u view

Sem título

ID126
ParticipantJ. Ribeiro
GenderMasculino

Texto: -


mostrar 1 - 100 of 652 • seguintes


[1]
ah pois
J. Ribeiro
[2]
C. Rodrigues
[3]
fica um lado completo
J. Ribeiro
[4]
é ? mas não tem importância
C. Rodrigues
[5]
ah as mudanças podiam começar assim por baixo com coisas tão simples como essas
C. Rodrigues
[6]
eh as mudanças têm que começ
J. Ribeiro
[7]
nos programas ou na dimensão dos
C. Rodrigues
[8]
programas
C. Rodrigues
[9]
sim ah
J. Ribeiro
[10]
sim sim a as mudanças têm que se fazer em diversas áreas em diversos factores que estão
J. Ribeiro
[11]
que estão implicados não é na na nesta dinâmica do ensino e da aprendizagem
J. Ribeiro
[12]
hum
C. Rodrigues
[13]
e portanto tem que haver mudança e vários níveis
J. Ribeiro
[14]
e pronto fundamentalmente tem que haver ponto vontade política e a vontade política passa primeiro por ro reconhecer que as coisas estão mal estão profundamente mal
J. Ribeiro
[15]
isso é necessário ser assumido e portanto enquanto não não se assumir se andar a esconder isso vai ser mau
J. Ribeiro
[16]
hum
C. Rodrigues
[17]
vai ser mau porque realmente se as coisas estão razoáveis
J. Ribeiro
[18]
a vontade de mudar não é grande
J. Ribeiro
[19]
claro
C. Rodrigues
[20]
C. Rodrigues
[21]
e depois dar certas
J. Ribeiro
[22]
condições às escolas de adquirirem progressivamente alguma autonomia
J. Ribeiro
[23]
e os professores também deixarem de ser meros funcionários
J. Ribeiro
[24]
e e digamos assim ah correias de transmissão do sistema
J. Ribeiro
[25]
isto não passava também por fazer com que os professores se fixassem em determinadas
C. Rodrigues
[26]
escolas ou pelo menos em determinadas
C. Rodrigues
[27]
sim também é isso
J. Ribeiro
[28]
regiões ?
C. Rodrigues
[29]
claro permitir que quem não gosta de dar aulas e de ser professor tenha outra alternativa e possa sair do sistema e não fique eternizadamen não se eternize
J. Ribeiro
[30]
como professor
J. Ribeiro
[31]
pois porque hoje em dia mais de cinquenta por cento dos
C. Rodrigues
[32]
porque não tem alternativa
J. Ribeiro
[33]
professores detestam o que fazem
C. Rodrigues
[34]
claro
C. Rodrigues
[35]
sim sim
J. Ribeiro
[36]
sim sim
J. Ribeiro
[37]
os professores hoje estão muito desmotivados
J. Ribeiro
[38]
sempre foi difícil ser professor e os professores sempre se queixaram
J. Ribeiro
[39]
dos alunos e os alunos dos professores
J. Ribeiro
[40]
é
C. Rodrigues
[41]
isso traz provavelmente
C. Rodrigues
[42]
mas isso é
J. Ribeiro
[43]
isso vem de trás
J. Ribeiro
[44]
mas hoje mais porque anteriormente as mudanças eram muito lentas
J. Ribeiro
[45]
e hoje cada dia que passa as mudanças são muito rápidas
J. Ribeiro
[46]
muito repentinas e são grandes saltos
J. Ribeiro
[47]
desde desde que aulas tem-se apercebido de duma mudança no comportamento dos alunos ou isto é sensivelmente a mesma coisa ?
C. Rodrigues
[48]
não tenho-me apercebido ah não dou aulas muito tempo e portanto também ainda não estou assim em condições de ava de ajuizar
J. Ribeiro
[49]
hum hum
C. Rodrigues
[50]
e depois o trabalho que faço também ainda não é não trabalho com muitas turmas e quer dizer eu trabalho com muitas turmas em cada ano embora não sejam minhas
J. Ribeiro
[51]
como eu oriento estágio tenho
J. Ribeiro
[52]
claro
C. Rodrigues
[53]
duas turmas e
J. Ribeiro
[54]
os estagiários têm as as restantes
J. Ribeiro
[55]
apesar de tudo parece que a questão da indisciplina é está a aumentar portanto cada vez mais indisciplina nas escolas
J. Ribeiro
[56]
porque a educação está muito permissiva não é ? de em casa e na própria escola
J. Ribeiro
[57]
hum hum
C. Rodrigues
[58]
e depois porque todo o sistema funciona à volta dos conhecimentos
J. Ribeiro
[59]
e das capacidades cognitivas
J. Ribeiro
[60]
e não tem nada a ver com as atitudes e com os comportamentos
J. Ribeiro
[61]
e portanto como não se põe a tónica nisso
J. Ribeiro
[62]
tudo se desleixa cada vez mais
C. Rodrigues
[63]
sim esses aspetos são são pura e simplesmente ignorados
J. Ribeiro
[64]
o aluno que se está a portar mal o o professor ignora-o faz de conta que ele não existe
J. Ribeiro
[65]
a gente ouve muito disso aos professores " pronto eu ele está ali porta-se mal eu faço de conta que ele não existe "
J. Ribeiro
[66]
sim ou então põem-no fora
C. Rodrigues
[67]
os colegas também
J. Ribeiro
[68]
da sala e ponto final
C. Rodrigues
[69]
C. Rodrigues
[70]
não nem põem fora da sala nem
J. Ribeiro
[71]
põem fora da sala a estratégia de sobrevivência dos professores hoje é põem-nos ao fundo da sala
J. Ribeiro
[72]
C. Rodrigues
[73]
aqueles que querem ouvir
J. Ribeiro
[74]
aqueles que querem ouvir vêm para a frente
J. Ribeiro
[75]
e os outros podem fazer o que querem
J. Ribeiro
[76]
atrás
C. Rodrigues
[77]
desde que estejam atrás sem fazer muito barulho
J. Ribeiro
[78]
desde jogar às cartas conversar
J. Ribeiro
[79]
fazer o trabalho de casa para matemática
J. Ribeiro
[80]
hum
C. Rodrigues
[81]
etc .
J. Ribeiro
[82]
que lhe
C. Rodrigues
[83]
e est
J. Ribeiro
[84]
parece aquela ideia mirabolante de colocar agora os alunos mais indisciplinados ou com mais problemas de aprendizagem tanto quanto o sistema permite caracterizar juntos numa em turmas separadas ?
C. Rodrigues
[85]
em turmas
J. Ribeiro
[86]
em turmas específicas
C. Rodrigues
[87]
específicas para esse pessoal ?
J. Ribeiro
[88]
para essa gente
C. Rodrigues
[89]
ah
J. Ribeiro
[90]
isso não resolve nada pois não ?
C. Rodrigues
[91]
ah ora bem essa ideia que era muito antiga foi abandonada
J. Ribeiro
[92]
e agora parece que está a ser retomada
J. Ribeiro
[93]
não é estranho isto ? a mim parece-me muito estranho
C. Rodrigues
[94]
é estranho mas cz mas começa a fazer um certo sentido
J. Ribeiro
[95]
digamos assim porque porque se não houver um uma certa homogeneidade na turma em termos académicos é quase impossível ah avançar de modo
J. Ribeiro
[96]
mas os
C. Rodrigues
[97]
razoável
J. Ribeiro
[98]
melhores não gostam de se impor face aos hah piores e os piores não têm a aprender com o exemplo dos melhores ?
C. Rodrigues
[99]
ah sim em sim em termos abstratos assim assim
J. Ribeiro
[100]
parece que sim
C. Rodrigues

Edit as listRepresentação em texto