DI_104BM04a

Sem título

ID104
ParticipantA. Ferreira
GenderMasculino

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ah sim a te sim sim toda de Braga te ah toda de Braga isto é ah família da hm hm parte da mãe é Terras de Bouro Terras de Bouro concelho é distrito de Braga é de Braga ou distrito de Braga distrito de Braga ahm e ah é casado ? tem filhos ? casado toda ? hhh sou casado tenho dois filhos um rapaz e uma rapariga o que é que eles fazem ? é ? o rapaz com vinte e um a rapariga com dezoito o rapaz trabalha hm hm ah a rapariga está a estudar ai é ? o que é que ela quer fazer ? no décimo segundo quando for ainda ? eh pergunto mas ela não responde ainda está assim quer ir pa dá-me a impressão que diz ai é ? que quer ser professora de educação física salvo erro é uma ideia é uma ideia pelo menos é uma ideia e o e o seu filho o que é que ele faz ? esse anda a trabalhar pronto trabalhava num num comércio de de roupas e agora foi para uma casa de de eletricidade materiais elétricos hm hm de fios coisas de eletricidade é artigos elétricos também aqui na zona de okay muito bem aqui na zona de Braga e o senhor estudou até que idade ? é ? tenho o segundo grau isso é ? s ai eu sei quarta classe / n não dava para mais antigamente sei eu sei não dava para mais e mas olhe o que lhe digo ah houvesse quartas classes nesta altura como havia no meu tempo eu sei eu posso-lhe dizer que era capaz de ir de equi de equivaler / / sei a muitas disciplinas hoje talvez do sexto ano eu acredito que sim porque eu havia muitas coisas que ainda hoje / / hm hm ainda hoje a minha rapariga com o décimo agora no décimo segundo coisas que ela me pergunta claro e e operações matemáticas e hhh poi i mas se calhar agora é diferente é sabe que no meu tempo a matemática era era aritmética era mais baseada da aritmética era de contas isto hoje não hoje é aquilo o xis equivale a não sei quê não sei que mais mas eu hoje / / ainda consigo hm hm dizer determinadas coisas quer dizer posso não saber fazer o que ainda digo é assim tu como é que fazes ? isto faz-se ah fazia assim faz assim " então faz vais ver como está bem " e chega exato e ainda hoje ela faz e depois che chega e está bem porque portanto aprendeu bem ah quer dizer eh ah é uma maneira de a gente dizer às pessoas para não ter medo de fazer claro enquanto que eu julgo que nas escolas a professora obriga a que es tem que estar bem e não aquela chance de elas terem uma margem terem uma margem se está ou não está pois e hoje eh hoje décimo ano deus me livre mas se por exemplo muitas vezes ela chegava com as coisas e e eu eu pois ela não sabia eu também não sabia o que lhe dizia assim " como é que fazes ? " " na escola ? " " eu faço assim " " então faz vais ver como está bem " claro claro e as coisas claro muitas coisas que eu deus me livre eu hoje sei sei a tabuada sei contas e e pouco mais pois e também é o que é essencial enquanto que enquan mas pronto enquanto que eu dantes sabia a História toda de Portugal geografia pois mas é de ponta a ponta cuidado de ponta a ponta ciências de ponta a ponta hm hm eu andei dois anos na quarta classe deve saber bem e no segundo ano e no segundo ano mas sabia [ / / ] tenho vergonha de dizer e dizia e claro eu facilitei pronto era numa escola mista hm hm onde havia rapazes e raparigas e havíamos dois repetentes claro f era de duas classes não era era segunda e quarta hm hm enquanto que a professora dava à à segunda nós íamos para o eh e ca e facilitei oh era para um mapa era para o livro eu sabia tudo e um dia da professora faltava pouco tempo para ir a exame faz-me uma pergunta e eu não sabia / / " e agora não sabe " e ela " oh Adelino então eu com tanta confiança e agora " / / " sei tudo " eu disse assim " amanhã pergunte-me " hhh e sabia foi pegar no nunca estudava nem nada eu peguei no livro dei uma vista de olhos no outro dia cheguei salvo erro hm hm parece que era ciências " oh senhora professora está aqui o o livro " " pergunte-me o que quiser pode perguntar do princípio ao fim " sabia exato fez-me agora fez-me lembrar o meu e ela perguntou pronto aquilo é ao pai o meu pai também mas ele sabia mesmo sabia eu tinha gosto que não estudava mas tinha gosto do claro de saber quer dizer porq orgulhava-me claro de de mostrar aos outros aquilo que sabia hoje em dia parece que eles que eu que sabia portanto é o orgulho que hoje não hoje não orgulho hoje hoje as pessoas andam na escola por andar mortificadas não é ? / / andam por isto porque está a ver porque isto é acontece que se anda a estudar tira-se o décimo primeiro tira-se o décimo segundo acaba-se o décimo segundo ou vai para a universidade ou não tenho prego é exatamente e as pessoas andam na escola porque quase são obrigadas não têm emprego antes também e portanto não te não tem emprego faz décimo segundo oh ai que bom olha / / é vai para empregada de limpeza diz assim " andamos a estudar porquê ? " " e para quê ? " claro " ando ali a estudar porque o pai " os pais dizem assim / / hoje em casa " vai estudar tens que estudar " e eles andam a estudar às vez às vezes eh andam a estudar pronto e não têm gosto eu acho que para mim talvez cinquenta por cento das pessoas que estudam não têm não têm gosto de estudo não têm gosto e vontade nenhuma porque ve não ve não veem futuro / / é verdade não veem futuro de do que estão a fazer e é por isso que eu vejo l ah e para mim o não ter gosto porque eu tive uma minha irmã foi a única que estudou é mais velha até e isto quarenta anos ou trinta trinta e tal e ela chegava a casa ela estudava ela estudava de noite eu não vejo ninguém a estudar agora é e não gostam vejo-os nos cafés> / vejo-os nos cafés vejo-os nas discotecas até altas horas da noite para desgastar a cabeça porque para mais nada que isso para mim / olhe pergunto como é que eles depois vão vão estudar ? onde é que está vão eh refugiam-se nos cafés nas discotecas para nem sequer pensar nos estudos vão à escola porque não vão à escola porque os pais os se passar passou pronto mandou ir e é hábito não é ? conhecem os amigos oh porque têm que ir mas é o que pior ainda nem é isso é que a gente manda ou obriga-os a ir à escola mas não os pode controlar porque está a ver eu saio de manhã de casa a esposa sai de manhã de casa claro / portanto se ela ela sai para a escola às sete horas pelo menos sai pois agora como é que anda agora ela ela faltas não tem porque senão a escola mandava-me o que é que anda a fazer na escola ? também também não pode dizer dela pronto também não posso dizer muito porque porque ainda não chumbou nenhum ano naturalmente não tenha muita razão mas estamos a falar de a gente estava pronto mas isto é um pois o um global pronto um global mas quer dizer posso-lhe dizer que tem muitas horas de café pronto do que de escola ela deve ter mais horas de café ou do que eu ah hhh e eu tenho muito mais anos do que elas hhh ah pois isso é a consequência está a perceber ? porquê ? porque está ela tem a escola de manhã claro tenho dois dias por semana que tem de tarde hm hm uma ou duas aulas ora bem por onde é que ela anda ? em casa não fica pois não ? vão para o café não fica porque não não vai e mesmo que ela me diga assim " eu estive aqui em casa " claro eu não vi ela é capaz de estar em casa por exemplo sabia que eu que chegava a casa às quatro horas ou às cinco horas sabia que eu era capaz de estar em casa até às quatro mas das desde a uma hora até às quatro ou cinco esteve com certeza o mais normal / / pronto está está é isso portanto não e até digo acho que ah queixam-se os alunos podem-se queixar que que têm que têm muito tempo de aulas não têm nada ou quê eu acho que po mas podem ter muito tempo de aulas o que havia de ter era outras coisas nas escolas hm hm obrigatórias desporto um sei um teatro ou um um des um teatro uma qualquer coisa obrigatório ou mesmo que não fosse obrigatório que houvesse quem os mandasse ir ah que que houvesse um conhecimento dos pais e dizer assim " olhe ba isto " e mesmo na na matrícula / / também havia aquela outra por exemplo ba esta disciplina esta e esta pronto ia àquela e ela chegava e dizia assim " olha esta não quero " " mas não queres porquê ? " porque por exemplo houve um ano agora parece que estão hm hm hhh nem sei se tem se não tem mas por exemplo com a religião ela " ah religião não é preciso que não tem assim " " não vais " vais por podes e vais vais porque vais porque tem tempo quer dizer porque eu a obrigava eu era mais prestada eh era mais uma hora ou duas que a sentia acompanhada nos que pronto que sei que está na escola pronto porque sabe como é isto muitas muitas é e vejo como es e não e vejo como está pois como isto está como a gente uma pessoa tem medo hhh e vê-os por sabe que eles com essa vivência de café é claro isto é como era eles não vivem nada eles não vivem nada eles confrontam-se com os problemas mas parece que / / ah pois não que é sempre uma novidade apesar de estarem informados eles sabem que problemas e tal que drogas sim eh mas caem na mesma se for preciso ah p e sabem mas vão e caem caem porque é assim eu vou-lhe dizer hum / / houve um caso que / / pronto que se passou com ela hm hm eu soube depois pela mãe que foram para um café uns rapazes e umas raparigas e ela queixou-se que lhe doía a cabeça a uma ela " ah tenho aqui uma aspirina " ah e espetou-lhe uma aspirina num fino num fino / / e às pa às pa passado um tempo ela está sozinha com um rapaz / / / / e ela diz disse à mãe eu não sei não sei como é que / / não nem diz que nem sabe o que é que se passou sabe é que esteve / / sabe que estive ficou que as outras que desapareceram pff basta que até ela tem o um um mocito sei se é moço se é namorado se o que é ai é ? na Bósnia e ah e escreveu outros que pelo menos viu ? por acaso por acaso que assinou um rascunho sim e a contar ao mocito o que é que ah o que se passou que não sei quê que não se passou nada de mais que não sei quê mas que de facto ficou sozinha se lhe fossem se lhe fossem contar não se com ele e não sei quê que as amigas que fugiram e não sei quê não sei que mais assustasse hhh pois porque quer dizer se alguém lhe contasse para a queria ser ela a primeira a contar portanto está a ver que e segundo parece essa rapariga ou se droga ou era dogra drogada ou ainda se droga está a ver ? está a ver são as tais coisas que aparecem nos cafés pois eles não têm nada que fazer e depois dão-se a estas coisas / / e depois é uns com os outros é e e sabe em Lisboa tenho entrevistado alguns rapazes novos e raparigas e quase sempre acabamos por falar nisso e e eu pergunto-lhes " vocês não estão informados ? vocês não sabem que aquela porcaria que faz mal ? " " para que é que vocês se metem nisso ? " dizem-me " sabe às vezes é é porque os outros dizem " ah não és mulher não és nada não és homem não és nada se não " " " se não experimentares tu não vez que não faz mal e tal ? tu não vês que " uma vez não faz mal à segunda faz à e va terceira faz pior " ah e depois ah ah que se habituam e d veja eu estive em Lisboa vai / / vinte e três anos hm hm e eu ia daqui não é ? para e quando cheguei não presta disse isto esta não rapariguinhas aqui tão novinhas bonitas aqui assim no meio nesta vida vinte e tal anos nestas estradas e tudo vinte e tal anos imagine é muito dificil certas zonas que o que é hoje o que é hoje que isto foi e agora veja que isto chega-se a um certo ponto que oh olhe o basta ver que está mau e hhh ah ainda um dia destes me s me aconteceu uma situação tive de passar por Monsanto porque o ter o / o trânsito estava muito complicado por todo o lado é é mas eu tive de passar por / / e Monsanto também é um bom sítio porque precisava de ir buscar a minha filha ao infantário e eu não tinha outra saída e d ia de carro sozinha e então ah era o único sítio onde imaginei que conseguia ir mais depressa e realmente consegui não houve problema nenhum mas praticamente fui abordada num semáforo porquê ? porque aquela zona é uma zona característica de prostituição e eu hhh é bem porque isso é e " o que é que eu estou aqui a fazer ? " fui dali embora imediatamente não e e bast basta que tem havido assaltos tem havido / / de tudo crimes tem havido tr viola violações em é é tudo no nos semáforos é muito perigoso eu ando sempre com as portas fechadas e portanto eu acho que de noite / / mas era de dia que de noite em determinadas horas por exemplo por exemplo + de dia ? era de dia bem quer dizer mas de noite os sinais também continuam a funcionar e eu acho que depois das oito horas não devia de haver sinais para as pessoas que x que era para que nesses casos uma pessoa possa fugir você imagina que ali um sinal o sinal abre o sinal vermelho sozinho mas x pois pode acontecer a todos pronto e é é abordada é sei é para se partir um vidro pode-se fazer qualquer coisa claro e a gente como está o vemelho tem medo e não vai eu que o sinal nessa altura / / ou desligado de noite de uma determinada hora devia estar vermelho ou ou desligado ou intermitente e as pessoas / é um perigo é é é vão e fugiam assim não podem basta que tem acontecido casos desses no / é não se pode eh para então nos sinais nisso / não se pode andar mesmo é complicado não aquela zona de Monsanto também conheço eh mas foi mesmo ali junto ao Restelo portanto nem sequer era bem no meio de de Monsanto mas pronto são sim mas sa sabe como é sabe como é aquela zona ah Lisboa Lisboa eu ba d eu volto a dizer é no centro de Lisboa Cais do Sodré é é tudo a mesma história Intendentes Bairros Altos é é Alfama e não sei quê pronto e aquilo no centro da cidade e aquilo é a mesma coisa olhe e às horas que vem ah nós começámos para aqui a falar e a conversa é como as cerejas e então hhh em vez de começarmos hhh pela leitura começámos logo a conversar mas se não se importa fazemos agora aqui uma interrupção

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