DI_118BF34ab

Sem título

ID118
ParticipantG. Castanheira
GenderFeminino

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É daqui de Braga ? ah Dos arredores Dos arredores agora de onde ? Exato ah Bem ah arredores não é muito <muito / próx> [ / / ] tão próximo quanto isso mas é / ah concelho de Santo Tirso / uhuh ah embora portanto viver em Braga mesmo muitos anos muitos anos Considera-se de Braga não é ? Exato que Sim plenamente plenamente É ? Nunca Não viveu assim durante da sua vida nessa região ? ah Vivi muito pouco porque como não havia escolas próximas não é ? ah Aos dez anos íamos para colégio / uhuh portanto colégio em Guimarães também aqui aqui próximo uhuh ah Depois andei por Coimbra / e depois Braga Claro Fez o curso em Coimbra ? ah Não fiz fiz parte do liceu uhuh ah Depois vim para Braga por querer frequentar Filosofia / entrei para a universidade para Direito mas quis mudar / uhuh e vim cair a Braga assim de pára-quedas sem contar Ai é ? Que era aqui ah Sim um percurso um bocado ao contrário Algo sinuoso Algo sinuoso É um pouco é mas tinha acabado de ser oficializada naquele ano / uhuh aqui a faculdade a Universidade Católica não é ? A universidade ah Que existia mas existia para alunos deles Exato Depois ah nesse ano foi oficializada não é ? E portanto e entrou assim uma avalanche de de alunos grandes e eu foi que eu também vim parar Muito bem ah Fez então o curso de Filosofia ? Filosofia exato terminou muito tempo ? Ai sim / muitos anos hhh tenho vinte e um de ensino hhh Ena Alguma história deve ter Vinte e um é Deve ter muitas histórias para contar Algumas como toda a gente em tantos anos não é ? Algumas claro É É daqui a bocadinho vamos falar sobre isso Vai desculpar-me mas eu vou ter que lhe perguntar a sua idade Ai quarenta e três hhh Quarenta e três hhh muito bom muito bem vividos espero Não me queixo não não me queixo Não se queixa ? Ainda bem ah / A sua família era também da região de ah Sim a região envolvente uhuh Exato Ontem passei para aqueles lados Fui a Famalicão e depois ah Eu também hhh Eu também Eu também porque tenho os meus pais e o meu pai / uhuh e os meus irmãos e com muita frequência Tem muitos irmãos ? Dois Dois irmãos mais velhos ? Dois irmãos ah Mais velho e mais novo estou no meio / Sim ? uhuh de dois rapazes E eles vivem por ? ah Sim um vive mesmo e outro no Porto O que é que eles fazem ? Se não for indiscrição ah Portanto um é é funcionário / superior do Ministério das Finanças / uhuh é hum / da da alta inspeção das autarquias / uhuh ah e o outro é empresário / Muito bem hhh Oxalá seja dos de sucesso hhh Oxalá Oxalá é bom para eles e para nós / Era bom Claro e para o país hhh E os seus pais o que é que eles fazem ? ah O meu pai portanto foi uma pessoa / que começou muito novo na no / comércio na indústria não é ? Daí nasceu Daí é que nasceu a empresa on Em nome do seu pai ? que agora é gerida pelo meu irmão uma empresa familiar / uhuh que é nossa / e a minha mãe era professora primária Na área de têxtil ou noutras coisas ? Não Não Não na área dos transportes serviços de transportes de mercadorias líquidas inflamáveis / Ah as gasolinas os gasóleos essas coisas Sim Coisas perigosas Sim mas os camiões têm segurança Não têm havido mortes ? Não graças a Deus nada Que bom Essas coisas são complicadas Nada tudo tudo Não a a fiscalização é muito forte é de seis em seis meses Mas existem as Tudo revistado é melhor Tudo tem de ser vistoriado tudo Aquelas coisas têm corrido bem ? ah Tem rolado Sim tem havido acidentes ah mas felizmente coisas muito pequenas / Claro uhuh e num acidente grande que houve ah / que me o camião resvalou cento e cinquenta metros não explodiu Ah Portanto prova de que a segurança funcionou Está a funcionar muito bem uh Pois se isso acontec acontecesse sabe que traria / problemas vários Claro o pior seria o humano não é ? Os seguros não querem Com certeza É sempre o que vale mais O pior seria o humano não é ? Naturalmente Bom ah ontem / Não felizmente ah por causa de termos ido para esse lado ainda vimos ah vestígios de um acidente que houve / por ali na estrada / ah / Famalicão Guimarães ? Sim uma estrada cheia de movimento Sim e abre ali uma ponte sobre o o mar / Exato e mesmo junto à ponte / ah houve na noite anterior uma um uma um camião que se que se despistou / Não tive conhecimento e que foi cair ao rio / Não tive conhecimento não e não não não passei por uhuh Pois Fiz a autoestrada Braga Santo Tirso / Pois nós fizemos pela nacional logo saída Mas ah / ah diz que foi complicado e que ah inclusive até / hum não sei que horas de ontem ainda não tinham conseguido encontrar o / o senhor que que conduzia o auto o / Corpo ? Ah camião uhuh Enfim pensamentos ah / Então ? Conhecia os Moinhos de Marés ? Conheço hhh conheço muito bem Ai é ? hhh Então olhe foi obrigada a ter conhecimento deles outra vez hhh Tudo bem hhh muito que os visitou ? Tudo bem ah Agora não vou uns tempos mas / talvez dois anitos uhuh ah Tem então família para ali para aqueles lados ? Exato Torre da Marinha Seixal Paio Pires Ai é ? Exato e depois Setúbal O seu marido é de ou são seus ? Não transmontano / Então como é que isso aconteceu ? depois criação lisboeta e / depois alguns irmãos ficaram por aquela zona Ai é ? É ele di diz que é uma pessoa sem terra / Costuma ir ? hhh Com tantas terras é cigano Exato correu acho que correu as províncias todas morou em tudo quanto era sítio / pela profissão do pai E o que ele faz ? ah Era chefe de contabilidade de uma empresa / que construiu o metropolitano barragens no Alentejo / marina no Algarve / portanto andava Mudava-se sempre Sempre De terra em terra É Mas nasceu onde finalmente ? Em ? ah Vinhais Vinhais / Em Vinhais mas ah saiu saiu com três anos / Saiu de novo hhh portanto é do que tem menos é de Trás-os-Montes Claro os pais dele é que eram de de Vinhais ? Sim Sim Sim claro Mas foi iam sempre mudando à medida que era ah Que a empresa ... Depois sediaram sediaram-se em Lisboa e / pro al a casa permanecia ali e faziam comissões de serviço Deslocações Exato Exato uhuh E ele o que é que faz profissionalmente ? ah É professor É professor também ? Ah / É uma casa de professores hhh hhh É normal É normal E que tal ? Como é que é essa vida de um de uma casa de professores ? É fácil ? ah Eu acho que não é muito difícil não é muito complicado acho que Diga-me que eu não sei comparativamente vidas mais complicadas não é ? uhuh ah O facto de termos um horário em / dito part-time não é ? Quer dizer ou trabalhamos de manhã ou trabalhamos de tarde isto / Sim no dar as aulas é lógico / Claro ah permite que nos encontremos bastante / que possamos gerir a vida familiar / acompanhar os filhos com uma certa facilidade não está ele estou eu não estou eu está ele / Acompanhar os filhos ou estamos os dois ah quer dizer tem aspetos muito positivos Juntos E aconteceu sempre trabalharem mais ou menos eh no mesmo sítio ? Sim tudo sempre aqui à volta uhuh sempre aqui à volta Antes de eu não sei se sempre se tem respeitado ah / com as leis dos cônjuges ? ah Sim eu por exemplo estou colocada em Braga ao abrigo da preferência conjugal / É ? porque eu estou efetiva aqui em Amares / ah meia dúzia de Tempo ? doze quilómetros mas pela preferência conjugal / estou numa escola em Braga Em Braga uhuh Portanto é relativamente fácil E / ah tem dado aulas em Braga / muito tempo ? ah Nesta escola não porque é recente ah S Sim Exato mas ah nos dois últimos anos dei mesmo aqui no centro da cidade / Sim ? portanto em na Sanches e na na na outra que me esquece o nome André Soares uhuh Conheço minimamente uh ah Fora disso estive cinco anos em Amares por opção é a minha escola efetiva e estive por opção uhuh E como é que correu essa experiência ? Muito bem Muito bem eu gosto do meio rural uhuh Mas deve ser muito diferente em termos de ah Muito Muito Muito Muito Muito diferente mesmo / não tem nada a ver ah Aliás dentro da da própria cidade / O que é que a torna mais diferente ? ah trabalhar na André Soares ou trabalhar na Francisco Sanches foram duas escolas diferentes Era ? É ah / Como é que descreveria o as diferenças ? eu ah portanto tem tudo a ver com ah / o estatuto dos pais ah se os miúdos são miúdos / ah de bairro mas de bairro carencido / pobre ah pronto Os alunos tomam um determinado perfil / Problemático não têm acompanhamento em casa não não têm ah aquilo / que que lhes faz mais falta contacto com livros com / ah nada Portanto são miúdos muito entregues a eles não é ? Pois Muito entregues a eles Os miúdos rurais são são muito engraçados quer dizer têm ah são normalmente também sem grandes recursos económicos mas são / mais saudáveis / Sim ah temperalm ah tempera Temperamentalmente É temperamentalmente / hhh de temperamento mais saudável o que é fácil de entender não é ? Uma vida mais mais calma mais hum mais em liberdade / Na natureza mas uma liberdade que que é / o andar por ali no campo brincar / e que ali na zona de Amares ainda é ainda os miúdos passam muito tempo assim / uhuh ou estão na escola ou então andam por ali Tratava-se de uma escola secundária ou de uma escola ? ah Portanto começou como preparatória apenas e depois passou passou àquilo que estão a passar todas ah / Sim a básica dois três / uhuh na não é ? ah E a que anos é que tem dado aulas ? Quinto e sexto sempre Sim ? Quinto e sexto ah Por opção ou por Por opção por por opção por tempo ? Agora Agora a opção tracei-a muitos anos quando fiz estágio no / ah no preparatório não é ? Mas agora que o alargamento até para / Preparatório uhhuh possivelmente para o sétimo oitavo e nono / eu ah adaptei-me muito a a este nível etário uhuh Acho que gosto de trabalhar com esta idade E que disciplinas é que lhes ? ah ah Português e História / mas sempre que posso fujo à História É ? Gosta mais de Português ? Gosto mais do Português uhuh E co como é que é a sua formação / ah se chega para dar as aulas Ora bem a minha formação não me chega ah nunca me chegou / porque quem tem um curso de Filosofia / Pois não tem não tem preparação nenhuma científica / para dar Português / mas por outro lado Mas por ? Exato por outro pois ah o Ministério foi que a concedeu muitos anos atrás / Claro uhuh ah por outro lado eu sempre tive um gosto muito grande pelo Português / uhuh ah vem de muitos anos vem de aluna / uhuh ah / e depois aqui na Católica havia / ah o curso Filosófico e o Filosófico-Humanístico / Ai é ? portanto a mistura do curso de Filosofia com Humanidades / uhuh e eu por opção fiz todas as cadeiras / da do Humanístico das Literaturas Claro que não faltam-me as Linguísticas ah não é ? Claro Mas as ah Literaturas e muitos seminários de da área do Português fiz Fez Depois fiz o estágio / pronto e fui prestar as minhas provas como pude não é ? Provas Claro ah Fazendo sobretudo uma autoformação / muito / Sim claro como é lógico Quando os cursos estão acabados não se vai pedir explicações a ninguém Exato exatamente exatamente / e hum / e e bem e isso acho que foi a principal / que eu obtive o meu curso foi isso / foi capacidade de de estudar de pensar Sozinha Sim acho que devo isso ao curso de Filosofia ah / uhuh de que nunca lecionei não é ? Nunca lecionei Filosofia Pois porque trabalhar no preparatório não permite isso Não mas mesmo o gru comecei pelo liceu e comecei com um horário / Pois completo de Português ao sétimo e oitavo ano Ai é ? hhh Foi Foi Foi Foi / E mesmo agora ? ah mas não não foi negativo de se fosse negativo eu não tinha eu não tinha / Não tinha continuado concorrido para Português não é ? Porque na altura / Claro tão era tão fácil fazer estágio no preparatório como no secundário em Filosofia / Exatamente portanto eu podia ter invertido rapidamente mas não eu gostei eu gostei pronto ah / Ainda se Ainda se lembra em que escola começou com certeza Perfeitamente em Famalicão Liceu Nacional de Vila Nova de Famalicão na altura Foi em Famalicão ? E ficaram-lhe boas memórias de ? Dois anos As melhores As melhores uhuh ah E esta coisa de andar sempre a mudar de de de de escola ah / Olhe tem sido tem sido tem sido uma coisa engraçada eu tive / como é que é ? É bom é mau ? depois de um percurso de de provisória em Famalicão / depois em Braga cinco anos numa escola muito especial que foi a Gulbenkian / uhuh ah que é uma escola-piloto Sim é uma escola-piloto que tem andado tem uma vida sempre agitada nunca mais está / definida está sempre em em experiência disto em experiência daquilo / A aprender estive cinco anos Depois / ah / depois fiz o estágio dois anos em Barcelos de que guardo muito boas memórias / uhuh um estágio difícil ah muito trabalhoso / que foi a profissionalização em exercício / que é um modelo O que é que isso é ? Era um modelo de dois anos com três áreas / a área da turma / a área do sistema educativo e a área escola / uma palavra que hoje se usa muito mas que não tem não é tão nova quanto isso / Pois se usa e pronto mas foi um estágio que eu que eu / foi muito trabalhoso de resto gostei muito Mas enquanto tinha ah seminários ou era a avaliação de dos trabalhos desenvolvidos com a turma e nessas outras áreas ? ah Portanto tínhamos ah na área turma tínhamos as assistências / tínhamos uma vez por mês um seminário científico com um orientador itinerante que ia à escola / assistir ao seminário / um mês fazia ele / o seminário outro mês fazíamos nós dava-nos o tema dava hum / ah indicava-nos a bibliografia / pronto e apresentávamos Depois na área sistema educativo era apresentação de trabalhos / ao ao grande grupo de formandos e orientadores / uhuh porque na altura na escola éramos vinte e nove estagiários / não é ? Assim é que é Com muitos ah orientadores por cada cada discipl eu por exemplo tinha dois orientadores não é ? Quase todas as pessoas tinham dois orientadores Portanto era um grupo em formação muito grande / hum quer de formandos e acompanhantes uhuh ah E depois na área escola / portanto eram as atividades que nós tínhamos de desenvolver / que tinham de ser ah realmente envolventes da escola toda não é ? ah Mas como éramos muito nós planeávamos / todos em conjunto foi um trabalho de grupo hum muito bom A uhuh muito bom mesmo portanto não tenho / qualquer pesadelo em rel em relação ao estágio Em relação ao estágio Depois disso fui para um meio aqui também muito próximo ah muito diferente de daqueles em que tinha estado / uhuh que é Joane / um meio operário fabril / tem características absolutamente diferentes por exemplo de Amares não tem nada a ver Eles estão à mesma distância de Braga um para um lado outro para o outro / Pois mas não têm rigorosamente nada a ver Os miúdos ah dali da zona fabril / são miúdos ah / muito poucos acompanhados os pais trabalham por turnos / ah para além de de ser um setor que muitas vezes está em crise não é ? O têxtil ah porque é toda aquela zona têxtil / uhuh ah são miúdos diferentes diferentes mesmo Pela falta de acompanhamento dos pais não é ? ah Um Um pouco problemáticos miúdos problemáticos ah Depois de Joane / Amares / uhuh e de Amares Braga nesta neste corridinho da da preferência conjugal que um ano / põe na André Soares outro ano na Francisco Sanches / outro ano na Nova de Nogueira mas mas tem sido uma experiência engraçada / porque por outro lado nós apercebemo-nos das Diferenças entre escolas das grandes diferenças das escolas situadas na mesma região não é ? uhuh Elas têm de ser diferentes não é ? Elas têm de ter qualquer coisa que as distinga não é ? Claro que sim são Mas elas por si se distinguem pelo tipo de população que têm É não é ? É completamente E as relações sociais que se geram dentro da escola são certamente muito muito diferentes ? São bastante bastante diferentes Também depende muito do tamanho da escola ah Sim exato mas por exemplo a Sanches e a André Soares são duas escolas / ah do mesmo nível de tamanho não é ? De tamanho uhuh ah E onde se vive de modo diferente E onde se vive dentro de modo diferente Tem a ver muito com / padrões económicos / Sim Sim Sim e também com o rosto que a escola foi adquirindo / e essas coisas por pelo tipo de atividades que traça pelo tipo ah Estou convencida que isso que determina em boa parte / ah o que depois se faz uhuh E o seu marido ah aulas de quê ? aulas de Português e História Português e História ? hhh Também ? hhh Também e também é de Filosofia hhh Sim frequentaram se calhar também os mesmos cursos Exato exatamente exatamente É exatamente Mas ta Mas também uma pessoa muito voltada para O Português para o Português fez mestrado / na área do Português em Lisboa na Nova Ai é ? uhuh ah Bem eu penso ah Em Literatura ou em Linguística ? ah Literatura e Cultura Portuguesa uhuh Muito bem Também tempo ou não ? ah Sim / sete anos É ? Está E depois não decidiu continuar os estudos ? ah Faz os seus estudos faz as suas publicações mas está na mesma no no no segundo ciclo / Vai fazendo No secundário uhuh está está está E E você nunca lhe deu para ir para essa ? ah Deu Deu ainda me deu o ano passado fui admitida e ao fim do mês saí / porque não tinha condições / de Práticas ? de tempo o mestrado funcionava à segunda e terça / e eu tinha aulas / Pois e portanto não não conseguia Era impossível Era Era humanamente impossível Aqui Aqui / Era onde agora ? Com estes Aqui na área da História e Filosofia da educação uhuh Ah sei Pois Estive ontem aqui a entrevistar um um senhor que é ali professor o XYZ conhece de certeza Sim conheço muito bem acabei de frequentar um curso com ele sobre leitura uhuh É ? ah hhh Exato pois porque eu toda a formação que procuro fazer faço-a na área / Deve ler a investigação dele hhh do Português é lógico não é ? Pois que custa Para Pois exato e para suprir as lacunas não é ? Tem que ser Tem que ser É Então e o que é que acha dos alunos que lhe chegam ? lhe chegam por exemplo a conhecer / convenientemente a ortografia ? Como é que é Como é que é isso ? Aparece de tudo Aparece de tudo Aparece de tudo ah Sabe o que é ? É que eles querem um curso e eles chegam à universidade sem saber escrever / Pois eu não sei se eles aprendem e se esquecem / ou se nunca chegaram a aprender hum Não eu eu eu eu considero / hum que aqui um mal muito grave e é muito / desagradável nós pormos sempre as coisas em quem está antes de nós / Pois ah mas eu penso que a aprendizagem básica dessas coisas / ou se faz / na primária / Ou então não nada que se faça ou Depois começa a ser muito difícil / É ? é a minha opinião ah Nós tentamos colmatar / determinadas coisas mas / é muito complicado é muito complicado me / É ? Eles não mesmo quando trabalhamos ah depois ah com grupinhos / pequeninos etc evolução é lógico não é ? Mas / uhuh se nós também temos programa a dar temos uma turma / não é ? E E temos miúdos que acompanham e evoluíram e dominam etc / e portanto aqueles que têm ah / graves dificuldades não é ? Que estão ainda num estado / digamos muito primitivo de aprendizagem da língua / uhuh torna-se muito complicado eu acho É ? Eu sinto-me um bocado impotente / Para estar ali para resolver essas essas questões Estava a surgir-me aqui uma ideia de repente / confesso que nunca pensei nela / também nunca dei aulas no preparatório tampouco / mas imagina que nessa ah na área escola / se a área escola ah existe / uhuh se não se poderia fazer uma atividade qualquer / que fosse por exemplo / ah que lhe permitisse jogar com com as palavras ah assim por exemplo / com palavras como estas que eu aqui tenho algumas delas que se distinguem apenas por um um acento / Pois Pois ortográfico ou por apenas uma letra e e é um significado diferente Será que eles não gostavam de brincar com coisas assim ? ah Eu penso que sim aliás quer dizer tudo o que é lúdico na idade em que eles em que eles estão é o é o mais atraente não é ? Pois ah / Precisamos muitas vezes nós que estamos é é de encontrar quem nos ajude a fazer essas coisas / Claro não é ? Porque também temos ah dificuldades ah grandes não é ? Pois Pois Mas ah começa a haver tentativas de coisas que eu acho interessantes e / que na idade em que os miúdos estão / e é o prob e também do problema da escolaridade básica obrigatória não é ? Claro ah Temos de atender a isso não é ? Parece realmente / toda essa gente com uma bagagem muito muito deficiente / porque também as condições não são nenhumas não é ? Nem Nem os pais têm qualquer interesse na escola A escola serve-lhes porque toma conta deles / não é ? E também essa é Esta é a mentalidade Esta é a mentalidade de muitos pais / De muitos pais ah ouvimos de vez em quando frases ah eu assim " Olhe o seu filho Pois o seu filho podia tem todas as condições para ser melhor / para render mais esforçando-se um pouquinho " ah " Ó Ó Ó professora para quê para quê ? Puxar mais para quê Puxar mais para quê ? " Quer dizer isto denota / ah que ideia fazem os pais da escola não é ? Pois Pronto portanto isso são problemas ah Por outro lado o que está a dizer eu acho que / ah temos de os atrair pela parte lúdica não é ? uhuh ah E E E quer dizer se nos aparecerem / ah coisas interessantes que a gente " Olha que que engraçado " Sim Mesmo não sendo na aula porque não podendo ser para trabalhar com o grande grupo / Pois É mesmo destinado a esses grupos mais ah mais necessitados quando nós Exato Exato a esses grupos carenciados pronto / Pois com com maiores falhas de aprendizagem não é ? Com mais dificuldades / de aprendizagem miúdos com dificuldades de leitura incríveis uhuh incríveis ah / E E portanto quanto mais lúdico for ... E Eu Eu neste momento / com alguns de desses alunos assim mais problemáticos / ah não é assim nada de jogo mas é / tenho-os feito ah decorar / poesias por exemplo uhuh Que eles não têm os para serem eles a tomar ah Não têm o hábito não não têm o hábito / ah e depois de eles decorarem pura e simplesmente então trabalhamos um pouco a expressividade / uhuh e nós vamos ter de carregar nesta ou naquela palavra / Claro portanto fazer a acentuação com uma certa graciosidade etc / e e eles acham muita piada e muito divertido e / pronto e pensam que tiram disso também alguma aprendizagem Alguma vez Ali na escola um professor com muita com bastante vontade de de fazer qualquer coisa nessa ramo mas que eu não não posso explicitar o que é / uhuh ah mas ele é muito ligado ao ao teatro Aliás é é presidente do do Teatro Amador do de todo o Minho de todas as coletividades amadoras Ai é ? É e portanto na área da dicção da expressividade ele / tem bastantes conhecimentos e pretende trabalhar no próximo ano fazer um género de / clubezinho onde possa onde possa para onde possam ir alunos com dificuldades de leitura Claro ah Eu parece-me importantíssimo esse trabalho e também ah e para além do trabalho da da de aprendizagem de leitura de estratégias de leitura várias também um que permitisse / que eles ah abordassem a questão da ortografia de uma forma hum / agradável / Sim Sim que lhes permitisse ver porque é que a ortografia tem determinadas ah / características e não outras Eu tenho aqui muitas palavras / Pois consideradas pares mínimos justamente pelo facto de se distinguirem unicamente por um som É claro que a nossa ortografia não é fonética no no entanto existe uma boa parte / Claro que é e existem ah relações ortográficas entre / Sim Sim aquilo que ah / cada um de nós produz e e portanto nós podemos / Pois Pois jogar com isto o texto o texto / não é ? ah / Todas as outras ah crítico e critico eles não podem escrever da mesma maneira ah / Pois Pois Pois claro mas pode-se encontrar palavras mais ah engraçadas palavras que tenham / como um um referente um objeto um animal / ou outras coisas / Sim Sim Sim Sim de maneira que por exemplo colocando imagens colocando as imagens ah / que eventualmente se pro se produzem da mesma maneira mas que são ortografadas de forma diferente / hum fi e lhes pedíssemos para preencher como é que isto se faz ? Pois Pois Uma espécie de de de de ficha de leitura ou / outra ideia melhor que que e que que se pudesse fazer Não exato e e e Trabalhar em grupo trabalhar fora da aula como fosse possível É tem de ser trabalhado em pequenos grupos mais fora da aula / claro que às vezes é útil para a turma toda não é ? ah Claro depende muito da abordagem que se usa Sim exato exato Às vezes coisas que estão estão são ótimas para ser trabalhadas a nível de toda a turma Quando é um aluno com dificuldades ah acrescidas digamos / Maiores pronto tem de ser trabalhado quase individual / Pois quase a nível individual E é muito difícil ter tempo e vontade para isso Afinal não sur É É muito muito muito complicado / mas eu o pior de tudo para mim ainda acho a desmotivação que grande parte deles tem Têm uh Eles têm-na os pais têm-na / pronto ah Muito complicado Por acaso olho para esse sentimento todos os dias todos os dias porque aparecem sempre coisas novas / à frente e é sempre assim não acho bem Pois é mui não e no dia-a-dia quer dizer / ali miúdos que se que realmente não querem nada / não eles não não têm esta consciência mas é ah / a maneira a sua postura no dia a dia / uhuh é mesmo de quem não de quem anda perdido / de quem não não sabe o que quer não é ? E é muito é muito Não se sabe mexer e é estranho sim Triste muito triste ver-se isso numa criança com dez onze anos não é ? Claro Claro seria normal era estar cheio de vontade de saber coisas e de aprender / Exato Exato Exato e de conhecer ah Também não sei mas penso que / os o facto de os pais não verem não verem grande futuro / não é ? Porque não sendo pessoas cultas / uhuh toda a gente ouve não é ? ah Sei o dia de ontem / a quantidade de desempregados o o quase meio milhão de desempregados que não tende a baixar que tende a subir etc etc etc / É um pessimismo ah / é um pessimismo que eu acho que fundamenta também ou ajuda a alicerçar essa essa essas ideias de que não vale muito a pena trabalhar muito andar para a frente uhuh É uma descrença que se vai enraízando ah É É É É uma informação que se torna muito negativa / uh não é ? Que é preciso ter-se mas que se torna muito negativa e ver / que vinte mil desempregados são pessoas com cursos superiores / Isso é o mesmo que dizer às pessoas que Claro eu sei não é ? hhh Mas é não é ? Fo Ontem no dia do trabalhador as notícias eram a toda a hora estas não é ? Realmente E o que é o que é que nós podemos esperar deles não é ? Eles sentem-se Exato Exato Embora nós nós na escola tenhamos o cuidado a grande maioria de de fazer um discurso animador não é ? Porque Deus me livre de andarmos ali a fazer / Claro discursos assim não é ? É hhh da derrota hhh Sim e sobretudo a nível de quinto e sexto ano nós tentamos / Claro tentamos dourar-lhes a vida não é ? Porque estão na numa idade / Tem de ser que Merece Merece É acho que sim é Mas também surgem coisas boas e lugares Ai ótimas ótimas alunos alunos excelentes que nos marcam de sobremaneira e / ah ainda hoje tinha duas duas alunas / a fazer uma declamação para dentro do âmbito da área escola estão a vão teatralizar uma peça de / de animais porque o tema deles é é a comunidade animal uhuh ah Portanto era a peça da cigarra e da formiga / e ai uma expressividade fora de série quer dizer gosto não é ? Aquela formiga faladora senhora de si com uma dicção ótima uhuh ótima mesmo bonita mesmo bonita ah coisas muito boas miúdos a escreverem muito bem com muita imaginação / ah e penso que os é a minha ideia / uhuh os novos programas de Português se quem os trabalha segundo a Filosofia que eles que eles têm subjacente a nível do segundo ciclo / ah / deram um lugar à escrita e à leitura ah muito importante / uhuh para quem fizer uma determinada ah leitura / Pois essa leitura dos programas não é ? Pois uhuh De que fundamentalmente interessa que a criança leia e escreva / o mais possível e com gosto / Claro não é ? E E a escrita criativa que e lúdica / acho mu acho que tem dado para mim tem-me dado muitos bons resultados uhuh ah Por exemplo ah / Claro ah os miúdos fazerem poesia e eles fazem poesia não eles gostam / de poesia nós dizemos que os alunos não gostam de poesia eu acho que os miúdos / gostam de poesia ah Eu por exemplo este ano tenho / escritos fabulosos de de alunos ah / que com com a técnica dos acrósticos / eles fazem coisas lindíssimas lindíssimas / É ? É ? estão sempre a propósito de qualquer tema a querer fazer acrósticos / não é ? E constroem com sentir Pronto e moldam Exato ah e constroem poemas muito bonitos muito lindos mesmo / Pois coisas muito bonitas Nós trabalhamos / Miguel Torga no primeiro período com alunos de quinto e sexto ano / Mas que bem hhh ah ele tem contos e poemas que que / Claro são para qualquer idade São assim mais ah com uma abordagem muito simples É são são Nós demos o Jesus no quinto ano / no sexto demos o do Pássaro do Ladino / uhuh ah / eles acham muita graça e aquilo tem muito por onde explorar Claro ah Depois eles construíram / acrósticos sobre pássaro sobre ninho sobre Torga Portanto depois demos a Sophia de Mello Breyner / uhuh agora ah portanto iremos para festejar a primavera / e portanto e eles novamente a construírem muitos acrósticos sobre primavera / ah / céu ah pássaro floresta tudo o que faça lembrar primavera / uhuh ah e agora vamos para o António Torrado uhuh ah que tem os textos dele são eu acho muito engraçado as histórias / para os miúdos acho muito lindas / Deve ser muito bonito mesmo acho muito muito bonitas ah / e histórias tradicionais contadas de novo que / ah é um imaginário muito rico / Pois Pois E eles não o conhecem eu acho Exatamente e eles não o conhecem e e eles a seguir produzem / coisas muito engraçadas portanto / uhuh É por agora É É verdade não não não vai tudo mal hhh Não Não vai muito mal Agora aqueles que têm grande atraso é que a pessoa não sabe muito bem como levá-los Arrasto não é ? Apesar que tentam mesmo mesmo mesmo esses gostam destas aulas Pois Gostam muito ah Com todas as dificuldades a escrever montanhas de erros etc não é ? uhuh Mas Mas gostam e empenham-se em trabalhar Pois claro Portanto não é tudo mau E E quan quando nota justamente um desses textos cheios de erros / o que é que costuma fazer ? Para Para além de assinalar o erro e dizer " Olha aqui / isto está mal " Como é que se faz ? Alguma vez É possível no espaço da aula fazer / uma espécie de explicação dos erros ? Sim muitas vezes muitas vezes com muita frequência com muita frequência mesmo / outras vezes levo-lhes eu levo-lhes gramáticas para a aula não é ? uhuh E E E E mostro-lhes ah / dou-lhes indicações rigorosas ou ah sobre isso Aliás recorro muito ao / Claro utilizar a gramática na na sala de aula e eles consultarem-na / Sim que é outra coisa Que eles têm que saber Exato é outra coisa que programa aponta / Que aquilo ensina não é ? É que os alunos façam leitura para informação e estudo / uhuh Claro Portanto nada melhor que um prontuário uma gramática um dicionário Ou um dicionário Exatamente Aliás estamos a tentar pedimos em conselho pedagógico que exista um dicionário / não é que existam trinta na biblioteca / Mas que eles disponibilizem mas que exista uma em cada um em cada sala não é ? Pronto está ali ah qualquer aluno Qualquer um pode de modo fácil Exatamente Exatamente É a dificuldade pois E Esse é um hábito excelente e / É exato normalmente produz muito bons ah resultados / Exato porque inclusive ah eu tive uma professora em tempos / por acaso era de Francês que costumava dizer-nos sempre para viajarmos no dicionário / e e isso dava bons resultados porque na realidade ficavamos a conhecer É eu digo eu digo-lhes muito " Olhem o o dicionário é o vosso melhor amigo / hhh ele ensina-vos a escrever a palavra ele diz-vos a classe gramatical da palavra está / Pois se é substantivo se é adjetivo está na sigla portanto / é um amigalhaço " É É E ainda por cima diz o significado e às vezes ainda mostra exemplos Exato Ai mostra muitas vezes muitas vezes não é ? Eu acho que é realmente ótimo hhh É Apesar Apesar de todos os defeitos que nós podemos reconhecer aos dicionários / Com certeza Com certeza mas pronto Ainda por exemplo ontem estavamos on hoje ? Um dia destes estavamos com um pequenino daquele da Porto Editora / uhuh e não me ocorre que palavra era / era uma palavra de um texto do Raúl Brandão / ah portanto um um vocábulo específico da da pesca / portanto e não aparecia não é ? uhuh Tivemos de socorrer-nos de outro Pois isso é o melhor ah Exato porque não tinha uhuh Chiça ? Chinça ? Pois Era Chinça Mas o que é chinça ? Que eu também não conheço É É É um instrumento ligado à pesca é chin é chinça acho que era a chinça exatamente Ah hhh É dali da zona de Aveiro ah É uma coisa demasiado específica para aparecer num num dicionário mais / Exato Exato não é ? Exato de uso diário E outras falhas que às vezes se encontram mas mas ignora-se Sim falhas ah / hhh Graves hhh / bom graves como sabemos hhh hhh graves exato distribuidores que tentam colmatar isso nos livros por exemplo na nossa faculdade nós temos ah algumas / pessoas que estão a trabalhar na conceção de dicionários / uhuh e apontando naturalmente ah todas as ah / informações que devem ser contidas num dicionário / dependendo de do objetivo do público / Pois Pois Pois a que a que se destina e tentando corrigir os problemas ou lacunas A que se destinam não é ? Têm / Sim também é muito complicado é um mundo tão vasto tão vasto não é ? É Como é que se faz a seleção das palavras que são consideradas ah / É lógico português fundamental que temos Pois Pois Pois é muito complicado hhh Sem ser com base em conjuntos de dados é muito difícil uhuh é muito difícil naturalmente Bom dona XYZ nós falámos um bocado eu agradeço-lhe muito a ajuda / Oh por amor de Deus De nada De nada por se ter disposto a vir Gostei de de falar consigo Muito obrigado continue a ser assim À vontade e que lhe corra muito bem hhh isso é que é fundamen hhh Muito obrigada

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