u view
Sem título
ID | 69 |
Participant | F. Silva |
Gender | Masculino |
Texto: -
mostrar 1 - 100 of 149 • seguintes
[1]
Oque que achou disto tudo ?
[2]
Para
além
de
massador
já
sei
com
certeza
[3]
Não
um
bocado
massador
mas
eh
não
quer
dizer
como
não
estou
dentro
/
não
sei
o
/
[4]
o
que
se
pretende
é
é
difícil
[6]
Ah
não
é
/
portanto
é
um
assunto
que
/
[7]
como
eu
lhe
digo
assim
nas
nas
ciências
sociais
elas
cruzam-se
[8]
todas
umas
com
as
outras
isto
é
uma
ideia
que
eu
tento
dar
aos
meus
alunos
[12]
econo[///] percebem economia política está tudo ligado
[14]
estes
fenómenos
são
sempre
globais
[15]
Por
exemplo
a
a
imigração
que
tem
motivos
históricos
economómicos
políticos
[17]
altera
a
própria
estrutura
/
[20]
e
acho
que
basta
ver
e
portanto
[23]
Tudo
tem
relação
com
tudo
/
[25]
por
isso
é
que
eu
sou
um
bocado
contra
as
especializações
e
[26]
e
tento
saber
um
bocadinho
de
cada
coisa
e
estudar
um
bocadinho
de
tudo
[29]
Eachaque que os alunos de hoje em dia têm eh /
[30]
normalmente
o
interesse
por
fazer
justamente
essa
inter-ligação
entre
as
coisas
ou
justamente
[31]
Eles
o
interesse
têm
só
que
o
sistema
está
péssimo
e
portanto
/
ah
/
[32]
o
sistema
digamos
que
não
prepara
[33]
ah
os
alunos
para
intervirem
no
mundo
e
[35]
modificá-lo
e
compreenderem
mas
digamos
que
treina-os
como
[36]
Pronto
é
um
ensino
de
treino
/
[37]
ser
muito
bom
numa
coisa
treinar
capacidades
e
/
[38]
portanto
nesse
aspeto
eu
sou
um
bocado
um
Dom
Quixote
no
no
ensino
mas
eh
pronto
/
[41]
mas
eu
seria
incapaz
de
fazer
uma
coisa
em
que
não
acreditasse
[44]
/
ah
fazer
mal
mas
acreditar
do
que
/
[45]
a
ter
portanto
eu
sou
muito
contra
o
[47]
Sim
eu
sou
muito
a
favor
digamos
/
[48]
de
um
ensino
que
dê
uma
perspetiva
global
das
coisas
ah
/
[49]
porque
eu
penso
que
a
pessoa
aprende
é
depois
do
sistema
de
ensino
[51]
Graças
a
Deus
vou
sozinha
hhh
[53]
A
pessoa
aprende
é
depois
do
sistema
de
ensino
não
é
?
[55]
E
o
sistema
de
ensino
tem
é
que
dar
as
bases
tem
que
dar
as
gavetas
/
[56]
para
a
pessoa
arrumar
os
conhecimentos
não
é
?
[57]
porque
depois
é
que
ela
vai
aprender
[59]
Portanto
o
sistema
de
ensino
tem
de
vocacionar
para
aprender
motivar
[61]
dar
ah
no
fundo
esquemas
/
[63]
mas
que
são
flexíveis
porque
/
[64]
se
nós
virmos
eh
toda
a
realidade
e
todos
os
esquemas
/
[65]
ah
de
explicação
do
mundo
nestes
último
cinquenta
anos
falharam
/
[66]
e
portanto
a
pessoa
tem
é
que
ser
flexível
tem
que
ser
aberta
/
[68]
e
tem
que
compreender
que
a
humanidade
está
numa
etapa
/
[71]
no
que
respeita
à
compreensão
das
coisas
o
Homem
sabe
muito
pouco
ainda
portanto
/
[74]
/
ah
ciências
como
a
medicina
que
não
foram
se
quer
uma
gripe
e
outras
coisas
do
género
[76]
eu
penso
que
o
grande
erro
é
/
[77]
<a
rigidez>
a
rigidez
e
/
[78]
e
penso
que
as
pessoas
que
fazem
os
programas
e
que
no
fundo
são
elas
que
determinam
o
sistema
de
ensino
/
[79]
não
têm
em
conta
estes
aspetos
/
[80]
quanto
a
mim
são
básicos
os
alunos
passam
demasiado
tempo
nas
aulas
/
[81]
chegam
a
ter
oito
horas
de
aulas
por
dia
aborrecem-se
não
aprendem
criam
um
/
[82]
ummau criam aversão criam uma má relação com o professor /
[83]
/
e
pronto
e
eu
penso
que
se
aprende
bem
a
fazer
/
[85]
os
alunos
aprendem
bem
a
fazer
/
[87]
e
o
sistema
de
ensino
digamos
que
não
contempla
[89]
Mesmo
que
seja
somente
uma
pesquisa
própria
?
[90]
Ah
sim
eles
interessam-se
imenso
eles
eh
[91]
/quando/ eles é assim ah eles tiverem que fazer esforço
[92]
eles
para
compreender
um
conceito
esse
conceito
/
[95]
Aliás
eh
este
ano
no
fim
do
ano
eu
tive
uma
turma
/
[96]
assim
de
dia
que
já
não
tinha
há
dez
anos
[97]
Praticamente
estou
a
ensinar
à
noite
há
[98]
há
oito
ou
nove
anos
tive
uma
turma
de
dia
[99]
Dei-me
um
bocado
mal
com
eles
porque
hoje
em
dia
/
Edit as list • Representação em texto