DI_63LM32b
Without Title
ID | 63 |
Participant | P. Neto |
Gender | Masculino |
View options
Text: - Show: - Tags:
Javascript seems to be turned off, or there was a communication error. Turn on Javascript for more display options.
pronto
muito
obrigada
já
que
se
acabou
a
leitura
/
então
agora
se
não
se
importa
voltamos
à
conversa
/
mais
um
bocadinho
agora
já
um
pouco
mais
/
calmo
espero
eu
/
hhh
pareceu-lhe
muito
aborrecido
isto
?
ah
difícil
ou
o
que
é
que
lhe
pareceu
?
ah
pareceu-me
interessante
/
quer
dizer
ah
/
é
ol
/
/
como
?
foi
bom
pelo
menos
não
est
não
estava
à
espera
hhh
não
não
?
em
que
é
que
pensou
quando
lhe
pedimos
que
viesse
fazer
isto
?
ah
/
tão
depressa
não
estava
a
fazer
nenhuma
em
especial
porque
não
sabia
muito
bem
geralmente
/
nenhuma
ora
às
vezes
podiam
ser
dados
mais
estatísticos
não
nem
sei
muito
bem
para
o
que
é
que
/
era
o
objetivo
da
/
o
objetivo
da
tese
exato
a
XYZ
acabou
por
não
lhe
dizer
/
não
também
também
se
calhar
não
lhe
perguntei
hhh
e
ela
pois
hhh
sim
também
não
era
necessário
pois
ah
é
para
um
trabalho
de
natureza
sociolinguística
/
realmente
estatística
será
necessário
mas
depois
/
ah
para
contabilizar
naturalmente
os
dados
as
probabilidades
/
a
ocorrência
de
determinadas
coisas
/
linguísticas
/
mas
ah
por
enquanto
/
é
só
a
recolha
dos
dados
/
hhh
/
trata-se
de
comparar
a
maneira
de
falar
de
Lisboa
com
a
de
Braga
em
determinados
/
totais
ok
uh
hhh
parece-lhe
que
são
diferentes
?
de
certeza
hhh
hhh
costuma
notar
com
com
facilidade
/
os
sotaques
e
as
as
diferenças
de
região
para
região
/
ou
é
uma
coisa
que
hum
deixa
lá
pensar
?
ah
bom
/
não
por
acaso
acho
que
se
nota
bastante
/
uhuh
tods
as
zonas
sim
/
interessa-lhe
?
todas
as
zonas
ah
aqui
havia
um
enquanto
esteve
a
estudar
no
/
no
técnico
com
certeza
tinha
colegas
/
das
mais
diferenças
proveniências
não
se
notava
isso
?
notava-se
perfeitamente
/
sim
?
ah
até
se
calhar
Lisboa
Lisboa
/
quer
dizer
se
calhar
estava
igual
em
circunstância
como
todas
as
outras
cidades
/
não
estava
nem
/
ah
bem
mais
longe
sim
mais
bem
do
que
as
outras
que
estão
ou
se
se
havia
alguma
diferença
era
era
pouco
/
uhuh
e
pronto
e
era
uma
eh
/
é
uma
universidade
se
calhar
muito
/
com
alguma
prestígio
e
portanto
há
necessidade
e
também
não
há
muitas
de
de
/
só
há
a
universidade
do
Porto
não
é
?
leciona
Engenharia
Civil
ah
/
uhuh
como
se
houvesse
?
com
ah
não
os
outros
são
cursos
ah
bacharelatos
/
uhuh
superiores
só
são
só
são
as
duas
e
portanto
é
natural
que
que
houvesse
gente
de
todo
o
lado
de
todo
o
lado
exato
uhuh
que
conselho
é
que
daria
a
alguém
que
quisesse
entrar
para
esse
curso
hoje
em
dia
?
ah
posso
dar
um
conselho
para
para
qualquer
curso
/
uhuh
não
especificamente
para
este
/
ótimo
para
para
ir
para
um
curso
só
para
fazer
ah
é
fundamental
que
se
goste
/
uhuh
porque
isso
é
o
essencial
?
é
o
essencial
uhuh
é
mais
importante
se
a
pessoa
não
gostar
o
resto
acho
que
vai
por
acréscimo
?
é
acho
que
sim
é
preciso
ter
vontade
uhuh
claro
e
ah
depois
ah
/
já
dá
se
vê
que
começou
/
a
trabalhar
praticamente
/
ah
logo
após
o
curso
ou
ou
não
?
é
possível
?
ah
/
o
que
é
que
foi
isso
?
sim
eu
tive
eu
tive
um
mês
um
mês
ou
talvez
um
pouco
mais
/
bom
mas
há
determinados
cursos
em
que
se
passa
anos
/
primeiro
que
se
consiga
encontrar
trabalho
hhh
/
eu
foi
logo
hhh
é
uma
pena
que
assim
seja
e
como
é
que
foi
?
foi
por
intermédio
de
um
anúncio
/
ou
conheceu
ou
conhecia
alguém
da
/
da
empresa
para
/
ah
/
que
trabalhou
inicialmente
ou
ainda
se
mantém
lá
?
não
sei
/
sim
ainda
mantenho
/
uhuh
foi
por
por
intermédio
de
um
professor
/
que
fiz
uma
oral
a
oral
correu
/
relativamente
bem
e
depois
surgiu
esta
oportunidade
/
uhuh
indicou-me
/
mas
depois
ainda
seguiu
vá
seguiu
as
vias
/
normais
sim
as
vias
normais
uhuh
/
de
seleção
?
vá
sim
exato
ah
e
o
trabalho
que
está
a
fazer
/
é
aquilo
que
esperava
?
é
é
aquilo
que
gostaria
mais
de
fazer
?
é
é
sim
?
em
que
é
que
consiste
assim
em
traços
largos
?
ah
/
hum
pronto
estou
num
gabinete
para
já
estou
num
gabinete
/
já
para
já
geralmente
trabalha-se
hum
/
ah
ou
pelo
menos
ah
pode-se
trabalhar
em
várias
áreas
mas
no
no
que
eu
estou
a
trabalhar
é
mais
na
parte
de
de
estruturas
uhuh
portanto
ah
e
hum
/
e
concebeu-as
/
é
já
aqui
concebeu-as
por
algum
lado
mas
o
quê
?
o
quê
?
ai
não
?
concebi-as
já
não
propriamente
às
vezes
faço
algumas
pequena
conside
com
conceções
mas
já
com
/
com
dificuldade
?
mas
com
vá
com
apoio
estou
a
trabalhar
/
ainda
sou
relativamente
recém-licenciado
e
portanto
ainda
estou
com
claro
com
apoio
e
estou
ainda
estou
um
ano
/
em
estágio
/
uhuh
e
portanto
tenho
o
meu
patrão
e
não
só
outras
/
pessoas
que
pronto
são
engenheiros
que
estão
a
trabalhar
comigo
/
com
esses
sabem
mais
do
que
eu
e
que
me
/
e
que
geralmente
fazem
as
pronto
tarefas
mais
/
que
exigem
também
mais
conhecimento
mais
experiência
não
é
?
uhuh
uhuh
mas
será
caso
de
ah
/
projetar
ah
edifícios
ou
outro
tipo
de
coisas
?
agora
sei
lá
pontes
?
não
sei
que
mais
ah
/
pode
ser
de
tudo
não
é
?
suponho
exato
mas
o
curso
permite
isso
tudo
?
sim
mas
vá
um
grande
/
uma
maior
parte
o
trabalho
maior
/
de
mais
mérito
?
é
sempre
feito
é
o
projeto
vá
lá
o
projeto
/
principal
que
se
está
a
fazer
agora
que
trabalho
na
empresa
/
a
fazer
metro
quadrado
ah
em
relação
às
estações
/
a
maior
parte
de
estruturas
das
estações
de
metro
do
Porto
deve
ser
um
trabalho
hhh
/
é
sim
complicado
mas
ah
será
com
certeza
é
diferente
o
que
para
mim
também
seria
tudo
diferente
mas
este
acaba
por
ser
mais
diferente
ainda
/
hhh
pois
é
é
ao
longo
do
curso
/
fizeram
naturalmente
projetos
/
ah
enfim
simulados
ah
/
ou
ou
como
é
que
fazem
?
co
como
é
que
se
desenvolve
a
parte
/
prática
se
é
que
existe
/
no
vosso
curso
?
ah
sabe
que
os
o
curso
de
ah
de
Civil
no
Técnico
/
está
mais
orientado
para
a
vertente
projeto
/
sim
?
e
portanto
existe
os
primeiros
anos
/
onde
se
dá
ah
as
bases
teóricas
/
claro
e
depois
no
lá
no
nos
nos
dois
últimos
principalmente
no
último
/
ah
já
já
existe
mais
já
mais
contato
com
o
projeto
onde
se
faz
algumas
alguns
trabalhos
do
projeto
mesmo
/
uhuh
umas
simulações
da
realidade
entre
aspas
ah
naturalmente
relacionadas
diretamente
com
as
cadeiras
em
si
/
portanto
com
sim
sim
exato
de
programar
esse
tipo
daqui
a
nada
parte
para
outra
porque
se
está
ah
se
estava
na
cadeira
x
/
não
é
?
ah
há
sempre
interligação
entre
várias
disciplinas
/
sim
que
tinha
ah
/
então
estão
todas
ligadas
?
quando
chega
ao
último
é
não
completamente
portanto
tem
que
se
saber
todas
não
é
?
uhuh
claro
claro
/
ou
claro
que
existe
uma
que
/
ah
existe
a
cadeira
fundamental
que
que
é
preciso
saber
mais
sobre
aquele
assunto
mas
<geralmente
existe
sempre>
os
projetos
é
que
podem
ser
diferentes
/
há
um
projeto
em
estruturas
metálicas
/
uhuh
outro
projeto
pode
ser
em
em
/
betão
armado
pronto
isso
aí
já
varia
um
pouco
/
uhuh
pode
estar
mais
relacionado
com
a
parte
de
estruturas
/
ou
com
a
parte
de
fundações
de
solo
depende
uhuh
ah
justamente
essa
questão
de
dos
solos
e
da
/
das
coisas
que
está
a
descrever
ah
/
por
exemplo
eu
trabalho
ah
com
com
um
rapaz
/
desculpe
eu
não
percebo
não
sei
quais
são
os
termos
que
utilizam
/
ah
/
mas
ah
quando
fez
ele
que
teve
que
projetar
uma
/
coisa
para
estar
no
meio
do
chão
não
é
a
mesma
coisa
/
que
trabalhar
num
numa
coisa
semelhante
para
/
projetar
ah
/
a
superfície
não
é
?
ah
essa
essa
questão
das
expressões
geométricas
com
certeza
/
levanta
dificuldades
que
/
ah
não
têm
nenhum
nenhuma
relação
com
com
o
edifício
sim
ah
quer
dizer
todas
as
estruturas
são
diferentes
e
acabam
por
/
ser
iguais
quer
dizer
o
tipo
de
raciocínio
se
calhar
acaba
por
ser
/
pois
semelhante
embora
as
ações
a
que
as
estruturas
estão
sujeitas
é
que
variam
/
os
condicionalismos
/
ah
também
são
diferentes
temos
de
/
sei
lá
um
edifício
sei
lá
um
uma
pequena
ma
uma
pequena
vivenda
feita
numa
zona
rural
/
bem
não
te
não
causa
qualquer
transtorno
em
termos
de
/
o
dia
a
dia
das
pessoas
mas
há
o
metro
do
Porto
/
tal
como
o
metro
de
Lisboa
já
claro
já
implica
bastante
em
termos
de
/
por
exemplo
do
processo
construtivo
/
é
muito
importante
porque
não
não
se
pode
interromper
ah
/
determinadas
/
fases
ah
vias
não
determinadas
vias
da
/
ah
sim
não
pensava
que
era
ver
as
vias
e
tem
de
se
fazer
tudo
na
mesma
base
/
e
tem
que
se
fazer
as
obras
ao
interromper
o
menos
possível
não
é
?
pois
pois
senão
principalmente
no
Porto
que
é
uma
cidade
/
um
pouco
engarrafada
já
tal
como
Lisboa
não
é
?
todas
as
grandes
cidades
acabam
por
ser
sim
sim
sim
sim
ter
problemas
de
trânsito
ah
/
ah
no
/
enfim
na
parte
de
Lisboa
também
não
de
certeza
/
mas
ah
aí
no
grande
Porto
a
maneira
que
existe
/
uma
diferença
grande
da
da
praia
e
do
cais
/
está
portanto
/
existirá
água
no
futuro
?
nunca
se
fez
aquilo
é
uma
pedra
até
ver
/
ajudarem-nos
inclusive
ah
com
/
um
nível
de
/
ah
/
altura
?
o
metro
do
Porto
vai
ser
um
metro
/
até
se
costuma
dizer
que
é
um
metro
de
superfície
exato
/
de
superfície
sim
porque
vai
afetar
um
bocado
/
ah
mas
vai
existem
ah
zonas
entradas
mas
principalmente
as
/
só
uma
as
zonas
entradas
são
mais
nas
zonas
ah
urbanas
/
claro
propriamente
ditas
ou
não
existiam
aí
/
quando
existiam
já
umas
linhas
ah
/
antigas
ah
isto
/
claro
aproveitam
algumas
alguns
trajetos
porque
mas
só
no
último
momento
porque
os
/
uhuh
quer
dizer
a
grande
extensão
existem
bastantes
mas
pronto
/
se
calhar
a
grande
extensão
é
à
superfície
ah
bom
porque
lá
está
porque
não
se
pode
pôr
uma
estação
do
metro
/
à
superfície
se
calhar
no
no
meio
do
porto
/
e
daí
...
pois
pois
pois
ah
naturalmente
é
aqui
que
se
fazer
a
/
sim
a
pois
ah
/
portanto
isto
é
para
para
discussões
mas
ah
/
imagine
que
estava
numa
num
enorme
/
empreendimento
uma
fábrica
uma
coisa
qualquer
/
do
do
género
/
ah
/
as
dificuldades
são
com
certeza
outras
e
impõe-se
também
outras
/
coisas
do
tipo
/
questões
ambientais
em
prática
/
o
que
tem
e
o
que
não
tem
isso
também
é
de
vossa
responsabilidade
?
ou
ou
como
é
que
se
fabrica
um
novo
estas
coisas
umas
com
as
outras
?
ah
exist
existem
pronto
existem
várias
/
ah
várias
especialidades
ah
que
que
que
estão
interligadas
e
/
o
arquiteto
o
engenheiro
civil
e
depois
/
uhuh
também
há
de
haver
/
um
uma
pessoa
ligada
à
parte
/
de
ah
/
dos
problemas
paisagísticos
ambientais
/
ah
quer
dizer
existem
uma
série
de
/
uhuh
e
sei
lá
há
pessoa
que
se
se
calhar
se
dedicam
mais
ao
estudo
do
do
terreno
ou
da
das
fundações
do
solo
/
portanto
quer
dizer
que
existem
vários
porque
eu
penso
que
ah
dirigir
mais
/
uma
parte
no
sentido
de
haver
uma
parte
de
/
ah
acompanhamento
/
da
execução
propriamente
dita
e
depois
a
parte
/
ah
do
projeto
quer
dizer
são
dois
ramos
/
quer
dizer
são
os
dois
complementam
também
/
uh
ah
com
certeza
são
importantes
então
existem
estou
convencido
sim
mas
ah
também
temos
conhecimentos
eu
tava
a
falar
que
um
tem
que
saber
são
importantes
uhuh
claro
saber
de
eh
/
quer
de
projeto
quer
de
quer
de
obra
deve
ter
conhecimentos
não
é
?
uhuh
claro
que
se
for
um
engenheiro
mais
ligado
ao
projeto
/
então
tem
mais
conhecimentos
ah
/
na
parte
de
do
projeto
/
uhuh
se
for
ligado
à
obra
então
vai
/
ter
mais
...
sim
agora
ah
perguntar-lhe
em
termos
/
pessoais
se
achava
ah
/
se
se
gostava
mais
de
uma
área
/
se
gostava
mais
da
outra
se
já
tinha
pensado
que
/
hum
gostaria
mais
de
enveredar
por
aqui
do
que
por
outro
lado
?
pronto
eu
se
se
essa
questão
se
coloca
para
si
quer
dizer
eu
gosto
mais
nitidamente
/
de
da
área
do
projeto
não
é
?
é
ah
pronto
quando
pensava
tirar
o
curso
no
Técnico
/
estava
mais
a
pensar
nesse
nessa
área
/
pois
e
depois
o
Técnico
também
encaminhou
mais
para
essa
área
/
pois
ah
na
obra
é
interessante
a
matéria
portanto
porque
é
que
faço
essa
pergunta
é
uma
curiosidade
pessoal
/
não
porque
ah
o
arquiteto
/
dessa
área
mas
trabalha
nessa
área
?
mas
justamente
ele
gosta
mais
da
parte
do
do
planeamento
/
do
que
da
da
execução
/
da
obra
exato
e
hum
/
muitas
vezes
ah
depara-se
com
/
aparentemente
com
projetos
/
ah
bem
feitos
/
mas
ah
com
deficiências
/
que
se
devem
há
há
há
inexperiência
inatividade
/
seja
o
que
for
/
ah
/
dos
ah
engenheiros
/
ou
engenheiros
e
arquitetos
participaram
na
na
no
projeto
mas
que
realmente
não
têm
conhecimentos
/
pois
nem
têm
prática
de
implementação
de
da
dos
projetos
/
ah
das
obras
de
depois
levanta-se
é
ah
/
uma
série
de
problemas
que
podem
ser
resolvidos
/
no
momento
/
por
causa
do
ah
tem
tendência
a
ser
/
ah
solucionados
de
outras
maneiras
se
a
pessoa
tivesse
mais
ah
experiência
/
de
execução
/
ah
portanto
pergunto-me
/
se
então
não
seria
melhor
haver
/
uma
componente
mais
eh
prática
/
que
estimulasse
justamente
à
/
aquisição
desses
conhecimentos
antes
de
as
pessoas
partirem
para
para
fazer
projetos
assim
/
às
vezes
até
grandes
projetos
geralmente
quem
faz
muitos
/
projetos
já
são
engenheiros
com
alguma
/
alguma
experiência
mais
quer
claro
quer
de
projeto
quer
de
obra
e
geralmente
fazem
/
realmente
/
que
as
pessoas
fiquem
só
na
no
vá
lá
no
seu
gabinete
e
e
um
/
uhuh
bocado
desligados
do
que
se
passa
na
obra
claro
que
isso
é
mau
não
é
?
uhuh
convém
sempre
saber
o
que
é
que
/
ah
que
se
pode
fazer
porque
às
vezes
o
projeto
pode
estar
muito
bem
concebido
/
mas
pequenos
pormenores
depois
em
termos
de
execução
/
nos
por
exemplo
mas
eu
acha
que
não
existisse
interligação
?
hhh
manda-se
fazer
determinada
ah
/
placas
ou
não
sei
que
que
quantidade
de
ferro
mas
alguns
bocadinhos
estão
mal
/
pois
exato
calculados
hhh
seja
pelo
que
for
/
eu
pensei
que
era
um
projeto
de
mas
depois
eu
parei
isso
já
não
é
tão
linear
isso
às
vezes
também
pode
ser
a
problemas
de
execução
não
é
?
pois
também
pode
ser
o
exato
pode
ser
bom
pode
ser
mal
interpretado
em
termos
de
execução
sim
claro
claro
claro
/
a
responsabilidade
hhh
pode
perfeitamente
/
estar
dividida
claro
e
mesmo
a
crítica
que
se
faz
às
vezes
aos
do
do
aos
eng
projetistas
/
ah
/
que
às
vezes
não
fazem
da
melhor
maneira
isso
também
às
vezes
pode
ser
um
pouco
/
sim
isso
pode
ser
um
bocado
um
pouco
exagerado
é
sim
sim
sim
sim
/
ah
é
um
bode
expiatório
exato
/
geralmente
as
pessoas
tentam
passar
as
desculpas
para
o
hhh
para
outro
sim
sim
para
o
do
lado
hhh
eu
compreendo
isso
e
por
vezes
sei
que
as
coisas
são
exatamente
assim
/
pois
mas
ah
mas
também
/
existem
naturalmente
outras
competências
que
...
como
é
que
têm
sido
?
ah
/
havia
razões
familiares
ou
/
uma
outra
questão
?
não
sei
se
calhar
por
influência
o
meu
avô
era
al
era
ah
/
um
pequeno
empreiteiro
/
uhuh
ah
o
meu
tio
/
ah
é
engenheiro
civil
/
uhuh
e
tenho
um
primo
que
também
é
engenheiro
civil
/
se
calhar
isso
pode
ter
/
ajudado
influenciado
sim
/
uhuh
ah
já
havia
uma
certa
tradição
de
/
pronto
na
área
/
na
área
uhuh
mas
eu
penso
que
não
acho
que
também
porque
não
tou
sempre
vá
lá
eh
/
sempre
gostei
de
/
construir
e
assim
ah
/
não
sei
por
acaso
nunca
tinha
pensado
muito
uhuh
muito
a
sério
nisso
/
se
calhas
as
pe
as
pessoas
por
exemplo
antes
de
de
ser
engenheiro
já
me
diziam
/
que
eu
era
isto
de
maneira
que
depois
/
se
calhar
quando
era
pequenino
hhh
pronto
se
calhar
só
é
por
isso
que
estou
aqui
/
não
sei
se
isso
de
certa
forma
corresponde
à
/
se
calhar
sim
se
calhar
sim
/
àquilo
que
sou
era
jeito
para
/
imaginar
essas
coisas
hhh
sim
e
pronto
e
sempre
ah
e
as
geralmente
há
muitos
cursos
/
que
que
são
que
se
regem
pelas
leis
do
do
Homem
/
uhuh
eu
acho
que
Engenharia
Civil
/
rege-se
basicamente
pelas
leis
da
da
natureza
portanto
não
há
muito
a
fugir
se
calhar
economias
/
uhuh
de
câmbio
e
se
calhar
mesmo
as
letras
são
regras
impostas
mais
pela
/
por
ideias
de
um
homem
por
um
pensador
ao
passo
que
/
na
nas
físicas
não
não
/
e
também
nas
químicas
portanto
nas
nas
ciências
vá
lá
não
não
se
pode
fugir
àquilo
é
/
claro
as
leis
são
gosta
de
ter
alguma
coisa
que
se
ao
fim
ao
cabo
não
é
?
hum
não
gosto
hum
não
sei
sei
lá
isso
/
ah
não
eu
digo
por
experiência
porque
/
ah
eu
estou
numa
área
/
de
que
pro
ah
gosto
muito
/
da
das
áreas
de
ciências
e
eu
comecei
bem
ah
/
pensei
seriamente
em
enveredar
por
aí
/
depois
mudei
de
ideias
e
/
estou
na
área
das
letras
mas
/
ah
apesar
de
tudo
/
escolhi
uma
área
que
me
parece
mais
/
ah
paupável
por
que
isso
incomum
possa-lhe
parecer
mas
ah
/
quando
eu
tenho
coisas
que
posso
mostrar
/
que
são
assim
e
não
são
de
outra
maneira
/
onde
não
é
só
/
idealização
ou
fulano
diz
que
é
mas
/
uhuh
será
ou
não
?
ou
acho
que
é
assim
eu
acho
que
é
assado
/
justamente
precisava
de
alguma
coisa
mais
segura
/
de
maneira
que
tudo
por
isso
é
que
lhe
pergunto
/
se
não
será
um
pouco
essa
a
tentativa
também
?
ah
hum
/
por
exemplo
na
por
exemplo
na
por
exemplo
ah
na
nas
disciplinas
fala
/
por
exemplo
letras
/
uh
ah
/
penso
eu
que
o
que
se
estuda
seja
por
exemplo
mais
o
/
que
outras
pessoas
pensaram
ideias
de
outras
sim
/
dependendo
das
áreas
mas
/
com
certeza
muito
portanto
hoje
há
leis
feitas
por
várias
pessoas
/
eh
e
a
pessoa
vai
estudar
de
certa
forma
esses
raciocínios
ao
passo
/
uhuh
que
na
nas
ciências
/
dois
e
dois
são
pá
se
calhar
não
é
bem
assim
/
nem
sempre
mas
quase
sempre
é
mas
mas
quase
exato
as
outras
são
factos
e
/
geralmente
o
o
um
corpo
quando
/
cai
tem
que
obedecer
à
lei
da
gravidade
e
e
/
coisas
assim
uma
pessoa
não
pode
ir
para
cima
pronto
exato
portanto
são
coisas
que
/
por
porque
por
exemplo
eu
posso
/
se
calhar
em
filosofia
posso
estar
a
fazer
um
texto
/
uh
e
/
aos
olhos
de
uma
determinada
pessoa
/
ser
excelente
pode
ser
excelente
ou
mas
aos
olhos
de
outra
pessoa
já
não
/
pode
ser
muito
mau
e
isso
não
são
coisas
/
uhuh
não
valem
se
calhar
na
ciência
exata
não
é
?
pois
há
e
/
no
entanto
acho
interessante
mas
hhh
uhuh
nunca
nunca
lhe
daria
para
aí
?
eu
prefiro
ser
eu
a
criar
as
minhas
próprias
regras
a
esse
nível
/
ser
eu
/
uhuh
claramente
os
meus
as
minhas
ideias
não
são
mais
intelectuais
do
que
/
claro
claro
propriamente
embora
seja
importante
também
conhecer
as
outras
que
/
uhuh
em
termos
de
de
conhecimento
próprio
/
por
isso
tem
mesmo
que
ser
não
é
?
na
verdade
é
uhuh
ah
acaba
por
sobrar
ainda
algum
tempo
/
depois
do
trabalho
antes
do
trabalho
/
seja
como
for
que
lhe
permita
justamente
envolver-se
/
noutro
tipo
de
atividade
?
mais
ah
/
intelectual
ou
não
?
bem
eu
para
além
de
ah
/
para
além
de
Engenharia
Civil
estudo
Música
/
uhuh
e
sobra
muito
pouco
tempo
para
para
outras
coisas
já
percebi
hhh
para
outras
coisas
hhh
vou
/
a
perceber
/
ah
já
estuda
muita
Música
há
muito
tempo
?
há
nove
anos
sim
?
há
nove
anos
mais
ou
menos
ah
algum
instrumento
particular
?
contrabaixo
contrabaixo
?
onde
é
que
estuda
?
se
não
é
indescrição
na
Fundação
Musical
dos
Amigos
das
Crianças
/
que
é
?
que
é
/
hum
na
travessa
de
Santo
Ildefonso
/
ui
Lisboa
ao
pé
da
do
Jardim
da
Estrela
mais
ou
menos
/
uhuh
ao
pé
da
avenida
Álvares
Cabral
o
XYZ
foi
para
lá
?
sim
ah
e
qual
é
a
sua
intenção
/
ao
estudar
?
é
é
por
puro
prazer
ah
/
nesta
altura
?
é
como
?
nesta
altura
é
porque
eu
gosto
uhuh
e
quan
e
quando
também
quando
comecei
a
estudar
já
já
tinha
quinze
anos
/
portanto
foi
mesmo
por
/
por
opção
pessoal
não
foi
/
exato
não
foi
imposição
não
foi
por
qualquer
espécie
de
imposição
/
uhuh
portanto
faço
porque
porque
lhe
dá
prazer
porque
gosto
/
uhuh
podia
como
outras
pessoas
gostam
de
fazer
outras
coisas
eu
gosto
...
claro
e
ah
/
mas
ah
paralelamente
ao
à
aprendizagem
/
naturalmente
ainda
está
ligada
lá
na
escola
ah
/
uhuh
pratica
fora
da
escola
com
certeza
/
em
termos
de
ensaio
e
não
sei
que
mais
mas
/
ah
para
aprendizagem
mas
também
tem
sei
lá
/
uhuh
um
grupo
de
outras
pessoas
com
quem
se
reune
para
/
tocar
aqui
ou
ali
ou
nem
por
isso
?
ah
sim
mas
tudo
muito
relacionado
com
com
a
escola
/
sim
?
sim
uhuh
eu
ligo
à
música
ontem
curiosamente
estive
a
falar
com
/
com
o
o
/
secretário
da
orquestra
da
Gulbenkian
/
uh
sim
uhuh
ah
não
não
reconheço
pois
não
conhece
?
pois
/
por
acaso
é
é
um
/
senhor
ainda
novo
e
que
/
também
ele
toca
mais
instrumentos
/
mas
ah
/
é
uma
pessoa
to
toda
envolvida
na
na
música
portanto
para
além
de
/
ali
ter
funções
basicamente
de
secretário
/
embora
um
secretário
de
orquestra
tenha
funções
/
ah
que
não
me
passavam
pela
cabeça
/
desde
/
corrigir
as
pautas
até
preparar
a
disposição
dos
/
ah
instrumentos
e
/
adaptar
isso
à
sala
ou
à
intenção
do
/
maestro
ou
/
autor
ou
seja
lá
o
que
for
/
realmente
não
tinha
imaginado
que
ah
que
acontecesse
também
/
ah
faz
uma
série
de
outras
coisas
depois
/
tem
grupos
um
mais
de
jazz
outro
mais
não
sei
de
quê
/
não
não
seria
isso
talvez
a
sua
intenção
?
sim
mas
ah
sente
que
é
um
bom
hobby
com
certeza
ou
não
?
quer
dizer
eu
<nem
sequer
isso>
[
/
/
]
nunca
me
pus
sequer
a
questão
de
ser
hobby
ou
não
ser
hobby
/
exato
eu
faço
porque
gosto
tal
como
Engenharia
Civil
faço
porque
gosto
/
só
que
uma
pessoa
também
tem
que
uhuh
tem
que
sobreviver
não
é
?
tem
que
ganhar
dinheiro
/
claro
e
portanto
ah
uma
consegue
/
lá
sustentar
a
outra
entre
aspas
hhh
sustenta
a
outra
hhh
há
sempre
uma
uma
sanguessuga
hhh
/
exato
portanto
entre
as
duas
faço
não
sei
se
é
hobby
se
não
é
/
também
nunca
me
preocupei
muito
em
...
para
já
estou
a
estudar
se
calhar
tenho
estudado
/
tem
que
estudar
tenho
evoluido
um
pouco
devagar
porque
também
não
/
se
calhar
não
evoluo
com
a
rapidez
que
...
sim
mas
também
não
não
tem
nenhum
timing
específico
a
cumprir
/
não
não
justamente
não
ah
por
isso
não
tem
problemas
uhuh
e
lá
pode
continuar
ah
a
estudar
digamos
mais
/
tempo
ou
já
se
encontra
na
fase
terminal
?
quer
dizer
aquilo
dos
cursos
eu
não
sei
se
é
correto
que
cursos
são
/
sim
se
cursos
se
chamam
não
sei
como
é
que
é
mas
ah
está-me
a
perguntar
em
termos
de
/
ah
nos
de
limitações
de
imposições
de
idade
da
escola
ou
/
limitações
de
de
chegar
ao
fim
da
não
não
tão
de
idade
mas
limitações
de
ah
aprendizagem
ah
chegar
ao
final
do
sim
dos
das
disciplinas
cadeiras
pronto
/
pois
ah
/
na
na
na
disciplina
de
Contrabaixo
/
essa
já
está
/
vamos
lá
ver
se
para
o
ano
/
pode
se
correr
tudo
bem
termina
depois
isto
é
a
parte
de
fundação
musical
/
se
terminar
uhuh
que
é
/
talvez
o
meu
calcanhar
de
aquiles
/
hhh
lá
está
porque
se
calhar
como
gosto
menos
se
calhar
também
estudo
menos
/
se
calhar
eu
também
funciono
um
bocado
por
ah
/
por
gosto
se
gosto
muito
bem
se
não
gosto
eu
estudo
muito
pouco
/
hhh
hhh
porque
está
a
ser
forçado
a
fazer
as
coisas
?
um
dia
vou
porque
gosto
tem
piada
hhh
quando
gosta
...
hhh
pois
mas
às
vezes
também
é
preciso
um
pouco
de
método
tem
de
saber
isso
bem
/
exatamente
e
para
/
saber
impôr
aquilo
que
é
necessário
fazer
ainda
que
não
se
goste
tanto
/
com
certeza
não
gostou
de
todas
as
cadeiras
que
teve
até
agora
não
mas
essas
tinha
mesmo
que
fazer
/
hhh
hhh
e
olhe
é
assim
hhh
digo-lhe
porque
se
impôs
esse
[
/
]
sim
esse
objetivo
exato
esse
objetivo
agora
ali
é
uma
coisa
mas
agora
também
já
me
pus
o
objetivo
de
fazer
essa
hhh
ah
muito
bem
está
bem
tudo
bem
olhe
ah
não
o
vou
empatar
mais
/
agradeço-lhe
muito
o
facto
de
ter
vindo
mais
uma
vez
/
de
nada
peço
desculpa
por
todo
o
incómodo
/
não
causou
incómodo
nenhum
hhh
é
um
prazer
hhh
/
ah
e
lamento
se
o
chateei
demasiado
mas
olhe
/
nada
até
foi
até
foi
foi
interessante
hhh
hhh
ok
muito
obrigada
então
/
e
agora
temos
mesmo
que
terminar
está
bom
?
sim
Download XML • Download text
• Waveform view • Sentence view