DI_19LF22b
Sem título
ID | 19 |
Participant | R. Matos |
Gender | Feminino |
Opções de representação
Texto: - Mostrar: - Etiquetas:
O script do Java parece estar desligado, ou então houve um erro de comunicação. Ligue o script do Java para mais opções de representação.
escolhe-se
mediante
o
o
o
valor
da
peça
?
hum
ma
sim
mediante
o
valor
e
mediante
o
número
de
exemplares
que
se
tem
de
por
exemplo
peças
do
século
quinze
sem
se
tem
pouco
imaginemos
que
se
tem
pouco
então
vai-se
previlegiar
a
se
a
peça
do
século
quinze
mas
por
outro
lado
se
a
peça
do
século
quinze
se
estiver
em
bom
estado
e
houver
outras
mais
recentes
que
estão
em
pior
estado
penso
que
se
irá
a
escolher
/
hum
hum
a
peça
do
século
dezoito
embora
isto
tudo
seja
muito
subjetivo
não
se
pode
dizer
que
é
que
tem
mais
valor
se
foi
uma
peça
feita
por
x
ou
foi
uma
peça
feita
por
y
claro
o
que
é
que
é
mais
valioso
é
uma
sec
uma
peça
do
século
treze
ou
uma
peça
do
século
vinte
?
então
quanto
mais
antigo
melhor
?
claro
e
por
que
é
que
é
é
bom
conservar
a
de
século
quinze
e
não
a
do
século
treze
?
e
se
eu
não
intervir
e
ficar
com
as
duas
?
é
porque
houve
um
caso
de
uma
pintura
em
que
se
fe
em
que
se
descobriu
que
havia
por
baixo
uma
uma
peça
era
uma
pin
uma
pintura
do
século
quinze
pintura
e
a
pintura
que
estava
por
cima
era
era
era
mais
recente
então
tirou-se
tudo
ficou-se
com
uma
do
século
quinze
depois
descobriu-se
que
havia
uma
pintura
do
século
treze
então
tirou-se
essa
pintura
e
ficou-se
com
a
do
século
treze
entretanto
a
pintura
do
século
dezesseis
e
a
pintura
quinze
do
século
quinze
ficou
no
lixo
porque
foi
levantado
tudo
em
bisturi
e
não
se
pode
reconstituir
naturalmente
quer
dizer
perdemos
duas
pinturas
entretanto
pois
mais
valia
não
se
ter
mexido
.
pois
porque
havia
o
critério
de
que
quanto
mais
antigo
melhor
e
e
em
termos
plásticos
que
é
que
era
melhor
?
e
essas
intervenções
nunca
afetam
sempre
a
peça
claro
porque
ham
portanto
retirar
uma
pintura
retira-se
com
bisturi
que
é
um
processo
mecânico
hum
hum
mas
é
impossível
não
causar
riscos
na
pintura
de
baixo
é
impossível
não
com
certeza
a
abrasão
haverá
sempre
a
abrasão
sempre
a
outra
danificar
a
outra
camada
porque
aquilo
não
é
preciso
uma
pintura
n
é
não
é
uma
coisa
muito
homogénea
é
uma
coisa
muito
heterogénea
em
que
a
camada
não
é
não
tem
igual
espessura
com
certeza
portanto
e
o
e
o
operador
ou
faz
menos
força
ou
faz
men
mais
força
"
ho
tirei
um
bocado
"
mas
já
está
e
não
há
nada
a
fazer
é
irrecuperável
e
nas
peças
de
mobiliário
também
podem
acontecer
por
exemplo
tinham
começado
por
não
tratar
de
determinada
peça
de
mobiliário
depois
trataram-na
com
cera
e
depois
tiraram-lhe
a
cera
e
puseram
verniz
depois
fizeram
isso
e
fizeram
aquilo
depois
o
que
é
que
se
faz
?
numa
situação
como
essa
?
tenta-se
perceber
o
que
é
que
será
melhor
para
a
peça
porque
depois
sempre
há
o
valor
documental
que
tem
uma
intervenção
eu
posso
ter
um
um
um
móvel
forrado
a
cor
pequeno
de
vint
ventó
/
que
é
uma
espécie
de
escritório
um
escritório
é
um
movelzinho
com
gavetinhas
hum
hum
é
o
móvel
geralmente
indoportuguês
hum
hum
uma
série
de
gavetinhas
é
um
caixote
com
gavetinhas
e
acho
que
era
pro
para
as
pessoas
quando
iam
os
comerciantes
quando
iam
para
a
Índia
punham
ali
o
dinheiro
nas
gavet
gavetinhas
e
outras
coisas
mais
mas
o
ventó
tem
mais
uma
particularidade
tem
uma
portinha
portanto
e
o
ventó
haa
do
que
estou
a
falar
estava
todo
forrado
a
couro
excepto
na
parte
de
trás
na
retaguarda
hum
hum
portanto
no
reverso
do
ventó
mas
nesse
reverso
encontrávamos
uns
vestígios
que
nos
pareciam
ser
de
cola
portanto
não
e
não
ele
resolveu-se
não
se
tirar
os
vestígios
de
cola
porque
eram
uma
era
era
uma
informação
uma
informação
sobre
uma
intervenção
que
tinha
havido
posteriormente
portanto
quer
dizer
que
se
calhar
aquilo
esteve
haa
forrado
a
também
a
couro
e
depois
que
arrancaram
ou
que
tiraram
que
se
descolou
exacto
portanto
é
uma
coisa
que
tem
que
ser
ponderada
e
não
não
se
pode
pensar
de
modo
nenhum
que
existe
uma
uma
solução
solução
geral
cada
caso
hum
hum
é
um
caso
e
tem
que
ser
pensado
discutido
com
outros
se
não
soubermos
o
que
deveremos
de
fazer
t
exige
ponderação
um
um
ponto
de
encontro
entre
aquilo
um
compromisso
que
será
melhor
e
no
fundo
/
/
não
podemos
ser
extremistas
claro
haa
as
se
tu
pudesses
escolher
uma
peça
para
restaurar
o
que
é
que
tu
que
é
que
te
chamaria
assim
a
atenção
para
restaurar
?
lá
huh
hum
ficam
certamente
confrontados
com
casos
de
peças
a
necessitar
do
restauro
não
é
?
e
exemplificam
em
como
é
que
ele
pode
ser
feito
ou
ou
não
?
trabalhas
como
?
sim
nós
agora
estou
a
fazer
perguntas
técnicas
e
+
/
/
agora
que
estamos
no
terceiro
ano
começamos
a
tirar
uma
prática
mesmo
de
restauro
no
seminário
e
no
seminário
escolhe-se
uma
peça
entretanto
como
e
já
escolheste
?
Sim
.
e
o
que
é
que
no
seminário
um
foi
o
tal
ventó
que
eu
acabei
de
falar
hum
hum
agora
no
seminário
um
que
é
no
segundo
semestre
que
vai
começar
agora
na
próxima
semana
haa
escolhi
uma
espécie
de
estante
missal
que
tem
uma
uma
base
haa
um
pé
que
é
ig
tem
douragem
e
tem
umas
partes
que
imitam
marmoreado
e
a
parte
de
cima
que
é
onde
assentaria
o
livro
pó
para
a
pessoa
ler
é
um
a
axaroado
isto
é
é
um
/
não
sei
o
que
é
uma
laca
portuguesa
é
e
o
que
é
uma
laca
?
uma
laca
é
originalmente
um
um
trabalho
artístico
haa
japone
oriental
e
é
um
uma
hee
é
é
uma
aplicação
de
uma
espécie
haa
são
camadas
que
se
aplicam
camadas
de
tintas
?
camadas
de
tintas
uma
tintura
hum
hum
e
depois
aquilo
tem
um
aspecto
envernizado
hum
nós
portugueses
tentámos
fazer
isso
mas
não
são
lacas
verdadeiras
são
os
chamados
axaroados
porque
a
laca
verdadeira
por
exemplo
pode
levar
comida
quente
e
o
axaroado
não
pode
levar
comida
quente
hum
hum
hum
hum
as
lacas
verdadeiras
acho
que
se
pode
fazer
ao
ao
lume
haa
pode
se
fazer
ir
levar
ao
lume
uma
consistência
de
quase
como
a
porcelana
ou
uma
coisa
parecida
sim
acho
que
aquilo
fica
vidrificado
pronto
pronto
sim
realmente
não
consigo
identificar
o
que
isso
seja
mas
imagino
haa
e
por
que
que
essa
peça
te
chamou
a
atenção
?
calhou-te
em
sorte
ou
não
chamou-me
a
atenção
porque
pro
tinha
pigmentos
e
era
um
tipo
de
peça
que
permitia
mais
investigação
hum
hum
do
que
o
ventó
e
e
também
por
ter
tanta
variedade
de
por
ter
ta
/
pois
por
ter
uma
grande
variedade
de
produtos
variedade
hum
hum
hum
implica
realmente
muita
investigação
perceber
como
é
que
se
pode
intervir
em
cada
uma
das
partes
que
está
muito
danificado
não
acho
que
não
mas
o
res
a
acção
que
vai
ser
é
no
âmbito
da
museologia
hum
hum
porque
na
museologia
haa
não
há
aquela
necessidade
que
tem
o
o
particular
de
pôr
a
peça
novinha
pôr
a
peça
novinha
hum
hum
portanto
uma
peça
museológica
em
princípio
não
daa
hum
não
o
tratamento
que
vai
sofrer
não
tem
esse
caráter
é
mais
conservar
e
intervir
o
menos
intervindo
o
menos
possível
claro
só
criar
as
condições
para
que
a
peça
fique
estável
quer
física
quer
quimicamente
e
depois
se
houver
lacunas
m
muito
graves
que
sejam
inestéticas
tentar
haa
haa
preenchê-las
e
então
faz-se
um
restauro
e
optas
e
quer
o
restauro
discernível
ou
invisível
isto
é
se
quer
o
restauro
discernível
se
que
qualquer
um
identifica
que
é
um
restauro
que
é
um
restauro
qualquer
um
ou
pelo
menos
as
pessoas
da
área
/
identificam
hum
hum
o
que
é
importante
é
que
as
pessoas
da
área
identifiquem
que
é
um
restauro
e
o
restauro
invisível
em
que
se
tenta
aproximar
as
coisas
de
tal
forma
em
que
se
não
se
note
o
<que
é
que>
[
/
]
o
que
é
que
já
foi
a
lacuna
e
o
que
é
que
foi
imposto
sim
hum
hum
está
bem
hee
e
em
termos
de
de
saídas
profissionais
o
que
é
que
tu
pensas
que
podes
ter
como
opções
?
ou
mais
o
trabalho
para
museus
ou
mais
o
trabalho
para
particulares
?
ou
o
quê
?
acho
que
se
pode
ter
um
pouco
de
tudo
é
?
mas
eu
não
sei
eu
se
calhar
depois
eu
vou
tentar
fazer
Química
sim
fazer
o
curso
de
Química
a
seguir
?
sim
para
porque
eu
não
se
se
quero
mesmo
a
parte
do
Restauro
ou
se
quero
haa
mesmo
a
parte
de
investigação
.
claro
é
porque
existe
também
investigação
em
Restauro
hee
/
/
mas
acho
que
é
sobretudo
nas
técnicas
com
produção
artística
e
o
que
se
estuda
nas
técnicas
de
produção
artística
é
um
pouco
o
que
é
que
se
fazia
como
é
que
se
fazia
é
é
um
pouco
como
constituir
um
tipo
um
livro
de
Pantagruel
um
inventário
de
coisas
que
se
fazia
assim
e
que
se
pode
tomar
a
tintura
fazer
assim
e
não
sei
o
que
mais
não
sei
o
quê
e
que
fazia
não
sei
o
quê
/
/
hah
e
não
é
o
mais
interessante
não
é
o
mais
interessante
e
depois
aplicar
estar
a
aplicar
um
produto
só
porque
houve
um
alguém
que
me
disse
e
não
podia
se
chegar
lá
e
dizer
"
ai
isto
está
tudo
mal
"
"
isto
hhh
não
é
nada
assim
"
"
eu
é
que
sei
e
minha
teoria
é
que
é
boa
hhh
"
pois
é
haa
quer
dizer
é
um
bocado
chato
e
e
para
isso
irias
então
tentar
a
faz
perceber
um
pouco
mais
de
Química
para
não
ia
fazer
o
curso
todo
de
química
sim
com
certeza
mas
não
ficas
a
saber
tudo
de
repente
não
isso
depois
e
depois
apesar
de
ficas
a
saber
ficava
ao
menos
a
saber
se
queria
o
Restauro
ou
se
queria
a
Química
claro
hum
mas
pra
isso
tinha
hhh
vou
ter
que
fazer
um
um
ano
o
décimo
segundo
ano
de
Química
Matemática
e
depois
aproveitar
e
fazia
também
Biologia
e
Física
mas
depois
parece
que
agora
querem
imensas
disciplinas
no
d
ai
é
?
décimo
segundo
ano
parece
que
se
tem
que
fazer
oito
disciplinas
hah
pronto
só
que
lá
teria
que
fazer
e
as
pessoas
que
não
fazem
à
noi
haa
as
pessoas
que
estão
a
fazer
à
noite
que
não
foram
abrangidas
por
esse
novo
regime
está
bem
nas
como
eu
tenho
que
acabar
primeiro
acabo
este
curso
porque
depois
claro
imagina
e
depois
de
[
/
/
]
que
depois
eu
digo
"
hah
não
afinal
eu
queria
Restauro
"
ora
então
fico
sem
com
uma
meia
feita
e
a
outra
por
fazer
quer
dizer
quer
dizer
que
ficam
duas
meias
por
fazer
é
duas
meias
meias
feitas
sim
como
a
como
a
história
adivinha
portanto
não
vale
a
pena
portanto
primeiro
eu
acabo
este
depois
então
lá
me
aventuro
para
o
décimo
segundo
ano
sim
e
depois
se
ainda
estiver
entusiasmada
prossigo
e
faço
e
se
conseguir
entrar
prossigo
e
faço
Química
e
depois
então
se
descobrir
que
Química
é
a
minha
paixão
faço
Química
hhh
hhh
o
resto
da
vida
e
também
há
sempre
a
possibilidade
de
fazer
a
Química
aplicada
à
Conservação
e
ao
Restauro
hum
hum
numa
área
definida
definida
hum
hum
porque
haa
acho
que
em
Portugal
nem
há
há
muito
há
muito
poucos
mesmo
muito
poucos
químicos
que
façam
que
dirijam
a
sua
vocação
para
a
conservação
e
para
restauro
de
obras
de
arte
se
calhar
é
porque
não
sabem
que
existe
pois
portanto
talvez
seja
uma
boa
hipótese
se
calhar
eles
vão
para
a
Química
e
não
se
chegam
a
aperceber
de
que
o
Restauro
precisa
da
ajuda
da
Química
pois
se
calhar
também
não
não
sabem
que
existe
essa
essa
área
porque
parece
que
quando
saem
de
Química
é
"
então
?
trabalhas
aonde
?
trabalhas
como
o
quê
?
"
"
ai
estou
a
trabalhar
com
uma
X45
"
que
são
todas
uma
marca
de
de
edifíci
ai
de
edifícios
de
de
equipamento
hum
hum
que
tre
haa
definem
uma
uma
determinada
tecnologia
isso
é
mais
na
Química
tecnológica
hum
hum
que
se
pode
fazer
sei
lá
uma
micro
como
é
que
se
chama
?
microanálise
coisas
assim
então
as
pessoas
:
"
então
onde
é
que
trabalhas
?
"
"
ai
trabalho
com
uma
X45
então
e
tu
?
"
ai
trabalho
com
não
sei
o
quê
"
parece
que
estão
a
dizer
que
trabalham
com
hhh
uma
hhh
RGT
ou
não
seu
quê
hhh
é
tudo
assim
hhh
talvez
seja
então
uma
boa
solução
sim
talvez
pois
pois
olha
diz-me
uma
coisa
gostas
de
morar
cá
em
Lisboa
?
eu
não
moro
bem
em
Lisboa
eu
moro
pois
é
em
Carnaxide
vne
noto
isso
cada
vez
que
quero
ir
para
Lisboa
é
uma
chatice
hum
hum
às
vezes
só
de
pensar
no
tempo
que
vou
perder
não
vou
hhh
sério
?
ha
porque
uma
pessoa
em
hum
em
horas
consideradas
normais
perde
uma
hora
para
cá
e
uma
hora
para
lá
é
muito
cansativo
claro
e
não
te
e
não
há
transporte
direto
daqui
para
a
escola
pelo
menos
?
não
mas
é
muito
rápido
é
muito
rápido
quarenta
e
cinco
minutos
?
hhh
pois
hhh
apanha-se
o
transporte
para
Algés
depois
em
Algés
apanha-se
o
comboio
e
depois
anda-se
um
bocadinho
enfim
podia
ser
pior
apesar
de
tudo
sim
podia
ser
pior
hhh
às
vezes
da
faculdade
para
aqui
gastamos
mais
tempo
sim
uma
hora
uma
hora
e
meia
haa
os
estudos
constumam
ocupar-te
muito
muito
muito
do
teu
tempo
ou
ainda
resta
para
outras
coisas
?
resta
mas
ocupa
muito
porque
eu
tenho
aulas
sistematicamente
das
nove
da
manhã
às
cinco
da
tarde
ou
nove
manh
da
manhã
às
seis
da
tarde
todos
os
dias
?
todos
os
dias
mas
às
sextas
feiras
acaba
às
cinco
da
tarde
e
tenho
sociedade
das
seis
e
meia
às
onze
que
é
isso
?
sociedade
é
de
desenho
Sociedade
Nacional
de
Belas
Artes
ha
e
depois
no
sábado
acordo
de
manhã
cedinho
para
porque
depois
tenho
que
estar
a
às
duas
em
Lisboa
para
ter
Inglês
das
duas
às
três
hah
du
não
não
das
das
duas
às
cinco
é
melhor
assim
aos
sábados
poque
se
fosse
ao
dia
da
semana
nunca
poderia
ir
claro
claro
com
esse
ritmo
de
aulas
pois
e
então
mas
como
tenho
que
estar
em
Lisboa
às
duas
e
como
por
acaso
tenho
sorte
de
de
ao
sábado
não
haver
muito
bicha
demoro
vinte
minutos
a
chegar
a
Lisboa
hum
hum
ao
Marquês
então
isso
possibilita-me
almoçar
ao
meio
dia
depois
de
estar
a
sair
de
casa
um
pouco
antes
da
uma
para
lá
estar
às
duas
portan
mesmo
assim
já
haa
eu
necessit
ir
a
Lisboa
necessita
sempre
de
programação
claro
programar
o
tempo
ir
Lisboa
pensar
que
se
tem
que
ir
à
Fernandes
comprar
material
de
desenho
existe
a
programação
e
pensar
o
que
para
além
disso
o
que
que
eu
preciso
portanto
cada
vez
que
se
vai
a
Lisboa
ou
a
qualquer
sítio
tem
que
se
fazer
uma
listinha
das
coisas
que
se
quer
para
aproveitar
o
máximo
porque
se
despende
muito
tempo
em
transportes
e
é
muito
cansativo
é
realmente
é
é
o
peso
de
não
se
estar
lá
mas
e
quem
vive
no
centro
nem
se
apercebe
das
dificuldades
que
não
de
que
tem
eu
por
exemplo
de
estar
fora
haa
por
exemplo
haa
depois
como
eu
tenho
aulas
portanto
das
nove
às
cinco
da
tarde
hum
hum
também
tenho
que
ser
muito
programada
isto
vem
tudo
na
no
seguimento
da
necessidade
de
programação
claro
hum
hum
então
eu
chego
a
casa
bu
haa
lancho
rapidamente
e
tenho
que
me
por
logo
a
estudar
sim
porque
senão
não
e
tenho
que
estudar
estudo
mais
ou
menos
7
até
à
meia
noite
depois
no
outro
dia
começo
resultado
haa
por
exemplo
desde
desde
do
natal
que
não
saio
de
casa
aque
aquelas
coisas
"
iah
vou
vou
passear
e
tal
e
não
sei
o
quê
"
aquele
passear
passear
passear
para
mim
o
passear
passear
passear
tem
sido
ir
às
compras
/
e
ir
ao
Inglês
hhh
hhh
ai
que
chatice
hhh
hhh
e
não
sei
o
que
é
a
praia
hhh
hhh
por
isso
que
estou
com
este
ar
tão
branquinho
e
tal
e
com
as
olheiras
até
hhh
claro
claro
não
sei
aonde
hhh
hhh
portanto
fins
de
semana
eu
praticamente
não
tenho
também
sofro
desse
mal
mas
hhh
mas
isso
é
por
por
por
escolha
hhh
tu
também
tu
também
é
por
escolha
sim
mas
é
uma
violência
porque
ele
porque
quiseram
resumir
quatro
anos
quatro
não
três
anos
numa
coisa
que
poderia
ser
um
uma
licenciatura
porque
o
quarto
pois
ano
é
est
é
estágio
obrigatório
portanto
eles
muitas
vezes
fazem
isso
no
sentido
de
porque
geralmente
as
pessoas
dizem
"
então
és
de
manhã
/
ou
és
de
tarde
?
"
"
eu
sou
de
manhã
"
e
tu
?
e
tu
também
"
ah
eu
sou
todo
o
dia
"
hhh
é
a
manhã
e
a
tarde
"
todo
o
dia
?
"
hhh
eu
tinha
aulas
na
agron
na
faculdade
de
Agronomia
hum
hum
numa
altura
que
nos
quiseram
dar
madeiras
e
então
o
pron
é
na
Agronomia
é
ali
na
Tapada
Tapada
da
Ajuda
os
profs
perguraram-nos
"
então
vocês
ainda
não
estudaram
?
"
"
não
nós
temos
aulas
todos
os
dias
das
nove
às
cinco
da
tarde
"
"
ha
então
isso
é
que
é
são
uns
estudantes
hã
?
"
e
então
quando
é
que
estudam
?
"
"
no
fim
de
semana
"
hhh
hhh
quando
toda
a
gente
vai
passear
caramba
hhh
nós
olhamos
para
o
tempo
um
sol
bestial
lá
fora
"
ah
que
tempo
tão
feio
com
umas
nuvens
a
a
adensarem-se
ali
"
hhh
"
hoje
disseram
que
chovia
"
hhh
É
assim
.
e
os
outros
a
rir-se
,
todos
contentes
pois
é
que
eles
ou
são
de
manhã
ou
são
de
tarde
não
são
de
manhã
e
de
tarde
hhh
pois
é
e
as
férias
chegam
tarde
a
más
horas
porque
então
estes
períodos
intercalados
devem
dar
para
nada
as
férias
servem
por
exemplo
como
as
as
que
tivemos
este
este
este
carnaval
foram
precisamente
colocadas
estrategicamente
haa
na
semana
de
avaliação
hhh
hee
tínhamos
três
dias
intercalados
segunda
férias
de
carnaval
até
quarta
depois
sexta
feira
um
exame
entretanto
trabalhos
para
entregar
e
não
sei
o
quê
tudo
tudo
tudo
para
fazer
não
há
férias
de
carnaval
pois
e
agora
temos
uma
semana
porque
é
a
semana
de
férias
entre
o
primeiro
e
o
segundo
primeiro
e
o
semestre
segundo
semestre
quer
dizer
eu
podia
ter
tido
o
haa
as
férias
de
Natal
mas
fiquei
a
trabalhar
porque
porque
achava
que
tinha
que
trabalhar
e
como
sou
uma
pessoa
nervosa
quando
se
trab
quando
trabalho
esqueço
os
nervos
então
trabalho
trabalho
trabalho
hhh
não
hhh
não
mas
isso
também
não
pode
ser
assim
descanso
de
vez
em
quando
hhh
hhh
precisas
respirar
fundo
porque
viver
nessa
angústia
de
cem
por
cento
sempre
não
há
quem
aguente
pois
não
é
preciso
aplicação
mas
não
se
pode
exceder
eu
tenho
uma
sobrinha
que
é
um
bocadinho
assim
como
estou
a
perceber
que
és
que
é
ela
ela
está
em
Évora
em
Bioquímica
e
é
louca
hhh
passa
os
dias
a
estudar
a
estudar
a
estudar
também
tem
aulas
de
manhã
de
tarde
e
a
noite
se
for
preciso
e
os
exames
por
exemplo
são
a
qualquer
dia
da
semana
já
chegou
a
fazer
exames
ao
domingo
haa
assim
completamente
impensáveis
e
eu
ralho
com
ela
porque
ela
exagera
porque
estuda
demais
mas
ela
lá
sabe
não
é
?
pois
quer
ser
aplicada
responsável
quer
ter
boas
notas
pronto
faz
aquilo
mas
é
preciso
viver
um
bocadinho
para
além
do
estudo
pois
.
mas
deixando-se
tempo
para
depois
depois
arranjam-se
outras
responsabilidades
e
é
mais
complicado
está
bem
mas
entretanto
pensa-se
haa
que
o
mercado
de
trabalho
não
é
muito
acessível
e
só
e
nunca
ninguém
nos
os
outros
perguntou
se
passámos
bem
as
férias
ou
não
perguntam-nos
sempre
é
:
"
mostra-me
cá
as
notas
"
hhh
hhh
Se
há
um
melhor
pá
"
ha
desculpa
"
"
olha
hhh
estudasse
mais
"
hhh
está
ali
outro
que
sempre
que
pois
se
aplicou
mais
tens
toda
a
razão
é
que
depois
não
olham
para
as
caras
n
não
posso
acrescentar
"
olha
eu
sou
simpática
bonitinha
dandããããããã
"
hhh
"
sou
muito
querida
"
hhh
hhh
não
me
aceitam
olha
nós
já
podemos
terminar
por
aqui
já
conversamos
um
bom
bocado
e
também
já
fizeste
a
maçada
toda
da
dos
períodos
de
leitura
agora
podemos
terminar
agradeço
muito
o
tempo
que
roubaste
ao
estudo
não
eu
agora
não
estudo
estou
na
semana
de
intervalo
hhh
hhh
quer
dizer
quando
não
estudas
não
estudas
mesmo
hhh
não
eu
ando
lendo
umas
coisas
um
livro
que
eu
encomendei
porque
tenho
muito
medo
de
ficar
desatualizada
e
então
uns
livros
ai
que
consegui
um
catalogozinho
então
comprei
mandei
vir
um
livro
/
foi
uma
excitação
quando
o
livro
veio
hhh
ai
ai
ai
hhh
hhh
nem
conseguia
abrir
E
agora
o
é
que
ele
vinha
embrulhado
com
aquele
papel
fofinho
sim
aquele
com
bolinhas
sim
nem
conseguia
abrir
aquilo
tive
que
dar
para
me
abrirem
hhh
hhh
que
excitação
pois
era
o
primeiro
livro
e
agora
ando
a
lê-lo
está
bom
não
tenho
nada
para
fazer
hhh
ha
hhh
deves
estar
angustiada
por
não
ter
nada
para
fazer
desenho
e
leio
pronto
e
jeitinho
para
o
desenho
tens
bastante
?
tenho
algum
hum
hum
parece
que
é
um
motor
não
é
?
foi
isso
que
te
fez
ir
para
para
uma
escola
de
como
esta
?
foi
porque
não
sabia
se
havia
de
ir
para
Desenho
ou
se
havia
de
ir
para
Ciência
tal
como
agora
estou
dividida
há
bocado
Exato
antes
de
entrar
antes
também
estava
hhh
então
isto
conciliava
mas
parece
que
n
até
agora
não
é
muito
hum
o
que
é
que
tenho
mais
?
tenho
mais
Desenho
ou
mais
Ciência
se
queres
?
Eu
queria
que
tivesse
mais
de
Ciência
hhh
hhh
hhh
sente
falta
de
algo
sinto
porque
gostava
de
perceber
mais
as
coisas
haa
e
e
depois
é
assim
as
minhas
notas
as
notas
que
eu
tenho
tirado
melhor
são
na
parte
de
Ciências
hhh
porque
eu
tenho
Química
hhh
devias
ter
ido
para
as
Ciências
hhh
/
/
hhh
tive
química
e
tive
Física
na
porcaria
da
Física
em
que
eu
não
tinha
não
tinha
aquelas
bases
que
devia
ter
tirei
um
claro
catorze
hhh
hhh
e
nas
outras
não
tenho
tirado
assim
tão
boas
notas
quer
dizer
também
tenho
tirado
dezasseis
e
um
quinz
e
quinzes
mas
acho
que
é
mais
na
parte
científica
agora
só
mesmo
se
eu
gostar
muito
da
da
prática
que
vou
ter
do
do
restauro
é
que
as
notas
vão
subir
mesmo
não
não
é
isso
é
que
eu
me
decido
se
quero
ir
para
Restauro
ou
se
quero
ir
mesmo
para
a
outra
Química
hum
hum
hum
hum
n
não
sei
mas
mas
uma
coisa
também
não
deve
excluir
a
outra
,
não
é
?
haa
tu
podes
continuar
a
se
de
imagina
que
gostas
muito
de
Restauro
e
é
isso
que
queres
fazer
haa
se
puderes
continuas
a
deixar
a
maior
parte
do
teu
tempo
para
para
a
Química
não
é
?
para
[
/
]
para
ires
aprofundando
os
teus
conhecimentos
e
poderes
depois
aplicar
melhor
ha
mas
é
que
eu
não
queria
só
aprofundar
os
conhecimentos
eu
queria
publicar
artigos
está
certo
mas
vai
com
tempo
vai
com
calma
mas
é
que
uma
pessoa
se
uma
pessoa
quer
publicar
artigos
para
não
não
pode
estar
a
escrever
coisas
do
tempo
da
Maria
Carqueja
não
então
tem
que
estar
sempre
a
par
por
isso
mesmo
tem
de
ir
tem
que
ir
fazer
a
sério
com
certeza
então
e
como
é
que
uma
pessoa
consegue
sub
subdividir
as
coisas
e
fazer
simultaneamente
restauro
e
fazer
simultaneamente
Química
?
não
investigação
sei
é
porque
investigação
neste
país
acho
que
implica
dar
aulas
não
é
?
não
não
implica
dar
aulas
eu
não
sei
como
é
na
tua
área
mas
há
por
exemplo
em
na
área
d
de
Linguística
que
é
o
que
eu
conheço
há
o
centro
de
Linguística
em
que
há
pessoas
que
não
são
professoras
são
pessoas
que
investigadoras
de
carreira
eu
sei
que
isso
é
hoje
em
dia
complicado
porque
as
carreiras
têm
estado
bloqueadas
e
não
sei
o
quê
não
sei
o
que
mais
na
tua
área
não
sei
como
se
faz
mas
tem
que
se
fazer
pelo
menos
um
número
mínimo
de
horias
horas
com
certeza
não
eles
nem
vão
à
faculdade
eles
não
são
da
faculdade
hee
aquilo
é
um
centro
de
investigadores
têm
um
projectos
mas
nesse
centro
têm
que
se
fazer
pelo
menos
um
blha
apresentar
trabalho
devem
ter
que
apresentar
trabalho
com
uma
certa
frequência
isso
deve
exigir
um
número
de
horas
diário
sim
com
certeza
e
eles
trabalham
ali
e
é
dali
que
eles
recebem
seu
vencimento
portanto
eles
têm
é
que
pois
é
que
eu
também
desenvolver
tenho
que
depois
apresentar
os
os
os
trabalhos
de
Conservação
que
me
pedem
um
determinado
prazo
senão
acabam
claro
acabam
por
não
sim
sim
mas
e
isso
é
feito
por
que
enti
por
que
entidade
?
ainda
não
sabes
não
é
?
ainda
nem
sabes
a
frequência
com
que
vai
ter
trabalhos
desta
natureza
ou
ou
é
nítido
que
há
procura
de
de
do
teu
tipo
de
trabalho
de
maneira
a
ter
sempre
espera-se
que
sim
/
para
eu
poder
pelo
menos
sobreviver
hhh
hhh
hhh
comer
todos
os
dias
claro
hhh
hhh
convém
hhh
por
isto
é
que
eu
estou
a
dizer
hum
hum
mas
[
/
]
mas
há
mesm
quer
dizer
vocês
sabem
onde
é
que
encontram
pessoas
que
precisam
do
vosso
tipo
de
trabalho
e
a
a
escola
introduz-vos
nesse
acho
que
sim
acho
que
é
aí
por
aí
que
começa
hum
/
é
?
ainda
bem
claro
nós
temos
um
curso
em
Linguística
no
qual
os
alunos
sentem
muito
angustiados
porque
não
sabem
o
que
é
que
depois
poderão
depois
um
dia
fazer
com
ele
hhh
não
é
concerteza
o
vosso
caso
não
hhh
enfim
olha
acho
que
então
podemos
então
parar
por
aqui
está
bem
?
está
bem
obrigadíssima
mais
uma
vez
e
pronto
Guardar XML • Obter texto
• Representação da onda sonora • Representação em frases