DI_65LF35b

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ID65
ParticipantG. Silva
GenderFeminino

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Obrigadíssima hhh De nada hhh Agora finalmente então podemos ah voltar à conversa / Conversar mais um bocadinho que é mais ... hhh É O que é que achou disto tudo ? Foi assim muito aborrecido ? Não não é às vezes atrapalha um bocadinho / uhuh porque ah aquelas frases como não têm sequência às vezes ah / Claro atrapalha um bocadinho a a ler / Porque Porque não sabe qual é a entoação que se de dar ? mas não ah Pois exato Algumas parecem fazer sentido umas com as outras outras Pois outras não hhh Umas vamos levadas com o sentido da anterior / Pois e damos uma entoação que não que não deve ser mas não Não mas ah correu muito bem Pronto não queira saber as dificuldades que tenho encontrado também mas é lógico / Pronto É natural pois é que vocês os informantes tenham mais dificuldades não é ? Pois Pois é lógico que se encontre Então conte-me como é que foi essa experiência pela faculdade ? Isso acabou por ser ah quando ? ah Quando é que é ? Ah foi muito Olhe Olhe deixe-me ver eu assim em anos ah / Setenta ? Oitenta ? portanto eu comecei / Pois olhe eu acabei o meu estágio três anos / depois tive eh portanto foi dois anos depois tive um ano de intervalo que não não fiz nada / e portanto acabei em / ah noventa e tal / Noventa e tal ? porque fiz o fiz o curso / todo É que eu comecei desde o desde o antigo quinto ano / Exatamente portanto eu tive que voltar para o nono / porque não tinha completo tive de fazer o nono o décimo o décimo primeiro e o décimo segundo Claro Depois tive que fazer toda todo a a faculdade A tal licenciatura Pois toda a licenciatura completa incluindo as cadeiras pedagógicas ? incluindo tudo incluindo Pois ah Tive que fazer toda tudo isso ah Não não não chumbei / nunca hhh hhh Claro Senão hhh ainda ainda seria mais eh / O que seria ? Bem hum seria mais penoso e mais difícil e ainda levava mais tempo / Claro e e depois tive um ano realmente / que não que não fiz o estágio Pensei que não ia fazer não fiz estágio / porque entretanto eu j também dava dava aulas / e eu sei Quando é que regressou ? Desculpe Quando é que começou ? Eu comecei no meu terceiro ano de oficialmente no ensino oficial no no terceiro ano de uhuh de faculdade uhuh Sempre em português ou português e francês ou quase Depois eh Sempre em português português francês / Ah também ? hum Eu gostava de aprender sempre em português francês fiz o estágio em português e em francês Sim é Pois em E como é que isso correu ? Foi bom ? ah O estágio ah por acaso ah Ou foi gravemente traumatizante para si ? Não tenho grandes recordações e / não é assim muito traumatizante é um bocadinho / hhh um bocadinho hhh É um bocadinho Não ah / correu muito bem a nível de colegas / Sim ? fizemos um grupo excecional / Ah que bom ainda hoje somos extremamente amigas / ainda ainda agora / vou-lhe telefonar esta tarde a uma delas / porque teve uma menina quinze dias / Ai é ? e eu tenho andado sempre a saber como é que vão as coisas / A saber como é que corre hhh meu Deus tenho de lhe telefonar faz hoje quinze dias / hhh de maneira que somos extremamente amigas e / uhuh encontrámo-nos na faculdade / não nos conhecíamos antes / e foi de facto uma uma amizade muito bonita Que bom muito bonita A nível de de de estágios se sabe que é sempre / muito exigente é sempre muito tra muito trabalhoso Claro Em que escola é que fez ? No Dom Pedro Quinto uhuh Eu estive também com com um problema porque est hum nas férias / um problema de saúde tive um um das vertigens Vertigens ? Sim Sim É um Eu não sei se aquilo foi um vírus que andou no Algarve / Ah porque muita gente teve aquilo / e e era uma coisa horrorosa / que a pessoa não podia nem levantar a cabeça nem se levantar / Por causa porque a cabeça <não parecia> parecia descomunal e girava tudo tudo tudo Portanto aquilo é eu acho que aquilo tem a ver com o ouvido / Que aflição uhuh com aquele líquidozinho acho que Que circula que circula dentro do ouvido e que de vez em quando ah sai / por qualquer motivo / e e e aquilo tem a ver com o equilíbrio da pessoa / e a pessoa perde completamente o equilíbrio Ai bolas Eu estava muito bem na rua / e de repente comecei a ver o mundo a girar e eu a girar dentro do mundo / e que aquilo umas náuseas e umas sensações horrorosas / Que horror porque a pessoa não pode ... Bom eu tive a sensação de que tinha tido uma trombose uma coisa qualquer / porque a cabeça fica assim ... Pronto Foi Foi muito Isso dura muito tempo ? ah Durou quase um mês Ai credo Quer dizer assim em grande em grande não / em grande em grande tive uma semana / assim e aquilo é é E depois como é que estava ? Estava hipertensa ? Completamente imobilizada completamente não me podia mexer não podia mesmo mexer Claro O médico disse-me logo que não mexesse nada e deixasse-me estar o mais imobilizada possível / deitada de barriga para cima / e mesmo assim com olhos fechados e tudo andava tudo tudo tudo tudo a girar Tudo a girar De maneira que eu saí de uma de uma fase destas foi no fim de agosto / e entrei em setembro em estágio hhh hhh De facto ... Eu até vim aqui preencher os meus papéis porque eu até tinha desistido Eu tinha mesmo desistido eu não ia porque não estava em condições / eu fui a primeira vez que saí sozinha à rua / para foi para vir aqui à faculdade preencher os papéis / Fazer isso fora de tempo Eu quase que não sabia não conseguia assinar eu quase que não sabia escrever hhh / hhh a funcionária coitada em baixo é que me teve / Teve que ajudar que que ajudar a escrever aquilo eu estava num estado mesmo ... Então estava mesmo mal E depois De maneira que saí de um período desses para entrar num para entrar no estágio e aquilo a princípio foi assim um bocadinho / complicado É acredito E eu eu quando disse era mesmo para não fazer depois a aquela minha colega é que me telefonou " Ai eu fico contigo eu fico contigo anda que nós ajudamos-te " E de facto foram excecionais uhuh Foi muito As suas colegas acabaram com boas notas ? Sim Sim acabaram não com umas notas muito boas porque pronto eu não estava Muito bem não estava muito bem mas Pois mas a licenciatura era correu correu melhor Sim Sim Sim uhuh Gostava mais da área de Literatura ou da área de Linguística ? ou de Língua ? ah / Eu gosto mais talvez da área de Linguística É ? uhuh Correram bem as cadeiras de Linguística ? Correram Correram algumas eu nem nem consegui assistir / Ah que bom de maneira que teve que ser fazer uma delas tive / É ? que pedir para me chumbarem para poder fazer o exame em setembro Que tensão Portanto E conseguiu fazer agora ? Consegui Ah Consegui tive dois meses / de de preparação daquela cadeira / uhuh e consegui fazer Que cadeira era ? Se não é indiscrição Era Era a Históra Era Sim História da da Literatura ? História da olhe não sei História da Língua Portuguesa ? História da Língua Portuguesa ? não me recordo muito bem não me recordo qual era sei que / uhuh ok Não Não tem importância foi assim uma hhh foi uma complicação muito grande mas consegui acabei por conseguir fazer aquilo uhuh Claro uhuh Então e costuma agora ir de de férias para o Algarve não é ? Exatamente exato tenho casa tenho Porque tem família e tudo foi para Tem ? Tenho uhuh Tenho um apartamento em Portimão Tem em Portimão ? uhuh uh Gosto muito E a família que tem ah é próxima ? Pois Sim muito muito pois Gosta daquilo ? Ai gosto imenso Eu estou ansiosa que mas este ano estou a lecionar as unidades capitalizáveis e terminam muito mais tarde no ano a dezoito de de deste mês de julho portanto / De julho é que termina e ainda assim depois aquela semana será para alguns alunos que / ah estão com p para completar unidades e / que não não lhes correu muito bem os testes e para não ficarem com aquela unidade pendente / nós ainda marcamos depois marcamos uma data para Têm ainda chance ? para eles irem e fazerem o teste para acabar a unidade Pois E E que tal funciona isso ? É ah O sistema das unidades capitalizáveis ? O sistema das unidades capitalizáveis aquilo em princípio acho que é uma ideia muito interessante / É cumprível ? para as pessoas que de facto não têm possibilidades de / ah frequentar e estudar / naqueles eh / termos tradicionais ou naquela naquela forma tradicional porque / uhuh a pessoa vai fazendo as unidades conforme conforme pode / conforme vai capitalizando as unidades conforme Sim Sim ou tem um um ritmo próprio / e faz ao seu ritmo as unidades Portanto não tem que seguir o ritmo / imposto pela turma imposto pelo pelo x imposto pelo Não é o pois pelo programa digamos porque eles cada unidade é um programa uhuhuh Então cumprem aquele programa no tempo em que em que conseguem em que lhes é possível / Exato fazer E as pessoas realmente vão conseguindo ah / Sim vão conseguindo vão vão Algumas bastante mais depressa / fazer assim ? quando podem ? do que outras / depois isso depende da capacidade da pessoa depende da Claro como é lógico da da sei também das possibilidades que têm de de tempo / para estudar e de tudo isso Claro uhuh Muitas vão fazer os testes / Sim ? nem aparecem Pronto levam o guia levam ah o programa / levam a matéria estudam aquilo e depois vêm-se propor a / ao mes aos exames pois Aos exames uhuh E normalmente nesses casos ah / aproveitamento ? Sim Sim muitas vezes melhor até do que do que do que os outros que estão / Melhor ? Os que estão e que estão ali e que às vezes coitados não conseguem / adiantar Às vezes levam ali / três meses quatro meses para fazer uma unidade e não conseguem Não conseguem fazer Pois e no e fazem um exame e fazem dois e três às vezes / uh Não limite ? Eles podem ir-se é um problema Tantos quantos eh até até completarem até completarem a unidade / Sim Sim até fazerem aquilo uhuh E tem lecionado português e francês ? Sim Sim Ou apenas uma das duas ? Não Não português e francês sempre uhuh Aliás mais mais francês do que português infelizmente Sim ? Gostaria mais de dar mais português ? hhh Gostava sim Porquê ? Eu gosto É sua É a nossa língua não é ? É sempre / pronto e gosto mais não sei eu gosto de francês eu / uhuh gosto bastante de francês se não gostasse também não tinha tirado este curso / Eu também gosto não é ? Claro ah mas que níveis é que tem dado ? uh ah Olhe isto tem sido uma coisa curiosíssima porque eu tenho andado de tudo de tudo / tenho dado de tudo hhh / hhh Imagino tudo tudo tudo Eu dei / olhe em português dei ciclo / dei / portanto o básico / até ao nono / dei o décimo décimo primeiro / ah este ano tenho o básico todo / das unidades capitalizáveis da quarta unidade até à oitava uhuh ah De francês dei tudo / desde desde a iniciação / até ao décimo primeiro ano ainda não dei décimo segundo hhh hhh Espero não dar também espero não dar porque também não me apetecia muito Assim ah Portanto Porquê Porquê ? Por ser aquele ano dramático ? Por ser aquele ano dramático os ajustes / É ? das contas e que as pessoas às tantas fazem nos outros anos vão " Ah isto / ainda não é e coiso " Mas quando é o décimo segundo é mesmo o exame / e aquilo é mesmo a valer e mesmo ... Não quer dizer que os outros não sejam / A matéria ? Mas por vezes os alunos não os tomam como tal a sério ah / Ah pois mas quando chega ao décimo segundo têm que tomar mesmo porque / uhuh está em jogo muita coisa para eles hhh Pois é É pena que que se lembrem / muitos deles Pois é isso é isso é de facto o ensino no a nesse nível está muito muito triste muito triste muito triste porque / uhuh ah tudo vem tudo de de uma preparação de base / mesmo mesmo de De base a que nível ? De base a nível de daquilo que nós chamávamos a instrução primária / uhuh que é agora o primeiro ano o segundo o terceiro e tudo isso É O que é que eles fazem na se eles Olhe eu não eu não faço Como é que eles chegam ah ao secundário ? ah Ao secundário chegam péssimos ao pronto eles chegam mal eles vêm mal eles saem mal / alguns não alguns saem da de do quarto ano / porque têm idade / para saírem porque não podem / Para sair os alunos saem com quatorze anos e não os podem / Manter manter Outros saem porque eu acho que também / o o tipo de ensino não está adaptado a às necessidades / uhuh dos alunos Eu até punha É Eu acho Eles saem de não sabem escrever os erros são imensos / querem não é de não é no no no básico é no secundário também / chegam ao universitário assim é no secundário Chegam ah os H os A com H / isso para eles não existe os eh / a confusão dos C e dos S a confusão de que Então e e e X seguido de C ? Sim Sim Agora eu me começaram a escrever isso nos testes / eu acho que isto é X é seguido de de C ? ah Sim excepto pode ser sem C Pois Pois ah hoje em dia hhh hhh Foi um cortar o C / Pois Pois Pois mas não põem o o C / O C em excepto hhh hhh Não e eles têm uma falta de de hábito de leitura / uhuh Tremenda suponho eu e como eles não lêem / eles não tomam conhecimento / com as palavras escritas Eles conhecem as palavras de ouvir / e muitas vezes isso leva-os a escrever tal como ouvem / uhuh e depois / uma série de de erros / Claro Claro ligados uns aos outros que mantêm E E depois como é que se faz ? Quando se está a ensinar supostamente / Oh Pois é Olhe eu eu eu es o que é que se faz ? hhh eu uma vez tive um décimo primeiro ano curiosíssimo / era de técnicas / e eles detestam Português / e detestam tudo o que seja / e eles eram de de ligados à informática Então aquilo não acentos não existem / Isso é que é mau porque " Ah isso no computador nós não pomos acentos " Eu não percebo porque é que num computador não se de pôr acentos se as palavras são acentuadas / Claro quer sejam escritas à São coisas que não têm meios para para fazer ? Espere eles têm um bocadinho de trabalho se não tiverem meios / mas têm que fazer ali uma uma conjugação / Uma conjugação de teclas não é ? de teclas até encontrarem aquilo não vão muito / mas alguns até trazem agora a acentuação / Claro mas eles não estão para isso eh Acentos não se põem e e não sei E portanto não é necessário reconhecê-los E não é necessário não é necessário reconhecê-los Aquilo ele eles lêem tudo sem acentos não acentos nenhuns Os Os nomes Portanto não é os acentos ah Os Olhe pronto não é os acentos / mas os os próprios nomes deles os nomes próprios / Portanto rigorosamente próprios se / ah se se não não são acentuados a maior parte das pessoas não escreve os seus nomes / se levar acento não escreve encontrei muitas pessoas a escrever o nome eu agora não não não Sei / não não me estou a lembrar Inês ou Luís ou / Inês ? Inês eh / põem / Talvez ah Luís ah / talvez mas eu tenho muitos muitos nomes próprios sem Eu vi muitos vi sem sem acento E E depois os erros quer dizer / somado a isso ah eu cheguei uma vez estava furiosíssima a corrigir o teste / e resolvi / marcar os erros a vermelho hhh Claro hhh E depois isto era um décimo primeiro ano / e num teste chegou a quarenta e não sei quantos erros / e eu fiquei ... E escrevi a vermelho hhh nos testes com erros / ah ai quarenta e não sei quantos erros trinta e não sei quantos erros / Bom ficou com certeza a malvada para sempre a lembrar-se A turma ficou Exatamente hhh Eu este ano fi Mas sim / quis fazer uma chamada para hhh / porque ah os meus alunos ah no último teste / depois de eu ter avisado não sei quantas vezes nos testes anteriores / ah escreveram novamente com uma porção de erros que eu considero inconcebíveis / para pessoas que estão no no terceiro ano ah de das licenciaturas Pois Pois Pois Pois exato É licenciaturas em letras / Pois Pois Pois Pois Pois Pois ainda mais verdade ainda para mais Linguística não é ? ah E então o que é que eu fiz ? Assinalei Assinalei até me cansar em cada teste os erros que encontrei / Pois Pois e depois / como pelos vistos não tinha bastado as observações que tinham tinha feito / não explicitando quem é que tinha cometido que erro / ah eu resolvi no dia da entrega dos testes chamar cada um deles / Pois e fazer aquela humilhação pública que eu supus que nunca fosse necessário / Pois exatamente fazer e que achei que nunca poderia fazer / apenas eu estava tão furiosa com aquilo Mas é que uma pessoa chega a uma altura que está desesperada Que Eu disse assim " Como é que se escreve isto ? " E ele dizia-me outra vez o erro Pois Pois ele não escrevia porque não sabia coitado hhh portanto não foi engano / Claro hhh Quando escreveu aquilo às vezes podia ter sido um engano mas E depois ainda alguns que têm a a lata de dizer / que " Ah não pode ter sido " / não posso ter escrito " Pois Pois Pronto não pode ter escrito hhh hhh Não pode ter escrito mas escreveu hhh Mas é incrível Pois é é isso ah / ah é à Mas e ah se pode chegar a um nível destes / tendo aquele nível de / desconhecimento / ah / por haver uma grande ao longo de todo o sistema não é ? Pois mas o que é que se pode fazer ? É Acha que que se pode pôr alunos do décimo ano / do décimo primeiro ano a corrigir cinco vezes ou dez vezes ou uma página dos erros que comete ? Não mas outras maneiras que sim / E do do É eu acho que sim um exame que / Estamos bem na pronto eu tenho alunos a quem faço isso são alunos / digamos de ensino especial / Sim a quem ainda faço isso / que está nas unidades capitalizáveis e eu ainda faço isso e eu eu peço E resulta ? hum Infelizmente não resulta Eles fazem as coisas e não as ? Eu até Não depois voltama a fazer o mesmo erro A outra coisa que ... Cedilhas também é uma coisa que ninguém gosta de pôr / isso também caiu em desuso hhh Isso é igual ao é como o Baço Baço é igual a baco Exatamente eu tenho dado frases para eles me dizerem como é que se escreve / sem cedilha para verem que O disparate O disparate completo que sai dali Acham muita graça mas continuam a escrever sem cedilha É incrível isto É pronto não sei se aquilo é por / serem alunos eh Sabe o o os reflexos que isso tem ? Por exemplo no no trabalho de pesquisa que estou a fazer em que presento a ortografia de acordo com as normas / ah por exemplo na questão da acentuação é uma coisa incrível / muitíssimos informantes pressupõem que eu me esqueço dos acentos / e portanto cada vez que aparece por exemplo a palavra critico em vez de crítico / ou indico em vez de índico eles supõe que / Que que é a mesma coisa estou a falar da outra palavra que eles / por qualquer razão ah / Pois interpretaram em primeiro lugar / Pois Pois e alguns discutem comigo dizem que falta acentos / hhh hhh A um tive de dizer " Aqui a professora de Linguística sou eu " hhh Pensei qualquer coisa mas está certo hhh " E escrevesse assim / o senhor pode ler como entender mas o seu comportamento será analisado em função daquilo que ler / Claro Pois Pois agora isto é isto Pois exatamente Leia como quiser " hhh / Bem não sei o que é que o senhor hhh Pois isso vai-lhe dar muito trabalho isto não é ? ah ah Portanto as pessoas interpretam em função não sei de quê / mas que não é a ortografia porque / Pois ah aquilo que está remete para Para qualquer coisa em que a pessoa está a pensar ou que está a relacionar ou ... para quando Não sei Como não tem contexto se calhar a pessoa / Pode ser isso a primeira coisa que lhe vem à cabeça ah Desde que tenha aquela forma que ele está habituado a ver / Pois muitos que me dizem que é por causa dos computadores / outros dizem que é por dizem ah / outras coisas agora com franqueza não me lembro Pois Pois Pois não Têm sempre uma boa desculpa para justificar o facto de pronunciarem mal ah Determinadas E depois quando eu tenho os pares mínimos quanto à acentuação seguidos / uhuh ali é que eles ficam perplexos " Como é que isto pode ser ? Ainda agora li " hhh E está outra coisa hhh Bem indico indico e / Pois E índico e índico oh é índico E E outras E outras / Pois causa-nos muitas dificuldades Pois é assim se sabe Às vezes Às vezes é natural pois hhh hhh É natural é hhh Não estão habituados Não estão habituados E às vezes também se enervam a ler uma Sim isso ... Pois Mas dando o devido desconto a esses casos Pois Pois Pois Pois Nervosos / sobretudo em palavras menos frequentes Pois uma uma coisa ou outra que a pessoa ... Pois Sim ou que gagueja ou que pronuncia mal / Pois Pois ah ou ou que não interprete corretamente a expressão completa Pois Pois Pois ah Eu tenho ali coisas do tipo / pregar religião / suponho que para qualquer falante / Não é pregar pois é no português não é pregar / mas muitos que dizem pregar religião de repente / Pois Pois porque aquilo está descontextualizado e como não têm ... Pensam que aquilo pode ser num sentido assim / / / Pois é Pois é não têm aqu Pois Pois Pois é Ninguém me ... Pois mas é hhh Eu acho que não hhh / ainda não posso imaginar que é / ah Pois hhh hhh Então e e e a área da Literatura ? Portanto a área de Línguas sei que agrada não é ? Sim Sim E a Literatura no Ensino ? Como é que é isso ? Também Também Essa parte / ah / Consegue Consegue dar-se dependendo também da consegue consegue dar-se ? da aceitação dos alunos / da de uma turma daquelas técnicas e / de daquelas de saúde e daquelas de desporto / é extremamente difícil dar uma obra / uhuh porque eles não têm / seja o que for exato hhh / tudo o que não seja desporto ou relacionado com isso / Pois é muito difícil / ah pronto e eles maçam-se uhuh ah Uma coisa lindíssima que eles detestam poesia poesia para eles é é uma coisa maçadora é uma coisa horrível é uma coisa que não tem Exatamente não tem utilidade prática / hhh possivelmente hhh / possivelmente essa é ... Enfim Ainda ninguém percebeu que pode ter até " Ai isto é tão maçador ai " hum Detestam / Almeida Garrett / as folhas caídas aquilo é / pronto e as obras então para eles lerem / as coisas eh / As Viagens da Minha Terra foi assim / um sarilho dos grandes / andar ali a arranjar maneiras para eles Mas e se eles será que gostam ? eles motivarem eh para fazerem exposições / para fazerem depois uns teatros / umas coisas para Mas a a esses alunos dessas áreas assim que estão tão desmotivados não seria melhor / Alterarem os programas e fazerem os programas de modo que / fazerem alterarem e fazerem eles tivessem uma cultura geral um conhecimento / da obra mas não à exaustão Darem outras coisas sei hum como é que se chama ? Aquele / Pois Rodrigo Figueiras por exemplo Sim Pois Pois é um Está a perceber ? Assim umas obras mais ligeiras / Mais e mais próximas e mais / mas que são / próximas deles possivelmente igualmente boas não é ? Então ... As Viagens na Minha Terra para alunos desses deve ser um trabalho Eles são É horrível e e o que custa a dar aquelas aulas porque / Eu calculo aquilo é é é é a pessoa no horário / e dizer " Meu Deus vou eu para aquilo " Para aquilo aquele sacrifício Pois exatamente E depois turmas quer dizer ainda por cima eram uma era um sítio bastante mau / era uma escola com problemas / uhuh ali para para os Olivais e aquilo De maneira que aquilo Tem dado aulas em diferentes escolas ? Sim Sim Sempre ? Tenho percorrido sempre bastantes uhuh Nunca saí de Lisboa / Bom tenho dado sempre por aqui sempre por aqui / uhuh mas tenho variado sempre muito muito tempo que conhece a XYZ ? Não conheci este ano Sim ? foi agora hhh Pois porque ela também Francês não é ? Foi Sim Sim Português Francês pois Francês também ? Também é do mesmo do mesmo curso / do oitavo B do mesmo grupo também / não Esteve com ela ontem ? Ela estava comigo quando a vi Não olhe eu estive com eu vi-a / quando ? Na terça-feira talvez / ou mas de passagem / uhuh de passagem Pois Ela agora infelizmente não tem andado nada bem Pois não coitada coitada que ela passou bastante / viu ? com ela mostrou-me o braço / Coitada aquilo com que ela sofreu ali / viu ? Tem o o braço numa chaga tiveram que o cortar todo Pois tem Cortado em baixo cortado em cima cortado ... Coitada é e e não podia Começou a Pois Pois Agora se pode apoiar mas ela nem nem podia Eu não sei como é que ela consegue manter aquele espírito / É ver É verdade extraordinário sempre Eu Eu nem sabia eu eu supunha que ela era / Eu vou-lhe ser sincera eu não conheço ninguém / pronto que o problema dela tivesse sido / de nascença ou assim nunca supus que fosse / Não Não é um problema assim de do género mas coitada Ela tem passado muito Ela tem passado muito mas é uma pessoa excecional Ela tem uma força de vontade e Uma força de vontade incrível incrível / e um otimismo e uma maneira de estar Sim Sim Pelo menos fica Eu nunca a vi maldisposta O que O que aparenta não sei / porque nós as nossas relações na escola são diferentes das relações / Pois Claro do do dia a dia e de amizade / Exato nós ali não não conhecemos assim grandes problemas às pessoas / a não ser aqueles imediatos e assim visíveis não é ? Pois ah Porque Não mas ela é a todos os níveis ah excelente / porque tem uma / muito ah boa formação / pessoal para além de dos conhecimentos / Pois Pois pronto de natureza profissional que tem com certeza que tem Pois Pois Pois Com certeza Com certeza pois ah Mas ah tem uma elevada formação pessoal / ela nunca ah se desculpa / por via de da deficiência que ela tem / Pois Pois ah para para não fazer isto para não fazer aquilo pronto Pois ah E Eu acho-a extraordinária / eu acho-a bem com uma disposição / ela consegue até brincar com a própria / com com com os seus próprios males Sim Sim Sim Sim Sim Sim Ela consegue ah fazer humor ah / Ela encara aquele problema de uma forma incrível é é é mesmo extraordinário / é verdade E pensar que que ela começou a ter problemas na adolescência / numa altura em que podia ter ficado Gravíssima podia ficar marcada podia não ... Claro Mas bom Isso é muito bom Ela segundo creio também tem uns pais / Sim extraordinários não é ? São mesmo excelentíssimos Pois Graças a Deus Mas ah / Pois é invulgar Pois é invulgar Uma pessoa Pois Pois Porque às vezes pessoas que por Ah é verdade a pessoa lamenta-se lamenta-se / por muito menos que por qualquer coisa anda com um ar tristíssimo / anda abatida " Ai " Por qualquer coizinha às vezes não não vale nada no fim de lugar não vale nada Não vale nada pois Se a pessoa fosse / ah a ver bem Fosse a ver bem os problemas que os outros têm É verdade É É verdade é Mas o o espírito português também é é é mesmo assim é triste é triste é é hhh É o fado hhh É o fado É o fado é hhh é o fado como testemunho hhh É hhh É por tristezas Eu acho que sim Eu acho que sim infelizmente porque É É porque nós hum / se repararmos os brasileiros é um povo / podem estar numas Ou os espanhóis os espanhóis estão sempre de É Pois de um meio ah ... Então não é ? ah Nós é que somos assim mesmo mesmo / Um máximo para o triste é Gostamos de andar tristes O br Eu tenho um amigo ah espanhol que / costuma dizer que em Lisboa anda tudo de cabisbaixo / tudo triste tudo cinzento tudo vestido de preto tudo ... hhh Pois é Ninguém tem graça nenhuma as pessoas andam na rua parece que vão a morrer É verdade / mas também com os transportes que temos / com a hhh com a que vamos Não faz sentido desculparmo-nos assim mas a verdade é que eu também não sou ninguém hhh hhh Mas podemos ter este Mas podíamos ter ainda melhor do que esta coisa Pois E podemos ter estas tristezas todas e andarmos ah / um bocadinho mais animados / olhe se seguíssemos o exemplo da XYZ por exemplo Claro Claro ah Eu Mas não acho que em geral a sociedade não é capaz Não Não Pois não não não Não temos um temperamento assim / alegre Sim nem expansivo nem nada / Não Não é preciso gostar muito de descontrair É É e não somos assim hum / muito / extrovertidos Não E estamos sempre a pensar " O que é que será que vem atrás disto ? " Sim Sim o que é que mais hhh O que é que para virá hhh / ou então se encontramos uma pessoa muito ... hum Isto não pode ser hhh hhh Infelizmente é verdade A vida é assim uma coisa que é que é é engraçada hum / e que enfim ah numas circ circunstâncias / ou noutras todos acabamos por passar por elas mas por exemplo estamos num determinado sítio / ouvimos uma conversa ou lembramo-nos de qualquer coisa / uhuh que nos faz ah rir / e aquela vontade de rir ainda para mais quando estamos sozinhos vontade de rir Se nós começarmos a rir hhh as pessoas As pessoas começam todas a olhar " Olha que / hhh está-se a rir sozinho não é muito bom sinal " hhh hhh O que é que ? hhh É verdade hhh Pois é É que seria normal / num num sítio qualquer em que as pessoas estivessem à vontade / se tivesse vontade de rir / hhh Exatamente mas não aqui não uma pessoa aqui tem de ter cuidado porque se ri / Pois enfim qualquer pessoa começava a Mas isso também isso também tem a ver / qua quanto maior for ah / o estatuto hhh social / hhh da pessoa hhh pior é porque é Se calhar Não se pode rir Exatamente porque eu conhece Senão não é levado a sério hum Não sei se é por não ser levada a sério se se é por deformação / hhh hhh Não mas ela eu estou-me a lembrar que a minha prima / tinha uma empregada que quando estava triste / ah ria-se imenso porque / a minha prima encontrava-a a rir-se às gargalhadas / dizia " Ah então não viu logo que não sabe o que me aconteceu / Isso é que é hhh ai minha senhora estou a contar anedotas a mim mesma para ver se me alegro " hhh hhh hhh E portanto a este nível as pessoas acham / que se riem e que tem efeito no humor hhh / hhh E sempre mais diferente hhh Enfim É verdade isto é mesmo verdade / Isso ... é verdade ela quando estava triste procurava lembrar-se dos / hhh hhh pronto procurava lembrar-se de situações mais alegres / Claro digamos nós / É uma boa estratégia e ela ela contava anedotas a ela própria / dizia ela " Eu estou a contar anedotas a mim " hhh hhh hhh Era para ver se conseguia animar-se E era para ver se conseguia animar-se É Não é uma estratégia de sobrevivência gira / Pois exatamente agora o pior era agora se estou a supôr / ah / um ministro qualquer ah de repente começar a contar anedotas e De repente e desatar a rir Pois é o que eu digo de resto as outras pessoas é logo É hhh Pois exatamente Ainda tempos houve um qualquer que disse uma anedota não foi ? Pois é essas anedotas não caem bem no Pois não não nunca caem bem no geral Nunca caem bem / são de evitar Eu não sei quem é que foi são de evitar hhh hhh de pensar quanto mais contar hhh Eles nem devem pensar Por acaso eles também não ... Por enquanto suposição hhh Pois é Então mas isto são ossos do ofício Exatamente ninguém os obrigou a Cada um Cada um tem que Tem os seus Exatamente e tem que aguentar-se com eles hhh Pois é Ora bem nós agora podemos ah talvez interromper são onze e cinco portanto cumprimos o Sim Ah Quando entender o serviço Agradeço-lhe muito a ajuda mais uma vez De maneira nenhuma foi um prazer hhh foi um prazer estar aqui hhh Igualmente Igualmente e caso seja necessário disponha Obrigada e Obrigadíssima muito obrigada

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