DI_126BM33b

Sem título

ID126
ParticipantJ. Ribeiro
GenderMasculino

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ah pois fica um lado completo é ? mas não tem importância ah as mudanças podiam começar assim por baixo com coisas tão simples como essas eh as mudanças têm que começ nos programas ou na dimensão dos programas sim ah sim sim a as mudanças têm que se fazer em diversas áreas em diversos factores que estão que estão implicados não é na na nesta dinâmica do ensino e da aprendizagem hum e portanto tem que haver mudança e vários níveis e pronto fundamentalmente tem que haver ponto vontade política e a vontade política passa primeiro por ro reconhecer que as coisas estão mal estão profundamente mal isso é necessário ser assumido e portanto enquanto não não se assumir se andar a esconder isso vai ser mau hum vai ser mau porque realmente se as coisas estão razoáveis a vontade de mudar não é grande claro e depois dar certas condições às escolas de adquirirem progressivamente alguma autonomia e os professores também deixarem de ser meros funcionários e e digamos assim ah correias de transmissão do sistema isto não passava também por fazer com que os professores se fixassem em determinadas escolas ou pelo menos em determinadas sim também é isso regiões ? claro permitir que quem não gosta de dar aulas e de ser professor tenha outra alternativa e possa sair do sistema e não fique eternizadamen não se eternize como professor pois porque hoje em dia mais de cinquenta por cento dos porque não tem alternativa professores detestam o que fazem claro sim sim sim sim os professores hoje estão muito desmotivados sempre foi difícil ser professor e os professores sempre se queixaram dos alunos e os alunos dos professores é isso traz provavelmente mas isso é isso vem de trás mas hoje mais porque anteriormente as mudanças eram muito lentas e hoje cada dia que passa as mudanças são muito rápidas muito repentinas e são grandes saltos desde desde que aulas tem-se apercebido de duma mudança no comportamento dos alunos ou isto é sensivelmente a mesma coisa ? não tenho-me apercebido ah não dou aulas muito tempo e portanto também ainda não estou assim em condições de ava de ajuizar hum hum e depois o trabalho que faço também ainda não é não trabalho com muitas turmas e quer dizer eu trabalho com muitas turmas em cada ano embora não sejam minhas como eu oriento estágio tenho claro duas turmas e os estagiários têm as as restantes apesar de tudo parece que a questão da indisciplina é está a aumentar portanto cada vez mais indisciplina nas escolas porque a educação está muito permissiva não é ? de em casa e na própria escola hum hum e depois porque todo o sistema funciona à volta dos conhecimentos e das capacidades cognitivas e não tem nada a ver com as atitudes e com os comportamentos e portanto como não se põe a tónica nisso tudo se desleixa cada vez mais sim esses aspetos são são pura e simplesmente ignorados o aluno que se está a portar mal o o professor ignora-o faz de conta que ele não existe a gente ouve muito disso aos professores " pronto eu ele está ali porta-se mal eu faço de conta que ele não existe " sim ou então põem-no fora os colegas também da sala e ponto final não nem põem fora da sala nem põem fora da sala a estratégia de sobrevivência dos professores hoje é põem-nos ao fundo da sala aqueles que querem ouvir aqueles que querem ouvir vêm para a frente e os outros podem fazer o que querem atrás desde que estejam atrás sem fazer muito barulho desde jogar às cartas conversar fazer o trabalho de casa para matemática hum etc . que lhe e est parece aquela ideia mirabolante de colocar agora os alunos mais indisciplinados ou com mais problemas de aprendizagem tanto quanto o sistema permite caracterizar juntos numa em turmas separadas ? em turmas em turmas específicas específicas para esse pessoal ? para essa gente ah isso não resolve nada pois não ? ah ora bem essa ideia que era muito antiga foi abandonada e agora parece que está a ser retomada não é estranho isto ? a mim parece-me muito estranho é estranho mas cz mas começa a fazer um certo sentido digamos assim porque porque se não houver um uma certa homogeneidade na turma em termos académicos é quase impossível ah avançar de modo mas os razoável melhores não gostam de se impor face aos hah piores e os piores não têm a aprender com o exemplo dos melhores ? ah sim em sim em termos abstratos assim assim parece que sim seria assim seria hah hhh hhh que que as turmas são muito grandes a desmotivação deles em relação à escola está muito acentuada porque a escola tem grandes concorrentes fora o cinema a televisão o vídeo e portanto uma ideia muito vulgarizada que aquilo que se vai buscar à escola é apenas o diploma ah a re começar pelos alunos mas também os pais também acreditam nisso e portantos a escola se se espera essa certificação não se espera claro grande coisa da escola portanto como não não se deposita grandes esperanças na escola a atitude do aluno desse tal aluno relativamente e mal comportado é de grande resistência e portanto ele é digamos assim insensível a qualquer a quaisquer medidas de de incentivo e sim sim a qualquer es a a quaisquer estratégias de de motivação por exemplo ou as estratégias não conseguem sensibilizar a pedagogia vendeu-nos essa imagem hum que era uma questão de inter de estratégia para motivar o aluno hum que não estratégia que regis que resista a alunos que antecipadamente não querem e não esperam da escola nada portanto a mensagem a estimulação pode estar à frente deles mas eles não têm sensibilidade para se aperceberem e portanto o professor torna-se impotente a própria turma torna-se incapaz de o absorver e de o mudar porque o sistema como bateu tão fundo dificilmente essas coisas agora são são suficientes para motivar esse tipo de alunos e portanto ah e muitos deles pronto o ensino de massas provocou isso muitos deles a certa altura do ano / verificando também a distância que vai entre eles e aqueles que têm algum aproveitamento é tão grande quando tomam consciência disso ainda se tornam mais revoltados sim ? e a p sim e a partir daí sabotam as aulas sistematicamente para ver se se mais ninguém avança sim sim de modo propositado de modo ostensivo não o fazem sem querer por distração mas fazem-no ostensivamente resistência declarada hum hum e portanto isso dificulta muito a atividade do professor a partir de determinada altura sempre dificultou mas a partir de determinada altura do ano é nas escolas grandes é muito difícil sobreviver dentro da sala de aula e principalmente nos corredores não é ? é ? passa o professor e é difícil sim professores que são alvo de encontrões de insultos de+ a sério ? sim sim muito mal sim tratados não é ? são são enxovalhados s quando na realidade estão ali para fazer o trabalho deles sim não a imagem do professor como foi como bateu tão fundo não o professor não é alvo de daquele respeito daquela distância que ainda conseguia incutir alguns anos agora tudo isso se desfez sim a a democracia com as suas vantagens retirou muitas das coisas que permitiam uma certa que a escola funcionasse ? distância sim , uma certa distanciação os funcionários andavam de bata os professores também lembro-me disso muito bem os professores também ah havia uma data de rituais que criavam uma certa distância e criavam umas certas regras e tudo isso se diluiu e agora é muito difícil lidar com essa confusão toda e protanto o próprio aluno está confuso não é ? não tem uma imagem não sabe quais ah são os padrões nem quais são os seus sim sim os os limites sim não sabe os contornos não é ? não não consegue definir os contornos porque o meio também está encarregue de os definir e o próprio meio onde ele está é um meio indefinido diluído n não é contrastante e portanto ele não retira dali qualquer mensagem qualquer tipo de conhecimento é como que ah estar no vazio suspenso sem que sem que se preceba aonde é que se pode agarrar se calhar a revolta deles é justamente a a yyy sim é uma gran sim / uma grande confusão hm um grande mal-estar ver que as coisas não não mudam que dali não esperança que dali não vem nada não eles a partir da quinta aula olham para o professor e dizem " pronto eu este até ao final do ano " e portanto o professor pode fazer mil por uma linha que não não é suficiente para os não será suficiente para os cativar não e depois porque cativar este pessoal passa por um investimento pessoal louco também ah de q hoje em dia é mui é é é utópico não é ? porque a sensibilidade deles a a atenção deles é captada por quando eles estão habituados ao a um som elevadíssimo a discoteca o cinema hoje o cinema eles não aguentam uma sala normal tem que ser uma sala com uma data de colunas ah salas que têm um sistema sonoro muito aperfeiçoado ah a televisão também ah incentiva isso a publicidade / certo e portanto quando o professor vai para a aula com meios ridículos claro o que é que o professor tem ? o professor tem um acetato que pode projectar / ou pode dar-se ao trabalho de tirar umas fotocópias fazer um texto no computador e fotocopiar e ter ficado mais uma hora ou duas da da noite a fazer isso com grande sacrifício mas não tem qualquer efeito qualquer impacto em termos de aluno porque o aluno está habituado a ler a ler um texto em cin em quinze por sete de altura não é ? e ler uma frase ou duas e se a gente lhe um texto aquilo para ele é uma mancha claro e portanto eles quando olham vêem uma mancha negra e a mancha negra não lhes tin diz nada e portanto não têm sensibilidade intelectual para isso lhes suscitar curiosidade porque a curiosidade deles está ah mecanizada por pela cor pela frase curta grande pelo imediato fácil pelo imediato e portanto o professor não fala essa linguagem nem nunca poderá falar ah d às vezes procura contrariá-la outras vezes procura harmonizar um pouco essa essa linguagem também na aula a ver se não escreve tanto no quadro se escreve pouquinho mas é difícil é um grande desfazamento portanto a cultura de massa as massas estão treinadas nisso portanto aquele aluno que tem em casa um acompanhamento doutro nível que tem a sensibilidade mais apurada noutro sentido / é que acompanha os outros eu acho que tudo passa também ah por às pessoas não se lhes dar imediatamente a resposta à sua necessidade / porque se alguém sente uma necessidade ainda que muito pequena se ela não lhe for satisfeita imediatamente hum hum tem que fazer esforço para para o adquirir tem que gastar tempo gastar sim energia tem que sim procurar e isso faz com que se habitue a procurar as coisas e sim sim desperta a curiosidade em contrapartida se respondermos imediatamente se me claro pedes uma batata sim sim frita dou-te imediatamente uma batata frita tu não não estimulas o teu engenho quer dizer pode ser uma batata frita ou pode ser um gelado ou pode ser um rebuçado ou sim sim não se trein não se treina a atenção a concentração a contenção que isso são capacidades são qualidades que exigem muito tempo e teoricamente deviam estar adquiridas exatamente eles e portanto são condições são pré-requisitos quando o aluno chega por exemplo ao décimo ano deviam estar satisfeitos muito e cuja recuperação não pode ser feita num ano nem em dois nem em três nem em quatro às vezes leva uma vida inteira eh são sim às vezes são irremediáveis o aluno está irremediavelmente o cérebro dele está formatado exacto é hhh noutro tipo de de coisas disse e uma coisa ah realmente ah e portanto e portanto é uma ilusão é foi uma ideia que os ve os pedagogos nos venderam é uma ilusão a gente pensar que é uma questão de estratégias e de adaptação e que em pouco tempo a gente tem o aluno na mão e o consegue concentrar é uma pura ilusão e o fracasso do professor redunda em quer dizer é que a gente bate encrava não avança hum hum e daí a a grande frustração dos professores e porque fazem trinta por uma linha mas quanto mais macacadas fazem pior é não e não não por não eu tive um aluno este ano eu tive uma turma eu penso não pensava assim eu era daqueles que acreditava que a estratégia mudava pelo facto também sim pelo facto de também de ser orientador de estágio muito associado à pedagogia sempre acreditei isto é uma questão de estratégia claro ah que este ano tive uma turma está o ano da reforma décimo ano são alunos que passaram dez anos da vida deles no sistema da reforma hum hum isto foram alunos que chegaram ao décimo ano tive uma turma que não tem o mínimo não tinham o mínimo não tinha socialização escolar não tinham capacidade de concentração não tinham sensibilidade para determinados temas e portanto a gente abrir a boca era ofendê-los era era eles desligavam a gente começa a o primeiro minuto a gente a falar e eles desligam automaticamente inconscientemente não fazem aquilo de propósito não é por mal é é o seu mecanismo é o seu cérebro que está assim moldado e portanto eu falo eles desligam eu pouso a fotocópia eles desligam eu escrevo no quadro e eles desligam eu digo na aula seguinte então vou passar um vídeo para os motivar eles então não levam o caderno porque pensam que é para ver filme e portanto é um jogo de de gato e de rato puxa-se de um lado exato a gente quer equilibrar pronto o colega diz " pronto isto não pode ser textos escrever no quadro vamos equilibrar a estratégia " " então eles gostam de ver televisão vamos lhes dar televisão mas vamos dar um filme cultural / vamos dar qualquer coisa " o filme ou tem ação ou então eles desligam também também e portanto e a sala tem que estar bastante escurecida e a televisão tem que estar bastante alta e eles não podem ser obrigados a escrever e se o filme não tiver ação e não tiver dispersam-se música ao fim de dois minutos começam a falar com o colega do lado começam a dizer " que chatice prof deixe-nos ver para a próxima trago eu um vídeo " eh " deixe-nos fazer isto deixe-nos deixe-nos sair mais cedo isto é uma seca " e portanto o professor fica desarmado mas pior do que ficar desarmado é que fica desmotivado desnorteado confuso não sabe o que é que de fazer porque não sabe o que é que há-de fazer eh não sabe lidar com este pessoal não é ? portanto nós estamos atualmente confrontados com uma massa eh com a qual não fomos preparados para lidar e cuja preparação vai exigir anos e anos eh e proj depois não e primeiro ainda é preciso perceber o que é que está a acontecer não é ? com este pessoal que é educado desde pequeninos a verem televisão eles desde pequeninos chegam a casa sentam-nos em frente à televisão passam ali a vida portanto a velocidade deles é outra eles não têm a velocidade ah do diálogo não é ? a velocidade deles de audição não é a do diálogo a velocidade está ali um ser deles passivo que absorve exato tipo esponja sim mas absorve a uma determinada velocidade e determinada coisa não é qualquer sim sim coisa que aquilo que eles digerem são alguns temas são alguns comportamentos são alguns sim e tem que ser tudo muito diversificado muito colorido muito sonoro e muito superficial muito superficial e isto não é dizer que eles não têm capacidades eles têm muitas capacidades muitas potencialidades e a mudança é possível agora nós não temos condições a escola não está preparada para fazer a mudança não tem condições não não tem condições para recuperar um aluno destes estes alunos são irrecuperáveis portanto eu eu sei no início do ano ah eu costumo dizer isso basta-me vê-los a entrar na sala sei como é que são sei que não vão passar o ano isso parece um preconceito mas não é é quer dizer um indivíduo no décimo ano que entra na sala e a primeira atitude é ir para janela em vez de ir para a secretária se sabe pronto se sabe que ali não está boa coisa quer dizer hábitos ele queria ele queria básicos estar fora / óbvio sim coisas básicas que os impedem de aprender vão para a janela ou quando vêm se está frio não tiram as luvas e acham que aprendem ouvindo não escrevem " então não vou tirar não hoje está frio " ah " hoje disse que era para trazer o o livro era para lerem um texto " " hah eu não trouxe vejo aqui pelo colega do lado " mas não saem da carteira deles viram-se assim para trás ah a ver de costas as palavras ao contrário que chatice portanto não / bem que estavam muito não entusiasmados ah a escola o sistema tem previsto aulas de recuperação mas as aulas de recuperação são mais do mesmo e eles precisam coisas diferentes portanto a recuperação faz-se num outro sentido não é dar-lhes mais do mesmo porque mais do que eles têm é mais que suficiente e era nesse sentido que entrava aquela ideia da dos curricula al alternativos não é ? sim sim tem que haver alternativas muito rápidas eh eh mas não podem ser coisas diferentes como o problema está muito agravado não podem ser coisas diferentes tem de ser também um pouco do mesmo porque senão também não do mesmo não pode ser porque eles para este tipo de alunos não pode ser hah depende eles agora têm que ser escalonados está bocado perguntava-me se eles têm que ser todos juntos numa turma eu não eu não imagino como é que é dar aulas se forem todos nestes casos mui muito provavelmente têm que ser metidos todos numa turma porque eu prefiro eu disse este ano eu prefiro ter uma turma de trinta repetentes do que quinze individuos que estão a repetir e quinze que vieram do nono ano porque não se consegue falar a mesma linguagem não é ? não não ali sintonia um momento realmente que não existe mas não é e portanto em turmas assim grandes ah eu não sei se não não era melhor tê-los separados sei três numa turma cinco noutra ah claro isso sim mas não é isso que acontece por exemplo na hoje em dia impossível por exemplo no de Miranda ah reprovaram cinquenta por cento no décimo ano ou seja as próximas turmas do próximo ano metade da turma tem que ser constituída por repetentes no mínimo metade e portanto a fa a distribuir três repetentes por turma tinha que haver dezenas e dezenas de turmas e portanto é uma utopia pensar isso nisso pensar nisso e portanto nessas condições é necessário uma homogeneidade académica porque senão os que vêm vão ser completamente contaminados vão ser hhh pronto pessoal que está ali para fazer o décimo ano e que repetiu eh tem dificuldades estruturais que não supera nos próximos anos esses porque deviam ter hah deviam sair do sistema ah sim esse pessoal precisava de alternativas profissionais por exemplo ip eletricistas canalizadores está coisas diferentes diferentes e manuais e concretas eles não são individuos com capacidade de concentração para ouvir para escrever para uma série de coisas e portanto mas se mas se necessitam lhes ensinar a ser eh / trolha ou carpinteiro ou capin carpinteiros nem que seja carpinteiro do tosco sim sim é preciso saber algumas coisas para ser sim sim o problema é que a sociedade criou-lhes grandes expetativas não é ? os pais apostam mas expetativas neles expetativas sem esforço ? sim sem esforço essa é uma das cor essa é uma das das características da sociedade actual tudo tem que ser conseguido sem esforço portanto o esforço não é um valor dos anos noventa o esforço é um valor que saiu do uso não é ? não está é um valor das gerações anteriores o esforço e o mas temos que trabalho temos que começar a fazer isto o contrário hm sim mas não é um individuo que se esforça é malvisto heh o esforço e o trabalho aqueles que também são malvistos não são incentivados sim são são sempre malvistos hoje em quem é esperto não trabalha dia cultiva-se claro cultiva-se o prazer a sedução o e o tempo livre não é hhh não é não é o contrário e essa imagem é muito cultivada pelo cinema outra vez e pela publicidade e os pais também não querem que os filhos passem o que eles passaram são os primeiros a não querer reparou que existem estratégias muito muito engraçadas para que as pessoas não façam esforço e tenham aquilo que se quer que elas tenham por exemplo a publicidade nos diferentes canais da televisão é sistematicamente colocada mais alto em termos de volume do que ah o os outros programas ah / sim sim quer seja o noticiário ou sim sim seja o que for simplesmente porque se quer que aquela imagem desperta ah que aquela mensagem passe estimula portanto que mais não seja a publicidade eles ouvem sem esforço sim sim sem nenhum esforço de atenção sim sim isso retira e isto é um retira ao individuo uma capacidade de concentração incrível retira-lhe isso retira-lhe o saber lidar com as pessoas ele habitua-se a lidar com a máquina ah portanto com alguém que não lhe responde que não os chateia que ele pode mudar o canal quando quiser e portanto eles o professor simplesmente com o comando quando estão a ouvir quando estão a ouvir o professor eles quando estão a ouvir o professor eles sentem a mão dorida porque queriam mudar de canal não é ? não têm ali o o ah o como é que agora é se chama educação física hhh agora sim sim não ah queriam mudar não é o comando não têm ali o o telecomando à mão porque realmente aquilo é um espetáculo não é ? e a pedagogia ativa também não condições para a fazer com as turmas que temos com os programas que temos e portanto mas o que era essa pedagogia ativa ? eh era pô-los a descobrir não é ? em vez de dizer pô-los a descobrir obrigá-los a descobrir eh um aluno eu não consigo manter o suspense numa aula acerca de um tema mais de dois minutos ou três porque eles não aguentam não suportam ficam não suportam essa tensão e desligam se o sim se o tema é importante então não se calam enquanto não não o professor não esclarecer ou então desligam não é ? eles não suportam mas existem poucas coisas que se que realmente sejam in ah interessantes para eles que que lhes chamem a atenção portanto sim porque eles foram foram insensibilizados não é ? estão vacinados estão vacinados estão imunes portanto a publicidade é no máximo a discoteca é no máximo o cinema é no máximo as motas o carro é acelerado a mota é acelerada a bicicleta passou de uso portanto a velocidade deles eh é outra eh e portanto aquilo que eles pontuam é eles pontuam / em espaços completamente diferentes daquele em que o professor está a pontuar e portanto ali um desfazamento enorme enorme e irrecuperável eh e e pronto <e estamos agora> [ / ] e agora o o problema é ou os professores percebem isso ou então estão perdidos mas eu acho que também muitos porque não conseguem lidar que não percebem quer dizer es foram educados também muitos nesta nesta nesta velocidade velocidade isto também é complicado porque existe ah um conjunto de professores que foi sim claro vê-se então agora grandemente influenciado por isto e não sabe outra coisa não sabe exato também é preciso que agora apareçam esses novos professores que conseguem dizer duas ou três frases e slogans um dia exato destes falava com uma uma jornalista e que que trabalha na revista Visão e dizia-me ela assim " agora estou a fazer um um trabalho ah / sobre aqueles livros que vêm marcados com uns sinais tipo sinais de trânsito a dizer assim proibido ler estas três páginas que se seguem passe imediatamente para a página trinta e nove " sim sim sim pensou o que é que isto é ? vem responder àquela necessidade de ler os títulos de ver o slogan de ah assimiliar duas linhas ist is isto é diabólico sim os livros mas aquilo é claro que têm uma obra literária ah assinalada desta maneira ? não uma obra literária seria impossível não fazem hhh parece que fazem com obras literárias ? imagine hum hum para além das cortes que fazem normalmente em determinadas obras por exemplo as Seleções ah têm e o Círculo de Leitores têm algumas obras assim ora bem eu dza ah por um lado é uma vantagem que isso que isso exista porque ao menos ah a pessoa ainda folheia o livro se assim for ainda folheia o livro e o livro eu sou sou uma pessoa que gosto muito de livros para mim o livro é sagrado hum hum mas o livro fazer um leitor é uma coisa muito complicada é uma coisa que demora dezenas de anos mas começa por começa por lidar e por gostar deles com eles por pegar neles por os cuidar por ver as imagens ou as letras por aprender a folheá-los por trope tropeçar neles aprender a folhear etc . isso cria hábitos e cria dependências etc . e esses esse tipo de livros pelo menos será um poderá ser um trampolim eh porque ou seja n não podemos ver ao contrário não desincentiva a leitura da obra literária hum hum a obra literária nunca poderá ser adulterada ou se o o for é por uma boa causa não é o que eles dizem ? será por uma boa causa ? mas esse tipo as pessoas que lêem coisas desse tipo então nunca também nunca lerão sim sim tem que se ver como um caminho para criar um leitor portanto para criar um leitor hoje tem que se passar por se calhar senão sim e portanto eu hoje para criar p par para que os meus alunos leiam um texto eu não posso condensá-lo tenho de espaçar não pode ser tem que ser um texto sim tem que ser um texto curto tem que começar as aulas não por textos sequer tem que começar por banda desenhada para irem para o texto porque senão nunca mais ainda bem que eu não estou a dar aulas no secundário ai hoje em dia é preciso ser eu herói eu comecei eu comecei mas mas comecei derrotada sabe ? ah porqu eu eu tinha [ / ] não hoje em dia um professor para ir para o secundário tem tem que ter um guia de sobrevivência eu tinha a certeza de que não iria conseguir porque não era do meu feitio pois pois ah sim é preciso ter um um determinado perfil é é senão a pessoa não aguenta aquilo eu aguentei três meses e depois claro como estava a fazer em simultâneo o mestrado e até os horários não eram nada fáceis de conciliar disse " fico sem fazer nada ok ? mas isto não faço " e cheguei ao final eu ah tinha-me calhado uma daquelas turmas que têm muitos repetentes ah era ah bem dentro de Lisboa daquelas uma turma da pesada / e era a primeira vez que eu dava aulas e não tinha estágio não tinha preparação nenhuma pedagógica tinha acabado a licenciatura simplesmente saiu-me um balde de água fria ah e no final desses três meses ah aquela turma pior / estava realmente bastante mal e suponho ah suponho que tinha conseguido recuperar duas alunas / daquelas difíceis mas tinha conseguido recuperar mas quer dizer eram eram duas ou três assim no meio da turma de vinte e tal sim sim para recuperar dois ali quer dizer é o mesmo é uma sim e depois fui-me antigamente embora devem-se quer dizer se tiveram sorte em encontrar um professor melhor do que eu pois espero que sim mas nunca mais soube nada da turma pois antig antigamente as turmas no décimo ano por exemplo eles chegavam mal mas num ano a gente conseguia os recuperar agora eles chegam com limitações tais que são irrecuperáveis são irrecuperáveis um aluno alunos que não conseguem articular duas palavras durante um ano inteiro e isso é inimaginável sim é complicado bom meu caro amigo pronto muito obrigada pela ajuda agora estamos conversados está bom basta para os meus efeitos sempre às ordens

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