DI_66LM23B

Without Title

ID66
ParticipantA. Soares
GenderMasculino

Javascript seems to be turned off, or there was a communication error. Turn on Javascript for more display options.


Muito obrigada Prometo que não lhe peço para ler rigorosamente mais nada hhh Está bom hhh Foi uma grande maçada esta parte ? Não Ah não os seus olhos dizem que sim Não ah pronto eu / estava a ouvir ah estava a a ler e estava a ver se conseguia arranjar / A ler é verdade alguma / ligação entre aquilo que eu estava a ler / ah E o fundamento do trabalho Sim eh não o fundamento do trabalho é naturalmente / Ah não ? portanto se estamos a falar de de fonética Pois é natural que eu não quisesse que compreende-se o que era hhh É natural Pois ah Agora ah do dá-me a sensação que certas frases / que / se não estão repetiti se não estão repetidas / São muito parecidas estão muito parecidas eh ah Repetições não não ah Embora muitas vezes ah / as pessoas as topem / Sim sim sim sim porque são tão parecidas / que que acabam por se demorarem / pelo menos em termos fonéticos eu acho / mas mas não não existem repetições / mas são muito parecidas Eu acho que de resto fiz mal / ah quando concebi o material / deveria ter ah optado por pôr outros verbos / outros nomes ou outros adjetivos de maneira a diversificar o léxico Aquilo que me interessava está mas não ... Pois mas Mas podia ter mudado o léxico Mas depois também ficava sem sem a comparação entre as duas Aqui e aqui ainda ficou igual Exata Por isso mesmo é que eu fiz assim mas não sei se não terei feito mal porque / ah as pessoas quando começam a ver que / é outra vez aquilo que é muito parecido com aquilo que / acabou de ser lido muitas que juram ah / a juntos que é igual hhh Quanto a essas nem fa nem valem argumento / elas acham que é igual ponto final " Outra vez Outra vez esta está repetida " ah Mas eh se eu tivesse as outras palavras / por exemplo outro adjetivo outro nome em vez daquele que ali está / uhuhuh ah talvez a pessoa não se apercebesse tanto da similaridade das coisas / e por causa disso não desse sempre a mesma entoação que acaba por dar Eu aqui neste último grupo / E não é ? hum / parece-me que nós começamos a falar no passado / e depois aparecem ali umas frases do presente Depois no presente Não foi Foi engano ah Está o passado mas quase ninguém / no ah passado Aqui no n hum os diferentes cabelos do gato navegavam / toda a gente navegam / no de Lisboa e depois / ah vem uma espigadíssima moleta que hoje em dia com certeza não não navega não navega hhh em Lisboa / hhh Eu por acaso estou a pensar que vou dar uma voltinha numa coisa dessas / no dia treze No dia treze ? Porquê no dia treze ? ah Porque ah portanto eu no dia treze faço anos / Ah muito bem e entretanto juntei-me com mais um outro rapaz / uhuh e alugámos um barco para descermos o estuário do Tejo Boa ideia São seis horas mais ou menos com almoço a bordo e tal não sei quê É ? eh Para Convidámos os golfinhos não sei se eles vão aparecer Ah pois ah nem sempre nem sempre vêm hhh Pronto hhh Ah E então é capaz de ser uma coisa dessas No No aparecem é capaz de ser uma coisa dessas ah Eu confesso que nunca estive mas eu / li este artigo e achei curioso e muita gente tem achado também Agora acho um texto difícil de ler / porque ele foi é um texto de imprensa escrita / não era propriamente para ser lido sobretudo alto / hhh mas ah / toda a gente fica curiosa e querem ir Não eu estive à porta por diversas vezes estive à porta que / ? como como muitas coisas em Portugal / Estava fechado ? infelizmente na altura em que as pessoas podem-se / dedicar a ir ver qualquer coisa está fechado Pois Fecha tudo às quatro horas fecha tudo mesmo E ao fim de semana está fechado Pois é de manhã / e está fechado de manhã E então por exemplo ali a de Lisboa que tem / o tesouro e não sei quantos que as pessoas podiam ver / uhuh aquilo é uma coisa fa fabulosa não é ? Nunca se ah Nós chegamos à aos fins de semana / e está um indivíduo do que pertence ao ao património / dos dos Do ? Esse está uhuh Mas como quem tem a chave é o sacristão da da da coisa / Da igreja e esse / acaba / de fazer os servicinhos que tem vai-se embora / Vai-se embora não visitas para ninguém A sério ? por duas vezes que fui Não sabia hhh E não conseguiu ver ? Não consegui ver aquilo Quer dizer eu vi aqui uns uns tempos atrás Exato E agora pronto / porque eu estou a aprender neste momento eu estou a aprender a estudar uhuh E estou a gostar Passa também por ir por ir aos sítios diretamente Exato compreender as coisas compreender o a época / o renascimento compreender essas ... O estilo gótico / o estilo assim o estilo assado Sempre não me interessa ler / Apercebe-se disso porque eu leio e não consigo situar aquilo nas obras Claro e com uma cidade tão rica como não é ? Então Exato e então vou ver vou ver porque aqui é assim porque aqui é assado Agora ando com uma pancada maluca Por que é que acham que este é maneirista por que aquele é romântico e não é gótico Eu agora agora ando com uma pancada agora hhh Está bem agora quando acabar os exames agora tenho que ir / tudo o que apanhar ah em termos de de / maçonaria / tenho de devorar tudo hhh A sério ? Falhei Deve ser um mundo assim realmente à parte como lhe chamam Sim mas eu tenho tenho que ir / ver aquilo tenho que ir ver a simbologia dos números / uhuh porque puxou-me assim um / trabalhos que curiosidade ah o dizerem-me no outro dia / Eu fiquei Eu fiquei Eu fiquei de boca aberta / como é que é possível não é ? Dizerem-me que a que a planta da baixa de Lisboa / que é exatamente a mesma planta do conv do do do ... Onde estão os ratos agora como é que se chama aquilo ? Onde estão os ratos ? Sim do mosteiro de de de de de / Assim não sei Que até andaram com uns problemas com os ratos que não se consegue ir a abaixo Mafra ? Mafra Ah Aquelas imensas galerias que depois / dizem que aquilo está mais infestado do que Sim sim sim sim A planta do convento de Mafra é exatamente a mesma planta da baixa de Lisboa Ai é ? Foi o que me contaram a história e eu quero confirmar Pois por exemplo também ouvi dizer que que estava na provado que / por exemplo a posição da Torre de Belém face aos Jerónimos face a a uma série de / Sim sim sim sim sim monumentos está tudo devidamente planeado sim sim sim sim Tudo pronto uma ordem E então eu sou um bocado curioso / e tenho que ir espreitar tenho que ir espreitar tenho que ir espreitar Quer ir Quer ir ver isso ? Acho muito bem ah Não nada melhor para se puder aprender do que ter / grande curiosidade Sim sim sim sim sim Porque é isso que motiva ah a assimilação ao fim ao cabo / a pessoa procura e depois nunca mais se esquece porque / fez o percurso sozinho não é ? ah É é bom Justamente acho que o a generalidade dos alunos não têm é isso Isto é não têm vontade de aprender Uh Ah Se calhar também não não lhes é dado o bichinho / Não têm curiosidade para eles picarem Mas Mas aparecem tantos professores ao longo da vida / Ou então os interesses deles também estão tão deturpados têm tantas vivências fora da das escolas / não nada que lhes desperte a atenção ? Santo Deus Pois Também é triste não é ? Sim sim sim sim Quer dizer não são não são os outros os Eu parece-me que eles eu parece-me que neste momento também a sociedade também é um bocado culpada / desta situação É que neste momento nós vivemos / ah movidos por duas coisas / é pelo relógio e pelo dinheiro uhuh Se eu tivesse a também desistia Derivado a esta sociedade consumista Exato Os sentimentos deixaram de existir deixou de existir seja aquilo que for Demasiado As pessoas atropelam-se umas às outras para ganharem mais do que a outra / É e para chegarem primeiro que a outra Como se isso trouxesse alguma espécie de benefício pessoal Sim Na realidade acho que não traz Não eu acho que não e acho que as pessoas não se conseguem não se conseguem realizar uhuh Pronto Somos escravos da sociedade Ah somos alguns não é ? Somos alguns Alguns Que se deixam Mas é difícil sair de do meio ? Porque uma pessoa quer ter até não estar metida numa engrenagem qualquer / Sim sim sim sim por muito pequena que seja acaba sempre por ter de / se sujeitar a algumas convenções / para socializar com os outros não é ? sim sim sim sim Acho que isso é é é inevitável se calhar é por isso que andamos sempre / todos tão mal dispostos não é ? Pois ah por isso é que as pessoas não têm alegria em viver / as pessoas não não têm alegria de viver / hhh pronto eu vejo por mim também eu até às onze horas ninguém me pode dizer nada que ainda estou a dormir hhh hhh que marcámos para as onze doze da tarde onze e meia se não ... hhh ah Mas mas é assim e pronto eu eu agora ultimamente uma pessoa está sai do emprego entra às nove / sai à uma vai a correr comer depois entra às três sai às seis / vai para a escola sai da escola às onze e meia da noite / Não tem grande humor hhh de manhã depois ainda tem que ir estudar e não sei quantos De manhã quando se levanta / sete da manhã está mais para do que para hhh Não estudar à noite é sempre muito desgastante seja qual for a atividade durante o dia É é muito muito complicado ah Aquilo é se ah se a pessoa tem um trabalho físico / durante o dia à noite acaba por / Contrabalançar contrabalançar agora se a pessoa tem um trabalho mental durante o dia por exemplo / e depois vai à noite e leva com os estudos ... Isso chega a uma altura que nem ouve o professor está para do Algarve Ma Mas acha que mesmo no seu sistema compensa ir às aulas ou é preferível / ler os manuais e rever Não não compensa sempre É ? Comp Bem no meu caso no meu caso / Pois porque pronto eu tenho talvez seja isso pronto / eu consegui fazer aquilo que fiz / por vários fatores Em primeiro lugar porque sabia aquilo que queria fazer / E tinha uma boa preparação pronto estava porque queria ir / Claro não estava porque era obrigado porque alguém estava por trás e dizia que eu tinha que ir / ou não sei quê pronto eu estava motivado porque queria ir Claro Depois tenho a facili tenho a felizmente tenho / um um bocadinho de memória uhuh ah Portanto memória visual / como memória Mesmo de longo prazo Exato mesmo pronto tenho a facilidade pronto Eu até deixar de estudar / eu e toda a gente gozava comigo e toda a gente se metia comigo e não sei quantos / hhh mas o que é certo é que eu comprava os livros e não os abria hhh Não era necessário Eu não abria os livros n não necessitava hhh que também não me dissessem nada porque eu ia para a aula e eu era estava na primeira carteira Isso é muito bom E andassem por a fazer até podiam ir fazer o pino para trás / que eu a mim não me interessava eu estava era na aula Claro Pronto Faltar às aulas raramente faltei / Portanto fixava aquilo que se passava na aula então ? Português talvez Fixava tudo o que ... É pronto tem vantagens / sim senhor tem vantagens porque a pessoa aprende a matéria / depois tem desvantagens que é quando uma pessoa chega por exemplo ao décimo primeiro / ou ao décimo segundo ano que está habituada à conversa do professor / e depois leva com conversa de outro professor / totalmente diferente muita das vezes com com termos / que nós nem sequer estamos habituados a ouvir porque / aprendemos pelo pelos termos do professor Sim sim sim Isso acontece e por outro lado se não existe a a a prática de de consulta dos livros também não se percebe muito bem como é que eles estão organizados / Pois pois pois pois onde é que se vai à procura da informação que se pretende / Sim sim sim sim sim e como é que se faz isso Isso isso para mim isso para mim é um grande uma uma uma das grandes lacunas no ensino Sobretudo o ensino em Portugal é que não ensina o o aluno a a / a A ler livros A procurar as coisas a procurar a informação Não é ? Eu por exemplo eu faz-me uma confusão diabólica eu / foi anteontem / eu estive / em guerra entre aspas com uma colega minha / que acabou agora o décimo segundo ano e está a fazer melhoria de nota / de introdução à política uhuh ah E então ela tem / um terço da constituição portuguesa empinado É louca Eu chamei-lhe isso também sei porque é que os meus alunos gostam tanto de língua portuguesa Isto porquê ? Porque também a professora / não lhe ensinou a consultar a constituição portuguesa E agora ? Foi aquilo " Epá tu queres ir tu queres ir para direito não é ? Então tu vais empinar o código civil todo / vais empinar isso não ? Epá acho que é preferível tu começar começares a aprender a ir procurar as coisas aos livros / saber como é que ha como é que procuras / ou pelo índice ou pelo que tu quiseres " Mas mas em em direito eles também são às vezes chatos / porque eles querem justamente aquilo ali com a palavra exata na ordem certa / com aquele significado próprio e não outra coisa e assim não pode ser tem que haver exatidão Não mas eles mas eles têm hipótese de ir à consulta Podem consultar ? Mas eles têm hipóteses de ir a consul de ir consultar / então vão consultar copiam pronto Naturalmente Agora se a pessoa não sabe consultar / não vale a pena tira o curso então e depois ? Então está Tirou o curso despejou então depois ? O que é que ele faz a seguir ? Não faz mais nada ? Não não precisa de fazer mais nada ? Não a seguir aparece-lhe o primeiro caso / e não sabe onde é que de ir Pois Têm é que saber procurar as coisas Claro Isso é um dos Acho que é um dos grandes problemas do ensino / do ensino especialmente em todas as disciplinas desta espécie ah chego a concordar consigo / porque eu vejo que muita gente tem muita dificuldade por exemplo / em em coisas tão simples como esta / ah ir ao sítio certo Por exemplo eu dou dois textos para ler / setenta por cento dos informantes / olha para ele e não o título O título o que é ? Normalmente / o primeiro ponto e o grande ponto de referência que reúne toda a informação que vier a seguir Sim sim Da mesma maneira que nós temos de olhar para um índice antes de abrirmos um livro / noutra parte qualquer para poder Para nos situarmos pelo menos Para saber o que é ou ver o prefácio para ver se aquilo é antigo se é moderno se é a primeira edição se é a segunda edição / não é ? Para saber / se o autor morreu ou se ainda não morreu ou qualquer coisa mais que não seja isso / Sim sim sim sim sim para ter uma ideia do que é que pode encontrar Não vejo como é que as pessoas podem compreender as coisas / mas a verdade é que eu vejo isto É eu eu eu vi uma tenho uma colega minha pronto / ela tirou o décimo segundo / tinha por obrigação de saber / pronto Não estou a dizer mal mas / é minha colega é telefonista da casa três anos / uhuh e ela pasta / nas páginas amarelas Não sabe ? Ela anda a pastar Coitada Eu tou-lhe farto de dizer " Epá tu andas a pastar na lista " hhh Não sabe procurar Procura para um lado depois procura para outro e depois não é aqui E é telefonista ? E é telefonista Bem porquê ? Porque ela tem a listazinha dela / Nota-se e na listazinha dela ela orienta-se / O que é errado mas quando sai fora dali do do universo dela / e tem que ir à lista à lista normal / ela anda a pastar pura e simplesmente na lista / porque ela não sabe o alfabeto Bem que estranho e por exemplo as páginas amarelas / É parva quer dizer ainda é preciso mais / Eu di Até tem os títulos / mas tem um um índice a dizer que ali é o índice e pronto e tem um índice de títulos e não sei quantos Ela anda a pastar nas páginas amarelas hhh Pronto é de É por U Uma Uma Uma pessoa que foi que faz isso com uma lista telefónica / ah quer dizer se e se fosse para uma para uma carreira de E é analfabeta ? de direito ou uma coisa qualquer como é que se safava ? hhh Não é que / eu chego à conclusão que ela empinou tudo aquilo que havia para empinar É claro Empinou chegou ao teste fez o teste / despejou pronto acabou Desempenhou o professor passou acabou-se / mas é eu não tenho dúvida de que muita gente aprende / assim aprende entre aspas assim / porque / debita matéria / no teste ou na prova oral ou no que quer que seja / mas depois não não se lembra de mais nada / ou " Ah / ouvi falar desse esse era aquele que era assim assim assim assim assim assim ? " Mas / não é capaz de dar o salto para ali " Ah sim ele / fazia isto que também se relaciona com aquilo que ... " Isso não tem importância não é ? ah Depois / também eh pelo menos em Português em Português então está muito giro / uh Português ah eu vejo por mim / hhh eu não tive Português este ano / hhh mas ah o ano passado / eh aconteceu isso não comigo porque eu por acaso tinha lido / mas foi por acaso Não costuma ler muito ? foi por acaso Não leio pouco / uhuh leio muito pouco então agora não tenho mesmo tempo / Claro não agora ... Andei com uma pancada agora pouco tempo / ah a ler com / A ler ? Com o quê ? como é que se chama o indivíduo ? Ai agora falhou-me o nome É o que tem o o que escreveu o Fernão Capelo Gaivota / uhuh O código está-me a falhar o nome mas ele tem uma série de obras e eu fiquei / uhuh hum comecei a ler aquilo / e e pronto eu li alguns quatro ou cinco livros dele / que ele tem uma série de livros e eu li assim uns quatro ou cinco livros uhuh Entretanto pensei fazer o / e meti na cabeça que ia este ano ia sair Vergílio Ferreira / e então E saiu ? Não E então devorei duas obras dele / Ah hhh antes do exame e depois cheguei e e espalhei-me Saiu outra coisa qualquer espalhei-me completamente ah / Porque pronto eles são um bocado exigentes eles são um bocado exigentes é sempre chato É É É São ah E depois a mim falta-me a rodagem dos exames Apesar de ter feito aquela série toda que foi duro / Foi mas mas para fazer aquela na desportiva Pronto ah se fizer fiz se não fizesse faço amanhã ou faço depois Claro Agora quando elas começam a ver que a gente tem aquela oportunidade / e não tem mais oportunidade nenhuma se não para o ano ou para mil novecentos e e não sei quê / Começa a ser muito mais séria não é ? a pessoa entra no exame e vai / eh parece que não mas vai nervosa Claro ah E então eu agora quando fui tentar fazer o / bloqueei uhuh É que cheguei a uma altura em que eu estava a ler chinês Não compreendia nada do que estava a ler Eu não compr não compreendia absolutamente nada do que estava escrito / Aquilo para mim era chinês completamente Pois Quando comecei a perceber qualquer coisa daquilo que estava / Sim sim ah estava era tarde Era era tarde Pois isso às vezes acontece / ah e acontece com muito boa gente Ainda este ano tive também um caso de uma aluna que ah com essa altura dos testes / ficava completamente alheia / ela olhava era como se visse tudo aquilo pela primeira vez e não percebesse / o que o que se lhe estava a perguntar ah Isso aconteceu porque ela tinha tido / um problema de saúde Enfim justificava-se que fosse assim / que teve a amnésia ainda pouco tempo / e tem recuperado a memória / Sim sim muito bem mas / em alturas de maior tensão não consegue / e então / esquece-se das coisas quer dizer não está nada / hhh É como se tivesse passado assim com um apagador / apagou tudo / o que se relacionava com / sei memória de curto prazo ou de longo prazo ou seja o que for Qualquer uma desaparecia e portanto ela ficava / uhuh a olhar para aquilo como se / fosse uma folha em branco / porque não não conseguia ... Eu este ano aconteceu-me isso a matemática É complicado isso Eu co aconteceu-me de tal maneira / ah que foi de tal maneira que eu estava a ver / hum / não me recordo como era se era uma letra elevada a um expoente / se era um / uma uma uma letra elevada com um número não é ? Em expoente / uhuh e um e N / qualquer coisa N / e eu não sei porquê aquele N eu li aquilo como um onze hhh Viu o quê ? Mas mas é que eu É um N é parecido com eu para aquilo era onze para mim eu transcrevi aquilo para a minha folha de ponto / Como um onze ? como um onze / A partir daí era e comecei a fazer as contas como sendo / um número elevado <a N> a a qualquer coisa e um onze A onze E estava a meio do praticamente do do exercício / e uma colega minha / Quando nota que tem dificuldade / ah visual / portanto muito pior do que eu / uhuh portanto / hhh Mas naquele caso viu melhor ? ah / não é que ela não conseguia ver o que é que estava escrito em cima / porque aquilo estava muito pequenino não não conseguia ver o que é que estava escrito em cima / então chamou um um dos júris da da prova / Da prova perguntou o que era e perguntou " Não se importa lê-me o que está aqui ? Porque eu não consigo ler " Exato E o professor em voz alta diz " Não sei quanto não sei que mais elevado a não sei quantos e a N " Elevado a N Eu digo assim " A N ? Mas até está a fazer outra prova ? Não é a minha " hhh Depois foi ver hhh Ponho-me a olhar para aquilo é que fui ver elevado a N hhh Por acaso ah pronto foi logo no início do teste Acontece Era logo a primeira pergunta salvo erro Porque senão passava ali assim o tempo a a resolver aquilo Ali então era daqueles que era da ah era daquele um daqueles exercícios que demorava um bocadinho Era ? Aquilo ia alterar as ah as coisas todas enquanto que por exemplo / Claro mas hum sei / é muito ma em Português não sei se será possível não é ? uhuh Mas em Matemática / portanto e eu se fosse professor / cotava / Alguma coisa alguma coisa pelo facto / dele agarr do aluno agarrar no enunciado / diferente / e resolver resolver aquilo tudo por ali abaixo estava tudo correto / partindo de um resultado diferente de um de um de um de um de um De um pressuposto diferente de um de um pressuposto diferente portanto está tudo correto É lógico que não iria levar a cotação normal / mas levaria a cota levaria uma cotação / Alguma coisa porque os o processo está está está está Conta é pouco ah Esse / problema mantém-se em todas as áreas / sempre um aluno que interpreta mal uma pergunta e responde outra coisa / que pode até eventualmente estar correta e todo o raciocínio estar correto / mas não é aquilo que se lhe perguntou Exato exato exato É uma maçada porque sobretudo quando se trata de uma área / de letras é suposto que as pessoas percebem o que é que se lhes pergunta / porque se resp se não percebem / é é é complicado não é ? Uma pessoa tem de dizer que não compreendem / Pois Pois Pois Pois de alguma maneira e muitos professores que cortam linearmente / não não admitem ah / Sim Sim Sim Às vezes é é penoso porque se que o aluno até sabe umas coisas / mas depois consegue Pois mas é quando é o próprio professor / e que se conhece o aluno e sabe que o aluno sabe / E conhece eh e pronto / fica na dúvida / até dá-lhe o dá-lhe o dá-lhe o benefício da dúvida agora não conhece corta Pois agora se não conhecer ... Claro Está mal Eu por acaso tudo bem que está mal e é hhh se está mal está mal ah e contra isso não não não não discussões nenhumas Não argumentos Eu não ... Está mal Está mal Pois ah eu acho que é assim A não ser que A não ser que as pessoas façam para alguma martelada como eu costumo dizer / Façam alguma em contabilidade dá-se marteladas chega-se aqui dois e três / hhh cinco epá mas convém-me um seis traz hhh seis Cinco seis hhh hhh ah É arredonda-se hhh hhh ah Quando corrigi provas / nacionais daquelas provas / aquelas específicas acho que era aquelas específicas / Sim Sim Sim Sim ah tinha muita dificuldade / às vezes via-me perante casos desses mas o que é que eu ia fazer ? Aquilo era um autêntico disparate face à pergunta / não tinha sentido não não batia a bota com a perdigota como se diz / e portanto tinha que cortar De resto havia normas ah para serem seguidas / Sim Sim Sim Sim Sim Sim e as normas têm mesmo se não responder à pergunta ou se / ah ou responder erradamente obviamente que deve ser cotado com zero ah agora posso-lhe fazer uma pergunta ? Se faz favor É assim ah / na eventualidade / de / uh eu não conseguir entrar / uhuh para o oficial / Sim que é aquilo que eu quero / ah na área da contabilidade ou extração de empresas ou gestão / uhuh e não sei quê ah / que tenha conhecimento quais são as universidades mais cotadas Olhe ah uma senhora que eu conheço e / que andou em duas e mudou para a segunda / porque achou que ele era melhor e eu gostava agora de lhe dar o nome correto / mas acho que não o tenho presente Sei que era aqui / que tinha instalações aqui no Campo Grande e na Amadora / não não sei Campo Grande ? Aqui no Campo Grande a única coisa que eu conheço é a Lusófona Calculo eu Não sei se é a Lusófona se não é Mas eu ouvi dizer tão mal da Lusófona ... Pois Eu não sei ela estava ah ela começou no INT suponho eu Sabe onde é ? Pronto Sim eh o nome não me é estranho Instituto de novas profissões suponho que foi que ela começou / Das novas profissões pois o INT e depois mudou para essa outra / se calhar não é a Lusófona não sei / Pois aqui no Campo Grande estou a ver a estou a ver o Campo mas posso ver isso eu posso perguntar É ? Não ? ah Pronto eh estou a dizer Campo Grande eu estou a dizer Campo Grande / Não posso perguntar não faz mal Algures por aqui ah Não é que é que eu sei porque a minha a minha namorada está na Lusófona / Onde é ? Sim a tirar Sociologia Sim ah Sociologia ? Não Psicologia E ela diz muito bem ah Ela fez ah / tirou em contabilidade também e resolveu tirar o curso de contabilidade e não sei o quê que havia no INT / e depois viu que podia com mais vantagem fazer o outro / que lhe dava outras possibilidades / e fez e está contente Terminou e está a fazer o trabalho / na área da contabilidade / ah particularmente / entre portanto em nome individual e está muito satisfeita Ela Eu queria Eu aqui eu queria entrar era para o ISCAL Pois Pronto era para que eu queria entrar / que não sei se vou ter possibilidades ah Não sei dependerá das notas ? Depende das notas que ainda não saíram portanto eu vou ficar a aguardar / Qual é a percentagem de em que contam os exames ? mas depois um ah Da específica conta cinquenta por cento / É muito cinquenta por cento cinquenta por cento elá que é muito violento é muito violento Quer dizer uma pessoa anda durante um ano / E faz metade do ano faz de conta ah a trabalhar e epá e e / a pessoa pode chegar a uma prova e pode bloquear Claro A pessoa pode ter um problema qualquer um problema emocional uma coisa qualquer / e arrisca em hora e meia ou em duas horas com com a com a ... Em duas horas horas arrisca um inteiro Têm um bocadinho É verdade É verdade ah Eu por isso nunca gostei do do sistema de exames Felizmente aqui temos avaliação co contínua vamos ver por quanto mais tempo espero que muito / mas ah olhe Pois o o décimo segundo ano neste momento em ensino também é avaliação contínua / Pois sim sim faz parte da avaliação contínua / que chega-se ao final do ano e leva-se com as específicas mas nós temos avaliação contínua / não fazemos frequências nem eh exames Ah não fazem frequências ? Nós fazemos testes e trabalhos ou melhor tu fazes testes e trabalhos e chegas ao final do ano o professor avalia / em função da participação de Sim Sim Sim de tudo o resto Aqui Aqui na Faculdade de Letras é quê ? Está mais mais virado para o Ensino ? hum Tem Ensino e Investigação é como é lógico / portanto temos ah cursos por exemplo como o curso de Linguística / que até muito recentemente nem sequer dava acesso à via de Ensino Parece que agora é que vão começar a poder fazer estágio / como os outros das licenciaturas eh em / Línguas e Literaturas Modernas ou Clássicas / e História Geografia / e Filosofia / podem É Investigação e eh Ensino também / porque o Ensino faz falta por um lado / Pois Pois e por outro lado também faz falta a Investigação / e esta esta instituição ainda é das de mais prestígio / Eu tenho Eu Eu nessas áreas Eu Eu Eu sou Eu no aspeto da Filosofia / isto não desprestigiando ninguém Sim Não com certeza No aspeto da Filosofia / ah aliás eu o conhecia do ano passado / pronto / hum o professor de Filosofia do ano passado que é o mesmo deste ano / ah de Março a Junho conseguiu-me dar a matéria toda / do décimo e décimo primeiro Ena E agora fez-me mais / num mês / deu-me os filósofos todos / Mas como é que ele fez isso ? do ano Como é que ele fez ? O que é que andou a fazer durante o resto do ano ? Eu não dei Filosofia eu estava na área de Ciências Ah Eu tinha Geografia História e Matemática / uhuh e agora como quis alargar o o leque / e pronto e eu não não podia dizer em Filosofia e não ter andado / Claro não é ? E então a única hipótese é propor-me a exame / Então foi proponho-me a exame se tiver nota positiva é-me averbado / o como cem por cento para a cadeira / do décimo segundo e os cinquenta por cento vão continua vão vão e vão contar cem por cento também para para o acesso ao Ensino Superior / uhuh porque aqui não cinquenta por cento porque não existe os outros do outro lado não é ? Claro ah E então eu em / dois meses ele deu-me a matéria toda toda Isso é E eu fui fazer exame E eu fui fazer o exame e estava à vontade / eu sabia / Pois eu o primeiro tema então assim que agarrei no livro assim que agarrei no no no no coiso o primeiro tema do sobre sobre Percebeu hum / Kant / e eu olhei para aquilo e estava a ver as respostas à minha frente / aquilo foi começar a escrever que pronto era muito trabalhoso / Claro que era ah mas mas fazia-se fazia-se facilmente / Mas fez Pois é é / que é pronto que está nem todos poderão ter o à vontade que você hoje tem para ah ler ah Mas eu Mas ele é Mas eu ou compreender as ideias de Kant de repente / Mas ele é num mês Mas ele é Mas ele é excecional Ele era professor professor de não sei o quê / uhuh eu acho que gostava Talvez Portanto e então é um indivíduo é é um indivíduo É assim isto é o gosto de professores graças a Deus eu não sou nada miserabilista / e detesto que digam que temos muito maus professores e que os professores são isto e que são cábulas e que não sei que mais Não eu estou convencido de que o grande problema o grande problema neste momento maus professores claro cábulas mas também problemas desses em todas as profissões o grande problema neste momento é que eu parece-me / que o Ensino também está como está / porque também desacreditaram os professores / Ah isso é verdade portanto é por isso e eles chegam a uma altura / alguns eh então não não faz sentido nenhum que um aluno até ao nono ano / Claro se custe custe menos ao professor passá-lo do que reprová-lo / porque se reprovar tem que fazer relatórios tem que não sei quê <porque é que rep> porque é que re reprovou e porque não sei quê / Exatamente Exato Exato e pedir autorização aos pais para o reprovar / de maneira que isto não cabe na cabeça de ninguém não é ? É desautorizar completamente a o professor Pronto Pronto Aqui logo parto parto deste princípio de que isto está tudo mal / Claro logo pelas bases está mal / por exemplo <o prof> o aluno não passa / das duas três ou se chumbar por faltas ou se der um tiro no professor / É de resto passa sempre Pois Pois Não pode ser depois chega a a partir do nono ano deixa de ser o aluno prot o aluno protegido / começa a levar com com Comportamento próprio tem que ser e depois não passa e depois chumba e depois insucesso escolar isto aquilo / mas nós queremos é dizer para fora que os nossos meninos todos eles têm o nono ano / Pois têm têm todos o nono ano mas depois saem da primária e não sabem fazer contas / é muito fácil e depois o que parece também nas assim / Exatamente ah não sabem fazer contas não sabem somar quer dizer / por exemplo é elementar ah / Sim Sim Sim antes as crianças saíam da escola a saber ler escrever e contar Hoje em dia eu continuo a perguntar aos professores do do da primária / o que é que consideram que é eh / o que se o nível que as pessoas saibam para sair do se do do da primária / do básico mas pronto ah e todos me dizem que é o mesmo Mas é o mesmo como se as criaturas saem de sem saber ? Pois não sei Não sabem Não sabem É isso que me faz confusão e uma confusão diabólica faz-me uma confusão diabólica / Enfim por exemplo a minha filha ainda ainda a a semana passada / porque é assim eu também não posso entrar assim muito muito coiso com ela porque pronto ela não está comigo e às tantas começa-se a virar contra mim quanto tempo é que ela não está consigo ? vai fazer dois anos Pois é complicado Como é que ela tem gerido a situação ? ah / Com dificuldade ? Com uma certa dificuldade mas pronto Mas consegue ter encontros regulares com ela ? Sim eu encontro-me com ela normalmente de quinze em quinze dias / vou ter com ela estou um bocado com ela / uhuh depois pelo meio da semana vou vou ter com ela ao colégio / e estou um bocadinho com ela mas / pronto enquanto não for definido pelo tribunal / não não posso dizer " Olha vais passar o fim de semana comigo " Não posso porque a mãe não deixa É tem de confirmar A situação quando entra em rotura total / ah Pois ah prejudica muito / Prejudica quem sofre é ela acima de tudo quem sofre é ela a a criança ah Mas / ela não faz contas de dividir Não ? Não ela faz o inverso / inverte a posição e faz contas de multiplicar para chegar ao que para atingir o resultado Eu digo assim " Epá mas como é que é possível ? " E depois por exemplo / ah / agora começa a fazer / por exemplo sei oito vezes quatro / Assim oito vezes quatro ela começa oito vezes quatro oito vezes quatro / quatro Começa a somar se calhar

Download XMLDownload textWaveform viewSentence view