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ID | 36 |
Participant | M. Olaio |
Gender | Feminino |
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[2]
Conseguimos
terminar
hhh
desculpem
lá
esta
massada
enorme
[3]
Não
não
faz
mal
mas
o
que
eu
acho
também
é
que
é
muita
coisa
e
a
pesssoa
depois
para
fim
já
não
/
[4]
já
não
dá
aquilo
que
daria
se
estivesse
no
princípio
ou
se
isto
fosse
mais
[5]
Já
está
cansada
não
é
?
Já
está
cansada
de
produzir
tantas
coisas
com
tanta
atenção
[7]
Está
cansada
a
voz
portanto
a
boca
está
seca
já
/
[8]
pronuncia
as
pa
as
palavras
de
uma
maneira
eu
acho
que
já
não
tão
natural
porque
é
uma
carga
muito
grande
[13]
É
muito
é
muito
complicado
produzir
[14]
E
vai-lhe
deturpar
para
o
fim
aquilo
que
a
pessoa
diria
se
por
exemplo
se
este
teste
fosse
lido
ao
princípio
[16]
Por
exemplo
eu
/
se
isto
fosse
lido
ao
princípio
iria
turpar
depois
para
o
fim
[18]
as
fichas
quer
dizer
é
muito
[21]
aqui por exemplo eu não saltei eu a / quase que acho que já foi dislexia por causa do cansaço
[23]
Claro porque já já tinha lido eh isto eh também e já tinha /
[24]
passar
por
todos
os
testes
de
leitura
e
acabava
por
ser
demais
[26]
Pois enquanto ao ao ler a primeira vez /
[27]
/
ah
embora
cansada
eu
estava
com
interesse
a
segunda
/
[29]
como
já
aprendi
aquilo
que
queria
já
era
o
cansaço
e
a
[31]
Sim mas isso isso não me incomoda nada aliás isto é comum /
[32]
à
segunda
leitura
nós
nunca
lemos
da
mesma
forma
como
lemos
da
primeira
[34]
É
é
um
bocado
mais
desinteressante
então
[36]
in/ in / ah é é mais desinteressada em coisas de pormenor /
[37]
por
isso
eh
hum
/
aparentemente
fáceis
por
exemplo
ah
reparei
que
/
[39]
frades
tri
/
eh
trinitários
lisboetas
disse
frades
trinitários
eh
de
Lisboa
[41]
Pronto
porque
é
é
lógico
é
de
Lisboa
hhh
o
lisboeta
[43]
E
no
entanto
agora
aqui
à
segunda
vez
já
tive
mais
cuidado
com
uma
frase
que
você
tem
aqui
[47]
Pois
exato
que
era
um
frase
muito
difícil
e
que
na
na
[49]
primeira
leitura
não
se
saiu
com
a
entoação
apropriada
[50]
Eu
pus
assim
de
eh
da
primeira
vez
foi
quem
aprisiona
as
águas
da
maré
[51]
fiz
aqui
a
pontuação
e
depois
a
enchente
não
sei
quê
e
agora
/
[53]
foi
a
única
coisa
que
eu
melhorei
/
[54]
porque
porque
tive
em
atenção
essa
parte
porque
de
resto
já
foi
[59]
E / e no no seu trabalho acaba por não ter eh / eh /
[60]
de fazer eh lei leitura como faz / ou /
[62]
Nunca
faço
leitura
faço
leitura
em
casa
/
[63]
mas
ah
em
frente
aos
clientes
não
[65]
Hum
e
como
é
que
faz
isso
?
[67]
Agora
é
é
de
vinte
anos
de
experiência
não
é
?
[68]
Vinte
anos
de
experiência
já
...
.
[69]
Uma
vez
ah
entrevistei
&
uma
/
uma
guia
eh
de
turismo
/
[71]
que
falava
como
se
fosse
/
[72]
o
que
é
que
eu
hei-de
dizer
/
[73]
era era uma rajada de hhh
[75]
Nãoeu eu eu portanto eu leio é na véspera de fazer um grupo leio
[76]
as
datas
principalmente
as
datas
é
/
é
muita
data
junta
[78]
os
nomes
ainda
é
fácil
porque
a
gente
localiza
na
época
e
vamos
lá
[79]
É
só
isso
que
eu
faço
depois
na
/
no
autocarro
ou
no
monumento
falo
sempre
nunca
leio
[82]
Mesmo
no
autocarro
quando
é
para
países
estrangeiros
e
cidades
/
[84]
eu
fe
estudo
sempre
de
véspera
nunca
leio
nada
no
autocarro
[87]
Porque
depois
também
não
não
saia
espontâneo
não
é
?
[88]
Claro
então
leitura
por
leitura
então
eles
que
leiam
não
é
?
[89]
Eh
eles
se
pagam
para
ter
um
intérprete
e
um
guia
/
[92]
para
ter
alguém
que
saiba
e
que
saiba
contar
histórias
e
/
[93]
/
e
/
e
que
esteja
à
vontade
para
sa
para
saber
contar
e
não
ler
[95]
Ler
claro
não
tem
a
entoação
do
contar
[96]
Sim
sim
sim
naturalmente
mas
há
pessoas
que
acabam
por
transportar
um
texto
escrito
/
[97]
e
que
era
o
caso
dessa
ah
a
hum
na
memória
e
de
ditá-lo
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