DI_97BM24b

Without Title

ID97
ParticipantF. Soares
GenderMasculino

Javascript seems to be turned off, or there was a communication error. Turn on Javascript for more display options.


hum hum e logo hoje é costuma é ser as dez e meia mas hoje vem um senhor com um com uma obra que vão editar sobre o descobrimento ah sim ? e de maneira que / antecipou-se ... hum hum muito bem ahm / e agora outra coisa também ainda a propósito da sua experiência em ensino ah naturalmente para ensinar ah a escolher notam-se com certeza han dificuldades de / dos alunos motivadas pela sua pertença dialetal isto é eles tem determinadas Sim sim sim Não porque como os alunos são dessa região e portanto esse problema não se põe talvez pusesse se eu não fosse daqui e como sou e fosse para baixo Sim sim sim para o Alentejo para o Algarve ou para Lisboa mas como nunca fui portanto esse problema não se põe Mas por exemplo Nós e os alunos entendemo-nos Muito bem Muito bem Mas a ortografia não corresponde à alguma das Sim sim sim sim sim Isso sim acontece muitas vezes Acontece trocam os bês pelos vês e até nós nós professores han às vezes caímos nesse erro han e isso reflete-se na escrita Sim ? E como é que se combate isso ? É combate é é é é estar a insistir com os alunos porque eles por muito mais que nos esforçamos eles estão estão uma uma uma percentagem muito grande fora em contacto com outros com outras crianças e com os pais que também tem os mesmo erros Nós também os temos o que é tentamo-nos corrigir e embora também acabamos / acabemos por cometer erros na de pronúncia Mas dizer mas isso é por a a insistência é fundamental aqui escola para para que esses esses Dantes havia o hábito de por exemplo se repetirem as palavras que tenham sido escritas erradamente para vários processos de um um processo é esse outro processo é é por exemplo faz-se uma ortografia e um erro risca-se aquela aquela palavra que está mal escrita e e pede-se ao aluno que passe a substituir uma ou duas ou três vezes hum hum hum hum hum ou outro processo é antes de fazer a ortografia dar o texto ao aluno e ele vai vai vai escrever separadamente aquelas palavras que para eles são consideradas eh mais difíceis e que pode errar e portanto eh quando fizer o exercício de ortografia está precavido dessas hum hum Como é que se faz os exercícios de ortografia hoje em dia ? Ainda se fazem aqueles célebres ditados eh que havia noutros tempos possíveis falhas que vai limitando Depende do hoje hoje hoje o sistema modificou-se o ensino é diferente pessoas que até praticamente de aboliram com esses exercícios de ortografia à moda antiga ou descontinuam quer dizer eu acho que o meio termo seria o ideal não insistir muito porque também é capaz de ser um pouco maçador para o aluno estar constantemente a fazer exercícios de bibliografia mas obrigá-lo a a visionar bem as letras as palavras para que com esse modo possa evitar ah dar erros eh han estimula-se por exemplo consulta de dicionário ? Sim sim sim sim praticamente todos os alunos a partir nesta escola ah todos os alunos isto é um pouco de exagero porque nós esta escola fica fica situada eu tenho alunos de um bairro social portanto os bairros sociais têm problemas económicos graves problemas sociais / alcoolismo prostituição droga inclusivamente Portanto mas eu dizia uma grande parte dos alunos no terceiro ano adquirem um dicionário e trazem o dicionário para escola portanto o professor leva o aluno quando tem dificuldade em palavras na sua significação e na na sua escrita vai ao dicionário portanto manuseiam com facilidade o dicionário Outros casos em que o aluno não tem possibilidade de comprar a escola tem um dicionário tem um ou mais dicionários para o uso para para o uso desses alunos vêm vêm aqui e requisitam o professor requisita esses dicionários portanto os alunos podem manusear Considera que por exemplo os o tipo de conhecimentos que hoje em dia à saída do ensino básico os alunos têm é é similar àquele que não não os alunos teriam vinte anos atrás não muito inferior eh muito inferior eh embora noutras áreas tenha como hei-de dizer tenha um conhecimento mais vasto do mundo que o rodeia porque não é escola é mas é os meios de comunicação social que hoje ao dispor dos alunos que trinta ou quarenta anos não tinham porque nas matérias populares em si hoje o aluno constata-se que sabe muito menos do que sabia trinta ou quarenta anos se tivesse de enumerar algumas das coisas que achava que era indispensável para que os alunos à saída do ensino básico o que é que apontaria ? pensou um bocadinho nisso ? eh sim pensei mas eh seguir é mais importante claro tem que saber ler ? que mais importante olhe vários vários factores houve uma redução drástica nos programas nos currículos a nível de primeiro ciclo eh eliminaram a história praticamente hoje a História de Portugal está ali está está restrita à meia dúzia de figuras Ah é ? fecha-me a porta sim ? se faz favor eh a nível de história ah estudo do meio esse está está mais adequado à língua portuguesa ah foi muito foi muito reduzida na questão na pa na área da gramática a gramática foi muito reduzida praticamente hoje gramática na no primeiro ciclo é é é muito ... praticamente aquilo nem nem reduz-se a muito pouco e depois os alunos vão aprender aquilo que aprenderam aqui vão aprender no segundo ano do do ou seja no quinto e no sexto ano do do ciclo preparatório Exato ah a matemática ainda é um dos pontos que está mais ou menos de acordo com os programas ah antigos Não sei o conhecimento é é diferente os alunos hoje sabem mais coisas a respeito do mundo que os rodeia mas como digo não é muito na escola porque realmente a escola hoje não acompanha não sei não acompanha a evolu não acompanha a evolução dos tempos isso é um facto A escola continua continua a ter a ter a ter bancos e carteiras como antigamente continua a ter um quadro preto à frente dos alunos material didático não existe material audiovisual não existe eu quando vim para aqui não havia nada ah e com muito esforço se comprou um televisor um vídeo gravadores hen projetor de dispositivos coleções para slides para para para com temas alusivos à algumas à algumas áreas no no estudo do meio eh porque o Ministério da Educação não nada não equipa não equipa nada as escolas do ensino estão praticamente botadas ao abandono E o senhor neste momento é o diretor da da escola ? não fui até setembro e como este ano como este ano tencionava aposentar-me não quis não quis mais porque poderia poderia ainda sair a meio do ano depois as coisas complicaram-se proibiram a saída ou a aposentação de professores a meio do ano portanto vou ter de aguentar até julho Foi por esse motivo que deixei Mas foi com muito esforço que se e com a ajuda dos pais Nós para para arranjarmos verbas para aquisição de material audiovisual foi preciso fazer rifas quase todos os anos massacrar as os pais e encarregados de educação e os alunos hhh para para aquisição desse tipo de material para a escola portanto felizmente a escola agora tem possibilidades a última aquisição foi uma fotocopiadora que também não não havia mas isso foi com muito esforço arranjar materiais com as fichas mas com muito esforço senão não não não isto está isto está ... e e em termos de livros han conseguem ter / compro o mínimo biblioteca temos também ah o Ministério da Educação tinha uma biblioteca que estava eh muito muito antiquada nos temas e nos assuntos nos livros inclusivamente e dois anos eu fiz um projecto e esse projecto submeti-o à Fundação Calouste Gulbenkian e deu-nos cerca de oitenta noventa contos para aquisição de livros x foi foi depois an o ano passado com as verbas que podemos retirar hum da das ditas rifas que fazi que se iam fazendo eh fomos fomos a uma livraria compramos compramos mais livros para aumentar a biblioteca a biblioteca da escola agora da escola tem quatrocentos e tal livros coisa que a cinco seis anos tinha vinte ou trinta que eram os tais livros de / da biblioteca do Ministério da Educação de maneira que é assim a meu ver o o grande erro antes do vinte e cinco de abril com o não sei se recorda o o o Ministro da Educação <da Antã>/ de Antão era o Veiga Simão / eh a meu ver o grande erro dele foi foi ter menosprezado as escolas do primeiro ciclo ter arrancado com os ciclos preparatórios portanto ele devia ter começado pela base e não a meio portanto ele realmente foi um impulsionador foi um impulsionador dos ciclos preparatórios a nível de norte ao sul do país mas esqueceu-se que a base é o primeiro ciclo porque o aluno se não tiver condições para trabalhar aqui não as vai depois / eh não as vai depois adquirir a meio a meio da carreira não é ? as coisas devem começar pela base mas enfim e pronto são oções são erros que se cometem são opções que se fizeram talvez não não devidamente pensadas A verdade é que qualquer pessoa que passa pela escola ah tem uma referência e essa referência Pois é sempre o primeiro ciclo é é porque de si marca muito o aluno porque / eh o regime aqui é de mono docência portanto o em princípio o aluno terá o professor eh no mínimo um dois ou três ou quatro anos exato porque o professor até pode apanhar e é aquele mesmo sempre o mesmo eh mas enfim o sistema é assim o sistema da mono docência tem vantagens e inconvenientes o aluno se tiver a mono docência durante durante quatro anos eh vai daqui para o ciclo e é uma é uma transição muito grande porque de um professor passa para meia dúzia claro tem as suas vantagens e tem seus inconvenientes Eu também não estou muito de acordo com a mono docência acho que poderia ser alargado um pouco mais porque depois vai vai vai trazer algumas consequências para o aluno porque habituado sempre ao mesmo professor durante quatro anos segue vai para o ciclo pensa que poderá ter pensa um sistema semelhante no no sistema e não é totalmente diferente mas eles acabam por se adaptar não é ? e a adaptação hoje talvez seja mais fácil do que quinze ou vinte ou trinta anos atrás São outras vivências outra maneira de ver as coisas outra maneira de pensar hoje em dia também eles são forçados também a relacionar-se com muito mais pessoas ah desde cedo pois pois pois ah o relacionamento é diferente até nota-se nota-se que as crianças são mais desinibidas / / por outro lado também se nota o contrário é que eu trinta e três anos quando comecei a trabalhar eh a criança eh para a motivar não é preciso muito hoje é muito difícil motivar a criança A criança vem para escola eh quase que obrigada porque a escola pouco lhes tem para dar O mundo que o rodeia é muito mais atrativo e ... x modernizar a escola não outra solução eu não vejo outra solução senão modernizar a escola eh e a escola tem que ir de encontro ao interesse da criança porque a criança vem para aqui vê-se fechado dentro de umas quatro paredes com um professor à frente com um quadro / material didáctico como digo não nós aqui compramos e temos mas foi como digo com grande esforço porque noventa e nove vírgula nove por cento das escolas não têm material nenhum zero algumas nem sequer instalações quanto a nível de instalações ? quanto a nível de instalações aqui uns anos esta parte as relações primeiro ciclo estavam dependentes da do Ministério da Educação do equipamento social das construções escolares e isso passou tudo para as mãos da autarquia a autarquia faz obras quando eleições de resto está tudo botado ao abandono botado ao abandono quer dizer para para colocar um vidro que se parte para arranjar uma porta para qualquer coisa nós temos que nos socorrer das Câmaras das Câmaras Municipais ou dos edifícios que lhe pertence de maneira que é tão drama tão o panorama não é muito bom para o para as escolas do primeiro ciclo enquanto segundo dizem as Universidades / os os ciclos preparatórios e as escolas secundárias estão recheadas de tudo e mais alguma coisa as escolas do primeiro ciclo não têm nada não têm nada disso eu eu por acaso tinha a esperança de que as coisas não estivessem assim infelizmente estão infelizmente estão mas pelos vistos é não estão também tenho passado por outras escolas e tenho visto também se queixam estão na penúria pois pois devia ser o ciclo onde mais se estimulam mais se estimulam porque é ali que se sabe não mas eu não digo que tivesse mais nem menos mas pelo menos que dessem a o mínimo eh se as outras escolas os outros graus de ensino terão o mínimo que não sei mas segundo ouço dizer não tem mínimos eh pelo menos aqui dar a mesma coisa não é ? pois pois enfim com esta nota um bocadinho pessimista / an não é realista é é realista é um facto não é ? acho que vamos terminar porque tenho outra aluna está bem <está bem> está bem está bem muito obrigada pronto por nada peço desculpa por yyy oh prazer alguma coisa que seja preciso ... muito obrigada eh fale

Download XMLDownload textWaveform viewSentence view