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ID5L
ParticipantV. Lopes
GenderFeminino

Texto: -


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[1]
V. Lopes
[2]
Ok
C. Rodrigues
[3]
Não tens muita prática de ler alto pois não ?
C. Rodrigues
[4]
Não
V. Lopes
[5]
Hoje em dia não não leem alto nas aulas ?
C. Rodrigues
[6]
No
C. Rodrigues
[7]
Leem-se mas uh /
V. Lopes
[8]
É por exemplo aquelas pessoa que
V. Lopes
[9]
que não não erram nunca é que leem
V. Lopes
[10]
Porquê ?
C. Rodrigues
[11]
Porque assim / hhh é
V. Lopes
[12]
É ? E e tu não não costumas ler ?
C. Rodrigues
[13]
Às vezes
V. Lopes
[14]
Ah mas costumas ler alto ou costumas ler baixo ?
C. Rodrigues
[15]
Ah hum
C. Rodrigues
[16]
Alto
V. Lopes
[17]
Quando não nas aulas alto
V. Lopes
[18]
Nas aulas ou em casa ?
C. Rodrigues
[19]
Não baixo para mim
V. Lopes
[20]
Hum hum
C. Rodrigues
[21]
Quando estás a estudar estudas sempre baixo nunca ...
C. Rodrigues
[22]
Não quando quando estou a estudar tem de ser alto mas quando estou a ler um livro /
V. Lopes
[23]
Hum
C. Rodrigues
[24]
tem que ser para mim
V. Lopes
[25]
Hum hum
C. Rodrigues
[26]
Mas sabes que é muito ter o hábito de ler alto também porque ouvindo-nos conseguimos corrigir
C. Rodrigues
[27]
/ ah a própria pronúncia e a articulação /
C. Rodrigues
[28]
Han han
V. Lopes
[29]
muitas coisas que /
C. Rodrigues
[30]
nós antecipamos sílabas e outras coisas do gênero mas se nos ouvirmos
C. Rodrigues
[31]
não fazemos
V. Lopes
[32]
não fazemos isso
C. Rodrigues
[33]
Nunca tiveste problemas de articulação ?
C. Rodrigues
[34]
Sim eu trocava a as letras eu sou disléxica
V. Lopes
[35]
Hum hum
C. Rodrigues
[36]
Ah e fizeste algum tratamento para recuperar ah /
C. Rodrigues
[37]
Fiz
V. Lopes
[38]
Hum hum
C. Rodrigues
[39]
Ainda no psicólogo e depois /
V. Lopes
[40]
pronto fala falávamos e ela corrigia-me às vezes mas não não era tanto pela fala era mais pela escrita
V. Lopes
[41]
Hum hum
C. Rodrigues
[42]
O que é que que costumavas fazer ? Lembraste ainda de que tipo de erros é que davas ?
C. Rodrigues
[43]
Ah / hum era do género era para escrever perto e eu escrevia preto
V. Lopes
[44]
Hum hum
C. Rodrigues
[45]
E às vezes na le não era na fala assim diária mas às vezes na li na leitura também trocava
V. Lopes
[46]
Hum hum
C. Rodrigues
[47]
Oh bocadinho também trocaste a conversa pela conserva hhh
C. Rodrigues
[48]
hhh
V. Lopes
[49]
hhh Nunca tinhas ouvido falar em moendas ?
C. Rodrigues
[50]
Moendas não
V. Lopes
[51]
Hum
C. Rodrigues
[52]
Haviamuitaspalavrasquenãoconheciasna/ na lista ?
C. Rodrigues
[53]
Algumas aquelas mais
V. Lopes
[54]
Hum
C. Rodrigues
[55]
mais complicadas
V. Lopes
[56]
Hum
C. Rodrigues
[57]
Ah tens o hábito de escrever ou não ?
C. Rodrigues
[58]
Escrever escrevo
V. Lopes
[59]
Mas o que é que costumas escrever que tipo de coisas ?
C. Rodrigues
[60]
Quando certas composições na escola /
V. Lopes
[61]
trabalhos também /
V. Lopes
[62]
na escola e depois /
V. Lopes
[63]
normalmente antes dos testes faça sempre resumos da matéria e coisas assim /
V. Lopes
[64]
e no meu diário
V. Lopes
[65]
Hum hum
C. Rodrigues
[66]
hhh E tens o cuidado de escrever eh de acordo com as normas ortográficas
C. Rodrigues
[67]
hhh
V. Lopes
[68]
ou também prescindes de muitos acentos e ?
C. Rodrigues
[69]
Não quando escrevo com mais normas or ortográficas é quando /
V. Lopes
[70]
/ hum quando é composições para a escola e trabalhos nos trabalhos de grupos é /
V. Lopes
[71]
quando se tem mais cuidado
V. Lopes
[72]
Hum hum
C. Rodrigues
[73]
Mas isso quer dizer que por exemplo hum no que diz respeito à acentuação muitas vezes não pões acentos ?
C. Rodrigues
[74]
Ou não ?
C. Rodrigues
[75]
Por exemplo sei em crítico perpétuo /
C. Rodrigues
[76]
ínfimo e outras que
C. Rodrigues
[77]
Algumas ponho outras não / hhh
V. Lopes
[78]
É ?
C. Rodrigues
[79]
E os e os teus colegas ?
C. Rodrigues
[80]
Na maior parte não põe a maior parte das pessoas não se preocupa com os acentos
V. Lopes
[81]
É ?
C. Rodrigues
[82]
É
V. Lopes
[83]
Mascomoéque se forem ler aquilo como é que leem ?
C. Rodrigues
[84]
Leem como se tivesse acento
V. Lopes
[85]
Pois
C. Rodrigues
[86]
Ah e os professores nunca vos chateiam por causa disso ?
C. Rodrigues
[87]
Chateiam-se especialmente a professora de Francês porque os /
V. Lopes
[88]
os a os acentos nós pomos sem pomos sempre para o lado errado
V. Lopes
[89]
hhh
C. Rodrigues
[90]
hhh E a de Português ? O que é que fazem nas aulas de Português ?
C. Rodrigues
[91]
V. Lopes
[92]
Estamos a ler os Lusíadas
V. Lopes
[93]
Ai é ?
C. Rodrigues
[94]
É
V. Lopes
[95]
E que tal ?
C. Rodrigues
[96]
Ah alto também ou não leem e analisam simplesmente ?
C. Rodrigues
[97]
Alto
V. Lopes
[98]
Alto
V. Lopes
[99]
Alto e depois lemos as estrofes
V. Lopes
[100]
analisamos estrofe por estrofe
V. Lopes

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