DI_89BF24a
Without Title
ID | 89 |
Participant | T. Lopes |
Gender | Feminino |
View options
Text: - Show: - Tags:
Javascript seems to be turned off, or there was a communication error. Turn on Javascript for more display options.
muito
bem
terminámos
então
a
par
a
segunda
parte
aqui
da
de
leitura
e
agora
podemos
respirar
de
alívio
/
finalmente
/
hhh
/
hhh
/
/
hhh
/
e
falar
um
bocadinho
sobre
qualquer
coisa
o
que
é
que
achou
por
exemplo
de
de
tudo
isto
pareceu-lhe
muito
estranho
e
cansativo
ou
nem
por
isso
?
não
nem
por
isso
nem
por
isso
nem
por
isso
a
leitura
hm
a
leitura
é
sobre
Lisboa
não
é
?
hm
podia
ser
uma
leiturinha
sobre
Braga
por
acaso
poderia
mas
acabei
/
hhh
/
por
encontrar
primeiro
este
texto
/
hhh
/
que
me
correspondeu
aos
meus
objetivos
/
hhh
pronto
é
assim
está
certo
se
se
tivesse
escolhido
sobre
Braga
diziam
os
ah
pois
é
/
hhh
/
/
hhh
/
também
privilegiava
os
outros
olhe
isso
é
evidente
/
hhh
calhou
assim
não
pois
não
tem
importânca
não
eh
há
sempre
alguma
coisa
que
não
não
tem
nada
de
especial
que
se
aprende
não
é
?
claro
aí
já
aprendi
algumas
coisas
até
aqui
u
u
uma
palavra
"
já
a
Arrentela
"
não
conhecia
isto
Arrentela
é
o
nome
de
um
sítio
Arrentela
pois
é
mas
não
conhecia
esse
nome
hm
hm
eh
no
ah
isto
estamos
sempre
a
aprender
o
texto
também
está
carregado
de
usos
particulares
de
determinadas
palavras
/
por
exemplo
uma
que
eu
também
aprendi
com
o
texto
sim
foi
aqui
a
muleta
muleta
espigadíssima
muleta
é
um
dos
tipos
de
barcos
sim
sim
também
não
conheci
eu
não
conheci
até
o
tipo
de
barco
a
muleta
hhh
/
eu
também
não
conhecia
isso
espigadíssima
muleta
também
não
/
hhh
/
conhecia
mas
tá-se
sempre
a
aprender
não
é
?
claro
e
hoje
o
saber
é
tão
grande
/
que
é
impossível
saber
muita
coisa
pois
é
pois
é
não
é
?
hhh
/
cada
vez
se
sabe
menos
naturalmente
proporcionalmente
àquilo
que
se
sabe
não
é
/
hhh
/
cada
vez
sabemos
menos
mas
enfim
também
temos
outras
maneiras
de
pesquisar
sim
isso
é
verdade
e
hm
hm
procurar
não
é
?
e
agora
ah
as
novas
tecnologias
não
é
?
são
fascinantes
são
fascinantes
mas
assustam-me
é
?
a
mim
assustam-me
/
porque
acho
que
que
já
me
quer
dizer
/
custa-me
não
se
eu
me
dedicasse
conseguia
claro
só
que
não
tenho
essa
disponibilidade
ainda
para
para
entrar
nesse
mundo
mas
é
por
ma
por
tempo
?
mas
ou
por
disponibilidade
?
é
não
por
tempo
e
por
disponibilidade
intelectuall
também
hm
sim
porque
sabe
que
uma
pessoa
não
pode
fazer
tudo
e
não
pois
não
se
pode
convencer
que
pode
fazer
tudo
exactamente
e
a
disponibilidade
inteletual
ah
/
também
é
importante
não
é
só
o
tempo
tempo
até
era
capaz
de
ter
pois
pois
pois
mas
ah
/
o
cérebro
também
se
cansa
naturalmente
e
se
uma
pessoa
tem
um
trabalho
que
é
hm
hm
que
é
desgastante
aqui
na
escola
/
quantas
horas
por
dia
?
com
vinte
e
quatro
crianças
são
cinco
horas
pois
só
com
um
intervalo
de
de
meia
hora
e
hoje
fui
para
o
recreio
tomar
conta
do
recreio
exato
pronto
/
aqui
é
um
desgaste
grande
são
todos
os
dias
porque
as
crianças
hoje
todos
os
dias
tenho
vinte
e
quatro
crianças
tenho
uma
criança
mongolóide
na
turma
/
como
é
que
se
processa
ah
a
integração
das
crianças
com
deficiência
?
ah
processa
a
criança
com
deficiência
não
é
fácil
não
é
fácil
imagino
exige
do
professor
eh
mais
sim
mas
este
miúdo
mais
ou
menos
foi
integrado
lê
lê
bem
sim
?
lê
bem
vai
compreendendo
alguma
coisa
eh
qual
é
o
ano
do
o
quarto
o
quarto
mas
a
nível
de
matemática
não
sabe
nada
não
não
não
tem
em
matemática
tem
muitas
dificuldades
não
mas
tem
outras
capacidades
que
eu
até
me
me
me
espan
me
surpreende
é
?
ele
ele
por
exemplo
/
se
hoje
o
miúdo
assim
"
quantos
são
hoje
?
"
ele
sabe
sempre
o
dia
de
hoje
/
o
dia
a
data
ele
sabe
sempre
quando
faz
anos
o
pai
a
mãe
o
tio
/
quando
é
o
primo
o
não
sei
quantos
o
não
sei
quantos
/
que
os
outros
as
datas
todas
fixa
as
datas
com
uma
facilidade
espantosa
e
e
relata
/
quer
dizer
escrever
ele
não
não
ordena
um
texto
mas
consegue
relatar
muito
bem
qualquer
coisa
que
se
passou
e
isso
é
que
até
me
espanta
até
em
relação
aos
outros
às
vezes
os
outros
"
ai
quantos
são
hoje
ai
"
/
não
sabem
mas
ele
sabe
sempre
ele
tem
uma
portanto
atenção
ou
uma
memória
sei
lá
uma
memória
extraordinária
para
não
sei
explicar
e
não
não
também
não
compreendo
factos
também
são
coisas
sequenciais
ele
sabe
perfeitamente
sim
sim
sim
sim
sim
sabe
/
/
sabe
e
sabe
"
ai
a
Adriana
fez
anos
sexta-feira
"
ele
diz
isto
assim
/
"
eu
amanhã
no
dia
não
sei
quantos
eu
vou
ter
os
meus
anos
/
da
boda
da
bodas
de
prata
do
meu
tio
vou
ter
saudades
vossas
"
diz-me
ele
no
outro
dia
/
hhh
digo
assim
"
ó
Zé
não
vais
ter
porque
tu
vais
lá
vais
ter
vais
comer
tão
bem
"
diz
ele
pois
lembras-te
agora
de
nós
/
hhh
/
/
hhh
diz
ele
"
pois
é
três
pratos
/
e
mais
a
sobremesa
"
digo
assim
"
pois
claro
vais
ter
muito
com
que
te
entreter
"
pronto
mas
a
integração
não
se
pode
também
não
se
espera
assim
grande
coisa
é
é
pois
que
ele
se
mais
ou
menos
se
relacione
com
os
outros
/
e
os
outros
como
é
que
convivem
?
não
é
?
e
os
outros
ah
aceitam
/
/
tole
aceitam
ele
às
vezes
agora
anda
a
a
implicar
um
bocadinho
com
umas
lá
com
umas
miúdas
assim
"
ah
/
tu
és
tu
és
estúpida
tu
és
pateta
"
/
hhh
/
eu
assim
"
oh
zé
não
se
diz
nomes
às
meninas
"
mas
elas
até
toleram
não
ace
quer
dizer
compreendem
não
é
?
compreendem
que
o
miúdo
é
diferente
não
é
?
hm
hm
é
mas
é
mais
um
ato
de
condescendência
?
sim
sim
<
um
bocadinho
de
é
?
condescendência
>
[
/
]
um
bocadinho
de
condescendência
mais
de
há
uma
miúda
que
que
que
fala
muito
com
ele
/
que
brinca
muito
com
ele
/
e
ele
e
ele
mas
ele
conhece
o
nomes
dos
am
dos
colegas
todos
sabe
o
nome
de
todos
isso
sabe
pois
/
tudo
lá
está
porque
se
ele
gosta
de
sim
de
armazenar
os
os
factos
as
coisas
é
os
é
díspares
/
armazena
fica
lá
tudo
guardado
armazena
um
bocadinho
os
conhecimentos
é
é
portanto
o
trabalho
aqui
sim
/
/
repare
estávamos
a
falar
das
novas
tecnologias
trabalho
aqui
/
hm
hm
calculo
muito
intenso
não
é
?
que
a
gente
não
tem
um
minuto
de
de
disponibilidade
e
depois
o
trabalho
só
numa
casa
que
que
ainda
tem
agora
agora
até
não
/
tenho
um
filho
que
não
está
cá
está
a
trabalhar
em
Setú
mas
que
me
preocupa
muito
/
está
onde
?
a
trabalhar
onde
?
sabe
o
que
em
setú
está
em
Palmela
ah
sei
sabe
o
começo
agora
dos
novo
destes
jovens
o
início
de
trabalho
é
complicado
é
violentíssimo
/
/
hm
hm
não
é
complicado
é
violentíssimo
é
é
engenheiro
de
polímeros
trabalha
numa
fábrica
de
fornece
a
autoeuropa
lá
para
os
carros
da
autoeuropa
os
plásticos
/
as
os
tablies
essas
coisas
exato
e
eu
estou
preocupada
com
ele
naturalmente
como
é
evidente
e
porque
ele
psicologicamente
também
não
é
muito
muito
forte
muito
forte
hm
hm
muito
forte
e
preocupa-me
muito
se
ele
come
/
se
não
come
se
não
come
se
descansa
realmente
eu
estou
preocupada
com
ele
e
ele
está
lá
sozinho
está
está
lá
estão
lá
são
quatro
engenheiros
lá
numa
casa
num
apartamento
e
ele
está
lá
pois
está
lá
sozinho
sempre
que
pode
vem
ao
fim
de
semana
mas
te
tido
muita
formação
e
acho
muito
violento
o
início
de
trabalho
dos
jovens
eu
acho
para
não
foi
difícil
arranjar
emprego
?
para
a
gente
não
foi
logo
diretamente
/
fez
lá
o
estágio
/
ah
certo
e
ficou
ficou
claro
a
ver
se
ele
aguenta
isso
é
que
é
a
minha
preocupação
exatamente
que
ele
que
ele
tenha
resistência
psicológica
e
física
não
é
só
física
sim
sim
sim
também
tem
que
a
ter
psicológica
/
compreende
?
e
portanto
acho
muito
violento
para
um
mundo
o
mundo
está
a
ficar
muito
violento
eh
eh
/
para
comermos
um
prato
de
sopa
que
a
gente
pouco
precisa
/
repare
que
não
precisa
de
muita
coisa
pois
é
para
ter
roupa
basta
an
não
pode
andar
com
muita
ao
mesmo
tempo
que
que
não
pode
vestir
uma
em
cima
da
outra
/
e
trabalhar
tanto
mas
na
realidade
em
horário
ele
trabalha
doze
horas
eles
lá
trabalham
doze
horas
é
mas
isso
é
um
exagero
ah
mas
é
mas
vá
perguntar
aos
outros
vá
perguntar
a
quem
começa
eu
às
vzes
até
penso
assim
"
este
exactamente
e
ainda
eles
trapaís
esta
a
viver
à
custa
desse
eforço
desta
juventude
falam
em
redução
dos
horários
de
trabalho
eu
acho
mas
mas
mas
como
é
se
estão
a
fazer
ao
contrário
isso
não
funciona
quer
dizer
/
funciona
nos
funcionários
naqueles
funcionários
claro
que
também
estão
com
ordenados
miseráveis
não
é
?
porque
isto
é
assim
,
ou
se
está
com
um
ordenado
miserável
/
ou
se
ganha
mais
um
pouco
tem
que
se
trabalhar
é
é
é
eu
sei
ganha-se
muito
pouco
comparado
com
o
que
se
trabalha
portanto
trab
ele
saiu
daqui
/
por
exemplo
no
domingo
ia
fazer
um
turno
ainda
para
mais
está
a
trabalhar
em
turnos
/
descontrola
completamente
a
vida
trabalhar
em
turnos
que
eu
acho
isso
uma
violência
/
é
e
a
trabalhar
no
turno
da
noite
/
veja
lá
a
preocupação
que
isso
me
dá
hm
chegou
lá
telefonou-me
da
fábrica
/
saiu
daqui
à
uma
e
meia
/
estava
na
fábrica
às
nove
horas
já
na
fábrica
diz
que
houve
uma
avaria
e
teve
de
ir
mais
cedo
ele
pegava
à
meia
noite
mas
o
que
é
que
cost
telefonou
a
dizer
que
houve
lá
uma
avaria
e
tinha
de
estar
no
trabalho
mais
cedo
e
às
nove
já
estava
lá
e
ficou
lá
e
só
saiu
às
nove
do
dia
seguinte
portanto
são
doze
horas
ah
são
mas
é
isto
sempre
depois
aos
fins
de
semana
muita
vez
tem
formação
ele
já
ele
está
lá
há
um
ano
se
visse
o
currículo
dele
já
tem
uns
poucos
tem
mais
formação
do
que
fiz
/
hhh
/
pois
pois
pois
ah
sinceramente
mas
é
mas
mas
o
o
organismo
também
claro
claro
não
aguenta
isto
é
um
isso
é
que
me
preocupa
é
um
esforço
demasiado
eu
às
vezes
penso
assim
"
não
para
uns
não
estarem
a
fazer
nada
estão
outros
a
a
trabalhar
demais
e
a
trabalhar
com
violência
na
realidade
eles
não
são
pagos
por
isso
por
esse
esforço
nada
eu
ah
ah
ah
o
esf
qual
qual
pago
é
que
nem
as
horas
lhe
pagam
quanto
mais
o
esforço
pois
é
isso
é
que
não
pode
ser
ah
ah
psicológico
é
esta
história
de
ainda
mais
ele
eh
/
está
portanto
/
fez
o
seis
meses
de
estágio
/
fizeram
um
contrato
de
seis
fez
os
tais
seis
meses
/
depois
fizeram
um
contrato
de
seis
meses
agora
fizeram
um
contrato
de
um
ano
/
ainda
não
está
hm
hm
efetivo
fixo
não
é
não
está
lá
a
fazer
parte
do
quadro
mas
é
enfim
é
natural
que
fique
a
fazer
parte
do
quadro
mesmo
os
engenheiros
que
são
mais
antigos
sabe
que
férias
é
que
eles
tiveram
alguns
?
naturalmente
que
lhes
pagaram
não
é
?
claro
isso
é
evidente
alguns
tiveram
uma
semana
mas
isso
não
é
suficiente
de
maneira
nenhuma
para
outros
quinze
dias
uma
semana
não
é
nada
mas
a
produção
é
que
agora
é
a
produção
aquilo
é
"
oh
mãe
aquilo
é
gerido
por
computadores
e
e
se
não
dá
lucro
/
e
a
produção
tem
que
andar
as
máquinas
têm
que
andar
/
aquilo
não
pode
parar
"
está
bem
e
os
funcionários
/
não
dormem
?
exato
pois
mas
mas
mas
é
para
ver
em
que
ponto
as
coisas
estão
e
como
a
mãe
se
preocupa
pronto
mas
as
coisas
estão
assim
neste
ponto
...
não
isso
é
outra
filha
que
eu
tenho
engenheira
/
portanto
outra
é
é
pintora
hm
hm
tirou
o
curso
das
belas
artes
está
a
dar
aulas
pronto
tem
uma
vida
mais
tranquila
/
é
é
o
que
eu
hoje
digo
os
professores
hoje
/
apesar
dos
alunos
as
crianças
não
serem
fáceis
e
isso
/
têm
outras
regalias
outra
que
é
engenheira
na
tras
trabalho
não
arranjou
mas
ela
também
disse
/
"
eu
não
estou
para
apodrecer
numa
fábrica
"
e
então
o
que
é
que
ela
faz
?
e
agora
está
a
tentar
dar
umas
aulas
vai
dar
vai
começar
agora
a
dar
umas
aulas
de
informática
/
e
está
assim
/
à
procura
de
uma
maior
estabilidade
vamos
lá
ver
as
outras
duas
também
são
professoras
estão
a
acabar
não
é
?
as
outras
são
uma
de
física
/
hm
hm
de
física
e
química
e
outra
de
desenho
tirou
está
está
a
fazer
o
estágio
ou
também
dá
para
professora
primária
na
escola
na
escola
superior
de
educação
do
Porto
hm
hm
epá
ela
este
ano
já
ficava
professora
primária
mas
agora
tira
a
especialidade
de
de
desenho
que
era
a
área
que
ela
esta
e
pronto
e
isto
como
é
que
uma
mãe
tem
disponibilidade
para
aprender
novas
coisas
nesta
no
meio
desta
família
toda
hhh
/
vida
no
meio
desta
desta
família
toda
e
depois
organizar
a
casa
/
e
organizar
tudo
as
loiças
e
agora
se
me
dizem
eu
não
sou
capaz
/
eu
sou
capaz
claro
eu
sou
capaz
eu
aprendo
/
só
que
não
pode
assim
só
que
não
posso
porque
depois
eu
posso
aprender
e
depois
tinha
que
praticar
e
se
se
uma
coisa
nova
agora
nesta
idade
também
noto
isso
/
se
eu
aprendo
agora
/
se
eu
não
pratico
/
eu
amanhã
já
não
eh
eu
daqui
a
três
ou
quatro
dias
já
não
sei
hm
hm
hm
hm
eu
agora
noto
isso
/
pois
que
me
esqueço
mais
facilmente
mas
também
não
me
esqueço
mais
facilmente
porque
não
estou
é
eu
não
é
por
falta
de
capacidade
eu
é
porque
tenho
muita
coisa
na
mente
claro
claro
claro
claro
eu
tenho
muita
coisa
em
mente
e
tem
que
estar
tudo
é
aquelas
coisas
tem
que
estar
tudo
ali
muito
arrumadinho
está
correto
e
ainda
aos
meus
filhos
que
são
adultos
até
já
são
todos
o
mais
novo
exacto
tem
dezanove
anos
e
eu
é
que
tenho
que
lhes
lembrar
"
olha
fizeste
isto
ou
fizeste
aquilo
ou
andaste
com
isto
ou
andaste
com
aquilo
"
porque
também
o
meu
marido
habituou-se
muito
a
descansar
em
mim
/
porque
como
ele
andava
na
guerra
e
fora
e
tal
e
eu
é
que
tomei
sempe
a
dar-lhe
as
rédeas
também
sempre
a
rédea
coisa
/
ele
habituou-se
assim
e
claro
ah
burro
velho
não
toma
andadura
/
hhh
/
sei
sei
eh
logo
é
a
si
que
cabem
essas
responsabilidades
todas
era
exato
é
no
dia
tal
tem
que
estar
toda
a
gente
não
sei
quê
não
é
preciso
ter
roupa
e
por
isso
mas
de
qualquer
maneira
/
acho
que
estamos
num
mundo
violento
e
mesmo
esta
tó
este
excesso
de
tecnologia
também
torna
violento
já
reparou
?
e
isola
as
pessoas
acho
que
é
isso
é
sobretudo
isola-as
hm
já
reparou
?
por
exemplo
é
o
trabalho
do
seu
filho
/
as
pessoas
agora
até
podem
ah
ele
ele
não
falava
com
ninguém
sempre
não
faz
nada
nem
f
nem
nem
fala
com
ninguém
nem
faz
nada
quer
dizer
/
trabalha
bem
e
só
descansa
quer
dizer
ele
agora
é
só
trabalhar
e
dormir
mais
nada
agora
trabalha
de
noite
/
chega
a
casa
come
qualquer
coisa
deita-se
/
quando
acordar
às
horas
que
acordar
/
ainda
dormir
e
depois
os
outros
fazem
barulho
naturalmente
vai
jantar
/
vai
vai
jantar
/
e
pronto
e
depois
lá
se
enfia
outra
vez
como
diz
a
minha
filha
"
que
não
quer
apodrecer
numa
fábrica
"
/
hhh
/
bem
diz
ela
que
não
quer
apodrecer
numa
fábrica
hhh
/
/
hhh
/
e
eu
às
vezes
digo
assim
"
oh
meu
deus
mas
para
comermos
um
prato
de
sopa
é
preciso
isto
?
"
/
hhh
/
/
hhh
/
/
hhh
/
eu
com
um
prato
de
sopa
já
me
sa
já
me
satisfazia
é
mas
hoje
em
dia
também
as
tal
loucura
pessoas
põe
ah
a
bitola
logo
mais
em
cima
/
não
é
?
sim
mas
não
querem
mas
o
essencial
não
devia
ser
assim
o
essencial
para
essencial
não
precisamos
de
muita
coisa
e
e
e
repare
nós
acho
que
devemos
procurar
felicidade
não
é
procurar
o
ter
muito
hm
hm
o
ter
muito
não
é
o
que
nos
dá
não
felicidade
às
vezes
atrapalha-nos
é
verdade
hm
/
para
que
é
que
uma
pessoa
quer
ter
muito
?
o
que
precisa
é
de
viver
em
paz
e
sossego
e
ser
feliz
para
mim
é
a
minha
filosofia
de
vida
não
é
?
pois
pois
pois
não
quer
dizer
eles
podem
eles
podem
que
é
evidente
que
para
toda
a
gente
não
é
não
é
assim
não
é
assim
para
toda
a
gente
não
é
?
mas
para
mim
e
cada
vez
que
eu
vou
adquirindo
mais
experiência
/
/
sabedoria
não
é
?
porque
a
idade
sempre
nos
dá
alguma
coisa
tira-nos
umas
ainda
bem
coisas
mas
dá
outras
hhh
/
pois
era
a
isso
/
hhh
/
que
eu
me
referia
à
bocadinho
quando
disse
pois
com
certeza
que
sabe
mais
hhh
/
cada
sim
é
natural
que
saiba
mais
é
natural
natural
eh
/
cada
vez
que
vou
adquirindo
ah
/
mais
essa
sabedoria
/
mais
mais
gosto
de
me
desprender
das
coisas
/
e
de
me
sentir
assim
livre
/
assim
como
um
passarinho
e
de
reparar
sabe
o
que
me
dá
prazer
?
reparar
nas
coisas
da
natureza
ontem
o
que
me
deu
prazer
a
minha
mãe
está
agora
aqui
porque
lhe
deu
assim
uma
coisinha
leve
/
oxalá
se
não
repetir
/
naturalmente
que
fica
bem
hm
hm
/
hhh
/
e
estava
lá
no
quarto
e
um
melro
a
ver
um
melro
o
melro
tinha
um
ninho
/
vou-lhe
contar
o
que
faz
o
melro
/
como
a
natureza
é
perfeita
e
nós
esquecemos
isto
não
não
observamos
então
o
melro
ali
nas
minhas
trazeiras
/
fez
assim
/
ia
com
a
bicada
/
hm
voou
para
para
uma
chaminé
da
casa
em
frente
/
dessa
chaminé
voou
para
a
outra
/
depois
voou
para
o
beiral
do
telhado
/
e
depois
pôs-se
parado
a
observar
e
depois
quando
viu
que
não
estava
ninguém
a
observá-lo
/
v
uma
seta
para
o
ninho
ficámos
a
saber
onde
ele
tinha
o
ninho
porque
eu
estava
na
janela
não
estava
cá
fora
porque
se
eu
estivesse
ca
fora
/
ele
não
teria
ido
naturalmente
tinha
não
tinha
tido
esse
comportamento
voou
como
uma
seta
para
o
ninho
ficámos
a
observar
/
o
tempo
que
ele
demorava
ja
estava
há
muito
tempo
e
ele
saiu
pelo
outro
lado
/
como
uma
seta
em
voo
raso
/
junto
ao
telhado
?
ras
ah
não
rasante
porque
o
ninho
é
no
cedro
/
ah
num
cedro
assim
a
uma
altura
ainda
razoável
e
ele
depois
saiu
pelo
outro
lado
do
cedro
mas
assim
num
voo
picado
voo
picado
para
baixo
para
o
chão
/
para
baixo
e
eu
essas
eu
acho
um
piadão
a
essas
quer
dizer
acho
que
é
que
é
uma
beleza
quer
dizer
que
a
natureza
que
é
que
é
perfeita
e
estamos
a
estragar
era
também
isso
e
isso
é
o
que
também
me
procupa
está
eu
hoje
em
dia
eu
estou
muito
preocupada
com
a
com
com
a
natureza
/
porque
a
natureza
estragou-se
muito
nestes
últimos
trinta
anos
ainda
há
bocadinho
estavam
a
dizer
uma
coisa
que
é
mais
do
que
sabida
mas
nunca
é
demais
também
lembrá-la
/
que
a
amazónia
que
obviamente
não
é
inesgotável
/
não
é
infinita
e
não
nada
é
inesgotável
ah
houve
alguém
...
Download XML • Download text
• Waveform view • Sentence view