DI_125BM33b
Sem título
ID | 125 |
Participant | M. Gomes |
Gender | Masculino |
Opções de representação
Texto: - Mostrar: - Etiquetas:
O script do Java parece estar desligado, ou então houve um erro de comunicação. Ligue o script do Java para mais opções de representação.
não
sei
há
quanto
tempo
estamos
assim
mas
não
hhh
não
foi
depois
da
hum
muito
depois
da
leitura
porque
eu
vi
que
hum
hum
ainda
faltava
um
bom
bocado
para
o
final
da
daquele
lado
da
cassete
foi
só
aqui
esta
última
parte
da
conversa
que
não
ficou
hhh
hhh
já
me
disse
que
gostava
mais
de
lecionar
ah
aos
últimos
anos
do
liceu
não
é
?
sim
eh
as
matérias
<são
mais>
/
eh
são
mais
atraentes
já
não
são
tão
básicas
e
e
mas
mais
pessoalmente
por
causa
dos
alunos
é
?
por
causa
do
comportamento
dos
alunos
mas
nota-se
uma
grande
ah
uma
grande
diferença
no
comportamento
dos
alunos
ah
ao
longo
da
sua
experiência
eh
de
de
professor
com
experiência
?
ah
qualquer
qualquer
a
com
qualquer
ano
em
qualquer
dos
anos
que
sim
eh
acho
não
tem
vindo
a
cada
vez
piorar
?
de
longe
hhh
tem
tem
piorado
e
bastante
é
que
dante
quando
eu
comecei
a
dar
aulas
e
ainda
não
há
muito
tempo
para
aí
cinco
anos
ou
coisa
assim
hum
foi
logo
na
universidade
e
havia
um
comportamento
diferente
dos
alunos
ah
daquele
que
existe
hoje
ah
eu
acho
que
sim
eu
sempre
tive
eu
desde
que
comecei
tive
há
há
sempre
algumas
turmas
que
são
exceção
não
é
?
pois
eh
há
sempre
algumas
turmas
que
são
hhh
são
um
conjunto
de
alunos
reprovados
que
é
totalmente
esses
essas
são
são
exceções
são
as
mesmo
tais
que
agora
ah
eventualmente
viriam
ser
as
de
currículos
alt
alternativos
não
era
?
hhh
como
é
que
é
essa
ah
hhh
sim
História
?
já
hah
eu
eu
a
nível
do
do
do
do
até
ao
nono
ano
não
estou
não
estou
mesmo
por
dentro
de
não
desde
que
isso
é
só
que
para
ah
até
ao
nono
é
só
até
ao
nono
isso
ai
é
?
no
ensino
secundário
é
hah
pois
porque
é
totalmente
diferente
é
obrigatório
é
mas
mas
acho
que
é
mui
é
pouco
viável
pelo
menos
em
termos
práticos
toda
a
gente
eu
pela
experiência
que
tenho
é
é
muito
difícil
uma
escola
ter
ter
salas
ter
professores
ter
o
problema
é
o
problema
logo
o
prob
o
problema
mais
prioritário
é
o
das
salas
logo
para
salas
de
aulas
não
há
salas
para
juntar
para
trinta
ocorrências
hhh
hhh
e
para
sim
já
imaginou
e
o
que
vai
ser
?
pois
juntar
os
trinta
piores
e
depois
não
há
professores
e
colocá-los
pois
ali
é
e
depois
quem
é
quem
é
que
será
o
professor
que
vai
a
primeira
coisa
para
lá
so
?
que
eles
faziam
com
certeza
era
lançar
uma
bomba
para
destruir
a
sala
ou
fazer
uma
coisa
qualquer
ah
e
depois
hah
um
professor
que
resista
a
hhh
uma
turma
dessas
chega
ao
fim
do
ano
até
merece
o
Nobel
fica
ah
esgotado
hhh
hhh
se
chegar
ao
fim
do
ano
hhh
hhh
e
depois
não
há
nenhum
professor
que
ou
muito
dificilmente
haverá
professores
que
por
von
que
por
vontade
/
quererão
essas
turmas
claro
claro
eu
aí
há
dias
lia
uma
uma
revista
do
SPGL
e
apareciam
lá
testemunhos
de
vários
professores
de
/
de
desses
anos
hum
e
cada
um
fazia
o
seu
testemunho
mais
diferente
dos
anteriores
não
é
?
uns
diziam
que
sim
senhor
que
era
muito
bom
que
permitia
recuperar
meia
dúzia
deles
e
que
isso
era
muito
melhor
e
que
eles
assim
uh
/
tendo
um
acompanhamento
mais
heh
próximo
que
tinham
realmente
uma
taxa
de
êxito
muito
superior
/
eh
àquela
que
teriam
no
caso
de
de
estarem
integrados
nas
outras
turmas
então
aquilo
era
excecional
só
que
aquilo
funcionava
durante
um
ano
ou
durante
dois
pois
e
depois
aqueles
professores
que
tinham
sido
vítimas
daquelas
turmas
obviamente
já
não
estavam
com
disponibilidade
e
pois
não
depois
como
é
que
se
iria
seleccionar
eu
acho
que
eu
acho
que
o
problema
hm
o
problema
maior
de
dos
alunos
do
insucesso
dos
alunos
até
ao
nono
ano
não
não
é
propriamente
o
que
as
matérias
serem
difíceis
não
é
não
é
não
é
propriamente
o
o
questão
dos
programas
é
é
é
a
vontade
deles
a
motivação
deles
o
problema
é
esse
é
é
não
é
?
eles
não
se
interessam
a
maior
parte
dos
alunos
os
alunos
de
até
ao
nono
ano
que
reprovam
ou
têm
problemas
em
casa
hum
hum
vários
ou
vários
portanto
não
imagino
quais
quais
se
sejam
ou
ou
não
se
interessam
por
não
se
interessam
não
têm
não
têm
motivação
nenhuma
claro
eh
a
maior
parte
deles
eh
contenta-se
com
a
profissão
que
os
pai
isso
ainda
se
vê
atualmente
infelizmente
contenta-se
com
a
profissão
que
os
pais
eh
têm
e
às
desse
vezes
nem
sequer
pensam
ter
nenhuma
e
às
vezes
e
às
vezes
ah
eu
isto
por
pelo
menos
neste
meio
que
que
eu
estou
não
é
?
hum
hum
porque
ah
na
cidade
também
estive
no
centro
da
cidade
e
tal
talvez
seja
diferente
esta
a
lecionar
aonde
?
aqui
em
Maximinos
que
é
suburbano
ah
que
eu
já
apanha
apanha
estive
uma
vez
na
escola
ah
/
ah
secundária
de
Maximinos
já
há
preparatória
portanto
apanha
o
mei
meio
o
alunos
de
zona
suburbana
alguns
serão
da
cidade
hum
hum
e
meios
rurais
claro
portanto
tem
uma
mistura
mistura
tudo
uma
mistura
mistura
tudo
mas
pro
principalmente
é
suburbano
e
rural
e
a
maior
parte
dos
dos
pais
são
operários
e
a
maior
parte
deles
"
eu
estudar
?
"
não
não
não
há
ninguém
que
os
incentive
em
casa
para
para
quê
?
para
ir
para
o
desemprego
?
"
eu
pelo
menos
"
até
alguns
casos
dizem
"
eu
pelo
menos
tenho
pss
posso
posso
ter
a
profissão
do
meu
pai
que
é
trolha
"
hhh
aí
não
é
desemprego
hhh
e
contudo
eh
portanto
uma
grande
parte
de
do
insucesso
é
será
esse
hum
e
outra
parte
será
nos
meios
mais
de
filhos
de
de
de
camadas
sociais
mais
elevadas
às
vezes
os
pais
garantem-lhes
tudo
e
mais
alguma
coisa
porque
é
que
vão
trab
para
para
que
é
que
irão
trabalhar
?
porque
é
que
se
esforça
?
temos
porque
é
que
se
esforça
?
e
há
doutros
que
não
e
há
outros
que
não
que
se
talvez
seja
na
família
não
tenham
<hábitos
de>
[
/
]
hábitos
de
estudo
mesmo
os
próprios
pais
hum
hum
não
não
portanto
não
não
estudaram
estudaram
pouco
outros
fizeram
até
ao
nono
ano
eh
acontece
isso
mas
tem
mas
também
existem
bons
alunos
claro
mas
hhh
há
bons
alunos
mas
isso
em
princípio
sempre
houve
mesmo
nos
meios
rurais
mesmo
mesmo
mesmo
nos
meios
rurais
portanto
sempre
houve
e
há
alunos
interessados
tantos
nuns
meios
como
noutros
ah
mas
há
sempre
há
sempre
estes
que
são
uma
grande
parte
pois
o
que
parece
é
que
o
número
tem
vindo
a
aumentar
significa
tem
vindo
a
aumentar
significativamente
não
é
?
e
talvez
tambem
sereja
será
pela
pelo
a
série
hhh
de
alternativas
que
eles
têm
agora
não
é
?
é
?
além
sem
falar
na
televisão
não
é
?
eles
claro
têm
muitas
alternativas
não
é
só
a
escola
muitas
vezes
vão
só
para
escola
só
para
trocarem
impressões
com
os
colegas
sim
sim
é
só
para
a
brincadeira
outros
outros
&
ta
outros
praticam
desporto
a
maior
parte
e
muitos
vão
para
para
a
área
de
desporto
que
depois
não
passam
daí
porque
não
não
estudam
não
hum
hum
gostam
de
desporto
e
vão
para
o
futebol
vão
para
outras
áreas
desport
desportivas
mas
não
não
lhes
interessa
ter
uma
formação
formal
mais
elevada
e
eu
acho
que
essa
gente
não
chega
a
pensar
no
futuro
eles
não
hm
não
pensam
no
futuro
a
longo
prazo
pf
o
futuro
p
é
é
assim
uma
noção
difusa
é
uma
grande
há
uma
grande
parte
de
alunos
que
não
pensa
nisso
não
pensa
não
pensa
nisso
que
é
aquele
momento
agora
apetece-lhe
jogar
à
bola
joga
à
bola
hhh
ponto
final
não
tem
outro
outra
motivação
e
também
me
têm
aparecido
pessoas
que
me
têm
dito
que
e
[
/
/
]
huh
filhos
de
de
de
pais
com
formação
até
bastante
razoável
e
tudo
/
hum
hum
que
dão
aos
filhos
condições
à
partida
boas
para
que
eles
se
instruam
de
forma
hum
hum
decente
ah
têm
filhos
que
justamente
não
não
estão
nada
interessados
quer
dizer
têm
ali
os
livros
há
casos
desses
todos
mas
não
os
abrem
estão
ali
e
huh
pois
não
e
às
vez
e
às
vezes
para
para
tirarem
positiva
a
umas
certas
disciplinas
ou
para
passarem
de
ano
só
com
motivações
mais
fortes
como
por
exemplo
uma
uma
moto
hhh
que
susto
que
acontece
muito
hoje
em
dia
um
uma
moto
ou
qualquer
coisa
do
claro
género
ah
mas
acontece
muito
isso
<se
não
fores
assim
não
mas
hah
vais
>
[
/
/
]
se
não
tiveres
aquela
nota
não
vais
de
férias
pois
te
hah
hah
eu
acho
eu
acho
que
faz
parte
eu
acho
que
talvez
seja
a
partir
Guardar XML • Obter texto
• Representação da onda sonora • Representação em frases