DI_81BM23b

Without Title

ID81
ParticipantC.
GenderMasculino

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está bem e então eh e férias ? como é que é ? férias eh quer dizer isto uma pessoa férias [ / / / ] agora quase não tem estou casado estou casado não não posso decidir sozinho pois é hhh o que é que a sua esposa faz ? ela trabalha numa numa escola profissional como escriturária não é ? empregada de escritório eh e de maneira que nem sempre tem tem férias coincidentes ? ou ? temos porque eu tenho normalmente eu sim são sempre coincidentes se ou ela arranja as férias de acordo com as minhas ou eu de acordo com as delas hhh mas normalmente uma pessoa vai sei até à praia e tal / mas uma semaninha gosto de sempre pelo menos de uma semana sair ir até o até ao Algarve o / é ? portanto gosto gosto acho que eh que faz falta pelo menos uma semana uma pessoa / para quebrar o ritmo um passeio é hhh depois os outros dias de férias uma pessoa vai aqui e acolá vai andando por aqui vai um dia até a praia aqui perto vai ate fazer outra visita ate qualquer lado fica em casa ou vai passear descansa um bocado ... descon é descansa um bocadinho eh mas as vezes nem isso é possível as vezes ja tem acontecido em anos que pronto uma pessoa anda por e não vai a lado nenhum hmm hmm por exemplo ou porque nasceu a crian as crianças e eles são muito pequenas tem eh tem este filho ? ou tem mais ? tenho tenho uma rapariga com quinze meses que bem que fazer hhh ai é ? então e chorona ? é é ele era desde desde que nasceu ela desde que nasceu duas noites é que ela ainda dormiu completo meus deus mas coitada hhh é verdade é verdade então como é e depois quer quer comer e tal ... é assim que comilona é então ? é verdade isto com quinze meses ainda duas noites inteiras a dormir ? e depois co depois e depois é e depois não e a última ador é a última adormecer e é a primeira acordar e não dorme ui meu deus hhh de dia hhh essa saiu hhh e depois é é é verdade é verdade e se uma pessoa se distrai está logo a fazer travessuras o rapaz não é mais calmo o rapaz esse é muito pacato hmm hmm não mexe em nada não tem problema nenhum e ela tira tudo ela é hhh mas é muito reguila ela hhh hmm hmm percebe tudo e é be bem mandada apesar de tudo " vai ali vai ali " ela vai faz tudo que tem aquele dom de não querer hhh dormir hhh dom entre aspas é terrível e começa a querer expressar-se ? alguma coisa alguma coisa papá está diz mais ou menos isso está assim pelo menos uma coisa parecida hmm hmm eh depois é aqueles grunhidozinhos " " / e vogais e tal ... enfim é mas o pe eu sei que o pediatra da última vez que fui ficou ficou muito admirado com o desenvolvimento vocal dela disse que ele estava estava muito estava muito desenvolvida quando quando são assim muito espevitadas e dormem muito pouco costumam começar a falar cedo é verdade e também outra ela mesmo é pesada como come muito é pesada e começou andar aos dez meses hhh quer dizer ela é verdade geniquenta é verdade ah o senhor vive aqui em Braga mesmo ? eu moro hmm hmm aqui em Braga e e ela com é que fica a ra ela ela fica com a ama que é a vizinha do lado ai é ? é a vizinha do lado por acaso tenho acho que tivemos sorte sim sim mas é ela como criança não tem mais tem mais algumas talvez para umas quatro ou cinco talvez parece-lhe melhor esse sistema então do que eventualmente o infantário ? não porque por exemplo para o ano para o ano quer dizer enquanto que eles são pequenos enquanto que eles são pequenos quer dizer perto o facto de ser perto também foi uma coisa que que contribuiu tanto que é agora nós vamos mudar de casa e ela vai ficar longe estou a pensar pô-la em santo adrião até fiz a a ficha para a pôr aqui no infantário a partir de por exemplo penso eu que apartir por exemplo de um ano ou dois é necessário também um bocadinho mais de convivência puxar quer dizer puxarem pelas pessoas com com alguma sabedoria exato quer dizer não pode ser quer dizer isto também é as crianças precisam também de ser estimuladas não é simplesmente exacto / para trás delas é pronto penso que com o rapaz foi a mesma coisa foi ela que ficou e ao fim de algum tempo embora ele ele esteve algum tempo na minha mãe ainda hmm hmm até fazer três anos praticamente e agora é que veio para aqui ai é ? é ele está com cinco ? vai fazer vai fazer cinco agora em Abril hmm hmm vai fazer cinco pois vai fazer cinco é assim mais ou menos está bem olhe nós conversamos aqui um bocadinho creio que será suficiente aqui para o efeito das hmm hmm sim sim minhas entrevistas e portanto agradeço-lhe a colaboração e hmm hmm isto depois isto depois em termos de de resultados isto vai vai vai ser publicitado hhh quem me dera vai ser hhh ah / eh é assim não é que pronto eh para pronto tem algumas algumas eh / fez alguma análise certamente sobre aah / isto não ? tenho ou não ? ideias eh tenho muita recolha / mas ainda tenho tratamento dos dados ainda não tem porque hmm hmm uma pessoa tem tem que uma pessoa tem que digamos encarar isto de forma eh sem preconceitos não é ? é não pode não pode exatamente vir com ideias formadas não não não por que se não ... eu tenho algumas ideias mas não posso dizer que elas são as ideias que vão vingar porque na realidade o material pode vir a exato a contra a contradizer tudo isso tudo aquilo que eu tinha previsto hmm hmm e às vezes até naquilo que a gente menos espera aquilo que nós às vezes que é uma carateritris uma característica mais eh segura do falar de de determinada região / quando vamos observar os dados verificamos que embora possa aparecer não é nada significativo dentro do contexto se calhar pois pois existe uma outra característica é mas isto quer dizer mais relevante também é um bocado é um bocado difícil uma pessoa também está a ler estar a ler as coisas quer dizer é muito diferente de uma pessoa estar completamente desinibido eh eh num café a falar com uns amigos claro e eh / então saem não é ? claro agora ah / aqui também hhh uma certa preocupação das pessoas adequarem ... ade exato sabe que ah a estruturação de um é sempre complicado ah eu podia ter alternativamente pedido às pessoas que falassem entre si eh entre amigos exato conversar mas isso eh não me permitia fazer nenhuma nenhum controle daquilo que surgisse isto é eu não podia pedir às pessoas que lessem isto desta maneira e daquela sim sim sim sim não podia dar instruções não podia estar presente não podia coisa nenhuma de maneira a não interferir pois a não interferir mas por mas isso pode prejudicar também grandemente ah a recolha porque pode resultar numa coisa que eu não consiga tratar por exemplo vozes sobrepostas ... sim sim ah uma série de outras questões sim que e não e não a identificação da da dos parâmetros ... das vozes de quem de quem é / exatamente exatamente de quem não é portanto isto é o risco que se corre como em sim sim sim como em todas as experiências não não dúvida que é um que é um deve ser uma trabalho interessante mas repare por outro lado deve ser interessante também é convenhamos não é ? existe aquela primeira conversa em que as pessoas realmente não estão nada àvontade uma com a outra hmm hmm não não se conhecem existe assim algum grau de de formalismo / por muito que eu tente sim uma pessoa também não sabe bem o que é o que é que espera o que é que vem o que é que vem / exactamente exactamente não é ? o que é que vem hhh e então depois um longo período de adaptação que é o período da leitura às tantas a pessoa começa a estar familiarizada e pode descontrair-se um pouco mais hmm hmm e depois pode falar um pouco mais à vontade normalmente peço às pessoas que se ponham um pouco mais à vontade e continuem a falar que umas pessoas são normalmente mais contraídas do que outras hmm hmm e portanto / sim acabam por umas umas descontrair-se muito mais do que e umas acabam por falar quase como se fosse como se estivessem a falar com um amigo outros nem por isso pois é mas olhe é assim é o que se pode é o que se pode ter não é ? é é é a a menos que eu me que eu fizesse como outros investigadores têm feito / quer dizer nos Estados Unidos houve quem fizesse foi infiltrar-se numa comunidade / hmm hmm e sim sim quer subrepticiamente quer sem o ser fazer gravações portanto mas estando integrada dentro da daquela comunidade ora isto isto aqui é é para analisar em termos de quê ? de origens de não é é para fazer uma descrição influência do meio também porque quer dizer eu posso o meu objectivo eh / é procurar saber se existe ou não existe eh uma diferença muito significativa entre ah o modo de falar das portanto pronúncia / classes não é ? pronúncias com mais escolaridade do que as classes com menos escolaridade / hmm hmm e por outro lado se existe diferenças entre os sexos pois ou não porque uma ideia que se tem é que muitas das vezes eh cada sexo tem um léxico específico e tal / hmm hmm e tem identificadas hm não tenho nada essa ideia mas pronto o trabalho logo se dirá se sim se não e e ainda claro estabelecer as principais diferenças que existem entre o falar de Lisboa e o falar de Braga porque pois pois pois embora se saiba a grosso modo quais são quais são não está descrito devidamente e portanto precisa de de se fazer isso é claro que pois não é assim em termos gerais é isto / mas eh objectivos muito mais cirunscritos que são decorrentes do do próprio material portanto são de de alguma maneira imprevisíveis por exemplo se uma criatura com ou melhor se as criaturas com menos escolaridade me produzem exatamente as mesmo os mesmos fenómenos ou outros de nível boa noite os mesmos fenómenos ou estamos mesmo no fim deixe hhh hhh hhh não tem importância hhh é que este senhor também foi passou por isso hhh não faz mal até um dia destes eh não me lembro bem o que estava a dizer mas acho que era para eh tentar dizer que ah talvez pessoas eh de de regiões de regiões diferentes por um lado e também de graus de instrução completamente diferentes se têm ou não têm em uso as mesmas variáveis ca por exemplo para a questão dos bês e dos vês de que toda a gente fala aqui em Braga não é ? pois pois saber se por exemplo uma pessoa com a quarta classe ou sem instrução eh tal como um licenciado / eh pois podem optar entre ve be e ou se pelo contrário / pois opto optam somente entre e be exacto e não têm ve como opção enquanto um licenciado tem pois ah é é é são são coisas assim muito bastante interessante claro que uma pessoa também eh isto é muito fruto da dos contactos que uma pessoa tem claro uma pessoa fala com um fala com o outro eh isso muitas vezes muitas vezes certas pessoas que quer dizer é sempre aquilo contactam normalmente com as mesmas pessoas não têm acesso a certo tipo de vocabulário claro quer dizer não estou a ver / hmm hmm por exemplo pessoas com sessenta ou setenta anos / hmm hmm ou / a terem a terem ... num num [ / / / ] daquela idade nem nem tanto mas pessoas com pouca instrução por exemplo a lerem a utilizarem termos científicos claro ou termos muito elaborados claro que não porque eles não utilizam isso na linguagem não pois nem leem não é ? são são são essas palavras se encontram por exemplo em manuais ou em livros eh / ... que aquilo que portanto que não os seduz porque aquilo o que eles lêem não lhes interessa porque eles não compreendem pois não portanto eles não têm acesso a esse tipo de linguagem eh linguagem quer dizer esse tipo de léxico exato conjunto de palavras que que são específicas de outros / eh grupos ai pois então por exemplo eu estava estava eu estava a ler eu estava a ler também aquilo e depois estava a pensar nas pessoas que passaram e por exemplo palavras que eu também sou franco nem sei algumas o algumas eu não sabia o que era eu não sabia o que era nem sei o que isto quer dizer pronto eh eu naturalmente terão havido algumas palavras que não sabia o que era o que significam mas se calhar outras pessoas outras pessoas seriam muitos muitas muitas mais palavras que as pessoas poderiam não saber o que significavam muitíssimas eh e pronto teriam certamente mais dificuldade em as ler sem dúvida ou pelo menos ... sem dúvida mas também existe uma ou um outro fenómeno que é curioso é que ah as pessoas que compreendem menos bem as palavras / têm tendência para olhar para elas depois de da primeira abordagem em que veem que não a conhecem de a ler de acordo com as regras de leitura que interiorizaram e então por exemplo / hmm hmm uma palavra como cetárias ninguém sabe o que quer dizer cetárias hmm hmm e se vêm a compreender depois aqui no texto sim não é ? ou moendas toda a gente olha para ali hmm hmm a maior parte das vezes moedas em vez de moendas eu lembrei-me eu lembrei-me de Suengas faz sentido lembrei-me de Suengas que é um lugar de Vieira do Minho / ai é ? hhh na altura mas com aquela da pronto qualquer palavra / cetárias por exemplo / sim e olha para tem que ser no contexto ela olha para não sabe então põe ce ce e depois eh cetárias ou então setarias reinterpreta hmm hmm como se aquilo viesse de seta como se fosse uma outra coisa qualquer pois pois pois eh portanto de acordo com aquilo que ela imagina que deve ler uma palavra que tem uma acentuação daquele tipo sim sim eh e às vezes até melhor do que uma pessoa que conhece a palavra porque às vezes a pessoa conhece reconhece a palavra a partir da sua forma genérica / e e diz e e eh de uma forma inadequada acontecem muitas vezes sim sim sim por exemplo eu também uma palavra ou outra assim se calhar também é assim que se que se mas é assim que eu digo pronto pronto ha havia muitas por exemplo havia salvo erro a palavra ah período período ninguém hmm hmm período não é ? pois não toda a gente diz período toda a gente olha para / período apesar do acento e período pois não é ? portanto é é um exemplo típico sim sim sim mas também se está a ler pausadamente é a tal é <a tal> é [ / / ] o tal senão penso eu não é ? da leitura é uma uma palavra isolada agora sim sim no contexto ... mas por isso mesmo é que tenho os diferentes eh / tipos de texto agora também ... para para contrabalançar sim sim sim é claro que eu não posso eh co eh dizer que tem o mesmo peso uma leitura isolada que tem o uso na na fala não é ? portanto é é neste jogo por um lado de diferentes tipos de texto de diferentes circunstâncias do do locutor que se vai jo jogar o meu trabalho hmm hmm isto quanto tempo pensa que vai hhh muito perder / com cada entrevista depois ? diz-se na na análise diz-se grosso modo que para fazer a transcrição a transcrição apenas de cada hora hora de gravação se demora no mínimo cinco horas de para se fazer a transcrição vamos ver vamos ver eu ainda não fiz muita transcrição portanto ainda não sei bem mas eh mas eu acredito que sim porque repare para se transcrever que seja ortograficamente o conjunto de palavras que disse que são ditas é preciso andar para trás umas quinhentas hhh vezes cada dez minutos hhh pois é como a transcrição que que eu quero é uma transcrição muito mais fidedigna que é uma transcrição fonética muito mais fidedigna do que / hmm hmm a transcrição ortográfica imagine hhh o que é que eu tenho de fazer pois é mas muitas vezes tem que inve portanto tem que inventar inventar quer dizer existem convenções para isso pois pois estabelecem-se outras ... sei que antigamente em inglês a minha irmã ainda deu no inglês havia a fonética é sim eh / ah mas eu por acaso eu não apanhei eu dou aulas não apanhei eu dou aulas de fonologia e de morfologia do português que é a cadeira que veio substituir a antiga fonética e morfologia do português e portanto é hmm hmm nessa área que estou habituada a trabalhar se bem que a transcrição seja uma maçada mas tem-se que fazer hhh muito bem pronto vamos então está bem temos estado na mesma a gravar esta parte claro

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