eu acho é que o ensino do português , mas não é de agora vem de mil novecentos para setenta e tal hum hum quando se começaram com com as novas com as com o Chomsky , etc , eu acho que aquilo é muito engraçado mas uma coisa é é aprender no fundo se a gente for associar uma coisa é aprender o sistema da língua , outra coisa é aprender a fala e o que eles deviam aprender no ínicio era a fala claro para poder nos que quisessem e depois logo os que quisessem logo iam estudar o sistema da língua . Agora começou-se a ensinar eu lembro-me do meu filho na quarta classe o meu filho está aqui na escola do primeiro ano hum hum mas na quarta classe podia vir ter comigo e dizer " Oh , pai , esta frase : Os aldeões foram ah [ / / ] ao mar " " qual é o sintagma nominal ? " o quê ? tu andas a dar com isso ? hhh hhh e depois ficou muito admirado quando eu lhe disse o que era um nominal , um verbal como é que tu sabes ? então , também sei e agora tu devias saber o que era o sujeito , o verbo , o pre predicado e o complemento e claro em vez de andares para aqui com sintagmas verbais e sintagmas nominais que não adianta nada hum hum é é é um dos dramas de contamino do ensino do português ainda dias encontrava uma senhora que eu tive a oportunidade de entrevistar que é professora / hum <de port> / de Inglês e que está neste momento a terminar uma licenciatura qualquer / está a fazer na Faculdade / hum hum e ela diz que que não compreende como é que se anda a ensinar aquele tipo de coisas ah níveis de escolaridade tão baixo claro de modo a que as pessoas sejam obrigadas a durante dez ou quinze anos andar a fazer exatamente a mesma coisa ao longo de todo o tempo pois e nunca aprendem a falar português não a escrever fazer umas redações , umas coisas engraçadas , não a escrever ah a fazer não fazem a fazer nenhum tipo de texto pois pois fazem doi dois ou três exemplos sim , coisas mas o problema está as línguas é aprendem-se / se a gente for / quando quando vamos aprender uma língua estrangeira ninguém se põe o sistema da língua estrangeira , aprende-se a falar claro ou arrancar com aquelas coisas enquanto no português não faz de todo sentido de maneira que eu penso que esse é um dos problemas , por isso é que essa pergunta se eles são maus escrevedores , são quase todos maus escrevedores ah depois aparece um ou outro que escreve bem hum e eu e eu nem sei se esses escrevem bem às vezes não têm melhores notas não é porque saibam alguma coisa é porque escrevem bem se calhar a gente diz " este tipo sabe muito " não sabe nada , sabe menos que o sabe menos que o do lado que se calhar até pelo menos sabe escrever que escreve pior pois pois e esses são um pois pois eu tenho essa a a sensação e isso é um problema complicado , que a gente não sei como é que hum nos vamos era preciso fazer um grande esforço orientado nesse sentido , para tentar mudar isto hum hum porquese se reparar enfim estar nesta área e têm a idade que têm a maior parte dos professores também são formados assim , portanto também não sabem ensinar diferente eu própria sou fruto desse / desse esquema de ensino não é ? Depois não sabem ensinar diferente teria que se fazer um muito complicado e como é que a gente volta se toda a gente que ensina e é mesmo para o secundário hhh ensina igual , não é ? eu nunca quis para o secundário , porque seria um enorme pois claro pois é mas é mas não é como é que se ensina uma coisa que eu também não / hhh que eu também não sei muito bem claro , não pode ser hhh portanto o melhor é passar ao lado o resultado disto nunca mais saímos disto isto têm consequências hhh trágicas graves , tem trágicas hhh é verdade o mesmo nos engenheiros até nem têm que sim , coitados esses eh tinham que saber falar português teoricamente , a não ser aquele português no agora ninguém precisa de saber falar português pois toda a gente desaprendeu a falar português enfim e porquê ? no meu trabalho correto , justamente eu estou a trabalhar sobre a fala outra vez e consigo perceber pois pois claro como é que as coisas estão mas eu acho que é fundamental podemos escrever depois mas eu acho que é fundamental mas isto ah digamos que é um / é um percurso raro as pessoas normalmente gostam de dizer " Ah , é o sistema da língua " é o modelo é o é o mode / e a partir daí funciona como bem é a culpa do Estruturalismo , não é ? podemos terminar por hoje muito obrigada ok

Download XMLDownload textWaveform viewSentence view