DI_145BM22a

Sem título

ID145
ParticipantJ. Carlos
GenderMasculino

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então muito cansado ? não hhh nunca tinha apanhado uma seca de leitura tão grande aposto hah a falar assim talvez não hhh hhh hhh são muitas palavras está certo as palavras isoladas mesmo são hum hum 550 pois depois ainda mais estas hah frases todas é bastante hum hum mas olhe fartei-me de tentar reduzir comecei por cerca de 750 palavras fui retirando retirando e fiquei com muitas hh mesmo assim hum hum mas pronto agora era ler esse texto se faz favor está bem ? tem sorte que também é preciso um pouco de fôlego tem frases muito compridas estou a ver parágrafo memória da outra banda ora pois por obediência ou uma ordenação cronológica havemos de começar esta visita pela Quinta do Rouxinol ali para os lados de Corroios cabe-nos então travar relações com o mundo luso-romano / uma vez que aqui se situa o antigo pólo industrial de fabrico cerâmico / onde as investigações arqueológicas que tem sido levadas à cabo permitiram localizar três fornos e uma lixeira com materiais rejeitados loiça doméstica comum e ânforas / destinadas ao uso e transporte de produtos locais resultantes da conserva e transformação do marisco e peixe serviriam não as populações das redondezas como também núcleos mais longínquos isto particularmente no que concerne aos consumidores que se abasteciam nas fábricas de salga situadas em Cacilhas e na zona ribeirinha lisboeta sítios onde foram encontradas cetárias os tanques romanos destinados à preparação do pescado muito perto desta estação arqueológica situa-se uma das pérolas do património seixalense o moinho de maré de Corroios / desativada unidade industrial l que viria a ser adquirida e recuperada pela autarquia local / seria esta uma das perto de 60 moendas que moem de maré / existentes no século dezesseis entre Almada e o Montijo a então Aldeia Galega unidade fabril de origem medieval a sua recuperação consistiu não no restauro do edifício mas também na reativação do seu sistema de moagem em que intervém a caldeira a que aprisiona as água da maré ench da maré enchente para depois as larg largar na vazante fazendo mover os rodízios que acionam as mós embora a construção actual date de mil setecentos e cinquenta e dois o moinho pertenceu / ainda por legado de de Nuno Álvares Pereira ao convento lisboeta do Carmo vindo a passar para as mãos de particulares apenas com a nacionalização dos bens religiosos em mil oitocentos e trinta e quatro mais longe na Torre da Marinha junto ao bico em que desagua no saco do Seixal o rio Judeu situa-se a sede do Ecomuseu Municipal do Seixal se o edifício em que se encontra sediado o museu é discreto apagado a própria zona de localização a periferia de um qualquer bairro suburbano contribui ainda mais para lhe retirar qualquer prete pretensão de fidalguia no entanto é aqui que a vida do Ecomuseu fundamentalmente se determina e processa nas instalações que aproveitam um espaço de um anexo de um edifício escolar expõem-se em permanência materiais resultantes da relação que através do tempo se estabeleceu entre o homem e este território e das actividades que tal relação engendrou com a terra e o estuário e é aqui que funciona também uma série de serviços de apoio ao papel didático do museu / o serviço educativo e o serviço de documentação entre outros hhh a Arrentela onde existiu uma importante fábrica de lanifícios criada em meados do século passado se dedica a mostrar aos visitantes o que foi noutro tempo a construção naval estuarina os diferente modelos de barcos que navegavam no golfão de Lisboa alguns dos quais como a complexa e espigadíssima muleta / se aventuravam também nos mais piscosos os mais bravos e perigosos que se que se sucediam entre o cabo da Roca e o cabo Espichel pacíficos e ronceiros fundeados no cais do Seixal os dois botes fragateiros e o varino Amoroso recuperados para o Ecomuseu / limitam-se hoje a transportar pacatos navegantes curiosos deste mundo em que as marés faziam mover moinhos / e o vento impelia a frota que navegava neste mar da Palha no tempo em que este mar lambia ainda guloso os muros da Quinta da Trindade / antiga casa de lazer dos frades trinitários lisboetas este amplo espaço esp eh esperançado numa custosa recuperação faria desta quinta estendida sobre o Tejo e com vista para a casaria de Lisboa o núcleo central do Ecomuseu do Seixal isso muito bem terminou a leitura hum hhh finalmente não é ? hhh hah vamos agora conversar um bocadinho mais então à vontade diga-me uma coisa foi fácil entrar na Universidade do Minho ? foi a sua primeira escolha ? por acaso foi por acaso sim ? por acaso consegui entrar para aquilo que queria / hum hum primeira escolha é porque tinha hah não ? mas não foi fácil tin tinha boas notas correu-me bem a prova específica de matemática tive boa nota hum hum foi por causa disso principalmente por causa da prova que contava cinquenta por cento ai é ? hum hum é diferente do do modelo que têm este ano não é ? é muito diferente este este ano fazem provas de quase todas as disciplinas e [ / pois é e e depois eh fazem se não sei qual é a percentagem se a prova conta setenta ou oitenta por cento conta grande e bastante parte co pois hum hum ainda é mais determinante do que / nessa altura no nosso caso na nossa altura hum hum hah hah 7 e muitos dos seus colegas do secundário acabaram por entrar também para para a Universidade do Minho ou muitos deixaram de estudar ? bem a [ / ] alguns deixaram de estudar nono ano depois outros deixaram de estudar décimo segundo hum hum no final do dos ciclos não é ? pois uns não conseguiam mas por acaso no meu décimo segundo ano que eu frequentei entraram todos para a universidade porque era uma turma era uma turma / não era boa era excelente e os professores diziam que nunca tinham tido uma turma tão boa tão boa na havia duas alunas que tinham eh tudo vintes eram três disciplinas tinha tudo vintes e tiraram cem por cento na prova específica de credo matemática e cem por cento na PGA foi no ano da PGA a sério ? elas elas entraram para a universidade com quase cem por cento claro ela elas são uns génios hoje em dia dão dão aulas nas universidade ai sim ? ainda [ / ] ainda andam no no quarto ano hum hum e as os professores os as deixam dar aulas hhh são assistentes eu nunca eu nunca vi duas pessoas como aquelas hum hum elas heh mas havia hah qual é a área ? hah elas ? seguiram matemática ensino de matemática hum hum elas tinham capacidade para qualquer coisa claro mas elas elas gostavam daquilo hum hum é o que elas gostavam hah hoje em dia na Universidade do Minho ainda existe capacidade para absorver mais docentes não é ? acho que sim hum hum ainda continuam acho que sim a recrutar gente nova ? continuam hum hum Gostaria de ficar porquê ? numa universidade a [ / ] a lecionar ? a lecionar ? eu não não gosto muito da palavra lecionar hhh hhh não gostava muito de ser professor não ? não porquê ? acho uma profissão um bocado chata hum um bocado ? é muito alguma que não seja ? chata alguma que não seja ? hm não não mas ser professor eu vejo os meus pais são os dois professores professores e vejo o que é que hum o que é a vida deles hhh e como é que é ? parece que não ah é chegar à casa e ter que ter que estar sempre a a ler depois a fazer testes corrigir testes e essas coisas é noitadas sim ah terem prazos e essas coisas todas hum hum e depois decidirem passar o aluno ou não passar aquele problema o pai a telef o pai a telefonar e a tia a pedir e não sei o que não sei o que mais são situações muito desagradáveis são muito desagradáveis mas são as mais desagradáveis também tem outras coisas também tem coisas interessantes tem tem acha que eles gostam daquilo que fazem ? eu acho que sim hum hum acho que gostam muito se calhar é por isso que todo esse empenho acaba por pois por valer parecer excessivo a pena não para eles é que vale a pena não é ? Mas acaba pois por parecer excessivo a quem está de fora é isso hum hum não é gratificante o suficiente ? se calhar bom em termos económicos heh de certo não é não acho que não não pagam sei por experiência os professores em Portugal acho que são mal pagos hum hum pois por causa desse trabalho que está por trás e que ninguém toda a gente diz que trabalham vinte horas por semana ou é trinta mas trabalham muitas mais por trás / claro se calhar claro a maior parte é mesmo por trás a maior parte é mesmo por trás sim sim ah e no caso dos professores universitários isto é acumulado ainda com a necessidade da da prestação de provas ah que não sei quantos é hum hum que um determinado período implica um esforço que nem se sabe onde é que vai buscar forças para o fazer pois professores universitários é ainda pior acho é não mas faz-se hhh faz-se vai se fazendo é é é hah então e o que é que pensa que vai fazer eh enf depois do curso ? hah talvez hah ficar a trabalhar em alguma coisa ligada à minha área hum hum informática e e construir uma uma empresa qualquer que relacionasse ma software ou à mesma material sim software ah digamos que por enquanto ainda não tenho bem assim especificado hum hum ainda não me decidi o ramo do curso que quero se quero tecnologia se quero comunicação essas coisas hum hum ainda estou por me decidir se um dia ficar numa empresa mesmo a vender material e e presto de assistência e essas coisas todas pronto me satisfaz desde que esteja ligado na minha área claro porque eu gosto de tudo se tiver que me decidir por alguma coisa para mim é igual hum hum hum neste momento ainda não ainda não optei hum hum hah não tem de fazer isso ao longo do curso ou tenho tenho tem ? no terceiro ano tenho que escolher um ramo claro porque existem cadeiras específicas para cada uma exato das áreas hum hum é especificação mesmo e em termos de trabalho futuro o que é que seria mais fácil de de executar ? de executar ? hah o que é que seria mais hm teria melhores condições para trabalhar em em qual das áreas ? ah em qual das áreas ? na área da comunicação era ? hoje em dia é o que está a desenvolver-se mais existe portanto hm possibilidades de um mercado maior sim ma maior saída hum hum mais hipótese de emprego hum hum mais ofertas hum hum muito bem a maior parte dos seus colegas são daqui ? de da zona de Braga ? ou uns que são de baixo ? hum cinquenta por cento cinquenta por cento de Braga cinquenta por cento do resto do país é Porto ah Vila Real aqui zona zona zona norte ? sim zona norte a maior parte é ? pouc pouca gente do sul um ou outro de Lisboa mas é muito raro hum hum maior parte aqui zona norte ah a criação da universidade veio ao fim ao cabo congregar a população em em sim / / volta da cidade não ? veio acha que foi de alguma maneira um factor ah hum motivador deste crescimento que que a cidade tem ? também tamb também foi porque diz-se que na universidade no ano de 2000 vai ter vinte mil alunos portanto vinte vinte mil pessoas que é uma cidade praticamente claro vinte mil pessoas vinte mil estudantes mantêm uma cidade claro claro mud [ / / ] a vida da cidade mudou muito não foi ? mudou mudou com a chegada da universidade ? foi preciso construir residências foi preciso hah construir enfim infra-estruturas hah infra-estruturas que aju ajudem a a suportar a universidade hum hum que desvantagens é que poderá ter ah a vinda de tanta gente para aqui ? pronto hah está é a desvantagem de a cidade ficar ah cheia demais cheia cheia demais pronto hum hum ser muita gente para está sendo um crescimento demasiado rápido e não está se calhar ser acompanhado do do restante hum hum não é ? quando digo o restante o que é digo o que é faz falta ? o que que faz falta ? o que é que faz falta olhe fa faz mais falta mais espaços sei mais bibliotecas por exemplo a biblioteca da universidade uma animação não é cultural uma animação cultural hah desportiva recreativa tudo con qualquer coisa que também distraia os estudantes hum hum que os mantenha ocupados fora da fora da yyy do horário escolar basicamente tem sido promover o o comércio dá-me a impressão acho que sim / vê-se poucos espaços Braga é comércio pratic vêem-se poucos espaços culturais hah para exposições para hum hum e ou para outras atividades como o teatro e tudo existe al pois existem com certeza grupos de teatro mas é muito raro haver é ? teatro em Braga é ? é às vezes teatro de circo e tal uma pecita mas é muito raro hum hum não existe assim nenhum grupo que trabalhe regularmente ? existe existe não me lembro do como se chama o grupo Teatro Experimental de Braga acho que é TEB acho que é mesmo assim hum hum que se chama e na própria universidade essas coisas são de alguma maneira apoiadas ou não que eu saiba não hum hum que eu tenha ouvido falar de grupos de teatro na universidade acho que não grupos mais a maior parte é g tudo grupos musicais é tunas hah tunas para cinco ou seis em Braga ena ai eu não imaginava ah a tuna Afonsina t a tuna da da associação a Gatuna que é raparigas hhh hah enfim a da ord a tuna da Ordem muitas hum hum muitas tunas mas isso muitas tunas são motivadas por quê ? por acho que é mais di a divisão a divisão e querer ter protagonismo porque se juntassem todos de certeza que faziam uma melhor hhh acho eu claro que se calar se calhar querem todas ah ficar ficar e serem convidados para ir ali ali e ali e pronto e divertirem-se acham que eles são todos igualmente bons que assim têm ma assim assim assim têm mais hipóteses não é ? hhh senão não dava para todos pois mas se às tantas também quem talvez haja quem se canse não é ? pois agora vem a de Braga e é isto agora vem a de Braga e é aquilo e vem a outra pois que também é de Braga tudo sempre a mesma coisa se calhar hum hum é quase as mesmas músicas e tudo hhh muda uma ou outra hum hum ah quantos anos dura o curso ? o seu cinco ? cinco cinco cinco anos ? hum hum hah até agora qual lhe pareceu ser assim o mais difícil ou o mais decisivo para para a sua prestação académica ? o mais decisivo ? hum hum sei foi a adaptação ao primeiro ano a adapt ao primeiro ano principalmente o que é que foi o mais difícil ? hhh / foi me adaptar aos métodos da universidade são completamente diferentes é preciso mai mais trabalho e mais trabalho às vezes e muito menos tempo / hum hum não é ? tem que haver uma entrega total enfim e no secundário não se pode não não é de maneira nenhuma explorado cada indivíduo à ao máximo não não não quer dizer se o indivíduo quiser dar tudo por tudo pode dar o seu melhor mas ninguém lhe mas não é exige não nem nem é nem é nem é preciso basta um um bom esforço e se tem boa nota se passa e chega hum hum acha que hoje em dia os os jovens têm huh vontade de se empenhar vontade de dar tudo por exemplo ? não à escola por exemplo não acho que não de to

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