DI_58LM11b

Without Title

ID58
ParticipantP. Rita
GenderMasculino

Javascript seems to be turned off, or there was a communication error. Turn on Javascript for more display options.


pronto , estás despachado e tu o que é que achaste ? das dificuldades na / na leitura ? sim , o que é que achaste da disto tudo da leitura toda em relação às às palavras separadas acho que não sei bem qual é o objetivo , mas pelo menos para as pessoas que leem hum hum acho que é uma maneira de / de as obrigar a a ler e a a fazer soar as palavras da maneira mais correta hum hum porque aparecem aquelas partes do indico e do índico e acho que isso é / ajuda hum ajuda a compreender que a ortografia não é qualquer razão poisqueé/ e que as pessoas quando estão a escrever um texto às vezes os erros que dão até são superados / pelo o resto da frase a pessoa percebe pelo sentido hum hum mas que assim em termos de palavras soltas pode  pessoas que dão erros e hum hum , não costuma dar erros ? de ortografia ? de ortografia não normalmente às vezes numa ou outra palavra , mas quer dizer não é normal não ah mas tens algum particular com não com a correção da maneira como escrever ou nem por isso ? não , estou a escrever e hum hum se calhar se saísse com erros também não conseguia perceber porque é que saía com erros claro mas como sai sem erros nem se quer estou preocupado propriamente hum hum a tua professora de instrução primária ou as tuas professoras de instrução primária consideras foram / pessoas que realmente contribuiram muito para que escrevesses bem ou nem por isso ? eu acho que sim , eu acho que em relação a à qualidade hum de escrita que as pessoas têm quando chegam ao futuro eu acho que não é não se define propriament no décimo , décimo primeiro e décimo segundo hum hum apura-se talvez a melhor maneira de ordenar as palavras e as frases para dar um ordenar as ideias ao fim ao cabo exato de enquadrá-las hum mas aonde se aprende mesmo eu acho a formar as frases e a a escrever sem erros e a colocar as vírgulas nos sítios certos e não sei quê acho que é hum / define-se mais ou menos até ao sexto ano acho que até é a barreira a partir daí talvez possam se ser superadas invidualmente algumas dificuldades assim particulares , mas mais do que isso de resto não assim muito a fazer não hum hum isso pode querer dizer que / a / a maior parte das pessoas que não ultrapassas essas eh hum / dificuldades nesses anos provavelmente acaba por escrever com erro se calhar são esses meus alunos hhh é verdade tenho muitos alunos aqui que escrevem muito mal e estão na Faculdade de Letras pois,oqueéque/ pior das coisas que me pode acontecer hhh pois uma pessoa sentir que está numa faculdade onde não tem que propriamente ensinar aqueles pequenos pormenores de escrita e no fundo claro mas eu acho que isso passa-se em todos os anos eu acho que sim / todas todos os professores eh falam até no décimo ano que nós estamos os professores querem avançar com a literatura , por exemplo hum hum querem avançar logo com as cantigas de amigo e de amor , poesia trovadoresca sim depois com Garcia Resende , Gil Vicente e não sei quê , Fernão Lopes hum hum e não conseguem porque a maior parte dos alunos , pelo menos na minha turma , têm dificuldades de escrita mesmo expressão de expressão , exato hum hum e os professores o que é que fazem quando isso acontece / na realidade dão diretrizes conforme eh dão , mas depois os alunos também acho que não se interessam muito é ? acho que sim isso faz parte daquele desinteresse que muitos alunos têm de/ face à escola ou em ointeresse o desinterese particula face a a acho que eu acho ao domínio da língua os professores não estão preocupados eu acho que nem se quer tem muita a ver com propriamente o interesse em relação ao domínio da língua ou / eh o interesse pela , tem é a ver um bocado com interesse pela escola hum é ? nós [//] eu acho que nós estamos um bocado numa sociedade em que as pessoas que não vão para a escola têm duas hipóteses ou vão trabalhar como secretárias e / empregados de balcão e não sei quê ou vão trabalhar para as obras ou nem se quer trabalha e não mesmo mesmo haver oportunidades começa agora a surgir aqueles cursos destinados mesmo por exemplo dois , três anos para para os computadores , para a informática , para o para o desporto eparaoutros outras atividades sim sim não relacionados que exatamente com as ciências e com com com o intelecto que que hum hum novo quando uma pessoa chega mais ou menos à idade à maturidade absoluta , aos trinta anos mais ou menos hhh é o que eu considero hhh hhh hhh ainda bem estou muito longe hhh contente não é o que eu acho sim é porque ? conta porquê ? porque uma pessoa pode continuar sempre a aprender naturalmente mas até aos trin / a partir de uma certa idade , não digo talvez sim atéaoscinquentaanosmaisoumenos a partir dos cinquenta anos acho que as aprendizagens são de outra maneira , são muito específicas muito ao pormenor não aquele interesse geral motivação o interesse geral as pessoas a para quê ? por exemplo um engenheiro não se interessa nada por história , praticamente , quando chega a essa idade o que o interesse pode vir antes nessa altura quando chegam aos cinquenta anos é mais aqueles mestrados os pormenorzinhos é o que eu acho hum hum hum talvez não seja assim também ah é minha opinião não sei sabes que não tenho assim uma uma ideia tão ah definida sobre os prestígios sociais hhh não , eu ve / eu estou a dizer isto , porque aquilo que eu vejo eu vejo tantos casos diferentes uns dos outros que / se calhar ainda não extraí o sumo , não sei tudo depende das pessoas penso eu , pessoas eh hum / de muita idade e têm interesses recentes e profundos , apesar de tudo / outras pessoas até mesmo com trinta anos se interessam até com quinze , quanto mais com trinta , quanto mais com quarenta e cinco ou setenta não é ? pois seseeheh oque o que a mim me preocupa não sei se por acaso isso acontece contigo ou não é / é o facto de ver ah a maior parte tanto quanto parece a maior parte dos jovens ah desinteressados até eu é porque de antes pelo menos os jovens eram interessados , motivavam-se por isto e por aquilo ou por outra coisa qualquer uma das razões de eu não querer continuar neste agrupamento , eu não sinto motivação sim para estar três anos , agora estes primeiros hum a aprender as bases todas e / a entrar assim mais além , não é , passar do do básico assim com a literatura acho que é importante e depois / mais cinco ou sei anos ou os anos que é num curso e depois disso voltar a trabalhar certamente na mesma coisa e o porque eavoltara ou melhor reaprender tudo outra vez pois , é um ciclo dependendo da profissão têm de aprender quase tudo , quando começam a praticar exato e enquanto , por exemplo , se eu fosse para Desporto aquilo que eu vejo em desporto eu tenho uma preparação básica , praticamente todos os Desportos hum hum e depois por exemplo em cinco anos quero aprender quero-me especi especificar no ténis mesmo e não é aprender a jogar , é aprender as mentalidades e tudo aquilo que se passa dentro de um campo o que se quer fazer com um corte hum hum e depois farto-me do ténis eu não tenho de estar diretamente ligado a ténis posso ir para outra área e e / esse curso ou ah em que pensas agora aonde é que é administrado ? ah universidades particulares , algumas que têm hum hum acho que é a Lusófona quetêmqueé acho que neste momento é o melhor sim ah sim ? mas é particular depois no as faculdades públicas acho que ah Faculdade de Motricidade Humana que fica ali na no Jamor , na Cruz Quebrada sim sim , claro tem e/ e dentro do curso tem disciplinas que estão ligadas um bocado ao meu ao das Humanidades sim tem Pedagogia , Psicologia Sociologia pronto , que estão mais ou menos relacionadas ah hum é natural / quer dizer eh para quem procura ensinar um desporto claro ou um ou vários desportos naturalmente tem que saber que tipo de atletas é que podem aparecer frente ou que tipo eh como é que se deve eh com cada uma delas as mentalidades das pessoas exato procurar encontrar soluções para fazer render o desporto sim sim , as capacidades numa pessoa que às vezes pode ha / pode haver uma pessoa com qualidades excelentes / a desempenhar desde que não seja às toneladas nem não sendo devidamente estimuladas podem perder-se para isso não é ? hum hum achas que que seria realmente poderia ser melhor resolver profissional ? achas sim, em termos de satisfação visual em termos de satisfação ? achas que o contacto físico com os outros que é realmente uma coisa é é para mim é o mais importante e é fácil para ti ? não é uma coisa que que não sim sim , responde eu tenho facilidade em conhecer e falar logo com as pessoas à primeira vez isso estou a ver hhh hhh e estou eu aqui a dizer que quando te pedi para falar na entrevista tu foste o primeiro a dizer que era contigo hhh que tratavas hhh não eu gosto até disto hum hum é porque também é uma maneira de eu ver talvez meu futuro ou sim eu falo com pessoas mais adultas e hum hum e que passaram por estas indecisões que eu estou a passar ah ah não queiras saber hhh todos por passaram é o desenvolvimento claro no meu caso ah / era condicionado por muitas coisas que provavelmente não te condicionam a ti nem a muitas pessoas que hoje em dia vejo desinteressadas se calhar por isso também houvesse mais interesse da parte dos alunos é que havia condições , por exemplo , económicas eh graves que me impediam de fazer aquilo que eu gostaria mais de fazer pois acabei por fazer exatamente aquilo que eu queria fazer mas isso hhh foi / complicado no início e ah não se imaginava do meio de onde eu vinha que eu pudesse vir a fazer aquilo que acabei por fazer e era mais fácil pensar que eu tinha num curso médio ou num curso eh / que não me dizia nada de todo , felizmente , o meu pai teve essa de quando eu disse " oh pai , não é isso que eu quero fazer " e ele " ok " " não é , não fazes " hhh mas isso é bom e é é é é isso que se calhar as pessoas não têm essa capacidade de ver hoje talvez não sejam os cursos médios , são exatamente os cursos superiores que ch pois o que os pais querem forçar os filhos muitas vezes a fazer e que sendo impostos provavelmente não são a solução e que no ver dos pais sou eu hhh não é ? exato ah antes era era um um / um esforço ainda maior os meus pais têm instrução primária não é ? hum hum o objetivo deles era pelo menos ter o quinto e o sexto ano que é melhor os filhos ter pelo menos o quinto ou o sexto ano ou tirar o curso médio , na medida de do possível , não é ? e depois dar sempre um passo mais à larga eu dei sempre um passo mais à larga , não é agora é obviamente como eu estou a ficar velha também hhh agora quando tinha quando chegar à idade da minha filha estudar , eu também vou querer que ela estude , não é hhh ainda mais sim ah começamos a ver que o estudo como dizia a minha avó é a base de tudo não ocupa lugar não não faz mal nenhum ah durante uns anos estudar ainda que depois ah não se use tudo aquilo que se estudou / aquilo não ocupa realmente lugar mas a pessoa pode depois fazer outra coisa de que goste mais mas não deixa de ser uma pessoa com informação e com capacidade de raciocínios esperta para as coisas que é o que é o mais importante essa é a perspetiva de muitos uh pais , professores pais que pais e pessoas como vocês pois eh para vocês pode ser errado , mas eh repara isso é condicionado por toda a nossa evolução também claro como vocês depois também serão condicionados por aquilo que agora imagina que vocês fazem a escolha imagina que vocês fazem a escolha em vez de a boa escolha , eu não sei qual é a boa nem qual é a mas se vocês fizerem a escolha é claro que / futuramente isso vai condicionar o / os nossos filhos futuramente / um passo atrás vocês terão de dizer " epa , eu fiz asneira quando fiz assim , portanto " " agora vais fazer de outra maneira " hhh não é ? ah eu acho que é um pouco assim que funciona é capaz de ser hum hum ainda não cheguei hhh pois é hhh depois  depois falamos hhh ok ah mas dizias bocadinho que hum / ah a área / por exemplo / da Sociologia e tudo que / que era uma área que parecia aliciante Antropologia , são as duas disciplinas que gosto mais e Antropologia , sim é ? mas tens eh re repetido Antropologia ? eh / ou não ? não se eu tiver por curiosidade tem que estudar não , se eu tiver essas disciplinas será no décimo segundo ano ? acho que no décimo primeiro ainda não não posso ter tenho tenho a sequência , porque as disciplinas agora são quase todas dois anos hum ou de três então no décimo segundo ano é que chegam verdadeiramente quatro ou cinco de opção hum hum não têm três , quatro vocês agora têm muitas têm muitas disciplinas , não é ? em qualquer agru agrupamentos ? temos não no quê ? quantas disciplinas é que tem ? temos oitro oito oito nalguns agrupamentos pode ter três sete hum porque aquilo é é suposto ser assim três / de formação geral que é Português , Filosofia e Inglês ou língua estrangeira um sim sim , mas isso é nalgumas escolas e depois é formação específica que no no meu agrupamento é História Geografia ou uma língua mais outra língua hum hum você pode ter , por exemplo , Latim e Alemão ou Geografia e Alemão e depois tem francês francês também pode ser qualquer língua que eh estava a pensar se o francês era normalmente a vossa língua um ou se o inglês não , é o inglês o inglês continua a ser depois a língua dois é conforme eh eu prefiro o alemão , porque francês é difícil bastante difícil mesmo sim o quarto nível de francês é pelo menos eu achei que era difícil que era difícil e o alemão , tens alemão quanto tempo ? um ano , é o primeiro ano que estou a fazer é ? e então ? e é fácil hhh tenho tido média de dezoito é ? sim a parte que é melhor não é preciso estudar é o princípio hum hum depoi se calhar daqui a dois anos começo a pensar olha o francês mas pronto continua a ser dois e o outro seria o cinco por isso ok continua a ser pior hum hum ao fim ao cabo tens procurado fazer as coisas por aquilo que consideras ser mais fácil hhh é ? sempre isso é um bocado comodista , não é ? não , porque como é mais fácil liberta-me para fazer outras coisas então conta-me sobre essas outras coisas , o que é que tu gostas de fazer ? me dão mais interesse o que é que eu gosto de fazer além de desporto que eu gosto bastante e decorativas , normalmente para sim gosto de de música sei que tocas de música bastante gosto / mas não não é tocar, ouvir, part participar assim em karo em concertos , ir a concertos hum hum gosto bastante gosto também de todas aquelas manifestações públicas de contra alguma coisa que eu acho que também está mal ai sim ? eu gosto de participar participas nisso tudo ? sempre que posso também hum hum lembras-te de algumas dessas ah iniciativas de que te lembres agora ? ainda agora no vinte e cinco de abril foi a manifestação sim hum hum no primeiro de maio não fui propriamente à do primeiro de maio , porque eu acho que é uma luta / que diz a toda a gente mas não diz ainda muito a mim hum hum porque ainda não cheguei verdadeiramente à à altura em que me devo preocupar com isso portanto mas o vinte e cinco de abril em contrapartida diz diz-te o quê ? diz-me porque se não fosse o vinte e cinco de abril se calhar não não podia estar ali é hum hum pronto é é a possibilidade , é a liberdade ea e a liberdade de estar no sítio e o primeiro de maio também no fundo tem a ver com isso claro é a continua a manifestação da dos problemas que os trabalhadores enfrentam e no primeiro de maio era para ir era manifestação / de hum favor da anarquia e contra as touradas era junta hum hum e então isso foi ? isso era suposto ter no Campo Pequeno , mas foi um fíasco , ninguém apareceu foi ? porque é que achas que nesses movimentos assim ah / anarquístico por exemplo Portugal não pegam ainda tanto como pegam , por exemplo , porque acho que é por duas razões , primeiro acho que se calhar daqui nós recebemos tudo em atrasado então uma pessoa che chegou o anar anarquia mas se calhar ainda não chegou as grandes justificações e as grandes vantagens que os anarcas veem hum hum e então se/ se não [/] não chegou isso "ah/vamosvamosaumamanifestaçãodaanarquia"paraque para quê ? para o que é que isso serve se não me interessa as pessoas desistem passam ao lado hum hum o que é que tu achas que /  que que é um um verdadeiro anarquista ? os da da anarquista hum hum primeiro é aquele aqueles direitos todos de toda a gente que toda a gente deve ter direito a igualdade , a liberdade pronto , esses dois direitos exatamente e depois a anarquia tem tem um um lado bastante utópico , que é as pessoas saberem saberem, saber não, mas pronto terem o conhecimento de onde é que começa o seu espaço onde e onde é que acaba e onde é que começa o espaço do outro não invadir a privacidade isso também porque é suposto numa anarquia nãohavero/ os meios por exemplo da polícia , isso tudo e isso não tens certeza ? quem é que protegia ? é suposto não haver , porque as pessoas dessa é naturalmente as pessoas / devem ser a conviver umas com as outras , não devem haver os assaltos isto é tudo bastante o tópico esse argumento , hoje em dia hhh é impossível pois é é isso que se calhar muita gente pensa assim é por isso que os movimentos também não andam para a frente hhh hhh hum não sei , acho que neste momento as sociedades chegaram num tal ponto que hum era preciso rever tudo mas é que se dizia na altura deixem chegar o ao cúmulo , que é para depois darem o trambulhão maior é isso que se calhar vai ter que acontecer , este vai ter que haver um um um desmembramento das relações entre as pessoas as pessoas vão começar a ser cada vez mais egoístas e mais preocupadas com o seu umbigo , é uma maneira de dizer hum hum e e depois vai chegar a um cúmulo ou um estado que ninguém sabe para onde é que se há-de de virar , não nada a fazer e a partir daí se calhar vai começar é se estas pess / se esta mentalidade falei nisso até se se se consegue da desses fragmentos dessas & fazer qualquer coisa , as pessoas estão por isso é que é preciso manter vivo este espiríto quem diz anarquista diz qualquer outro movimento que pelo menos vai impôr a igualdade , a liberdade e a justiça para toda a gente em que medida é que essas ideias eh em/ em geral se articulam, por exemplo, com o desporto ? isto é eh / hum os ideiais desportivos nosme/ nos hum no mais ? tenham alguma coisa a ver com isso ? tem no mais despor tem porque mas corresponde de alguma maneira a isso ? não que evidente que não quer dizer por exemplo no ténis , eu olho para o ténis que é tenis e futebol são os meus desportos preferidos que futebol nem se quer é na televisão / por isso é que eu também sou do não não me preocupo propriamente em ganhar pois quando jogo preocupo-me em esforçar-me ao máximo ganhar ou perder esforçar-me ao máximo hum hum fico mais contente se ganhar como é óbvio hhh hhh mas exato mas mas é propriamente é porque é um desporto coletivo hum hum eu gosto de desportos coletivos no ténis não é não é um desporto coletivo mas também pode haver um uma certa um um relacionamento com / com toda a gente, com treinador, com colegas de treino e isso tudo// mas basta olhar para o ténis e ver que quem ganha um torneio ganha um prize money um prémio monetário um prémio hum hum e uma pessoa fica assim a pensar mas então aonde é que está a verdadeira essência do desporto de é um acrescento e se calhar na minha op / naquilo que eu quero / se calhar/ fazer é justamente contra as minhas ideias , mas como eu sei que na minha geração é muito difícil haver alguma alteração até porque prefiro / talvez ser um bocado incoerente comigo próprio mas no fundo fazer aquilo que eu gosto e dizer aquilo que penso isto isto ao fim ao cabo como pensamos todos fazer a mesma coisa , não é eh ah / ah outras gerações antes de da vossa pensou exatamente o mesmo isto é têm ideias partidas ah e deles todos , vocês têm um objetivo ah na generalidade não são novos interessantes vieram muito tempo o que acontece é que depois a prática / diz " bom se é meu filho " " então em vez de ser exatamente como eu penso , então há-de ser melhor assim " " se / ah me toca na pele o melhor que eu faço é proteger " e ao fim ao cabo estamos todos a ser é sempre o mesmo problema mas esse problema é é / é fruto é da sociedade em que nós vivemos / da [/] das mentalidades das pessoas sim , mas nós não podemos sempre culpar a sociedade como um todo , porque essa tem as costas largas , mas não existe , não é eh somos todos , temos que / que começar no um pois , tem que se começar assim no um , depois dois , depois três depois de três em seis é metade os outros três se sente , talvez , mais arrastados são seis depois seis é / é uma bola , uma avalanche de quatros e três claro tem que começar quetem vamos começar essa revolução hhh espero que seja se não minha qualquer dia e com certeza que não pelo menos que seja a vossa hhh mas é isso está bom ? esperemos que sim muito obrigada pela ajuda de nada começar a dar o passo aqui talvez hhh ajudar os outros , ajudamos o , se calhar aqueles velhos ideias da religião que ao fim ao cabo também vão para isto e desculpa em toda a massada não faz mal está bem

Download XMLDownload textWaveform viewSentence view