DI_69LM34A

Without Title

ID69
ParticipantF. Silva
GenderMasculino

Javascript seems to be turned off, or there was a communication error. Turn on Javascript for more display options.


Oque que achou disto tudo ? Para além de massador sei com certeza Não um bocado massador mas eh não quer dizer como não estou dentro / não sei o / o que se pretende é é difícil Hum hum Ah não é / portanto é um assunto que / como eu lhe digo assim nas nas ciências sociais elas cruzam-se todas umas com as outras isto é uma ideia que eu tento dar aos meus alunos Hum É que economia Eles percebem bem ? econo[///] percebem economia política está tudo ligado Hum hum estes fenómenos são sempre globais Por exemplo a a imigração que tem motivos históricos economómicos políticos depois / altera a própria estrutura / da língua não é ? Sim sim e acho que basta ver e portanto tudo tem relação não é e Tudo tem relação não é ? Tudo tem relação com tudo / portanto não / por isso é que eu sou um bocado contra as especializações e e tento saber um bocadinho de cada coisa e estudar um bocadinho de tudo para ter assim uma ideia Eachaque que os alunos de hoje em dia têm eh / normalmente o interesse por fazer justamente essa inter-ligação entre as coisas ou justamente Eles o interesse têm que o sistema está péssimo e portanto / ah / o sistema digamos que não prepara ah os alunos para intervirem no mundo e Para isso modificá-lo e compreenderem mas digamos que treina-os como Pronto é um ensino de treino / ser muito bom numa coisa treinar capacidades e / portanto nesse aspeto eu sou um bocado um Dom Quixote no no ensino mas eh pronto / Devem mudar aquela Hum hum mas eu seria incapaz de fazer uma coisa em que não acreditasse Natural Prefiro fazer mal / / ah fazer mal mas acreditar do que / a ter portanto eu sou muito contra o Fazerem agora os e Sim eu sou muito a favor digamos / de um ensino que uma perspetiva global das coisas ah / porque eu penso que a pessoa aprende é depois do sistema de ensino O ensino tem que dar Graças a Deus vou sozinha hhh Pois A pessoa aprende é depois do sistema de ensino não é ? Claro E o sistema de ensino tem é que dar as bases tem que dar as gavetas / para a pessoa arrumar os conhecimentos não é ? porque depois é que ela vai aprender Hum hum Portanto o sistema de ensino tem de vocacionar para aprender motivar e / dar ah no fundo esquemas / compreensão do mundo / mas que são flexíveis porque / se nós virmos eh toda a realidade e todos os esquemas / ah de explicação do mundo nestes último cinquenta anos falharam / e portanto a pessoa tem é que ser flexível tem que ser aberta / Isso é verdade e tem que compreender que a humanidade está numa etapa / ainda muito incipiente Hum hum no que respeita à compreensão das coisas o Homem sabe muito pouco ainda portanto / praticamente / / ah ciências como a medicina que não foram se quer uma gripe e outras coisas do género Portanto eu penso que o grande erro é / <a rigidez> a rigidez e / e penso que as pessoas que fazem os programas e que no fundo são elas que determinam o sistema de ensino / não têm em conta estes aspetos / quanto a mim são básicos os alunos passam demasiado tempo nas aulas / chegam a ter oito horas de aulas por dia aborrecem-se não aprendem criam um / ummau criam aversão criam uma relação com o professor / / e pronto e eu penso que se aprende bem a fazer / Hum hum os alunos aprendem bem a fazer / Sim e o sistema de ensino digamos que não contempla Mesmo que Mesmo que seja somente uma pesquisa própria ? Ah sim eles interessam-se imenso eles eh /quando/ eles é assim ah eles tiverem que fazer esforço eles para compreender um conceito esse conceito / Fica ah fica Aliás eh este ano no fim do ano eu tive uma turma / assim de dia que não tinha dez anos Praticamente estou a ensinar à noite oito ou nove anos tive uma turma de dia Dei-me um bocado mal com eles porque hoje em dia / / ah está tudo mudado / portanto ah / a relação digamos que não foi fácil mas houve uma altura que eu lhes disse uma coisa eu eu tinha-me esquecido eles agora no fim do ano até me vieram pedir para eu ficar com eles para o próximo ano / eu disse-lhes precisamente / que / eu queria que eles aprendessem um conceito em cada aula portanto Porque que eles tinham sem com sem aulas comigo e portanto aprendiam cem coisas não era mau hhh Ah como eles têm oito ou nove disciplinas aprendiam mil coisas por ano / portanto ao fim de vinte anos / o sistema de ensino tinham sabido vinte mil coisas com essas vinte mil / poderiamaprendermaisquarentamilpela pela vida e portanto a ideia é essa penso que / o secundário está todo errado porque / dá-se demasiados conteúdos Eportanto/ahnão não se explica os porquês eh / eprontoepensomesmoquecoisas  matérias que deveriam ser dadas no ensino superior Hum hum e que estão a ser dadas no secundário / e claro aquilo depois esquece-se e O pior é que justamente por não ter sido devidamente assimilado porque não pôde ser porque eles não tiveram Não pode Claro Nem nem idade nem têm a capacidade de raciocínio abstrato Ah Quando eles chegam à universidade e se volta a falar naquilo eles " Mas agora venho outra vez ouvir falar daquilo " Claro " não tenho paciência " não têm Eles não percebem a ligação Claro Pois este insucesso é geral aliás eu ontem achei muita graça porque vim ci quer dizer não achei graça nenhuma / vimdeumaestaçãode/ estavam a dar uma notícia de ciclismo / com esse Sim estava escrito Portanto no fundo estava escrito / Eu até pensei que aquilo tinha sido uma corrida organizada pela SIC tinha gra não até tinha graça Pois hhh sim até tinha graça porque pronto ciclismo / mas não era o que é grave é que não era mas o que é grave é que a SIC não teve participação nenhuma portanto Agora não se faz favor

Download XMLDownload textWaveform viewSentence view