u view
Sem título
ID | 97 |
Participant | F. Soares |
Gender | Masculino |
Texto: -
mostrar 1 - 100 of 131 • seguintes
[2]
e
logo
hoje
é
costuma
é
ser
só
as
dez
e
meia
mas
hoje
vem
aí
um
senhor
com
um
com
uma
obra
que
vão
editar
sobre
o
descobrimento
[7]
hum
hum
muito
bem
ahm
/
e
já
agora
outra
coisa
também
ainda
a
propósito
da
sua
experiência
em
ensino
ah
naturalmente
para
ensinar
ah
a
escolher
notam-se
com
certeza
han
dificuldades
de / dos
alunos
motivadas
pela
sua
pertença
dialetal
isto
é
eles
tem
determinadas
[9]
Não
porque
como
os
alunos
são
dessa
região
e
portanto
esse
problema
não
se
põe
talvez
pusesse
se
eu
não
fosse
daqui
e
como
sou
e
fosse
lá
para
baixo
[11]
para
o
Alentejo
para
o
Algarve
ou
para
Lisboa
mas
como
nunca
fui
portanto
esse
problema
não
se
põe
[13]
Nós
e
os
alunos
entendemo-nos
[16]
Mas
a
ortografia
não
corresponde
à
alguma
das
[17]
Sim
sim
sim
sim
sim
Isso
sim
acontece
muitas
vezes
Acontece
trocam
os
bês
pelos
vês
e
até
nós
nós
professores
han
às
vezes
caímos
nesse
erro
han
e
isso
reflete-se
na
escrita
[18]
Sim
?
E
como
é
que
se
combate
isso
?
[19]
É
combate
é
é
é
é
estar
a
insistir
com
os
alunos
porque
eles
por
muito
mais
que
nos
esforçamos
eles
estão
estão
uma
uma
uma
percentagem
muito
grande
lá
fora
em
contacto
com
outros
com
outras
crianças
e
com
os
pais
que
também
tem
os
mesmo
erros
[20]
Nós
também
os
temos
o
que
é
tentamo-nos
corrigir
e
embora
também
acabamos / acabemos
por
cometer
erros
na
de
pronúncia
Mas
dizer
mas
isso
é
por
a
a
insistência
é
fundamental
aqui
escola
para
para
que
esses
esses
[21]
Dantes
havia
o
hábito
de
por
exemplo
se
repetirem
as
palavras
que
tenham
sido
escritas
erradamente
para
[23]
Há
vários
processos
de
um
um
processo
é
esse
outro
processo
é
é
por
exemplo
faz-se
uma
ortografia
e
há
um
erro
risca-se
aquela
aquela
palavra
que
está
mal
escrita
e
e
pede-se
ao
aluno
que
passe
a
substituir
uma
ou
duas
ou
três
vezes
[26]
hum
ou
outro
processo
é
antes
de
fazer
a
ortografia
dar
o
texto
ao
aluno
e
ele
vai
vai
vai
escrever
separadamente
aquelas
palavras
que
para
eles
são
consideradas
eh
mais
difíceis
e
que
pode
errar
e
portanto
eh
quando
fizer
o
exercício
de
ortografia
já
está
precavido
dessas
[28]
Como
é
que
se
faz
os
exercícios
de
ortografia
hoje
em
dia
?
Ainda
se
fazem
aqueles
célebres
ditados
eh
que
havia
noutros
tempos
[29]
possíveis
falhas
que
vai
limitando
[30]
Depende
do
hoje
hoje
hoje
o
sistema
modificou-se
o
ensino
é
diferente
Há
pessoas
que
até
praticamente
de
aboliram
com
esses
exercícios
de
ortografia
à
moda
antiga
ou
descontinuam
quer
dizer
eu
acho
que
o
meio
termo
seria
o
ideal
não
insistir
muito
porque
também
é
capaz
de
ser
um
pouco
maçador
para
o
aluno
estar
constantemente
a
fazer
exercícios
de
bibliografia
mas
obrigá-lo
a
a
visionar
bem
as
letras
as
palavras
para
que
com
esse
modo
possa
evitar
ah
dar
erros
[31]
eh
han
estimula-se
por
exemplo
consulta
de
dicionário
?
[32]
Sim
sim
sim
sim
praticamente
todos
os
alunos
a
partir
nesta
escola
ah
todos
os
alunos
isto
é
um
pouco
de
exagero
porque
nós
esta
escola
fica
fica
situada
eu
tenho
alunos
de
um
bairro
social
portanto
os
bairros
sociais
têm
problemas
económicos
graves
problemas
sociais
/
[33]
alcoolismo
prostituição
droga
inclusivamente
Portanto
mas
eu
dizia
uma
grande
parte
dos
alunos
no
terceiro
ano
adquirem
um
dicionário
e
trazem
o
dicionário
para
escola
portanto
o
professor
leva
o
aluno
quando
tem
dificuldade
em
palavras
na
sua
significação
e
na
na
sua
escrita
vai
ao
dicionário
portanto
manuseiam
com
facilidade
o
dicionário
[34]
Outros
casos
em
que
o
aluno
não
tem
possibilidade
de
comprar
a
escola
tem
um
dicionário
tem
um
ou
mais
dicionários
para
o
uso
para
para
o
uso
desses
alunos
vêm
vêm
aqui
e
requisitam
o
professor
requisita
esses
dicionários
portanto
os
alunos
podem
manusear
[35]
Considera
que
por
exemplo
os
o
tipo
de
conhecimentos
que
hoje
em
dia
à
saída
do
ensino
básico
os
alunos
têm
é
é
similar
àquele
que
[37]
os
alunos
teriam
há
vinte
anos
atrás
[38]
não
muito
inferior
eh
muito
inferior
eh
embora
noutras
áreas
tenha
como
hei-de
dizer
tenha
um
conhecimento
mais
vasto
do
mundo
que
o
rodeia
porque
não
é
escola
é
mas
é
os
meios
de
comunicação
social
que
hoje
há
ao
dispor
dos
alunos
que
há
trinta
ou
quarenta
anos
não
tinham
porque
nas
matérias
populares
em
si
hoje
o
aluno
constata-se
que
sabe
muito
menos
do
que
sabia
há
trinta
ou
quarenta
anos
[39]
se
tivesse
de
enumerar
algumas
das
coisas
que
achava
que
era
indispensável
para
que
os
alunos
à
saída
do
ensino
básico
o
que
é
que
apontaria
?
Já
pensou
um
bocadinho
nisso
?
[41]
seguir
é
mais
importante
claro
tem
que
saber
ler
né
?
[42]
que
mais
importante
olhe
há
vários
há
vários
factores
houve
uma
redução
drástica
nos
programas
nos
currículos
a
nível
de
primeiro
ciclo
eh
eliminaram
a
história
praticamente
hoje
a
História
de
Portugal
está
ali
está
está
restrita
à
meia
dúzia
de
figuras
[44]
fecha-me
a
porta
sim
?
se
faz
favor
[45]
eh
a
nível
de
história
ah
estudo
do
meio
esse
está
está
mais
adequado
à
língua
portuguesa
ah
foi
muito
foi
muito
reduzida
na
questão
na
pa
na
área
da
gramática
a
gramática
foi
muito
reduzida
praticamente
hoje
gramática
na
no
primeiro
ciclo
é
é
é
muito
...
praticamente
aquilo
nem
nem
reduz-se
a
muito
pouco
e
depois
os
alunos
vão
aprender
aquilo
que
aprenderam
aqui
vão
aprender
no
segundo
ano
do
do
ou
seja
no
quinto
e
no
sexto
ano
do
do
ciclo
preparatório
[47]
ah
a
matemática
ainda
é
um
dos
pontos
que
está
mais
ou
menos
de
acordo
com
os
programas
ah
antigos
Não
sei
o
conhecimento
é
é
diferente
os
alunos
hoje
sabem
mais
coisas
a
respeito
do
mundo
que
os
rodeia
mas
como
digo
não
é
muito
na
escola
porque
realmente
a
escola
hoje
[50]
não
acompanha
a
evolu
não
acompanha
a
evolução
dos
tempos
isso
é
um
facto
A
escola
continua
continua
a
ter
a
ter
a
ter
bancos
e
carteiras
como
antigamente
continua
a
ter
um
quadro
preto
à
frente
dos
alunos
material
didático
não
existe
material
audiovisual
não
existe
eu
quando
vim
para
aqui
não
havia
nada
ah
e
com
muito
esforço
se
comprou
um
televisor
um
vídeo
gravadores
hen
projetor
de
dispositivos
coleções
para
slides
para
para
para
com
temas
alusivos
à
algumas
à
algumas
áreas
no
no
estudo
do
meio
eh
porque
o
Ministério
da
Educação
não
dá
nada
não
equipa
não
equipa
nada
as
escolas
do
ensino
estão
praticamente
botadas
ao
abandono
E
[51]
o
senhor
neste
momento
é
o
diretor
da
da
escola
?
[52]
não
fui
até
setembro
e
como
este
ano
como
este
ano
tencionava
aposentar-me
não
quis
não
quis
mais
porque
poderia
poderia
ainda
sair
a
meio
do
ano
depois
as
coisas
complicaram-se
proibiram
a
saída
ou
a
aposentação
de
professores
a
meio
do
ano
portanto
vou
ter
de
aguentar
até
julho
[53]
Foi
por
esse
motivo
que
deixei
Mas
foi
com
muito
esforço
que
se
e
com
a
ajuda
dos
pais
Nós
para
para
arranjarmos
verbas
para
aquisição
de
material
audiovisual
foi
preciso
fazer
rifas
quase
todos
os
anos
massacrar
as
os
pais
e
encarregados
de
educação
e
os
alunos
hhh
para
para
aquisição
desse
tipo
de
material
para
a
escola
portanto
felizmente
a
escola
agora
tem
possibilidades
a
última
aquisição
foi
uma
fotocopiadora
que
também
não
não
havia
mas
isso
foi
com
muito
esforço
[56]
mas
com
muito
esforço
senão
não
não
não
isto
está
isto
está
...
[57]
e
e
em
termos
de
livros
han
conseguem
ter
/
[60]
biblioteca
temos
também
ah
o
Ministério
da
Educação
tinha
uma
biblioteca
que
já
estava
eh
muito
muito
antiquada
nos
temas
e
nos
assuntos
nos
livros
inclusivamente
e
há
dois
anos
eu
fiz
um
projecto
e
esse
projecto
submeti-o
à
Fundação
Calouste
Gulbenkian
e
deu-nos
cerca
de
oitenta
noventa
contos
para
aquisição
de
livros
[63]
depois
an
o
ano
passado
com
as
verbas
que
podemos
retirar
hum
da
das
ditas
rifas
que
fazi
que
se
iam
fazendo
eh
fomos
fomos
aí
a
uma
livraria
compramos
compramos
mais
livros
para
aumentar
a
biblioteca
[64]
a
biblioteca
da
escola
agora
da
escola
tem
quatrocentos
e
tal
livros
coisa
que
a
cinco
seis
anos
tinha
vinte
ou
trinta
só
que
eram
os
tais
livros
de / da
biblioteca
do
Ministério
da
Educação
[66]
a
meu
ver
o
o
grande
erro
antes
do
vinte
e
cinco
de
abril
com
o
não
sei
se
recorda
o
o
o
Ministro
da
Educação
<da
Antã>/ de
Antão
era
o
Veiga
Simão
[67]
/
eh
a
meu
ver
o
grande
erro
dele
foi
foi
ter
menosprezado
as
escolas
do
primeiro
ciclo
ter
arrancado
com
os
ciclos
preparatórios
[68]
portanto
ele
devia
ter
começado
pela
base
e
não
a
meio
portanto
ele
realmente
foi
um
impulsionador
foi
um
impulsionador
dos
ciclos
preparatórios
a
nível
de
norte
ao
sul
do
país
mas
esqueceu-se
que
a
base
é
o
primeiro
ciclo
porque
o
aluno
se
não
tiver
condições
para
trabalhar
aqui
não
as
vai
depois
/
[69]
eh
não
as
vai
depois
adquirir
a
meio
a
meio
da
carreira
não
é
?
[70]
as
coisas
devem
começar
pela
base
mas
enfim
e
pronto
[72]
são
erros
que
se
cometem
são
opções
que
se
fizeram
[73]
talvez
não
não
devidamente
pensadas
A
verdade
é
que
qualquer
pessoa
que
passa
pela
escola
ah
tem
uma
referência
e
essa
referência
[74]
Pois
é
sempre
o
primeiro
ciclo
é
é
porque
já
de
si
marca
muito
o
aluno
porque
/
[75]
eh
o
regime
aqui
é
de
mono
docência
portanto
o
em
princípio
o
aluno
terá
o
professor
eh
no
mínimo
um
dois
ou
três
ou
quatro
anos
[78]
porque
o
professor
até
pode
apanhar
e
é
aquele
mesmo
sempre
o
mesmo
eh
mas
enfim
o
sistema
é
assim
[79]
o
sistema
da
mono
docência
[80]
tem
vantagens
e
inconvenientes
o
aluno
se
tiver
a
mono
docência
durante
durante
quatro
anos
eh
vai
daqui
para
o
ciclo
e
é
uma
é
uma
transição
muito
grande
porque
de
um
professor
passa
para
meia
dúzia
[82]
tem
as
suas
vantagens
e
tem
seus
inconvenientes
Eu
também
não
estou
muito
de
acordo
com
a
mono
docência
acho
que
poderia
ser
alargado
um
pouco
mais
porque
depois
vai
vai
vai
trazer
algumas
consequências
para
o
aluno
porque
habituado
sempre
ao
mesmo
professor
durante
quatro
anos
segue
vai
para
o
ciclo
[87]
no
sistema
e
não
é
totalmente
diferente
mas
eles
acabam
por
se
adaptar
não
é
?
e
a
adaptação
hoje
talvez
seja
mais
fácil
do
que
há
quinze
ou
vinte
ou
trinta
anos
atrás
São
outras
vivências
outra
maneira
de
ver
as
coisas
outra
maneira
de
pensar
[88]
hoje
em
dia
também
eles
são
forçados
também
a
relacionar-se
com
muito
mais
pessoas
ah
desde
cedo
[90]
ah
o
relacionamento
é
diferente
até
nota-se
nota-se
que
as
crianças
são
mais
desinibidas
[91]
/
/
por
outro
lado
também
se
nota
o
contrário
é
que
eu
há
trinta
e
três
anos
quando
comecei
a
trabalhar
[92]
eh
a
criança
eh
para
a
motivar
não
é
preciso
muito
hoje
é
muito
difícil
motivar
a
criança
A
criança
vem
para
escola
eh
[93]
quase
que
obrigada
porque
a
escola
pouco
lhes
tem
para
dar
O
mundo
que
o
rodeia
é
muito
mais
atrativo
e
...
[95]
modernizar
a
escola
não
há
outra
solução
[96]
eu
não
vejo
outra
solução
senão
modernizar
a
escola
eh
e
a
escola
tem
que
ir
de
encontro
ao
interesse
da
criança
[97]
porque
a
criança
vem
para
aqui
vê-se
fechado
dentro
de
umas
quatro
paredes
com
um
professor
à
frente
com
um
quadro
/
[98]
material
didáctico
como
digo
não
há
nós
aqui
compramos
e
temos
mas
foi
como
digo
com
grande
esforço
porque
noventa
e
nove
vírgula
nove
por
cento
das
escolas
não
têm
material
nenhum
zero
[99]
algumas
nem
sequer
instalações
[100]
quanto
a
nível
de
instalações
?
Edit as list • Representação em texto