DI_124BF33ab
Sem título
ID | 124 |
Participant | M. H. Costa |
Gender | Feminino |
Opções de representação
Texto: - Mostrar: - Etiquetas:
O script do Java parece estar desligado, ou então houve um erro de comunicação. Ligue o script do Java para mais opções de representação.
E
o
que
faz
?
Professora
do
ensino
secundário
Hum
hum
das
disciplinas
de
quê
?
Física
e
química
Hum
tem
dado
sempre
essas
eh
duas
ou
são
uma
disciplina
só
?
Ah/ehsó portanto ela ah a nível de oitavo nono décimo décimo primeiro ano /
secundário
é
física
e
química
a
disciplina
depois
só
separa
no
décimo
segundo
ano
/
Hum
hum
como
eu
nunca
dei
décimo
segundo
ano
/
para
já
tenho
dado
sempre
a
disciplina
junta
E
que
tal
?
Gosto
dar
aulas
?
É
/
hhh
Tem
andado
sempre
aqui
na
zona
de
Braga
?
Sempre
Tenho
estado
sempre
cá
Hum
hum
E
aonde
é
que
fez
o
seu
curso
?
Na
Universidade
do
Minho
Hum
hum
Isso
já
foi
há
a
algum
tempo
não
é
?
É
uma
universidade
recente
no
entanto
/
Sim
acabei
o
/
o
curso
em
oitenta
e
oito
Hum
hum
Fiz
o
estágio
em
em
oitenta
e
oito
/
oitenta
e
seis
oitenta
e
oito
E
que
tal
lhe
pareceu
a
universidade
?
Foi
bom
?
Acho
que
sim
normal
Hum
hum
Era
um
curso
que
que
já
existia
já
há
bastante
tempo
/
/
eh
sempre
foi
aquilo
que
você
pensou
fazer
?
hhh
Isso
é
um
bocado
não
quer
dizer
/
também
não
tinha
assim
nada
muito
qualquer
coisa
que
gostasse
mesmo
de
fazer
sempre
fui
por
esta
área
das
ciências
/
Hum
hum
entre
física
e
química
também
gostava
da
área
da
biologia
/
prontos
e
entrei
neste
curso
/
por
ser
também
um
curso
um
bocado
prático
/
e
eu
sempre
gostei
Disso
deste
gênero
sim
Hum
hum
Ah
a
sua
família
é
daqui
da
da
zona
de
Braga
ou
de
onde
é
que
é
?
A
minha
família
é
de
Barcelos
eu
também
sou
de
Barcelos
fiquei
a
viver
em
Braga
porque
casei
/
Hum
hum
com
um
bragarense
e
fiquei
cá
/
hhh
E
agora
E
gostei
da
cidade
gosto
muito
Hum
Gosta
de
viver
aqui
?
Sim
sim
Aqui
nes
neste
sítio
concretamente
vive
mais
ou
menos
há
quando
tempo
?
Há
três
anos
e
pouco
Hum
hum
Ahdantesviviamaisnocentroda da cidade ?
Sim
vivia
mais
no
centro
da
cidade
Hum
e
porque
é
que
mudou
?
Se
não
é
indiscrição
Porque
compramos
casa
/
Hum
vivíamos
num
apartamento
não
é
?
E/ e depois resolvemos comprar casa não é ? São vivendas geminadas e
prontomorámos mudámos para cá /
Hum
hum
agora
a
casa
é
nossa
Ótimo
hhh
hhh
É
fácil
comprar
casa
ainda
aqui
em
Braga
ou
...
Bastante
quer
dizer
relativamente
a
outras
cidades
a
Lisboa
ou
ao
Porto
é
bastante
fácil
embora
Hum
hum
pronto
Mas
porquê
?
Existem
apoios
ou
?
Pede-se
sempre
um
empréstimo
Não
quer
dizer
nós
não
tivemos
apoio
nenhum
agora
os
preços
das
casas
é
que
cá
são
bastante
baratos
Hum
hum
E
/
ah
além
disso
/
foi
a
junta
de
freguesia
que
comprou
os
terrenos
que
fez
construíu
portanto
os
terrenos
foram
/
Hum
vendidossem sem fins lucrativos portanto isto não teve fins lucrativos isto estas casas /
Exato
E
portanto
só
isso
tornam-se
muito
mais
económicas
não
é
?
Claro
E
como
é
que
se
tinha
acesso
a
/
a
casas
então
assim
?
em
princípio
<eram
só
isto
era
só>
[
/
/
]
estas
casas
eram
para
os
residentes
de
Real
da
freguesia
de
Real
/
Hum
hum
mas
como
eles
não
reuniam
condições
económicas
para
isso
abriram
o
concurso
a
pessoas
de
fora
/
e
nós
concorremos
nós
e
uma
série
de
amigos
aliás
aqui
nesta
banda
/
somos
praticamente
todos
amigos
Ai
é
?
É
/
e
portanto
ficámos
aqui
todos
/
Conseguiram
Ah
e
acaba
por
ser
bom
porque
assim
estão
todos
juntos
Conseguimos
É
Ficámos
todos
na
zona
de
cima
e
os
realenses
estão
na
zona
de
baixo
hhh
/
é
A
sério
?
hhh
É porque nós viemos nós depois estava ao aqui ao lado um amigo que agora já não está /
hhh
entretanto
nós
fomos
amigos
nossos
e
pronto
ficámos
todos
aqui
seguidos
/
Hum
que
engraçado
Hum
Já
se
conheciam
de
onde
?
Da
universidade
?
Eh
primos
hum
e
alguns
da
universidade
/
Hum
e
por
aí
Hum
hum
Tem
vantagens
e
desvantagens
essa
coisa
de
serem
todos
ah
já
conhecidos
não
é
?
É somos conhecidos sim conhecidos não não tem des desvantagens para já não não /
Não
tem
?
Hum
hum
só
tem
tido
vantagens
Claro
porque
se
podem
apoiar
e
tal
É
Convivemos
mais
Pois
Qualquer
das
formas
cada
pessoa
tem
a
pronto
a
sua
vida
particular
Claro
é
isso
Ea é
Hum
hum
Não
é
tipo
comunidade
hhh
como
há
pessoas
que
pensam
hhh
Claro
não
podia
ser
hhh
não
há
pessoas
que
chegam
aqui
hhh
Não
é
bom
mesmo
para
as
crianças
tem
um
parque
infantil
e
tal
pronto
às
vezes
/
Hum
estamos
à
vez
no
parque
hhh
tem
esses
hhh
hhh
Mas
também
dá
assim
se
alguém
precisar
de
sair
deixar
os
miúdos
casal
amigo
Exato
É
Um
colégio
perto
às
vezes
vão
buscá-los
só
ao
colégio
por
exemplo
Hum
hum
Têm
um
colégio
aqui
mesmo
?
Temos
temos
aqui
mesmo
por
trás
Hum
hum
Um
colégio
enorme
É
?
E
também
é
assim
acessível
em
termos
ah
?
Ah
nem
por
isso
Não
?
É
é
bastante
caro
é
é
particular
/
completamente
há
um
colégio
mesmo
subsidiado
do
estado
não
é
?
Hum
hum
Que
fica
em
Real
mas
eles
/
esse
pronto
é
diferente
/
Claro
não
tem
tão
boas
instalações
e
é
diferente
Pois
Não
se
Eh
/
ah
/
eh
e
é
só
a
partir
dos
três
anos
não
é
?
Pronto
os
meus
o
meu
como
foi
eh
/
Hum
para
o
berçário
logo
no
mesmo
colégio
depois
também
não
ia
estar
a
mudá-lo
de
colégio
não
é
?
Claro
E
agora
o
bebé
entrou
para
o
mesmo
do
irmão
/
que
tem
um
berçário
também
muito
/
Hum
hum
estáno está no mesmo colégio
Pois
x
quando
há
assim
crianças
eh
/
perto
é
conveniente
que
estejam
no
mesmo
no
mesmo
sítio
porque
pois
Não
é
?
É
bom
para
eles
É
bom
para
eles
é
bom
para
os
pais
que
não
têm
de
ir
a
dois
sítios
/
Pois
para
os
ir
levar
e
buscar
a
toda
a
hora
Ah
pois
é
E
tem
e
às
vezes
até
em
termos
económicos
conta
porque
fazem
ligeiros
descontos
É
fizeram
e
fazem
fa
quando
é
o
segundo
filho
já
fazem
um
desconto
Hum
hum
Por
casa
começa
logo
hhh
a
fazer
barulho
que
quer
sair
Pois
porque
têm
aqui
ainda
muito
espaço
para
correrem
aqui
É
Pois é e têm o parque gostam de/ [/] de brincar de andar de baloiço e essas coisas todas
Hum
hum
são
daquelas
coisas
que
nós
lá
em
Lisboa
já
pouco
temos
Pois
é
Te
depende
também
um
bocado
das
zonas
também
há
zonas
que
/
Depende
Que
têm
mas
é
difícil
porque
/
que
têm
mesmo
nessas
zonas
em
que
existem
/
aparentemente
condições
para
as
crianças
brincarem
à
vontade
na
rua
/
não
há
segurança
Pois
enquanto
aqui
por
exemplo
o
meu
filho
com
quatro
anos
eu
deixo
estar
sozinho
na
rua
Claro
Ele
vai
com
a
bicicleta
está
aí
no
passeio
normalmente
estão
os
vizinhos
também
anda
aí
sozinho
de
um
lado
para
o
outro
/
Claro
embora
a
gente
esteja
sempre
em
cima
do
acontecimento
mas
pronto
/
Claro
mas
já
está
anda
à
vontade
não
tem
problema
/
/
hum
para
não
sair
do
passeio
e
ele
não
sai
e
pronto
Mas
lá
não
Lá
não
se
pode
fazer
isso
porque
existem
de
todos
os
perigos
que
se
possa
imaginar
Pois
é
/
Não
/
a
minha
filha
coitada
é
criada
em
casa
/
É
aqui
é
diferente
Pois
Quando
não
está
no
infantário
é
mesmo
criada
em
casa
porque
não
[
/
]
não
há
outra
hipótese
E
mesmo
infantários
lá
acho
que
não
têm
pelo
menos
alguns
não
é
que
eu
conheci
não
têm
/
Alguns
há
muitos
infantários
em
prédios
portanto
sem
jardins
Sim
também
Aqui
o
colégio
deles
é
uma
quinta
/
Há
tem
vacaria
é
é
uma
quinta
enorme
/
Ah
é
um
colégio
de
freiras
aliás
quer
dizer
o
/
quem
o
ensino
não
é
dado
por
freiras
não
é
?
Mas
o
colégio
pertence
às
freiras
e
vivem
lá
/
Hum
hum
o
diretor
é
um
padre
/
/
mas
pronto
tem
educadores
/
normais
não
é
?
Não
tem
nada
a
ver
com
freiras
a
freia
só
só
no
fundo
faz
faz
a
Claro
assume
as
funções
do
diretor
/
Hum
hum
de
pronto
controlar
o
que
se
passa
lá
dentro
/
Exato
e
depois
tem
a
/
umaes/ também tem escola primária até à quarta classe também são professoras /
Ai
que
bom
De
fora
de
fora
é
tudo
Exato
/
portanto é um um ensino oficial dentro da / daquela instituição religiosa por assim dizer não é ?
É
é que não tem pronto nãotemaver o ensino não tem nada a ver com religião são à parte
Claro
coisas
à
parte
embora
aquilo
pertença
às
freiras
/
Hum
hum
mas
têm
umas
instalações
ótimas
E
seguras
e
/
se
calhar
permitem
às
crianças
ah
tomar
contacto
com
pronto
/
Sim
sim
sim
sei
lá
com
/
com
as
culturas
que
fazem
com
os
animais
que
têm
na
quinta
Sim
vão
à
vacaria
o
meu
filho
hhh
apareceu-me
aqui
a
dizer
que
foram
ver
as
vacas
loucas
/
hhh
e
eu
"
O
quê
?
Quem
é
que
te
disse
que
as
va
"
/
hhh
hhh
"
Quem
é
que
te
disse
que
as
vacas
eram
loucas
?
"
"
Ah
foi
alguém
do
"
/
hhh
achei-lhe
uma
piada
/
foram
ver
as
vacas
loucas
/
saber
o
que
é
que
elas
precisam
e
o
que
é
que
elas
gostam
e
tal
É
É
de
vez
em
quando
dão
assim
uns
passeios
com
eles
lá
pela
quinta
É
?
Ah
a
minha
filha
as
coisas
de
que
mais
adora
são
normalmente
aquelas
que
ela
faz
em
casa
da
avó
porque
a
minha
mãe
também
tem
assim
vive
no
campo
e
tem
também
vacas
e
Pois
outros
animais
/
e
então
ainda
ontem
lhe
telefonei
e
ela
di
/
eh
mandou
dizer
pela
avó
que
que
não
podia
vir
porque
estava
a
tratar
dos
animais
/
hhh
Pois
/
hhh
ela
é
que
estava
a
tratar
dos
animais
tem
cinco
anos
pode
imaignar
o
que
ela
faz
Hum
hum
hhh
Pois
o
meu
filho
também
quando
vai
à
casa
do
dos
avós
paternos
/
eles
também
têm
/
têm
campos
e
também
têm
vacas
e
essas
coisas
e
ele
adora
/
Hum
hum
dar
de
comer
e
não
sei
quê
Claro
porque
é
são
coisas
Apanhar
limões
vai
apanhar
limões
/
gosta
dessas
coisas
Por
acaso
é
curioso
porque
aí
há
uns
a
/
já
há
bastante
tempo
atrás
/
/ahlideicomuma uma rapariga
/
de
/
da
da
minha
idade
que
vivendo
em
Sines
/
que
é
uma
uma
vila
e
/
que
nunca
tinha
apanhado
uma
laranja
da
árvore
hhh
Ah
sim
?
Ela
tinha
já
para
aí
os
dezassete
dezoito
anos
e
nunca
tinha
apanhado
uma
laranja
da
árvore
foi
a
minha
casa
e
como
Pois
nós
tínhamos
uma
quinta
ela
lá
/
foi
a
primeira
que
ela
ah
apanhou
uma
laranja
de
uma
árvore
aquilo
para
mim
/
era
como
que
uma
não
é
?
Hum
hum
mas
hoje
em
dia
pode
acontecer
a
muito
boa
gente
Pois
acontece
porque
as
pessoas
agora
pronto
vivem
mais
nas
cidades
e
têm
pouco
contacto
com
essa
coisas
Pois
é
é
verdade
Mesmo
nos
colégios
e
tudo
não
não
contactam
com
pronto
contactam
pouco
com
a
natureza
não
é
?
Pois
porque
há
poucos
colégios
como
esse
por
exemplo
/
É
/
e
outras
A
maior
parte
dos
colégios
são
muito
fechados
pronto
mesmo
em
prédios
Pois
é
isso
então
é
que
é
o
pior
de
tudo
porque
/
até
mesmo
em
condições
de
segurança
são
maus
muitas
vezes
e
por
outro
lado
não
[
/
]
não
permitem
às
crianças
eh
ter
uma
série
de
experiências
que
são
importantes
para
eles
e
que
fazem
Pois
é
/ehfazempartedadoconhecidodo do mundo não é ?
Pois
Que
era
bom
que
eles
percebessem
logo
desde
o
princípio
Pois e eles aqui fazem praia por exemplo eles ele teve agora a primeira quinzena de julho /
Hum
foi
todos
os
dias
para
a
praia
Pois
Láno no colégio da minha filha também é assim /
mas
eh
há
muitos
que
não
têm
isso
/
Pois
pois
há
há
muitos
que
não
têm
isso
/
Mas
eles
lá
têm
eles
vão
para
a
praia
mas
têm
casa
na
praia
/
Hum
uma
boa
casa
onde
almoçam
onde
descansam
/
onde
brincam
quando
está
mau
tempo
depois
vão
vão
pronto
no
final
do
dia
/
chegam
cá
por
volta
das
seis
horas
/
Ai
é
?
outra
vez
Não
lá
é
diferente
porque
não
existe
essa
organização
assim
<o
infantário>
Émasaqui aqui há
[
/
]
o
infantário
é
um
infantário
daqueles
da
hum
/
hum
do
ministério
da
educação
/
e
hum
/
Hum
hum
aquilo
que
eles
fazem
é
levarem
as
crianças
durante
quinze
dias
também
/
mas
só
durante
a
manhã
à
praia
e
depois
trazê-las
têm
quee
vir
almoçar
ao
infantário
e
descansar
lá
e
/
Pois
Pois
é
Lá não lá tem uma uma boa vivenda já tudo /
Preparada
para
isso
preparada
para
eles
estarem
lá
É
bom
Cozinham
lá
e
tudo
/
Hum
hum
têm
já
pessoas
Têm
carro
não
?
Ah
quer
dizer
o
carro
é
relativo
hhh
se
calhar
até
/
Pois
pronto não sei é ééàvoltade pagam vinte e poucos contos
vinte
e
dois
Pagam
mais
ou
menos
o
preço
que
se
vê
por
aí
num
infantário
Pois
Não
é
aqui
em
Braga
é
/
não
eh
são
os
preços
mais
caros
Ai
é
?
Os
mais
caros
andam
à
volta
deste
preço
depois
há
há
colégios
bastante
mais
baratos
/
Claro
só
que
esses
às
vezes
não
se
consegue
entrar
lá
e
de
depois
também
ficam
longe
da
nossa
área
de
residência
não
é
?
Exceto
que
há
aqui
mas
que
realmente
é
só
a
partir
dos
três
anos
/
e
portanto
agora
para
/
não
porque
tinha
que
ficar
um
em
cada
colégio
/
?
e
e
pronto
já
está
ambientado
naquele
colégio
tem
lá
os
amigos
dele
era
um
bocado
chato
Claro
estarretirá-loagorada do colégio agora com os quatro anos
Claro
Aquele
da
da
minha
filha
só
tem
a
vantagem
de
/
ser
subsidiado
do
ministério
e
como
tal
/
Pois
Masestetambém este também tem subisídios do minitério
Porque
se
não
fosse
assim
seria
Tempoisera era este tem subsídios do ministério agora o problema é que mesmo assim /
pronto
os
subsídios
são
poucos
hoje
em
dia
não
é
?
É
/
é
A
não
ser
os
colégios
mesmo
oficiais
Ali/ ali naquele naquele suponho que ninguém paga mais do que quinze contos
é feita uma capitação por cada/ os membros do agregado familiar
depois
de
lá
se
paga
por
Masa pois aquié aqui é vinte ah sim vinte e tal já com a alimentação com o almoço
Pois
É
Pois lá também é assim incluído mas mas fica ma mais barato acho que ninguém paga mais do que quinze contos /
quinze
contos
vá
/
Pois
É
muito
bom
porque
comparado
com
os
preços
que
para
lá
vão
/
Pois
é
é
é
muito
bom
/
muito
bom
mesmo
Está
muito
cansada
com
a
leitura
?
Não
Um
bocadinho
não
é
?
hhh
É
é
assim
é
muita
coisa
Pronto
ainda
é
muita
coisa
mas
eh
sabe
o
que
é
?
É
que
difícil
fazer
as
pessoas
dizerem
as
palavras
que
precisamos
que
digam
hhh
se
não
for
assim
hhh
Pois
ah
aliás
acho
que
tem
algumas
repetidas
não
tem
?
Ou ou é são os acentos
Não
são
os
acentos
/
É
dos
acentos
não
há
nenhuma
repetida
/
É
mas
há
muitas
palavras
que
têm
só
diferença
de
acento
outras
/
É
de
acento
Pois
/
eh
são
sei
lá
formas
conjugadas
do
mesmo
verbo
outras
coisas
assim
do
gênero
Hum
hum
O
que
é
que
lhe
pareceu
isto
tudo
?
Muito
chato
?
Hum
claro
é
um
bocado
chato
não
é
?
Vê-se
que
é
uma
coisa
muito
particular
pronto
/
Um
bocadinho
Claro
que
só
mesmo
a
própria
pessoa
é
que
sabe
o
que
é
que
vai
fazer
com
isso
hum
Na
/
sabe
o
que
é
?
Não
dá
muito
para
imagina
o
tipo
de
/
sim
O
que
é
que
se
faz
com
isto
Pois
é
para
eh
perceber
se
/
as
pessoa
dizem
eh
normalmente
determinadas
vogais
ou
se
não
dizem
eh
se
dizem
as
vogais
nasais
com
um
grau
de
nasalidade
/
igual
a
de
outras
ou
se
não
enfim
coisas
assim
pequenas
/
Hum
hum
de
Fonologia
hhhh
hhhh
hhh
Nunca
tinha
feito
nenhum
teste
de
leitura
deste
gênero
não
é
?
Não
Está
habituada
a
ler
alto
ou
não
?
Não
Também
não
Bo
pronto
agora
mais
com
os
filhos
/
às
vezes
leio
algumas
histórias
Ah
pois
Hum
hum
masaindanãoprontoaténemnemmuitoporqueeleaindaé/ aindaémais ainda é pequeno
não
é
?
Não
entende
propriamente
a
leitura
portanto
vou
/
lendo
e
tentando
/
por
outras
palavras
dizer
não
é
ler
propriamente
alto
não
é
?
Pois
/
é
recriar
a
história
Sim
exato
recriar
mais
a
história
Hum
hum
E
nas
aulas
não
/
não
é
costume
?
Não
/
nas
aulas
não
/
muito
raramente
mesmo
Comoéquesedáaulasde de física e química na / no secundário ?
Ora
bem
depende
dos
níveis
a
nível
de
oitavo
e
nono
ano
/
as
aulas
são
quase
sempre
experimentais
/
Hum
hum
portanto
é
dada
a
matéria
teórica
acompanhada
de
experiências
quase
todas
as
aulas
Existem
condições
materiais
e
?
Ah
/
Não
existem
muitas
mas
vamos
fazendo
pronto
na
própria
sala
/
como
são
experiências
simples
/
desde
que
não
não
precisem
de
propriamente
de
ter
água
corrente
não
é
?
Porque
nesse
caso
teremos
mesmo
que
ir
para
o
laboratório
e
muitas
vezes
estão
ocupados
/
Pois
ah
aí
pronto
conseguimos
levamos
água
destilada
os
esguinchos
de
água
e
trabalhámos
na
própria
sala
Hum
hum
matéria
teória
e
vamos
acompanhando
com
as
experiências
a
nível
de
oitavo
e
nono
ano
Eles
gostam
?
Gostam
gostam
muito
/
normalmente
até
gostam
da
disciplina
mais
por
causa
da
parte
experimental
porque
eles
vão
ajudando
/
Claro
embora
não
sejam
eles
a
fazer
sozinhos
/
porque
não
há
material
para
pôr
toda
a
gente
a
trabalhar
mas
vão
fazendo
à
vez
Hum
hum
Pois
A
nível
de
secundário
/
décimo
e
décimo
primeiro
ano
as
salas
são
eh
teóricas
/
ah
portanto
são
eh
/
com
esquemas
/
sempre
eu
dou
sempre
as
aulas
a
pé
sempre
no
quadro
/
Hum
hum
/ea e depois tem sempre uma parte muito grande de exercícios de aplicação /
prontopara para aplicarem os conhecimentos que adquiriram na parte da aula teórica
Claro
E
eles
ah
têm
normalmente
alunos
são
muitos
alunos
?
São
as
turmas
eh
são
do
/
este
ano
tinha
duas
turmas
de
décimo
ano
uma
tinha
trinta
e
dois
alunos
/
e
a
outra
é
que
era
mais
pequena
mesmo
assim
eram
para
aí
vinte
e
seis
/
é
são
turmas
muito
grandes
mesmo
muito
grandes
Humhumhámuitaprocuradeste desta área de estudos por aqui se calhar hum
Acho
que
sim
/
acho
que
sim
Hum
hum
O
Também
é
uma
área
que
dá
para
seguir
bastantes
coisas
não
é
?
e
por
isso
é
que
os
alunos
escolhem
/
Hum
hum
para
as
engenharias
e
Claro
O
o
curso
que
fez
funciona
aqui
ou
Guimarães
?
Funciona
aqui
na
Universidade
do
Minho
É
?
e
ensina
o
mesmo
de
Física
e
química
Ah
Hum
hum
Porque
sei
que
algumas
funcionam
em
Guimarães
É
Algumas
é
a
partir
do
terceiro
ano
normalmente
até
pelo
menos
no
meu
tempo
era
assim
só
no
terceiro
ano
é
que
eles
começavam
a
ir
para
Guimarães
/
É
Hum
até
porque
têm
comuns
connosco
várias
as
matemáticas
todas
/
Pois
Claro
porexemploe e mais algumas disciplinas /
Pois
Esse
meu
doutoramento
ontem
é
é
professor
no
departamento
de
de
mecânica
/
pedagógicas
Como
é
que
se
chama
já
agora
?
Ah
Monteiro
/
A.
A.
Monteiro
Não
conheço
Esqueci-me
Ele
já
é
professora
lá
De
eletrônica
?
É
de
ele
não
nada
é
de
mecânica
Não
mecânica
Pois
não
não
era
propriamente
a
minha
área
não
é
?
Se
fosse
na
parte
de
eletrônica
sim
ainda
tive
bastante
disciplinas
/
Pois
Claro
agora
esse
ramo
não
muita
gente
/
/
a
universidade
já
está
muito
grande
Pois
está
aliás
eu
nem
se
quer
eh
/
nem
se
quer
estudei
nas
nas
novas
instalações
da
universidade
eu
tive
/
nas
instalações
antigas
/
que
eram
mais
aqui
na
cida
na
cidade
E
eram
em
vários
sítios
não
era
?
Ah
sim
sim
as
quer
dizer
ali
funcionavam
as
disciplinas
quase
todas
depois
tínhamos
as
disciplinas
pedagógicas
que
ainda
existe
/
que
numa
numa
outra
zona
de
Braga
mais
central
/
Hum
hum
e
tínhamos
que
ir
lá
para
as
aulas
das
disciplinas
pedagógicas
/
para
algumas
era
/
íamos
a
pé
para
lá
hhh
É
verdade
Acabavam
por
ter
de
andar
sempre
de
...
Eles
já
punham
pronto
ou
no
final
da
manhã
tinham
que
dar
um
espaço
não
é
?
Para
as
pessoas
terem
tempo
também
É
para
nos
podermos
deslocar
Hum
hum
Sim
Funcionava
aliás
em
vários
sítios
a
universidade
Hum
hum
Agora
é
que
têm
aquele
edifício
novo
não
é
?
Pois
têm
lá
vários
blocos
eu
eu
só
ainda
lá
fui
duas
vezes
mas
/
/
ah
realmente
tem
instalações
formidáveis
Tem
tem
/
tem
agora
tem
boas
instalações
/
Hum
hum
na
altura
não
/
mesmo
tinha
muitos
pré-fabricados
os
laboratórios
eram
tudo
em
pré-fabricados
/
que
agora
já
não
existem
No
começo
já
se
sabe
não
havia
tempo
para
construir
bem
Ah
começo
aquilo
já
tinham
uns
anos
mas
Sim
mas
/
mas
não
são
muitos
não
sei
quantos
anos
tem
mas
Pois
não
Não
são
muitos
Ah
já
deve
ter
para
aí
uns
quinze
acho
eu
Uns
quinze
talvez
Sim
sim
Deve
andar
para
aí
Ou
mais
mais
acho
que
mais
/
mais
/
Acho
que
que
o
pelo
menos
dezassete
tem
que
o
facto
de
haver
universidade
aqui
fez
com
que
muita
gente
se
fixasse
cá
?
Hora
de
fazer
o
jantar
hhh
hhh
Estava-lhe
a
perguntar
se
se
achava
que
o
facto
de
haver
universidade
aqui
tinha
permitido
que
realmente
/
Muita
gente
ficasse
cá
muita
gente
ficasse
pro
cá
ou
viesse
para
cá
Acho
que
sim
pelo
menos
eu
tenho
várias
pessoas
pronto
que
/
que
conheci
aqui
em
Braga
e
que
acabaram
por
ficar
aqui
a
viver
/
Hum
hum
gostaram
disto
não
é
?
E
pronto
fizeram
cá
o
curso
/
Sim
não
sendo
de
cá
algumas
ah
ficaram
os
primeiros
anos
/
e
depois
regressaram
à
à
pronto
à
terra
/
Hum
hum
hum
mas
houve
algumas
que
ficaram
É
a
cidade
tem
crescido
por
alguma
coisa
também
não
é
só
hum
pelos
os
residentes
mesmo
/
Pois
Hum
de
cá
muita
gente
também
veio
de
fora
daí
de
das
redondezas
não
é
?
Acho
que
sim
/
embora
principalmente
eh
pronto
eh
o
distrito
é
bastante
grande
não
é
?
E
/
a
cidade
tem
muitas
freguesias
e
pronto
vai
/
vai-se
alargando
/
Hum
hum
hum
a
zona
urbana
vai
estar
sempre
a
aumentar
Pois
está
Mas
/
mas
mesmo
há
muitos
universitários
a
ficar
por
cá
/
e
muitos
demoram
muito
tempo
a
fazer
os
cursos
demoram
dez
hhh
Ai
é
?
hhh
Ai
não
ai
isso
é
muitos
Portanto
acabam
por
Mas
são
assim
tão
difícies
?
São
bastante
O
nosso
por
exemplo
o
curso
de
Física
e
Química
dos
de
licenciatura
em
ensino
foi
sempre
o
curso
mais
difícil
/
e
mesmo
comparado
com
os
de
engenharia
não
ficava
nada
atrás
eu
acho
que
pelo
o
contrário
porque
era
um
curso
/
além
de
que
nós
tínhamos
as
mesmas
disciplinas
que
eles
as
matemáticas
todas
com
eles
por
exemplo
/
Hum
hum
queerao/ para eles o pronto
um
quebra-cabeça
que
eram
as
matemáticas
e
depois
tínhamos
as
disciplinas
de
física
específicas
/
e
tínhamos
muitas
aulas
de
laboratório
/
disciplinas
com
três
horas
e
quatro
horas
de
laboratório
e
tínhamos
que
fazer
sempre
relatórios
enormíssimos
/
daprontoda[/] da das experiências que nós fazíamos e perdíamos muito tempo com isso /
Hum
hum
contávamos
com
grandes
intro
introduções
/
com
muitos
cálculos
/
portanto
é
um
curso
muito
trabalhoso
/
precisamente
por
isso
porque
além
da
parte
de
relatórios
/
tenho
a
parte
teórica
e
os
testes
teóricos
a
todas
as
disciplinas
Claro
claro
claro
claro
Hum
hum
hum
A
parte
que
toda
a
gente
pronto
achava
muito
fácil
era
a
parte
pedagógica
/
as
disciplinas
pedagógicas
isso
toda
a
gente
Dizia
que
era
mais
fácil
Era era fácil e pronto quase nem se estudava /
bastava
ler
os
textos
uma
vez
Sabe que lá em lá em Letras a sua irmã deve-lhe dizer o contrário hhh /
hhh
há
lá
muita
gente
que
diz
que
as
cadeiras
pedagógicas
são
as
mais
difícies
hhh
hhh
A
sério
fazem
a
licenciatura
toda
/
hhh
e
só
têm
as
cadeiras
pedagógicas
depois
num
quinto
ano
separado
não
[
/
]
não
as
vão
fazendo
ao
longo
do
curso
/
ehámuitagenteque que tem resultados muito fracos contrariamente à
Ai
nós
nós
é
ao
contrário
as
notas
altas
era
nas
hhh
nas
pedagógicas
Era
era
as
únicas
que
a
gente
não
íamos
a
exame
de
resto
/
pronto
íamos
dispensando
uma
ou
outra
mas
eu
não
conheço
por
exemplo
eu
nunca
fui
a
nenhum
de
exame
de
uma
pedagógica
/
e
os
meus
colegas
a
maior
parte
também
não
era
muito
raro
o
aluno
que
ia
a
exame
a
uma
disciplina
pedagógica
dispensávamos
sempre
Pois
Dispensavam
Quase
nem
púnhamos
essa
hipótese
não
púnhamos
não
hhh
Pois
ainda
há
tempos
estive
a
falar
com
a
Armanda
e
ela
dizia
que
ah
/
havia
problemas
porque
havia
gente
que
merecia
reprovar
/
que
merecia
reprovar
no
estágio
já
depois
de
terem
feito
as
pedagógicas
no
estágio
mereciam
reprovar
/
que
mereciam
reprovar
Ah
não
sei
quer
dizer
eu
muitas
vezes
também
ponho
aí
professores
universitários
a
orientar
os
estágios
que
não
têm
experiência
nenhuma
a
nível
de
ensino
secundário
/
Sim
e
depois
que
vêm
com
as
teorias
deles
que
ensinam
nas
aulas
e
que
não
tem
ah
aplicação
nenhuma
na
na
escola
/
Também
o
problema
é
esse
Nós
aprendemos
coisas
ridículas
naquelas
disciplinas
pedagógicas
/
só
nos
ríamos
nas
aulas
muitas
vezes
é
Pronto
Pois
não
eu
fi-las
todas
/
era
do
gênero
ah
se
o
se
o
Zezinho
se
comportasse
mal
o
que
é
que
a
gente
fazia
registávamos
o
número
de
vezes
que
se
comportava
mal
como
numa
turma
com
trinta
alunos
?
Disparate
Era
assim
do
gênero
havia
cada
cada
coisa
que
nós
ficávamos
espantados
/
e
e
depois
criticávamos
os
professores
e
tal
e
eles
diziam
"
Ah
mas
o
programa
é
assim
a
gente
tem
que
ensinar
"
/
Claro
Tem
que
dar
"
tenho
que
dar
isto
as
matérias
são
estas
"
E
como
é
que
depo
/
em
em
que
é
que
isso
lhe
serviu
para
a
sua
experiência
?
Eu
acho
que
me
serviu
muito
pouco
/
É
não
é
?
muito
pouco
mesmo
/
/ ah a experiência que eu tenho aa a /
pronto
aquilo
que
eu
sei
é
mais
aquilo
que
eu
aprendo
com
os
próprios
alunos
e
a
minha
experiência
do
dia
a
dia
porque
aquilo
que
eu
aprendi
na
universidade
pedagogicamente
muitas
coisas
a
/
estavam
erradas
até
completamente
erradas
/
muitas
coisas
só
na
teória
é
que
nós
/
pronto
são
coisas
muito
bonitas
algumas
mas
com
turmas
como
nós
temos
com
trinta
e
tal
alunos
é
impossível
aplicar
qualquer
uma
delas
Claro
Acho
que
aprendi
muito
pouco
em
termos
pedagógicos
para
/
Hum
hum
/
para
o
curso
não
é
?
Para
para
dar
aulas
Disse-meque que davas aulas já já há quanto tempo ?
Ora
bem
eh
acho
que
foi
há
há
nove
anos
até
oitenta
eu
acabei
em
oitenta
e
oito
o
curso
/
oitenta
e
oito
noventa
e
oito
Já
há
bastante
tempo
Há
nove
anos
mais
ou
menos
dei
um
ano
antes
de
acabar
o
curso
Hum
hum
Qual
o
foi
o
ano
mais
difícil
?
Foi
o
foi
o
primeiro
?
É
é
sempre
o
primeiro
ano
isso
é
/
portanto
a
gente
o
problema
uh
pronto
claro
que
ensinar
mesmo
os
conteúdos
nós não não temos eh não conseguimos não dominamos não é à partida /
Hum
hum
mas
a
parte
pior
nem
é
essa
a
parte
pior
é
dominar
os
alunos
hhh
/
que
agora
/
São
muito
muito
rebeldes
muito
rebeldes
muito
/
/
ah
a
educação
agora
quanto
a
mim
/
que os pais dão aos filhos hhh acho que é x eh tem muitos muitas falhas /
passam
muito
pouco
tempo
com
eles
/
e
depois
o
pouco
tempo
que
passam
com
eles
toleram-lhes
tudo
e
mais
alguma
coisa
/
tem
muito
poucas
regras
e
chegam
à
escola
e
é
um
escape
/
não
respeitam
colegas
professores
Não
respeitam
normas
Não
Nem
sabem
que
regras
existem
que
Não
sabem
/
completamente
x
lhes
querem
dizer
eles
não
E e depois claro nós em cinquenta minutos com trinta alunos à frente é um bocado difícil estarmos sempre /
depois
os
programas
pois
programas
também
são
grandes
temos
de
dar
as
matérias
acabamos
muitas
vezes
por
os
pôr
na
rua
/
porque
é
a
única
hipótese
/
não
é
?
Não
não
dá
para
estar
a
perder
ali
uma
hora
com
um
aluno
Claro
Nem
pensar
Hum
hum
E
aquela
história
de
de
/
de
se
transitar
de
ano
eh
/
sem
haver
eh
nem
exames
nem
classificações
às
vezes
Pronto
isso
agora
acontece
até
ao
nono
ano
/
Hum
portanto
até
ao
nono
ano
/
o
o
ensino
agora
pronto
como
é
obrigatório
/
/é/émuito são raros os alunos que ficam retidos /
não
é
?
Agora
chama-se
/
portanto
a
maior
parte
dos
alunos
É
A
maior
parte
dos
alunos
passam
/
quase
sempre
/
embora o aproveitamento muitas vezes é muito muito fraco mesmo /
e
eles
vão
continuando
a
passar
/
às
vezes
têm
algum
apoio
por
fora
/
dado
por
outro
professores
na
própria
escola
/
Hum
hum
e e vão transitando sempre de ano agora o problema é que eles chegam ao nono ano /
vão
passando
mas
chegam
ao
nono
com
pronto
muito
poucos
conhecimentos
não
eles
continuam
a
passar
depois
o
problema
é
nas
turmas
de
décimo
ano
/
Ai
é
?
que
é
que
são
muito
fracas
acabam
por
conseguir
fazer
o
nono
ano
e
/
para
ficar
com
um
diploma
com
os
estudos
mínimos
obrigatórios
E
depois
Na
e
os
que
continuam
/
/Ah acabam por ter muito pouco muito pouco conhecimento e as turmas de décimo ano agora são uma desgraça /
uma
desgraça
completa
/
reprovam
<Comoéquesecompreendeentão>ah/ compreendem-se então facilmente
os
resultados
destas
provas
de
décimo
segundo
agora
não
?
Se
calhsr
Hum
Bem
eu
acho
que
não
eu
acho
que
agora
as
provas
de
décimo
segundo
agora
que
foi
a
culpa
da
da
da
/
/
ah
quer
dizer
do
ministério
da
educação
propriamente
pronto
eh
/
das
pessoas
que
não
para
fazerem
aquelas
provas
acho
que
foi
uma
vergonha
/
como
é
que
se
juntam
grupos
de
professores
universitários
/
que
estão
a
ganhar
para
fazer
essas
provas
/
e
cometem
tantos
erros
a
fazê-las
acho
que
é
ridículo
puro
e
simplesmente
Estavam
Hum
Nós
este
ano
por
exemplo
fizemos
provas
na
escola
/
provas
globais
de
décimo
ano
de
décimo
primeiro
ano
/
eu
fiz
provas
de
décimo
ano
por
exmeplo
e
fiz
exames
/
para
um
curso
noturno
e
e
nãonão
tenho
/
umaúnica um único erro a preocu a preocupação é sempre tão grande /
Claro
queascoisassaememcondiçõesquenunca[/] nuncaémuitoraroacontecer haver algum erro nessas provas
Portanto
a
nós
custa-nos
ad
admitir
como
é
que
pessoas
/
que
à
partida
se
consideram
superiores
a
nós
pelo
menos
em
termos
de
conhecimentos
/
hhh
cometam
erros
tão
flagrantes
/
Hum
hum
do
gênero
no
exame
de
química
faltar
uma
constante
por
exemplo
/
uma
coisa
essencial
/
faltava
uma
constante
os
alunos
não
conseguiam
fazer
o
problema
/
embora
alguns
até
soubessem
de
cor
porque
com
o
treino
os
alunos
até
vão
decorando
mas
pronto
não
são
obrigados
a
isso
e
às
vezes
com
o
nervosismo
não
a
sabem
não
é
?
Claro
claro
e
e
e
como
sabem
que
ela
fornecida
tem
a
obrigação
de
ser
for
fornecida
/
nem
o
professor
é
obrigado
a
sabê-la
sabe-a
porque
tem
prática
porque
se
não
não
precisa
de
a
saber
/
Não
precisava
de
a
saber
prontoe e não apareceu no teste
Acho
que
/
achoquetinhasidouma uma equipa que já tinha
sidonomeadapela pela ministra Ferreira Leite que fez as provas
Não
sei
não
isto
foi
uma
bronca
enorme
/
Pois
foi
e
mesmo
a
prova
por
exemplo
de
Química
do
décimo
segundo
ano
/
eracompleta/ enquanto que os alunos estão habituados a fazer muitos
exercícios
na
aula
portanto
a
ser
uma
prova
muito
prática
/
a
prova
acho
que
tinha
dez
ou
mais
justificações
/
teoria
muito
teórica
O
meu
marido
por
exemplo
esteve
a
corrigir
as
provas
e
aquilo
foi
uma
razia
completa
/
Imagino
aindaehachoqueeleteveumapositivaem/ à volta de quarenta provas
agora
já
está
a
corrigir
a
segunda
chamada
já
está
a
achar
a
prova
/
Ma
melhor
os
testes
melhores
/
a
prova
pelos
vistos
retiraram
a
segunda
chamada
porque
também
estava
cheia
de
erros
/
e
foi
retirada
/
só
que
algumas
escolas
não
não
portanto
eles
distribuíram
uma
prova
que
era
uma
prova
de
reserva
/
mas
algumas
escolas
não
chegou
essa
prova
de
reserva
e
deram
a
da
segunda
chamada
/
que
acho
que
está
cheia
de
erros
também
Mas
eh
A
prova
de
reserva
diz
que
é
bastante
mais
fácil
e
pronto
já
não
é
tão
teórica
/
é
mais
prática
é
mais
habituada
aquilo
que
os
alunos
estão
a
fa
habituados
a
fazer
nas
aulas
e
o
programa
exige
Hum
hum
É
um
disparate
não
se
adequarem
às
provas
nem
em
qualidade
nem
em
quantidade
àquilo
<
/
que
/
os
/
>
Pois
[
/
]
que
os
alunos
eh
Achoque o que aconteceu este ano acho que não não é admissível
não
/
é
demais
/
Pois
eu
também
acho
que
não
foidemaisporquefoi se fosse numa prova mas foi em quase todas as provas tinham erros /
É
?
acho
que
isso
é
um
exagero
Dá
a
impressão
que
anda
ali
mão
Dá
a
impressão
que
anda
ali
mão
para
tentar
mesmo
/
sei
lá
fazer
com
que
as
coisas
corram
mal
não
sei
/
Nãoseieu essa hipótese por acaso hhh nunca me tinha passado pela cabeça mas
é
é
a
impressão
que
dá
Não
repare
é
que
são
é
nas
provas
de
Português
que
existem
gralhas
é
nas
provas
de
de
de
tudo
de
Química
de
Matemática
DeQuímicaénaprovadede de Física é na de Matemática há há gralhas em quase todas as provas
É
um
disparate
Hum
Autêntico
quer
dizer
acho
que
isso
que
é
inadimissível
puro
e
simplesmente
Claro
Claro
Mesmo
para
os
alunos
que
estão
a
repetir
provas
desnecessariamente
/
não
é
?
Precisam
de
férias
precisam
de
descansar
um
bocado
e
estão
a
repetir
as
provas
todas
Claro
É
Poisatéporquejáandaramoanointeiroatrabalharenão não trabalharam pouco porque andaram
Pois
E
agora
estão
a
ser
alguns
estão
a
ser
beneficiados
demais
porque
eles
estão
a
dar
dois
valores
a
mais
por
exemplo
havia
alunos
com
vinte
e
dois
É
verdade
Não
se
admite
e
e
vai
entrar
/
não
sai
na
pauta
mas
entra
para
a
média
da
entrada
na
universidade
/
os
vinte
e
dois
valores
Que
disparate
Secalharháalunosaentrarcommédiadevinteeumou ou mesmo vinte e dois
Pois
pois
pois
Ah
sim
há
uma
/
Deu
há
pouco
na
televisão
de
uma
prima
minha
que
tem
/
[
/
]
que
tem
vinte
e
um
É
Edeu eu vi na televisão uma uma miúda que tinha vinte e dois não sei quê vinte e dois a não sei que mais vinte e um a não sei quê /
y
Bom
essa
também
é
outra
ela
já
tinha
tinhatudonotasvintesvinteseuns era
eu
acho
que
as
notas
agora
são
não
sei
os
alunos
têm
muitas
explicações
e
conseguem
facilmente
tirar
uma
nota
alta
/
/
muito
mais
do
que
no
meu
tempo
/
Hum
hum
muito
mais
do
que
no
meu
tempo
/
Ah
sim
nós
entravámos
com
médicas
muito
mais
baixas
/
eles
agora
/
Tambémissoalgumaah/ querer dizer que os professores cada vez mais também são melhores
que
evãote/ vão sendo não só mais como melhores
porque
a
formação
hoje
em
dia
também
é
melhor
do
que
/
Sim
sim
não
é
?
Para
além
de
ser
mais
abrangente
Sim
E
e
pronto
e
agora
pronto
gerou-se
também
uma
moda
das
explicações
e
os
alunos
É
recorrem
muito
às
explicações
enquanto
que
quando
eu
estudei
por
exemplo
era
muito
raro
o
aluno
que
tinha
uma
explicação
eu
nunca
tive
nada
/
Claro
Não
e
os
meus
colegas
era
muito
raro
o
aluno
que
tinha
explicações
e
agora
não
eles
agora
se
for
preciso
têm
explicações
a
quase
todsa
as
disciplinas
/
Hum
os
pais
podesm
pagar
Portantoforçosa/ pois exatamente têm muitos muitos
Sim
/
ah
outros
que
não
podem
esforçam-se
por
tudo
quanto
é
lado
e
põe
os
filhos
em
explicações
muitas
vezes
até
os
prejudicam
com
isso
alguns
até
são
prejudicados
Hum
hum
Eu
por
exemplo
este
ano
tinha
alunos
que
/
tinha
muitos
problemas
numa
turma
/
que
era
uma
turma
muito
grande
de
trinta
e
tal
alunos
/
em
que
tinha
um
grupo
de
alunos
que
estava
em
explicações
num
colega
da
escola
/
eentãoeleschegam<àsa/>[//] à aula /
e
eu
tinha
o
livro
adotado
fazia
os
exercícios
do
livro
mandava-os
fazer
durante
a
aula
e
depois
ia
tirando
dúvidas
iam
fazendo
no
quadro
/
Claro
e
eles
chegavam-me
à
aula
e
tinham
sempre
os
exercícios
todos
feitos
/
portanto
não
faziam
mais
nada
/
a
não
ser
galhofa
hhh
completamente
Eu
tinha
que
me
estar
sempre
constantemente
a
chatear
depois
uma
turma
de
trinta
e
tal
alunos
num
décimo
ano
em
que
as
aulas
têm
que
ter
um
ritmo
grande
/
tive
sempre
problema
acabaram
por
passar
/
com
dez
um
passou
com
dez
/
e
o
outro
passou
com
onze
/
outros
que
até
eram
alunos
de
uma
colega
minha
tiraram
negativa
reprovaram
à
disciplina
/
bem
isto
porque
/
aliás
precisamente
porque
eles
não
precisavam
das
explicações
para
nada
se
atendessem
àquilo
que
o
professor
diz
nas
aulas
/
Por
isso
é
que
não
estavam
com
atenção
porque
se
calhar
tinham
tinham
Pois
não
Tinham
um
bocado
mais
a
não
ter
tido
explicações
hhh
Era
era
autêntico
Nunca
tinha
encarado
as
coisas
por
esse
prisma
mas
realmente
parece
/
Mas
acontece
isso
/
muito
muito
Podem
Os
alunos
não
se
esforçam
minimamente
não
ligam
minimamente
às
aulas
pronto
isto
é
com
aquele
aluno
médio
porque
depois
às
explicações
para
os
alunos
bons
/
que
eles
tem
quinze
ou
dezasseis
mas
querem
tirar
dezanove
isso
aí
/
compreende-se
/
agora
um
aluno
quer
estudar
/
e
vai
para
explicações
para
ter
um
dez
não
pode
ser
/
tem
que
estudar
por
ele
para
tirar
um
dez
um
onze
ou
um
doze
porque
eles
conseguem
perfeitamente
isso
/
Claro
Claro
um
dez
e
não
e
não
ir
para
umas
explicações
para
tirar
um
dez
ou
um
onze
e
depois
nas
aulas
/
não
ouvir
nada
do
que
o
professor
dizia
e
pronto
vão
para
lá
perturbar
Perturbar
a
aula
E
hoje
em
dia
acontece
muito
isso
/
tudo
precisamente
porque
os
pais
querem
dar
tudo
e
mais
alguma
aos
filhos
e
que
eles
tenham
o
mínimo
esforço
possível
/
e
depois
acabam
por
/
É
um
erro
errar
/
esta
coisa
eles
precisam
de
sentir
a
necessidade
é
um
erro
enorme
É
Ah
pois
precisam
mesmo
/
precisam
de
se
ter
de
esforçar
pelas
coisas
/
é
por
isso
que
agora
eles
chegam
à
escola
e
pronto
não
não
sabem
com
as
pessoas
não
sabem
lidar
com
professores
é
concelhos
disciplinares
/
Claro
é
faltas
a
torto
e
a
direito
hum
pronto
vêm
para
a
rua
e
/
chegam
atrasados
porque
vão
jogar
bilhar
e
não
sei
quê
é
tudo
assim
/
Ai
que
disparate
chegam
depois
do
segundo
toque
vão
jogar
bilhar
constantemente
/
eu
tinha
dois
alunos
que
me
faziam
isso
sempre
/
Deviam
ficar
de
fora
deviam
ficar
à
porta
esses
só
no
décimo
ano
Pois
muitas
vezes
até
ficavam
Mas
depois
fazer
isso
todos
os
dias
também
/
Pois
o
professor
até
pode
fazer
isso
só
que
a
gente
chega
a
uma
certa
altura
eu
pelo
menos
/
que
já
não
estou
para
me
chatear
com
esse
tipo
de
coisas
/
e
eles
que
se
esforcem
se
qui
porque
o
ensino
secundário
não
é
obrigatório
é
só
para
quem
quer
/
portanto
a
partir
daí
eu
não
eu
não
sou
mãe
deles
nem
nem
me
considero
nessa
situação
/
Claro
como
há
muitos
professores
que
/
se
consideram
mas
eu
não
considero
/
Pois
acho
que
eu
sou
professora
deles
/
e
sou
amiga
deles
quando
eles
merecem
/
Não
é
mãe
agora
eles
têm
que
/
ser
meus
amigos
também
e
têm
que
saber
aquilo
que
querem
/
Claro
e
saber
o
que
ter
e
não
ir
para
as
aulas
eu
a
nível
de
oitavo
e
nono
ano
sim
senhor
/
/
eh
pronto
reajo
com
eles
de
forma
diferente
/
e
pronto
agora
a
nível
de
secundário
não
as
coisas
já
são
diferentes
não
posso
estar
ali
a
dar
aulas
para
bebés
/
porque
não
eles
já
não
são
bebés
nenhuns
e
estão
ali
porque
querem
Claro
O
ensino
secundário
não
é
obrigatório
/
Exatamente
é
só
para
que
para
quem
quer
e
em
princípio
até
para
quem
vai
seguir
para
a
universidade
portanto
não
se
pode
brincar
nas
aulas
/
Naturalmente
mesmo
as
idades
deles
já
não
são
/
Bem
para
isso
para
isso
Bom
/
olhe
nós
eh
já
conversámos
agora
um
bocadinho
depois
desta
leitura
toda
portantonãoé / não a vou empatar mais já gastámos também mais ou menos aquela hora /
que
hhh
estava
mais
ou
menos
destinada
/
Está
bem
Vamos
en
agora
fazer
aquela
/
conserva
com
a
sua
amiga
hhh
Ah
está
Guardar XML • Obter texto
• Representação da onda sonora • Representação em frases