DI_19LF22a

Sem título

ID19
ParticipantR. Matos
GenderFeminino

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muito obrigada acabaram-se os testes de leitura conseguiste ir haa ainda mais rapidamente do que a tua irmã o que quer dizer que podemos conversar um bocadinho agora haa diz bocadinho a tua irmã disse-me que e tu também disseste que estudavas na escola como é que é o nome dela ? Ricardo Espírito não Escola Superior de Conservação e Restauro hum hum e estás no curso de ? Conservação e Restauro é um curso único não tem mais vertentes hum hum a a tua irmã bocadinho dizia-me que havia várias haa / possibilidades de especialização e que ela estava em numa e que tu eventualmente farias outra ? é assim ? existem várias possibilidades de especialização dentro do Restauro podem-se escolher áreas como a Pintura e entre a Pintura podemos distinguir a Pintura Mural e a Pintura de Cavalete a Pintura não sei o quê podemos também distinguir os documentos gráficos que são os dentro dos documentos gráficos distinguimos o o livro de encaderna livro de como se conhece do século quinze ou então documentos gráficos à avulso que são as folhas com desenhos hum hum hum por exemplo o desenho dum um desenho à lápis do Al do Almada prontos códice portanto Pintura medieval também também mas isso faz parte de um livro não é pois à avulso sim os códices sim mas existem mas existem documentos avulso haa e tal pronto sim portanto também existe a área da ourivesaria do azulejo cerâmicos da talha talha dourada / / haa mobiliário haa tecidos fotografia Arqueologia ? arqueologia sim / património imóvel muitas coisas Escultura e acho que disse tudo hum hum hum e saberes disso tudo hhh é muito e olha e dessas áreas todas alguma que tenha interesse particularmente ? eu estou na área de mobiliário hum hum escolhi-a porque era a mais geral sim ? e que e na área de mobiliário encontra-se muitos materiais o mobiliário também tem escultura também pode ter escultura incorporada portanto acaba por ser uma coisa bastante complexa mas também ex sabemos que as cadeiras podem ser forradas então também temos a madeira o tecido temos o tecido e temos a as cores porque existem haa existe o mobiliário pintado mas também existe o mobiliário dourado haa também temos os a parte de ferros porque tem no imobiliário as gavetas tem fechaduras têm haa as fechaduras podem ser ornamentadas ou não podem estar enferrujadas podem ser douradas podem não ser douradas podem uma série de coisas portanto aquilo que vocês aprendem é primeiro como lidar com estes materiais todos e repô-los com o mínimo de primeiro nós haa / nós aprendemos o que que é que não se deve fazer hhh boa hhh aprendemos que haa existem leis físicas e essas leis físicas peçam determinados comportamentos e esses comportam são fenómenos que se encontram se encontram durante o trabalho de restauro ou durante o trabalho de conservação por exemplo quando se está a retocar um quadro a influ a lu a luz que ilumina o operador tem que ter influência nas cores porque os pigmentos podem absor absorvem parte dessa radi radiação hum hum e vão dar aos olhos uma sensação de co de cor que se transmite uma uma cor haa as a luz as a cor não é mais que não passa de uma sensação claro haa e consoante o a iluminação a iluminação assim vamos ter um uma determinada cor não é por acaso que os semáforos por exemplo têm o ver huh o vermelho em cima uma luz vermelha têm em baixo o verde e depois a a junção a sobreposição de uma luz verde com uma luz vermelha uma luz amarela hum hum portanto isso haa haa / isso mostra um pouco como isso pode consi condicionar a visão que nós temos das cores hum hum hum então se é assim com as luzes co com os pigmentos também se passa de uma forma algo de semelhante que que não quer dizer não quer dizer que seja idêntico idêntico hum hum esse é um dos cuidados por exemplo também estudamos que os materiais tem uma determinada resistência que limites onde eles haa quais eles aguentam ser dourados ou e a partir de quais quebram hum hum hum hum hum espera hee sabemos por exemplo zonas preferenciais de conclusão porque o que nós queremos é o que se defende actualmente é que se deve intervir o mínimo possível nas peças deve-se restaurar o mínimo possível porque ao restaurar eu estou a introduzir algo que não é do objecto hum hum não é original e quanto menos de original o objecto tiver menos valor tem claro não posso dizer que tenho um objecto do século dezoito se tiver o século dezoito numa migalha não é ? e tiver gosto de dizer pois por completo hum hum haa portanto e então o objetivo fund fundamental é conservar mas para conservar o melhor de tudo é fazer conservação preventiva isto é / criar as condições necessárias para que o objeto não se cu não não se deteriore não não se deteriore om condições de hu humidade humidade luz de humidade luz / sim em tudo hum hum e até porque quando se está a restaurar e se introdu está a introduzir algo na peça e essa e e esse algo vai criar tensões e respostas do material que podem ser positivas ou podem ser negativas até podem se o material for tiver uma resistência tiver muita força em comparação com o material haa o material da peça que é mais antigo vai criar tensões que originam forças e que podem originar fracturas hum hum hum porque o material não tem tant antigo não tem tanta elasticidade portanto não é conveniente interferir muito na peça hum hum quanto menos se interferir melhor eu acabei por me deparar com uma situação que é a meu ver naquela altura acabou por ser curiosa embora estímulo foi hee quando fiz minha tese de mestrado trabalhei com manuscritos medievais hee não se pode consultar não se pode consultar ? pode-se mas mas tem muitas restrições sim por causa dos sais das mãos também sim haa vários tive vários problemas mas esses documentos têm que ser consultados por pelos investigadores para fazer transcrição dos textos porque muitos que têm muita importância quer de natureza histórica quer linguística quer outras não é ? pronto e foi o caso haa o que é que acontece ? haa antes de eu ter utilizado os textos provavelmente até no século passado houve o costume de haa para se conseguir ler melhor fazer re haa sobressair a cor da tinta original haa passaram sobre as linhas escritas um produto que era noz-de-galha se conseguiu identificar que na altura fazia sobressair a tinta original e portanto permitia ler o que estava escrito que é que acontece ? agora um século depois ou mais haa a a noz-de-galha corroeu não comeu ainda mais a tinta de forma que nessas zonas haa existem hee borrões e e a a tinta acabou por praticamente sair estar diluída em num espaço que não de forma diferente do original resumindo e concluindo aquilo feito com boas intenções na altura permitiram realmente uma leitura mas agora não prejudicaram a qualidade da peça de tal ordem que haa a análise daquilo é praticamente impossível é por isso também que se defende intervir o mínimo possível pode-se utilizar agora existem uma série de produtos mas são produtos que ainda não se sabe o seu comportamento cut como é que envelhecem como é que vão reagir claro e e se passado uns ano uns largos anos por outro lado por outro lado o quê ? hhh perdi-me não faz mal haa mas por exemplo num numa peça de mobiliário o que é que se o que que se restaura ? o que que merece ser alvo do restauro ? qualquer peça de mobiliário ? sei ou ou limitam-se aos considerados haa / sei mais antigos ou mais exemplificativos de qualquer estilo ou época ou seja o que

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