DI_165BF21ab

Sem título

ID165
ParticipantR. Pimenta
GenderFeminino

O script do Java parece estar desligado, ou então houve um erro de comunicação. Ligue o script do Java para mais opções de representação.


Terminou a leitura muito bem / O que é tu achaste disto ? Hum um bocadinho / chato ou assim assim ? Hum não chato não Como é que conseguiu ? Ah sei isto pelo o que entendi foi para tentar ver a pronúncia Claro Ah / / hum achei alguma vez tinhas feito algum teste destes ? Não foi a primeira vez / Hum hum foi a primeira vez que fiz / achei O que é que tu pensavas que iria acontecer ? Eu eu estava a pensar que ia ter que ler qualquer coisa ou pelo menos ter que falar / Hum hum de modo a expôr a pronúncia / Naturalmente e então vais fazer as duas coisas hhh hhh Ah tu estás agora no primeiro ano ? No primeiro ano de Humanidades Explique-me como é que foi a / a entrada na universidade e / Na universidade que diferenças é que tu notaste face ao ensino secundário ? Notei imensas mesmo muitas / Mas foi fácil a / / ah o acesso / e considero que sim eh / sei no ínicio houve aquela confusão toda a gente estava à espera / / de / de entrar menos gente este ano porque ainda não se sabia como é que ia ser como é que iam decorrer as específicas como é que iam ser formuladas como é que iam / deixar de ser e / quanto a mim acho que me correu bem acho que até foi bom ter feito as específicas Hum hum estou aqui na Universidade Católica tinha entrado em Aveiro também / Sim optei por ficar aqui Hum hum Ah tinhas concorrido a várias universidades ? dades estatais / Sim ? Sim aqui foi à paralelamente à / a / À pública / à pública mas Ah tinhas concorrido por exemplo à Universidade do Minho ou não ? Tinha / tinha concorrido que para o curso de Psicologia mas a média era muito alta e não entrei E não deu para entrar Era esse o curso que preferias ? Eu queria / eu go sempre gostei do ensino / que preferia ah mais pequenos / preferia o curso de professora primária no qual foi no qual foi colocada em Aveiro que pronto entretanto / que achei que as coisas estavam más que estava pior agora <para quem> [ / ] para quem ia para esses cursos porque / Hum hum cada vez menos menos / menos vagas e menos crianças / Hum hum e e mais professores e então pronto fiquei aqui / Hum hum porque gosto muito de português também Hum hum E / o facto de ficares em Braga também com certeza que pesou Pesou e pesou imenso Sim ? hhh Porquê Porque sei uma pessoa está aqui tem a vida mais ou menos feita aqui tem / Os amigos os amigos tem tudo / claro Hum hum Não é necessário sair de casa de / dos pais diariamente de modo a frequentar as aulas Não não Pois O que é que os seus pais fazem ? A minha mãe é professora primária o meu pai é professora de secundário Hum hum E tu da tua mãe É uma casa de professores hhh da tua mãe preferias a primária não é ? hhh Nascennãonasce/pelo meu pai preferia o meu pai preferia que eu tivesse ido a minha mãe preferia que eu tivesse ficado / É ? e pronto depois também / os meus irmãos também a minha irmã puxava / para o lado dela o meu irmão para o lado dele mas depois pronto optei mesmo por aqui / Hum hum E como é que te estás a dar aqui e de que / de que cadeiras é que gostas mais eh / Esto / gosto / e onde é que sentiste mais dificuldades ? sei eu estou a gostar gosto do curso / / ah agora o que sinto mais dificuldade é a Latim e Grego na medida em que pensei que tivessemos / Latim zero e Grego zero quem nunca teve começar do ínicio coisa que não está a acontecer Então ? Estamos a ter Latim e Grego num grau de uma certa dificuldade para quem nunca teve E nunca tinhas tido nem um nem nenhum Nunca tinha tido não Inglês e Francês Mas porque na tua escola não havia ou porque ? Porque era de Humanidades mas geralmente os alunos de Humanidades têm inglês e têm francês e português são as línguas / normalmente se têm raramente se tem latim / Hum hum mesmo por opção Claro e agora essas duas línguas eh o francês e o inglês ficaram completamente De parte e e afinal de contas uma pessoa estudou este tanto tempo para nada / hhh Claro Começaste com quê ? Com francês ou inglês ? Com inglês comecei com inglês apesar de gostar mais de francês / Hum Ai foi ? Então porque é que escolheste inglês ? É Porque no ciclo a gente não pe não não sabe não é ? Normalmente são os pais que fazem as matrículas e / Claro regra geral é sempre o inglês porque dizem que é aquela língua que / É mais falada não é ? Por todo o mundo e que é mais / mais fácil e mais necessária mais útil Mais útil Hum hum Os teus pais dão aulas de quê ? O teu pai aliás Ah o meu pai / o meu pai tem um portanto o meu pai é professor neste momento no particular tem uma espécie de externato / Hum hum Hum hum / e leciona várias disciplinas / / e / prontoele ele esteve esteve quase para tirar o curso de medicina estava quase mesmo nos último Hum anos depois na altura é que desistiu e teve que optar / pelo ensino secundário / que eram na altura as equivalências que lhe poderiam dar / Hum hum então pronto E a tua mãe trabalha também no mesmo externato ou não ? A m / / não a minha mãe é professora primária / E não tem ok outro grau é que eu não sabia exatamente / Exato / é da Não / não / a partir do sétimo ano Hum hum E / e acompanha todo o secundário ou / Hum / Não é a partir do quinto vai do primeiro ano do ciclo ao nono ano / Hum hum Está bom e ai e é aqui em Braga também ? Aqui em Braga Hum hum Ok Ah diz-me outra coisa para mudar completamente de assunto o que é que tu costumas fazer nas tuas férias ? Conta-me assim umas que te pareçam mais agradáveis hum Hum das minhas férias / Hum hum não fico aqui em Braga Não ? É Passo costumo passar férias em Esposende tenho passado sempre Hum hum Porquê ? Tenho tenho casa / / e / e gosto muito de Esposende mesmo aos fins-de-semanas costumo ir para / Hum hum Mais com amigos ou com a família ? Mais com amigos e com a família mas tenho também um ambiente mais ou menos criado hhh / É ? muito tempo que vou para O que é que se pode fazer por para além de ? Hum sei que por Para mim é das cidades mais giras à beira mar É ? É Sem dúvida e para além disso gosto muito do ambiente mesmo à noite / Hum hum e / tem muito muitas pessoas aqui de Braga tem bares tem / Tem bares tem uma zona / que agora está / cresceu muito de hum nesse aspeto / / e / Hum hum hhh que é melhor discoteca que temos aqui nas redondezas hhh / Ai é ? / e pronto gosto muito daquilo tem aqueles barzinhos aconchegantes ao da praia essas coisas aqui em Braga / Hum hum não não acho / que se passa / passar assim grandes noites Não ? Não vida noturna acho que não <e Não se entende é> [ / ] e é não e é de estranhar por um lado uma cidade com / Tantos jovens tantos jovens tem a Universidade do Minho tem a nossa universidade Eu até imaginava que animado Fosse não mas não é / não é Não ? Não Da praxe da festas académicas não Claro Pelo menos eu não gosto os fins-de-semanas aqui Hum hum Tu estás a participar em algum dos grupos daqui da universidade ou tuna não ? Não estou a participar de nada Porquê ? Pois não A tuna / não me atrai porque acho hhh que não tem grande voz para cantar nem grande jeito / hhh / e em relação ao resto não se proporcionou ainda também ainda não tivemos ainda não tivemos assim / pode ser que sei / Hum hum Depois não é ? depois / me integre em alguma coisa outubro Em outubro / Hum hum de um de outubro Pois é Ah sabes quais são as cadeiras que vais ter no próximo ano ou ainda não ? sabemos nós recebemos o anuário no princípio do ano com as cadeiras / que vamos ter daqui até ao fim do curso Hum hum E E vamos continuar / quase com as mesmas / / ah exceto Técnicas da expressão do português / ederestosãotodasanuais são todas / têm / e cultura / Cultura clássica que estava prevista para este segundo semestre mas que não foi possível ser lecionada / este ano / Hum hum / / hhh temos tanta coisa / hhh É Achas que essa a grande diferença entre o secundário e a a Universidade a haver muitos mais coisas para Hum Muito mais coisas e não sei / ah / Como é que decorre as aulas por exemplo é / e eu acho que é mais ou menos o mesmo ambiente ou isto é ? Ah em relação à minha turma do ano passado e por exemplo a turma deste ano gosto mais / da minha turma deste ano sem dúvida e gosto muito da Universidade em si e do ambiente acho / acho e pronto em relação a nível de professores também embora acho que isto tem um grau de exigência até se calhar / exagerado / Hum hum / e pronto eu sinto que uma pessoa quando chega à universidade tem muito que estudar tem que se aplicar muito porque é / é uma volta trezentos e sessenta graus / Hum hum sem dúvida / e / e /& e mesmo isso reflete-se depois nas notas Vocês têm tido avaliação ? Fazem testes ou fazem frequências ? Fazemos frequências temos uma frequência por semestre / / e mediante a nota da primeira frequência que tem que ser / no mínimo oito para se fazer a segunda frequência / que / tem que ser optar pela segunda frequência por exeme porque elas são as duas no mesmo dia / Hum hum é menos um ponto / a nossa favor / e depois temos a época de exames em setembro Hum hum Com horários e tudo no caso de / Horários dá-me impressão que depende do professor / Que não ? depende professores que podem optar por uma oral / como complemento da nota / mas / acho que aqui não muito hábito das orais Hum hum Esta Universidade tem muitos anos aqui ? Em Braga muitos É ? Sempre eu sempre ouvi falar na / Sim / e com muitos prestígio aqui pelo menos em Braga é uma universidade muito bem vista Hum hum Tem é agora estas instalações mais recentes provavelmente sítio não ? Hum / f / Funcionava aqui ao desta capelinha dos jesuítas onde eles agora vivem era aquilo universidade católica / estas instalações / que estão agora aqui era onde era a escola primária de São Vicente / que / onde se construíu agora hum este empreendimento / Hum hum não existia Costumas frequentas a biblioteca ? Ah frequentei duas vezes apenas ? Porquê ? Não é muio agradável ? Não porque pronto nós geralmente até consegui / uh / costumamos assim encontrar-nos na Faculdade e conversamos hum / muitas vezes quando é para assim de alguma cadeira de algum trabalho / muitas vezesnãonão nãonãocostumamos não temos por hábito visitr a biblioteca Hum hum também se calhar ainda não tivemos ainda mesmo / Necessidade necessidade / Hum hum provavelmente quando tivermos Mas como é que é por exemplo o acesso é é fácil é preciso de cartões pode-se ir Na biblioteca ? Hum / Não é fácil pode-se ir em grupo em grupo não se pode Sim É fácil pode-se ir em grupo pode-se requisitar livros então acho que também se deve poder levar também Pode ? Ai é ? Hum É que é muitas bibliotecas Aliás eles até tem uma um acordo com a Universidade do Minho / tem uma permuta em que para nós frequentarmos a biblioteca deles e eles a nossa Hum hum alguma vez experimentaste ? Não a deles nunca frequentei também / muitas vezes eu tenho em casa enciclopédias livros e isso e consulta-os / Hum hum Claro acho que estão professores faltar Não não faltam hhh hhh E gostas de ler ? Gosto imenso Hum hum O que é que tu costumas ler ? Eu gosto de ler / / ah romances principalmente / Hum hum gosto muito de Virgílio Ferreira / É ? É Ah chegaste a estudar alguns eh textos dele num secundário ou não ? Estudei a aparição que foi a obra que / mais me despertou acho que / sei mesmo acho que quem não / não é os alunos de Humanidades acho é uma é uma obra e mesmo obras eu acho que toda a gente devia ler / Hum hum achei muito interessante E tu aprendeste ? Sei eu acho que eu acho que que o eu acho que aquilo que diz de todos diz a cada um de nós muita coisa ele questiona o porquê das coisas o / o essencial da vida a essência da vida / para refletir / para refletir ele próprio faz muitas reflexões sobre ele sobre a vida dele / desde miúdo desde criança até / Hum hum até uma idadezinha Eu acho que É esse tipo de livros por assim dizer reflexivos Que mais me que mais / eh a Que mais me É Passas muito tempo a pensar ? Passo / por acaso passo bastante / Hum hum muitas vezes São mais os livros que me Tu nunca pensaste por exemplo seguir Filosofia ? Não Hum Não porque / ah / / até é é muito interessante Filosofia é giro e não sei quê mas / é um curso que não tem muita saída Pois não É que não tem saída praticamente nenhuma / Mas tantos hhh Sim tantos e o nosso também é mais um deles hhh Talvez não> talvez não hhh Oxalá que não Sim ai isso é isso não Claro Olha e achas que entretanto a a existiu uma cadeira como a de Técnicas de Expressão / Acho agora na Na primeira Acho e acho que essa cadeira devia existir até / não no primeiro ano mas pelo menos em mais um ou dois porque / é é é fundamental As pessoas que não vêm normalmente habituadas ah exprimir-se Exatonem nem do décimo nemno nem do secundário / nem no secundário / Não ? eu acho que os professores do secundário pelo menos Português ou eu tive muito azar ou então / acho que não não sei não se desperta muito esse interesse / Hum hum mesmo na escrita mesmo na leitura eu falo por mim eu este ano no segundo décimo segundo ano tive que eu ler / as obras todas que poderiam sair ou não nas específicas porque nunca as demos durante o ano Ai é ? E tive que ser eu a fazer esse trabalho para poder fazer as específica Mas deram outra ou deram outras ou trabalharam outras ? Não trabalhamos quase nada mesmo quase nada Hum hum E aonde é que ias eh à procura de informação para além dos livros em si ? Eh sobre os autores que / pode muito bem ter acontecido De matéria para para a específica que se está a referir ? Sim sim Na altura foram-nos entregues com a devia antecedência uns / umas matrizes e os conteúdos da prova / que deu para Para orientar para orientar e além disso e podíamos optar por uma primeira ou por uma segunda chamada podíamos / / ah dividir as as disciplinas ora umas na primeira e outras na segunda para poder Hum hum Como é que tu fizeste ? Eu fiz / duas na primeira e fiz / quatro na segunda E todas essas específicas acabaram por contar para a tua nota de acesso ou não ? Não a de comunicação não / não contou fiz uma específica de Comunicação na altura / Não ? tínhamos que fazer / Hum hum eu estava em Comunicação era de Humanidades mas estava a seguir Comunicação / / e / eachoquepronto e depois ao fim nem podíamos seguir comunicação porque não tínhamos décimo segundo / nem a específica de Comunicação contou eu acho que / ah uh nos programas e isso acho que as pessoa deviam ter pensado nessas coisas antes dos alunos se encontrarem nessas situações Hum hum E a própria realização das provas não ? <A mim correu-me [ / ] a mim correu-me muito bem até me ajudou a subir as notas / Foi ? em todos os casos em nenhum das delas baixei nem mantive / Ótimo por isso muita gente que se do contrário Que se queixou Eu queixo-me da falta de competência com que aquilo foi feito isso queixou-me porque eu sei que era uma tensão enorme quando estavam nas provas e entravam professores a meio a dizer que tinha um erro ali um erro acolá / entregavam as erradas à ultima da hora as pessoas muitas vezes nem viam faziam aquilo / porque quem tem está a fazer a prova está a pensar naquilo que está a fazer não está à espera nem está a contar com que as pessoas venham naquele momento / alterar seja o que for / e acho que numa prova de acesso ao ensino superior isso não devia acontecer Claro claro As coisas o ano passado correram realmente muito mal <Muito mal> muito mal Hum hum E depois aqui ah hhh Aqui também fizemos um exame fizemos Fizerma ? Fizemos o exame de admissão / Hum hum no qual tirei dez vírgula dois hhh hhh foi depois de / das provas eh específicas ? Eu fiz / Ou antes ? eufiz eu fiz antes É ? É e vinha-se aqui fazer e eu fiz pronto na hum / tentar Mas era o quê ? Uma prova de Português ? Era uma prova de maturidade hhh Que eu acho que não tinha nada a ver com o tema em si Eu acho que aquilo era uma / Está bom pergun / uma prova de cultura geral falavam de temas da atualidade pouquíssimo / Era ? se tivesse uma pergunta de tema da atualidade era / era era o máximo a ele saiu-lhe o a mim nem me lembro o que é que me saiu mas / mas depois tinha pergunta de Filosofia tinha perguntas de / Estranho de Português tinha perguntas / de Latim / e eu por exemplo que nunca tive Latim / era uma prova eu achei pelo menos eu a minha achei fiz na segunda chamada eu achei difícil / Hum hum eu achei difícil a prova aliás eu tinha feito específicas tinham-me corrido muito bem e tudo e aquela foi das / das que eu achei assim mais difícil E achaste estranho / Achei estranho el eles estarem a pôr isso isso Hum hum Lembras-te do que é que fa do que é que falaste ou não ? Sei que tinha textos / textos / para para comentar para relacioanr / tinha Tu estavas ah mudando de assunto estavas na área da Comunicação nessa altura ah o / pelo objetivo quando escolheste e essa área era era o Era Comunicação Mesmo ? Mesmo Comunicação mas eu depois a partir do décimo primeiro ano comecei a perder muito essa vontade porque / Sim ? achava que aqui em Portugal era um curso / que sei que talvez o país ainda não estivesse preparado para receber / as pessoas que se formavam em comunicação porque / Hum hum quem tira um curso de Comunicação pelo menos / e eu ambicionava muito mais do que trabalhar num jornal / do que estar ali um dia inteiro enfiada num jornal / Hum hum a escrever acho que pronto um curso de comunicação é giro na sua totalidade quando uma pessoa se forma depois tem um emprego / ou pode trabalhar sei como repórter como / publicitário como sei como locutor e essas coisas porque se não é uma coisa que que muito acho que é um curso pronto que ficam as pessoas ficam muito limitadas e não têm / Nunca pensaste por exemplo fazer um um teste de de locução poder de opção por exemplo sei para para uma prova de televisão ? Eh não nunca pensei / nunca nós também não não tínhamos também foi foi a primeira vez que isso aconteceu em Braga começaram a existir esses cursos / e eu fui para a Dona Maria segunda por causa disso / Hum hum quetambémnãotínhamos não tínhamos meios de trabalho não tínhamos / não tínhamos nada com que trabalhar não podíamos fazer nada a única coisa que fazíamos era trabalhos exteriores / trabalhos de campo e / entrevistas e / essas coisas assim / Hum hum mas não dava para tomar bem contacto ? Não dava com o público nem com isso não / foi uma coisa muito / deixou muito a desejar Mas esses trabalhos então que chegaste a fazer eram o quê ? Pequenas eh / Eram / uns inquéritos ? Eram inquéritos que depois era analisados e tratados por nós / Hum hum / e / sei também muitas vezes trabalhávamos o tema E como é que faziam ? Abordagem direta ou ? Fazíamos abordagens eh diretas porque muitas vezes fazíamos na rua às pessoas / outra vez distribuíamos e depois recolhíamos os dados / Hum hum mais ou menos dentro disso Normalmente me grupo não ? Em grupo / / ah em mini grupos normalmente dividíamos éramos duas turmas e quando esses trabalhos / ah eram feitos eram / em grupos mini grupos / Hum hum Ah sabes por acaso de algum colega que tendo estado nessa área tenha realmente seguido Seguido não não não não não / jornalismo ou ? não aliás a maior parte / pelomenos pelo menos na minha turma tenho conhecimento de duas pessoas que entraram na Universidade apenas ? A turma também era / Para além de ti ou contigo ? era um Comigo Entrei e um colega meu também o Frederico que entrou no Porto / Hum hum e de resto mais ninguém / Hum hum da outra turma também é hum acho que não O que é que acontecerá a essas pessoas eh irão deixar de estudar ? Eu acho que estão a trabalhar / e algumas estão a fazer disciplinas que falta que deixaram atrasadas / mas Mas qua quais são as alternativas se a pessoa não entrar para a Universidade o que é que faz ? Que pronto no nosso caso nós tínhamos era de tentar fazer outras específicas que nos dessem lugar nas Universidades porque aquelas específicas Hum hum a que nos estavam a submeter não nos iam dar / eeuporexemplofizaespecíficadeFrancêsenãoque não valeu de nada fiz específica de Trabalhos de Aplicação não me valeu de nada específica de Tecnologia de Informação não me valeu de na Qual é a que foi a tua melhor nota ? Hum Comunicação dezassete / É ? e dezasseis a Português que também fiquei contente / Hum hum / e / catorze a Psicologia / correram-me bem eu tirei / por isso as minhas específicas realmente me ajudaram Mas Psicologia ah tinha ou não ? Tinha Tinhas ? Tinha em vez de Filosofia Hum Por isso é que te faltava Filosofia Por isso é que faltava a Filosofia para seguir comunicação Eram portanto quantas cadeiras no décimo segundo ? Eu tinha seis mais Educação Física sete Educação Física ? Educação Física no décimo segundo hhh Voluntariamente ? Não obrigatório obrigatoriamente Obrigatoriamente ? ? Décimo décimo primeiro e décimo segundo agora tem que se ter Educação Física até hhh Tiveste eu tive Mas como ? Não foi agora nesta altura foi ... Não eu tive deixei uma disciplina tive que fazer uma disciplina à noite mas não / No regime antigo eu apanhei o novo regime Claro Pois é agora ja têm muito mais Era mais fácil e mesmo as provas de acesso eram eram mais mais acessíveis provas / quando se fazia na Universidade mesmo era / hhh era mesmo por exemplo a prova de Português este ano tirei um quatro / sobre vinte mas o ano passado tinha tirado setenta e um porque é assim eu / estou à espera O alarme / Estava à espera de uma estava assim à espera de uma prova tipo o ano passado rápido não é questão que errei gramática frases e palavras da mesma família / Hum hum eu chego e olho para a pergunta um texto de Fernão Lopes / hhh hhh um comentário aos Lusíadas hhh e coisas assim eu fiquei a olhar para aqui não estudava aquilo à muito tempo / Claro não foi escrevi escrevi escrevi sei hhh Não deu para mais de quatro hhh Pois também não admira / que aprender / eficarcom/ com as coisas não podemos esquecer logo Claro Exato hhh Por isso é que se faz os tais testes de cultura para ver se alguma coisa ficou ou não hhh Ah nesta aqui na entrada até tive boa nota Foi ? hhh Foi um / A mim correu-me mal Então de um código que eu tinha dado em Direito / hhh até metido o oitenta e quatro do código civil Ena falar se al se alguém mais ou menos / é mais ou menos assim se alguém disser alguma coisa que possa pôr em causa o nome de qualquer pessoa sofre com o danos causados explicar aquilo a sorte é que eu muito com aquilo pronto hhh / se calhar não contou nada hhh Se calhar foi por isso hhh Depende também dos critérios de correção dos professores Hum hum Ah sim com certeza / Sem dúvida das específicas eh muito muito Pois porque eu também muitas vezes eu aquelas / por exemplo a Português ele tirou quatro eu tirei dezasseis Mas fizeste Português de décimo segundo Fiz décimo primeiro o que eu dei no décimo primeiro Ah No décimo segundo fiz Literatura Eu eu corrigi umas específicas de Português e por acaso até corri corrigi umas específicas de Braga / agora é que estou a pensar A minha foi corrigida mesmo em Braga / Foi ? eu cheguei a saber o professor que corrigiu Ah / As provas eram muito francas hhh / Eram / fartei-me de dizer mas é que eu fiz fiz a b Nós fizemos a b era mais acessível Era ? Era mas tinha uma errada naquele grupo das perguntas eu fiz tal e qual que estava na prova que eu nem me lembrei que tinha um errada / eles distribuíram aquilo eu nem nem sabia quando cheguei a casa e vi porque aquilo ainda valia alguns valores eu fiquei logo aflita porque se uma pessoa calha de / de pronto ainda por cima a Português de de apanhar um professor que seja mais um bocadinho / Exigente exigente/éum era um traço Mas mas realmente aquilo era complicado porque as normas de correção / que vieram do Ministério / erma complicadíssimas era necessário fazer descontos de zero vírgula um zero vírgula dois zero vírgula três não sei quê / por isto por aquilo se meterem se não meter aquele uma pessoa tem de para corrigir cada pergunta Não não preparam os alunos depois querem cor / eh cortar-lhes assim ? Quer Mas era sim era assim / / ah por cada tipo de erro mais estranho nós tínhamos / que / ah descontar não sei quantas décimas / Mas eu acho que isso aquilo era horrível Euacho eu acho que não fazerem isso deviam ter preparado bem os alunos para chegarem às provas e não fazerem isso E mesmo os professores / quase que tinham que fazer uma hhh uma formação os professores para / hhh fazerem como corrigir as provas É muito difícil nós tínhamos nós tínhamos de fazer a avaliação das provas num / espaço muito curto porque / primeiro que as provas nos chegassem às mãos então as provas que vinham de outros pontos do país eu estava em Lisboa / / ah / primeiro que chegassem as provas era o dos trabalhos / demoraram muitos dias depois era preciso que chegassem às nossas mãos A minha foi corrigida acho que dentro da própria escola A minha foi corrigida aqui em Braga agora onde não sei Não sei Hum hum Nãoseiseiéquecorrigi eu corrigi umas eram de Braga outras eram da Guarda e outras eram / de Lisboa claro que eh eram muitas / e as notas eram muito estranhas e era difícil de aquilo / depois de uma pessoa ter corrigido cinquenta ou sessenta testes / está completamente louco quem é que depois hhh corretamente ? Pois é É horrível e depois o fazemos porque / realmente sabemos que temos de ser maximamente rigorosos porque estão en / está em causa / / ah o acesso ao ensino superior não é ? exato Porque nós podemos estar a impedir uma pessoa que é válida / de / / eh progressir os seus estudos portanto é um grau de responsabilidade grande Ainda maior Ma é maior até porque nos pode cair os nossos alunos Aindama/ ainda exato Ali é incrível eu não não quero voltar a corrigir provas / E deve ser uma tensão mesmo para quem o faz Sim para é para nós foi aquela ambiente mesmo / Eu agora na Universidade isso hhh hhh passou Ora mais um ano menos um ano estou fora hhh Quantos anos dura o curso ? Quatro mais estágio estágio Hum hum E estágio consiste em quê ? tem ideia ? É uam escola É uma escola na É um esta é um estágio mesmo de Sim é a parte algumas personagens também é Hum hum Em princípio acompanhado por por professores daqui ? o diretor de estágio é o nosso professor de Exato É É ele o orientador de estágio / e o estágio é feito aqui em Braga no distrito / Ah é meio caminho andando O o professor NP dá-vos aulas de quê ? Linguística Linguística Introdução aos Estudos Linguísticos ? Introdução aos Estudos Linguísticos Hum hum Eu acho que é muito mais complicado do que a Linguística / hhh em si hhh / Sei que eu tive tive eh / É necessa / / eh exercícios do não sei se era do segundo se era do terceiro sintagma nominal frase / Hum hum de nome adjetivo pronto isso tudo e eu / eu aprendi isto no ciclo sei isto hhh Claro claro e agora nós temos que decorar aquelas teorias todas e Pois mas é que no secundário nunca ouviram falar em perspetivas / de análise linguística irão falar nada da história da Linguística / Agora é mais aprofundado e antes de começarem / outra vez a rever essas coisas e a aprofundar esses conhecimentos Hum hum é necessário saber minimamente Por isso é que se chama introdução / Como é que correram ah / Pois os pensamentos em Linguística ao longo do tempo é é necessário fazer isso mas não é fácil porque realmente é preciso estudar bastante Não / muito E Linguística é uma das disciplinas que nós temos que nos mais trabalho inferior a sete hhh e superior a catorze / hhh Não Linguística não Não faço ideia fizeram teste ? e a mim correu-me mal Também correu-me mal Foi foi foi a frequência que me correu pior A mim a que me correu pior foi a Não estava nada a contar com uma frequência assim estava a contar com uma coisa totalmente diferente Hum hum Pois nas cadeiras de Linguística / sempre um certo elemento surpresa e quando as pessoas não percebem bem / E eu fiquei o que é aquilo Hum hum mas mas depois / quando se começasta começa a gostar realmente até pode ser bastante / / hhh tenham esperança hhh Então tenho de começar a gostar / hhh hhh É até se conseguir compreender / o fio condutor depois ah / Encaminha-se encaminha-se / por exemplo a disciplina que eu dou / / ah / é geralmente odiada / quando os meus alunos chegam à cadeira vão a pensar meu Deus que horror nunca vou conseguir fazer isto ? Isto é horrível / no final do ano muitos mas muitos mesmo estão convencidos de que realmente vale a pena / E conseguiram / mas / eh / demoram algum tempo a entrar na matéria e a perceber para que é que serve / Hum hum / e portanto eu sei que isso é normal mas acontece com tudo enquanto não se compreende / que vale alguma coisa É preciso ter esperança e / persistência sempre Masotemaqueestamos o tema que estamos a dar agora em Linguística até / Persistência está mais do que estivemos a dar antes que era Fonética É ? Eu não sei eu não me agrada hhh Ainda estávamos no início hhh Sim disse não é ? hhh Ora bem eu tenho que ir que tenho aula de Latim agora Vocêstêmque têm que ir embora Simsimvão vão embora então muito obrigada pela ajuda Pronto pronto de nada Adeus obrigada

Guardar XMLObter textoRepresentação da onda sonoraRepresentação em frases