u view
Sem título
ID | 126 |
Participant | J. Ribeiro |
Gender | Masculino |
Texto: -
mostrar 1 - 100 of 652 • seguintes
[4]
é
?
mas
não
tem
importância
[5]
ah
as
mudanças
podiam
começar
assim
por
baixo
com
coisas
tão
simples
como
essas
[6]
eh
as
mudanças
têm
que
começ
[7]
nos
programas
ou
na
dimensão
dos
[10]
sim
sim
a
as
mudanças
têm
que
se
fazer
em
diversas
áreas
em
diversos
factores
que
estão
[11]
que
estão
implicados
não
é
na
na
nesta
dinâmica
do
ensino
e
da
aprendizagem
[13]
e
portanto
tem
que
haver
mudança
e
há
vários
níveis
[14]
e
pronto
fundamentalmente
tem
que
haver
ponto
vontade
política
e
a
vontade
política
passa
primeiro
por
ro
reconhecer
que
as
coisas
estão
mal
estão
profundamente
mal
[15]
isso
é
necessário
ser
assumido
e
portanto
enquanto
não
não
se
assumir
se
andar
a
esconder
isso
já
vai
ser
mau
[17]
vai
ser
mau
porque
realmente
se
as
coisas
estão
razoáveis
já
[18]
a
vontade
de
mudar
já
não
é
grande
[22]
condições
às
escolas
de
adquirirem
progressivamente
alguma
autonomia
[23]
e
os
professores
também
deixarem
de
ser
meros
funcionários
[24]
e
e
digamos
assim
ah
correias
de
transmissão
do
sistema
[25]
isto
não
passava
também
por
fazer
com
que
os
professores
se
fixassem
em
determinadas
[26]
escolas
ou
pelo
menos
em
determinadas
[29]
claro
permitir
que
quem
não
gosta
de
dar
aulas
e
de
ser
professor
tenha
outra
alternativa
e
possa
sair
do
sistema
e
não
fique
eternizadamen
não
se
eternize
[31]
pois
porque
hoje
em
dia
mais
de
cinquenta
por
cento
dos
[32]
porque
não
tem
alternativa
[33]
professores
detestam
o
que
fazem
[37]
os
professores
hoje
estão
muito
desmotivados
[38]
sempre
foi
difícil
ser
professor
e
os
professores
sempre
se
queixaram
[39]
dos
alunos
e
os
alunos
dos
professores
[44]
mas
hoje
mais
porque
anteriormente
as
mudanças
eram
muito
lentas
[45]
e
hoje
cada
dia
que
passa
as
mudanças
são
muito
rápidas
[46]
muito
repentinas
e
são
grandes
saltos
[47]
desde
desde
que
dá
aulas
tem-se
apercebido
de
duma
mudança
no
comportamento
dos
alunos
ou
isto
é
sensivelmente
a
mesma
coisa
?
[48]
não
tenho-me
apercebido
ah
não
dou
aulas
há
muito
tempo
e
portanto
também
ainda
não
estou
assim
em
condições
de
ava
de
ajuizar
[50]
e
depois
o
trabalho
que
faço
também
ainda
não
é
não
trabalho
com
muitas
turmas
e
quer
dizer
eu
trabalho
com
muitas
turmas
em
cada
ano
embora
não
sejam
minhas
[51]
como
eu
oriento
estágio
só
tenho
[54]
os
estagiários
têm
as
as
restantes
[55]
apesar
de
tudo
parece
que
a
questão
da
indisciplina
é
está
a
aumentar
portanto
há
cada
vez
mais
indisciplina
nas
escolas
[56]
porque
a
educação
está
muito
permissiva
não
é
?
de
em
casa
e
na
própria
escola
[58]
e
depois
porque
todo
o
sistema
funciona
à
volta
dos
conhecimentos
[59]
e
das
capacidades
cognitivas
[60]
e
não
tem
nada
a
ver
com
as
atitudes
e
com
os
comportamentos
[61]
e
portanto
como
não
se
põe
a
tónica
nisso
[62]
tudo
se
desleixa
cada
vez
mais
[63]
sim
esses
aspetos
são
são
pura
e
simplesmente
ignorados
[64]
o
aluno
que
se
está
a
portar
mal
o
o
professor
ignora-o
faz
de
conta
que
ele
não
existe
[65]
a
gente
ouve
muito
disso
aos
professores
"
pronto
eu
ele
está
ali
porta-se
mal
eu
faço
de
conta
que
ele
não
existe
"
[66]
sim
ou
então
põem-no
fora
[70]
não
já
nem
põem
fora
da
sala
já
nem
[71]
põem
fora
da
sala
a
estratégia
de
sobrevivência
dos
professores
hoje
é
põem-nos
ao
fundo
da
sala
[74]
aqueles
que
querem
ouvir
vêm
para
a
frente
[75]
e
os
outros
podem
fazer
o
que
querem
[77]
desde
que
estejam
lá
atrás
sem
fazer
muito
barulho
[78]
desde
jogar
às
cartas
conversar
[79]
fazer
o
trabalho
de
casa
para
matemática
[84]
parece
aquela
ideia
mirabolante
de
colocar
agora
os
alunos
mais
indisciplinados
ou
com
mais
problemas
de
aprendizagem
tanto
quanto
o
sistema
permite
caracterizar
juntos
numa
em
turmas
separadas
?
[87]
específicas
para
esse
pessoal
?
[90]
isso
não
resolve
nada
pois
não
?
[91]
ah
ora
bem
essa
ideia
que
já
era
muito
antiga
foi
abandonada
[92]
e
agora
parece
que
está
a
ser
retomada
[93]
não
é
estranho
isto
?
a
mim
parece-me
muito
estranho
[94]
é
estranho
mas
cz
mas
começa
a
fazer
um
certo
sentido
[95]
digamos
assim
porque
porque
se
não
houver
um
uma
certa
homogeneidade
na
turma
em
termos
académicos
é
quase
impossível
ah
avançar
de
modo
[98]
melhores
não
gostam
de
se
impor
face
aos
hah
piores
e
os
piores
não
têm
a
aprender
com
o
exemplo
dos
melhores
?
[99]
ah
sim
em
sim
em
termos
abstratos
assim
assim
Edit as list • Representação em texto