DI_145BM22a
Sem título
ID | 145 |
Participant | J. Carlos |
Gender | Masculino |
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então
muito
cansado
?
não
hhh
nunca
tinha
apanhado
uma
seca
de
leitura
tão
grande
aposto
hah
a
falar
assim
talvez
não
hhh
hhh
hhh
são
muitas
palavras
está
certo
as
palavras
isoladas
mesmo
são
hum
hum
550
pois
depois
ainda
mais
estas
hah
frases
todas
é
bastante
hum
hum
mas
olhe
fartei-me
de
tentar
reduzir
comecei
por
cerca
de
750
palavras
fui
retirando
retirando
e
fiquei
com
muitas
hh
mesmo
assim
hum
hum
mas
pronto
agora
era
ler
esse
texto
se
faz
favor
hã
hã
está
bem
?
tem
sorte
que
também
é
preciso
um
pouco
de
fôlego
tem
frases
muito
compridas
estou
a
ver
parágrafo
memória
da
outra
banda
ora
pois
por
obediência
ou
uma
ordenação
cronológica
havemos
de
começar
esta
visita
pela
Quinta
do
Rouxinol
ali
para
os
lados
de
Corroios
cabe-nos
então
travar
relações
com
o
mundo
luso-romano
/
uma
vez
que
aqui
se
situa
o
antigo
pólo
industrial
de
fabrico
cerâmico
/
onde
as
investigações
arqueológicas
que
tem
sido
levadas
à
cabo
permitiram
localizar
três
fornos
e
uma
lixeira
com
materiais
rejeitados
loiça
doméstica
comum
e
ânforas
/
destinadas
ao
uso
e
transporte
de
produtos
locais
resultantes
da
conserva
e
transformação
do
marisco
e
peixe
serviriam
não
só
as
populações
das
redondezas
como
também
núcleos
mais
longínquos
isto
particularmente
no
que
concerne
aos
consumidores
que
se
abasteciam
nas
fábricas
de
salga
situadas
em
Cacilhas
e
na
zona
ribeirinha
lisboeta
sítios
onde
foram
encontradas
cetárias
os
tanques
romanos
destinados
à
preparação
do
pescado
muito
perto
desta
estação
arqueológica
situa-se
uma
das
pérolas
do
património
seixalense
o
moinho
de
maré
de
Corroios
/
desativada
unidade
industrial
l
que
viria
a
ser
adquirida
e
recuperada
pela
autarquia
local
/
seria
esta
uma
das
perto
de
60
moendas
que
moem
de
maré
/
existentes
no
século
dezesseis
entre
Almada
e
o
Montijo
a
então
Aldeia
Galega
unidade
fabril
de
origem
medieval
a
sua
recuperação
consistiu
não
só
no
restauro
do
edifício
mas
também
na
reativação
do
seu
sistema
de
moagem
em
que
intervém
a
caldeira
a
que
aprisiona
as
água
da
maré
ench
da
maré
enchente
para
depois
as
larg
largar
na
vazante
fazendo
mover
os
rodízios
que
acionam
as
mós
embora
a
construção
actual
date
de
mil
setecentos
e
cinquenta
e
dois
o
moinho
pertenceu
/
ainda
por
legado
de
de
Nuno
Álvares
Pereira
ao
convento
lisboeta
do
Carmo
vindo
a
passar
para
as
mãos
de
particulares
apenas
com
a
nacionalização
dos
bens
religiosos
em
mil
oitocentos
e
trinta
e
quatro
mais
longe
já
na
Torre
da
Marinha
junto
ao
bico
em
que
desagua
no
saco
do
Seixal
o
rio
Judeu
situa-se
a
sede
do
Ecomuseu
Municipal
do
Seixal
se
o
edifício
em
que
se
encontra
sediado
o
museu
é
discreto
apagado
a
própria
zona
de
localização
a
periferia
de
um
qualquer
bairro
suburbano
contribui
ainda
mais
para
lhe
retirar
qualquer
prete
pretensão
de
fidalguia
no
entanto
é
aqui
que
a
vida
do
Ecomuseu
fundamentalmente
se
determina
e
processa
nas
instalações
que
aproveitam
um
espaço
de
um
anexo
de
um
edifício
escolar
expõem-se
em
permanência
materiais
resultantes
da
relação
que
através
do
tempo
se
estabeleceu
entre
o
homem
e
este
território
e
das
actividades
que
tal
relação
engendrou
com
a
terra
e
o
estuário
e
é
aqui
que
funciona
também
uma
série
de
serviços
de
apoio
ao
papel
didático
do
museu
/
o
serviço
educativo
e
o
serviço
de
documentação
entre
outros
hhh
já
a
Arrentela
onde
existiu
uma
importante
fábrica
de
lanifícios
criada
em
meados
do
século
passado
se
dedica
a
mostrar
aos
visitantes
o
que
foi
noutro
tempo
a
construção
naval
estuarina
os
diferente
modelos
de
barcos
que
navegavam
no
golfão
de
Lisboa
alguns
dos
quais
como
a
complexa
e
espigadíssima
muleta
/
se
aventuravam
também
nos
mais
piscosos
os
mais
bravos
e
perigosos
que
se
que
se
sucediam
entre
o
cabo
da
Roca
e
o
cabo
Espichel
pacíficos
e
ronceiros
fundeados
no
cais
do
Seixal
os
dois
botes
fragateiros
e
o
varino
Amoroso
recuperados
para
o
Ecomuseu
/
limitam-se
hoje
a
transportar
pacatos
navegantes
curiosos
deste
mundo
em
que
as
marés
faziam
mover
moinhos
/
e
o
vento
impelia
a
frota
que
navegava
neste
mar
da
Palha
no
tempo
em
que
este
mar
lambia
ainda
guloso
os
muros
da
Quinta
da
Trindade
/
antiga
casa
de
lazer
dos
frades
trinitários
lisboetas
este
amplo
espaço
esp
eh
esperançado
numa
custosa
recuperação
faria
desta
quinta
estendida
sobre
o
Tejo
e
com
vista
para
a
casaria
de
Lisboa
o
núcleo
central
do
Ecomuseu
do
Seixal
isso
muito
bem
já
terminou
a
leitura
hum
hhh
finalmente
não
é
?
hhh
hah
vamos
agora
conversar
um
bocadinho
mais
já
então
à
vontade
diga-me
uma
coisa
foi
fácil
entrar
na
Universidade
do
Minho
?
foi
a
sua
primeira
escolha
?
por
acaso
foi
por
acaso
sim
?
por
acaso
consegui
entrar
para
aquilo
que
queria
/
hum
hum
primeira
escolha
é
porque
tinha
hah
não
?
mas
não
foi
fácil
tin
tinha
boas
notas
correu-me
bem
a
prova
específica
de
matemática
tive
boa
nota
hum
hum
foi
por
causa
disso
principalmente
por
causa
da
prova
que
contava
cinquenta
por
cento
ai
é
?
hum
hum
é
diferente
do
do
modelo
que
têm
este
ano
não
é
?
é
muito
diferente
este
este
ano
fazem
provas
de
quase
todas
as
disciplinas
e
[
/
pois
é
e
e
depois
eh
fazem
se
não
sei
qual
é
a
percentagem
se
a
prova
conta
setenta
ou
oitenta
por
cento
conta
grande
e
bastante
parte
co
pois
hum
hum
ainda
é
mais
determinante
do
que
/
nessa
altura
no
nosso
caso
na
nossa
altura
hum
hum
hah
hah
7
e
muitos
dos
seus
colegas
do
secundário
acabaram
por
entrar
também
para
para
a
Universidade
do
Minho
ou
muitos
deixaram
de
estudar
?
bem
a
[
/
]
alguns
deixaram
de
estudar
nono
ano
depois
outros
deixaram
de
estudar
décimo
segundo
hum
hum
no
final
do
dos
ciclos
não
é
?
pois
uns
não
conseguiam
mas
por
acaso
no
meu
décimo
segundo
ano
que
eu
frequentei
entraram
todos
para
a
universidade
porque
era
uma
turma
era
uma
turma
/
não
era
boa
era
excelente
e
os
professores
diziam
que
nunca
tinham
tido
uma
turma
tão
boa
tão
boa
na
havia
lá
duas
alunas
que
tinham
eh
tudo
vintes
eram
três
disciplinas
tinha
tudo
vintes
e
tiraram
cem
por
cento
na
prova
específica
de
credo
matemática
e
cem
por
cento
na
PGA
foi
no
ano
da
PGA
a
sério
?
elas
elas
entraram
para
a
universidade
com
quase
cem
por
cento
claro
ela
elas
são
uns
génios
hoje
em
dia
dão
já
dão
aulas
nas
universidade
ai
sim
?
ainda
[
/
]
ainda
andam
no
no
quarto
ano
hum
hum
e
as
os
professores
já
os
já
as
deixam
dar
aulas
hhh
já
são
assistentes
eu
nunca
eu
nunca
vi
duas
pessoas
como
aquelas
hum
hum
elas
heh
mas
havia
hah
qual
é
a
área
?
hah
elas
?
seguiram
matemática
ensino
de
matemática
hum
hum
elas
tinham
capacidade
para
qualquer
coisa
claro
mas
elas
elas
gostavam
daquilo
hum
hum
é
o
que
elas
gostavam
hah
hoje
em
dia
na
Universidade
do
Minho
ainda
existe
capacidade
para
absorver
mais
docentes
não
é
?
acho
que
sim
hum
hum
ainda
continuam
acho
que
sim
a
recrutar
gente
nova
?
continuam
hum
hum
Gostaria
de
ficar
porquê
?
numa
universidade
a
[
/
]
a
lecionar
?
a
lecionar
?
eu
não
não
gosto
muito
da
palavra
lecionar
hhh
hhh
não
gostava
muito
de
ser
professor
não
?
não
porquê
?
acho
uma
profissão
um
bocado
chata
hum
um
bocado
?
é
muito
há
alguma
que
não
seja
?
chata
há
alguma
que
não
seja
?
hm
não
não
mas
ser
professor
eu
vejo
os
meus
pais
são
os
dois
professores
professores
e
vejo
o
que
é
que
hum
o
que
é
a
vida
deles
hhh
e
como
é
que
é
?
parece
que
não
ah
é
chegar
à
casa
e
ter
que
ter
que
estar
sempre
a
a
ler
depois
a
fazer
testes
corrigir
testes
e
essas
coisas
é
noitadas
sim
ah
terem
prazos
e
essas
coisas
todas
hum
hum
e
depois
decidirem
passar
o
aluno
ou
não
passar
aquele
problema
o
pai
a
telef
o
pai
a
telefonar
e
a
tia
a
pedir
e
não
sei
o
que
não
sei
o
que
mais
são
situações
muito
desagradáveis
são
muito
desagradáveis
mas
são
as
mais
desagradáveis
também
tem
outras
coisas
também
tem
coisas
interessantes
tem
tem
acha
que
eles
gostam
daquilo
que
fazem
?
eu
acho
que
sim
hum
hum
acho
que
gostam
muito
se
calhar
é
por
isso
que
todo
esse
empenho
acaba
por
pois
por
valer
parecer
excessivo
a
pena
não
para
eles
é
que
vale
a
pena
não
é
?
Mas
acaba
pois
por
parecer
excessivo
a
quem
está
de
fora
é
isso
hum
hum
não
é
gratificante
o
suficiente
?
se
calhar
bom
em
termos
económicos
heh
de
certo
não
é
não
acho
que
não
não
pagam
sei
por
experiência
os
professores
em
Portugal
acho
que
são
mal
pagos
hum
hum
pois
por
causa
desse
trabalho
que
está
por
trás
e
que
ninguém
toda
a
gente
diz
que
trabalham
vinte
horas
por
semana
ou
é
trinta
mas
trabalham
muitas
mais
por
trás
/
claro
se
calhar
claro
a
maior
parte
é
mesmo
por
trás
a
maior
parte
é
mesmo
por
trás
sim
sim
ah
e
no
caso
dos
professores
universitários
isto
é
acumulado
ainda
com
a
necessidade
da
da
prestação
de
provas
ah
que
não
sei
quantos
é
hum
hum
que
um
determinado
período
implica
um
esforço
que
já
nem
se
sabe
onde
é
que
vai
buscar
forças
para
o
fazer
pois
professores
universitários
é
ainda
pior
acho
é
não
mas
faz-se
hhh
faz-se
vai
se
fazendo
é
é
é
hah
então
e
o
que
é
que
pensa
que
vai
fazer
eh
enf
depois
do
curso
?
hah
talvez
hah
ficar
a
trabalhar
em
alguma
coisa
ligada
à
minha
área
hum
hum
informática
e
e
construir
uma
uma
empresa
qualquer
que
relacionasse
ma
software
ou
à
mesma
material
sim
software
ah
digamos
que
por
enquanto
ainda
não
tenho
bem
assim
especificado
hum
hum
ainda
não
me
decidi
o
ramo
do
curso
que
quero
se
quero
tecnologia
se
quero
comunicação
essas
coisas
hum
hum
ainda
estou
por
me
decidir
se
um
dia
ficar
numa
empresa
mesmo
só
a
vender
material
e
e
presto
de
assistência
e
essas
coisas
todas
pronto
já
me
satisfaz
desde
que
esteja
ligado
na
minha
área
claro
porque
eu
gosto
de
tudo
se
tiver
que
me
decidir
por
alguma
coisa
para
mim
é
igual
hum
hum
hum
neste
momento
ainda
não
ainda
não
optei
hum
hum
hah
não
tem
de
fazer
isso
ao
longo
do
curso
ou
tenho
tenho
tem
?
no
terceiro
ano
tenho
que
escolher
um
ramo
claro
porque
existem
cadeiras
específicas
para
cada
uma
exato
das
áreas
hum
hum
é
especificação
mesmo
e
em
termos
de
trabalho
futuro
o
que
é
que
seria
mais
fácil
de
de
executar
?
de
executar
?
hah
o
que
é
que
seria
mais
hm
teria
melhores
condições
para
trabalhar
em
em
qual
das
áreas
?
ah
em
qual
das
áreas
?
na
área
da
comunicação
era
?
hoje
em
dia
é
o
que
está
a
desenvolver-se
mais
existe
portanto
hm
possibilidades
de
um
mercado
maior
sim
ma
maior
saída
hum
hum
mais
hipótese
de
emprego
hum
hum
há
mais
ofertas
hum
hum
muito
bem
a
maior
parte
dos
seus
colegas
são
daqui
?
de
da
zona
de
Braga
?
ou
há
uns
que
são
de
baixo
?
hum
cinquenta
por
cento
cinquenta
por
cento
de
Braga
cinquenta
por
cento
do
resto
do
país
é
Porto
ah
Vila
Real
aqui
zona
zona
zona
norte
?
sim
zona
norte
a
maior
parte
é
?
pouc
há
há
pouca
gente
do
sul
um
ou
outro
de
Lisboa
mas
é
muito
raro
hum
hum
maior
parte
aqui
zona
norte
ah
a
criação
da
universidade
veio
ao
fim
ao
cabo
congregar
a
população
em
em
sim
/
/
volta
da
cidade
não
?
veio
acha
que
foi
de
alguma
maneira
um
factor
ah
hum
motivador
deste
crescimento
que
que
a
cidade
tem
?
também
tamb
também
foi
porque
diz-se
que
na
universidade
no
ano
de
2000
vai
ter
vinte
mil
alunos
portanto
vinte
vinte
mil
pessoas
que
é
uma
cidade
praticamente
claro
vinte
mil
pessoas
vinte
mil
estudantes
mantêm
uma
cidade
claro
claro
mud
[
/
/
]
a
vida
da
cidade
mudou
muito
não
foi
?
mudou
mudou
com
a
chegada
da
universidade
?
foi
preciso
construir
residências
foi
preciso
hah
construir
enfim
infra-estruturas
hah
infra-estruturas
que
aju
ajudem
a
a
suportar
a
universidade
hum
hum
que
desvantagens
é
que
poderá
ter
ah
a
vinda
de
tanta
gente
para
aqui
?
pronto
hah
lá
está
é
a
desvantagem
de
a
cidade
ficar
ah
cheia
demais
cheia
cheia
demais
pronto
hum
hum
ser
muita
gente
para
está
sendo
um
crescimento
demasiado
rápido
e
não
está
se
calhar
ser
acompanhado
do
do
restante
hum
hum
não
é
?
quando
digo
o
restante
o
que
é
digo
o
que
é
faz
falta
?
o
que
que
faz
falta
?
o
que
é
que
faz
falta
olhe
fa
faz
mais
falta
mais
espaços
sei
lá
mais
bibliotecas
por
exemplo
a
biblioteca
da
universidade
uma
animação
não
é
cultural
uma
animação
cultural
hah
desportiva
recreativa
tudo
con
qualquer
coisa
que
também
distraia
os
estudantes
hum
hum
que
os
mantenha
ocupados
fora
da
fora
da
yyy
do
horário
escolar
basicamente
tem
sido
promover
o
o
comércio
dá-me
a
impressão
acho
que
sim
/
vê-se
poucos
espaços
Braga
é
só
comércio
pratic
vêem-se
poucos
espaços
culturais
hah
para
exposições
para
hum
hum
e
ou
para
outras
atividades
como
o
teatro
e
tudo
existe
al
pois
existem
com
certeza
grupos
de
teatro
mas
é
muito
raro
haver
é
?
teatro
cá
em
Braga
é
?
é
às
vezes
teatro
de
circo
e
tal
uma
pecita
mas
é
muito
raro
hum
hum
não
existe
assim
nenhum
grupo
que
trabalhe
regularmente
?
existe
existe
não
me
lembro
do
como
se
chama
o
grupo
Teatro
Experimental
de
Braga
acho
que
é
TEB
acho
que
é
mesmo
assim
hum
hum
que
se
chama
e
na
própria
universidade
essas
coisas
são
de
alguma
maneira
apoiadas
ou
não
que
eu
saiba
não
hum
hum
que
eu
tenha
ouvido
falar
de
grupos
de
teatro
na
universidade
acho
que
não
há
grupos
mais
a
maior
parte
é
g
tudo
grupos
musicais
é
tunas
hah
tunas
já
há
para
aí
cinco
ou
seis
cá
em
Braga
ena
ai
eu
não
imaginava
ah
a
tuna
Afonsina
t
a
tuna
da
da
associação
há
a
Gatuna
que
é
só
só
raparigas
hhh
hah
enfim
há
a
da
ord
há
a
tuna
da
Ordem
há
muitas
hum
hum
há
muitas
tunas
mas
isso
muitas
tunas
são
motivadas
por
quê
?
por
acho
que
é
mais
di
a
divisão
a
divisão
e
querer
ter
protagonismo
porque
se
juntassem
todos
de
certeza
que
faziam
uma
melhor
hhh
acho
eu
claro
só
que
se
calar
se
calhar
querem
todas
ah
ficar
ficar
e
serem
convidados
para
ir
ali
ali
e
ali
e
pronto
e
divertirem-se
acham
que
eles
são
todos
igualmente
bons
que
assim
têm
ma
assim
assim
assim
têm
mais
hipóteses
não
é
?
hhh
senão
não
dava
para
todos
pois
mas
se
às
tantas
também
há
quem
há
talvez
haja
quem
se
canse
não
é
?
pois
agora
vem
a
de
Braga
e
é
isto
agora
vem
a
de
Braga
e
é
aquilo
e
vem
a
outra
pois
que
também
é
de
Braga
tudo
sempre
a
mesma
coisa
se
calhar
hum
hum
é
quase
as
mesmas
músicas
e
tudo
hhh
lá
muda
uma
ou
outra
hum
hum
ah
quantos
anos
dura
o
curso
?
o
seu
cinco
?
cinco
cinco
cinco
anos
?
hum
hum
hah
até
agora
qual
lhe
pareceu
ser
assim
o
mais
difícil
ou
o
mais
decisivo
para
para
a
sua
prestação
académica
?
o
mais
decisivo
?
hum
hum
sei
lá
foi
a
adaptação
ao
primeiro
ano
a
adapt
ao
primeiro
ano
principalmente
o
que
é
que
foi
o
mais
difícil
?
hhh
/
foi
me
adaptar
aos
métodos
da
universidade
são
completamente
diferentes
é
preciso
mai
mais
trabalho
e
mais
trabalho
às
vezes
e
muito
menos
tempo
/
hum
hum
não
é
?
tem
que
haver
uma
entrega
total
enfim
e
no
secundário
não
se
pode
não
não
é
de
maneira
nenhuma
explorado
cada
indivíduo
à
ao
máximo
não
não
não
quer
dizer
se
o
indivíduo
quiser
dar
tudo
por
tudo
pode
dar
o
seu
melhor
mas
ninguém
lhe
mas
não
é
exige
não
nem
nem
é
nem
é
nem
é
preciso
vá
lá
basta
um
um
bom
esforço
e
já
se
tem
boa
nota
se
passa
e
chega
hum
hum
acha
que
hoje
em
dia
os
os
jovens
têm
huh
vontade
de
se
empenhar
vontade
de
dar
tudo
por
exemplo
?
não
à
escola
por
exemplo
não
acho
que
não
de
to
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