DI_151BM34b
Sem título
ID | 151 |
Participant | M. Oliveira |
Gender | Masculino |
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eu
trabalho
com
ehm
portanto
com
pessoas
de
base
religiosa
muito
grande
hum
hum
hum
o
trabalho
consiste
muitas
vezes
em
fazer
com
que
o
tradicionalismo
religioso
seja
purificado
eu
disse
religioso
não
disse
cristão
sim
sim
eu
percebi
propo
propositadamente
hum
hum
eh
portanto
há
que
às
vezes
purificar
existem
esse
esse
tradicionalismo
não
é
só
nesse
aspeto
quer
dizer
é
que
o
tradicionalismo
religioso
significa
que
a
pessoa
considera
que
está
a
viver
a
sua
fé
só
porque
de
vez
em
quando
vai
ao
Sameiro
em
peregrinação
ou
a
Fátima
hum
hum
e
faz
não
sei
quantas
promessas
e
cumpre
as
promessas
que
fez
quer
dizer
isso
para
ela
é
viver
a
sua
fé
superficial
este
este
é
que
é
o
tradicional
não
é
?
ou
então
viver
a
sua
fé
é
rezar
aos
santos
ou
outra
ou
outra
maneira
para
conseguir
determinados
favores
como
se
fosse
um
toma
lá
dá
cá
exatamente
ah
as
pessoas
não
têm
culpa
foi
assim
que
lhes
foi
pregado
não
tenho
pois
pois
ah
não
culpo
as
pessoas
mas
efetivamente
ser
cristão
não
é
isso
quer
dizer
ser
cristão
é
apostar
a
vida
num
numa
maneira
de
ser
eh
neste
caso
em
Jesus
Cristo
não
é
?
hum
hum
agora
o
trabalho
em
que
é
que
consiste
?
consiste
nisto
consiste
em
estar
com
esta
gente
e
ser
capaz
de
ir
purificando
na
medida
do
possível
e
acolhendo
as
pessoas
para
aquilo
que
elas
eh
procurarem
agora
quando
me
levantei
era
uma
pessoa
que
estava
lá
em
cima
à
procura
de
emprego
e
que
eu
lhe
tinha
dito
para
vir
cá
hoje
porque
eu
talvez
tivesse
uma
resposta
para
ela
por
acaso
não
tinha
porque
o
que
eu
pensava
o
que
eu
pensava
não
se
não
não
se
concretizou
não
se
concretizou
ah
pronto
as
pess
os
muitas
vezes
é
isso
recorrem
também
porque
sabem
que
eu
pronto
o
padre
tem
determinados
conhecimentos
não
é
que
seja
uma
agência
de
emprego
mas
é
uma
questão
de
resolver
um
problema
social
claro
ah
as
pessoa
diz
"
olhe
eu
precisava
de
uma
mulher-a-dias
precisava
de
uma
empregada
você
não
conhece
ninguém
?
"
e
outra
pessoa
diz
"
olhe
se
às
vezes
se
houver
alguém
que
precisa
diga-me
"
claro
ah
não
é
ser
uma
agência
de
emprego
mas
às
vezes
consegue
resolver
certos
problemas
quer
dizer
quando
digo
e
pois
e
quando
eu
digo
que
é
o
padre
não
sou
eu
é
um
conjunto
de
pessoas
claro
ah
pronto
que
nos
reunimos
até
habitualmente
para
tratar
destes
aspetos
hum
hum
e
tem
e
tem
por
exemplo
um
grupo
e
ah
hhh
de
ação
social
de
ação
social
sim
sim
sim
que
nos
preocupámos
um
bocado
com
isto
e
e
pronto
e
as
pessoas
eh
é
um
este
é
um
aspeto
quer
dizer
não
não
nem
sequer
quer
dizer
que
seja
importante
nem
que
seja
necessário
mas
pronto
é
um
dos
aspetos
que
se
faz
não
é
?
o
outro
é
de
facto
a
evangelização
claro
maior
não
é
?
que
é
parece
essencialmente
que
passa
pela
catequese
crianças
não
é
?
ah
porque
a
população
pelos
vistos
é
é
é
é
é
bastante
jovem
é
bastante
jovem
ah
grande
parte
da
população
são
casais
novos
que
mas
já
têm
alguma
educação
religiosa
portanto
não
sim
sim
sim
sim
sim
sim
sim
sim
têm
o
os
casais
pronto
vêm
das
aldeias
e
têm
a
sua
preparação
religiosa
e
querem
continuar
claro
a
maior
parte
deles
é
interessante
que
as
pessoas
aparecem
quando
é
para
batizar
os
filhos
e
depois
quando
é
para
a
catequese
dos
filhos
pois
é
não
é
?
portanto
são
estes
dois
momentos
portanto
então
há
que
eh
estar
aqui
para
ouvir
as
pessoas
nessa
hora
e
ser
capaz
de
lhes
dar
eh
/
uma
resposta
se
se
é
que
elas
querem
uma
resposta
que
às
vezes
nem
por
exemplo
a
a
população
de
um
missa
normal
é
int
interessante
que
é
de
heterogéneo
de
todos
que
é
a
absolutamente
heterogénea
hum
hum
aqui
têm
missas
diariamente
ou
têm
sim
sim
diariamente
diariamente
eh
porque
a
população
é
muito
grande
isto
anda
na
casa
das
dez
mil
pessoas
eh
com
uma
prática
religiosa
ainda
na
casa
dos
sessenta
por
cento
aqui
ainda
é
muito
que
é
muita
coisa
que
é
muita
coisa
é
uma
percentagem
muito
alta
e
ao
fim-de-semana
celebramos
cinco
eucaristias
e
a
a
igreja
está
sempre
a
igreja
está
sempre
repleta
que
bom
sempre
repleta
sabe
que
o
serviço
também
não
quer
dizer
é
sobretudo
porque
as
pessoas
vêm
de
uma
base
muito
religiosa
quer
dizer
o
bu
e
vêm
dum
pronto
dum
dum
sabe
que
eu
fico
dum
costume
feliz
por
ver
por
exemplo
lá
em
Lisboa
na
na
paróquia
que
frequento
e
que
eh
apesar
de
tudo
não
frequento
há
muito
tempo
verifico
que
ao
contrário
daqui
não
existe
provavelmente
uma
raiz
eh
religiosa
hum
muito
profunda
/
hum
hum
hum
hum
no
entanto
ah
hoje
fruto
com
certeza
do
trabalho
de
do
pároco
que
lá
hum
hum
hum
está
a
igreja
que
é
bastante
grande
está
sempre
repleta
qual
é
a
paróquia
já
agora
?
de
Algés
ai
Algés
Algés
interessante
que
a
AC
tem
lá
um
trabalho
muito
bom
a
arquiteta
que
me
fez
o
projeto
para
o
centro
paroquial
hum
que
estamos
a
construir
eh
foi-se
inspirar
lá
a
Algés
ai
sim
?
ela
mesmo
disse
que
que
foi
lá
a
Algés
que
tinha
lá
as
filhas
e
foi
lá
ver
como
é
que
funcionava
como
é
que
era
o
esquema
do
centro
social
pois
veja
olhe
hhh
hhh
é
interessante
é
interessante
eu
estou
muito
contente
de
resto
devo
dizer
que
ah
estive
muito
tempo
afastada
quando
hum
hum
hum
totalmente
ah
da
prática
religiosa
e
depois
resolvi
por
necessidade
por
necessidade
hum
hum
que
sentia
eh
de
me
voltar
a
aproximar
e
fui
porque
é
a
igreja
mais
perto
de
mim
e
realmente
fiquei
encantada
porque
hum
hum
hum
não
hah
o
serviço
é
muito
melhor
daquilo
que
eu
esperava
e
mas
teve
mas
teve
educação
religiosa
na
na
infância
não
não
cheguei
a
ter
porque
repare
no
Alentejo
não
não
era
nada
nada
nada
comum
a
igreja
ficava
a
três
quilómetros
hum
pois
eu
eu
sei
eu
tenho
vários
padres
tenho
vários
padres
amigos
pois
primeiro
pois
tenho
vários
padres
amigos
no
Alentejo
em
sobretudo
em
Évora
devem
queixar-se
talvez
Évora
e
Portalegre
mas
sobretudo
em
Évora
tenho
vários
hum
hum
e
e
eles
dizem-me
não
é
?
que
aliás
há
um
que
esteve
ali
a
paroquiar
perto
de
Setu
/
em
Alcácer-do-Sal
sei
conheço
muito
bem
e
ah
ele
contou-me
uma
uma
anedota
hhh
mas
que
ele
presenciou
claro
que
ele
presenciou
ah
ele
estava
na
igreja
no
coro
parece
que
o
coro
tem
lá
um
órgão
não
sei
quê
muito
bonito
e
ele
estava
a
apreciar
aquilo
e
viu
um
homenzinho
andar
à
volta
da
igreja
lá
dentro
e
diz
ele
"
era
estranho
ver
um
homem
na
igreja
"
diz
ele
naquele
contexto
sim
hhh
era
estranho
dizia
ele
"
de
forma
eu
vi
o
homem
ali
fui
ver
o
que
é
que
ele
queria
"
e
diz
ele
"
pois
é
senhor
prior
é
que
a
minha
mulher
já
que
eu
vinha
à
vila
mandou-me
cumprir
uma
promessa
"
"
e
eu
agora
não
sei
que
santo
é
"
hhh
tão
giro
diz-lhe
e
então
ele
contou
começou-lhe
a
dizer
os
santos
as
imagens
que
lá
claro
estavam
"
não
não
é
esse
"
"
não
não
é
esse
"
e
não
era
nenhum
e
já
eu
às
tantas
já
em
desespero
de
causa
digo
"
olhe
só
se
for
o
santíssimo
sacramento
"
diz
o
homem
"
é
esse
gajo
mesmo
"
hhh
hhh
hhh
hhh
"
é
esse
gajo
mesmo
"
hhh
pronto
hhh
diz
ele
"
olha
dei
uma
gargalhada
saí
pela
porta
fora
porque
já
não
aguentei
mais
"
hhh
e
pronto
hhh
contou-me
ele
ah
e
contou-me
outras
lá
que
e
só
para
provar
um
bocado
o
que
isso
é
anda
num
monte
onde
ia
celebrar
um
monte
que
era
um
lugarzito
claro
hhh
que
não
era
propriamente
um
monte
ah
um
dia
estava
ele
a
fazer
a
homilia
e
começam
as
mulheres
que
eram
só
mulheres
a
sair
pela
porta
fora
hhh
e
ela
a
ficar
admirado
"
como
é
?
mas
"
fico
sem
ninguém
desatou
a
falar
e
assim
fica
sem
ninguém
e
às
tantas
começam
a
entrar
outra
vez
com
sabão
com
arroz
com
não
sei
quantas
coisas
tinha
chegado
ao
azeiteiro
hhh
hhh
que
só
lá
ia
de
quinze
em
quinze
dias
hhh
e
elas
ouviram-no
saíram
pela
igreja
fora
e
foram
às
compras
hhh
isto
só
para
dizer
que
o
ambiente
de
lá
do
Alentejo
é
é
que
que
ainda
hoje
é
esse
não
mas
aquilo
vem
desde
a
revolução
do
do
mata-frades
não
é
?
pois
é
desde
desde
aquela
que
tudo
aquilo
eram
casas
de
religiosos
aquelas
paróquias
estavam
todas
entregues
a
religiosos
hum
hum
clero
secular
quase
não
exista
ainda
hoje
eh
o
Alentejo
quer
Beja
quer
Évora
têm
imensa
dificuldade
em
ter
sacerdotes
na
nativos
do
Alentejo
pois
pois
ainda
hoje
pois
mas
sobretudo
não
tinham
tradição
quer
dizer
porque
eram
os
religiosos
que
lá
estavam
eram
era
eram
os
religiosos
ah
ah
o
ainda
por
exemplo
na
semana
passada
falava-se
da
da
diocese
de
Beja
hum
hum
num
programa
que
eu
ouvi
na
rádio
e
diziam
que
os
sacerdotes
de
lá
são
quase
todos
da
da
Beira
Baixa
e
da
Beira
Alta
que
vão
para
lá
para
o
Seminário
é
verdade
é
verdade
não
não
ah
existe
nenhuma
tradição
das
pessoas
seguirem
a
carreira
é
verdade
é
é
é
eu
conheço
alguns
lá
em
Évora
em
Beja
não
conheço
de
Beja
e
efetivamente
alentejanos
alentejanos
conheço
dois
um
claro
é
o
eu
não
conheço
nenhum
nah
um
é
um
senhor
o
padre
Silvestre
que
está
em
Évora
ah
que
esse
é
alentejano
mesmo
de
Évora
e
um
outro
está
ali
para
os
lados
de
Alcácer-do-Sal
a
paroquiar
mas
eu
não
sei
a
paróquia
exatamente
os
outros
que
conheço
lá
no
Alentejo
são
ali
de
Aveiro
é
de
Estarreja
de
Viseu
e
tal
este
este
este
da
da
de
das
mó
/
da
daquela
da
promessa
da
promessa
é
concretamente
de
Avanca
ah
e
esse
é
que
me
contou
a
história
assim
meu
Deus
é
demais
hhh
essa
história
hhh
é
demais
é
sim
ele
também
é
um
bocado
humorista
mas
a
contar
as
coi
mas
eu
acredito
que
fosse
mesmo
assim
não
é
?
não
não
me
admiro
muito
não
me
admiro
muito
porque
hhh
acredito
que
fosse
mesmo
assim
hhh
"
é
mesmo
esse
gajo
"
é
impagável
é
isso
muito
bem
bom
agradeço-lhe
pois
muito
a
ajuda
eh
e
pronto
p
e
peço
desculpa
por
aquele
lapso
mas
terá
sido
com
certeza
porque
me
foi
o
cabo
ah
talvez
assim
fiz
força
no
tal
fosse
isso
no
fio
e
terá
interrompido
a
ah
o
contacto
é
deve
ter
sido
isso
bom
vamos
parar
com
isto
mui
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