u view
Sem título
ID | 19 |
Participant | R. Matos |
Gender | Feminino |
Texto: -
mostrar 1 - 100 of 192 • seguintes
[2]
acabaram-se
os
testes
de
leitura
conseguiste
ir
haa
ainda
mais
rapidamente
do
que
a
tua
irmã
[3]
o
que
quer
dizer
que
podemos
conversar
um
bocadinho
agora
[4]
haa
diz
há
bocadinho
a
tua
irmã
disse-me
que
e
tu
também
já
disseste
que
estudavas
na
escola
como
é
que
é
o
nome
dela
?
[6]
não
Escola
Superior
de
Conservação
e
Restauro
[9]
Conservação
e
Restauro
é
um
curso
único
não
tem
mais
vertentes
[11]
a
a
tua
irmã
há
bocadinho
dizia-me
que
havia
várias
haa
/
[12]
possibilidades
de
especialização
e
que
ela
estava
em
numa
e
que
tu
eventualmente
farias
outra
?
[14]
existem
várias
possibilidades
de
especialização
dentro
do
Restauro
[15]
podem-se
escolher
áreas
como
a
Pintura
e
entre
a
Pintura
podemos
distinguir
a
Pintura
Mural
e
a
Pintura
de
Cavalete
[17]
podemos
também
distinguir
os
documentos
gráficos
que
são
os
[18]
dentro
dos
documentos
gráficos
distinguimos
o
[20]
livro
de
como
se
conhece
do
século
quinze
ou
então
[21]
documentos
gráficos
à
avulso
que
são
as
folhas
com
desenhos
[23]
por
exemplo
o
desenho
dum
um
desenho
à
lápis
do
Al
do
Almada
prontos
[28]
mas
isso
já
faz
parte
de
um
livro
[32]
sim
os
códices
sim
mas
existem
mas
existem
documentos
avulso
haa
[35]
portanto
também
existe
a
área
da
ourivesaria
[36]
do
azulejo
cerâmicos
da
talha
talha
dourada
/
/
[37]
haa
mobiliário
haa
tecidos
fotografia
[45]
e
já
saberes
disso
tudo
hhh
é
muito
[46]
e
olha
e
dessas
áreas
todas
há
alguma
que
tenha
interesse
particularmente
?
[47]
eu
estou
na
área
de
mobiliário
[49]
escolhi-a
porque
era
a
mais
geral
[52]
e
na
área
de
mobiliário
encontra-se
muitos
materiais
[53]
o
mobiliário
também
tem
escultura
também
pode
ter
escultura
incorporada
[54]
portanto
acaba
por
ser
uma
coisa
bastante
complexa
[55]
mas
também
ex
sabemos
que
as
cadeiras
podem
ser
forradas
então
também
temos
a
madeira
[58]
o
tecido
e
temos
a
as
cores
porque
existem
haa
existe
o
mobiliário
pintado
mas
[59]
também
existe
o
mobiliário
dourado
[61]
também
temos
os
a
parte
de
ferros
porque
tem
[62]
no
imobiliário
as
gavetas
tem
fechaduras
têm
[63]
haa
as
fechaduras
podem
ser
ornamentadas
ou
não
podem
estar
enferrujadas
[64]
podem
ser
douradas
podem
não
ser
douradas
podem
[66]
portanto
aquilo
que
vocês
aprendem
lá
é
primeiro
como
lidar
com
estes
materiais
todos
e
repô-los
com
o
mínimo
de
[69]
nós
aprendemos
o
que
que
é
que
não
se
deve
fazer
[71]
aprendemos
que
haa
existem
leis
físicas
[72]
e
essas
leis
físicas
peçam
determinados
comportamentos
[73]
e
esses
comportam
são
fenómenos
que
se
encontram
[74]
se
encontram
durante
o
trabalho
de
restauro
ou
durante
o
trabalho
de
conservação
[75]
por
exemplo
quando
se
está
a
retocar
um
quadro
a
influ
a
lu
a
luz
que
ilumina
o
operador
tem
que
ter
influência
nas
cores
[76]
porque
os
pigmentos
podem
absor
absorvem
parte
dessa
radi
radiação
[78]
e
vão
dar
aos
olhos
uma
sensação
de
co
[82]
haa
as
a
luz
as
a
cor
não
é
mais
que
[83]
não
passa
de
uma
sensação
[87]
a
iluminação
assim
vamos
ter
um
uma
determinada
cor
[88]
não
é
por
acaso
que
os
semáforos
por
exemplo
têm
o
ver
huh
o
vermelho
em
cima
[91]
têm
em
baixo
o
verde
e
depois
a
a
junção
[92]
a
sobreposição
de
uma
luz
verde
com
uma
luz
vermelha
dá
uma
luz
amarela
[94]
portanto
isso
haa
haa
/
isso
mostra
um
pouco
como
isso
pode
consi
condicionar
[95]
a
visão
que
nós
temos
das
cores
[97]
então
se
já
é
assim
com
as
luzes
co
com
os
pigmentos
também
se
passa
de
uma
forma
algo
de
semelhante
[100]
não
quer
dizer
que
seja
idêntico
idêntico
Edit as list • Representação em texto