DI_157BF33a
Sem título
ID | 157 |
Participant | T. Freitas |
Gender | Feminino |
Opções de representação
Texto: - Mostrar: - Etiquetas:
O script do Java parece estar desligado, ou então houve um erro de comunicação. Ligue o script do Java para mais opções de representação.
acabou-se
pode
já
está
?
já
então
diga-me
cá
o
que
é
que
foi
mais
diga
aborrecido
?
não
?
não
não
foi
aborrecido
foi
engraçado
não
não
não
teve
dificuldade
?
por
acaso
na
na
leitura
?
hm
no
no
conhecimento
de
algumas
palavras
?
nalgumas
sim
que
pronto
às
vezes
pensava
que
faltava
um
acento
ou
qualquer
coisa
e
por
um
acento
às
vezes
...
a
leitura
é
diferente
claro
a
leitura
é
diferente
já
está
habitua
já
está
pronto
mas
foi
engraçado
habituada
a
ler
textos
de
alunos
com
muitos
erros
não
é
?
hhh
ui
estou
hhh
muitos
hhh
é
verdade
é
uma
maneira
de
uma
pessoa
ficar
atenta
à
maneira
de
se
escrever
não
é
?
é
hm
hm
não
mas
foi
engraçado
nunca
tinha
feito
nenhum
teste
da
ah
deste
género
?
não
fez
uma
cadeira
de
Fonética
e
fonologia
e
?
e
que
tal
?
fiz
fiz
no
segundo
ano
hm
hhh
não
?
hhh
não
foi
das
melhorzinhas
não
mas
não
mas
fez-se
mais
ou
menos
fez-se
bem
o
professor
também
era
um
bocado
exigente
era
o
Henrique
não
não
sei
se
conhece
ele
hm
hm
não
ele
era
muito
exigente
mas
era
fácil
de
compreender
aquilo
?
era
difícil
era
não
não
era
difícil
vocês
costumam
fazer
trabalhos
?
ah
é
isso
é
v
isso
é
verdade
ah
de
pesquisa
ou
fazem
só
sim
a
partir
das
aulas
cada
uma
das
cadeiras
nas
au
/
sim
enquanto
estava
na
universidade
eh
quando
estava
na
universidade
?
não
não
/
/
tinham
nunca
fizemos
sim
mais
nada
não
acho
que
eu
pisei
qualquer
coisa
ah
pode
não
era
uma
está
bom
então
e
os
seus
alunos
conte-me
lá
como
é
que
é
isso
?
eles
são
realmente
agradáveis
?
o
que
é
que
eles
gostam
de
fazer
aquilo
que
gostam
são
ah
não
os
deste
ano
são
os
deste
ano
são
bonzinhos
hm
hm
eles
participam
bastante
e
e
pronto
e
têm
outra
bagagem
que
não
tinham
os
do
ano
passado
muitos
deles
andam
no
instituto
outros
andam
nessas
escolas
de
Inglês
na
International
House
hm
hm
conseguem
portanto
já
a
conversação
?
sim
sim
sim
sempre
sim
e
mesmo
nas
composições
eles
já
fazem
um
um
textozinho
um
texto
os
do
ano
passado
nada
faziam
duas
linhas
e
já
era
muito
e
cheio
de
erros
pois
imagino
não
é
muito
frustante
dar
aulas
assim
para
para
gente
que
realmente
não
parece
ter
nenhuma
vontade
de
ah
é
um
bocado
não
e
eles
não
tinham
interesse
nenhum
porque
a
maior
parte
deles
o
ano
passado
eram
filhos
de
emigrantes
então
eles
chegavam
a
meio
do
ano
"
ah
não
estudo
para
quê
?
para
o
para
o
ano
vou
vou
com
vou
com
o
meu
pai
para
a
Suíça
ganho
muito
mais
do
que
os
professores
aqui
"
pois
e
nem
nem
queriam
saber
a
sério
nem
queriam
saber
portanto
estavam
simplesmente
à
espera
estavam
lá
hm
hm
sim
alguns
nem
nem
levavam
livros
nem
nada
não
queriam
saber
mesmo
/
/
que
frustração
não
faziam
nada
é
e
era
um
problema
/
/
eu
f
chegava
ao
fim
do
dia
o
ano
passado
tinha
o
ano
passado
tinha
tinha
muitas
horas
tinha
vinte
e
sete
horas
e
tinha
turmas
grandes
e
havia
dias
que
eu
tinha
oito
horas
por
dia
aulas
/
/
já
não
podia
ouvir
mais
nada
era
quase
todo
o
dia
desde
as
oito
da
manhã
até
às
seis
e
eu
ficava
...
/
hhh
e
como
é
que
era
já
não
podia
ficava
maluca
com
a
filhota
?
sei
que
tem
uma
filha
pequenina
hhh
hhh
pois
tenho
hhh
não
ela
é
hhh
ela
é
boazinha
fala
muito
há
dias
que
também
não
a
posso
ouvir
mas
d
imagino
depois
de
oito
horas
a
ouvir
esses
meninos
devia
ser
o
bonitos
é
ela
ela
fala
tanto
tanto
tanto
hhh
às
vezes
tenho
que
mandar
calar
"
cala-te
"
como
é
que
ela
se
chama
?
hm
hm
Cláudia
/
ah
ela
anda
nalgum
infantário
ou
hm
hm
anda
anda
no
colégio
anda
desde
criança
?
desde
bebé
?
desde
os
três
anos
hm
hm
e
foi
foi
boa
a
adaptação
dela
?
no
início
não
chorava
muito
não
queria
ir
mas
depois
não
porque
ela
é
muito
comunicativa
ela
fala
muito
e
não
tem
problemas
nenhuns
com
ninguém
assim
que
começou
a
conhecer
as
pessoas
é
não
tem
mais
problemas
ela
mal
conhece
uma
pessoa
quer
logo
saber
o
nome
o
que
é
que
faz
a
idade
tudo
depois
fala
conta
as
coisas
todas
dela
hhh
é
é
oh
é
agora
não
hhh
até
é
um
bocado
chatinha
às
vezes
hhh
ainda
tenho
uma
da
mesma
idade
mais
ou
menos
tem
quase
seis
anos
é
é
uma
alegria
ah
pois
é
agora
já
anda
já
quer
começar
a
escrever
e
quer
aprender
é
aprendem
logo
um
castigo
um
castigo
é
e
já
sabe
pois
é
e
ela
já
sabe
que
se
disser
uma
daquelas
palavrinhas
mais
pequeninas
tipo
macaco
banana
ela
já
porque
ela
já
conhece
o
já
conhece
o
abecedário
escreve
algumas
coisas
mas
o
que
lê
é
praticamente
lê
tudo
lê
tudo
lê
banda
desenhada
ela
tem
seis
anos
eu
nunca
fiz
nenhum
esforço
para
que
ela
aprendesse
fazem
assim
aprendeu
primeiro
as
letras
é
mas
eles
eles
é
que
já
ent
os
miúdos
depois
aprendeu
a
a
é
a
soletrar
toda
a
sílaba
e
foi
pronto
lá
pois
/
não
há
quem
não
há
quem
pare
quando
quando
é
por
eles
pronto
quererem
/
/
sim
tudo
bem
agora
há
pessoas
que
forçam
muito
depressa
eles
têm
tempo
para
os
miúdos
aprenderem
é
isso
não
é
nada
bom
pois
tem
porque
eu
noto
porque
eu
este
ano
tenho
uma
miúda
que
ela
está
no
sétimo
ano
mas
ela
em
relação
aos
outros
é
muito
pequenina
ela
é
mesmo
pequenina
e
é
mais
novinha
e
ela
está
nas
aulas
e
este
ano
tirou
tudo
negativa
porque
ela
está
nas
aulas
e
hhh
quando
uma
pessoa
ch
dá
por
ela
está
ela
a
pintar
os
bonequinhos
nós
damos
fotocópias
com
alguma
bonequinho
e
ela
está
a
pintar
outras
vezes
distraída
porque
ainda
não
passou
por
aquela
fase
distraída
é
e
nota-se
que
ela
que
ela
precisa
de
brincar
porque
ela
não
brincou
porque
acho
que
ela
foi
para
a
escola
com
cinco
anos
pois
é
não
eu
acho
e
ela
este
ano
vai
vai
reprovar
de
certeza
então
se
ela
não
está
em
condições
não
está
com
atenção
não
está
não
pois
não
para
esse
e
por
aquilo
que
está
a
fazer
eu
acho
que
as
crianças
precisam
de
tempo
e
de
espaço
para
para
se
encontrarem
para
é
para
brincar
para
tudo
ninguém
de
repente
é
pena
faz-lhes
muito
bem
andar
no
no
no
/
/
pois
é
na
pré
e
tal
é
ah
eu
acho
que
sim
a
minha
já
anda
há
três
anos
na
pré
agora
é
que
ela
está
a
começar
a
fazer
contas
e
tudo
ela
gosta
muito
de
fazer
contas
e
assim
outras
atividades
sei
lá
desporto
ou
na
ginástica
nem
nada
?
yyy
desporto
para
já
não
não
parei
em
ai
a
Cláudia
?
então
pensei
que
era
eu
ah
ela
faz
ela
faz
ballet
é
e
tem
e
tem
ginástica
na
escola
adora
é
isso
já
se
sabe
gosta
gosta
gosta
muito
teve
uma
festa
de
ballet
agora
em
dezembro
/
já
foi
toda
contente
não
sabe
fazer
nada
quase
nada
não
é
?
porque
ela
entrou
agora
em
setembro
mas
anda
toda
satisfeita
pronto
lá
foi
toda
contente
hhh
lá
na
escola
da
minha
não
posso
levar
a
n
não
não
tem
o
ballet
e
ela
estava
morta
por
ir
mas
o
sítio
aonde
a
levar
é
longe
só
aceitam
depois
de
ter
seis
anos
não
querem
crianças
mais
pequenas
não
devem
ter
turmas
ah
em
número
suficiente
de
crianças
pequenas
então
olha
desgraçada
anda
à
espera
já
desde
o
ano
passado
que
ela
anda
pequeninos
morta
por
ir
e
nunca
mais
pode
ir
coitadinha
/
/
exato
ah
lá
andam
miúdos
com
três
anos
a
partir
dos
três
exato
é
frequente
nessas
escolas
assim
mas
lá
no
sítio
onde
moramos
não
fica
perto
de
modo
que
é
aquele
castigo
anda
a
fazer
natação
mas
ela
já
anda
a
ficar
enjoada
pois
porque
não
era
aquilo
que
ela
queria
hhh
pois
depois
se
calhar
vai
tarde
de
mais
enfim
então
conte-me
lá
o
seu
marido
o
que
é
que
ele
faz
?
hm
talvez
não
ele
está
está
a
trabalhar
numa
escola
superior
em
Macedo
de
Cavaleiros
hm
hm
Trás-os-Montes
/
/
uma
área
completamente
diferente
Matemática
hhh
é
completamente
diferente
não
tem
nada
a
ver
conheceram-se
na
universidade
?
sim
na
universidade
do
Minho
ele
ele
também
é
daqui
desta
zona
?
não
ele
é
de
Trás-os-Montes
quase
toda
a
gente
de
cá
de
Braga
Guardar XML • Obter texto
• Representação da onda sonora • Representação em frases