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Sem título

ID155
ParticipantJ. Carvalho
GenderMasculino

Texto: -


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[1]
hhh Então o que é que pareceu isto tudo ?
C. Rodrigues
[2]
Logo
C. Rodrigues
[3]
Acaba é um pouco cansativo
J. Carvalho
[4]
É ?
C. Rodrigues
[5]
Eu estava daquilo que me ocorreu foi que uma pessoa com um nível de leitura hum relativamente eficiente básico terá alguma dificuldade em até ... ia perguntar
J. Carvalho
[6]
usam usas também todas as fichas com ...
J. Carvalho
[7]
han não no caso de os informantes terem uma instrução bastante reduzida ou se verificar que eles tem muitas dificuldades de leitura han
C. Rodrigues
[8]
como não não fiz um outro teste com aju com palavras idênticas que fosse mais simples de ler han acabei por pedir-lhes que hum que lessem duas vezes uma parte do texto para ter duas leituras pelo menos uma aproveitável ainda que não tenham todas as palavras
C. Rodrigues
[9]
hum hum
J. Carvalho
[10]
isto em relação ao texto e em relação a outras palavras não lhes dou todas a ler porque em qualquer um daqueles grupos o mínimo indispensável e por isso han para não os cansar demais porque senão ...
C. Rodrigues
[11]
hhh
J. Carvalho
[12]
é é
C. Rodrigues
[13]
sim senão era a tarde uma tarde inteira para cada uma não é ?
J. Carvalho
[14]
sim e durava muito mais que as pessoas não estão habituadas a ler alto cansam-se muitíssimo outros não veem bem hhh
C. Rodrigues
[15]
alguma vez tinhas feito algum teste deste género ?
C. Rodrigues
[16]
hum não assim de leitura e coisa não
J. Carvalho
[17]
hum hum
C. Rodrigues
[18]
han conta-me o que é que tu fazes habitualmente então
C. Rodrigues
[19]
estás agora a acabar o teu doutoramento
C. Rodrigues
[20]
eu estou a acabar o doutoramento estou a acabar
J. Carvalho
[21]
está mais próximo hhh ui
J. Carvalho
[22]
hhh não faz mal hhh
C. Rodrigues
[23]
ah estou neste momento a acabar a análise de resultados e vou ver se até setembro entrego a tese
J. Carvalho
[24]
ótimo quem me dera
C. Rodrigues
[25]
que entretanto passaram seis anos seis anos cinco anos e tal portanto eu estou um bocado atrasado hhh
J. Carvalho
[26]
é sempre muito difícil não é ? porque nem sempre existem hum boas condições para se começar
C. Rodrigues
[27]
a trabalhar
C. Rodrigues
[28]
a questão não é esta de hum de condições também é o fato de por exemplo de a pessoa estar ter outros afazeres a vida familiar ou ...
J. Carvalho
[29]
claro
C. Rodrigues
[30]
ou
J. Carvalho
[31]
e mesmo
J. Carvalho
[32]
o que é que estás a fazer concretamente se podes dizer ?
C. Rodrigues
[33]
posso eu estou a analisar hum hhh a adequação da escri do texto escrito ou uma situação comunicativa
J. Carvalho
[34]
hum hum
C. Rodrigues
[35]
portanto
J. Carvalho
[36]
e sobretudo em termos de o volume de informação que o texto que o texto contém associado a estratégias da revisão do texto tendentes ou uma uma hhh uma maior adequação do texto por um lado hhh e por outro lado funcionando um pouco como estratégia que conduz
J. Carvalho
[37]
pela pela prática uma a uma certa inteori interiorização que conduza a uma melhoria portanto
J. Carvalho
[38]
daí
C. Rodrigues
[39]
a um texto diferente digamos construí um texto teste
J. Carvalho
[40]
hum hum
C. Rodrigues
[41]
a partir do qual medi um pouco qual era adequação do texto a uma situação comunicativa concreta depois realizei uma uma/um exercício durante várias semanas
J. Carvalho
[42]
han com textos do mesmo tipo mas com conteúdos diferentes em termos portanto construí um texto com o apoio de uma estratégia que fomentasse movimentos da revisão /
J. Carvalho
[43]
hum hum
C. Rodrigues
[44]
e no final realizei também o repeti a produção do primeiro texto hhh
J. Carvalho
[45]
e resultou ?
C. Rodrigues
[46]
C. Rodrigues
[47]
portanto hum penso que resultados significativos depois houve houve turmas que fizeram um teste no princípio e no fim e não não fizeram ...
J. Carvalho
[48]
tiveste muitos alunos a fazerem ...
C. Rodrigues
[49]
duas turmas uma do quinto e uma do nono
J. Carvalho
[50]
mais ou menos quantos alunos ?
C. Rodrigues
[51]
perto de cinquenta e tal isso deu qualquer coisa como portanto entre pré testes e pós testes testes textos que foram feitos ao longo da experiência qualquer coisa como seiscentos textos para analisar
J. Carvalho
[52]
/ / depois o ano passado acabei portanto parei praticamente estou agora a acabar de meter dados no computador
J. Carvalho
[53]
hum hum e quando tiveste ah dispensa de serviço ?
C. Rodrigues
[54]
três anos que depois ...
J. Carvalho
[55]
três ?
C. Rodrigues
[56]
três
J. Carvalho
[57]
que maravilha não me posso gabar disso hhh
C. Rodrigues
[58]
hhh
J. Carvalho
[59]
é o que eu pronto é aliás eu e eu
J. Carvalho
[60]
eu não tive nenhum sabes ? e não vejo as coisas veem encaminhadas para ver
C. Rodrigues
[61]
J. Carvalho
[62]
mas sabes que eu a opinião que eu tenho e eu tenho uma experiência porque eu fiz um mestrado equiparado pelo secundário portanto hhh criam-se vícios de trabalho terríveis também porque não não ...
J. Carvalho
[63]
limites
C. Rodrigues
[64]
não a todo o tempo a pessoa tem todo o tempo ...
J. Carvalho
[65]
e então dispõe
C. Rodrigues
[66]
e então dispõe dele para fazer ah não faço hoje faço amanhã e aquele ritmo de trabalho que é necessário para um trabalho destes não é ? a pessoa começa
J. Carvalho
[67]
não se adquire facilmente
C. Rodrigues
[68]
não se adquire e até se perde quando muito tempo por exemplo eu quando foi do mestrado aconteceu um bocado isso
J. Carvalho
[69]
/ portanto nós tivemos eu e os meus colegas a maior parte tivemos equiparados desde portanto desde o primeiro semestre até o ...
J. Carvalho
[70]
/ portanto foram três anos de equiparação para mestrado e ninguém fez a tese nesse prazo tivemos que depois ...
J. Carvalho
[71]
pedir
C. Rodrigues
[72]
e pagar que preguiçosos hhh
C. Rodrigues
[73]
voltar ao serviço e quando estávamos a trabalhar nas escolas secundárias é que fizemos é que acabamos as teses
J. Carvalho
[74]
hhh e agora ?
C. Rodrigues
[75]
e e agora aconteceu-me pronto não é digo que não lhe tenha acontecido o mesmo não é ?
J. Carvalho
[76]
mas os primeiros tempos a pessoa não não anda ... eu acho que as pessoas deviam equipar para a equiparação quando fosse de facto necessário investir /
J. Carvalho
[77]
no trabalho intensivo por exemplo na no desenho da investigação nas as primeiras ...
J. Carvalho
[78]
leituras e tal
C. Rodrigues
[79]
claro
C. Rodrigues
[80]
nas primeiras as leituras pronto depois todo um aprofundamento que é preciso fazer mas naquela primeira fase eu acho que se calhar não
J. Carvalho
[81]
não é grande
C. Rodrigues
[82]
pronto
J. Carvalho
[83]
a utilidade acaba por se perder um pouco porque a pessoa depois acaba por investir portanto ou para deixar tudo para essa fase quase começa tudo de novo não é ?
J. Carvalho
[84]
pois é
C. Rodrigues
[85]
isso demora
J. Carvalho
[86]
muito tempo e pode ser feito se calhar mais ...
J. Carvalho
[87]
lentamente
C. Rodrigues
[88]
mais lentamente depois a pessoa perde muito tempo a fazer isso e depois fica com o tempo final pronto
J. Carvalho
[89]
olhe eu não sei como é que isto vai ser mas duvido que por enquanto não não vou ficar de dispensa do serviço espero ter no próximo ano letivo mas não garantias nenhumas de que isso aconteça ou que possa vir a desfrutar de três anos acho impossível agora começaram a dizer que por mais que poderá acontecer será dois anos mas tenho estado a fazer toda aquela hhh
C. Rodrigues
[90]
C. Rodrigues
[91]
isso faz parte do estudo
J. Carvalho
[92]
isto faz parte do estudo
C. Rodrigues
[93]
dos estudos
J. Carvalho
[94]
não é não é
J. Carvalho
[95]
isto é a constituição do material
C. Rodrigues
[96]
hhh
J. Carvalho
[97]
planeei e pensei naquelas coisas todas fiz as leituras iniciais iniciais pronto as de aprofundamento que eram necessárias antes e hum tenho estado a recolher material
C. Rodrigues
[98]
hum mas han tudo isto feito sem dispensa de serviço é muito complicado
C. Rodrigues
[99]
pois é
J. Carvalho
[100]
a recolha de material sobretudo porque grande parte é recolhida aqui
C. Rodrigues

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