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ID41
ParticipantJ. Dionísio
GenderMasculino

Texto: -


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[1]
hum Mais justa do que aquela que existe atualmente /
J. Dionísio
[2]
dos eh grupos de colocação de professores no secundário
J. Dionísio
[3]
Sim eh inúmeras indefinições e questões gravíssimas ah /
C. Rodrigues
[4]
por exemplo os alunos da Linguística continuam com um problema tremendo
C. Rodrigues
[5]
E esse é um problema novo não é ?
J. Dionísio
[6]
Este é um problema que surgiu depois
C. Rodrigues
[7]
Esse é um problema novo que que se acrescentou /
J. Dionísio
[8]
Aos existentes
C. Rodrigues
[9]
mas é do mas então é do mesmo teor
J. Dionísio
[10]
É e /
C. Rodrigues
[11]
hum e os alunos continuam hoje a queixar-se do mesmo que nos queixávamos /
C. Rodrigues
[12]
que era de ah /
C. Rodrigues
[13]
falta de preparação para ir dar aulas muitos deles Nós não temos culpa disso mas eles /
C. Rodrigues
[14]
precisavam de uma formação eventual nisso
C. Rodrigues
[15]
Sim mas eu sou bastante reticente quanto à ideia da faculdade /
J. Dionísio
[16]
como uma escola de formação de professores /
J. Dionísio
[17]
Eu também subscrevo
C. Rodrigues
[18]
ah e
J. Dionísio
[19]
e
J. Dionísio
[20]
e um trabalho específico a realizar o chamado biénio /
J. Dionísio
[21]
em que supostamente /
J. Dionísio
[22]
hum uma série de /
J. Dionísio
[23]
conteúdos e formas de trabalho /
J. Dionísio
[24]
que foram sendo adquiridas ao longo de quatro anos de licenciatura /
J. Dionísio
[25]
são convertidas em algo que pode ser frutuoso no Ensino /
J. Dionísio
[26]
uhuh
C. Rodrigues
[27]
e essa parte é formação específica de professores é o meu entendimento
J. Dionísio
[28]
Claro
C. Rodrigues
[29]
outras escolas que têm essa parte pedagógica aliada ao
C. Rodrigues
[30]
à matéria que dão ao longo do curso parece-te que isso será melhor ?
C. Rodrigues
[31]
uhuh
J. Dionísio
[32]
Mas Mas essas então são escolas tendencialmente de formação ao est de formação de professores
J. Dionísio
[33]
Pois
C. Rodrigues
[34]
Mas eu mesmo assim acho que o nosso modelo apesar de ser ter pensado como /
C. Rodrigues
[35]
transitório acaba por /
C. Rodrigues
[36]
talvez ser melhor ou deveria ser melhor uma vez que depois de as pessoas terem compreendido
C. Rodrigues
[37]
A mim não me parece que esta f que esta forma esteja errada
J. Dionísio
[38]
Esta ideia de criar do dois anos ou
J. Dionísio
[39]
Pois
C. Rodrigues
[40]
ou um período s seja /
J. Dionísio
[41]
O que for
C. Rodrigues
[42]
dois um pouco menos ou um pouco mais /
J. Dionísio
[43]
não me parece mal
J. Dionísio
[44]
uhuh
C. Rodrigues
[45]
Porque também é nessa altura que eles dominam /
C. Rodrigues
[46]
ah o suficiente de várias áreas para poder saber o que é que ...
C. Rodrigues
[47]
É um pensamento desejável
J. Dionísio
[48]
Pois
C. Rodrigues
[49]
Enfim mas eles queixam-se sempre tanto /
C. Rodrigues
[50]
os alunos nunca estão satisfeitos e os professores nunca estão satisfeitos é sempre assim
C. Rodrigues
[51]
Mas Mas Mas acho acho muito bem que que cada um de nós não não não esteja satisfeito
J. Dionísio
[52]
hhh Somos muito rabugentos muitas vezes
C. Rodrigues
[53]
Claro
J. Dionísio
[54]
Não Não Não se trata de sermos rabugentos quer dizer /
J. Dionísio
[55]
ah não não vamos ter pensamentos miserabilistas mas /
J. Dionísio
[56]
de facto as condições em que nós trabalhamos são más
J. Dionísio
[57]
Pois são
C. Rodrigues
[58]
Eu não posso deixar de dar razão a qualquer um dos meus alunos que
J. Dionísio
[59]
deste ano porque não têm um
J. Dionísio
[60]
não não têm as menores condições /
J. Dionísio
[61]
De trabalho
C. Rodrigues
[62]
de estar a a frequentar /
J. Dionísio
[63]
a cadeira eu tenho mais de sessenta alunos em cada uma das salas
J. Dionísio
[64]
Basta isto /
J. Dionísio
[65]
para /
J. Dionísio
[66]
tudo não poder funcionar de forma /
J. Dionísio
[67]
ah /
J. Dionísio
[68]
conveniente não digo sequer /
J. Dionísio
[69]
Claro Claro
C. Rodrigues
[70]
ah boa digo conveniente
J. Dionísio
[71]
uhuh
C. Rodrigues
[72]
ah Portanto isto não é ser rabugento
J. Dionísio
[73]
Não absolutamente
C. Rodrigues
[74]
Está bem ah /
J. Dionísio
[75]
Não quando as ah condições de trabalho aqui
C. Rodrigues
[76]
exigências que eu admito que sejam /
J. Dionísio
[77]
um um pouco disparatadas quando /
J. Dionísio
[78]
outros problemas graves que que se colocam /
J. Dionísio
[79]
mas a verdade é que esses problemas graves que se colocam e relativamente a eles eu /
J. Dionísio
[80]
ah quem quiser
J. Dionísio
[81]
E ah o sucesso dos alunos em termos de classificação é /
C. Rodrigues
[82]
uh
J. Dionísio
[83]
uma taxa apreciável ou pelo contrário tens /
C. Rodrigues
[84]
como eu em Fonologia
C. Rodrigues
[85]
O que é que entendes ah como como taxa apreciável ?
J. Dionísio
[86]
Sei mais de sessenta porcento sei
C. Rodrigues
[87]
Mais de sessenta porcento
J. Dionísio
[88]
É ? Sempre ?
C. Rodrigues
[89]
Mais de sessenta porcento
J. Dionísio
[90]
Dos inscritos inicialmente ou ...
C. Rodrigues
[91]
Dos inscritos inicialmente mais de sessenta porcento
J. Dionísio
[92]
É ?
C. Rodrigues
[93]
É que eu não consigo ah taxas de êxito dessa natureza
C. Rodrigues
[94]
Não ?
J. Dionísio
[95]
Não porque
C. Rodrigues
[96]
Mas consegues metade ?
J. Dionísio
[97]
Sim
C. Rodrigues
[98]
Mas ah sim /
C. Rodrigues
[99]
mas ah o que se passa é que muitíssimos alunos acabam por desistir /
C. Rodrigues
[100]
antes de antes do natal ou até ao ao natal /
C. Rodrigues

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