DI_19LF22b

Sem título

ID19
ParticipantR. Matos
GenderFeminino

O script do Java parece estar desligado, ou então houve um erro de comunicação. Ligue o script do Java para mais opções de representação.


escolhe-se mediante o o o valor da peça ? hum ma sim mediante o valor e mediante o número de exemplares que se tem de por exemplo peças do século quinze sem se tem pouco imaginemos que se tem pouco então vai-se previlegiar a se a peça do século quinze mas por outro lado se a peça do século quinze se estiver em bom estado e houver outras mais recentes que estão em pior estado penso que se irá a escolher / hum hum a peça do século dezoito embora isto tudo seja muito subjetivo não se pode dizer que é que tem mais valor se foi uma peça feita por x ou foi uma peça feita por y claro o que é que é mais valioso é uma sec uma peça do século treze ou uma peça do século vinte ? então quanto mais antigo melhor ? claro e por que é que é é bom conservar a de século quinze e não a do século treze ? e se eu não intervir e ficar com as duas ? é porque houve um caso de uma pintura em que se fe em que se descobriu que havia por baixo uma uma peça era uma pin uma pintura do século quinze pintura e a pintura que estava por cima era era era mais recente então tirou-se tudo ficou-se com uma do século quinze depois descobriu-se que havia uma pintura do século treze então tirou-se essa pintura e ficou-se com a do século treze entretanto a pintura do século dezesseis e a pintura quinze do século quinze ficou no lixo porque foi levantado tudo em bisturi e não se pode reconstituir naturalmente quer dizer perdemos duas pinturas entretanto pois mais valia não se ter mexido . pois porque havia o critério de que quanto mais antigo melhor e e em termos plásticos que é que era melhor ? e essas intervenções nunca afetam sempre a peça claro porque ham portanto retirar uma pintura retira-se com bisturi que é um processo mecânico hum hum mas é impossível não causar riscos na pintura de baixo é impossível não com certeza a abrasão haverá sempre a abrasão sempre a outra danificar a outra camada porque aquilo não é preciso uma pintura n é não é uma coisa muito homogénea é uma coisa muito heterogénea em que a camada não é não tem igual espessura com certeza portanto e o e o operador ou faz menos força ou faz men mais força " ho tirei um bocado " mas está e não nada a fazer é irrecuperável e nas peças de mobiliário também podem acontecer por exemplo tinham começado por não tratar de determinada peça de mobiliário depois trataram-na com cera e depois tiraram-lhe a cera e puseram verniz depois fizeram isso e fizeram aquilo depois o que é que se faz ? numa situação como essa ? tenta-se perceber o que é que será melhor para a peça porque depois sempre o valor documental que tem uma intervenção eu posso ter um um um móvel forrado a cor pequeno de vint ventó / que é uma espécie de escritório um escritório é um movelzinho com gavetinhas hum hum é o móvel geralmente indoportuguês hum hum uma série de gavetinhas é um caixote com gavetinhas e acho que era pro para as pessoas quando iam os comerciantes quando iam para a Índia punham ali o dinheiro nas gavet gavetinhas e outras coisas mais mas o ventó tem mais uma particularidade tem uma portinha portanto e o ventó haa do que estou a falar estava todo forrado a couro excepto na parte de trás na retaguarda hum hum portanto no reverso do ventó mas nesse reverso encontrávamos uns vestígios que nos pareciam ser de cola portanto não e não ele resolveu-se não se tirar os vestígios de cola porque eram uma era era uma informação uma informação sobre uma intervenção que tinha havido posteriormente portanto quer dizer que se calhar aquilo esteve haa forrado a também a couro e depois que arrancaram ou que tiraram que se descolou exacto portanto é uma coisa que tem que ser ponderada e não não se pode pensar de modo nenhum que existe uma uma solução solução geral cada caso hum hum é um caso e tem que ser pensado discutido com outros se não soubermos o que deveremos de fazer t exige ponderação um um ponto de encontro entre aquilo um compromisso que será melhor e no fundo / / não podemos ser extremistas claro haa as se tu pudesses escolher uma peça para restaurar o que é que tu que é que te chamaria assim a atenção para restaurar ? huh hum ficam certamente confrontados com casos de peças a necessitar do restauro não é ? e exemplificam em como é que ele pode ser feito ou ou não ? trabalhas como ? sim nós agora estou a fazer perguntas técnicas e + / / agora que estamos no terceiro ano começamos a tirar uma prática mesmo de restauro no seminário e no seminário escolhe-se uma peça entretanto como e escolheste ? Sim . e o que é que no seminário um foi o tal ventó que eu acabei de falar hum hum agora no seminário um que é no segundo semestre que vai começar agora na próxima semana haa escolhi uma espécie de estante missal que tem uma uma base haa um que é ig tem douragem e tem umas partes que imitam marmoreado e a parte de cima que é onde assentaria o livro para a pessoa ler é um a axaroado isto é é um / não sei o que é uma laca portuguesa é e o que é uma laca ? uma laca é originalmente um um trabalho artístico haa japone oriental e é um uma hee é é uma aplicação de uma espécie haa são camadas que se aplicam camadas de tintas ? camadas de tintas uma tintura hum hum e depois aquilo tem um aspecto envernizado hum nós portugueses tentámos fazer isso mas não são lacas verdadeiras são os chamados axaroados porque a laca verdadeira por exemplo pode levar comida quente e o axaroado não pode levar comida quente hum hum hum hum as lacas verdadeiras acho que se pode fazer ao ao lume haa pode se fazer ir levar ao lume uma consistência de quase como a porcelana ou uma coisa parecida sim acho que aquilo fica vidrificado pronto pronto sim realmente não consigo identificar o que isso seja mas imagino haa e por que que essa peça te chamou a atenção ? calhou-te em sorte ou não chamou-me a atenção porque pro tinha pigmentos e era um tipo de peça que permitia mais investigação hum hum do que o ventó e e também por ter tanta variedade de por ter ta / pois por ter uma grande variedade de produtos variedade hum hum hum implica realmente muita investigação perceber como é que se pode intervir em cada uma das partes que está muito danificado não acho que não mas o res a acção que vai ser é no âmbito da museologia hum hum porque na museologia haa não aquela necessidade que tem o o particular de pôr a peça novinha pôr a peça novinha hum hum portanto uma peça museológica em princípio não daa hum não o tratamento que vai sofrer não tem esse caráter é mais conservar e intervir o menos intervindo o menos possível claro criar as condições para que a peça fique estável quer física quer quimicamente e depois se houver lacunas m muito graves que sejam inestéticas tentar haa haa preenchê-las e então faz-se um restauro e optas e quer o restauro discernível ou invisível isto é se quer o restauro discernível se que qualquer um identifica que é um restauro que é um restauro qualquer um ou pelo menos as pessoas da área / identificam hum hum o que é importante é que as pessoas da área identifiquem que é um restauro e o restauro invisível em que se tenta aproximar as coisas de tal forma em que se não se note o <que é que> [ / ] o que é que foi a lacuna e o que é que foi imposto sim hum hum está bem hee e em termos de de saídas profissionais o que é que tu pensas que podes ter como opções ? ou mais o trabalho para museus ou mais o trabalho para particulares ? ou o quê ? acho que se pode ter um pouco de tudo é ? mas eu não sei eu se calhar depois eu vou tentar fazer Química sim fazer o curso de Química a seguir ? sim para porque eu não se se quero mesmo a parte do Restauro ou se quero haa mesmo a parte de investigação . claro é porque existe também investigação em Restauro hee / / mas acho que é sobretudo nas técnicas com produção artística e o que se estuda nas técnicas de produção artística é um pouco o que é que se fazia como é que se fazia é é um pouco como constituir um tipo um livro de Pantagruel um inventário de coisas que se fazia assim e que se pode tomar a tintura fazer assim e não sei o que mais não sei o quê e que fazia não sei o quê / / hah e não é o mais interessante não é o mais interessante e depois aplicar estar a aplicar um produto porque houve um alguém que me disse e não podia se chegar e dizer " ai isto está tudo mal " " isto hhh não é nada assim " " eu é que sei e minha teoria é que é boa hhh " pois é haa quer dizer é um bocado chato e e para isso irias então tentar a faz perceber um pouco mais de Química para não ia fazer o curso todo de química sim com certeza mas não ficas a saber tudo de repente não isso depois e depois apesar de ficas a saber ficava ao menos a saber se queria o Restauro ou se queria a Química claro hum mas pra isso tinha hhh vou ter que fazer um um ano o décimo segundo ano de Química Matemática e depois aproveitar e fazia também Biologia e Física mas depois parece que agora querem imensas disciplinas no d ai é ? décimo segundo ano parece que se tem que fazer oito disciplinas hah pronto que teria que fazer e as pessoas que não fazem à noi haa as pessoas que estão a fazer à noite que não foram abrangidas por esse novo regime está bem nas como eu tenho que acabar primeiro acabo este curso porque depois claro imagina e depois de [ / / ] que depois eu digo " hah não afinal eu queria Restauro " ora então fico sem com uma meia feita e a outra por fazer quer dizer quer dizer que ficam duas meias por fazer é duas meias meias feitas sim como a como a história adivinha portanto não vale a pena portanto primeiro eu acabo este depois então me aventuro para o décimo segundo ano sim e depois se ainda estiver entusiasmada prossigo e faço e se conseguir entrar prossigo e faço Química e depois então se descobrir que Química é a minha paixão faço Química hhh hhh o resto da vida e também sempre a possibilidade de fazer a Química aplicada à Conservação e ao Restauro hum hum numa área definida definida hum hum porque haa acho que em Portugal nem muito muito poucos mesmo muito poucos químicos que façam que dirijam a sua vocação para a conservação e para restauro de obras de arte se calhar é porque não sabem que existe pois portanto talvez seja uma boa hipótese se calhar eles vão para a Química e não se chegam a aperceber de que o Restauro precisa da ajuda da Química pois se calhar também não não sabem que existe essa essa área porque parece que quando saem de Química é " então ? trabalhas aonde ? trabalhas como o quê ? " " ai estou a trabalhar com uma X45 " que são todas uma marca de de edifíci ai de edifícios de de equipamento hum hum que tre haa definem uma uma determinada tecnologia isso é mais na Química tecnológica hum hum que se pode fazer sei uma micro como é que se chama ? microanálise coisas assim então as pessoas : " então onde é que trabalhas ? " " ai trabalho com uma X45 então e tu ? " ai trabalho com não sei o quê " parece que estão a dizer que trabalham com hhh uma hhh RGT ou não seu quê hhh é tudo assim hhh talvez seja então uma boa solução sim talvez pois pois olha diz-me uma coisa gostas de morar em Lisboa ? eu não moro bem em Lisboa eu moro pois é em Carnaxide vne noto isso cada vez que quero ir para Lisboa é uma chatice hum hum às vezes de pensar no tempo que vou perder não vou hhh sério ? ha porque uma pessoa em hum em horas consideradas normais perde uma hora para e uma hora para é muito cansativo claro e não te e não transporte direto daqui para a escola pelo menos ? não mas é muito rápido é muito rápido quarenta e cinco minutos ? hhh pois hhh apanha-se o transporte para Algés depois em Algés apanha-se o comboio e depois anda-se um bocadinho enfim podia ser pior apesar de tudo sim podia ser pior hhh às vezes da faculdade para aqui gastamos mais tempo sim uma hora uma hora e meia haa os estudos constumam ocupar-te muito muito muito do teu tempo ou ainda resta para outras coisas ? resta mas ocupa muito porque eu tenho aulas sistematicamente das nove da manhã às cinco da tarde ou nove manh da manhã às seis da tarde todos os dias ? todos os dias mas às sextas feiras acaba às cinco da tarde e tenho sociedade das seis e meia às onze que é isso ? sociedade é de desenho Sociedade Nacional de Belas Artes ha e depois no sábado acordo de manhã cedinho para porque depois tenho que estar a às duas em Lisboa para ter Inglês das duas às três hah du não não das das duas às cinco é melhor assim aos sábados poque se fosse ao dia da semana nunca poderia ir claro claro com esse ritmo de aulas pois e então mas como tenho que estar em Lisboa às duas e como por acaso tenho sorte de de ao sábado não haver muito bicha demoro vinte minutos a chegar a Lisboa hum hum ao Marquês então isso possibilita-me almoçar ao meio dia depois de estar a sair de casa um pouco antes da uma para estar às duas portan mesmo assim haa eu necessit ir a Lisboa necessita sempre de programação claro programar o tempo ir Lisboa pensar que se tem que ir à Fernandes comprar material de desenho existe a programação e pensar o que para além disso o que que eu preciso portanto cada vez que se vai a Lisboa ou a qualquer sítio tem que se fazer uma listinha das coisas que se quer para aproveitar o máximo porque se despende muito tempo em transportes e é muito cansativo é realmente é é o peso de não se estar mas e quem vive no centro nem se apercebe das dificuldades que não de que tem eu por exemplo de estar fora haa por exemplo haa depois como eu tenho aulas portanto das nove às cinco da tarde hum hum também tenho que ser muito programada isto vem tudo na no seguimento da necessidade de programação claro hum hum então eu chego a casa bu haa lancho rapidamente e tenho que me por logo a estudar sim porque senão não e tenho que estudar estudo mais ou menos 7 até à meia noite depois no outro dia começo resultado haa por exemplo desde desde do natal que não saio de casa aque aquelas coisas " iah vou vou passear e tal e não sei o quê " aquele passear passear passear para mim o passear passear passear tem sido ir às compras / e ir ao Inglês hhh hhh ai que chatice hhh hhh e não sei o que é a praia hhh hhh por isso que estou com este ar tão branquinho e tal e com as olheiras até hhh claro claro não sei aonde hhh hhh portanto fins de semana eu praticamente não tenho também sofro desse mal mas hhh mas isso é por por por escolha hhh tu também tu também é por escolha sim mas é uma violência porque ele porque quiseram resumir quatro anos quatro não três anos numa coisa que poderia ser um uma licenciatura porque o quarto pois ano é est é estágio obrigatório portanto eles muitas vezes fazem isso no sentido de porque geralmente as pessoas dizem " então és de manhã / ou és de tarde ? " " eu sou de manhã " e tu ? e tu também " ah eu sou todo o dia " hhh é a manhã e a tarde " todo o dia ? " hhh eu tinha aulas na agron na faculdade de Agronomia hum hum numa altura que nos quiseram dar madeiras e então o pron é na Agronomia é ali na Tapada Tapada da Ajuda os profs perguraram-nos " então vocês ainda não estudaram ? " " não nós temos aulas todos os dias das nove às cinco da tarde " " ha então isso é que é são uns estudantes ? " e então quando é que estudam ? " " no fim de semana " hhh hhh quando toda a gente vai passear caramba hhh nós olhamos para o tempo um sol bestial fora " ah que tempo tão feio com umas nuvens a a adensarem-se ali " hhh " hoje disseram que chovia " hhh É assim . e os outros a rir-se , todos contentes pois é que eles ou são de manhã ou são de tarde não são de manhã e de tarde hhh pois é e as férias chegam tarde a más horas porque então estes períodos intercalados devem dar para nada as férias servem por exemplo como as as que tivemos este este este carnaval foram precisamente colocadas estrategicamente haa na semana de avaliação hhh hee tínhamos três dias intercalados segunda férias de carnaval até quarta depois sexta feira um exame entretanto trabalhos para entregar e não sei o quê tudo tudo tudo para fazer não férias de carnaval pois e agora temos uma semana porque é a semana de férias entre o primeiro e o segundo primeiro e o semestre segundo semestre quer dizer eu podia ter tido o haa as férias de Natal mas fiquei a trabalhar porque porque achava que tinha que trabalhar e como sou uma pessoa nervosa quando se trab quando trabalho esqueço os nervos então trabalho trabalho trabalho hhh não hhh não mas isso também não pode ser assim descanso de vez em quando hhh hhh precisas respirar fundo porque viver nessa angústia de cem por cento sempre não quem aguente pois não é preciso aplicação mas não se pode exceder eu tenho uma sobrinha que é um bocadinho assim como estou a perceber que és que é ela ela está em Évora em Bioquímica e é louca hhh passa os dias a estudar a estudar a estudar também tem aulas de manhã de tarde e a noite se for preciso e os exames por exemplo são a qualquer dia da semana chegou a fazer exames ao domingo haa assim completamente impensáveis e eu ralho com ela porque ela exagera porque estuda demais mas ela sabe não é ? pois quer ser aplicada responsável quer ter boas notas pronto faz aquilo mas é preciso viver um bocadinho para além do estudo pois . mas deixando-se tempo para depois depois arranjam-se outras responsabilidades e é mais complicado está bem mas entretanto pensa-se haa que o mercado de trabalho não é muito acessível e e nunca ninguém nos os outros perguntou se passámos bem as férias ou não perguntam-nos sempre é : " mostra-me as notas " hhh hhh Se um melhor " ha desculpa " " olha hhh estudasse mais " hhh está ali outro que sempre que pois se aplicou mais tens toda a razão é que depois não olham para as caras n não posso acrescentar " olha eu sou simpática bonitinha dandããããããã " hhh " sou muito querida " hhh hhh não me aceitam olha nós podemos terminar por aqui conversamos um bom bocado e também fizeste a maçada toda da dos períodos de leitura agora podemos terminar agradeço muito o tempo que roubaste ao estudo não eu agora não estudo estou na semana de intervalo hhh hhh quer dizer quando não estudas não estudas mesmo hhh não eu ando lendo umas coisas um livro que eu encomendei porque tenho muito medo de ficar desatualizada e então uns livros ai que consegui um catalogozinho então comprei mandei vir um livro / foi uma excitação quando o livro veio hhh ai ai ai hhh hhh nem conseguia abrir E agora o é que ele vinha embrulhado com aquele papel fofinho sim aquele com bolinhas sim nem conseguia abrir aquilo tive que dar para me abrirem hhh hhh que excitação pois era o primeiro livro e agora ando a lê-lo está bom não tenho nada para fazer hhh ha hhh deves estar angustiada por não ter nada para fazer desenho e leio pronto e jeitinho para o desenho tens bastante ? tenho algum hum hum parece que é um motor não é ? foi isso que te fez ir para para uma escola de como esta ? foi porque não sabia se havia de ir para Desenho ou se havia de ir para Ciência tal como agora estou dividida bocado Exato antes de entrar antes também estava hhh então isto conciliava mas parece que n até agora não é muito hum o que é que tenho mais ? tenho mais Desenho ou mais Ciência se queres ? Eu queria que tivesse mais de Ciência hhh hhh hhh sente falta de algo sinto porque gostava de perceber mais as coisas haa e e depois é assim as minhas notas as notas que eu tenho tirado melhor são na parte de Ciências hhh porque eu tenho Química hhh devias ter ido para as Ciências hhh / / hhh tive química e tive Física na porcaria da Física em que eu não tinha não tinha aquelas bases que devia ter tirei um claro catorze hhh hhh e nas outras não tenho tirado assim tão boas notas quer dizer também tenho tirado dezasseis e um quinz e quinzes mas acho que é mais na parte científica agora mesmo se eu gostar muito da da prática que vou ter do do restauro é que as notas vão subir mesmo não não é isso é que eu me decido se quero ir para Restauro ou se quero ir mesmo para a outra Química hum hum hum hum n não sei mas mas uma coisa também não deve excluir a outra , não é ? haa tu podes continuar a se de imagina que gostas muito de Restauro e é isso que queres fazer haa se puderes continuas a deixar a maior parte do teu tempo para para a Química não é ? para [ / ] para ires aprofundando os teus conhecimentos e poderes depois aplicar melhor ha mas é que eu não queria aprofundar os conhecimentos eu queria publicar artigos está certo mas vai com tempo vai com calma mas é que uma pessoa se uma pessoa quer publicar artigos para não não pode estar a escrever coisas do tempo da Maria Carqueja não então tem que estar sempre a par por isso mesmo tem de ir tem que ir fazer a sério com certeza então e como é que uma pessoa consegue sub subdividir as coisas e fazer simultaneamente restauro e fazer simultaneamente Química ? não investigação sei é porque investigação neste país acho que implica dar aulas não é ? não não implica dar aulas eu não sei como é na tua área mas por exemplo em na área d de Linguística que é o que eu conheço o centro de Linguística em que pessoas que não são professoras são pessoas que investigadoras de carreira eu sei que isso é hoje em dia complicado porque as carreiras têm estado bloqueadas e não sei o quê não sei o que mais na tua área não sei como se faz mas tem que se fazer pelo menos um número mínimo de horias horas com certeza não eles nem vão à faculdade eles não são da faculdade hee aquilo é um centro de investigadores têm um projectos mas nesse centro têm que se fazer pelo menos um blha apresentar trabalho devem ter que apresentar trabalho com uma certa frequência isso deve exigir um número de horas diário sim com certeza e eles trabalham ali e é dali que eles recebem seu vencimento portanto eles têm é que pois é que eu também desenvolver tenho que depois apresentar os os os trabalhos de Conservação que me pedem um determinado prazo senão acabam claro acabam por não sim sim mas e isso é feito por que enti por que entidade ? ainda não sabes não é ? ainda nem sabes a frequência com que vai ter trabalhos desta natureza ou ou é nítido que procura de de do teu tipo de trabalho de maneira a ter sempre espera-se que sim / para eu poder pelo menos sobreviver hhh hhh hhh comer todos os dias claro hhh hhh convém hhh por isto é que eu estou a dizer hum hum mas [ / ] mas mesm quer dizer vocês sabem onde é que encontram pessoas que precisam do vosso tipo de trabalho e a a escola introduz-vos nesse acho que sim acho que é por que começa hum / é ? ainda bem claro nós temos um curso em Linguística no qual os alunos sentem muito angustiados porque não sabem o que é que depois poderão depois um dia fazer com ele hhh não é concerteza o vosso caso não hhh enfim olha acho que então podemos então parar por aqui está bem ? está bem obrigadíssima mais uma vez e pronto

Guardar XMLObter textoRepresentação da onda sonoraRepresentação em frases