DI_126BM33b
Sem título
ID | 126 |
Participant | J. Ribeiro |
Gender | Masculino |
Opções de representação
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ah
pois
já
fica
um
lado
completo
é
?
mas
não
tem
importância
ah
as
mudanças
podiam
começar
assim
por
baixo
com
coisas
tão
simples
como
essas
eh
as
mudanças
têm
que
começ
nos
programas
ou
na
dimensão
dos
programas
sim
ah
sim
sim
a
as
mudanças
têm
que
se
fazer
em
diversas
áreas
em
diversos
factores
que
estão
que
estão
implicados
não
é
na
na
nesta
dinâmica
do
ensino
e
da
aprendizagem
hum
e
portanto
tem
que
haver
mudança
e
há
vários
níveis
e
pronto
fundamentalmente
tem
que
haver
ponto
vontade
política
e
a
vontade
política
passa
primeiro
por
ro
reconhecer
que
as
coisas
estão
mal
estão
profundamente
mal
isso
é
necessário
ser
assumido
e
portanto
enquanto
não
não
se
assumir
se
andar
a
esconder
isso
já
vai
ser
mau
hum
vai
ser
mau
porque
realmente
se
as
coisas
estão
razoáveis
já
a
vontade
de
mudar
já
não
é
grande
claro
e
depois
dar
certas
condições
às
escolas
de
adquirirem
progressivamente
alguma
autonomia
e
os
professores
também
deixarem
de
ser
meros
funcionários
e
e
digamos
assim
ah
correias
de
transmissão
do
sistema
isto
não
passava
também
por
fazer
com
que
os
professores
se
fixassem
em
determinadas
escolas
ou
pelo
menos
em
determinadas
sim
também
é
isso
regiões
?
claro
permitir
que
quem
não
gosta
de
dar
aulas
e
de
ser
professor
tenha
outra
alternativa
e
possa
sair
do
sistema
e
não
fique
eternizadamen
não
se
eternize
como
professor
pois
porque
hoje
em
dia
mais
de
cinquenta
por
cento
dos
porque
não
tem
alternativa
professores
detestam
o
que
fazem
claro
sim
sim
sim
sim
os
professores
hoje
estão
muito
desmotivados
sempre
foi
difícil
ser
professor
e
os
professores
sempre
se
queixaram
dos
alunos
e
os
alunos
dos
professores
é
isso
traz
provavelmente
mas
isso
é
isso
vem
de
trás
mas
hoje
mais
porque
anteriormente
as
mudanças
eram
muito
lentas
e
hoje
cada
dia
que
passa
as
mudanças
são
muito
rápidas
muito
repentinas
e
são
grandes
saltos
desde
desde
que
dá
aulas
tem-se
apercebido
de
duma
mudança
no
comportamento
dos
alunos
ou
isto
é
sensivelmente
a
mesma
coisa
?
não
tenho-me
apercebido
ah
não
dou
aulas
há
muito
tempo
e
portanto
também
ainda
não
estou
assim
em
condições
de
ava
de
ajuizar
hum
hum
e
depois
o
trabalho
que
faço
também
ainda
não
é
não
trabalho
com
muitas
turmas
e
quer
dizer
eu
trabalho
com
muitas
turmas
em
cada
ano
embora
não
sejam
minhas
como
eu
oriento
estágio
só
tenho
claro
duas
turmas
e
os
estagiários
têm
as
as
restantes
apesar
de
tudo
parece
que
a
questão
da
indisciplina
é
está
a
aumentar
portanto
há
cada
vez
mais
indisciplina
nas
escolas
porque
a
educação
está
muito
permissiva
não
é
?
de
em
casa
e
na
própria
escola
hum
hum
e
depois
porque
todo
o
sistema
funciona
à
volta
dos
conhecimentos
e
das
capacidades
cognitivas
e
não
tem
nada
a
ver
com
as
atitudes
e
com
os
comportamentos
e
portanto
como
não
se
põe
a
tónica
nisso
tudo
se
desleixa
cada
vez
mais
sim
esses
aspetos
são
são
pura
e
simplesmente
ignorados
o
aluno
que
se
está
a
portar
mal
o
o
professor
ignora-o
faz
de
conta
que
ele
não
existe
a
gente
ouve
muito
disso
aos
professores
"
pronto
eu
ele
está
ali
porta-se
mal
eu
faço
de
conta
que
ele
não
existe
"
sim
ou
então
põem-no
fora
os
colegas
também
da
sala
e
ponto
final
não
já
nem
põem
fora
da
sala
já
nem
põem
fora
da
sala
a
estratégia
de
sobrevivência
dos
professores
hoje
é
põem-nos
ao
fundo
da
sala
aqueles
que
querem
ouvir
aqueles
que
querem
ouvir
vêm
para
a
frente
e
os
outros
podem
fazer
o
que
querem
lá
atrás
desde
que
estejam
lá
atrás
sem
fazer
muito
barulho
desde
jogar
às
cartas
conversar
fazer
o
trabalho
de
casa
para
matemática
hum
etc
.
que
lhe
e
est
parece
aquela
ideia
mirabolante
de
colocar
agora
os
alunos
mais
indisciplinados
ou
com
mais
problemas
de
aprendizagem
tanto
quanto
o
sistema
permite
caracterizar
juntos
numa
em
turmas
separadas
?
em
turmas
em
turmas
específicas
específicas
para
esse
pessoal
?
para
essa
gente
ah
isso
não
resolve
nada
pois
não
?
ah
ora
bem
essa
ideia
que
já
era
muito
antiga
foi
abandonada
e
agora
parece
que
está
a
ser
retomada
não
é
estranho
isto
?
a
mim
parece-me
muito
estranho
é
estranho
mas
cz
mas
começa
a
fazer
um
certo
sentido
digamos
assim
porque
porque
se
não
houver
um
uma
certa
homogeneidade
na
turma
em
termos
académicos
é
quase
impossível
ah
avançar
de
modo
mas
os
razoável
melhores
não
gostam
de
se
impor
face
aos
hah
piores
e
os
piores
não
têm
a
aprender
com
o
exemplo
dos
melhores
?
ah
sim
em
sim
em
termos
abstratos
assim
assim
parece
que
sim
seria
assim
seria
hah
hhh
hhh
só
que
só
que
as
turmas
são
muito
grandes
a
desmotivação
deles
em
relação
à
escola
está
muito
acentuada
porque
a
escola
tem
grandes
concorrentes
cá
fora
o
cinema
a
televisão
o
vídeo
e
portanto
há
uma
ideia
já
muito
vulgarizada
que
aquilo
que
se
vai
buscar
à
escola
é
apenas
o
diploma
ah
a
re
começar
pelos
alunos
mas
também
os
pais
também
acreditam
nisso
e
portantos
a
escola
se
só
se
espera
essa
certificação
já
não
se
espera
claro
grande
coisa
da
escola
portanto
como
não
não
se
deposita
já
grandes
esperanças
na
escola
a
atitude
do
aluno
desse
tal
aluno
relativamente
e
mal
comportado
é
de
grande
resistência
e
portanto
ele
é
digamos
assim
insensível
a
qualquer
a
quaisquer
medidas
de
de
incentivo
e
sim
sim
a
qualquer
es
a
a
quaisquer
estratégias
de
de
motivação
por
exemplo
ou
as
estratégias
não
conseguem
sensibilizar
a
pedagogia
vendeu-nos
essa
imagem
hum
que
era
uma
questão
de
inter
de
estratégia
para
motivar
o
aluno
hum
só
que
não
há
estratégia
que
regis
que
resista
a
alunos
que
antecipadamente
não
querem
e
não
esperam
da
escola
nada
portanto
a
mensagem
a
estimulação
pode
estar
à
frente
deles
mas
eles
não
têm
sensibilidade
para
se
aperceberem
e
portanto
o
professor
torna-se
impotente
a
própria
turma
torna-se
incapaz
de
o
absorver
e
de
o
mudar
porque
o
sistema
já
como
bateu
tão
fundo
já
dificilmente
essas
coisas
agora
são
são
suficientes
para
motivar
esse
tipo
de
alunos
e
portanto
ah
e
muitos
deles
pronto
o
ensino
de
massas
provocou
isso
muitos
deles
a
certa
altura
do
ano
/
verificando
também
a
distância
que
vai
entre
eles
e
aqueles
que
têm
algum
aproveitamento
é
tão
grande
quando
tomam
consciência
disso
ainda
se
tornam
mais
revoltados
sim
?
e
a
p
sim
e
a
partir
daí
sabotam
as
aulas
sistematicamente
para
ver
se
se
já
mais
ninguém
avança
sim
sim
de
modo
propositado
de
modo
ostensivo
já
não
o
fazem
sem
querer
por
distração
mas
fazem-no
ostensivamente
resistência
declarada
hum
hum
e
portanto
isso
dificulta
muito
a
atividade
do
professor
a
partir
de
determinada
altura
sempre
dificultou
mas
a
partir
de
determinada
altura
do
ano
é
nas
escolas
grandes
é
muito
difícil
sobreviver
dentro
da
sala
de
aula
e
principalmente
nos
corredores
não
é
?
é
?
passa
o
professor
e
é
difícil
sim
há
professores
que
são
alvo
de
encontrões
de
insultos
de+
a
sério
?
sim
sim
muito
mal
sim
tratados
não
é
?
são
são
enxovalhados
s
quando
na
realidade
estão
ali
para
fazer
o
trabalho
deles
sim
não
há
a
imagem
do
professor
como
foi
como
bateu
tão
fundo
não
o
professor
já
não
é
alvo
de
daquele
respeito
daquela
distância
que
ainda
conseguia
incutir
há
alguns
anos
agora
tudo
isso
se
desfez
sim
a
a
democracia
com
as
suas
vantagens
retirou
muitas
das
coisas
que
permitiam
uma
certa
que
a
escola
funcionasse
?
distância
sim
,
uma
certa
distanciação
os
funcionários
andavam
de
bata
os
professores
também
lembro-me
disso
muito
bem
os
professores
também
ah
havia
uma
data
de
rituais
que
criavam
uma
certa
distância
e
criavam
umas
certas
regras
e
tudo
isso
se
diluiu
e
agora
é
muito
difícil
lidar
com
essa
confusão
toda
e
protanto
o
próprio
aluno
está
confuso
não
é
?
já
não
tem
uma
imagem
não
sabe
quais
ah
são
os
padrões
nem
quais
são
os
seus
sim
sim
os
os
limites
sim
não
sabe
os
contornos
não
é
?
não
não
consegue
definir
os
contornos
porque
o
meio
também
está
encarregue
de
os
definir
e
o
próprio
meio
onde
ele
está
é
um
meio
indefinido
diluído
n
não
é
contrastante
e
portanto
ele
não
retira
dali
qualquer
mensagem
qualquer
tipo
de
conhecimento
é
como
que
ah
estar
no
vazio
suspenso
sem
que
sem
que
se
preceba
aonde
é
que
se
pode
agarrar
se
calhar
a
revolta
deles
é
justamente
a
a
yyy
sim
é
uma
gran
sim
/
uma
grande
confusão
hm
um
grande
mal-estar
ver
que
as
coisas
não
não
mudam
que
dali
não
há
esperança
que
dali
já
não
vem
nada
não
eles
a
partir
da
quinta
aula
já
olham
para
o
professor
e
dizem
"
pronto
eu
este
até
ao
final
do
ano
"
e
portanto
o
professor
pode
fazer
mil
por
uma
linha
que
não
não
é
suficiente
para
os
não
será
suficiente
para
os
cativar
não
e
depois
porque
cativar
este
pessoal
passa
por
um
investimento
pessoal
louco
também
ah
de
q
hoje
em
dia
é
mui
é
é
é
utópico
não
é
?
porque
a
sensibilidade
deles
a
a
atenção
deles
só
é
captada
por
quando
eles
estão
habituados
ao
a
um
som
elevadíssimo
a
discoteca
o
cinema
hoje
o
cinema
eles
já
não
aguentam
uma
sala
normal
tem
que
ser
uma
sala
com
uma
data
de
colunas
ah
já
há
salas
que
têm
um
sistema
sonoro
muito
aperfeiçoado
ah
a
televisão
também
ah
incentiva
isso
a
publicidade
/
certo
e
portanto
quando
o
professor
vai
para
a
aula
com
meios
ridículos
claro
o
que
é
que
o
professor
tem
?
o
professor
tem
um
acetato
que
pode
projectar
/
ou
pode
dar-se
ao
trabalho
de
tirar
umas
fotocópias
fazer
um
texto
no
computador
e
fotocopiar
e
ter
ficado
mais
uma
hora
ou
duas
da
da
noite
a
fazer
isso
com
grande
sacrifício
mas
não
tem
qualquer
efeito
qualquer
impacto
em
termos
de
aluno
porque
o
aluno
está
habituado
a
ler
a
ler
um
texto
em
cin
em
quinze
por
sete
de
altura
não
é
?
e
só
ler
uma
frase
ou
duas
e
se
a
gente
lhe
dá
um
texto
aquilo
para
ele
é
uma
mancha
claro
e
portanto
eles
quando
olham
vêem
uma
mancha
negra
e
a
mancha
negra
não
lhes
tin
diz
nada
e
portanto
não
têm
sensibilidade
intelectual
para
isso
lhes
suscitar
curiosidade
porque
a
curiosidade
deles
está
ah
mecanizada
por
pela
cor
pela
frase
curta
grande
pelo
imediato
fácil
pelo
imediato
e
portanto
o
professor
não
fala
essa
linguagem
nem
nunca
poderá
falar
ah
d
às
vezes
procura
contrariá-la
outras
vezes
procura
harmonizar
um
pouco
essa
essa
linguagem
também
na
aula
a
ver
se
não
escreve
tanto
no
quadro
se
escreve
pouquinho
mas
é
difícil
é
um
grande
desfazamento
portanto
a
cultura
de
massa
as
massas
estão
treinadas
nisso
portanto
só
aquele
aluno
que
já
tem
em
casa
um
acompanhamento
doutro
nível
que
tem
a
sensibilidade
mais
apurada
noutro
sentido
/
é
que
acompanha
os
outros
eu
acho
que
tudo
passa
também
ah
por
às
pessoas
não
se
lhes
dar
imediatamente
a
resposta
à
sua
necessidade
/
porque
se
alguém
sente
uma
necessidade
ainda
que
muito
pequena
se
ela
não
lhe
for
satisfeita
imediatamente
hum
hum
tem
que
fazer
esforço
para
para
o
adquirir
tem
que
gastar
tempo
gastar
sim
energia
tem
que
sim
procurar
e
isso
faz
com
que
se
habitue
a
procurar
as
coisas
e
sim
sim
desperta
a
curiosidade
em
contrapartida
se
respondermos
imediatamente
se
me
claro
pedes
uma
batata
sim
sim
frita
dou-te
imediatamente
uma
batata
frita
tu
não
não
estimulas
o
teu
engenho
quer
dizer
pode
ser
uma
batata
frita
ou
pode
ser
um
gelado
ou
pode
ser
um
rebuçado
ou
sim
sim
não
se
trein
não
se
treina
a
atenção
a
concentração
a
contenção
só
que
isso
são
capacidades
são
qualidades
que
exigem
muito
tempo
e
teoricamente
já
deviam
estar
adquiridas
exatamente
eles
e
portanto
são
condições
são
pré-requisitos
quando
o
aluno
chega
por
exemplo
ao
décimo
ano
já
deviam
estar
satisfeitos
há
muito
e
cuja
recuperação
não
pode
ser
feita
num
ano
nem
em
dois
nem
em
três
nem
em
quatro
às
vezes
leva
uma
vida
inteira
eh
são
sim
às
vezes
são
irremediáveis
o
aluno
já
está
irremediavelmente
o
cérebro
dele
já
está
formatado
exacto
é
hhh
noutro
tipo
de
de
coisas
disse
e
uma
coisa
ah
realmente
ah
e
portanto
e
portanto
é
uma
ilusão
é
foi
uma
ideia
que
os
ve
os
pedagogos
nos
venderam
é
uma
ilusão
a
gente
pensar
que
é
uma
questão
de
estratégias
e
de
adaptação
e
que
em
pouco
tempo
a
gente
tem
o
aluno
na
mão
e
o
consegue
concentrar
é
uma
pura
ilusão
e
o
fracasso
do
professor
redunda
em
quer
dizer
é
aí
que
a
gente
bate
encrava
não
avança
hum
hum
e
daí
a
a
grande
frustração
dos
professores
e
porque
fazem
trinta
por
uma
linha
mas
quanto
mais
macacadas
fazem
pior
é
já
não
há
e
não
não
há
por
não
há
eu
tive
um
aluno
este
ano
eu
tive
uma
turma
eu
penso
não
pensava
assim
eu
era
daqueles
que
acreditava
que
a
estratégia
mudava
pelo
facto
também
sim
pelo
facto
de
também
de
ser
orientador
de
estágio
muito
associado
à
pedagogia
sempre
acreditei
isto
é
uma
questão
de
estratégia
claro
ah
só
que
este
ano
tive
uma
turma
lá
está
o
ano
da
reforma
décimo
ano
são
alunos
que
passaram
dez
anos
da
vida
deles
no
sistema
da
reforma
hum
hum
isto
foram
alunos
que
chegaram
ao
décimo
ano
tive
uma
turma
que
não
tem
o
mínimo
não
tinham
o
mínimo
não
tinha
socialização
escolar
não
tinham
capacidade
de
concentração
não
tinham
sensibilidade
para
determinados
temas
e
portanto
a
gente
abrir
a
boca
era
já
ofendê-los
era
já
era
eles
já
desligavam
a
gente
começa
a
o
primeiro
minuto
a
gente
a
falar
e
eles
desligam
automaticamente
inconscientemente
não
fazem
aquilo
de
propósito
não
é
por
mal
é
é
o
seu
mecanismo
é
o
seu
cérebro
que
está
assim
moldado
e
portanto
eu
falo
eles
desligam
eu
pouso
a
fotocópia
eles
desligam
eu
escrevo
no
quadro
e
eles
desligam
eu
digo
na
aula
seguinte
então
vou
passar
um
vídeo
para
os
motivar
eles
então
não
levam
o
caderno
porque
pensam
que
é
para
ver
filme
e
portanto
é
um
jogo
de
de
gato
e
de
rato
puxa-se
de
um
lado
exato
a
gente
quer
equilibrar
pronto
o
colega
diz
"
pronto
isto
não
pode
ser
só
textos
só
escrever
no
quadro
vamos
equilibrar
a
estratégia
"
"
então
eles
gostam
de
ver
televisão
vamos
lhes
dar
televisão
mas
vamos
dar
um
filme
cultural
/
vamos
dar
qualquer
coisa
"
o
filme
ou
tem
ação
ou
então
eles
desligam
também
também
e
portanto
e
a
sala
tem
que
estar
bastante
escurecida
e
a
televisão
tem
que
estar
bastante
alta
e
eles
não
podem
ser
obrigados
a
escrever
e
se
o
filme
não
tiver
ação
e
não
tiver
dispersam-se
música
ao
fim
de
dois
minutos
começam
a
falar
com
o
colega
do
lado
começam
a
dizer
"
que
chatice
prof
deixe-nos
ver
para
a
próxima
trago
eu
um
vídeo
"
eh
"
deixe-nos
fazer
isto
deixe-nos
deixe-nos
sair
mais
cedo
isto
é
uma
seca
"
e
portanto
o
professor
fica
desarmado
mas
pior
do
que
ficar
desarmado
é
que
fica
desmotivado
desnorteado
confuso
já
não
sabe
o
que
é
que
há
de
fazer
porque
já
não
sabe
o
que
é
que
há-de
fazer
eh
não
sabe
lidar
com
este
pessoal
não
é
?
portanto
nós
estamos
atualmente
confrontados
com
uma
massa
eh
com
a
qual
não
fomos
preparados
para
lidar
e
cuja
preparação
vai
exigir
anos
e
anos
eh
e
proj
depois
já
não
e
primeiro
ainda
é
preciso
perceber
o
que
é
que
está
a
acontecer
não
é
?
com
este
pessoal
que
é
educado
desde
pequeninos
a
verem
televisão
eles
desde
pequeninos
chegam
a
casa
sentam-nos
em
frente
à
televisão
passam
ali
a
vida
portanto
a
velocidade
deles
é
outra
eles
não
têm
a
velocidade
ah
do
diálogo
não
é
?
a
velocidade
deles
de
audição
não
é
a
do
diálogo
a
velocidade
está
ali
um
ser
deles
passivo
que
só
absorve
exato
tipo
esponja
sim
mas
absorve
a
uma
determinada
velocidade
e
determinada
coisa
não
é
qualquer
sim
sim
coisa
que
aquilo
que
eles
digerem
são
só
alguns
temas
são
só
alguns
comportamentos
são
só
alguns
sim
e
tem
que
ser
tudo
muito
diversificado
muito
colorido
muito
sonoro
e
muito
superficial
muito
superficial
e
isto
não
é
dizer
que
eles
não
têm
capacidades
eles
têm
muitas
capacidades
muitas
potencialidades
e
a
mudança
é
possível
agora
nós
não
temos
condições
a
escola
não
está
preparada
para
fazer
a
mudança
não
tem
condições
não
não
tem
condições
para
recuperar
um
aluno
destes
estes
alunos
são
irrecuperáveis
portanto
eu
eu
sei
no
início
do
ano
ah
eu
costumo
dizer
isso
só
basta-me
vê-los
a
entrar
na
sala
já
sei
como
é
que
são
já
sei
que
não
vão
passar
o
ano
isso
parece
um
preconceito
mas
não
é
é
quer
dizer
um
indivíduo
no
décimo
ano
que
entra
na
sala
e
a
primeira
atitude
é
ir
para
janela
em
vez
de
ir
para
a
secretária
já
se
sabe
pronto
já
se
sabe
que
ali
não
está
boa
coisa
quer
dizer
há
há
hábitos
ele
queria
ele
queria
básicos
estar
lá
fora
/
óbvio
sim
há
coisas
básicas
que
os
impedem
de
aprender
vão
para
a
janela
ou
quando
vêm
se
está
frio
não
tiram
as
luvas
e
acham
que
aprendem
ouvindo
não
escrevem
"
então
não
vou
tirar
não
hoje
está
frio
"
ah
"
hoje
disse
que
era
para
trazer
o
o
livro
era
para
lerem
um
texto
"
"
hah
eu
não
trouxe
vejo
aqui
pelo
colega
do
lado
"
mas
não
saem
da
carteira
deles
viram-se
assim
para
trás
ah
a
ver
de
costas
as
palavras
ao
contrário
que
chatice
portanto
não
há
/
bem
que
estavam
muito
não
há
entusiasmados
ah
a
escola
o
sistema
tem
previsto
aulas
de
recuperação
mas
as
aulas
de
recuperação
são
mais
do
mesmo
e
eles
precisam
coisas
diferentes
portanto
a
recuperação
faz-se
num
outro
sentido
não
é
dar-lhes
mais
do
mesmo
porque
mais
do
que
eles
têm
já
é
mais
que
suficiente
e
era
nesse
sentido
que
entrava
aquela
ideia
da
dos
curricula
al
alternativos
não
é
?
sim
sim
tem
que
haver
alternativas
muito
rápidas
eh
eh
mas
não
podem
ser
só
coisas
diferentes
como
o
problema
está
muito
agravado
não
podem
ser
só
coisas
diferentes
tem
de
ser
também
um
pouco
do
mesmo
porque
senão
também
não
do
mesmo
não
pode
ser
porque
eles
para
este
tipo
de
alunos
não
pode
ser
hah
depende
eles
agora
têm
que
ser
escalonados
lá
está
há
bocado
perguntava-me
se
eles
têm
que
ser
todos
juntos
numa
turma
eu
não
eu
não
imagino
como
é
que
é
dar
aulas
se
forem
todos
nestes
casos
mui
muito
provavelmente
têm
que
ser
metidos
todos
numa
turma
porque
eu
prefiro
eu
já
disse
este
ano
eu
prefiro
ter
uma
turma
de
trinta
repetentes
do
que
quinze
individuos
que
estão
a
repetir
e
quinze
que
vieram
do
nono
ano
porque
não
se
consegue
falar
a
mesma
linguagem
não
é
?
não
há
não
há
ali
sintonia
um
momento
realmente
que
não
existe
mas
não
é
e
portanto
em
turmas
assim
grandes
ah
eu
não
sei
se
não
não
era
melhor
tê-los
separados
sei
lá
três
numa
turma
cinco
noutra
ah
claro
isso
sim
mas
não
é
isso
que
acontece
por
exemplo
na
hoje
em
dia
impossível
por
exemplo
no
Sá
de
Miranda
ah
reprovaram
cinquenta
por
cento
no
décimo
ano
ou
seja
as
próximas
turmas
do
próximo
ano
metade
da
turma
tem
que
ser
constituída
por
repetentes
no
mínimo
metade
e
portanto
a
fa
a
distribuir
três
repetentes
por
turma
tinha
que
haver
dezenas
e
dezenas
de
turmas
e
portanto
é
uma
utopia
pensar
isso
nisso
pensar
nisso
e
portanto
nessas
condições
é
necessário
uma
homogeneidade
académica
porque
senão
os
que
vêm
vão
ser
completamente
contaminados
vão
ser
hhh
pronto
pessoal
que
está
ali
para
fazer
o
décimo
ano
e
que
já
repetiu
eh
tem
dificuldades
estruturais
que
não
supera
nos
próximos
anos
esses
porque
deviam
ter
hah
deviam
sair
do
sistema
ah
sim
esse
pessoal
precisava
de
alternativas
profissionais
por
exemplo
ip
eletricistas
canalizadores
lá
está
coisas
diferentes
diferentes
e
manuais
e
concretas
eles
não
são
individuos
com
capacidade
de
concentração
para
ouvir
para
escrever
para
uma
série
de
coisas
e
portanto
mas
se
mas
se
necessitam
lhes
ensinar
a
ser
eh
/
trolha
ou
carpinteiro
ou
capin
carpinteiros
nem
que
seja
carpinteiro
do
tosco
sim
sim
é
preciso
saber
algumas
coisas
para
ser
sim
sim
o
problema
é
que
a
sociedade
criou-lhes
grandes
expetativas
não
é
?
os
pais
apostam
mas
expetativas
neles
expetativas
sem
esforço
?
sim
sem
esforço
essa
é
uma
das
cor
essa
é
uma
das
das
características
da
sociedade
actual
tudo
tem
que
ser
conseguido
sem
esforço
portanto
o
esforço
não
é
um
valor
dos
anos
noventa
o
esforço
é
um
valor
que
saiu
do
uso
não
é
?
não
está
é
um
valor
das
gerações
anteriores
o
esforço
e
o
mas
temos
que
trabalho
temos
que
começar
a
fazer
isto
o
contrário
hm
sim
mas
não
é
um
individuo
que
se
esforça
é
malvisto
heh
o
esforço
e
o
trabalho
aqueles
que
também
são
malvistos
não
são
incentivados
sim
são
são
sempre
malvistos
hoje
em
quem
é
esperto
não
trabalha
dia
cultiva-se
claro
cultiva-se
o
prazer
a
sedução
o
e
o
tempo
livre
não
é
hhh
não
é
não
é
o
contrário
e
essa
imagem
é
muito
cultivada
pelo
cinema
outra
vez
e
pela
publicidade
e
os
pais
também
não
querem
que
os
filhos
passem
o
que
eles
passaram
são
os
primeiros
a
não
querer
já
reparou
que
existem
estratégias
muito
muito
engraçadas
para
que
as
pessoas
não
façam
esforço
e
tenham
aquilo
que
se
quer
que
elas
tenham
por
exemplo
a
publicidade
nos
diferentes
canais
da
televisão
é
sistematicamente
colocada
mais
alto
em
termos
de
volume
do
que
ah
o
os
outros
programas
ah
/
sim
sim
quer
seja
o
noticiário
ou
sim
sim
seja
o
que
for
simplesmente
porque
se
quer
que
aquela
imagem
desperta
ah
que
aquela
mensagem
passe
estimula
portanto
que
mais
não
seja
a
publicidade
eles
ouvem
sem
esforço
sim
sim
sem
nenhum
esforço
de
atenção
sim
sim
isso
retira
e
isto
é
um
retira
ao
individuo
uma
capacidade
de
concentração
incrível
retira-lhe
isso
retira-lhe
o
saber
lidar
com
as
pessoas
ele
habitua-se
a
lidar
com
a
máquina
ah
portanto
com
alguém
que
não
lhe
responde
que
não
os
chateia
que
ele
pode
mudar
o
canal
quando
quiser
e
portanto
eles
o
professor
simplesmente
com
o
comando
quando
estão
a
ouvir
quando
estão
a
ouvir
o
professor
eles
quando
estão
a
ouvir
o
professor
eles
sentem
a
mão
dorida
porque
queriam
mudar
de
canal
não
é
?
não
têm
ali
o
o
ah
o
como
é
que
agora
é
se
chama
educação
física
hhh
agora
sim
sim
não
ah
queriam
mudar
não
é
o
comando
não
têm
ali
o
o
telecomando
à
mão
porque
realmente
aquilo
é
um
espetáculo
não
é
?
e
a
pedagogia
ativa
também
não
há
condições
para
a
fazer
com
as
turmas
que
temos
com
os
programas
que
temos
e
portanto
mas
o
que
era
essa
pedagogia
ativa
?
eh
era
pô-los
a
descobrir
não
é
?
em
vez
de
dizer
pô-los
a
descobrir
obrigá-los
a
descobrir
eh
um
aluno
eu
não
consigo
manter
o
suspense
numa
aula
acerca
de
um
tema
mais
de
dois
minutos
ou
três
porque
eles
não
aguentam
não
suportam
ficam
não
suportam
essa
tensão
e
desligam
se
o
sim
se
o
tema
é
importante
então
não
se
calam
enquanto
não
não
o
professor
não
esclarecer
ou
então
desligam
não
é
?
eles
não
suportam
mas
existem
poucas
coisas
que
se
que
realmente
sejam
in
ah
interessantes
para
eles
que
que
lhes
chamem
a
atenção
portanto
sim
porque
eles
foram
foram
insensibilizados
não
é
?
estão
vacinados
estão
vacinados
estão
imunes
portanto
a
publicidade
é
no
máximo
a
discoteca
é
no
máximo
o
cinema
é
no
máximo
as
motas
o
carro
é
acelerado
a
mota
é
acelerada
a
bicicleta
passou
de
uso
portanto
a
velocidade
deles
eh
é
outra
eh
e
portanto
aquilo
que
eles
pontuam
é
eles
pontuam
/
em
espaços
completamente
diferentes
daquele
em
que
o
professor
está
a
pontuar
e
portanto
há
ali
um
desfazamento
enorme
enorme
e
irrecuperável
eh
e
e
pronto
<e
cá
estamos
agora>
[
/
]
e
agora
o
o
problema
é
ou
os
professores
percebem
isso
ou
então
estão
perdidos
mas
eu
acho
que
também
há
muitos
porque
não
conseguem
lidar
que
não
percebem
quer
dizer
já
es
já
foram
educados
também
muitos
nesta
nesta
nesta
velocidade
velocidade
isto
também
é
complicado
porque
existe
ah
um
conjunto
de
professores
que
foi
já
sim
claro
vê-se
então
agora
grandemente
influenciado
por
isto
e
não
sabe
outra
coisa
não
sabe
exato
também
é
preciso
que
agora
apareçam
esses
novos
professores
que
só
conseguem
dizer
duas
ou
três
frases
e
só
slogans
um
dia
exato
destes
falava
com
uma
uma
jornalista
e
que
que
trabalha
na
revista
Visão
e
dizia-me
ela
assim
"
agora
estou
a
fazer
um
um
trabalho
ah
/
sobre
aqueles
livros
que
vêm
marcados
com
uns
sinais
tipo
sinais
de
trânsito
a
dizer
assim
proibido
ler
estas
três
páginas
que
se
seguem
passe
imediatamente
para
a
página
trinta
e
nove
"
sim
sim
sim
já
pensou
o
que
é
que
isto
é
?
vem
responder
àquela
necessidade
de
só
ler
os
títulos
de
só
ver
o
slogan
de
ah
só
assimiliar
duas
linhas
ist
is
isto
é
diabólico
sim
os
livros
mas
aquilo
é
claro
que
têm
uma
obra
literária
ah
assinalada
desta
maneira
?
não
uma
obra
literária
seria
impossível
não
fazem
hhh
parece
que
já
fazem
com
obras
literárias
?
imagine
hum
hum
para
além
das
cortes
que
fazem
normalmente
em
determinadas
obras
por
exemplo
as
Seleções
ah
já
têm
e
o
Círculo
de
Leitores
já
têm
algumas
obras
assim
ora
bem
eu
dza
ah
por
um
lado
é
uma
vantagem
que
isso
que
isso
exista
porque
ao
menos
ah
a
pessoa
ainda
folheia
o
livro
se
assim
for
ainda
folheia
o
livro
e
o
livro
eu
sou
sou
uma
pessoa
que
gosto
muito
de
livros
para
mim
o
livro
é
sagrado
hum
hum
mas
o
livro
fazer
um
leitor
é
uma
coisa
muito
complicada
é
uma
coisa
que
demora
dezenas
de
anos
mas
começa
por
aí
começa
só
por
lidar
e
por
gostar
deles
com
eles
por
pegar
neles
por
os
cuidar
por
ver
as
imagens
ou
as
letras
por
aprender
a
folheá-los
por
trope
tropeçar
neles
aprender
a
folhear
etc
.
isso
cria
hábitos
e
cria
dependências
etc
.
e
esses
esse
tipo
de
livros
pelo
menos
será
um
poderá
ser
um
trampolim
eh
porque
ou
seja
n
não
podemos
ver
ao
contrário
não
desincentiva
a
leitura
da
obra
literária
hum
hum
a
obra
literária
nunca
poderá
ser
adulterada
ou
se
o
o
for
é
por
uma
boa
causa
não
é
o
que
eles
dizem
?
será
por
uma
boa
causa
?
mas
esse
tipo
as
pessoas
que
lêem
coisas
desse
tipo
então
nunca
também
nunca
lerão
sim
sim
tem
que
se
ver
como
um
caminho
para
criar
um
leitor
portanto
para
criar
um
leitor
hoje
tem
que
se
passar
por
aí
se
calhar
senão
sim
e
portanto
eu
hoje
para
criar
p
par
para
que
os
meus
alunos
leiam
um
texto
eu
não
posso
condensá-lo
tenho
de
espaçar
não
pode
ser
tem
que
ser
um
texto
sim
tem
que
ser
um
texto
curto
tem
que
começar
as
aulas
não
por
textos
sequer
tem
que
começar
por
banda
desenhada
para
irem
para
o
texto
porque
senão
nunca
mais
ainda
bem
que
eu
não
estou
a
dar
aulas
no
secundário
ai
hoje
em
dia
é
preciso
ser
eu
herói
eu
comecei
eu
comecei
mas
mas
já
comecei
derrotada
sabe
?
ah
porqu
eu
eu
tinha
[
/
]
não
hoje
em
dia
um
professor
para
ir
para
o
secundário
tem
tem
que
ter
um
guia
de
sobrevivência
eu
tinha
a
certeza
de
que
não
iria
conseguir
porque
não
era
do
meu
feitio
pois
pois
ah
sim
é
preciso
ter
um
um
determinado
perfil
é
é
senão
a
pessoa
não
aguenta
aquilo
eu
aguentei
três
meses
e
depois
claro
como
estava
a
fazer
em
simultâneo
o
mestrado
e
até
os
horários
não
eram
nada
fáceis
de
conciliar
disse
"
fico
sem
fazer
nada
ok
?
mas
isto
não
faço
"
e
cheguei
ao
final
eu
ah
tinha-me
calhado
uma
daquelas
turmas
que
têm
muitos
repetentes
ah
era
ah
bem
dentro
de
Lisboa
daquelas
uma
turma
da
pesada
/
e
era
a
primeira
vez
que
eu
dava
aulas
e
não
tinha
estágio
não
tinha
preparação
nenhuma
pedagógica
tinha
acabado
a
licenciatura
simplesmente
saiu-me
um
balde
de
água
fria
ah
e
no
final
desses
três
meses
ah
aquela
turma
pior
/
estava
realmente
bastante
mal
e
suponho
ah
suponho
que
tinha
conseguido
recuperar
duas
alunas
/
daquelas
difíceis
mas
tinha
conseguido
recuperar
mas
quer
dizer
eram
eram
duas
ou
três
assim
no
meio
da
turma
de
vinte
e
tal
sim
sim
para
recuperar
dois
ali
quer
dizer
é
o
mesmo
é
uma
sim
e
depois
fui-me
antigamente
embora
devem-se
quer
dizer
só
se
tiveram
sorte
em
encontrar
um
professor
melhor
do
que
eu
pois
espero
que
sim
mas
nunca
mais
soube
nada
da
turma
pois
antig
antigamente
as
turmas
no
décimo
ano
por
exemplo
eles
chegavam
mal
mas
num
ano
a
gente
conseguia
os
recuperar
agora
eles
chegam
com
limitações
tais
que
são
irrecuperáveis
são
irrecuperáveis
há
um
aluno
há
alunos
que
não
conseguem
articular
duas
palavras
durante
um
ano
inteiro
e
isso
é
inimaginável
sim
é
complicado
bom
meu
caro
amigo
pronto
muito
obrigada
pela
ajuda
agora
estamos
conversados
está
bom
já
basta
para
os
meus
efeitos
sempre
às
ordens
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