DI_69LM34b

Without Title

ID69
ParticipantF. Silva
GenderMasculino

Javascript seems to be turned off, or there was a communication error. Turn on Javascript for more display options.


uns minutos porque eu sei que com certeza está com Hum hum Simpois/ não mas ainda tenho ainda tenho mais um quarto de hora Se não Agora ah / pronto relativamente ao sistema de ensino isso acho que nem vale a pena falar hhh hhh Eu acho que esta escola está condenada portanto não / hhh esta escola estes acho que está condenada acho que mais vinte trinta anos Si sim ah Ah Em Portugal talvez mais quarenta ou cinquenta mas acho que não O o que significa que estas ah reformas ah mais recentes também não vieram trazer nada de bom / eh Não Aliás quando se reforma nunca vem anda de bom porque hhh / hhh É óbvio porque reforma-se porque está mal e portanto / é cósmetica Hum hum Quer dizer a re a reforma é a assunção de qualquer coisa não está bem Então faz-se uma pequena cósmetica pronto e Para parecem o que está e as pessoas ficam bem é é tudo questões políticas Hum hum Porque no fundo / o problema é que / / ah na educação tem que se tomar medidas a longo prazo e / portanto e digamos que politicamente o que interessa é o curto prazo é / é fazer-se coisas que pa o que interessa é o curto prazo é que por exemplo se consegue conceber Sim que se dois bon dois pontos dois valores seja o que for uma beneficicação como se o que fosse / o importante fosse que aqueles alunos deitassem Mas e depois valorizasse muito os exames no fim quando no fundo os alunos não não estão sujeitos a exames Ah pronto eu sou um adepto do exame Sim O exame / / ah não é aquele exame do hum do Vasco Santana não é ? Como é que se chama o filme ? É o hhh hhh que esse exame é muito engraçado pronto mas não é esse tipo de exame Pois maséoexame o exame Éo não é o Pátio das Cantigas é a canção de Lisboa canção de Lisboa exatamente o exame do / É a canção de Lisboa é mas eu penso que portanto o exame é importante porque o exame é um jogo e o exame prepara / ah o exame habitua o aluno a conceber uma estratégia / e depois do exame o aluno também tem um feedback / " Afinal eu devia ter ligado mais a este assunto afinal " / " eu preparei-me mal " e portanto / o exame tem esse lado que eu penso que é positivo Obriga Porque no fundo quer dizer vivemos numa sociedade que é tudo exames não é ? As pessoas examinam-se umas às outras quer dizer a pessoa para entrar para um cargo / tem que fazer entrevistas exames e não sei quê / Hum hum e o sistema de ensino não prepara os alunos para isso quando e portanto aqui um contrassenso eh não é ? Sim ah É tudo à base de concurso é tudo à base de exames hoje É verdade seja a construção de uma ponte de uma estrada tudo é tudo / Tudo tudo à base de exames / excepto o sistema de ensino Pronto e eu penso que o exame até Aqui nesta faculdade não existem exames Eu penso que o exame até é / ah pronto eu não estou / / não eu sou contra o exame / em que o examinador vai precisamente / procurar aquilo que o aluno não sabe não é isso mas / / ah defendo de facto o exame / até como sistema de justiça / Hum de avaliação porque pronto as pessoas vêm com o argumento que alunos que sabem muito e que no exame Ficam confusos ah ficam confusos mas se se habituarem a fazer um exame percebe ah desde novos eu sou do tempo em que o ensino era muito autoritário e tive que fazer exame na quarta classe e depois eh tive médias altíssimas / no quinto ano e no sétimo e tive que fazer exame / praticamentea / a Hum hum Eu penso que o exame ajuda o exame ajuda a pessoa a preparar uma estratégia portanto / e nesse aspeto o exame é positivo / o exame é positivo Hum hum Portanto / penso é que não pode ser exame a tudo não é tem que haver um exame Este calendário de exames é completamente ridículo porque o aluno não vai ter que fazer exames às disciplinas todas / nãoé?Temque agora tem que fazer dois exames dois exames que até podem ser a abrangentes Hum hum hum hum Ah mas penso que sim penso que o exame é fundamental / como o critério até / / porque no fundo professores muito menos exigentes que outros com dezoitos e dezanoves depois outros / que têm um grau de exigência maior e dão catorze / e provavelmente alguns com catorze / muito melhor preparados e muito mais aptos do que outros com dezoito Isso é ver verdade / isso é verdade Porque os professores hoje muitas vezes são contestados e então os professores / à miníma coisa e à miníma intervenção dos pais resolvem o problema a inflacionando as notas porque são inseguros e acham que é a melhor maneira Os pais se os filhos tiverem as notas altas não refilo e não metem o nariz na escola / ficam todos contentes Pois mas o / [///]  não o problema é que depois as pontes caem de facto e faz-se uma autoestrada / e passado / três meses abriu buracos e Claro Sim sim isto está-se a entrar e depois eh / são as pessoas que andam agora no sistema de ensino isso é que me preocupa / daqui a dez anos ou quinze vão ser os professores Portanto é um quase um sistema de fotocópia / vai perdendo a nitidez / Mas perdeu rapidamente após sucessivas É como se à segunda cópia ou à terceira cópia não mostrasse / Ah não estivesse legível Ah Ah e eu eu vejo as repercussões disso ah hum / em vários níveis mas por exemplo a a aqui / / ah / vejo hoje em dia pessoas que estão por exemplo no terceiro / e no quarto ano de um curso de língua e literatura / Hum hum e que não têm consciência do que é que é gramatical e do que é que não é gramatical porque não sabem escrever / as palavras mais e aqui / aqui Aqui Ora se nos aqui Aqui Pois E eu pergunto-me o que é que vem por Claro claro claro Vai isso com essa hhh Eu fiquei espantado porque hhh Fiquei espantado Isso é demais realmente Pois <está a ver> está a ver por isso é que este ano os meus alunos fizeram aqui uma coisa com uma certa graça / Hum hum Pois Ver se tenho aqui Eles fizeram precisamente um levantamento deste tipo de questões / porque eu gosto de trabalhar com eles em coisas práticas Hum hum Fizeram isto por exemplo sobre Pronto eles reuniram-se em grupos e discutiram e tal Hum hum edepoisapanharamos os grupos todos eram alunos de décimo ano Eram alunos de que ano ? Precisamente naquilo que eles acham que a escola / tem de mal percebe ? Tem de / tem que ser modificado Fizeram a dois níveis fizeram a nível / portanto dos eh fizeram a nível do sistema / e fizeram a nível depois da escola em si não é Aquela escola aquela escola como edifício / Eu sei como / unidade digamos como unidade Hum hum Ainda consegue o estudo hhh também quer corrigir não é ? disciplinas que também quase cinco Pois é isso Isso depois foi feito ah no fim / Euporacaso pois é que eu não eu nem Não se consegue nunca corrigir tudo mesmo que queira É Hum Issoéumdocumentoquedepoispara para o ano eles vão digamos que discutir isso Hum hum Vão discutir ah numa sessão aberta / era para ser este ano / com os com os Uma espécie de jornadas pedagógicas ser interessante Pois com com / a Aberto ao aos vários grupos da escola às pessoas que quiserem digamos que participar nisso Hum hum Esta uma ideia interessante e sobretudo ah motivos para poderem / Ah e isto é sobre a escola portanto eles diziam que era importante eles têm critérios de facto muito desconfortáveis / / ah porque é assim a escola é um ensino / é uma escola que foi feita para para meninas / / que inaugurada nos anos sessenta <Qual era a es / > / ah aquela sim Queera é o Rainha e agora rapazes de um metro e noventa que têm de estar em carteiras de quarta classe e portanto oito horas por dia portanto eles querem-se logo hhh É ridículo Pois é ridículo e portanto / / ah / / ah / pronto eu penso que é uma questão a escola funcionou claro assim também por motivos económicos tem de ser tudo aproveitado tem que receber o máximo de alunos No fundo a economia está sempre por de trás disto a economia está por de trás também / Está não é ? porque é que muita gente que até tinha vocação para ensinar e não vai Economia acaba por ser determinante não é mas eh Hum hum hum E porque é que foi para o ensino agora ? Tch é assim ah <eupercebiisso> / estou / estou no ensino vinte e três anos Hum hum e percebi porque é que fui para o ensino para seis ou sete hhh aconteceu hhh ? seis ou sete Mas aconteceu e eu percebi porque foi claro digamos que foi claro / / porque / eu tenho dois aspetos digamos que na personalidade ah / que são muito fortes é assim um gosto muito de competir ah / de lutar gosto de ganhar e portanto escolhi o xadrez / como atividade e fui campeão nacional de xadrez vários anos Ah é isso ? Hum hum Sim tinha me dito isso Ah portanto digamos que o lado digamos da de predador não é ? Hum hum de apanhar-lhe a presa apanhar-lhe os pontos fracos Fica satisfeito Mas depois também tenho uma necessidade digamos muito grande / de espalhar aquilo que sei eu quando aprendo uma coisa / gosto de contar eh gosto bastante de falar sou um bocado falador e / no início o ensino dava-me a possibilidade / / ah / para mim seria muito difícil digamos / / que ter horário rígidos e esse tipo de coisas Hum Teria muita dificuldade a lidar com isso Por outro lado ah ve jogar xadrez e ser profissional / é assim uma vida de marinheiro que também não me agradava muito de modo que / Hum hum o ensino digamos que no princípio dava-me a possibilidade de continuando a jogar xadrez / pelomenosteruma uma base Oxadrezocupa-lheaindamuito/ muito tempo ? Sim sim houve alturas em que ocupava imenso estudava cinco seis horas por dia não é a Hum hum Ah agora / ah ao fim de estar no ensino seis ou sete anos eu descobri que fazia bem / / e pronto e pensei é isto mesmo que vou fazer eu vou ficar por aqui / Hum hum e e foi nessa altura que fiz estágio porque eu fiz estágio com oito anos do ensino Sim Quando tomei a decisão é aqui que eu vou ficar / e vou fazer as coisas as duas coisas / portanto o ensino / / ah eu sou treinador também / de xadrez tenho assim uns rapazes que são os campeões / menos de catorze anos e menos dezasseis e também os os preparo para eles irem aos campeonatos Ai é ? Hum hum às vezes acompanho-os quando eles vão jogar campeonatos da Europa As coisas têm corrido bem com eles também ? Exatoporque sim correm ah / evidentemente que a minha força de jogo não pode ser a mesma do que jogasse xadrez mas eu acho que me aborrecia / Sim e portanto resolvi esse pro esse problema no fundo tendo duas profissões Hum hum Ah pronto foi foi uma maneira mas eh / eu sou uma pessoa que fundamentalmente quer dizer gosto de fazer aquilo que gosto e portanto / Hum seria incapaz por exemplo de trabalhar num banco ou numa coisa assim / hum não era capaz Quando compensa-se a nível pessoal Mas um Pois eh porque acho / que se vive uma vez e acho que a pessoa tem é que fazer / as coisas que gosta e sentir-se bem e portanto acho que esses valores são muito importantes e / ensinar é uma coisa que eu gosto muito Hum hum Aliás eu houve duas vezes em que saí em que tive em regime de destacamento e senti-me muito mal quer dizer ao fim de um ano Esteve em destacamento como ? Ah / estive em destacamento estive em destacamento a / Para quê ? A fazer o quê ? Em duas em duas situações uma foi precisamente para trabalahr em xadrez Hum hum Ah portanto como diretor técnico ah foi uma experiência até porque depois a direção / da federação mudou e / portanto foi uma experiência que não correu assim muito bem Mas eh sempre um conflito digamos que no desporto e o desporto em Portugal ah / a nível de diregismo é pésismo / como se pode ver depois nisto E portanto sempre um conflito entre um diretor que é profissional que é pago e os outros que não são e acabam por querer digamos que funcionalizar esse diretor uma vez que é pago em vez de / darem apoio para / Hum hum digamos que as as atividades que ele quer desenvolver A outra experiência foi muito interessante / porquefoino no lançamento dos fundos europeus / estiveatrabalharprecisamenteno no gabinete de estudos e planeamento Ah pronto e fiquei em contacto e percebi muito melhor como é que funciona a educação / Hum hum por por dentro eles eles convidaram porque eu sou economista / e portanto precisavam de uma pessoa que / fizesse digamos que a gestão / / ah e a apresentasse mapas de situação / portanto estivesse a par da daquele tipo de linguagem / e ao mesmo tempo fosse / Conhecesse conhece-se digamos que o sistema por dentro e portanto / / ah mas também deles foi uma ótima escolha duas Sim sim exatamente e <há pouca gente> pouca gente digamos com disponibilidade / Claro para para isso mas eh / ao fim de um ano / / ah / faltava-me a escola aquele ritmo de ir para a escola estar com os alunos de Hum hum Conversar com os alunos dar de conversar eh / para mim é muito importante Hum hum É mesmo muito importante e pronto e eu acho que teria mesmo que ser professor Sim eu acho que uma das missões do do professor / / & ah é cativar os alunos e esse cativar passa por ter disponibilidade / e essa disponibilidade tem quem por um lado gosta / e por outro lado faz aquilo Claro ah com vontade pronto e é aquilo que a gente está a dizer não está nou noutro sítio qualquer / com a obrigação Pois eu acho que não pronto tenho os meus períodos em que tenho o xadrez mas isso normalmente faço com que não coincida pronto participo em campeonatos do mundo olimpíadas / por exemplo eu o ano passado estive a jogar as olímpiadas / de xadrez e comecei as aulas / tipo uma semana mais tarde / pronto mas é esse tipo de coisas Hum hum Ah mas eh normalmente não colide Normalmente não colide com aulas Ah / porque digamos que os períodos em que mais pressão em xadrez é precisamente o mês de setembro e agora este mês Ai é ? que houve o campeonato por equipas que / em junho é aos fins de semana portanto para mim é muito duro porque tenho as aulas e depois ainda tenho xadrez praticamente / todos os fins de semana não é / mas eh em setembro digamos que na escola também me facilitam / um bocado porque sabem que é o campeonato nacional Hum hum Eu até evito pedir dispensa de serviço que até teria porque é uma prova com uma / os campeonatos / do mundo / os jogadores eh / que têm hipótese / / de se apurar / teriam direito a ser considerado serviço / Sim oficial mas eh nem tenho tido necessidade disso Hum hum Porque pronto é uma questão de me marcarem menos exames que em setembro ? Não sei eh Isso não sei isso eu penso que Foi estratégia ? Por esse Não não que ninguém digamos que na minha família joga xadrez é assim eu tinha / eu desenhava pintava tenho uma componente / se assim estética muito forte e Hum hum que aquilo que eu fazia nunca me agradava / está a ver ? Os quadros que eu pintava rasgava-os sempre dos outros para não é ? Exato porque então eu preferi arranjar uma competição que fosse com outros / Hum hum ah em vez de ser digamos comigo A jogar sozinho Comigoémais pois eh Uma competição com outros é mais fácil / poque a pessoa ganha e acaba a pessoa que se o resultado logo Pois vê-se o resultado exato ah Depois penso que a opção também de ter tirado economia porque eu comecei a jogar muito mais / / ah ia jogar aos campeonatos de Portugal e ia jogar / em mil novecentos e sessenta e oito sessenta e nove / foi quando entrei na faculdade Hum hum Eu penso também que o facto de ter escolhido economia deixei muitoáridonãoéeuachoqueaosquinzeanosédifícilescolhereufizumexamede de orientação vocacional / indicaram-me belas artes e economia Oh sabe como é que é aquelas É possível aquelas duas coisas É / / é / pronto eles são muito assim porque <que era ali> que era ali depois a ideologia A orientação vocacional é muito assim a pessoa tem muito jeito / para a Matemática tem que ir para Engenharia ou Economia / quando não tem nada a ver Claro Um poeta pode ser um ótimo matemático não tem nada a ver Sim sim sim Não tem nada a ver claro Poismas mas as pessoas têmlogo é logo tem jeito para a Matemática / ah Ciências Quando pronto Esses exames têm muito que se lhe diga ah Quando eu por exemplo eu penso / Letras e Ciências também é muito discutível quer dizer Letras e Ciências também é muito discutível Os meus melhores alunos / eram alunos que certamente seriam / bonstambémem em qualquer matemática ou em qualquer lógica ou em qualquer outra das áreas Claro claro claro claro Em contrapartida os meus alunos ficam qualquer outra Claro claro Eu penso que talvez ah / outra coisa que eu gostava muito era de história porque eu gosto de ter a perspetiva histórica das coisas também Hum hum Ah que história não tirei porque digamos que provavelmente seria professor portanto Pois Naquelaalturaahmaleu pois isso não fazia sentido e portanto Naquela altura isso não fazia sentido /ahacabeiporentrarno no Pronto ah é / o facto de ser econo / o facto de saber economia / dá-me uma perspetiva / melhor das coisas e do mundo em que vivo / até porque eu tenho uma perspetiva muito / economicista portanto eh Hum hum Eu acho que a economia é um dos grandes males / da humanidade hoje em dia porque as pessoas veem em tudo em termos de economia / e portanto ah é isso que eu penso Fosse a ideia demasiada a sério Penso que o até é capaz de ter culpas porque ao pôr a carga toda nas questões económicas acabou por eh levar a esse tipo de situação / / e Hum hum talvez a falta de fantasia talvez o o xadrez fosse a procura Tem qualquer coisa de fantasioso não é tem qualquer coisa de especulativo / Tem Hum hum que a economia não tem de qualquer coisa ligada ao irreal à / que a arte tem não é que a poesia tem Claro e que a economia de maneira nenhuma tem / estar aqueles gráficos aquelas coisas / e foi precisamente nessa fase que eu comecei a jogar xadrez / digamos com mais força de modo que é difícil perceber mas / temos opções Não está certamente ligado às vertentes da Tomamos caminhos e não sabemos bem [ / ] da sua personalidade mais eh Sim uma é mais uma é matemática mais rigorosa Uma é matemática é rigoroso é analítica / mas depois outra que é muito especulativa e que Portanto / / ah que tem muito a ver com uma uma parte até digamos que / chegar às coisas com intuição com o irracional / / eu Hum hum hum hum pus eh pronto sem ser pela lógica As situações a tal história dos sons também soam bem ou não soam bem Pois é isso eu funciono muito assim e portanto / e funciono muito pela pela intuição pelo pelo o sentido e acho aprende-se também pelo sentir e portanto / Se calhar aprende-se mais com o sentir Claro Ora bem eu penso que da minha parte podemos terminar eu sei que com certeza está pois são seis e um quarto Penso que sim ainda tenho um bocado o metro agora também é rápido Está a pensar em ir agora Hum hum Depois outra questão que eu também / que eu comecei a estudar agora é assim eu hhh começou a estudar agora tenho Vai sempre estudando Pois é assim eu / dez anos deu-me uma fúria e estudei cinema está a ver e portanto / Ai sim ? Claro estudei muito de cinema porque eu gostava muito de cinema / eentãodi/ eu comecei a pensar assim eu vi tantos filmes / não é que agora tenho de ligar isto tudo Isto tem que fazer sentido digamos que comecei a estudar história de cinema e / para depois como dei aulas de política também sociologia é curioso como o cinema reflete os valores de Hum hum É curioso Tens épocas em que filmes com anjos e em que não e / pronto é muito curioso isso portanto estudar a história do cinema / /eporexemplodurante durante a guerra É algum filme de personagem em que se aquilo não se se quer Não E portanto digo que não que o cinema também começou a ser essa relação com a pintura / o cinema acabou digamos por sublimar isso /edepoismaisrecentementedigamosqueestudoastrologiatambém também acho interessante / Ai é ? como uma forma de unificar tudo e de ligar tudo Ah mas não é para advinhar é / Claro para compreender paratentarperceberéparateroutra/ outro plano outra câmera outra perspetiva Hum hum outra maneira de ver as coisas e Eh e portanto / uh portanto faço estudos da da história de Portugal e tento encontrar digamos que / situações que se repitam em ciclos de planetas É uma maneira de passar o tempo E e coisas maiores ? / Lembra-se assim de algum agora ? Não / não Eu tenho um amigo meu que é astrólogo também está ele vai publicar um livro sobre a história de Portugal e ah pron / ah digamos que / uma carta que fez o Fernando Pessoa o Fernando Pessoa era assim um astrólogo / / ah que fez muitas cartas e conclusivamente os heterónimos / Hum hum estão ligados à astrologia porque ele atribuiu datas de nascimento Sim sim sim depois eh a poesia tinha a ver com essas datas não é portanto / um era virgem portanto era meticuloso era engenheiro Portanto um bocado assim funcionava um bocado assim Hum hum Mas<istoéumaobsessão>istoéumaobsessãodigamosque aliás ele tinha uma mente / Claro completamente eu vi analisei a carta de Fernando Pessoa / hhh e astrologicamente não ah não  não não parava é assim / o alcoolismo dele era uma forma de parar / era um / quer dizer isto interpretante da carta dele Exato ele precisava de beber álcool / Ele está sempre em / que era a única forma que ele tinha de dormir / praticamenteeupensoqueelenão mesmo assim ele dormia o minímo / por isso é que morreu / Pois pois Ele morreu com quarenta e poucos anos Pois foi quarenta sete morreu em trinta e sete não é ? nasceu a oitenta e oito oitenta nove / e não e ciclos ciclos por exemplo ciclos de / Plutão / de Urano Neptuno que é quando república quando o vinte e cinco de abril / coisas engraçadas ciclos ali Ai é ? ah / ciclos ali que se repetem / e ciclos de quarenta e um anos e de quarenta e três é / é De/ em onde normalmente que acaba por acontecer Sim sim sim Sim sim Se determinados planetas Exato e por exemplo quando Plutão está em touro esteve três vezes desde desde a fundação de Portugal até hoje / sempre um grande reforço da unidade na nacional e de facto / / em mil cento e quarenta nessa fase / depois apanha a crise de mil / trezentos e oitenta e três e de / po que é a primeira vez a segunda vez apanha o mil seiscentos e quarenta O que é fantástico é sempre duzentos e quarenta / Foi e a terceira vez apanha a regeneração / portanto apanha aquele período de mil oitocentos e cinquenta Ah E agora quando é que volta outra vez ? Quando o Plutão está em sagitário / sempre coisas de cultura em Portugal Ah também é fantástico é o Dom Dinis Hum hum é o Dom Dinis que é criação da primeira universidade ah depois é o mil quinhentos e um estáaveromilquinhentosqueéaepocado/ do Garcia de Resende e toda essa época de Jo João de Barros também / Hum hum mil quinhentos e vinte está a ver essa fase Pensei nisso É a fase mais digamos que mais brilhante não é ? Sim é a fase do Fase de Camões Mas o Camões é mais perto mu Camões pensa-se que nasceu em mil quinhentos e vinte e quatro não se sabe nada Hum hum Também tenho a carta dele mas é pronto é duvidoso / ? Cinco de fevereiro pois é duvidoso Hum hum E hum e depois apanhou o Marquês de Pombal com a expulsão dos Jesuítas e a criação do ensino público Ai é ? Vai apanhando são três fases que são muito importantes em termos de digamos que de cultura não é ? E está agora / verificaçãodede de e está agora Está agora desde o ano passado portanto está exatamente Ai é ? Se realmente Pois talvez não desde o ano passado portanto eu penso que não penso A ex Simmas mas tem a mesma / Talvez eh penso / queointeresse penso que o o interesse de muita gente estrangeira sobre a cultura portuguesa nomeadamente da tradução de Pessoa numa série de línguas e o interesse que / e a quantidade / teses que se vão fazer sobre o Pessoa / e o interesse não é ? ah uma série de / Sim sim escritores / sobre uma a língua portuguesa e o português e os poetas portugueses / penso que é um sintoma / Hum hum Desta tendência / para os próximos quinze anos Quero / portanto / São cinco todos sempre digamos são / Nãoquerdizero o o o Plutão é um planeta um bocado esquisito Porque faz uma metade ah em oitenta anos / portanto faz seis portanto uma média / catorze ou quinze anos em cada sítio / e depois faz a outra metade em cento e tal uma média / tem uma fase em que é lenta Hum hum Curiosamentecomoo o Plutão mata estruturas / curiosamente nós agora vivemos numa época em que nos acontece muita coisa porque ele anda muito / portanto os nossos avós que tiveram no lento / Exato tiveram vidas mais calmas Portanto <os nossos netos> / os nossos netos também vão ter vidas calmas Olhe as nossas são agitadas Ai que bom Prometo porque ele entrará novamente na Não mas é curioso esse aspeto / hhh esse aspeto esse aspeto é interessante percebe porque eu penso que indícios / porque depois eu penso as coisas assim / / e sei ainda esta semana vi que sobre esta questão do Pessoa porque agora / / ah os bens patrimoniais antigamente era cinquenta anos e agora passaram a oitenta / portanto / Hum hum digamos que a família agora ainda tem acesso aos direitos não é ? Sim sim sim Que se pensava que tinha acabado em oitenta e sete e afinal não pronto porque tudo o que tem oitenta anos digamos que não faz sentido uns países terem cinquenta / E afinal não e os outros terem oitenta / E portanto Claro Uns têm que pagar e os outros não Efala-semuitoeportantoeeuachei eu liguei logo está a ver esta / este súbito interesse / de uma série de editoras estrangeiras sobre / o ah portanto escritores portugueses ah / eu associei logo a essa questão de o Plutão estar em sagitário / Hum hum e sagitário é a expansão é cultura é os descobrimentos é Pois eh é curioso que por fim / fizeram uma série de iniciativas / que divulgam justamente a cultura portuguesa fora e foi uma exposição / Sim portanto em Nova Iorque foi E é desde noventa e cinco Sim e foi / / ah acho que é feira de FrankFurt Hum hum / & com / Portanto coisas destas não se dão naturalmente com Pois eu vejo as coisas assim e é assim como eu constato que bate um bocado certo / pronto eu não me preocupo em saber porque mas eh Nãoééoutra  outra maneira de ver> outra maneira de ver> / é outra maneira de ver / hhh Claro É interessante / o único defeito que tem é que na escola / as pessoa andam-me sempre a pedir para / Para fazer cartas para fazer cartas e depois querem que eu saiba coisas e isso não eu não vejo as coisas assim / Que disparate portanto Uma vez eh uma amiga que também tem / alguma curiosidade Hum hum sobreessasquestões Eu tenho curiosidade mas nunca / ah também um / uma carta astral mas nunca cheguei a saber quem lhe enviou na realidade queria dizer Ele fez-me porque o quis Pediu-me os dados e fez mas para mim aquilo nunca significou nada porque eu / A interpretação é que é importante a interpretação pois Sei que conta a interpretação é que conta e não sei se mas aquilo tem significado tem Agora verifico sim / équeexiste tem uma série de coincidências que são curiosas Hum hum Claro Eusou eu sou gémeos Hum hum Nasci a três de junho / e verifico que / outras pessoas que eu conheço / / que / conheço por interpostas vias por exemplo pela literatura e não sei quê que mais / em determinados casos tenho realmente semelhanças que eu acho Tem Por exemplo São todos iguais mas isso é / Pois Três de junho oitenta e quatro ou oitenta e três é capaz de ter sido um período importante portanto ointenta e quatro É isso é oitenta e quatro sim oitenta e quatro estava hhh Foi importante hhh Foi foi um período muito importante teve acontecimentos rápidos Foi sim sim muito hhh Até calhou sim sim foi toda foi a grande mudança da minha vida foi Oitenta e quatro sim Exterior coisas acontecimentos rápidos que obrigaram a mudar Sim sim Oitenta quatro pois Foi ah foi no final de oitenta e quatro hhh Porque é que diz isso ? Porque passou Urano que é o planeta / o planeta dos acontecimentos rápidos e o sol / está a meio de gémeos e em sagitário está o oposto hhh ok muito obrigada É assim hhh

Download XMLDownload textWaveform viewSentence view