DI_5LF11b
Without Title
ID | 5L |
Participant | V. Lopes |
Gender | Feminino |
View options
Text: - Show: - Tags:
Javascript seems to be turned off, or there was a communication error. Turn on Javascript for more display options.
Ok
Não
tens
muita
prática
de
ler
alto
pois
não
?
Não
Hoje
em
dia
não
não
leem
alto
nas
aulas
?
No
Leem-se
mas
uh
/
É
por
exemplo
aquelas
pessoa
que
que
não
não
erram
nunca
é
que
leem
Porquê
?
Porque
assim
/
hhh
é
É ? E e tu não não costumas ler ?
Às
vezes
Ah
mas
costumas
ler
alto
ou
costumas
ler
baixo
?
Ah
hum
Alto
Quando
não
nas
aulas
alto
Nas
aulas
ou
em
casa
?
Não
baixo
para
mim
Hum
hum
Quando
estás
a
estudar
estudas
sempre
baixo
nunca
...
Não
quando
quando
estou
a
estudar
tem
de
ser
alto
mas
quando
estou
a
ler
um
livro
/
Hum
tem
que
ser
para
mim
Hum
hum
Mas
sabes
que
é
muito
ter
o
hábito
de
ler
alto
também
porque
ouvindo-nos
conseguimos
corrigir
/
ah
a
própria
pronúncia
e
a
articulação
/
Han
han
há
muitas
coisas
que
/
nós
antecipamos
sílabas
e
outras
coisas
do
gênero
mas
se
nos
ouvirmos
Já
não
fazemos
já
não
fazemos
isso
Nunca
tiveste
problemas
de
articulação
?
Sim eu trocava a as letras eu sou disléxica
Hum
hum
Ah
e
fizeste
algum
tratamento
para
recuperar
ah
/
Fiz
Hum
hum
Ainda
no
psicólogo
e
depois
/
pronto
fala
falávamos
e
ela
corrigia-me
às
vezes
mas
não
não
era
tanto
pela
fala
era
mais
pela
escrita
Hum
hum
O
que
é
que
que
costumavas
fazer
?
Lembraste
ainda
de
que
tipo
de
erros
é
que
davas
?
Ah
/
hum
era
do
género
era
para
escrever
perto
e
eu
escrevia
preto
Hum
hum
E
às
vezes
na
le
não
era
na
fala
assim
diária
mas
às
vezes
na
li
na
leitura
também
trocava
Hum
hum
Oh
há
bocadinho
também
trocaste
a
conversa
pela
conserva
hhh
hhh
hhh
Nunca
tinhas
ouvido
falar
em
moendas
?
Moendas
não
Hum
Haviamuitaspalavrasquenãoconheciasna/ na lista ?
Algumas
aquelas
mais
Hum
mais
complicadas
Hum
Ah
tens
o
hábito
de
escrever
ou
não
?
Escrever
escrevo
Mas
o
que
é
que
costumas
escrever
que
tipo
de
coisas
?
Quando
há
certas
composições
na
escola
/
trabalhos
também
/
na
escola
e
depois
/
normalmente
antes
dos
testes
faça
sempre
resumos
da
matéria
e
coisas
assim
/
e
no
meu
diário
Hum
hum
hhh
E
tens
o
cuidado
de
escrever
eh
de
acordo
com
as
normas
ortográficas
hhh
ou
também
já
prescindes
de
muitos
acentos
e
?
Não
quando
escrevo
com
mais
normas
or
ortográficas
é
quando
/
/
hum
quando
é
composições
para
a
escola
e
trabalhos
nos
trabalhos
de
grupos
é
/
quando
se
tem
mais
cuidado
Hum
hum
Mas
isso
quer
dizer
que
por
exemplo
hum
no
que
diz
respeito
à
acentuação
muitas
vezes
não
pões
acentos
?
Ou
não
?
Por
exemplo
sei
lá
em
crítico
perpétuo
/
ínfimo
e
outras
que
Algumas
ponho
outras
não
/
hhh
É
?
E
os
e
os
teus
colegas
?
Na
maior
parte
não
põe
a
maior
parte
das
pessoas
não
se
preocupa
com
os
acentos
É
?
É
Mascomoéque se forem ler aquilo como é que leem ?
Leem
como
se
tivesse
acento
Pois
Ah
e
os
professores
nunca
vos
chateiam
por
causa
disso
?
Chateiam-sesó especialmente a professora de Francês porque os /
os
a
os
acentos
nós
pomos
sem
pomos
sempre
para
o
lado
errado
hhh
hhh
E
a
de
Português
?
O
que
é
que
fazem
nas
aulas
de
Português
?
Estamos
a
ler
os
Lusíadas
Ai
é
?
É
E
que
tal
?
Ah
alto
também
ou
não
leem
e
analisam
simplesmente
?
Alto
Alto
Alto
e
depois
lemos
as
estrofes
analisamos
estrofe
por
estrofe
Hum
hum
E
que
tal
?
É
fácil
ou
nem
por
isso
?
Quer
dizer
é
fa
é
fácil
só
que
/
às
vezes
pode
hum
uma
estrofe
pode
ter
várias
interpretações
/
etambémoqueaindama/ na leitura por exemplo o que é mais difícil é certas palavras /
que
hoje
em
dia
se
escrevem
de
uma
maneira
lá
está
es
/
escrito
de
outra
e
nós
lemos
como
se
estivesse
cá
e
depois
temos
que
voltar
ou
/
outra
vez
ao
sítio
e
ler
/
com
/
como
se
escrevia
antigamente
Hum
hum
Isso
não
vos
causa
problemas
depois
para
/
identificação
das
próprias
palavras
?
Hum
algumas
palavras
aquelas
mesmo
mesmo
complicadas
temos
que
ir
/
à legenda pronto se não conseguimos outras conseguimos é são fácil
E
têm
textos
de
apoio
ou
notas
eh
Temos
notas
no
livro
Hum
hum
Ahparaalémde/ dos Lusíadas eh que outros textos é que /
na
aula
de
português
já
foram
dados
este
ano
lembraste
?
Começaram
logo
com
os
Lusíadas
?
Não
não
Nós
/
fizemos
uma
breve
leitura
pelo
/
por
o
Auto
da
Barca
/
Hum
hum
de
Gil
Vicente
e
pelo
Auto
/
/
da
/
da
Almada
Hum
hum
Dessas
de
qual
é
que
gostaste
mais
?
Do
Auto
da
Alma
porque
depois
nós
fomos
ver
ao
teatro
ver
/
Hum
hum
/
e
foi
/
era
mais
giro
Hum
hum
O que é porque é que gostaste da da ida ao teatro ?
Porque
eu
o
te
hum
o
teatro
está
assim
estava
mesmo
/
a
peça
já
é
assim
/
engraçada
e
depois
ainda
estava
mais
cómico
/
fizeram
um
teatro
interativo
/
que
as
pessoas
do
público
também
entram
na
história
mais
ou
menos
então
os
atores
estavam
sempre
a
meterem-se
connosco
Hum
hum
Ai
era
?
Era
Foi
a
turma
toda
?
Foi
Era
só
a
vossa
turma
?
Não
eram
mais
Hum
hum
Mas
eram
de
anos
Diferentes
diferentes
Eosoutros já todos tinham lido o texto
Já
Achas
que
é
melhor
ir
assim
ao
teatro
depois
de
ter
lido
o
texto
?
Oh
ou
então
ao
contrário
porque
depois
temos
curiosidade
para
ir
ler
o
texto
Hum
hum
Ah
costumas
ir
ao
teatro
?
Algumas
vezes
Hum
hum
Ah
/
essa
ida
foi
a
onde
exatamente
qual
era
o
/
[
/
]
o
onde
é
que
era
?
Hum
fo
ai
como
é
que
chama
Já
foi
há
muito
tempo
?
Foi
no
primeiro
período
Hum
hum
Como é que hei-de dizer é sei que ao pé do teatro ficava uma mesquita antiga /
o
teatro
era
pequenino
Hum
Mas
era
onde
?
É
Sintra
é
Em
Lisboa
Não
sei
onde
é
que
é
Na
baixa
?
Não
Acho
que
é
o
Politeama
Hum
Não
sei
Não
faço
a
menor
ideia
Acho
que
era
tinh
assim
um
nome
assim
parecido
Hum
hum
E
ao
cinema
gostas
de
ir
?
Gosto
Qual
foi
o
último
filme
que
tu
viste
?
Último
filme
que
eu
vi
foi
mentes
perigosas
É
?
hhh
Conta-me
lá
então
a
história
se
és
capaz
de
lembrar-te
Era
uma
turma
que
/
de
pessoas
assim
/
do
subúrbio
/
e
pobres
e
revoltadas
/
e
os
professores
deles
acabavam
ou
ou
por
morrer
/
hhh ou então por eh não houve uma que a última tinha morrido /
/
ah
/
ou
por
desistirem
e
despedirem-se
e
então
Porquê
?
Porque
as
pessoas
eram
muito
revoltas
era
?
Eram
muito
revoltadas
e
não
gostavam
das
aulas
e
iam
para
lá
/
hum
só
por
obrigação
/
então
foi
uma
professora
/
/
e
/
hum
e
ela
começou
a
ler
um
livro
como
é
que
se
havia
de
de
trabalhar
com
com
aqueles
alunos
/
/
e
hum
ela
no
primeiro
dia
foi
ninguém
ouviu
ah
hum
ninguém
ouviu
e
no
segundo
dia
chegou
chegou
lá
e
disse
que
todos
tinham
nota
vinte
/
logo
no
princípio
o
que
eles
tinham
que
fazer
era
mantê-la
ah
aí
eles
começaram-se
a
interessar
e
ela
começou
/
fazia
um
um
pouco
de
chantagem
não
é
?
Assim
"
Se
estudarem
isto
"
/
"ouquem quem fizer o melhor trabalho vai jantar fora comigo " /
/
ah
"
quem
"
"
quem
souber
amanhã
"
/
/
eh
/
"
deputar
este
texto
"
ah
"
dou
um
chocolate
"
/
assim
coisas
assim
e
começou
a
dar-lhes
coisas
/
Hum
hum
se
/
/
e
eles
começaram
a
interessar-se
pelas
aulas
e
a
gostavam
mu
muito
dela
/
mas
entretanto
ah
/
a
diretora
da
escola
/
começou
assim
um
bocado
/
a
ficar
assim
um
bocado
chateada
/
depois
foram
surgindo
problemas
/
/
ah
houve
uns
alunos
que
tiveram
problemas
porque
os
pais
/
não
queriam
que
eles
aprendessem
poesia
porque
eles
estavam
a
dar
poesia
/
e
/
tirou
da
escola
porque
achava
que
a
poesia
não
/
não
vinha
trazer
na
pa
nada
hhh
para
a
vida
/
então
tirou-lhes
da
escola
houve
outra
que
engravidou
/
/
e
/
o
/
hum
/
naquela
escola
havia
uma
/
uma
espécie
de
lei
que
/
que
se
/
se
quisesse
podia
sair
da
escola
pronto
não
/
não
tinha
problema
nenhum
/
podia
sair
da
escola
que
era
para
a
rapariga
/
sair
da
escola
porque
/
aquelepo/ aquela escola tinha o dilema que a gravi a gravidez /
era
contagiosa
/
quer
dizer
uma
estava
grávida
depois
as
outras
iam
aparecer
todas
Ai
credo
Hum
Então
depois
essa
profe
essa
professora
foi
à
casa
dela
/
trouxe-a
outra
vez
para
as
aulas
/
e
po
depois
/
/
ah
aconteceu
um
problema
maior
que
foi
/
haviaum um rapaz e uma rapariga que namoravam nessa turma /
/
e
/
mas
essa
rapariga
tinha
tido
um
ex-namorado
/
Hum
esse
ex-namorado
tinha
acabado
de
sair
da
prisão
/
e
então
ele
queria
matar
o
namorado
atual
dela
Hum
hum
Então
o
namorado
atual
dela
decidiu
ir
falar
com
o
diretor
da
escola
porque
não
sabia
com já tinha falado com o professor mas não sabia que não sabiam os dois o que haviam de fazer /
Hum
hum
então
foram
falar
com
o
diretor
da
escola
mas
ele
esqueceu-se
de
bater
à
porta
Esqueceu-se
de
bater
à
porta
/
então
o
diretor
mandou
embora
porque
ele
não
bateu
à
porta
/
hhh
no
dia
seguinte
ele
apareceu
morto
Ah
E
assim
ele
morreu
por
não
ter
batido
à
porta
Hum
Então
aí
/
ah
hum
a
professora
decidi
/
deixar
de
dar
aulas
/
mas
depois
Hum
hum
E
a
turma
continuou
assim
a
gostar
eh
A
gostar
Hum
hum
E
via-se
que
eles
tinham
melhorado
o
seu
comportamento
?
Tinham
melhora
melhorado
o
comportamento
e
além
disso
muito
deles
tinham
capacidades
para
estudar
poesia
e
/
ir
para
a
escola
Hum
hum
Uh
eles
uh
no
princípio
todas
as
professoras
eram
assim
mais
agressivas
e
/
/
e
davam-lhes
notas
baixas
aquela
deu
logo
um
vinte
à
partida
/
tinham
que
manter
era
muito
mais
fácil
Hum
hum
Pronto
foi
assim
foi
giro
O
que
é
que
gostaste
mais
?
O
que
é
que
eu
gostei
mais
?
Sim
Não
sei
foi
a
posição
dela
porque
ela
era
uma
professora
diferente
porque
ela
chegava
/
para
lhes
chamar
a
atenção
ela
chegava
sentava-se
na
secretária
ponha
os
pés
em
cima
da
mesa
/
assim
coisas
e
dava-lhes
coisas
e
/
e
como
eles
se
interessavam
muito
pela
morte
porque
essas
pessoas
/
são
assim
um
bocado
pela
morte
e
pela
/
são
assim
obscuro
e
essas
coisas
/
ela
/
só
/
só
estudava
assim
poemas
/
Desses
desses
desse
gênero
então
eles
também
/
também
se
interessavam
e
fez
um
concurso
também
/
/
quem
/
quem
conseguisse
saber
o
/
o
que
um
poeta
já
não
me
lembro
qual
era
/
estava
a
dizer
/
/
ah
/
hum
/
ia com ela jantar fora e depois ela houve uns que ganharam e foram jantar fora /
Hum
hum
com
ela
Ah
/
onde
é
que
se
passava
o
ah
a
ação
do
filme
lembras-te
?
Não
o
sítio
sítio
local
não
não
não
sei
mas
devia
ser
na
ame
/
Na
América
/
Na
América
Hum
Achas
que
cá
se
poderia
passar
uma
coisa
desse
gênero
assim
numa
dessas
escolas
?
Assim
tão
tão
/
como
aquela
não
não
é
?
Hum
Porquecánas / eh cá em Portugal por exemplo /
há
turmas
e
há
escolas
que
são
mais
agressivas
/
msanão não faziam metade do que aqueles faziam por /
têm
medo
dos
professores
e
têm
medo
dos
pais
porque
os
pais
também
se
interessam
Hum
hum
pelos
filhos
Na na tua escola eh não há assim problemas de disciplina e /
coisas
assim
Há
alguns
problemas
de
disciplina
mas
se
os
pais
condenam-nos
e
os
professoras
também
Hum
hum
E
E
como
é
que
se
resolvem
normalmente
esses
conflitos
?
Ah
às
vezes
há
certos
conflitos
/
e
são
uns
ou
são
mal
criados
ou
qualquer
coisa
/
pedir
desculpa
ou
há
uma
reunião
para
ver
o
que
é
que
está
mal
e
o
que
é
que
está
bem
/
e
depois
há
concelhos
disciplinares
/
Hum
hum
onde
são
punidos
E
os
eh
e
os
pais
costumam
participar
eh
/
quando
/
[/] quando são chamados por causa de haver um problema qualquer ?
Oh
alguns
não
se
interessam
por
exemplo
a
minha
professora
de
Inglês
no
outro
dia
estava
a
falar
/
um
rapaz
da
turma
dela
não
tem
livros
/
então
ela
mandou
chamar
os
pais
e
disse
"
Olhe
o
seu
filho
não
tem
livros
"
/
elesassim / e a e a mãe /
desse
rapaz
disse
/
"
Ele
também
não
precisa
de
livros
para
nada
"
/
quer dizer há há alguns pais que não se interessam mas há outros que se interessam
É
claro
Hum
hum
Ahena na vossa escola uh que tipo de coisas é que vocês fazem
para
além
das
aulas
?
Têm
possibilidades
de
fazer
atividades
eh
Há
vários
grupos
lá
na
escola
que
pronto
há
o
clube
de
Arqueologia
há
o
clube
europeu
há
muitos
clubes
lá
na
escola
/
há
o
desporto
escolar
Hum
hum
Costumas
participar
em
algum
desses
clubes
ou
não
?
Eu
sou
do
clube
europeu
E
e
o
que
é
que
é
isso
?
Neste
momento
não
é
nada
quer
quer
dizer
nós
queriamos
ir
a
França
e
então
tinhamos
de
estar
em
algum
clube
hhh
/
hhh
Ah
bom
eentãonão mas não fazemos nada nun nunca houve nada
Em
concreto
em
concreto
Mas
nunca
eh
vos
passou
pela
cabeça
fazer
por
exemplo
um
estudo
sobre
um
país
qualquer
para
tentar
reunir
informação
na
biblioteca
ou
nos
jornais
Pois
mas
é
que
a
professora
que
estava
/
porque
são
professores
/
Que
estava
e
isso
ela
nunca
/
nunca
marcou
assim
um
dia
/
o
clube
europeu
agora
vai
trabalhar
neste
dia
a
tantas
horas
nunca
marcou
nada
Pois e a turma em si não / não
Não
E
mas
isso
era
uma
coisa
para
ser
feita
com
pessoas
de
diferentes
turmas
ou
/
...
Só
a
nossa
quer
dizer
/
ninguém
se
inscreveu
naquele
clube
hhh
então
foi
a
nossa
turma
toda
Hum
hum
Hum
hum
Ahhá há escolas que têm uma coisa a que eles hoje dia
Há
aí
teatro
também
chamam
á
área
escola
/
Ah
são
atividades
que
que
fazem
área
escola
mas
isso
nós
que
é
uma
espécie
dos
vossos
de
alguma
maneira
É é da não é mas /
Hum
o
que
é
que
eu
ia
dizer
/
no sétimo ano nós fizemos ainda trabalhos nós cada turma escolheu o seu coiso /
mas
depois
como
mais
ninguém
fez
e
lá
ninguém
faz
/
deixou
de
fazer
Não
tens
pena
disso
?
Tenho
Gostava
mais
de
fazer
esse
tipo
de
coisas
ah
se
calhar
até
do
que
as
próprias
aulas
não
?
Não
mas
é
que
aquilo
não
substituía
as
próprias
aulas
/
Pois
eu
sei
Pronto
dava-se
à
mesma
mas
/
é
sempre
alguma
coisa
extra-curricular
Hum
/
mas
se
calhar
aprendia-se
mais
Mascada mas cada grupo de /
de
Inglês
ou
Francês
qualquer
coisa
tem
as
suas
atividades
Ai
é
?
Que
tipo
de
atividades
?
Por
exemplo
o
grupo
de
Francês
queria
fazer
uma
/
uma
chuva
de
estrelas
em
playback
com
músicas
francesas
/
Hum
hum
chegaram
a
fazer
?
Ainda
não
Então
?
Não
sei
Ias
ser
a
Catarina
não
era
?
hhh
hhh
hhh
Mas
o
que
é
eu
o
que
é
eu
ia
dizer
?
Mas
também
há
a
semana
cultural
lá
lá
na
escola
que
/
ah
tem
várias
salas
/
salas
de
história
várias
salas
de
Geografia
e
e
os
alunos
têm
de
fazer
trabalhos
Hum
hum
Fizeste
algum
?
Fiz
um
trabalho
para
Inglês
/
fiz
um
trabalho
para
Geografia
/
e
estive
presente
numa
/
uma
exposição
que
era
uma
casa
do
início
do
século
vinte
/
uma
casa
portuguesa
no
início
do
século
vinte
e
estive
lá
na
exposição
vestida
/
com
os
fatiotes
Ai
é
?
E
quem
arranjou
os
fatiotas
?
Foi
o
museu
/
o
museu
de
Benavente
Ai
é
?
Como
é
que
era
a
casa
?
A
casa
pronto
tinha
três
divisões
o
quarto
/
a
sala
<e
a>
/
e
a
cozinha
ah
o
quarto
/
aquelas
ca
camas
de
ferro
que
se
vê
com
um
vaso
de
flores
assim
ao
meio
/
Hum
hum
ainda
se
vê
em
algumas
casas
/
depois
tinha
uma
cômoda
grande
/
/
tinha
/
uns
como
é
que
se
chama
/
unslavatoriozinhos um lavatoriozinho pequenino também se vê algumas casas alentejanos
depois tinha uma uma banheira hhh mas que era como se fosse um alguidar
hhh
com
um
sítio
para
pôr
os
braços
hhh
Que
giro
hhh
que
era
onde
eles
tomavam
banho
coitados
não
E de onde é que via veio esse mobiliário todo ?
Todo
do
museu
de
Benavente
Hum
hum
E
como
é
que
arranjaram
esse
protocolo
com
/
o
museu
?
Foi
o
clube
de
Arqueologia
que
foi
lá
Hum
hum
Então
depois
/
arranjaram
/
Uma
maneira
maneira
de
trazer
Ah
que
giro
Depois
tinham
lá
um
berço
/
depois
a
cozinha
E
como
era
o
berço
?
De
madeira
/
e mas dava mesmo para abanar hhh /
Era
?
É
e
pequenino
baixinho
agora
são
muito
diferentes
Claro
Ah
e
depois
na
cozinha
tinha
um
aquelas
coisas
para
pôr
os
pratos
as
cane
não
as
é
outra
coisa
Ah
hum
/
De
madeira
que
é
que
se
põe
na
parede
com
vários
pratos
ah
/
cantareiros
não
é
/
também
é
uma
prateleiras
/
Agora
suporte
de
pratos
pronto
hhh
/
ah
com
um
candeeiro
a
petróleo
/
Não
me
consigo
lembrar
hhh
depois
tinham
fo
/
um
/
fogão
/
um
/
um
fogareiro
/
e depois há um / um fogãozinho /
/
ah
gaso
/
ah
/
A
gás
/
a
gás
/
petróleo
a
petróleo
petróleo
A
petróleo
depois
uma
mesa
assim
hum
/
pratos
an
pratos
antigos
/
depois
tinha
/
uma
E
durante
quanto
tempo
?
Uma
semana
Ena
A
semana
inteira
mas
tinha
horários
tinha
assim
várias
coisas
depois
eh
E
a
decoração
como
é
que
era
feita
?
&
nas
paredes
o
que
é
que
puseram
?
Estava
mesmo
aquilo
era
mesmo
uma
casa
/
Hum
Estava
mesmo
como
uma
casa
/
depois
tinha
assim
umas
luzes
escuras
ainda
parecia
que
estavamos
mesmo
a
recuar
no
tempo
Que
giro
Estava
giro
Depois
com
Quem
é
que
montou
isso
foram
as
pessoas
do
museu
?
Não
/
foram
/
foi
a
pro
/
ah
uma
professora
de
história
lá
da
escola
e
o
/
e
os
alunos
dela
estagiários
Hum
hum
Também
são
professores
lá
na
escola
Pois
E
os
alunos
também
tiveram
lá
envolvidos
Claro
Como é que eu hei-de dizer na e na sala tínhamos canapé
tinham
uma
mesa
de
étagère
que
é
tem
assim
um
nome
esquisito
Sim
que
é
o
quê
?
Ah
pronto
é
assim
uma
como
se
fosse
assim
uma
cômoda
/
sim
mas
sem
gavetas
sem
nada
/
com
uma
pedra
mármore
por
cima
/
Hum
hum
/
um
espelho
algumas
sem
espelho
outras
não
mas
por
baixo
com
uma
prateleira
só
/
assim
com
uns
pés
todos
trabalhados
/
Hum
depois tinha um / um suporte para flores também tem um nome esquisito
Não
te
lembras
?
Não
Um
canapé
O
que
é
o
canapé
?
É
um
é
uns
banquinhos
depois
tem
a
rede
por
ah
a
rede
nas
costas
e
/
e
um
acento
Hum
Está
bom
e
o
e
o
hum
/
era
então
a
/
[/] a cozinha e o quarto e mais quê ?
E
sala
Hum
e
era
na
sala
que
isso
que
existia
essas
coisas
está
bem
Ah
e
para
além
dessa
atividade
que
foi
basicamente
preparada
pelos professores de Arqueologia ah / havia / ou pelo grupo de Arqueologia seja lá o que for /
havia
outras
que
era
de
quê
?
Geografia
...
Geografia
por
exemplo
/
/
ah
conse
/
ah
fo
com
o
banco
alimentar
/
foi-se
fazer
uma
recolha
de
alimentos
em
Carnaxide
e
lá
na
escola
Como
é
que
fizeram
isso
?
O
banco
alimentar
forneceu-nos
uma
carrinha
/
ah
forneceu-nos
umas
t-shirts
que
é
para
estarmos
identificados
e
uns
sacos
e
então
fomos
para
o
Pingo
Doce
de
Carnaxide
com
a
tudo
/
do
Pingo
Doce
/
/
ah
entregávamos
o
saco
à
entrada
e
a
pessoa
depois
trazia
o
saco
com
alguns
alimentos
/
Hum
hum
depois
o
carre
/
levamos
para
a
escola
/
depois
na
escola
tínhamos
um
autocarro
/
que
/
que
também
recebia
alimentos
dos
alunos
da
escola
/
o
ano
passado
tínhamos
conseguido
quatrocentos
quilos
/
mas
foi
só
alunos
este
ano
conseguimos
três
mil
e
quatrocentos
Ena
Em
dois
dias
no
Pingo
Doce
/
e
depois
uma
semana
na
escola
E a distribuição desses alimentos era feita pelo pelo banco alimentar /
O
banco
alimentar
não
distribuía
depois
foi
para
o
banco
alimentar
/
e
depois
lá
no
banco
alimentar
várias
instituições
é
que
vão
buscar
para
distribuir
mesmo
de
casa
em
casa
/
às
pessoas
de
necessitadas
E
que
tipo
de
coisas
é
que
as
pessoas
eh
levavam
era
coisas
que
não
se
estragavam
?
Nó
nós
demos
uma
lição
à
às
pessoas
podia
ser
/
/
a
conservas
arroz
massas
esparguete
/
/
ah
óleo
azeite
cereais
/
coisas
que
não
se
estragassem
Claro
Sal
é
que
tivemos
muito
hhh
muito
sal
Muito
sal
Que
era
barato
e
hhh
enfim
hhh
Mas
ficaram
com
sal
se
calhar
hhh
hhh
Eu
leite
leite
conseguimos
/
havia
umas
grades
de
quinhen
que
levavam
quinhentos
/
quilos
/
enchemos
duas
grades
de
leite
Hum
hum
podia-se
dar
também
Mantém
durante
bastante
tempo
Hum
hum
Olha
e
outras
atividades
que
tu
tenhas
fora
da
escola
o
que
é
que
tu
costumas
fazer
?
Natação
É
?
E
gostas
muito
da
natação
?
Gosto
Aonde
é
que
fazes
?
No
Hum
hum
Às
vezes
hhh
hhh
Sim
às
vezes
hhh
hhh Porque é que não tens vindo vindo regularmente ?
Quer
dizer
às
vezes
não
posso
outras
vezes
tenho
de
estudar
outras
vezes
tenho
testes
/
Hum
assim
essas
coisas
hhh
Qualquer
dia
puxo-te
por
uma
orelha
hhh
hhh
Sabes que no outro dia ah não não via
Euvim eu vim cá mas não estava cá ninguém na terça feira
Andamos
desencontradas
hhh
Ah
/
no
/
naquele
mês
em
que
acabaste
por
não
ir
até
uma
vez
porque
já
estavas
no
fim
não
sei
quê
não
sei
que
mais
ah
acabei
por
pagar
o
mês
inteiro
Foi
?
Tem
que
se
pagar
sempre
Ah
Portanto
naquela
vez
paguei
eu
os
dois
de
seguida
Portanto
não
adianta
/
tens
de
ir
hhh
Tens
de
ir
se
não
puxo-te
as
orelhas
Hum
/
hhh
Ah
e
para
além
da
natação
?
Agora
estou
num
grupo
de
teatro
ah
lá
na
escola
que
hum
/
juntamente
com
o
grupo
pró-vida
vamos
fazer
uma
peça
de
teatro
Com
o
grupo
quê
?
Pró-vida
Hum
e
em
que
é
que
consiste
o
grupo
pró-vida
?
É
/
é
uma
associação
onde
/
onde
estão
pais
de
ai
como
é
que
se
diz
grupo
de
Crianças
?
Não
de
hum
como
é
que
se
diz
?
jánão não me lembro da palavra
Pais
de
quê
?
de
drogados
mas
tem
um
nome
especial
/
Ah
isso
não
sei
Toxicodependentes
é
isso
mesmo
eu
não
me
lembrava
Hum
De
toxicodependes
e
alguns
toxicodependentes
que
estão
em
recuperação
ou
/
que
eram
/
toxicodependentes
E
já
não
são
Já
não
são
e
depois
também
há
alguns
encena
/
hum
encenadores
/
sim
/
que
que
nos
estão
a
ajudar
e
a
associação
de
pais
Hum
hum
E
/
ah
/
que
peça
é
que
vocês
estão
a
tentar
preparar
?
Nós
in
nós
é
que
vamos
escrever
peça
Ai
é
?
Porque ah aquilo é é prever os vários caminhos que levam pessoas irem à droga /
os
jovens
irem
à
droga
e
então
/
vamos
ter
três
ambientes
o
ambiente
da
escola
o
ambiente
da
família
/
o
ambiente
dos
amigos
por
exemplo
numa
discoteca
agora
com
essa
história
do
ectasy
e
essas
coisas
Hum
hum
E
Tens
eh
colegas
teus
que
/
que
digam
ter
experimentado
isso
?
Não
Hum
On
ontem
ti
/
ah
no
/
Nos
casos
polícia
falaram
nisso
não
é
?
Foi
por
acaso
não
vi
mas
vi
uma
vez
um
vi
não
sei
onde
já
/
uma
reportagem
que
/
foi
proibido
o
ecstasy
e
então
/
/
ah
hum
agora
nas
discotecas
na
entrada
vendem
umas
/
umas
bebidas
/
que
têm
um
nome
especial
que
eu
não
me
lembro
qual
é
e
por
mil
escudos
e
/
lá
dentro
dessas
bebidas
as
pessoas
não
sabem
/
mas
está
o
comprimido
desfeito
Tfe
Esses
são
doidos
E
as
pessoas
não
sabem
Oh
não
sabem
também
se
eu
vou
comprar
essa
bebida
assim
porque
já
sabem
o
efeito
que
dá
não
é
?
Quer
dizer
porque
sa
Ah
isso
/
hoje em dia acho que só se droga mesmo quem quem quer
Quem
quer
Com
a
EmCarnaxideháum há um rapaz que /
Pronto ele já se drogava e depois também com por causa de uma pastilhas /
enlouqueceu
Ele
anda
em
Carnaxide
seja
verão
seja
inverno
de
calções
/
camisola
de
pijama
/
/
os
chinelos
no
bolso
descalço
/
/
assim
com
colher
de
pau
na
mão
assim
maluco
Será
que
as
pessoas
mesmo
vendo
esses
exemplos
não
/
não
pensam
duas
vezes
antes
?
Algumas
pensam
outras
não
Lána na tua escola há já houve problemas com /
?
Já
morre
um
rapaz
de
overdose
Ah
hum
lá
na
minha
escola
há
Há
mui
muitos
problemas
assim
?
Há
Co
/
e
como
é
que
é
a
relação
das
pessoas
que
/
que
se
drogam
com
as
outras
?
Levanta
problemas
?
Se
as
pessoas
tiverem
caladas
não
É
?
Que
história
é
essa
?
Se
as
pessoas
tiverem
caladas
não
?
Quem é assim / ah e mesmo já não /
dantes
ainda
ia
a
polícia
lá
à
escola
e
isso
mas
agora
já
nem
vão
Porque
eles
po
eles
nem
não
é
uma
droga
assim
muito
pesada
pesada
é
mais
charros
Hum
Então
põe-se
a
fazer
os
ci
os
cigarros
à
frente
de
toda
a
gente
/
/
ah
e
a
fumar
/
eh
pronto
e
essas
coisas
e
/
mesmo
contínuos
veem
mas
não
dizem
nada
hhh
e
ninguém
e
o
conselho
diretivo
sabe
hhh
e
não
faz
nada
/
?
hum
tem
medo
O
que
é
que
tu
achas
eh
<Eu
acho
mal>
eu
acho
mal
primeiro
eles
eh
eles
não
/
sabem
o
que
estão
a
fazer
estão
a
fazer
mal
/
e
isso
devia
ser
proibido
na
escola
Hum
hum
Eelesnão/ não tentam impingir isso a outros ?
Não
Não
Nem
fazem
coisas
do
tipo
ah
/
fuma
se
não
fu
se
não
fumares
já
és
eh
sei
lá
maricas
hhh
/
eh
uma
coisa
qualquer
hhh
Não
sei
mas
acho
que
não
Hum
Nãonunca nunca surgiu assim nenhum caso ah hum /
/
ah
relacionado
com
as
pessoas
tuas
conhecidas
ou
contigo
?
Não
Nem
na
tua
turma
isso
apareceu
?
Havia
uma
rapariga
na
minha
turma
que
sim
mas
essa
já
chumbou
por
faltas
Hum
Que
é
o
costume
não
é
?
Ela
ia
para
escola
mesmo
só
para
isso
não
ia
para
a
escola
para
mais
nada
E
o
que
é
que
a
levaria
a
/
Não
sei
meter-se
nisso
?
Talvez
problemas
em
casa
não
sei
Mas
há
algum
problema
que
justifique
isso
?
Ela também já está já tinha dezasseis anos estava no nono ano não é ?
Não
sei
eu
acho
que
não
Há
tanta
gente
que
tem
problemas
e
vidas
difícies
não
é
?
Claro
/
e
Claro
Ao
fim
ao
cabo
a
decisão
é
sempre
de
cada
um
Hum
hum
Ah
a
tua
mãe
costuma
participar
bastante
nas
atividades
da
escola
achas
que
isso
que é uma / uma vantagem para vocês ? Para ti e para o teu irmão ?
É
É
Porquê
?
Às
vezes
é
uma
vantagem
outras
vezes
é
uma
desvantagem
Hum
Vantagem
porque
também
participamos
e
conhecemos
mais
gente
e
/
e
essas
coisas
/
/
e
desvantagem
/
é
pronto
é
os
professores
não
é
?
Conhecem-na
/
isso
E
então
hhh
hhh
Estão
ela
está
sempre
a
par
hhh
hhh
hhh
Não
podem
fazer
nada
que
não
seja
controlados
É
hhh
O
teu
irmão
já
está
quase
a
sair
não
é
?
É
hhh
Depois
vê-se
livre
hhh
/
dessa
perseguição
hhh
Ele
já
pensou
o
que
é
que
vai
fazer
ou
ainda
não
?
É
para
o
que
der
É
?
É
hhh
hhh
É
para
o
que
der
hhh
Oteu pai disse que que ele / tinha intenção que ele gostaria de ir para Évora
É mas a minha mãe na a minha a minha avó está com pavor
de
ele
ir
para
Évora
porque
em
Évora
/
Porquê
?
os
estudantes
suicidam-se
todos
hhh
não
mas
muitas
vezes
Oh
que
disparate
hhh
suicidam-semu/ suicida-se mu muitos estudantes em Évora
Entãoeufui ela " Para Évora não vás " hhh /
hhh
Ainda
te
matas
"
Ainda
te
matas
não
vais
"
hhh
Que
palermice
Até
parece
Mas
eu
eu
gostava
também
de
quando
fosse
assim
para
estudar
/
eu
acho
que
é
muito
giro
estudar
assim
sem
ser
/
mesmo
em
Lisboa
por
exemplo
no
sítio
onde
se
vive
/
Hum
hum
muito
mais
giro
ir
assim
para
fora
É
?
hhh
Depois
quando
lá
estiveres
a
gente
fala
hhh
hhh
hhh
Depois
lá
deve
ser
assim
um
bocadinho
difícil
não
é
?
Saudades
e
isso
mas
É
Não também é é agradável por uma série de outras razões mas
é
essencialmente
muito
mais
dispendioso
Pois
é
hhh
hhh
Ah
eu
como
vivia
na
província
porque
eu
não
tinha
outra
alternativa
não
é
?
Se
queria
estudar
tinha
mesmo
que
sair
de
lá
mas
na
altura
/
a
questão
que
se
colocava
era
/
/
ou
/
ou
vais
para
fora
ou
não
fazes
/
não
é
?
Hum
hum
hum
Agora
vocês
aqui
com
isto
tudo
aqui
pertinho
/
é
quer
dizer
é
ridículo
estarem
a
abalar
é
ridículo
estarem
a
abalar
mas
eu
compreendo
também
ah
/
pois
é
Depois
com
vontade
de
ir
embora
conhecer
outros
sítios
e
é
tudo
E
não
não
gostavas
de
conhecer
assim
outros
países
assim
?
Alguns
países
gostava
outros
não
Porquê
?
Tens
ideias
preconcebidas
a
respeito
deles
?
Éhá háal/ não sei porquê é aquelas coisas olho para aquele país não gosto
hhh
olho
para
aquele
gosto
hhh
hhh
Como
é
que
é
isso
?
O qual era o que não gostarias de conhecer ?
Ah
eu
Oqueeunãogosta/ a Índia
Porquê
?
Não
sei
eu
acho
aquele
país
<tão
porco>
tão
porco
hhh
hhh
Por
exemplo
nas
imagens
que
se
vê
no
telejornal
ou
isso
é
só
ratos
a
passar
e
e
não
gosto
hhh
Mas
há-de
ter
coisas
bonitas
han
Ah
há-de
ter
mas
hhh
/
Pois
eu
gostava
de
conhecer
parece-me
assim
um
bocadinho
fascinante
Não
Não
E
outro
que
não
gostasses
?
Que
eu
não
gostasse
?
Ah
depois
há
uns
que
eu
gostava
mais
outros
que
eu
gostava
menos
/
Hum
depois
não
há
assim
mais
nenhum
que
eu
não
gostasse
mesmo
não
gostasse
Hum
hum
Jáháváriosanosqueandamapara <para ir a França> para ir a França nunca mais vão não é ?
É
Já
este
ano
também
não
é
Já
estou
farta
de
frança
por
causa
disso
hhh
hhh
França
já
não
queres
ir
Sóeu não porque depois na / na altura de de semana esco / ah da semana cultural
fomos
ver
um
filme
sobre
França
Hum
hum
Depois
com
não
/
a música dele enquanto víamos França hhh então já já deito França pelos olhos
É
?
E
hum
e
Inglaterra
?
Gostava
/
mas
o
que
eu
gostava
mais
era
assim
a
Grécia
países
que
já
estudamos
em
História
/
Hum
hum
Por
exemplo
acho
mais
giro
Sempre
já
sabem
algumas
coisa
não
é
?
Alguma
coisa
E
nas
aulas
de
Inglês
não
falam
de
/
de
Inglaterra
outras
coisas
assim
?
Falamos
Falamos
Mais
de
Inglaterra
ou
dos
Estados
Unidos
?
Inglaterra
É
?
É
por
acaso
a
minha
stora
é
contra
/
contra
americanos
e
não
porque
/
hhh
nós
algumas
ve
algumas
vezes
por
causa
dos
filmes
e
isso
/
dizemos
As
palavras
à
americano
à
americana
e
então
ela
não
gosta
disse
"
Vocês
estão
aqui
para
aprender
inglês
correto
"
/
"
não
é
para
aprender
americano
"
pronto
hhh
Então
/
temos
que
falar
/
por
isso
/
/
ah
inglês
hhh
Não / não tens por acaso ah hum /
ou
nunca
tiveste
nenhum
colega
que
fosse
brasileiro
?
Tive
E
como
é
que
é
o
o
hum
o
aproveitamento
deles
eh
eh
como
é
que
eles
?
Ahela ela era boa aluna era a Elise /
/
ah
hhh
Elise
ela
era
boa
aluna
/
Hum
hum
especialmente
em
Inglês
E e a Português como é que era ?
A
Português
po
Não
tinha
problemas
?
Algum alguns
Onde é que ela aprendeu a / a escrever ?
Aescreve/ cá
Lá
ou
cá
?
Ah
pois
Mas algum por causa da [/] da pronúncia certas /
porqueé eles por exemplo queria-te ver el / e /
te
queria
ver
ou
assim
/
Hum
hum
é
mais
só
pronúncia
não
na
escrita
Hum
e
os
professores
aborreciam-se
com
isso
ou
não
?
Não
alguns
aborreciam-se
outros
não
hhh
É
por
isso
Está
Ah
/
hum
/
eh
disseste-me
que
costumas
a
ir
de
férias
para
Odemira
Hum
hum
Já
me
explicaste
porquê
o
que
é
que
tu
gostas
de
fazer
lá
?
Ir
à
praia
Ir
à
praia
hhh
Só
pensas
na
praia
?
Sim
hhh
hhh
Sim
ir
à
praia
é
gi
Hum
Depois
hum
de
lá
às
vezes
/
faziamos
mini
viagens
pelo
o
Alentejo
Hum
hum
Conhecer
Évora
/
ah
évora
não
/
Beja
/
No
quê
?
conhecia
Beja
já
/
não
conhecia
Hum
hum
Gostei
E
fizeste
lá
amigos
?
Aonde
em
Beja
?
Não
em
Évo
/
em
Odemira
Ah
conhecidos
da
minha
mãe
e
isso
/
Hum
porque
de
resto
é
praia
E
E
malta
nova
há
por
lá
muita
ou
não
?
Alguns
mas
são
assim
meio
como
é
que
eu
hei-de
dizer
hhh
meio
como
é
que
eu
vou
hhh
dizer
hhh
Nem
sei
sabes
como
é
que
meio
alentejano
hhh
não
não
não
é
alentejano
/
hhh
é
Fala
com
São
assim
/
têm
umas
ideias
assim
um
bocado
Retrógradas
É
Hum
E
/
e
para
onde
é
que
costumas
ir
para
a
praia
?
Quer
dizer
/
lá
há
umas
várias
praias
por
onde
se
/
onde
se
há-de
ir
da
Zambujeira
é
a
que
tem
mais
gente
/
há
mais
mas
eu
gosto
é
de
ir
para
o
não
sei
porquê
Hum
hum
É
a
que
tem
menos
gente
mas
É
a
mais
agradável
Mais
agra
/
que
eu
gosto
mais
não
sei
Hum
hum
E
a
vossa
casa
é
bem
no
centro
ou
é
ah
fora
da
Odemira
?
ÉemOdemi/ é em odemira mesmo
Hum
hum
Conheço
aquilo
muito
mal
hhh
hhh
Não
percebo
nada
daquilo
Olha
no
na
naquela
altura
em
que
o
João
foi
acampar
lá
para
/
Vila
Nova
vocês
também
lá
estavam
em
Odemira
?
Sim
sim
/
efomos íamos ter com ele todos os dias
Ai
era
?
Levar-lhe
comida
já
Levar
comida
ele
pedia
para
irmos
hhh
hhh
Ele
foi
como
com
/
muita
malta
daqui
?
Foram
seis
Erade[/] de da escola ?
Sim
todos
da
turma
dele
Hum
hum
Só
rapazes
?
Só
rapazes
hhh
Que
fartura
Tu
não
tens
ido
acampar
nunca
sozinha
pois
não
?
Fui
não
fui
uma
vez
/
Sozinha
bom
só
fui
acampar
uma
vez
que
me
lembre
não
é
?
Quando
era
pequena
se
calhar
/
/
ah
/
fui
com
a
minha
avó
e
com
o
meu
avô
/
/
mas
fui
uma
vez
na
quarta
classe
/
era
para
ir
quem
passasse
quer
dizer
os
pais
tinham
de
pagar
não
é
?
Hum
hum
hhh
mas
quem
passasse
/
ia
acampar
e
fui
acampar
/
Hum
quarta
classe
E/ e agora uh gostavas de ir mais para onde ? Sei que vais acampar outra vez mas eh
os
dias
assim
para
um
sítio
assim
Porquê
?
Por
Já
que
não
se
pode
ir
para
a
praia
hhh
/
ah
/
hhh
é
é
bonito
com
coisas
diferentes
Hum
mas
já
conheces
É
que
a
praia
chegasses
lá
é
/
hhh
é
areia
pronto
algumas
rochas
/
mar
/
não
se
faz
lá
nada
e
/
por
exemplo
na
Serra
tem
que
se
explorar
mais
Hum
hum
Dava para fazer um trabalho de de pesquisa /
Pois
dá
para
Biologia
ou
para
Geografia
ou
Geografia
Quais
são
os
professores
que
vão
?
E
deve
ir
hum
/
a
professora
de
Francês
e
Português
que
é
a
mesma
/
/
ah
/
a
de
Geografia
/
que
vai
sempre
/
depois
tem
que
ir
uma
pessoa
mais
competente
não
é
?
Ah
a
de
Matemática
dúvido
que
vá
/
o
de
História
e
a
de
Inglês
que
são
assim
os
mais
novos
hhh
Hum
hhh
Malta
ainda
solteira
e
tal
e
Não
uns
são
solteiros
outra
é
casada
mas
/
Temainda ainda tem
tem
uma
mentalidade
assim
/
Jovem
Jovem
Achas
que
isso
é
importante
eh
É
Os os professores mais velhos são mais eh /
Algum
têm
mais
dificuldades
de
relacionamento
com
as
turmas
?
Têm
Quê
o
que
é
que
acontece
por
exemplo
?
Sei
lá
é
/
é
assim
por
exemplo
"
Ah
no
tempo
não
se
fazia
isso
e
"
"
e
/
e
se
fizesse
isso
"
/
ah
"
era
logo
expulso
de
não
sei
quantos
e
"
assim
coisas
assim
do
gênero
Hum
hum
Nunca
tiveste
problemas
com
nenhum
professor
?
Nada
assim
<muito
grave>
muito
grave
hhh
Mas
mas
<pouco
grave>
pouco
grave
hhh
É
que
quer
dizer
às
vezes
implicam
comigo
não
é
?
Depois
implico
com
eles
hhh
Quer
dizer
se
implicam
comigo
eu
tenho
que
me
defender
hhh
hhh
certas
coisas
por
exemplo
/
/
ah
estão
mu
muita
gente
a
falar
uns
com
os
outros
/
/
e
vai
logo
implicar
comigo
hhh
às
vezes
acho
isso
mal
pronto
/
Hum
hum
ou
digam
todos
calassem
/
não
é
só
a
V.
cala-te
/
hhh
E
aí
o
que
é
que
tu
fazes
?
Olhe
mando
fa
hum
/
tudo
bem
eu
calo-me
mas
se
isso
acontece
a
segunda
vez
digo
assim
/
o
que
é
que
eu
tenho
de
ma
muitas
vezes
/
uma
vez
a
mim
em
Físico-Química
fiquei
meia
hora
com
o
braço
no
ar
Estava
na
primeira
fila
hhh
então
já
estava
eu
contar
os
minutos
/
hhh
sim
e
ela
falava
com
todos
menos
comigo
então
era
assim
/
/
hum
cheguei
no
fim
da
aula
/
muito
certinha
cheguei
ao
pé
/
"Desculpelámasoqueéqueeu o que é que a senhora tem contra mim ? "
e
ela
hhh
e
ela
ficou
assim
"
Mas
o
que
é
que
foi
?
"
"
É
que
eu
fiquei
meia
hora
com
o
braço
no
ar
e
"
hum
/
Nunca
tive
oportunidade
"
e
não
tive
oportunidade
de
falar
"
/
"
Ah
desculpe
eu
não
vi
"
e
então
a
partir
daí
cada
vez
que
eu
levantava
bra
o
braço
era
sempre
eu
a
falar
hhh
Já
hhh
hhh
Gostas
de
participar
nas
aulas
?
Gosto
Achas
que
se
aprende
bastan
Em
algumas
É
/
por
fim
então
?
A
de
Inglês
não
gosto
Porquê
?
Não
sei
falar
Oh
oh
/
Quando
eu
se
não
sabes
falar
porquê
?
Só
gosto
de
fa
/
quando
eu
tenho
a
certeza
que
tenho
as
coisas
bem
por
exemplo
no
/
dos
exercícios
e
isso
/
é
logo
Nos
exercícios
estou
sempre
pronto
mas
ler
assim
em
inglês
não
gosto
Mas
Então
tens
de
praticar
a
pronúncia
porque
é
isso
é
que
te
faz
falta
/
mas
as
aulas
não
são
só
sítios
onde
se
vai
mostrar
aquilo
que
já
se
sabe
mas
sobretudo
sítios
onde
se
vai
aprender
coisas
mostrar
que
ainda
não
sabe
mas
que
se
vai
aprender
/
Hum
hum
não
é
?
Hum
Os
professores
não
vos
dizem
que
não
é
simplesmente
para
mostrar
que
já
se
sabe
que
estão
ali
Não
/
hhh
Mas
é
Hum
hum
É
para
se
mostrar
que
se
sabe
sim
senhor
mas
também
é
para
mostrar
que
ainda
não
sabe
e
para
colocar
dúvidas
Para
dúvidas
/
e
resolver
/
essas
dúvidas
de
maneira
a
aprender
não
é
?
Hum
hum
Nunca
se
deve
ter
medo
de
de
hum
/
tentar
Eu
só
tenho
medo
de
ler
inglês
mais
nada
Entrão
tera
treina
em
casa
ouve-te
bem
e
vê
se
parece
o
inglês
ou
não
/
hhh
se
não
for
continua
a
treinar
hhh
hhh
Tens
que
aprimorar
Não
há
nada
que
não
dê
trabalho
não
é
?
Hum
hum
Qual
é
a
disciplina
que
tu
gostas
mais
de
estudar
?
Já
me
disseste
que
a
de
que
gostas
mais
é
Físico-Química
Mas
a
que
gosto
mais
de
estudar
é
História
É
?
Porquê
?
É
Porque
é
fácil
É
fácil
?
É
fácil
Achas
fácil
?
Fácil
O
que
é
que
é
fácil
?
Ah
/
o
que
é
que
é
fácil
em
História
?
hhh
Sim
Fácil porque aquilo é é hum não não não é nada /
não
se
tem
que
perceber
nada
/
Hum
É é mais ter capacidade de / hum de guar de /
De
guardar
isso
tudo
guardar
informação
mais
nada
É
eu
acho
que
é
/
se
continuamos
a
dar
História
assim
então
não
sei
onde
é
que
vamos
parar
Ésó eu acho que que é só isso por exemplo em Geografia em Geografia
Era
por
causa
disso
que
eu
não
gostava
sabes
?
Ai
era
?
Pois
/
então
não
era
preciso
compreender
nada
era
só
preciso
guardar
informação
para
isso
existem
computadores
/
Pois
hhh
e
livros
hhh
Hum
Mas
Geografia
é
muito
mais
difícil
porque
Geografia
/
várias eh várias fórmulas várias coisas e / e depois /
tem
que
se
saber
compreender
a
minha
professora
de
Geografia
está
sempre
a
dizer
/
"
Não
é
preciso
decorar
não
é
preciso
saber
é
preciso
é
compreender
"
/
Claro
Geografia
é
mais
difi
Mas
em
História
também
era
preciso
saber
isso
só
que
depende
do
professor
que
ia
dar
não
é
?
Pois
Porque
a
História
também
não
é
uma
sequência
de
de
datas
e
acontecimentos
Hum
hum
Ah
para
se
compreender
uma
sociedade
e
como
é
que
ela
muda
/
e
como
é
que
do
século
treze
chegamos
até
século
quinze
com
as
mudanças
todas
que
isso
implicou
é
preciso
compreender
muita
coisa
não
é
preciso
saber
simplesmente
que
havia
/
/
ah
cinquenta
pessoas
depois
passou
a
haver
quinhentas
e
depois
eh
/
em
mil
cento
e
não
sei
quantos
aconteceu
isto
e
em
mil
novecentos
e
não
sei
quantos
játi/ aconteceu não sei o que mais não é ?
Hum
hum
É
preciso
compreender
a
relação
entre
as
coisas
todas
que
é
muito
mais
giro
do
que
/
/
ah
do
que
fazer
isso
assim
Por
acaso
eu
pensei
que
já
/
já
se
tivessem
deixado
dessa
história
factual
e
já
tivessem
começado
a
fazer
relação
entre
as
coisas
mas
eh
/
tu
tens
História
desde
quando
?
Desde
o
sexto
ano
E
tem
sido
sempre
mais
ou
menos
isso
?
Não
depende
há
há
professores
que
são
diferentes
/
também
há
professores
que
incentivam
mais
os
alunos
e
há
outros
que
não
Hum
Eu
tive
uma
professora
no
sétimo
ano
que
nós
/
que que sétimo oitavo que nós vibrávamos com ela porque eh via-se que ela tinha prazer em andar ali e
e
ela
andava
de
um
lado
para
o
outro
e
/
assim
cheia
de
emoção
hhh
agora
o
que
nós
temos
é
estagiário
/
Hum
hum
põe-se
lá
com
a
mão
no
bolso
/
assim
<a
falar>
a
falar
/
"
Têm
dúvidas
?
"
/
"
Vá
diz
tu
o
que
é
que
achas
disto
?
"
/
/
ah
ou
então
"
O
que
é
que
é
isto
?
"
ou
/
mas
ele
diz
sempre
parado
assim
mesmo
Estático
Não
escreve
nada
no
quadro
assim
E ele não não não vão lá professores avaliá-lo a ele ?
Vão
hhh
Que
caras
é
que
eles
fazem
?
hhh
hhh
Eles
estão
completamente
normais
hhh
Fulano
desses
merecia
chumbar
hhh
hhhh
Ai
e
depois
em
certas
coisas
nós
pedimos
para
ele
/
escrever
ou
para
nos
ditar
porque
não
por
acaso
a
minha
turma
gosta
muito
de
escrever
nos
cadernos
/
ele
diz
"
<Está
tudo
no
livro>
está
tudo
no
livro
vão
ao
livro
está
tudo
no
livro
"
quer
dizer
ele
devia
dizer
/
ele
não
seja
para
repetir
as
coisas
devia
dizer
Hum
hum
E
vocês
leem
de
facto
os
livros
ou
não
leem
os
livros
?
Lê em casa não lemos
Porquê
?
Esquecemo-nos
é
que
ele
diz
aquilo
para
irmos
ao
livro
mas
nós
esquecemo-nos
completamente
Mas
a
História
é
basicamente
feita
a
partir
da
/
de
leituras
não
é
?
Pois
mas
ah
/
as
leitu
/
ah
as
lei
as
leituras
mais
importantes
lê
ele
/
na
aula
e
depois
antes
do
teste
vai
tudo
vai
tudo
estudar
estuda-se
imenso
antes
dos
testes
hhh
É
É
uma
coisa
/
toda
a
gente
estuda
antes
dos
testes
Mas
porquê
?
Porque
assim
é
no
dia
antes
aprendi
tudo
/
hhh
para
o
teste
hhh
Sabem
que
se
chega
a
um
momento
olha
por
exemplo
no
meu
nono
ano
/
quando eu te disse que tinha que fazer provas globais a todas as disciplinas a [/] a com a matéria
Hum
hum
dos
três
últimos
anos
/
era
complicado
Nessa
altura
ter
tudo
na
cabeça
não
podia
estudar
de
véspera
pois
não
?
Ah
não
hhh
aí
não
hhh
Foi
muito
complicado
se
vocês
apanhassem
uma
dessas
hhh
logo
hhh
Por
enquanto
ainda
não
hhh
Quem
chumbar
este
ano
já
apanha
hhh
É
?
Então
olha
hhh
hhh
Ninguém
quer
chumbar
Claro
E
há
muitas
negativas
ou
não
?
Na
minha
turma
só
a
Matemática
É
?
Mas
porquê
?
a nós tínhamos um professor que era muito fácil com ele e agora esta /
esta
professora
é
mais
exigente
/
e
então
é
muito
mais
difícil
Mas
ela
explica
bem
ou
não
?
Explica bem elas / ela até explica mais do que o outro mas o outro é /
ela
é
capaz
de
fazer
numa
aula
para
aí
uns
quatro
exercícios
/
mas
o
outro
fazia
/
uns
dez
hhh
pronto
/
porque
o
outro
era
assim
"
Não
explicaste
"
/
"nopróximoexercíciovaisfazerevaisverse se compreendes " /
fazia
e
depois
eu
acabava
por
compreendia
não
é
?
ficar
ali
/
Hum
isto
aqui
/
vai
para
ali
deu
os
passos
todos
porque
nós
faziamos
aquilo
já
mais
/
de
cabeça
do
que
/
passos
por
passos
e
então
esta
aqui
é
mais
passo
por
passo
e
nós
/
Hum
hum
ficamos
sem
compreender
porquê
hhh
Pois
Não
não
consegue
explicar-vos
o
raciocínio
vai-vos
mostrando
exercícios
É
porque
é
muito
mais
fácil
nós
pensarmos
logo
e
sabermos
/
do
que
estarmos
/
ir
pensando
hhh
ir
pensando
Hum
hum
Hum
hum
Com
a
com
a
prática
que
se
ganha
fazendo
muitos
exercícios
acaba
por
se
perceber
não
é
?
Hum
hum
Ok
Está
bom
acho
que
nós
podemos
acabar
com
a
/
conversa
por
agora
já
temos
a
a
cassete
quase
/
Adeus
Adeus
no
fim
e
/
Txau
até
qualquer
dia
hhh
Adeus
hhh
Custou-te
muito
fazer
isto
?
Não
Não
?
Houve
ali
uma
altura
que
eu
tinha
a
garganta
assim
muita
comichão
lá
dentro
/
É
porque
/
hum
hum
não
é
é
hábito
também
falares
tanto
tu
és
uma
tagarela
hhh
mas
mesmo
assim
hhh
Sim
estou
sempre
a
falar
hhh
mas
pronto
mesmo
assim
Mesmo
assim
não
é
tanto
hhh
hhh
Ok
obrigada
por
esta
ajuda
Download XML • Download text
• Waveform view • Sentence view