DI_69LM34b
Without Title
ID | 69 |
Participant | F. Silva |
Gender | Masculino |
View options
Text: - Show: - Tags:
Javascript seems to be turned off, or there was a communication error. Turn on Javascript for more display options.
uns
minutos
porque
eu
sei
que
com
certeza
está
com
Hum
hum
Simpois/ não mas ainda tenho ainda tenho mais um quarto de hora
Se
não
Agora
ah
/
pronto
relativamente
ao
sistema
de
ensino
isso
acho
que
nem
vale
a
pena
falar
hhh
hhh
Eu
acho
que
esta
escola
está
condenada
portanto
não
/
hhh
esta
escola
estes
acho
que
está
condenada
acho
que
mais
vinte
trinta
anos
Si
sim
ah
Ah
Em
Portugal
talvez
mais
quarenta
ou
cinquenta
mas
acho
que
não
O o que significa que estas ah reformas ah mais recentes
também
não
vieram
trazer
nada
de
bom
/
eh
Não
Aliás
quando
se
reforma
nunca
vem
anda
de
bom
porque
hhh
/
hhh
É
óbvio
porque
reforma-se
porque
está
mal
e
portanto
/
é
cósmetica
Hum
hum
Quer
dizer
a
re
a
reforma
é
a
assunção
de
qualquer
coisa
não
está
bem
Então
faz-se
uma
pequena
cósmetica
pronto
e
Para
parecem
o
que
lá
está
e
as
pessoas
ficam
bem
é
é
tudo
questões
políticas
Hum
hum
Porque
no
fundo
/
o
problema
é
que
/
/
ah
na
educação
tem
que
se
tomar
medidas
a
longo
prazo
e
/
portanto
e
digamos
que
politicamente
o
que
interessa
é
o
curto
prazo
é
/
é
fazer-se
coisas
que
pa
o
que
interessa
é
o
curto
prazo
é
que
por
exemplo
se
consegue
conceber
Sim
que
se
dê
dois
bon
dois
pontos
dois
valores
seja
lá
o
que
for
uma
beneficicação
como
se
o
que
fosse
/
o
importante
fosse
que
aqueles
alunos
deitassem
Mas
e
depois
valorizasse
muito
os
exames
no
fim
quando
no
fundo
os
alunos
não
não
estão
sujeitos
a
exames
Ah
pronto
eu
sou
um
adepto
do
exame
Sim
O
exame
/
/
ah
não
é
aquele
exame
do
hum
do
Vasco
Santana
não
é
?
Como
é
que
se
chama
o
filme
?
É
o
hhh
hhh
que
esse
exame
é
muito
engraçado
pronto
mas
não
é
esse
tipo
de
exame
Pois
maséoexame o exame
Éo não é o Pátio das Cantigas é a canção de Lisboa
canção
de
Lisboa
exatamente
o
exame
do
/
É
a
canção
de
Lisboa
é
mas
eu
penso
que
portanto
o
exame
é
importante
porque
o
exame
é
um
jogo
e
o
exame
prepara
/
ah
o
exame
habitua
o
aluno
a
conceber
uma
estratégia
/
e
depois
do
exame
o
aluno
também
tem
um
feedback
/
"
Afinal
eu
devia
ter
ligado
mais
a
este
assunto
afinal
"
/
"
eu
preparei-me
mal
"
e
portanto
/
o
exame
tem
esse
lado
que
eu
penso
que
é
positivo
Obriga
Porque
no
fundo
quer
dizer
vivemos
numa
sociedade
que
é
tudo
exames
não
é
?
As
pessoas
examinam-se
umas
às
outras
quer
dizer
a
pessoa
para
entrar
para
um
cargo
/
tem
que
fazer
entrevistas
exames
e
não
sei
quê
/
Hum
hum
e
o
sistema
de
ensino
não
prepara
os
alunos
para
isso
quando
e
portanto
há
aqui
um
contrassenso
eh
não
é
?
Sim
ah
É
tudo
à
base
de
concurso
é
tudo
à
base
de
exames
hoje
É
verdade
seja
a
construção
de
uma
ponte
de
uma
estrada
tudo
é
tudo
/
Tudo
tudo
à
base
de
exames
/
excepto
o
sistema
de
ensino
Pronto
e
eu
penso
que
o
exame
até
Aqui
nesta
faculdade
não
existem
exames
Eu
penso
que
o
exame
até
é
/
ah
pronto
eu
não
estou
/
/
não
eu
sou
contra
o
exame
/
em
que
o
examinador
vai
precisamente
/
procurar
aquilo
que
o
aluno
não
sabe
não
é
isso
mas
/
/
ah
defendo
de
facto
o
exame
/
até
como
sistema
de
justiça
/
Hum
de
avaliação
porque
pronto
as
pessoas
vêm
com
o
argumento
que
há
alunos
que
sabem
muito
e
que
no
exame
Ficam
confusos
ah
ficam
confusos
mas
se
se
habituarem
a
fazer
um
exame
percebe
ah
desde
novos
eu
sou
do
tempo
em
que
o
ensino
era
muito
autoritário
e
tive
que
fazer
exame
na
quarta
classe
e
depois
eh
tive
médias
altíssimas
/
no
quinto
ano
e
no
sétimo
e
tive
que
fazer
exame
/
praticamentea / a
Hum
hum
Eu
penso
que
o
exame
ajuda
o
exame
ajuda
a
pessoa
a
preparar
uma
estratégia
portanto
/
e
nesse
aspeto
o
exame
é
positivo
/
o
exame
é
positivo
Hum
hum
Portanto
/
penso
é
que
não
pode
ser
exame
a
tudo
não
é
tem
que
haver
um
exame
Este
calendário
de
exames
é
completamente
ridículo
porque
o
aluno
não
vai
ter
que
fazer
exames
às
disciplinas
todas
/
nãoé?Temque agora tem que fazer dois exames
dois
exames
que
até
podem
ser
a
abrangentes
Hum
hum
hum
hum
Ah
mas
penso
que
sim
penso
que
o
exame
é
fundamental
/
como
o
critério
até
/
/
porque
no
fundo
há
professores
muito
menos
exigentes
que
outros
com
dezoitos
e
dezanoves
depois
há
outros
/
que
têm
um
grau
de
exigência
maior
e
só
dão
catorze
/
Só
dá
e
provavelmente
alguns
com
catorze
/
muito
melhor
preparados
e
muito
mais
aptos
do
que
outros
com
dezoito
Isso
é
ver
verdade
/
isso
é
verdade
Porque
os
professores
hoje
muitas
vezes
são
contestados
e
então
os
professores
/
à
miníma
coisa
e
à
miníma
intervenção
dos
pais
resolvem
o
problema
a
inflacionando
as
notas
porque
são
inseguros
e
acham
que
é
a
melhor
maneira
Os
pais
se
os
filhos
tiverem
as
notas
altas
já
não
há
refilo
e
já
não
metem
o
nariz
na
escola
/
ficam
todos
contentes
Pois
mas
o
/
[///] não o problema é que depois as pontes caem de facto e faz-se uma autoestrada /
e
passado
/
três
meses
já
abriu
buracos
e
Claro
Sim
sim
isto
está-se
a
entrar
e
depois
eh
/
são
as
pessoas
que
andam
agora
no
sistema
de
ensino
isso
é
que
me
preocupa
/
daqui
a
dez
anos
ou
quinze
vão
ser
os
professores
Portanto
é
um
quase
um
sistema
de
fotocópia
/
vai
perdendo
a
nitidez
/
Mas
perdeu
rapidamente
após
sucessivas
É
como
se
à
segunda
cópia
ou
à
terceira
cópia
já
não
mostrasse
/
Ah
já
não
estivesse
legível
Ah
Ah
e
eu
eu
vejo
as
repercussões
disso
ah
hum
/
em
vários
níveis
mas
por
exemplo
a
a
aqui
/
/
ah
/
vejo
hoje
em
dia
pessoas
que
estão
por
exemplo
no
terceiro
/
e
no
quarto
ano
de
um
curso
de
língua
e
literatura
/
Hum
hum
e
que
não
têm
consciência
do
que
é
que
é
gramatical
e
do
que
é
que
não
é
gramatical
porque
não
sabem
escrever
/
as
palavras
mais
e
aqui
/
aqui
Aqui
Ora
se
nos
aqui
Aqui
Pois
E
eu
pergunto-me
o
que
é
que
vem
por
aí
Claro
claro
claro
Vai
isso
com
essa
hhh
Eu
fiquei
espantado
porque
hhh
Fiquei
espantado
Isso
é
demais
realmente
Pois
<está
a
ver>
está
a
ver
por
isso
é
que
este
ano
os
meus
alunos
fizeram
aqui
uma
coisa
com
uma
certa
graça
/
Hum
hum
Pois
Ver
se
tenho
aqui
Eles
fizeram
precisamente
um
levantamento
deste
tipo
de
questões
/
porque
eu
gosto
de
trabalhar
com
eles
em
coisas
práticas
Hum
hum
Fizeram
isto
por
exemplo
sobre
Pronto
eles
reuniram-se
em
grupos
e
discutiram
e
tal
Hum
hum
edepoisapanharamos os grupos todos eram alunos de décimo ano
Eram
alunos
de
que
ano
?
Precisamente
naquilo
que
eles
acham
que
a
escola
/
tem
de
mal
percebe
?
Tem
de
/
tem
que
ser
modificado
Fizeram
a
dois
níveis
fizeram
a
nível
/
portanto
dos
eh
fizeram
a
nível
do
sistema
/
e
fizeram
a
nível
depois
da
escola
em
si
não
é
Aquela
escola
aquela
escola
como
edifício
/
Eu
sei
como
/
unidade
digamos
como
unidade
Hum
hum
Ainda
consegue
o
estudo
hhh
também
quer
corrigir
não
é
?
disciplinas
que
também
há
quase
cinco
Pois
é
isso
Isso
depois
foi
feito
ah
no
fim
/
Euporacaso pois é que eu não eu nem
Não
se
consegue
nunca
corrigir
tudo
mesmo
que
queira
É
Hum
Issoéumdocumentoquedepoispara para o ano eles vão digamos que discutir isso
Hum
hum
Vão
discutir
ah
numa
sessão
aberta
/
era
para
ser
este
ano
/
com
os
com
os
Uma
espécie
de
jornadas
pedagógicas
ser
interessante
Pois
com
com
/
a
Aberto
ao
aos
vários
grupos
da
escola
às
pessoas
que
quiserem
digamos
que
participar
nisso
Hum
hum
Esta
uma
ideia
interessante
e
sobretudo
ah
motivos
para
poderem
/
Ah
e
isto
é
sobre
a
escola
portanto
eles
diziam
que
era
importante
eles
têm
critérios
de
facto
muito
desconfortáveis
/
/
ah
porque
é
assim
a
escola
é
um
ensino
/
é
uma
escola
que
foi
feita
para
para
meninas
/
/
que
inaugurada
nos
anos
sessenta
<Qual
era
a
es
/
>
/
ah
aquela
sim
Queera é o Rainha
e
agora
há
rapazes
de
um
metro
e
noventa
que
têm
de
estar
em
carteiras
de
quarta
classe
e
portanto
oito
horas
por
dia
portanto
eles
querem-se
logo
hhh
É
ridículo
Pois
é
ridículo
e
portanto
/
/
ah
/
/
ah
/
pronto
eu
penso
que
é
uma
questão
a
escola
funcionou
claro
assim
também
por
motivos
económicos
tem
de
ser
tudo
aproveitado
tem
que
receber
o
máximo
de
alunos
No
fundo
a
economia
está
sempre
por
de
trás
disto
a
economia
está
por
de
trás
também
/
Está
não
é
?
porque
é
que
há
muita
gente
que
até
tinha
vocação
para
ensinar
e
não
vai
Economia
acaba
por
ser
determinante
não
é
mas
eh
Hum
hum
hum
E
porque
é
que
foi
para
o
ensino
já
agora
?
Tch
é
assim
ah
<eusópercebiisso> / estou / estou no ensino há vinte e três anos
Hum
hum
e
só
percebi
porque
é
que
fui
para
o
ensino
para
aí
há
seis
ou
sete
hhh
aconteceu
hhh
?
seis
ou
sete
Mas
aconteceu
e
eu
percebi
porque
aí
foi
claro
Aí
digamos
que
foi
claro
/
/
porque
/
eu
tenho
dois
aspetos
digamos
que
na
personalidade
ah
/
que
são
muito
fortes
é
assim
um
gosto
muito
de
competir
ah
/
de
lutar
gosto
de
ganhar
e
portanto
escolhi
o
xadrez
/
como
atividade
e
fui
campeão
nacional
de
xadrez
vários
anos
Ah
é
isso
?
Hum
hum
Sim
tinha
me
dito
isso
Ah
portanto
digamos
que
aí
o
lado
digamos
da
de
predador
não
é
?
Hum
hum
de
apanhar-lhe
a
presa
apanhar-lhe
os
pontos
fracos
Fica
satisfeito
aí
Mas
depois
também
tenho
uma
necessidade
digamos
muito
grande
/
de
espalhar
aquilo
que
sei
eu
quando
aprendo
uma
coisa
/
gosto
de
contar
eh
gosto
bastante
de
falar
sou
um
bocado
falador
e
/
no
início
o
ensino
dava-me
a
possibilidade
/
/
ah
/
para
mim
seria
muito
difícil
digamos
/
/
que
ter
horário
rígidos
e
esse
tipo
de
coisas
Hum
Teria
muita
dificuldade
a
lidar
com
isso
Por
outro
lado
ah
ve
jogar
só
xadrez
e
ser
profissional
/
é
assim
uma
vida
de
marinheiro
que
também
não
me
agradava
muito
de
modo
que
/
Hum
hum
o
ensino
digamos
que
no
princípio
dava-me
a
possibilidade
de
continuando
a
jogar
xadrez
/
pelomenosteruma uma base
Oxadrezocupa-lheaindamuito/ muito tempo ?
Sim
sim
houve
alturas
em
que
ocupava
imenso
estudava
cinco
seis
horas
por
dia
não
é
a
Hum
hum
Ah
agora
/
ah
ao
fim
de
estar
no
ensino
seis
ou
sete
anos
eu
descobri
que
fazia
bem
/
/
e
pronto
e
pensei
é
isto
mesmo
que
vou
fazer
eu
vou
ficar
por
aqui
/
Hum
hum
e e foi nessa altura que fiz estágio porque eu só fiz estágio com oito anos já do ensino
Sim
Quando
tomei
a
decisão
é
aqui
que
eu
vou
ficar
/
e
vou
fazer
as
coisas
as
duas
coisas
/
portanto
o
ensino
/
/
ah
eu
sou
treinador
também
/
de
xadrez
tenho
assim
uns
rapazes
que
são
os
campeões
/
menos
de
catorze
anos
e
menos
dezasseis
e
também
os
os
preparo
para
eles
irem
aos
campeonatos
Ai
é
?
Hum
hum
às
vezes
acompanho-os
quando
eles
vão
jogar
campeonatos
da
Europa
As
coisas
têm
corrido
bem
com
eles
também
?
Exatoporque sim correm ah /
evidentemente
que
a
minha
força
de
jogo
não
pode
ser
a
mesma
do
que
só
jogasse
xadrez
mas
eu
acho
que
me
aborrecia
/
Sim
e
portanto
resolvi
esse
pro
esse
problema
no
fundo
tendo
duas
profissões
Hum
hum
Ah
pronto
foi
foi
uma
maneira
mas
eh
/
eu
sou
uma
pessoa
que
fundamentalmente
quer
dizer
gosto
de
fazer
aquilo
que
gosto
e
portanto
/
Hum
seria
incapaz
por
exemplo
de
trabalhar
num
banco
ou
numa
coisa
assim
/
hum
não
era
capaz
Quando
compensa-se
a
nível
pessoal
Mas
um
Pois
eh
porque
acho
/
que
só
se
vive
uma
vez
e
acho
que
a
pessoa
tem
é
que
fazer
/
as
coisas
que
gosta
e
sentir-se
bem
e
portanto
acho
que
esses
valores
são
muito
importantes
e
/
ensinar
é
uma
coisa
que
eu
gosto
muito
Hum
hum
Aliás
eu
houve
duas
vezes
em
que
saí
em
que
tive
em
regime
de
destacamento
e
senti-me
muito
mal
quer
dizer
ao
fim
de
um
ano
Esteve
em
destacamento
como
?
Ah
/
estive
em
destacamento
há
estive
em
destacamento
a
/
Para
quê
?
A
fazer
o
quê
?
Em
duas
em
duas
situações
uma
foi
precisamente
para
trabalahr
em
xadrez
Hum
hum
Ah
portanto
como
diretor
técnico
ah
foi
uma
experiência
má
até
porque
depois
a
direção
/
da
federação
mudou
e
/
portanto
foi
uma
experiência
que
não
correu
assim
muito
bem
Mas
eh
há
sempre
um
conflito
digamos
que
no
desporto
e
o
desporto
em
Portugal
ah
/
a
nível
de
diregismo
é
pésismo
/
como
se
pode
ver
depois
nisto
E
portanto
há
sempre
um
conflito
entre
um
diretor
que
é
profissional
que
é
pago
e
os
outros
que
não
são
e
acabam
por
querer
digamos
que
funcionalizar
esse
diretor
uma
vez
que
é
pago
em
vez
de
/
darem
apoio
para
/
Hum
hum
digamos
que
as
as
atividades
que
ele
quer
desenvolver
A
outra
experiência
foi
muito
interessante
/
porquefoino no lançamento dos fundos europeus /
estiveatrabalharprecisamenteno no gabinete de estudos e planeamento
Ah
pronto
e
fiquei
em
contacto
e
percebi
muito
melhor
como
é
que
funciona
a
educação
/
Hum
hum
por por dentro eles eles convidaram porque eu sou economista /
e
portanto
precisavam
de
uma
pessoa
que
/
fizesse
digamos
que
a
gestão
/
/
ah
e
a
apresentasse
mapas
de
situação
/
portanto
estivesse
a
par
da
daquele
tipo
de
linguagem
/
e
ao
mesmo
tempo
fosse
/
Conhecesse
conhece-se
digamos
que
o
sistema
por
dentro
e
portanto
/
/
ah
mas
também
deles
foi
uma
ótima
escolha
duas
Sim
sim
exatamente
e
<há
pouca
gente>
há
pouca
gente
digamos
com
disponibilidade
/
Claro
para
para
isso
mas
eh
/
ao
fim
de
um
ano
/
/
ah
/
faltava-me
a
escola
aquele
ritmo
de
ir
para
a
escola
estar
com
os
alunos
de
Hum
hum
Conversar
com
os
alunos
dar de conversar eh /
para
mim
é
muito
importante
Hum
hum
É
mesmo
muito
importante
e
pronto
e
eu
acho
que
teria
mesmo
que
ser
professor
Sim
eu
acho
que
uma
das
missões
do
do
professor
/
/
&
ah
é
cativar
os
alunos
e
esse
cativar
passa
por
ter
disponibilidade
/
e
essa
disponibilidade
só
tem
quem
por
um
lado
gosta
/
e
por
outro
lado
faz
aquilo
Claro
ah
com
vontade
pronto
e
é
aquilo
que
a
gente
está
a
dizer
não
está
nou
noutro
sítio
qualquer
/
com
a
obrigação
Pois
eu
acho
que
não
pronto
tenho
os
meus
períodos
em
que
tenho
o
xadrez
mas
isso
normalmente
faço
com
que
não
coincida
pronto
participo
em
campeonatos
do
mundo
olimpíadas
/
por
exemplo
eu
o
ano
passado
estive
a
jogar
as
olímpiadas
/
de
xadrez
e
comecei
as
aulas
/
tipo
uma
semana
mais
tarde
/
pronto
mas
é
esse
tipo
de
coisas
Hum
hum
Ah
mas
eh
normalmente
não
colide
Normalmente
não
colide
com
aulas
Ah
/
porque
digamos
que
os
períodos
em
que
há
mais
pressão
em
xadrez
é
precisamente
o
mês
de
setembro
e
agora
este
mês
Ai
é
?
que
houve
o
campeonato
por
equipas
só
que
/
em
junho
é
aos
fins
de
semana
portanto
para
mim
é
muito
duro
porque
tenho
as
aulas
e
depois
ainda
tenho
xadrez
praticamente
/
todos
os
fins
de
semana
não
é
/
mas
eh
em
setembro
digamos
que
na
escola
também
me
facilitam
/
um
bocado
porque
sabem
que
é
o
campeonato
nacional
Hum
hum
Eu
até
evito
pedir
dispensa
de
serviço
que
até
teria
porque
é
uma
prova
com
uma
/
os
campeonatos
/
do
mundo
/
os
jogadores
eh
/
que
têm
hipótese
/
/
de
se
apurar
/
teriam
direito
a
ser
considerado
serviço
/
Sim
oficial
mas
eh
nem
tenho
tido
necessidade
disso
Hum
hum
Porque
pronto
é
uma
questão
de
me
marcarem
menos
exames
que
em
setembro
?
Não
sei
eh
Isso
não
sei
isso
eu
penso
que
Foi
estratégia
?
Por
esse
Não
não
que
ninguém
digamos
que
na
minha
família
joga
xadrez
é
assim
eu
tinha
/
eu
desenhava
pintava
tenho
uma
componente
/
se
assim
estética
muito
forte
e
Hum
hum
Só
que
aquilo
que
eu
fazia
nunca
me
agradava
/
está
a
ver
?
Os
quadros
que
eu
pintava
rasgava-os
sempre
dos
outros
para
não
é
?
Exato
porque
então
eu
preferi
arranjar
uma
competição
que
fosse
com
outros
/
Hum
hum
ah
em
vez
de
ser
digamos
comigo
A
jogar
sozinho
Comigoémais pois eh
Uma
competição
com
outros
é
mais
fácil
/
poque
aí
a
pessoa
ganha
e
acaba
a
pessoa
que
se
vê
o
resultado
logo
Pois
vê-se
o
resultado
exato
ah
Depois
penso
que
a
opção
também
de
ter
tirado
economia
porque
eu
comecei
a
jogar
muito
mais
/
/
ah
ia
jogar
aos
campeonatos
de
Portugal
e
ia
jogar
/
em
mil
novecentos
e
sessenta
e
oito
sessenta
e
nove
/
foi
quando
entrei
na
faculdade
Hum
hum
Eu
penso
também
que
o
facto
de
ter
escolhido
economia
deixei
muitoáridonãoéeuachoqueaosquinzeanosédifícilescolhereufizumexamede de orientação vocacional /
indicaram-me
belas
artes
e
economia
Oh
sabe
como
é
que
é
aquelas
É
possível
aquelas
duas
coisas
É
/
/
é
/
pronto
eles
são
muito
assim
porque
<que
era
ali>
que
era
ali
depois
a
ideologia
A
orientação
vocacional
é
muito
assim
a
pessoa
tem
muito
jeito
/
para
a
Matemática
tem
que
ir
para
Engenharia
ou
Economia
/
quando
não
tem
nada
a
ver
Claro
Um
poeta
pode
ser
um
ótimo
matemático
não
tem
nada
a
ver
Sim
sim
sim
Não
tem
nada
a
ver
claro
Poismas mas as pessoas têmlogo é logo tem jeito para a Matemática
/
ah
Ciências
Quando
pronto
Esses
exames
têm
muito
que
se
lhe
diga
ah
Quando
eu
por
exemplo
eu
penso
/
Letras
e
Ciências
também
é
muito
discutível
quer
dizer
Letras
e
Ciências
também
é
muito
discutível
Os
meus
melhores
alunos
/
eram
alunos
que
certamente
seriam
/
bonstambémem em qualquer matemática ou em qualquer lógica ou em qualquer outra das áreas
Claro
claro
claro
claro
Em
contrapartida
os
meus
alunos
ficam
qualquer
outra
Claro
claro
Eu
penso
que
talvez
ah
/
outra
coisa
que
eu
gostava
muito
era
de
história
porque
eu
gosto
de
ter
a
perspetiva
histórica
das
coisas
também
Hum
hum
Ah
só
que
história
não
tirei
porque
digamos
que
provavelmente
seria
professor
portanto
Pois
Naquelaalturaahmaleu pois isso não fazia sentido e portanto
Naquela
altura
isso
não
fazia
sentido
/ahacabeiporentrarno no
Pronto
ah
é
/
o
facto
de
ser
econo
/
o
facto
de
saber
economia
/
dá-me
uma
perspetiva
/
melhor
das
coisas
e
do
mundo
em
que
vivo
/
até
porque
eu
tenho
uma
perspetiva
muito
/
economicista
portanto
eh
Hum
hum
Eu
acho
que
a
economia
é
um
dos
grandes
males
/
da
humanidade
hoje
em
dia
porque
as
pessoas
veem
em
tudo
em
termos
de
economia
/
e
portanto
ah
é
isso
que
eu
penso
Fosse
a
ideia
demasiada
a
sério
Penso
que
o
aí
até
é
capaz
de
ter
culpas
porque
ao
pôr
a
carga
toda
nas
questões
económicas
acabou
por
eh
levar
a
esse
tipo
de
situação
/
/
e
Hum
hum
talvez
a
falta
de
fantasia
talvez
o
o
xadrez
fosse
a
procura
Tem
qualquer
coisa
de
fantasioso
não
é
tem
qualquer
coisa
de
especulativo
/
Tem
Hum
hum
que
a
economia
não
tem
de
qualquer
coisa
ligada
ao
irreal
à
/
que
a
arte
tem
não
é
que
a
poesia
tem
Claro
e
que
a
economia
de
maneira
nenhuma
tem
/
estar
aqueles
gráficos
aquelas
coisas
/
e
foi
precisamente
nessa
fase
que
eu
comecei
a
jogar
xadrez
/
digamos
com
mais
força
de
modo
que
é
difícil
perceber
mas
/
temos
opções
Não
lá
está
certamente
ligado
às
vertentes
da
Tomamos
caminhos
e
não
sabemos
bem
[
/
]
da
sua
personalidade
mais
eh
Sim
uma
é
mais
uma
é
matemática
mais
rigorosa
Uma
é
matemática
é
rigoroso
é
analítica
/
mas
depois
há
outra
que
é
muito
especulativa
e
que
Portanto
/
/
ah
que
tem
muito
a
ver
com
uma
uma
parte
até
digamos
que
/
chegar
às
coisas
com
intuição
com
o
irracional
/
/
eu
Hum
hum
hum
hum
pus
eh
pronto
sem
ser
pela
lógica
As
situações
a
tal
história
dos
sons
também
soam
bem
ou
não
soam
bem
Pois
é
isso
eu
funciono
muito
assim
e
portanto
/
e
funciono
muito
pela
pela
intuição
pelo
pelo
o
sentido
e
acho
aprende-se
também
pelo
sentir
e
portanto
/
Se
calhar
aprende-se
mais
com
o
sentir
Claro
Ora
bem
eu
penso
que
da
minha
parte
podemos
terminar
eu
sei
que
com
certeza
está
já
pois
são
seis
e
um
quarto
Penso
que
sim
ainda
tenho
um
bocado
o
metro
agora
também
é
rápido
Está
a
pensar
em
ir
agora
Hum
hum
Depois
há
outra
questão
que
eu
também
/
que
eu
comecei
a
estudar
agora
é
assim
eu
hhh
começou
a
estudar
agora
tenho
Vai
sempre
estudando
Pois
é
assim
eu
/
dez
anos
deu-me
uma
fúria
e
estudei
cinema
está
a
ver
e
portanto
/
Ai
sim
?
Claro
estudei
muito
de
cinema
porque
eu
gostava
muito
de
cinema
/
eentãodi/ eu comecei a pensar assim eu já vi tantos filmes /
não
é
que
agora
tenho
de
ligar
isto
tudo
Isto
tem
que
fazer
sentido
digamos
que
comecei
a
estudar
história
de
cinema
e
/
para
depois
como
dei
aulas
de
política
também
sociologia
é
curioso
como
o
cinema
reflete
os
valores
de
Hum
hum
É
curioso
Tens
épocas
em
que
há
filmes
com
anjos
e
em
que
não
há
e
/
pronto
é
muito
curioso
isso
portanto
estudar
a
história
do
cinema
/
/eporexemplodurante durante a guerra
É
algum
filme
de
personagem
em
que
só
se
vê
aquilo
não
se
vê
se
quer
Não
E
portanto
digo
que
não
que
o
cinema
também
começou
a
ser
essa
relação
com
a
pintura
/
o
cinema
acabou
digamos
por
sublimar
isso
/edepoismaisrecentementedigamosqueestudoastrologiatambém também acho interessante /
Ai
é
?
como
uma
forma
de
unificar
tudo
e
de
ligar
tudo
Ah
mas
não
é
para
advinhar
é
/
Claro
para
compreender
paratentarperceberéparateroutra/ outro plano outra câmera outra perspetiva
Hum
hum
outra
maneira
de
ver
as
coisas
e
Eh
e
aí
portanto
/
uh
portanto
faço
estudos
da
da
história
de
Portugal
e
tento
encontrar
digamos
que
/
situações
que
se
repitam
em
ciclos
de
planetas
É
uma
maneira
de
passar
o
tempo
Ehá e há coisas maiores ?
Há
há
/
há
há
Lembra-se
assim
de
algum
já
agora
?
Não
/
não
Eu
tenho
um
amigo
meu
que
é
astrólogo
também
está
ele
vai
publicar
um
livro
sobre
a
história
de
Portugal
e
ah
pron
/
ah
digamos
que
/
há
uma
carta
que
fez
o
Fernando
Pessoa
o
Fernando
Pessoa
era
assim
um
astrólogo
/
/
ah
que
fez
muitas
cartas
e
conclusivamente
os
heterónimos
/
Hum
hum
estão
ligados
à
astrologia
porque
ele
atribuiu
datas
de
nascimento
Sim
sim
sim
depois
eh
a
poesia
tinha
a
ver
com
essas
datas
não
é
portanto
/
um
era
virgem
portanto
era
meticuloso
era
engenheiro
Portanto
um
bocado
assim
funcionava
um
bocado
assim
Hum
hum
Mas<istoéumaobsessão>istoéumaobsessãodigamosque aliás ele tinha uma mente /
Claro
completamente
eu
já
vi
analisei
a
carta
de
Fernando
Pessoa
/
hhh
e
astrologicamente
não
ah
não
não
não
parava
é
assim
/
o
alcoolismo
dele
era
uma
forma
de
parar
/
era
um
/
quer
dizer
isto
interpretante
da
carta
dele
Exato
ele
precisava
de
beber
álcool
/
Ele
está
sempre
em
/
que
era
a
única
forma
que
ele
tinha
de
dormir
/
praticamenteeupensoqueelenão mesmo assim ele dormia o minímo /
por
isso
é
que
morreu
/
Pois
pois
Ele
morreu
com
quarenta
e
poucos
anos
Pois
foi
quarenta
sete
morreu
em
trinta
e
sete
não
é
?
nasceu
a
oitenta
e
oito
oitenta
nove
/
e
não
e
há
há
ciclos
há
ciclos
por
exemplo
há
ciclos
de
/
Plutão
/
de
Urano
Neptuno
que
é
quando
há
república
quando
há
o
vinte
e
cinco
de
abril
há
/
há
coisas
engraçadas
há
ciclos
ali
Ai
é
?
ah
/
há
ciclos
ali
que
se
repetem
/
e
há
ciclos
de
quarenta
e
um
anos
e
de
quarenta
e
três
é
/
é
De/ em onde normalmente que acaba por acontecer
Sim
sim
sim
Sim
sim
Se
determinados
planetas
Exato
e
por
exemplo
quando
Plutão
está
em
touro
esteve
três
vezes
desde
desde
a
fundação
de
Portugal
até
hoje
/
há
sempre
um
grande
reforço
da
unidade
na
nacional
e
de
facto
/
/
em
mil
cento
e
quarenta
nessa
fase
/
depois
apanha
a
crise
de
mil
/
trezentos
e
oitenta
e
três
e
de
/
po
que
é
a
primeira
vez
a
segunda
vez
apanha
o
mil
seiscentos
e
quarenta
O
que
é
fantástico
é
sempre
duzentos
e
quarenta
/
Foi
e
a
terceira
vez
apanha
a
regeneração
/
portanto
apanha
aquele
período
de
mil
oitocentos
e
cinquenta
Ah
E
agora
quando
é
que
volta
outra
vez
?
Quando
o
Plutão
está
em
sagitário
/
há
sempre
coisas
de
cultura
em
Portugal
Ah
também
é
fantástico
é
o
Dom
Dinis
Hum
hum
é
o
Dom
Dinis
que
é
criação
da
primeira
universidade
ah
depois
é
o
mil
quinhentos
e
um
estáaveromilquinhentosqueéaepocado/ do Garcia de Resende e toda essa
época
de
Jo
João
de
Barros
também
/
Hum
hum
mil
quinhentos
e
vinte
está
a
ver
essa
fase
Pensei
nisso
É
a
fase
mais
digamos
que
mais
brilhante
não
é
?
Sim
é
a
fase
do
Fase
de
Camões
Mas
o
Camões
é
mais
perto
mu
Camões
pensa-se
que
nasceu
em
mil
quinhentos
e
vinte
e
quatro
não
se
sabe
nada
Hum
hum
Também
tenho
lá
a
carta
dele
mas
é
pronto
é
duvidoso
/
?
Cinco
de
fevereiro
pois
é
duvidoso
Hum
hum
E
hum
e
depois
apanhou
o
Marquês
de
Pombal
com
a
expulsão
dos
Jesuítas
e
a
criação
do
ensino
público
Ai
é
?
Vai
apanhando
são
três
fases
que
são
muito
importantes
em
termos
de
digamos
que
de
cultura
não
é
?
E
está
agora
/
verificaçãodede de
e
está
agora
Está
agora
desde
o
ano
passado
portanto
está
exatamente
Ai
é
?
Se
realmente
Pois
talvez
não
desde
o
ano
passado
portanto
eu
penso
que
não
penso
A
ex
já
dá
Simmas mas já tem a mesma /
Talvez
eh
penso
/
queointeresse penso que o o interesse de muita gente estrangeira sobre
a
cultura
portuguesa
nomeadamente
da
tradução
de
Pessoa
numa
série
de
línguas
e
o
interesse
que
há
/
e
a
quantidade
/
teses
que
se
vão
fazer
sobre
o
Pessoa
/
e
o
interesse
não
é
?
ah
uma
série
de
/
Sim
sim
escritores
/
sobre
uma
a
língua
portuguesa
e
o
português
e
os
poetas
portugueses
/
penso
que
é
um
sintoma
/
Hum
hum
já
Desta
tendência
/
para
os
próximos
quinze
anos
Quero
/
portanto
/
São
cinco
todos
sempre
digamos
são
/
Nãoquerdizero o o o Plutão é um planeta um bocado esquisito
Porque
faz
uma
metade
ah
em
oitenta
anos
/
portanto
faz
seis
portanto
há
uma
média
/
catorze
ou
quinze
anos
em
cada
sítio
/
e
depois
faz
a
outra
metade
em
cento
e
tal
dá
uma
média
/
tem
uma
fase
em
que
é
lenta
Hum
hum
Curiosamentecomoo o Plutão mata estruturas /
curiosamente
nós
agora
vivemos
numa
época
em
que
nos
acontece
muita
coisa
porque
ele
anda
muito
/
portanto
os
nossos
avós
que
tiveram
no
lento
/
Exato
tiveram
vidas
mais
calmas
Portanto
<os
nossos
netos>
/
os
nossos
netos
também
vão
ter
vidas
calmas
Olhe
as
nossas
são
agitadas
Ai
que
bom
Prometo
porque
ele
entrará
novamente
na
Não
mas
é
curioso
esse
aspeto
/
hhh
esse
aspeto
esse
aspeto
é
interessante
percebe
porque
eu
penso
que
já
há
indícios
/
porque
depois
eu
penso
as
coisas
assim
/
/
e
sei
lá
ainda
esta
semana
vi
que
sobre
esta
questão
do
Pessoa
porque
agora
/
/
ah
os
bens
patrimoniais
antigamente
era
cinquenta
anos
e
agora
passaram
a
oitenta
/
portanto
/
Hum
hum
digamos
que
a
família
agora
ainda
tem
acesso
aos
direitos
não
é
?
Sim
sim
sim
Que
se
pensava
que
tinha
acabado
em
oitenta
e
sete
e
afinal
não
pronto
porque
tudo
o
que
tem
oitenta
anos
digamos
que
não
faz
sentido
uns
países
terem
cinquenta
/
E
afinal
não
e
os
outros
terem
oitenta
/
E
portanto
Claro
Uns
têm
que
pagar
e
os
outros
não
Efala-semuitoeportantoeeuachei eu liguei logo está a ver esta /
este
súbito
interesse
/
de
uma
série
de
editoras
estrangeiras
sobre
/
o
ah
portanto
escritores
portugueses
ah
/
eu
associei
logo
a
essa
questão
de
o
Plutão
estar
em
sagitário
/
Hum
hum
e
sagitário
é
a
expansão
é
cultura
é
os
descobrimentos
é
Pois
eh
é
curioso
que
por
fim
/
fizeram
uma
série
de
iniciativas
/
que
divulgam
justamente
a
cultura
portuguesa
lá
fora
e
foi
uma
exposição
/
Sim
portanto
em
Nova
Iorque
foi
E
é
desde
noventa
e
cinco
Sim
e
foi
/
/
ah
acho
que
é
feira
de
FrankFurt
Hum
hum
/
&
com
/
Portanto
coisas
destas
não
se
dão
naturalmente
com
Pois
eu
vejo
as
coisas
assim
e
é
assim
como
eu
constato
que
bate
um
bocado
certo
/
pronto
eu
não
me
preocupo
em
saber
porque
mas
eh
Nãoééoutra <é outra maneira de ver> <é outra maneira de ver> / é outra maneira de ver /
hhh
Claro
É
interessante
/
o
único
defeito
que
tem
é
que
lá
na
escola
/
as
pessoa
andam-me
sempre
a
pedir
para
/
Para
fazer
cartas
para
fazer
cartas
e
depois
querem
que
eu
saiba
coisas
e
isso
não
eu
não
vejo
as
coisas
assim
/
Que
disparate
portanto
Uma
vez
eh
uma
amiga
que
também
tem
/
alguma
curiosidade
Hum
hum
sobreessasquestões Eu tenho curiosidade mas nunca / ah também um /
uma
carta
astral
mas
nunca
cheguei
a
saber
quem
lhe
enviou
na
realidade
queria
dizer
Ele
fez-me
porque
o
quis
Pediu-me
os
dados
e
lá
fez
mas
para
mim
aquilo
nunca
significou
nada
porque
eu
/
A
interpretação
é
que
é
importante
a
interpretação
pois
Sei
que
conta
a
interpretação
é
que
conta
e
não
sei
se
mas
aquilo
tem
significado
tem
Agora
verifico
sim
/
équeexiste tem uma série de
coincidências
que
são
curiosas
Hum
hum
Claro
Eusou eu sou gémeos
Hum
hum
Nasci
a
três
de
junho
/
e
verifico
que
/
outras
pessoas
que
eu
conheço
/
/
que
/
conheço
por
interpostas
vias
por
exemplo
pela
literatura
e
não
sei
quê
que
mais
/
em
determinados
casos
tenho
realmente
semelhanças
que
eu
acho
Tem
Por
exemplo
São
todos
iguais
mas
isso
é
/
Pois
Três
de
junho
oitenta
e
quatro
ou
oitenta
e
três
é
capaz
de
ter
sido
um
período
importante
portanto
ointenta
e
quatro
É
isso
é
oitenta
e
quatro
sim
oitenta
e
quatro
estava
hhh
Foi
importante
hhh
Foi foi um período muito importante teve acontecimentos rápidos
Foi
sim
sim
muito
hhh
Até
calhou
sim
sim
foi
toda
foi
a
grande
mudança
da
minha
vida
foi
Oitenta
e
quatro
sim
Exterior
coisas
acontecimentos
rápidos
que
obrigaram
a
mudar
Sim
sim
Oitenta
quatro
pois
Foi
ah
foi
no
final
de
oitenta
e
quatro
hhh
Porque
é
que
diz
isso
?
Porque
passou
Urano
que
é
o
planeta
/
o
planeta
dos
acontecimentos
rápidos
e
o
sol
/
está
a
meio
de
gémeos
e
em
sagitário
está
o
oposto
hhh
ok
muito
obrigada
É
assim
hhh
Download XML • Download text
• Waveform view • Sentence view