DI_175BM23b

Sem título

ID175
ParticipantV.
GenderMasculino

O script do Java parece estar desligado, ou então houve um erro de comunicação. Ligue o script do Java para mais opções de representação.


acabou foi bom a leitura conta-me / hum estás muito cansado ? hum / é dos olhos ? não não não é / principalmente é os olhos / hoje sinto os olhos um bocado cansados / hum hum mas e pronto ah esforças a vista ? habitualmente no trabalho ? um um bocadinho é ? um bocadinho porque a eletrónica tem componentes pequenin pequenos pequeninos e tudo e uma pessoa ainda por mais a estudar as condições de iluminação nunca são as melhores / pois é pois é quantas horas então é sempre passas por dia ? aonde ? no ah no na fábrica ? na fábrica oito horas é ? é oito horas / bem medidas ? é oito hhh / / hhh hum hum é oito horas bem medidas sim ah quando dizes estudar é fora ou ainda ? não não não estou no décimo segundo a estudar fora ai é ? a fazer o décimo segundo / hum hum sim / sempre tiveste vontade de continuar ? uma sim sim que / & ah prontos na altura / pronto tinha na altura que fiz o curso tinha quinze dezasseis anos / ainda era não é hum ah prontos aquela perspetiva de / começar a trabalhar mais cedo hum hum ser independente e tudo pronto / isso cativou-me completamente e valeu a pena de um certo ponto de vista ? sim sim de um certo va ponto de vista foi excecional / hum hum que pronto isso para mim não me chega claro preciso de mais alguma coisa e então o que é que pensas fazer depois com o décimo segundo então ? é é mu hhh mm / eu estou numa área completamente diferente ai é ? é qual ? e por isso / estou humanísticas ai é ? oh caro colega hhh / / hhh / nos encontraremos então depois / hhh / quem sabe não estou ah para estou a fazer o décimo segundo que é prontos a área de Humanísticas hum hum não é ? gostas de ler ? e depois gosto e gosto principalmente é / de pronto o que me atrai ma bastante / história ? não não é propriamente isso é é pronto é que em Humanísticas nós podemos ter a nossa opinião e é válida hum hum pronto / claro a nossa opinião não é ? n nós pod podemos ter o nosso fio condutor e ninguém nos há-de tirar enquanto por exemplo em matemática / e tudo eu acho que é um mais um é igual a dois e prontos não passa daí / e acho que isso também é importante e eu também gosto muito de / prontos das ideias / hum hum do mundo das ideias eu pronto sinto-me atraído por isso hum hum e quando uma pessoa corre por gosto e não cansa não é ? & hum hum quando consegue fazer isso ah e eu tive várias o oportunidades em que corri por gosto e não cansou e ah / achas que vale a pena ? pronto a a a nível a nível de estudo ah / para mim é muito gratificante andar em humanísticas hum hum do que andar andei em números andei em números e tudo andei o décimo segundo a fazer matemática e tudo que pronto não não era uma coisa muito natural / em pronto aquela aptidão natural aquela / era mais para a área prontos aquela predisposição era era muito mais para a área de letras eh isto é mais uma realização pessoal claro profissional se calhar nunca vai ser mas é mais uma realização pessoal se eu não se eu não desse esse passo acho que nun nunca ia ficar bem / ficavas sempre mal com com a consciência pronto ao [ / ] ao menos dei esse passo pois agora estou a gostar e agora vamos ver não é ? enquanto fores gostando e puderes é mesmo assim não não perco nada / pois é mesmo isso e estou a fazer o décimo segundo dessa área hum / hum e como é que está a correr ? está a correr mais ou menos não é ? é um bocado difícil / tem pouco tempo porque uma pessoa trabalha e tudo e muitas vezes pronto e uah / muitas vezes até n é por ter ter muito tempo que cansaço sim / sim que também pronto o trabalho e tudo / ocupa bastante e muitas vezes uma pessoa quando chega o fim de de uma semana claro intensa dessas quer descansar um bocadinho e tudo e e pronto mas tem corrido razoavelmente bem hum hum eu tenho colegas meus que andam [ / ] andam em human e eu mudei no décimo segundo ai foi ? é no décimo segundo tive Ciências exatas não é ? tive hum hum Matemáticas Matemáticas e tudo e lembrei-me mudei para Humanísticas no décimo segundo não vim d de trás significa que agora também tens que fazer maior esforço para sim mas eh mas gostas de o fazer tenho tenho colegas que andam em Humanísticas muito tempo e e têm muito mais dificuldade daquilo que eu sabes eh e eu muitas vezes / pronto para testes e tudo isto pronto se calhar não é bom para mim não é / claro porque eu devia t estudar mais e tal e ah mas muitas vezes eu não tenho a mínima chance e mesmo assim e consegues desenrascar-te e pronto ainda consigo pelo menos / é é fundamental é uma pessoa ter pronto ter um fio condutor ter uma estrutura de pensamento e tudo saber saber escrever / / sab <saber passar> é saber claro saber passar o que uma pessoa tem dentro para o para o papel e muitas vezes nn pronto o erro do dos meus colegas é tentar dizer como a professora disse <ou o> [ / ] ou o professor não é ? ou ou pôr como o livro põe / e isso é um isso é esperto mas não pode ser para mim é um erro tremendo porque eu muitas vezes pronto aconteceu num teste que eu não consegui estudar aquilo que devia porque eram eram cento e tal páginas e eu tinha para quatro horas para estudar não vontade ti nn não tive a mínima hipótese mas / com / prontos com o acompanhamento das aulas e um bocadinho prontos e e o resto e sessenta por cento meu / eu tirei uma nota razoável enquanto claro que colegas meus / prontos não conseguem ah sabes que muitas vezes também me mesmo para a área das letras é necessário eh / utilizar o raciocínio lógico hum hum como é óbvio sim e as pessoas que foram para Letras por não gostar das Matemáticas ah sim não não têm nenhuma capacidade de abstração e não têm mm mm claro quase capacidade de raciocínio lógico / não sim não o têm estimulado percebes ? hum hum naturalmente e por causa disso acabam por se perder em devaneios muitas vezes não não sim hum hum respondem diretamente às questões / e eh se por acaso forem mal sucedidos também ao nível da expressão sim acabou é têm ah e eu noto resultados muito fracos eu noto que pronto eu ah / foi curioso que tive vários eh vários colegas tenho vários colegas ah que bom que andaram comigo em matemática também mudaram que começo a comparar as minhas notas com as dele ah prontos é uma comparação simples pronto / não não pode ser muito objetiva mas eu mesmo não estudando o suficiente muitas vezes cheguei a estudar vinte minutos para um teste porque prontos também não dava para estudar mais e tudo nunca tirei uma negativa enquanto que eles andam sempre prontos a estudar a estudar e não conseguirem às vezes / a estudar e / eu tenho colegas até que estudam fim de semanas inteiros e não não percebo porque é que eles estudam porque aquilo não tem muito / estudar eheh uhuh não não tem muito que estudar para / a minha professora por acaso eu tenho uma professora de vil filosofia que é uma velhotinha mas ela é excecional é velha mas tu gostas dela por acaso eu eu adoro andar eu adoro an andar a pronto adoro andar a a estudar por causa dela bem ah ah neste décimo segundo porque pronto eu tenho outras professoras que são um bocado difíceis mas tenho ela compensa que hhh compensa / porque ela se virou para nós / ah porque veio à à / prontos à fala assim as cábulas e tal e e ela virou-se para nós / " ah mas se se vocês quiserem podem trazer as cábulas todas podem consultar as cábulas todas eu deixo-vos / eu ah ah / ah até eu at eu até saía da aula sabem porque é que eu não saio da aula ? ah enquanto vocês vão estão a fazer o teste ? " não não / porque diz ela por acaso é excecional " porque os eu sei que os melhores não conseguiam fazer o teste " / hhh / porque os outros estavam todos em cima dele a perguntar " " olha e como é que se faz isto " e tudo porque ela diz " não não basta fazer uma cábula ah " é assim das duas uma ou vocês fazem uma cábula bem feita e ide ide ideias vossas e isso significa que estudaram ou ou ou tiraram / citações não é ? citações claro do do dos livros e tudo eu vejo logo que são citações isso corto vocês têm que ter é é uma maneira um é capacidade de assimilar prontos vária informação assimilar e terem a vossa op opinião é mesmo isso capacidade de sintese não é ? " e por acaso ela é excecional porque houveram vários colegas e tudo que eu vi que eles estavam descaradamente a mas aquilo não rendimento a copiar eu não sou ca eu eu não consigo nenhum não mas eh pojs / eh a copiar em filosofia assim / ah não sei não é um bocado e um uma minha colega copiou copiou copiou e eu via mesmo descaradamente tirou uma positiva mas ali mesmo ah mas rés-vés / por acaso eu gosto muito de prontos de de humanísticas por causa disso é ? as ideias que bom então ainda vais para Filosofia vais ver não Filosofia não se é pelo prazer vais para Filosofia hum eh eu tenho assim prontos ah também pode ser um bocado ilusão ou assim hum porque claro são aqueles aqueles sonhos que uma pessoa tem não é ? é legítimo hhh / é é legítimo / ainda com esta idade ter sonhos claro desses mas prontos / hhh / / hhh / hhh é é um bocado assim não é ? mas é mesmo assim mas se calhar vou arriscar aqui Direito é ? é mas nn mas olha que deve ser difícil vais ter problemas porque ou ou dizes o que está no livro ou estás tramado sim eu acredito nisso / mas eh pronto depois de ter dito o que está no livro não mas prontos / é dizer o que está no livro e tudo tudo bem / mas em direito também é é uma é uma das áreas que ah / prontos é muito importante é a dinâmica da própria pessoa a nível de interpretação de certas coisas sim isso é mas & eh para que em termos eh profissionais e eh / sim durante o curso é capaz de te levantar alguns problemas ah sim eu sei que eles não é quest q sim estão extraordinariamente rígidos na hum hum não ah uma coisa na formulação das sim ah pr pronto eu também li no prontos leio muito jornal e hum hum tudo li no jornal que curso de Direito a única hipótese que eu tenho é de tirar um curso aqui em Braga não não quero ser aqui porque tenho emprego claro é um emprego fo sou técnico de electrónica dentro e é por isso que eu digo que mais uma re claro realização pessoal porque o me o meu emprego a nível profissional é ganho bastante bem e tudo não é ? e é e é e é um emprego bastante estável até gosto hm quarenta por cento daquilo que eu faço quarenta por cento ? muito que não é mau não é mau goste menos pois não é mau até gosto e tudo que pronto para pensar e são ah tirar um curso aqui em Braga / não é ? outras coisas sim e ah / po isto também é um é um em parte é para compensar essa / hum ah esses qua quarenta por cento hum hum por ser sempre muito dou um bocadinho mais e então estou acho que estou a compensá-los um bocado tdh mas aqui em Braga pronto direito económico e e li uma re pronto um artigo no jornal que eram discursos mais modernizados ai sim ? é que mm várias Universidades que começaram a a modernizar os cursos porque certos cursos em Portugal principalmente pronto nas Universidades clássicas principalmente a universidade de Coimbra que é muito forte em direito muito & pres prestigiada / mas é tudo muito rígido e mui e muito antigo é e muito antigo é uma coisa que se calhar não não é possível não é viável hum / hum sim e viável para um para uma pessoa que tenha vinte e tal anos que tirou um curso daqueles segue um uns uns padrões antiquados de ensino com muito antiquados e o curso de Braga éé um dos ah é um daqueles que está na vanguarda a nível de eu não me admiro porque realmente mudança de ah a universidade do Minho e o curso de Braga s tem sim e o curso de Braga surgiu pouco tempo à partida se surgiu eles conseg / sim repensado foi pensado para um / sei com para um público mais sim e com uma certa dinâmica enquanto que por exemplo o curso vem de alguns anos décadas é vem com a tradição toda com aquela hum hum tradição pesada e aqu nós não é ? nós sentimos isso eu trabalho numa universidade / é muito diferente clássica de das ditas clássicas sim sim e eu sinto que apesar de de part eh de trabalhar no departamento que é em si / ah bastante inovador hum sim sim bastante inovador ah nota-se que existe um grande peso da da tradição que sim impõe um determinado tipo de discurso um e claro eh ah / em certas coisas / sim e é um bocado resistente com o passar dos tempos não é ? é é a inércia sim e de vez em quando ouve-se no nos telejornais um um um professor foi contestado numa universidade querem os alunos acham que era tempo de tirar aquele professor dali porquê ? porque esse professor está apoiado numa longa hum hum tradição não é ? prontos e tem um sistema de ensino que que se calhar quarenta anos que tem o mesmo sistema de ensino / se calhar os alunos começam a sentir-se / sim a sentir-se completamente prisioneiros de uma cadeira que não conseguem fazer claro durante um um curso todo pronto aqui em Braga / segundo esse isso sim estudo público acho eu que foi viu o os cursos de Direito a nível a a a nível nacional fez um estudo a nível de cadeiras principalmente foi a nível de cadeiras e orientações pedagógicas hum hum e eles diziam que havia alguns cursos entre os quais a universidade do Minho está a ficar começavam por exemplo / começavam muita informática / num curso de Direito falam em informát m não tem nada a ver mas é mas se calhar é uma j começam a modernizar um bocado o curso hum hum e isso é sintomático que o curso começa a ser modernizado não é ? e pronto e vamos ver no que é que eu acho que vai dar olha / hhh / eu não não estou de maneira nenhuma a querer interromper-te mas eu sei que estás mais do que em cima da hora portanto ... ...

Guardar XMLObter textoRepresentação da onda sonoraRepresentação em frases