DI_85BM35b
Without Title
ID | 85 |
Participant | P. Fafe |
Gender | Masculino |
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/
/
/
/
/
/
o
que
é
que
me
diz
a
propósito
disto
tudo
?
hhh
o
que
é
que
ah
julgo
que
hhh
claro
olhe
j
eu
não
não
claro
não
conheço
a
metodologia
que
usa
nem
sei
bem
os
objetivos
que
pretende
hm
hm
de
qualquer
maneira
vejo
vertido
no
texto
muitas
das
palavras
que
foram
ditas
soltas
as
as
palavras
e
o
texto
tem
uma
sonoridade
que
obriga
talvez
a
distorcer
um
bocado
claro
claro
hhh
na
sonoridade
que
demos
nas
palavras
que
estão
isoladas
hhh
porque
o
texto
ao
texto
empresta-se
a
emoção
sim
sim
sim
sim
não
é
?
e
tem
uma
relação
de
nexo
e
causalidade
que
inserida
as
palavras
inseridas
têm
outro
valor
é
é
é
mas
uponho
suponho
que
vai
encontrar
sim
sim
eu
espero
que
sim
diferenças
não
é
?
vai
encontrar
diferenças
entre
aquilo
que
se
disse
isolado
e
o
hm
hm
e
o
próprio
texto
já
alguma
vez
tinha
feito
algum
?
alguma
não
nunca
nunca
tinha
calhado
nunca
ah
não
nunca
hm
hm
nun
não
nunca
ninguém
procurou
para
isto
tenho
dado
muita
coisa
hhh
que
muita
coisa
mas
isto
não
muito
bem
há
sempre
uma
primeira
vez
para
alguma
coisa
hhh
hhh
hhh
não
deve
ser
interessantíssimo
isto
deve
ser
interessante
porque
eu
vejo
vertido
no
texto
muita
ah
todas
as
palavras
do
texto
estão
na
lista
mas
as
palavras
da
lista
as
palavras
do
texto
estão
ali
são
mais
do
que
as
do
texto
sim
sim
sim
sim
é
mas
algumas
também
serão
para
contraprova
não
é
é
hhh
tem
que
ser
hhh
é
para
despiste
não
é
?
pode
a
princípio
haver
um
certo
fingimento
hum
aparentar
aquilo
que
se
não
quer
ser
e
depois
ah
a
ideia
é
ter
tantas
coisas
o
texto
acabar
por
trazer
ao
de
cima
de
modo
a
que
o
o
informante
não
perceba
exatamente
/
/
sim
sim
haja
um
despiste
o
que
é
que
está
a
ser
testado
para
poder
estar
mais
distraído
sim
claro
claro
exato
exato
sim
sim
para
os
dados
não
serem
muito
falseados
hhh
hhh
acho
muito
bem
eu
acho
okay
muito
bem
então
diga-me
cá
outra
coisa
muito
interessante
depois
ahm
profissionalmente
exerceu
durante
muito
tempo
como
olhe
eu
exerci
como
professor
primário
quinze
anos
exerci
talvez
uns
quinze
anos
depois
ah
concorri
a
um
curso
de
engarregado
de
comissão
cultural
ainda
ainda
ele
era
dado
hm
hm
no
Campo
Grande
lá
em
cima
na
biblioteca
nacional
fui
a
um
concurso
público
que
abriram
na
ocasião
e
eu
colocado
como
engarregado
missão
cultural
no
meu
distrito
aqui
em
Braga
hm
hm
esse
essa
missão
cultural
tinha
por
fim
levar
às
populações
fazíamos
sessões
às
populações
sobre
temas
que
nessa
ocasião
que
o
regime
deixava
não
é
?
e
dávamos
apoio
às
escolas
do
ensino
primário
com
audiovisuais
portanto
com
cinema
com
gravadores
recolha
de
canções
cancioneiros
lendas
narrativas
bom
mas
de
maneira
que
fazia
nessa
era
só
que
aquilo
depois
passava
como
sabe
as
bobines
iam
diretamente
lá
abaixo
à
PIDE
e
a
PIDE
vinha
gravava
desgravava
distorcia
o
que
foi
pena
porque
perdeu-se
um
património
cultural
riquíssimo
nessa
ocasião
bom
mas
nós
estávamos
avisados
disso
só
que
eh
nós
também
íamos
furando
o
sistema
na
medida
do
possível
claro
com
é
evidente
antes
de
deixar
ir
para
a
PIDE
também
íamos
gravando
as
nossas
coisas
hhh
hhh
havia
dois
gravadores
hhh
depois
disso
fui
chamado
não
?
hm
depois
disso
nunca
mais
fui
professor
primário
dep
não
depois
disso
fui
chamado
para
a
alfabetização
fui
aqui
o
presidente
ou
chefe
lá
como
de
adultos
?
lhe
chamam
da
alfabetização
de
adultos
depois
ah
veio
o
serviço
cívico
estive
aqui
em
Braga
fui
encarregado
serviço
cívico
é
tinha
várias
tarefas
os
alunos
que
não
en
que
tinham
que
fazer
primeiro
uma
preparação
para
entrar
no
hm
hm
superior
isso
só
depois
do
vinte
e
cinco
de
abril
fiz
alfabetização
com
eles
e
com
eles
editei
uns
livros
de
alfabetização
para
adultos
que
eles
eram
futuros
candidatos
à
universidade
e
não
tinham
nenhum
ah
claro
não
sabiam
metodologias
nem
de
didáticas
e
portanto
eu
tive
dei-lhe
este
curso
hhh
e
depois
serviço
em
serviço
acabei
por
ser
o
delegado
regional
do
acesso
ao
ensino
superior
ai
sim
?
no
Porto
no
Porto
ou
melhor
na
zona
Norte
que
abrangia
Aveiro
e
daqui
para
cima
de
Aveiro
para
cima
e
daqui
para
cima
e
e
hm
hm
fui
portanto
diretor
de
serviços
do
ministério
da
educação
que
me
aposentei
como
diretor
de
serviços
do
ministério
da
educação
paralelamente
ia
exercendo
aqui
a
minha
atividade
pseudo
pseudo
sindical
não
é
?
associativa
?
hhh
hhh
pseudo
sindical
é
quase
ordem
quase
ordem
hm
hm
está
estão
a
caminhar
talvez
para
de
professores
quase
ordem
os
ou
não
sei
se
estão
não
sei
se
estão
porque
repare
aquela
ordem
de
professores
ah
aquela
ordem
antiga
de
obrigatoriedade
de
passar
tudo
pela
ordem
suponho
que
se
está
a
diluir
não
é
exato
o
meu
filho
é
por
exemplo
engenheiro
e
não
pertence
à
ordem
dos
engenheiros
só
os
médicos
e
os
advogados
é
que
ainda
portanto
há
essa
essa
ideia
da
ordem
é
?
bom
esses
c
esses
mas
esses
mais
por
orgulho
de
ver
a
ordem
/
/
não
é
?
porque
entendem
que
a
ordem
lhe
dá
um
certo
estatudo
e
dá
no
meu
entender
também
dá
portanto
eu
suponho
que
os
professores
um
dia
terão
orgulho
quando
tiverem
orgulho
em
ser
professores
hão
de
formar
uma
ordem
para
aqueles
que
quiserem
voluntariamente
pertencer
hm
hm
a
esta
ordem
não
por
obrigatoriedade
porque
constitucionalmente
não
é
possível
não
?
qual
é
a
isso
não
estou
a
?
não
constitucionalmente
não
é
possível
/
/
em
coisa
nenhuma
em
associar-se
a
constituição
não
obriga
ninguém
a
filiar-se
em
em
nada
em
coisa
nenhuma
claro
portanto
se
não
é
obrigatório
não
é
?
se
não
é
obrigatório
ninguém
me
obriga
ser
pertencer
à
ordem
dos
professores
vamos
ter
sempre
não
alinhados
portanto
di
digamos
que
vai
ser
sim
sim
e
somos
muitos
e
somos
muitos
muitos
depois
de
várias
procedências
depois
ainda
há
ainda
há
quem
olhe
para
o
primário
como
os
desgraçadinhos
e
depois
o
primário
tem
um
complexo
de
ser
pequeno
em
relação
ao
superior
superior
é
como
você
sabe
muito
bem
não
hhh
sou
só
eu
e
hhh
e
oxalá
ninguém
oiça
isto
mas
a
verdade
é
que
ah
a
vida
universitária
não
é
nada
fácil
pois
não
depois
dei
aulas
hm
hm
dei
aulas
de
sociologia
da
educação
num
instituto
em
Odivelas
como
aluno
convidaram-me
ainda
como
aluno
faltava-me
a
tese
convidaram-me
claro
a
dar
aulas
e
a
corrigir
te
não
quis
não
quis
não
podia
fazer
...
não
quis
e
depois
quando
acabei
a
tese
eles
voltaram-me
a
convidar
e
então
três
anos
ou
coisa
parecida
dei
sociologia
das
Organizações
hm
hm
e
sociologia
da
educação
portanto
tive
uma
educação
exato
e
rápida
três
anos
no
ensino
superior
depois
acabou
por
?
e
depois
eu
aposentei-me
porque
entretanto
entretanto
o
meu
serviço
foi
absorvido
hm
hm
o
ingresso
ao
ensino
superior
foi
absorvido
por
outro
serviço
e
eles
queriam
que
eu
fosse
para
Lisboa
e
eu
disse
"
não
para
Lisboa
não
vou
porque
vocês
não
me
pagam
para
eu
estar
cá
"
claro
por
ganhar
mais
uns
tostões
passar
para
diretor
geral
coisa
parecida
prefere
estar
em
casa
portanto
vou-me
embora
é
porque
eu
tenho
tenho
os
outros
afazeres
eu
escrevo
para
jornais
e
para
revistas
hm
hm
e
a
sua
vida
claro
então
e
de
maneira
que
tenho
uma
vida
intelectualizada
muito
absorvida
muito
absorvida
e
e
não
hm
hm
conferências
olhe
ainda
no
outro
dia
quinta
fe
quinta-feira
estive
em
Fafe
a
fazer
uma
conferência
sobre
a
relação
escola
família
e
tal
tenho
andado
por
aí
hm
hm
o
o
apoio
direto
a
escolas
mais
ou
menos
sim
sim
sim
escolas
e
famílias
ai
é
?
procuram-me
sim
sim
procuram-me
sabe
que
eu
fiz
uma
investigação
sobre
ingresso
ao
ensino
superior
sim
quando
lá
estive
e
de
maneira
que
através
de
determinadas
projeções
desde
que
ah
oh
ah
não
houvesse
grandes
distorções
houvesse
grandes
desvios
conseguia
hm
hm
ter
um
padrão
mais
ou
menos
tipo
de
ingresso
ao
ensino
superior
de
maneira
que
eu
dizia
olhe
"
o
teu
filho
o
seu
filho
com
estas
notas
"
"
só
tem
esta
possibilidade
"
portanto
não
gosta
aqui
ali
acolá
/
/
para
ter
algum
interesse
e
eu
fiz
esta
investigação
e
ainda
hoje
me
procuram
eu
estou
fora
de
serviço
há
três
anos
mas
eu
disse
"
olha
mas
olha
que
eu
já
não
sei
nada
disso
"
sempre
é
uma
indicação
as
coisas
vão
evoluindo
mas
bem
pronto
é
um
problema
de
fé
é
um
problema
de
fé
é
?
hhh
hhh
hhh
por
acaso
é
engraçado
mas
quando
alguém
acerta
algumas
vezes
hhh
hã
hã
hhh
ainda
que
erre
algumas
vezes
a
seguir
é
é
fica
sempre
isso
é
verdade
isso
depois
fica
como
o
expert
na
matéria
isso
não
ponha
dúvida
é
hhh
hhh
é
estive
muitos
anos
hm
hm
estive
muitos
anos
no
Porto
ainda
estive
uns
anitos
f
fui
convidado
a
ir
para
o
Porto
eu
era
aqui
delegado
em
Braga
do
ingresso
e
depois
foi
uma
senhora
licenciada
para
o
Porto
mas
pronto
não
tinha
vocação
para
aquilo
hhh
a
senhora
julgava
que
era
a
mesma
coisa
que
ser
professora
do
liceu
hhh
é
um
bocadinho
hm
diferente
hhh
f
aquilo
é
muito
técnico
é
muito
técnico
é
uma
coisa
muito
técnica
e
o
diretor
o
diretor-geral
um
dia
qualquer
convidou-me
para
ir
a
Lisboa
queria
falar
comigo
/
/
mas
como
eu
ia
lá
muitas
vezes
para
dar
pareceres
sobre
as
portarias
hm
hm
ah
do
ingresso
nós
tínhamos
a
prática
do
balcão
do
atendimento
e
eu
ia
muitas
vezes
ia
quase
sempre
sempre
que
saía
portarias
do
ingresso
eu
era
chamado
/
para
ver
se
pelo
pelo
gabinete
do
ministro
para
ver
se
sabia
qualquer
coisa
que
não
ah
testávamos
uns
meses
antes
todo
o
processo
de
ingresso
fazíamos
uma
candidatura
fictícia
para
responder
a
todas
as
solicitações
da
para
ver
se
legislação
e
tal
sobre
se
a
coisa
corria
lá
a
nível
dos
computadores
e
numa
dessas
vezes
ele
disse
"
olhe
você
vai
ter
que
ir
para
o
Porto
vai
organizar
"
eu
fazia
inspeções
periódicas
"
vai-me
organizar
o
Porto
como
tem
em
Braga
e
coiso
e
tal
"
e
olhe
que
eu
como
é
pois
claro
arranjaram
sempre
um
sistema
de
pagamento
pagavam-me
as
viagens
pagavam-me
pois
ah
claro
a
comida
e
tal
mas
não
me
pagavam
a
massada
hhh
não
acabaram
estas
coisas
também
se
faz
por
gosto
e
eu
fui
lá
para
org
organizar
o
serviço
e
nunca
mais
de
lá
saí
nunca
mais
me
deixaram
mais
sair
de
lá
teve
que
ficar
lá
até
ao
pois
tive
que
ficar
até
ao
fim
hm
hm
e
hoje
em
dia
ah
passa
a
maior
parte
do
dos
seus
dias
aqui
não
?
é
só
de
manhã
?
foi
o
que
aconteceu
de
manhã
só
é
porque
eu
de
tarde
/
/
outras
claro
tenho
como
lhe
digo
tenho
para
já
tenho
mestrado
para
fazer
e
tenho
muito
que
fazer
como
sabe
ui
se
sei
só
em
seminários
lá
trabalhinhos
e
trabalhecos
nunca
mais
acaba
não
é
?
sabe
disso
não
é
?
só
em
seminários
e
mais
um
seminário
quando
vejo
um
seminário
sente-se
que
é
um
exame
mais
um
relatório
mais
não
sei
quê
tem
que
ser
tem
que
ser
não
depois
é
é
muito
pequenino
mas
a
gente
faz
pequenino
e
eles
não
querem
tem
que
se
fazer
sempre
alguma
coisa
com
pés
e
cabeça
não
é
?
eh
pois
pois
é
evidente
pronto
/
/
claro
também
faz
por
gosto
oh
mas
também
o
mestrado
apareceu-me
já
nesta
nesta
idade
também
para
me
entreter
também
é
verdade
também
é
verdade
faço
por
que
bom
mas
como
lhe
disse
tenho
uma
vida
como
lhe
disse
muito
ativa
de
jornais
hm
hm
e
esta
casa
também
porque
é
preciso
dinamizá-lo
muito
isto
é
muito
complicado
é
muito
para
manter
toda
a
gente
complicado
é
porque
isto
é
uma
casa
que
não
oferece
nada
não
é
?
pois
só
oferece
doutrina
portanto
é
realmente
pedagógica
esta
casa
quando
fala
em
dignificação
muito
grande
muito
grande
e
que
muito
grande
e
depois
com
muita
sensibilidade
/
/
pois
pois
pois
porque
isto
está
aberto
a
todos
os
graus
de
ensino
portanto
é
preciso
não
ferir
suscetibilidade
é
preciso
aqui
fazer
um
contraponto
muito
bem
feito
e
tal
é
é
é
preciso
muita
diplomacia
é
é
isso
só
daqui
é
um
bocado
um
bocado
complexo
isto
muito
muito
aqui
é
preciso
ter
muito
cuidado
claro
essa
aqui
não
se
fala
nem
de
religião
nem
de
política
por
exemplo
hhh
essas
duas
não
pode
ser
não
se
pode
é
que
nem
nem
como
anedota
sabe
?
nem
como
anedota
não
/
/
hhh
sinto
que
se
pode
senão
as
pessoas
ficam
todas
em
casa
hhh
e
têm
razão
e
têm
razão
qualquer
preferência
pode
s
s
bem
pois
exato
ser
uma
agressão
até
o
norte
e
o
sul
este
problema
de
o
sul
não
não
não
ligar
nada
às
tradições
do
norte
e
e
às
vezes
até
discutirem
coisas
religiosas
aqui
o
norte
é
um
é
religioso
/
/
/
/
renascença
quer
dizer
ainda
quase
idade
média
pois
é
preciso
ter
muito
cuidado
aqui
e
estas
luzes
e
estas
procissões
e
estas
tradições
eu
por
exemplo
sou
contra
mas
não
se
pode
mas
não
posso
enquanto
enquanto
dirigente
não
não
não
não
digo
nada
agora
depois
como
pessoa
às
vezes
publico
nos
jornais
mas
isso
é
natural
as
minhas
ideias
isso
publico
isso
é
natural
hhh
já
sabem
que
eu
que
sou
assim
género
ateu
hhh
é
verdade
é
verdade
porque
é
a
maneira
de
de
mantermos
algo
de
consciência
pessoal
não
é
?
ah
é
verdade
mas
tinha
que
ser
mas
tem
que
ser
ah
no
fundo
também
acabam
por
é
?
hhh
por
gostar
no
fundo
as
pessoas
até
gostam
de
provocação
do
que
seja
diferente
e
é
exato
exato
o
que
é
pecado
é
que
é
bom
o
resto
não
presta
hhh
bom
e
com
esta
podemos
terminar
muito
obrigada
/
/
hhh
vamos
embora
que
eu
já
tenho
tenho
outro
cliente
à
porta
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