DI_63LM32b

Without Title

ID63
ParticipantP. Neto
GenderMasculino

Javascript seems to be turned off, or there was a communication error. Turn on Javascript for more display options.


pronto muito obrigada que se acabou a leitura / então agora se não se importa voltamos à conversa / mais um bocadinho agora um pouco mais / calmo espero eu / hhh pareceu-lhe muito aborrecido isto ? ah difícil ou o que é que lhe pareceu ? ah pareceu-me interessante / quer dizer ah / é ol / / como ? foi bom pelo menos não est não estava à espera hhh não não ? em que é que pensou quando lhe pedimos que viesse fazer isto ? ah / tão depressa não estava a fazer nenhuma em especial porque não sabia muito bem geralmente / nenhuma ora às vezes podiam ser dados mais estatísticos não nem sei muito bem para o que é que / era o objetivo da / o objetivo da tese exato a XYZ acabou por não lhe dizer / não também também se calhar não lhe perguntei hhh e ela pois hhh sim também não era necessário pois ah é para um trabalho de natureza sociolinguística / realmente estatística será necessário mas depois / ah para contabilizar naturalmente os dados as probabilidades / a ocorrência de determinadas coisas / linguísticas / mas ah por enquanto / é a recolha dos dados / hhh / trata-se de comparar a maneira de falar de Lisboa com a de Braga em determinados / totais ok uh hhh parece-lhe que são diferentes ? de certeza hhh hhh costuma notar com com facilidade / os sotaques e as as diferenças de região para região / ou é uma coisa que hum deixa pensar ? ah bom / não por acaso acho que se nota bastante / uhuh tods as zonas sim / interessa-lhe ? todas as zonas ah aqui havia um enquanto esteve a estudar no / no técnico com certeza tinha colegas / das mais diferenças proveniências não se notava isso ? notava-se perfeitamente / sim ? ah até se calhar Lisboa Lisboa / quer dizer se calhar estava igual em circunstância como todas as outras cidades / não estava nem / ah bem mais longe sim mais bem do que as outras que estão ou se se havia alguma diferença era era pouco / uhuh e pronto e era uma eh / é uma universidade se calhar muito / com alguma prestígio e portanto necessidade e também não muitas de de / a universidade do Porto não é ? leciona Engenharia Civil ah / uhuh como se houvesse ? com ah não os outros são cursos ah bacharelatos / uhuh superiores são são as duas e portanto é natural que que houvesse gente de todo o lado de todo o lado exato uhuh que conselho é que daria a alguém que quisesse entrar para esse curso hoje em dia ? ah posso dar um conselho para para qualquer curso / uhuh não especificamente para este / ótimo para para ir para um curso para fazer ah é fundamental que se goste / uhuh porque isso é o essencial ? é o essencial uhuh é mais importante se a pessoa não gostar o resto acho que vai por acréscimo ? é acho que sim é preciso ter vontade uhuh claro e ah depois ah / se que começou / a trabalhar praticamente / ah logo após o curso ou ou não ? é possível ? ah / o que é que foi isso ? sim eu tive eu tive um mês um mês ou talvez um pouco mais / bom mas determinados cursos em que se passa anos / primeiro que se consiga encontrar trabalho hhh / eu foi logo hhh é uma pena que assim seja e como é que foi ? foi por intermédio de um anúncio / ou conheceu ou conhecia alguém da / da empresa para / ah / que trabalhou inicialmente ou ainda se mantém ? não sei / sim ainda mantenho / uhuh foi por por intermédio de um professor / que fiz uma oral a oral correu / relativamente bem e depois surgiu esta oportunidade / uhuh indicou-me / mas depois ainda seguiu seguiu as vias / normais sim as vias normais uhuh / de seleção ? sim exato ah e o trabalho que está a fazer / é aquilo que esperava ? é é aquilo que gostaria mais de fazer ? é é sim ? em que é que consiste assim em traços largos ? ah / hum pronto estou num gabinete para estou num gabinete / para geralmente trabalha-se hum / ah ou pelo menos ah pode-se trabalhar em várias áreas mas no no que eu estou a trabalhar é mais na parte de de estruturas uhuh portanto ah e hum / e concebeu-as / é aqui concebeu-as por algum lado mas o quê ? o quê ? ai não ? concebi-as não propriamente às vezes faço algumas pequena conside com conceções mas com / com dificuldade ? mas com com apoio estou a trabalhar / ainda sou relativamente recém-licenciado e portanto ainda estou com claro com apoio e estou ainda estou um ano / em estágio / uhuh e portanto tenho o meu patrão e não outras / pessoas que pronto são engenheiros que estão a trabalhar comigo / com esses sabem mais do que eu e que me / e que geralmente fazem as pronto tarefas mais / que exigem também mais conhecimento mais experiência não é ? uhuh uhuh mas será caso de ah / projetar ah edifícios ou outro tipo de coisas ? agora sei pontes ? não sei que mais ah / pode ser de tudo não é ? suponho exato mas o curso permite isso tudo ? sim mas um grande / uma maior parte o trabalho maior / de mais mérito ? é sempre feito é o projeto o projeto / principal que se está a fazer agora que trabalho na empresa / a fazer metro quadrado ah em relação às estações / a maior parte de estruturas das estações de metro do Porto deve ser um trabalho hhh / é sim complicado mas ah será com certeza é diferente o que para mim também seria tudo diferente mas este acaba por ser mais diferente ainda / hhh pois é é ao longo do curso / fizeram naturalmente projetos / ah enfim simulados ah / ou ou como é que fazem ? co como é que se desenvolve a parte / prática se é que existe / no vosso curso ? ah sabe que os o curso de ah de Civil no Técnico / está mais orientado para a vertente projeto / sim ? e portanto existe os primeiros anos / onde se ah as bases teóricas / claro e depois no no nos nos dois últimos principalmente no último / ah existe mais mais contato com o projeto onde se faz algumas alguns trabalhos do projeto mesmo / uhuh umas simulações da realidade entre aspas ah naturalmente relacionadas diretamente com as cadeiras em si / portanto com sim sim exato de programar esse tipo daqui a nada parte para outra porque se está ah se estava na cadeira x / não é ? ah sempre interligação entre várias disciplinas / sim que tinha ah / então estão todas ligadas ? quando chega ao último é não completamente portanto tem que se saber todas não é ? uhuh claro claro / ou claro que existe uma que / ah existe a cadeira fundamental que que é preciso saber mais sobre aquele assunto mas <geralmente existe sempre> os projetos é que podem ser diferentes / um projeto em estruturas metálicas / uhuh outro projeto pode ser em em / betão armado pronto isso varia um pouco / uhuh pode estar mais relacionado com a parte de estruturas / ou com a parte de fundações de solo depende uhuh ah justamente essa questão de dos solos e da / das coisas que está a descrever ah / por exemplo eu trabalho ah com com um rapaz / desculpe eu não percebo não sei quais são os termos que utilizam / ah / mas ah quando fez ele que teve que projetar uma / coisa para estar no meio do chão não é a mesma coisa / que trabalhar num numa coisa semelhante para / projetar ah / a superfície não é ? ah essa essa questão das expressões geométricas com certeza / levanta dificuldades que / ah não têm nenhum nenhuma relação com com o edifício sim ah quer dizer todas as estruturas são diferentes e acabam por / ser iguais quer dizer o tipo de raciocínio se calhar acaba por ser / pois semelhante embora as ações a que as estruturas estão sujeitas é que variam / os condicionalismos / ah também são diferentes temos de / sei um edifício sei um uma pequena ma uma pequena vivenda feita numa zona rural / bem não te não causa qualquer transtorno em termos de / o dia a dia das pessoas mas o metro do Porto / tal como o metro de Lisboa claro implica bastante em termos de / por exemplo do processo construtivo / é muito importante porque não não se pode interromper ah / determinadas / fases ah vias não determinadas vias da / ah sim não pensava que era ver as vias e tem de se fazer tudo na mesma base / e tem que se fazer as obras ao interromper o menos possível não é ? pois pois senão principalmente no Porto que é uma cidade / um pouco engarrafada tal como Lisboa não é ? todas as grandes cidades acabam por ser sim sim sim sim ter problemas de trânsito ah / ah no / enfim na parte de Lisboa também não de certeza / mas ah no grande Porto a maneira que existe / uma diferença grande da da praia e do cais / está portanto / existirá água no futuro ? nunca se fez aquilo é uma pedra até ver / ajudarem-nos inclusive ah com / um nível de / ah / altura ? o metro do Porto vai ser um metro / até se costuma dizer que é um metro de superfície exato / de superfície sim porque vai afetar um bocado / ah mas vai existem ah zonas entradas mas principalmente as / uma as zonas entradas são mais nas zonas ah urbanas / claro propriamente ditas ou não existiam / quando existiam umas linhas ah / antigas ah isto / claro aproveitam algumas alguns trajetos porque mas no último momento porque os / uhuh quer dizer a grande extensão existem bastantes mas pronto / se calhar a grande extensão é à superfície ah bom porque está porque não se pode pôr uma estação do metro / à superfície se calhar no no meio do porto / e daí ... pois pois pois ah naturalmente é aqui que se fazer a / sim a pois ah / portanto isto é para para discussões mas ah / imagine que estava numa num enorme / empreendimento uma fábrica uma coisa qualquer / do do género / ah / as dificuldades são com certeza outras e impõe-se também outras / coisas do tipo / questões ambientais em prática / o que tem e o que não tem isso também é de vossa responsabilidade ? ou ou como é que se fabrica um novo estas coisas umas com as outras ? ah exist existem pronto existem várias / ah várias especialidades ah que que que estão interligadas e / o arquiteto o engenheiro civil e depois / uhuh também de haver / um uma pessoa ligada à parte / de ah / dos problemas paisagísticos ambientais / ah quer dizer existem uma série de / uhuh e sei pessoa que se se calhar se dedicam mais ao estudo do do terreno ou da das fundações do solo / portanto quer dizer que existem vários porque eu penso que ah dirigir mais / uma parte no sentido de haver uma parte de / ah acompanhamento / da execução propriamente dita e depois a parte / ah do projeto quer dizer são dois ramos / quer dizer são os dois complementam também / uh ah com certeza são importantes então existem estou convencido sim mas ah também temos conhecimentos eu tava a falar que um tem que saber são importantes uhuh claro saber de eh / quer de projeto quer de quer de obra deve ter conhecimentos não é ? uhuh claro que se for um engenheiro mais ligado ao projeto / então tem mais conhecimentos ah / na parte de do projeto / uhuh se for ligado à obra então vai / ter mais ... sim agora ah perguntar-lhe em termos / pessoais se achava ah / se se gostava mais de uma área / se gostava mais da outra se tinha pensado que / hum gostaria mais de enveredar por aqui do que por outro lado ? pronto eu se se essa questão se coloca para si quer dizer eu gosto mais nitidamente / de da área do projeto não é ? é ah pronto quando pensava tirar o curso no Técnico / estava mais a pensar nesse nessa área / pois e depois o Técnico também encaminhou mais para essa área / pois ah na obra é interessante a matéria portanto porque é que faço essa pergunta é uma curiosidade pessoal / não porque ah o arquiteto / dessa área mas trabalha nessa área ? mas justamente ele gosta mais da parte do do planeamento / do que da da execução / da obra exato e hum / muitas vezes ah depara-se com / aparentemente com projetos / ah bem feitos / mas ah com deficiências / que se devem inexperiência inatividade / seja o que for / ah / dos ah engenheiros / ou engenheiros e arquitetos participaram na na no projeto mas que realmente não têm conhecimentos / pois nem têm prática de implementação de da dos projetos / ah das obras de depois levanta-se é ah / uma série de problemas que podem ser resolvidos / no momento / por causa do ah tem tendência a ser / ah solucionados de outras maneiras se a pessoa tivesse mais ah experiência / de execução / ah portanto pergunto-me / se então não seria melhor haver / uma componente mais eh prática / que estimulasse justamente à / aquisição desses conhecimentos antes de as pessoas partirem para para fazer projetos assim / às vezes até grandes projetos geralmente quem faz muitos / projetos são engenheiros com alguma / alguma experiência mais quer claro quer de projeto quer de obra e geralmente fazem / realmente / que as pessoas fiquem na no no seu gabinete e e um / uhuh bocado desligados do que se passa na obra claro que isso é mau não é ? uhuh convém sempre saber o que é que / ah que se pode fazer porque às vezes o projeto pode estar muito bem concebido / mas pequenos pormenores depois em termos de execução / nos por exemplo mas eu acha que não existisse interligação ? hhh manda-se fazer determinada ah / placas ou não sei que que quantidade de ferro mas alguns bocadinhos estão mal / pois exato calculados hhh seja pelo que for / eu pensei que era um projeto de mas depois eu parei isso não é tão linear isso às vezes também pode ser a problemas de execução não é ? pois também pode ser o exato pode ser bom pode ser mal interpretado em termos de execução sim claro claro claro / a responsabilidade hhh pode perfeitamente / estar dividida claro e mesmo a crítica que se faz às vezes aos do do aos eng projetistas / ah / que às vezes não fazem da melhor maneira isso também às vezes pode ser um pouco / sim isso pode ser um bocado um pouco exagerado é sim sim sim sim / ah é um bode expiatório exato / geralmente as pessoas tentam passar as desculpas para o hhh para outro sim sim para o do lado hhh eu compreendo isso e por vezes sei que as coisas são exatamente assim / pois mas ah mas também / existem naturalmente outras competências que ... como é que têm sido ? ah / havia razões familiares ou / uma outra questão ? não sei se calhar por influência o meu avô era al era ah / um pequeno empreiteiro / uhuh ah o meu tio / ah é engenheiro civil / uhuh e tenho um primo que também é engenheiro civil / se calhar isso pode ter / ajudado influenciado sim / uhuh ah havia uma certa tradição de / pronto na área / na área uhuh mas eu penso que não acho que também porque não tou sempre eh / sempre gostei de / construir e assim ah / não sei por acaso nunca tinha pensado muito uhuh muito a sério nisso / se calhas as pe as pessoas por exemplo antes de de ser engenheiro me diziam / que eu era isto de maneira que depois / se calhar quando era pequenino hhh pronto se calhar é por isso que estou aqui / não sei se isso de certa forma corresponde à / se calhar sim se calhar sim / àquilo que sou era jeito para / imaginar essas coisas hhh sim e pronto e sempre ah e as geralmente muitos cursos / que que são que se regem pelas leis do do Homem / uhuh eu acho que Engenharia Civil / rege-se basicamente pelas leis da da natureza portanto não muito a fugir se calhar economias / uhuh de câmbio e se calhar mesmo as letras são regras impostas mais pela / por ideias de um homem por um pensador ao passo que / na nas físicas não não / e também nas químicas portanto nas nas ciências não não se pode fugir àquilo é / claro as leis são gosta de ter alguma coisa que se ao fim ao cabo não é ? hum não gosto hum não sei sei isso / ah não eu digo por experiência porque / ah eu estou numa área / de que pro ah gosto muito / da das áreas de ciências e eu comecei bem ah / pensei seriamente em enveredar por / depois mudei de ideias e / estou na área das letras mas / ah apesar de tudo / escolhi uma área que me parece mais / ah paupável por que isso incomum possa-lhe parecer mas ah / quando eu tenho coisas que posso mostrar / que são assim e não são de outra maneira / onde não é / idealização ou fulano diz que é mas / uhuh será ou não ? ou acho que é assim eu acho que é assado / justamente precisava de alguma coisa mais segura / de maneira que tudo por isso é que lhe pergunto / se não será um pouco essa a tentativa também ? ah hum / por exemplo na por exemplo na por exemplo ah na nas disciplinas fala / por exemplo letras / uh ah / penso eu que o que se estuda seja por exemplo mais o / que outras pessoas pensaram ideias de outras sim / dependendo das áreas mas / com certeza muito portanto hoje leis feitas por várias pessoas / eh e a pessoa vai estudar de certa forma esses raciocínios ao passo / uhuh que na nas ciências / dois e dois são se calhar não é bem assim / nem sempre mas quase sempre é mas mas quase exato as outras são factos e / geralmente o o um corpo quando / cai tem que obedecer à lei da gravidade e e / coisas assim uma pessoa não pode ir para cima pronto exato portanto são coisas que / por porque por exemplo eu posso / se calhar em filosofia posso estar a fazer um texto / uh e / aos olhos de uma determinada pessoa / ser excelente pode ser excelente ou mas aos olhos de outra pessoa não / pode ser muito mau e isso não são coisas / uhuh não valem se calhar na ciência exata não é ? pois e / no entanto acho interessante mas hhh uhuh nunca nunca lhe daria para ? eu prefiro ser eu a criar as minhas próprias regras a esse nível / ser eu / uhuh claramente os meus as minhas ideias não são mais intelectuais do que / claro claro propriamente embora seja importante também conhecer as outras que / uhuh em termos de de conhecimento próprio / por isso tem mesmo que ser não é ? na verdade é uhuh ah acaba por sobrar ainda algum tempo / depois do trabalho antes do trabalho / seja como for que lhe permita justamente envolver-se / noutro tipo de atividade ? mais ah / intelectual ou não ? bem eu para além de ah / para além de Engenharia Civil estudo Música / uhuh e sobra muito pouco tempo para para outras coisas percebi hhh para outras coisas hhh vou / a perceber / ah estuda muita Música muito tempo ? nove anos sim ? nove anos mais ou menos ah algum instrumento particular ? contrabaixo contrabaixo ? onde é que estuda ? se não é indescrição na Fundação Musical dos Amigos das Crianças / que é ? que é / hum na travessa de Santo Ildefonso / ui Lisboa ao da do Jardim da Estrela mais ou menos / uhuh ao da avenida Álvares Cabral o XYZ foi para ? sim ah e qual é a sua intenção / ao estudar ? é é por puro prazer ah / nesta altura ? é como ? nesta altura é porque eu gosto uhuh e quan e quando também quando comecei a estudar tinha quinze anos / portanto foi mesmo por / por opção pessoal não foi / exato não foi imposição não foi por qualquer espécie de imposição / uhuh portanto faço porque porque lhe prazer porque gosto / uhuh podia como outras pessoas gostam de fazer outras coisas eu gosto ... claro e ah / mas ah paralelamente ao à aprendizagem / naturalmente ainda está ligada na escola ah / uhuh pratica fora da escola com certeza / em termos de ensaio e não sei que mais mas / ah para aprendizagem mas também tem sei / uhuh um grupo de outras pessoas com quem se reune para / tocar aqui ou ali ou nem por isso ? ah sim mas tudo muito relacionado com com a escola / sim ? sim uhuh eu ligo à música ontem curiosamente estive a falar com / com o o / secretário da orquestra da Gulbenkian / uh sim uhuh ah não não reconheço pois não conhece ? pois / por acaso é é um / senhor ainda novo e que / também ele toca mais instrumentos / mas ah / é uma pessoa to toda envolvida na na música portanto para além de / ali ter funções basicamente de secretário / embora um secretário de orquestra tenha funções / ah que não me passavam pela cabeça / desde / corrigir as pautas até preparar a disposição dos / ah instrumentos e / adaptar isso à sala ou à intenção do / maestro ou / autor ou seja o que for / realmente não tinha imaginado que ah que acontecesse também / ah faz uma série de outras coisas depois / tem grupos um mais de jazz outro mais não sei de quê / não não seria isso talvez a sua intenção ? sim mas ah sente que é um bom hobby com certeza ou não ? quer dizer eu <nem sequer isso> [ / / ] nunca me pus sequer a questão de ser hobby ou não ser hobby / exato eu faço porque gosto tal como Engenharia Civil faço porque gosto / que uma pessoa também tem que uhuh tem que sobreviver não é ? tem que ganhar dinheiro / claro e portanto ah uma consegue / sustentar a outra entre aspas hhh sustenta a outra hhh sempre uma uma sanguessuga hhh / exato portanto entre as duas faço não sei se é hobby se não é / também nunca me preocupei muito em ... para estou a estudar se calhar tenho estudado / tem que estudar tenho evoluido um pouco devagar porque também não / se calhar não evoluo com a rapidez que ... sim mas também não não tem nenhum timing específico a cumprir / não não justamente não ah por isso não tem problemas uhuh e pode continuar ah a estudar digamos mais / tempo ou se encontra na fase terminal ? quer dizer aquilo dos cursos eu não sei se é correto que cursos são / sim se cursos se chamam não sei como é que é mas ah está-me a perguntar em termos de / ah nos de limitações de imposições de idade da escola ou / limitações de de chegar ao fim da não não tão de idade mas limitações de ah aprendizagem ah chegar ao final do sim dos das disciplinas cadeiras pronto / pois ah / na na na disciplina de Contrabaixo / essa está / vamos ver se para o ano / pode se correr tudo bem termina depois isto é a parte de fundação musical / se terminar uhuh que é / talvez o meu calcanhar de aquiles / hhh está porque se calhar como gosto menos se calhar também estudo menos / se calhar eu também funciono um bocado por ah / por gosto se gosto muito bem se não gosto eu estudo muito pouco / hhh hhh porque está a ser forçado a fazer as coisas ? um dia vou porque gosto tem piada hhh quando gosta ... hhh pois mas às vezes também é preciso um pouco de método tem de saber isso bem / exatamente e para / saber impôr aquilo que é necessário fazer ainda que não se goste tanto / com certeza não gostou de todas as cadeiras que teve até agora não mas essas tinha mesmo que fazer / hhh hhh e olhe é assim hhh digo-lhe porque se impôs esse [ / ] sim esse objetivo exato esse objetivo agora ali é uma coisa mas agora também me pus o objetivo de fazer essa hhh ah muito bem está bem tudo bem olhe ah não o vou empatar mais / agradeço-lhe muito o facto de ter vindo mais uma vez / de nada peço desculpa por todo o incómodo / não causou incómodo nenhum hhh é um prazer hhh / ah e lamento se o chateei demasiado mas olhe / nada até foi até foi foi interessante hhh hhh ok muito obrigada então / e agora temos mesmo que terminar está bom ? sim

Download XMLDownload textWaveform viewSentence view