DI_22LF24ab

Sem título

ID22
ParticipantM. Augusta
GenderFeminino

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Eu quando entrei aqui na faculdade / entrei em sessenta e três em mil novecentos e sessenta e três / e entrei para Clássicas / portanto latim e grego / Hum hum mas tudo obrigada pelos pais Ah Portanto eu tinha uma herança de um tio que era padre / e portanto eu tinha tinha a possibilidade de continuar a estudar latim e grego / depois entretanto casei-me com dezoito anos / e desisti de estudar tive cinco filhos todos seguidos Hum hum / hhh E então hhh E então desisti / entretanto apanha-me um divórcio / hhh Tch / ah aos quarenta anos / e quando vou para reingressar latim e grego / tinha a bacharelato mas não não servia para nada porque não não tinha mais outra possibilidade / então encontrei vaga / em inglês visto que o meu ex-marido é irlandês E portanto tinha Portanto a bagagem que eu tinha de momento e atualizada / era o inglês Hum hum não é ? Entretanto digo pronto vou fazer / / o / um novo curso / Português-Inglês ou de Português-Inglês / ou como a minha família é de origem francesa portanto / Ah ah pois é Francês-Inglês / Claro pronto / entretanto cheguei à faculdade quatro anos não é ? e portanto os dois primeiros anos foram feitos ah / divididos porque eu venho de Vila Nova de Mil Fontes estou num colégio em Vila Nova de Mil Fontes exato / Ai é ? de maneira que venho e vou / e portanto isto foi muito duro para conciliar tudo isto / Imagino este ano deram-me licença portanto deram-me licença durante dois anos o / licença que não é bem sabática mas é uma licença para complemento de habilitações / para realmente tirar a graduação em inglês / Hum hum daí a que eu esteja este ano a tempo inteiro e para o ano / se Deus quiser também vou estar a tempo inteiro para terminar Claro para terminar Mas é bom ter ter essa possibilidade porque assim também não [/] não demora tanto tempo a fazer isso Exato e portanto teria sempre que ser dividido em três disciplinas nunca se consegue fazer mais nesta faculdade mais do que três disciplinas quem esteja a empregar é muito difícil / É difícil ? é muito difícil É ? Portanto nós somos obrigados a assistir na mesma a setenta e cinco porcento das aulas / como qualquer trabalhador vulgar / É é é e portanto quer dizer não não / não para se tirar boas notas / Hum hum e fazer um bom trabalho eesempreumcerto exatamente / euvinha lembro-me que no primeiro ano eu vinha no barco a fazer os meus trabalhos / / ah a travessia do barco de Tróia / era ali que eu fazia os meus eh os trabalhos de casa vamos / eu compreendo hhh de maneira que não / não Ainda por cima é um bom trajeto ainda de Vila Nova até aqui Aproveitando que os miúdos estão casados portanto tenho uma mais pequena que está dependente de mim / então é agora / É agora ou nunca hhh hhh Não é agora é uma boa oportunidade / É isso / porque / talvez eh Deus escreva ah direito tortas Eu <acho que sim> acho que sim naquela altura foi foi-lhe imposto / não não fez eh por prazer não é ? Não não fiz nada por prazer e agora Não fiz porque era boa aluna porque vinha de uma boa casa / / ah e eu acho / Hum hum cada vez mais é fundamental / visto uma boa casa / / ah no secundário / Hum hum tive no Liceu de Filipa de / de Lencastre / Hum hum / ah / pronto que metade com com o fascismo / Sim mas pronto eh onde tudo / era disciplinado quer dizer uma pessoa estava ali realmente / para funcionar estudar tinha gente / Sim competente à frente do ensino / Hum hum hum Para orientar para orientar portanto para nos criar realmente o gosto por aquilo que estavámos a fazer / / e hum e po / por incrível que pareça vou encontrar uma professora aqui minha / ahqueque que foi minha professora durante muitos anos no Filipa de Lencastre / Hum que está agora aqui a fazer o doutoramento / / na nesta casa também Ai é ? de Calhós Ah sei sei Ah / e então pronto quer dizer tive gente com muita referência depois entrei aqui ainda ti tive tam também tive o V. enfim foi gente Que marcou não é ? que marcou Marcou a cultura portuguesa Marcou e marcou-nos a nós como alunos não é ? alunos É Portanto não não se passa por aqui / assim / depois outras coisas quer dizer / É que nos revoltam que nos vão revoltando por exemplo neste momento os alunos a saírem das particulares eu tenho um filho que saiu de uma particular a quem eu paguei o curso e paguei a nota / não é ? Exato / e que hum e que ele está portanto saiu com médias superiores / acho que eu estou aqui assim a fazer e que eu sei / que tenho muito mais valor do que ele / Em termos Claro não é ? Sim Ah ante-ontem eu vi / / hum comunicar aos meus alunos a avaliação final deste ano e / é sempre doloroso Notou insatisfação com certeza Sim porque / eu tive de dizer-lhes que / a as notas que lhes tava a dar era um misto / daquilo que / eu sabia que a no / ah que eles mereciam / e daquilo que eles poderiam esperar e mercado de trabalho espera deles / porque na realidade é injusto / eu sei que é injusto mas repare nas outras ah universidades eles saem com notas elevadíssimas se eu dou a nota que eu considero justa aos meus alunos eles são prejudicados durante uma vida inteira por causa da / nota inferior que eu lhes dei se calhar É verdade professora por exemplo eu se tudo correr bem não sei como é que vai correr o quarto ano para o ano / mas até aqui estou com média de quinze / eu / vou para o mercado de trabalho / com uma média de quinze / que não é eu não estou a referir-me que seja ou que eu mereça mais / Hum hum não é ? Pronto não é isso que está em causa / mas / vou para o mercado de trabalho com uma nota de quinze / / e sai-me com certeza de de uma outra faculdade Lusíada hum / Não sei onde não sei onde / não interessa / eu dei trabalhos a colegas meus feitos por mim que na Nova e a Nova nem sequer é / é / Uma das privadas uma das privadas / eu dei um trabalho que tive aqui catorze / e que esse meu colega com o mesmo trabalho que se deu ao ao trabalho / de ter teve dezassete professora / Pois o mesmo trabalho   mudou a folha de rosto não mudou mais nada A sério ? Portanto quer dizer eu acho que isto / é uma situação de injustiça que estão a fazer para com estes alunos daqui / e como digo à professora não não / tenho anos de serviço / tenho idade portanto vou passar / na lista de colocações vou passar à frente de muita gente / Hum não sei se felizmente ou infelizmente mas / Mas é assim que é facto é assim pronto são as as regras do jogo são estas que a gente tem que contar / portanto não é isso que me está a preocupar mas está-me a preocupar miúdos daqui / Hum hum que vão sair daqui para mim são miúdos porque / como é evidente têm vinte e poucos anos / Pois são são mias novos até que os meus filhos / e portanto quer dizer / vão sair daqui / altamente prejudicados depois de terem estudado muito mais / É verdade do que os outros alunos das outras faculdades É verdade eu sei disso Que eu sei disso E tem e isso penso que é importante e pedagógicas eu disse isto que estou a dizer aqui à professora / é urgente / que esta gente daqui assim / eque que mande e que esteja nos conselhos pedagógicos e que esteja nos conselhos / / eh científicos e tudo mais / que efetivamente repensem / esta história que está a acontecer aqui / Hum hum porque vai marcar muita gente e vai muita gente para o desemprego em detrimento / Mais gente mais competente de que outros que saem de faculdades professora / É com médias superiores É / mas aqui a ideia de que se tem é a de que / Não se pode baixar qualidade não sei se pode baixar a qualidade / Tudo bem professora porque porque houve um abaixamento ali no / no <depois dos anos> [//] depois do vinte e cindo de abril / / e esse abaixamento fez com que / a / a faculdade perdesse muito do prestígio que tinha tido / e então houve depois a tendência de recuperar esse prestígio que a recuperação do prestígio começou por / primeiro boa formação de de professores / na medida do possível especialização dos existentes / um aumento do significativo / e / / eh um grau de exigência bastante melhor do que aquele que existiu naquela altura realmente parecia Isso eu não sei que é uma altura que para mim não estive não sei o que é que se passou Sim mas Foi então nós estamos agora no final desta tendência marcadamente / contrária àquela que aconteceu depois do vinte e cinco de abril e por causa disso / che os alunos veem-se nesta situação Sim mas é trágico / é Hum Até certo medida portanto é trágico / para miúdos que saem daqui por exemplo com uma com médias de onze doze / Hum hum sem ano nenhum de serviço / como é que eles vão entrar no mercado de trabalho / pergunto eu não entram / não entram Não têm condições Não é ? Porque não têm condições para isso porque não têm condições para competer /  para para competir com com notas que vêm dos outros lados de maneira nenhuma Claro não falando / nas habilitações / Pois pois não falando nas habilitações nem nas nem nas nem nos planos curriculares / nem falando nisso / hhh não é ? Tem o quê ? Inglês sempre / Inglês sempre inglês sempre Pois é por isso que mais falta lhe faz Eporissoéqueeutinha exatamente porque estava estou a ganhar / sensivelmente menos / quase sessenta contos / não é ? Pois é hhh E estou a fazer o mesmo que os outros estão a hhh fazer e / Claro /e/ e sinto-me um pouco frustada por isso não é ? Naturalmente / por gosto hhh Por gosto não é ? Claro Pronto / e então / não e pronto e porque acho que é importante porque quer dizer vamos ver tudo o que eu sabia por exemplo achei imensa graça quando cheguei aqui assim / para Cultura Inglesa / e que fiz com / porque aqui gente nesta casa ainda muito boa / que é o caso da professora T. Malafaia / Hum hum mas também gente menos boa hhh não é ? Mas também gente menos boa / mas esta gen / eh pronto eu tive a sorte Infelizmente / de / sem escolher ninguém porque eu não conheço ninguém agora desta gente nova não conheço rigorosamente ninguém / Hum hum mas / realmente de calhar / Encontrar bons professores encontrar bons professores e portanto quando ela me dizia " leu Utopia ? Quem é que daqui leu Utopia ? " claro que os miúdos ninguém tinha lido a Utopia / Hum hum eu muito a medo / nestas coisas pois tenho um bocado de receio de parecer um pouco / superior aos outros não é ? e então levantei o dedo e diz-me ela " Ah leu ? " disse " Sim professora quer dizer mal de mim se com " É é lógico hhh " com esta idade era a base da discussão da minha juventude " / hhh " era a Utopia que era como dado base " / quer dizer / toda a gente não tinha televisão não tínhamos os rádios que as pessoas agora têm não tínhamos computadores não tínhamos nada / Lia-se lia-se e conversava-se / Hum hum não é ? Lia-se e conversava-se e discutia-se até à exaustão / Claro não é ? Portanto quer dizer a Utopia / era obrigatório / eu era o grande livro não é ? Pronto por causa dos ideais marxistas portanto qualquer pessoa / omeupaiéque claro o meu pai dizia quem não quem não tivesse sido realmente marxista por com com dezoito anos naquela altura / não passou pela vida não viveu não é ? hhh Claro tinha passado completamente à margem Tinha tinha passado à margem de um processo não é ? Quer dizer portanto naquela altura era o que / Pois Era o que estava a dar Era o que estava Na moda e / Na moda /e era e era a nossa Utopia era inovador era era era inovador na altura era Claro Exato Portanto Era mesmo Eu penso que to todos nós / até à data a única que nos traiu / hhh também / foi / Era ? A Maria Elisa ? A Maria Elisa portanto que se tornou Porquê ? Então porque todo o percurso que ela faz depois do vinte e cinco de abril é um percurso perfeitamente contrário / a todos os nossos ideais Eu não sei eu não conheço a história Aquelada da televisão Sim estou a / a perceber qual é Pronto Eelafazum/ um um processo sim sim quer dizer Eu não sei o que é que ela tem feito Antes do vinte e cinco de abril o que é que fez ? Primeiro Antes do vinte e cinco abril ela foi nossa colega na faculdade com ela <Elateveteve foiestudar foi foi nossa colega do Filipa de Lencastre / Hum hum depois entretanto ela é mais nova do que eu / por incrível que pareça / eu vou substituí-la / num papel que ela estava a desempenhar mal que / / ah a apresentação da da festa de de finalistas do sétimo ano do liceu / hhh e por incrível que pareça isto deve-lhe ter ficado para toda a vida gravado como é que / vem alguém hhh / roubar o lugar que ela estava a sonhar / Roubou que seria dela / hhh / e hum / e entretanto depois vai para Medicina porque ela era da área de hum / Hum hum mas naquela altura nós tínhamos Português obrigatoriamente até ao final do sétimo ano Hum hum Portanto quer dizer o Português / Era uma nuclear era Era uma nuclear não era nuclear era obrigatória / Pois pois Depois as nucleares teríamos nós em função do  do do curso que eles agora chamam específicas ou o que é que é / Do curso pronto E entretanto / / ah a vai para Medicina / depois entretanto faz um percurso no deserto que / que ninguém sabe muito como / com / onde é que ela estava Nãotenho não soube nada do percurso dela porque eu sou mais nova e então não estava E entretanto volta / e quando aparece aparece realmente na televisão e aparece com um processo / / todo pronto ligado a várias personalidades / Hum hum entre as quais a Maria de Lourdes Pintasilgo / não é ? Que portanto sim / Depois até que a Maria de Lourdes Pintasilgo vem dizer / que foi a única pessoa que a tinha traído / ao longo de toda a sua vida foi ela Hum ai é ? Sim porque / pronto porque ela quer estar no sítio aonde estiver projeção aonde / Claro pronto se calhar isso prende-se um bocado também com a vida dela quer dizer / nenhum pretende projeção hhh quer dizer / está ah nesta multidão de professores não muito nisso não é ? Acho que não que / não é ? Nem sequer os sindicalistas ou ... Claro portanto fica-nos sempre sei ah / para os alunos pretende sempre passar uma mensagem / seja ela qual for ou de bom ou de por exemplo agora a minha professora de literatura inglesa de hoje / diz que / hum / no outro dia estava a conversar comigo e estava a dizer-me " honestamente o que é que pensa de mim " / " Quer que eu lhe diga professora ? " / " mas honestamente sem prejudicar na nota " hhh / hhh Claro " Quer que eu lhe diga ? " " Dou-te cinco a assiduidade mas espero que seja cínica para comigo " " Pronto então vai " / hhh " A professora é distante " / " quer dizer põe " / / ah " uma distância enorme " / " eu se não tivesse aproximadamente a sua idade " / A sua idade não compreenderia / " eu não compreenderia isto " / " portanto porque é uma distância <tão grande> tão grande que não para as pessoas falar " / Hum hum "falaremna na na aula " / " contraporem " / / ah hum sei divergência sempre de opiniões a professora pode estar ler uma coisa E não é de maneira nenhuma por exemplo de por exemplo / Hum hum aquela palavra de / Hum hum entretanto / quer dizer nós podemos interpretar aquilo da maneira que nós quisermos / e eu penso que numa faculdade cada um tem que interpretar / da maneira que sente desde que saiba defender / Claro Naturalmente e o professor está / para realmente / aceitar-nos ou não aceitar o nosso ponto de vista / desde que ele seja bem defendido ele tem que o aceitar mesmo que não seja o ponto de vista dele Claro oh mas isso não acontece sempre e isso não acontece É Isso não acontece porque as pessoas estão / e realmente / eu sei eu fiz assim eu tenho trabalhos publicados portanto / a ideia tem que ser a minha tem de ser assim Ah eu cheguei infelizmente aquele mesmo Isto gasta tratamento ah a ter aulas de literatura inglessa / com alguém que / / ah / debitava / nas aulas um discurso que tinha preparado e escrito em o / blocos à quatro daqueles pautados / e que / não acabava mais portanto foi ao longo de todo o ano / / ah sobre cada um dos autores do programa / ler os apontamentos que ela tinha tomado / / e as pessoas iam eh tomando notas se queriam / eu nunca fui desse gênero hhh / tomo notas naturalmente das coisas que são importantes / Claro que são essenciais não é ? agora não tenho é paciência para ouvir alguém falar Estar a ler es / eh a falar não ler durante duas horas sobre / / seja eu quem for não é ? Quer dizer não [/] não faz sentido / Sei For não faz sentido e de / e quando se apresenta a essas pessoas / trabalhos fundamentados sobre o que quer que seja / porque não / aquilo que foi dito na aula / não está não estão bem impressão que não são compreendidos sequer Claro É isso é E portanto / estas coisas acontecem / espero que aconteçam muita vez menos porque desencorajam muitas pessoas Exato e tiram estímulo / e tiram estímulo e portanto quer dizer é mais quase um ensino de sebenta que depois se faz / É é pronto sei também depois também é um bocado difícil quem teve o Vitorino é um bocado difícil depois saber o que é que lhe ia sair no teste hhh hhh hhh hhh ia a dizer desde falar da culinária da / de Trás-Os-Montes / hhh ah sei / /ah/até/ até os hábitos de vestuário do da Madeira / ah quer dizer falava-se de tudo não é ? Eram aulas interessantíssimas que ora está / com com ponto de cultura realmente e de de de ai tudo bem / Hum hum agora quando chegava um teste começávamos a perguntar uns aos outros / " O que é que tu achas que vai sair ? " hhh / hhh Pode sair qualquer coisa porque a cul a cultura Mas pode sair Mas também está / mas depois o que saísse nós também poderíamos falar à vontade / Do quer que fosse do quer que fosse porque / Hum hum poderíamos também ir parar aonde quer que seja porque ele também aceitava isso não é ? Claro Pronto e isso é que era fundamental Porque era justamente de de raciocínio que ele estimulava Claro Era isso Era isso Isso é fundamental porque / eh se as pessoas não sentem o menor reconhecimento depois da expectativas que têm a propósito de um curso em Letras / É acabam por eh sentir-se muito frustada e maior parte É e eu acho que quem venha para aqui que não tenha muita perícia portanto em leitura / sei eu por exemplo os meus filhos é uma das coisas que os obrigo a ler desde pequeninos é logo isso é livro na mão / Hum hum não tem nada que fazer não faz nada então / Leem Leia ler / / e pronto também não me importo muito por exemplo eu tenho uma filha que tem agora vinte e três anos e que hum / hum acabou Medicina o ano passado Hum hum Fez vinte e quatro agora e acabou o ano passado / e de facto quer dizer / ah Percurso mais linear possível mas chegou ao décimo segundo ano no décimo primeiro no no nas provas teve dezanove em Português e teve dezanove em Matemática Hum ela portanto quer dizer a leitura tinha sido fundamental para ela pronto Claro quer dizer então / É é é é /ah abrangia conse/ compreendia / porque a matemática depois / e acaba por ser por exemplo o meu companheiro é professor de Economia / Hum hum / e / e eu às vezes digo-lhe / "Olhaque que " / " eles não é que não tenham estudado " / " Estes fulanos não estudam nada " " Não é que não tenham estudado " / " é efetivamente uma razão eles não compreendem o português " / " e não compreendendo a pergunta " / " eles não te vão " / " porque se tu fizeres a pergunta se fizeres de uma outra maneira e tenta fazer isto um dia " / " vais ver que eles te respondem " / É é " porque eles não entendem é o português " / " não é que não tenham estudado " " Economia " Ainda ontem eu assisti ao teste de uma colega minha que não podia estar presente / / e / hum / o teste foi lido e toda a gente parecia / poder ter compreendido o enunciado não era problemático / / e houve um aluno que a meio da aula a meio do teste / veio ter comigo e perguntar-me / / ah a perguntar-me como é que poderia justificar aquilo / a pergunta justificação / havia dados e ele não sabia como justificar como é que não se sabe justificar / uma pergunta para a qual existem ali / tinha ali ah vinte e tal palavras com certeza portanto bastava pegar em numa duas ou três para exemplificar / Claro e justificar qualquer uma É que ele se calhar não sabia o que era justificar E na / / não sei não faço ideia o que é que ele possa ter imaginado / que devesse dizer ali Exato Não sabia se calhar o que era dizer justificar Mas isto é doente não é ? Pronto quer dizer / É É mas quer dizer mas quando se vão até aqui na Faculdade de Letras este ano / com médias de cinco e de seis / quer dizer / qualquer dia nesta casa / entra qualquer qualquer bicho-careta isto sem ser elitista Entra qualquer bicho-careta como é obvio e evidente mas eu acho que quem vem para aqui / tem que ser vamos ver a fina flor Devia ser ou devia ser / Devia ser não é ? realmente / dos melhores alunos penso eu Mas/ mas vê-se que ataxa ataxa a taxa de insucesso do / Porque depois qual é qual é qual é [ / ] do primeiro ano é elevadíssima Pois E o número de desisten de desistentes ao longo do curso / também é muito elevado eu por exemplo eu reprovo muito pouca gente / quase sempre / mas ah o número de pessoas que desistem / Vai diminuindo / diminui drástica ao longo dos anos Eu tinha uma turma de de quarenta alunos que termina / com pouco mais de metade Pois Pois Isto é uma coisa incrível Claro Claro E a maior parte desses alunos fizeram apenas uma avaliação outros nem isso chegaram a fazer / Claro houveum uma em inclusivo que eu não consegui entender de todo porque teve uma boa nota no primeiro teste portanto desapareceu bom talvez tenha sido uma circunstância qualquer da vida dela que a impediu de continuar / Hum Ok Claro mas / não se entende As pessoas realmente E não se sentem motivados também ou não gostam É Hum hum Não é ? Quer dizer não sei Não gostam perdem Eu eu portanto pronto normalmente po por  por por sistema quando não gosto de uma cadeira ou quando não gosto de um professor / / ah não digo isto assim tão friamente não é ? Pois Mas procuro o professor e digo-lhe " Olhe professor não estou interessada e fazer a cadeira quer dizer pronto fica para o ano " / Vai ser muito difícil " vai ser muito difícil para mim fazê-la " pronto / arranjo sempre uma desculpa / mas / recuso-me a estar numa aula aonde eu não gosto do professor / Claro porque eu acho que é meio caminho andado para o meu interesse / não é ? Desaparecer Ah / se eu gostar do professor / Ah não é ? É meio caminho andado para o sucesso de uma cadeira a gente sentar-se em frente a alguém Seguradamente é é que está a ouvir que está a ouvir por gosto porque gosta hhh porque está interessado / porque estamos a ser ensinados de coisas realmente nunca pensámos nelas / não é ? Às vezes não é muitas vezes que não tenhamos lido ou que não que não sabemos / Pois pois mas nunca pensámos daquele ponto de vista daquela forma / Daquela forma pois de abordar então tudo bem / agora se eu estou em frente a alguém / / e tive professores como aquele que a professora acabou de dizer / quemeeu eu / desisti de de uma cadeira com um professor / porque ficava tonta / Claro de andar dos olhos andar para um lado e para o outro ele a ler os / os Os olhos papéis de um lado para o outro / quer dizer nem eu consegui tirar notas porque ninguém que esteja a ler nós consiga conseguimos tirar notas não é ? Nem sequer tampouco eu conseguia / captar porque alguém que / é impossível É impossível <não se consegue> não se consegue Não é ? E portanto pronto desisti Cada vez me lembra disso foi a experiência mais eh hum / desgastanteda da minha vida académica acho que foi essa porque / ainda por cima / o grau de da exigência nos testes / eh era baseado justamente nos apontamentos dados / deveriam ser excelentes mas quem é que vai agora saber aquilo hhh / / ah hum eu não conseguia naturalmente o discurso do professor / Claro que não porque é impossível era impossível / era impossível Quem é impossível É impossível e / e nunca fui estimulada para esse lado da da da aprendizagem / existem várias maneiras de aprender / para mim / aqu aquilo que conta mais é a capacidade de racionínio sobre Determinado pois claro / sobre qualquer coisa / / ah ali exigia que eu fixasse conhecimentos e que os reproduzisse eu não tinha paciência para isso / ao final / era / / hum necessário fazer o trabalho fizemos um trabalho / sobre o / do / Do exato que era uma obra vários títulos dificílimos < / muito interessante> muito interessante / eu gostei muito de fazer o trabalho e de / está bom tenho a certeza absoluta de que se eu tivesse mostrado a outro professor que fosse recetivo / / à / À imaginação e à criatividade de cada um à imaginação e à criatividade e à / à abertura / para outras interpretações / teria gostado mas aquele professor não gostou / ah deu-me uma nota claro / Claro uma daquelas notas Que nem como se diz hhh / Exato hhh mais vale hhh / é é no catorze hhh / hhh tanto me faz que esteja catorze ali como treze como doze como dez agora neste momento quer dizer aquilo não corresponde de maneira nenhuma ao meu trabalho / Portanto / Não é para esquecer é para esquecer / Pronto também não vale a pena contestar Mas daí a alguns anos nem do pro nem me lembrava do nome do professor o trauma foi de tal ordem hhh que eu até esqueci o nome do professor / queria esquecer tudo / por completo hhh até o nome do professor esqueci hoje em dia / hhh como é meu colega hhh hhh hhh / Não mas eh pronto mas quer dizer aqui professores ainda realmente que que são / que são génios ainda e que são pessoas realmente com quem se podem contar / São e com quem / e com quem é possível por exemplo eu este ano envolvi-me numa luta pessoal / ah / Hum hum contra um professor da cadeira / de quem eu adoro / adoro o senhor é o A sério ? Adoro / mas / sabe professora quando se chega a esta idade e se pretende continuar na vertical que é o meu caso / Hum hum não quero andar de gatas / / ah em nenhum aspeto da minha vida / / ah / vamos ver eh é difícil eh / a gente dizer que sim a tudo Ah Não é ? Eu não tenho paciência para isso / E dizer Ah mas é que isto verificou-se então estamos a dar a Emily Dickinson / de quem eu não gosto pessoalmente / de quem não gosto / ninguém é obrigado a gostar de tudo pronto Li trabalhei e mostrei-lhe a ele que foi o melhor teste da turma / Hum hum e mostrei-lhe a ele que / quer dizer consegui fazer apenas com trabalho e não por gosto Claro Uma coisa é eu estar a defender o porque gosto / não é ? Outra coisa é estar a defender o porque gosto / Outra coisa é / Outra coisa é eu estar a fazer o porque gosto da Emily Dickinson porque gosto não gosto por trabalho mas pronto é preciso fazer é preciso trabalhar vamos a isso / Claro pronto / e entretanto / toda a gente na turma / / antes do teste para umas duas ou três aulas antes do teste ele perguntou " Dúvidas dúvidas " e tal / e eu disse ao professor " Eu não tenho dúvidas não é propriamente dúvidas o que eu tenho " / " mas veja se o professor me consegue fazer gostar desta senhora " / hhh É que eu não consigo ver nem uh / quandodizem  um poema que diz eh wild nights wild nights where you and / / ah wild nights wild nights depois qualquer coisa e ah the sea / e então é o orgasmo da Emily Dickinson Ah e vai uma pessoa descobrir hhh E vai uma pessoa descobrir / hhh porque é que aquilo constituí o orgasmo da senhora / quer dizer / Por amor de Deus eu não percebi / e depois quer dizer / / hum en não entendi não entendo e " Professor por favor explique-me / " para ver se eu consigo vir " hhh Porque ele ouvia isto não / não é ? Bem o senhor começou-se a rir / e entretanto diz " Então quem é gosta da Emily Dickinson aqui " " Ai eu gosto muito professor " / porque como ele tinha dito que gostava / toda a gente / Gostava gostava " Ai eu gosto imenso professor ai gosto imenso " e tal tal tal / Gosto disto que ele não é parvo E sabe porquê E então disse " Então meus amigos se gostam " / " expliquem aqui à vossa colega " / " uma maneira uma boa razão para gostar da Emily Dickinson E ninguém / e ninguém / soube responder nada / Claro como é óbvio evidente / eu disse " Professor afinal olhe " / " estou " / " perfeitamente in " / " percebi tudo " / " é que ninguém percebe nada mas tudo está calado " / hhh " eu não percebo e não gosto " / " e foi-lhe capaz de dizer que não percebo nem gosto " / " mas fique descansado professor " ficava "euestudo eu vou estudar para o teste " / " e vou-lhe demonstrar que com estudo eu consigo ir " / claro que depois fui para casa e fui ler montanhas de coisas vim aqui para o departamento fui / Imagino rebuscar tudo o que havia / e o que não havia / e descubro finalmente que a senhora que era lésbica hhh Isto é tão simples quanto isto / quer dizer abriu-se-me / imediatamente ora pois se era uma senhora que estava em casa sozinha / Agora compreende que vivia sozinha em conflito com não sei quê isolada / não tinha contacto nem sequer para fora do dos últimos anos da vida dela do quarto onde ela vi dormia / oh professora como é que se percebe um orgasmo ali ou como é que se percebe / determinadas intenções aqui ou acolá / não é ? não conseguia perceber / hhh quando leio que a senhora efetivamente / e eu li isto através de um um artigo / de uma femininista Hum hum Ah / hhh Sara / Sara qualquer coisa / e entretanto o que essa descoberta toda digo pronto / a senhora não tem realmente que passar para fora das portas de casa porque se calhar teve a tia teve a amiga teve a namorada / quer dizer portanto ela teve realmente prazer físico à sua maneira mas teve-o / portanto realmente é capaz agora sou capaz de ver aqui coisas que não conseguia ver / e no dia do teste quando acabei o teste disse ao professor " Está aqui o meu teste " / " e o professor podia ter dito na aula " / " que ela era lésbica " / " e tinha necessidade " / Se tivesse " todas as minhas dúvidas na minha cabeça eu tinha percebido " / " tudo " / " bastava que me tivesse dito isso para mim era fundamental para entender " / Claro claro claro " aonde é que o professor via essas coisas é que não as via " / não é ? Portanto / eu E e como você não viu não viram todos os outros os outros não chegaram a ver Quer dizer eu tive um dezassete no teste não é ? E os outros depois todos que gostavam muito da Emily Dickinson que diziam ao professor que gostavam muito e que não sei quê / tiveram dez tiveram onzes tiveram dozes / Claro quando vieram perguntar a minha nota eu disse " Olha tive dezassete " / " Ai como ? " / " Como ? " / Tu não gostas e " Então vocês é que gostam " / " Vocês é que disseram ao professor que gostavam eu disse desde o princípio que não gostava " / " mas não gostava mas eu tinha que fazer tinha que estudar " / " e portanto fui-me rodear de tudo " / " para realmente compreender " / " aquilo que o professor dizia nas aulas " / porque realmente bastava que ele me tivesse dito isto / portanto que ele depois perguntou-me " Isto é importante para si ? Era importante para si M. Augusta ? " / Sabe que às vezes não " Era professor " Era isso que faltava Era isso que me faltava na  no no para para reunir todo o puzzle / era isso que me faltava / era compreender como é evidente eu não sou / não lésbica não é ? Mas quer dizer nem tenho essas experiências / Claro e não tem de se saber mas sei que as pessoas / podem utilizar o seu corpo da maneira que quiserem para serem felizes / Claro não é ? Então sim e se usam / podem não usar como eu uso o meu / mas era importante para mim eu saber isso Claro Era um dado como por exemplo a gente saber o / que é / / ah que era homossexual / Pois não é ? Isso é importante isso porque faz parte de uma sensibilidade / As circunstânciais que no caso dos dos eh / mas que são muito importante para a interpretação / hum artistas é absolutamente para se compreender o trabalho deles / É fundamental Claro é verdade Mas quer dizer / essas coisas deviam ser vistas deviam ser parte da bibliografia / Mas Pronto que a professora veja bem / eh que realmente quer dizer isto estamos num estamos no terceiro ano / pronto este ano estávamos no terceiro ano / Hum hum e portanto quer dizer mesmo assim ainda um certo / / de se falar de determinadas coisas hhh É ridículo não é ? Professora Ridículo se No outro dia a professora de literatura inglesa estava aflitíssima para dar o Hércules / porque os miúdos não estavam a perceber como é que havia uma ligação / ah porque os miúdos diziam que era uma relação que havia entre o não sei se a professora conhece a obra deve conhecer com certeza não conhece / Não não conheço e então / / ah / havia uma relação perversa dizia um colega meu / que até é bom aluno / uma relação perversa entre o cavalo entre o / o e o cavalo / Hum eeudisse e eu quando ouvi perversa / hhh / dentro Eu não conhe não li não li o livro mas vi o filme Exato / também o filme E eu disse / " Perversa Gonçalo ? " / " que jeito ? " / Mas porquê perversa ? e diz ele " Ah " / " oh perversa então tu viste uma ligação entre um cavalo uma relação " / " entre um cavalo / e um e um e um rapaz um jovem " / hhh eu digo " Alto isso não é assim tão tão linear como tu estás a dizer " / " porque por exemplo eu sou uma pessoa que sempre montei desde a miúda a cavalo " / " e quando tive e " / " eu como qualquer pessoa que monta a cavalo " / Sente uma ligação " tem uma ligação erótica com o cavalo " / É " uma ligação erótica com o cavalo " / " uma sensualidade que se transmite " / " de facto movimentos que se " / " transmitem " mas depois calei-me / Antes que fosse hhh antes que eu fosse / por uma mente perversa não é ? Entretanto a professora corou um bocado / e voltou-se para mim e diz-me assim " desculpe " / " que começou e começou tão bem continue " / " Não professora a aula é sua " / " e a senhora é que é dona da cadeira " / hhh foi quase hhh hhh Não disse isso professora hhh mas foi quase isso que me apeteceu dizer mas pensei / e digo " Não professora " / " a cadeira é sua " / " a senhora é que é a professora " / " e portanto " / " se fosse nas minhas aulas com os meus alunos " / " eu dava a volta " / hhh Agora faça você " mas os colegas " / " que são realmente são jovens mas são meus colegas " / "Ahnãoprofessora / ah M. Augusta por favor faça isso " / Ah " avance " / eudigo"Olheprofessoranãoseivouavançarna/ no sentido certo " / " agora " / " que dizer " / " a estas pessoas de facto " / " e fundamental que realmente efetivamente " / " uma ligação " / " porque fricção dos orgãos sexuais quando se monta a cavalo " " E realmente não é não venha a professora pensar " hhh " o estou a pensar que estes meninos ainda pensam que as mulheres tirando " / " fazendo uma uma uh uterina " / " que faça " / " ah que que fiquem sem prazer " / Claro não é ? Portanto quer dizer e daqui tem que partir tudo / / ah ou à educação deles ou realmente / um background realmente para eles realmente compreenderem isto / Não têm ou não existe / entãoo/ depois um palerma de um miúdo que estava atrás disse " Ah então isso com com um camelo ainda deve ser melhor " e eu disse " Olha quanto parvo tu és " / Mesmo estúpido " Quanto parvo tu és nem vale a pena continuar " Não Não é ? " Quanto parvo tu és " / porque como tinha duas bossas ah à frente e atrás provavelmente / Sim mais / então olhe experimentar / e / é horrível percebe pronto quer dizer mas / hhh ainda se existe ainda consegue existir aqui dentro / tabus a este nível / Han han a este nível / não é ? Pronto / e e bastou isso para que gente pronto mais ou menos com massa cinzenta / conseguisse compreender que aquela relação entre o cavalo e ele não é perversa / não é ? Para ele era absolutamente normal e Pronto mas que pode haver uma relação / realmente muito sensual e muito erótica / Hum com um cavalo / Claro que pode não é ? Pronto Ainda por cima o animal / Ou com um cão sei mas pronto aquele aquele caso era o cavalo não é ? Pronto que era o o que estava em jogo e o miúdo se interessava / Pois Nãoestagentenão não tem sobretudo capacidade de rela relacionar as coisas eh / e e portanto a a falta de back de background não é simplesmente em coisas deste gênero mas / em tudo / Em tudo / em tudo em tudo / nãosãocom capazes de comparar as as diferentes leituras Eles estão em Literaturas não querem saber nada de história / Não eles em estão História não querem saber nada de Literaturas / Não mais eles estão em Matemática não querem saber nada de leituras / Mais mais eles estão num curso de Línguas e Literaturas Modernas e não querem saber de Linguística não é ? Isto estamos cada vez mais Pois Pois Por exemplo eu pessoalmente / Eh são é foram as duas cadeiras dentro desta faculddade que mais me custaram a fazer professora / É mas isso é comum acontecer Foram as duas cadeiras que eu digo-lhe sinceramente / francamente / me deram / ah medo de as fazer / pronto São cadeiras problemátics eu sei / para muito gente mas Agora mas que considero que são essenciais quer dizer / daí eu não abstraí exatamente / Uma coisa não tem a ver com a outra foi as cadeiras que mais dificuldade me deram / são as cadeiras eh por acaso até / tive ali à espera das notas para ver hum / Hum hum das notas de Linguística mas não estão ainda afixadas no dia vinte e oito de junho é que estão Linguística Americana / não vou reprovar / percebenãonão não / Mas não lhe dava um prazer particular mas não vai dar um prazer particular / e se tiver um treze / / hum / portanto considero que a professora foi ótima e excelente e considerou-me Acontece tudo e mais alguma coisa percebe ? Pronto / Pois porque eu considero cadeiras muito difíceis acho que está estão desenquadradas / dos anos ou seja nós vamos estudando ao longo do curso e depois é que nos aparece em Linguística Hum hum Portanto assim / temos no primeiro ano Introdução aos estudos linguísticos que é praticamente história / e que é muito bonito porque é história / não é ? Linguagem das abelhas / Hum hum / o / o Saussure / portanto quer dizer uma quantidade coisas que são bonitas porque para nós é Literatura / não é ? Quer dizer / É É leitura e é a exploração de texto não separação / Ainda não a separação e depois de repente no outro ano aparece-nos / Uma cadeira pura e dura uma cadeira pura e dura de fazer / fazer por exemplo hum / ai ajude-me professora / dos sons / a fa Fonologia Não Classificação dos sons Sim mas as como é que se chamam as matrizes / As matrizes sim pronto / / Que é a cadeira doida / quer dizer uma pessoa se perde um fiozinho ou se um fulano qualquer / aliás eu disse isso à professora " Professora eu consigo fazer o teste se se a aula estiver em sossego " / " porque se for uma desassossego eu não consigo " / hhh porque perco meu raciocínio porque aquilo tem que ser / Claro tenho que estar edepois e depois não me posso perder porque depois se voltar atrás não reencontro / e então aquilo tinha que ser tudo por ali feito <muito certinho> muito certinho / É professoraformaumamatriz uma matriz / de catorze que depois na na  na  na na na subregras e tudo mais dão vinte e oito não é ? Mas eu nunca fiz isso assim Está bem pronto Portanto professora quer dizer aquilo Eu não sou capaz de fazer isso / Pronto / então regras dizem ali trinta regras de uma vez hhh sou incapaz de fazer isso Ora bem Exatamente Pronto a única coisa foi quen os deixou levar / mala que nos deixou levar / / ah hum a matriz dos sons pronto / quer dizer mais consonântico menos consonântico pronto / e realmente hhh Ai é ? Foi / foi foi a nossa sorte mesmo assim / Melhor que têm que ter a cadeira portanto com aquilo e então hhh / e então pronto está pessoalmente gosto imenso da senhora / não tenho nada a dizer Uma coisa não tem nada a ver hhh com outra Mas uma coisa não tem nada a ver com a outra Agoranofinaldo[/] do depois do teste / tive doze / doze e meio penso eu no primeiro teste / acho que sim que foi doze e meio / o segundo tive onze e agora estou à espera deste último / / ah mas não passo disto / quer dizer / / ah no entanto / eu fui depois ter com a professora e como sou mais velha / percebe quer dizer tenho cabelos brancos quer dizer também acho que as pessoas têm um certo respeito por isso As pessoas também têm um certo respeito por isso porque quer dizer eu não estou a provocar ninguém não é ? Claro Claro Estou a dizer o que sinto Sim sim sim E então cheguei-me ao da senhora e disse-lhe " Professora agora tive doze e meio " / " agora sei fazer matrizes de frente para trás de trás para a frente / hhh Isto serve " agora a professora diga-me " / " para quê que isto me serve " " para o meu futuro " / " o que é que eu vou fazer com isto ? " / " diga-me professora " / " para ver se eu consigo compreender alguma coisa " / Era era suposto ter compreendido isso desde o início não é ? tudo depende da maneira de " Ai agora a M. Augusta " / " tem muito mais a localização dos sons " " Professora " / " a minha locali " Tem mais quê ? Tem uma melhor imagem da localização dos sons Obrigada Sim senhor então professora / quandovi/ quando eu estive a viver na Irlanda / eu tinha de ter aprendido Linguística antes de ir para para aprender os sons / hhh e eu aprendi-os por ouvir hhh Claro hhh não não é isso quer dizer primeiro para aprender as línguas não é necessário que/ que se tenha um conhecimento linguístico Depois o segundo teste / foi ótimo porque pronto sim a transcrição fonética mas isso eu faço com os miúdos séculos / Hum hum porque é a única maneira que a gente se / por isso não é ? Portanto / em / facilitam eles facilitarem portanto pomos o o tch o do som não é ? E portanto pôs  pôr pôr o ésse do outro Pronto mas isso transcrição fonética faço-a / pronto tenho mesmo que fazer não é ? Pronto / Hum hum / ah eles até acham graça por causa do samsung do  do do do / de o ver ao contrário / Ai é ? Samsung escreve-se com com com o ao contrário não é ? Hum hum Então como eles sabem o som e portanto está aquele aquele símbolo fonético não é ? Portanto então pronto / É então é este / e pronto quer dizer / mas isto são são são subtilezas que uma pessoa tem de seguir não é ? Pois é não ah / ah os conhecimentos que Coesão textual acho que é importantíssimo As coisas que que nós procuramos sobretudo na cadeira de fonologia morfologia são / as questões que permitam às pessoas / ter técnicas para análise no futuro / e essas técnicas em princípio deve-se perceber qual é a funcionalidade delas não é ? Por exemplo / para que é que serve a classificação dos sons / para nada a não ser / para se perceber quais são as diferenças entre os / eh diferentes sons para se poder perceber se / épassi/ se se algumas são passivas de transformações e que transformações são essas / de maneira a se compreender o sistema da língua / ver se é possível / construir com poucas unidades / a diversidade que a língua é / não é ? Exato Pronto quando nós percebermos isto / quando percebermos isto é fácil perceber para que é que serve sem fazer uma regra de assimilação ou uma regra de / de de queda ou uma regra sei de co / do quer que seja não é ? Agora / aprender exatamente como é que se formaliza cada uma delas pronto digamos que é um detalhe não é ? Mas é um detalhe importante porque nós estamos a ensinar convenções portanto é é suposto que os alunos compreendam isso e as saibam usar regularmente / maso o essencial é / saber para que é que serve / por exemplo / toda a gente sabe que no Alentejo se fala de forma diferente de Lisboa / Claro não é verdade ? No entanto todos os alentejanos entendem os lisboetas e vice-versa / como tal o sistema / Às vezes não entendem Sim mas quase sempre Palavras não entendem Algumas poucas hhh notam-se Não tem o mesmo sentido não tem o mesmo significado Notam-se e em termos de significado existem poucas mas exis existem diferenças fonéticas / essas diferenças fonéticas têm que ser compreendidas / Claro e qualquer falante compreende quando é que as diferenças são ah pertinentes e quando é que não são pertinentes / portanto / jogando com isso / não há-de ser assim uma coisa completamente idiota nem desprovida sentido não é ? Claro Agora é preciso ver o que é que pode relacionar-se com o quê / Claro e o que é que realmente não pode Ah / pronto e eu preciso que as pessoas / / hum gostem de falar dos detalhes também / Sim sim sim sim Acho que é importantíssimo / pronto / masa mas existem muitas maneiras de de levar os alunos a compreenderem isto / hhh quem comece pelo fim / ah que é dizer-lhes / o objetivo é / este então agora vamos pormenorizar / outras pessoas que / pormenorizam tanto tanto tanto que os alunos perdem-se e depois chegam ao final não conseguem perceber nada / porque na realidade / não têm capacidade para assimiliar assimilar mais / viramtantascoisasdetalhadasqueagora  nada faz sentido Pois Se a professora me der uma matriz para fazer eu ainda sou capaz de a fazer / agora Hum hum hhh Isto quer dizer não / mas Eu compreendo Eu não percebi é porque é que tenho de fazer isto eu fiz porque está a tal coisa eu estou aqui é para estudar / hhh / Mas por exemplo se eu lhe dissesse bocadinho estive aqui a tentar orientar um / não é ? umas alunas / e que estavam a trabalhar sobre a harmonia vocálica / e eles diziam " Eu cheguei à conclusão de que " / / ah " a palavra " / / ah / hum " fogo e a palavra fogos obviamente " / " óbvio que são o singular e o plural mas têm uma diferença vocálica " / São diferentes Uma próxima Exato " que eu tenho de explicar e que " / " se eu sei que elas estão associadas " eh / hum " semanticamente " / "sobre em termos subjancentes eles hão-de ter apenas um segmento " / Exato " qual deles é que é qual é a transformação ? " / " porque é que ou ou ó " / " alternam e porque é que não alternam com o u " " e qual deles é que eu devo considerar que deve fazer parte da representação porque é que " / " não é ao contrário " / " e se existe um processo de assimilação num / [//] numa transformação que eu aqui consigo imaginar que existe " / " porque é que ela não é uma assimilação total porque é eu não " / " posso meter em vez de ou u " / porque aquilo / fonologicamente é um ó / Claro mas claro / e / " porque é que eu não posso meter u " / " que a influência da vogal final na palavra fogo sobre a vogal tónica " / Exato " porque é eu não posso e passo a ter apenas um " / quer dizer isso é explicável do ponto de vista fonético não é ? Existe uma gradação existem três graus de abertura se liga / parte não consegue chegar à / à planitude que seria a assimilação co correta não é ? Correta Portanto / isto tem justificação / e é para estas coisas que servem Ora bem / é o que eu acho também por exemplo em em em inglesa é a mesma coisa por exemplo / eh quando é que se / quando é que realmente se repete a última / consoante / quando é que se dobra / Hum hum eu tenho uma coisa que ensinaram aos meus filhos portanto na Irlanda / na instrução primária / e que tem batido certo hhh É verdade Quando termina em consoante vogal consoante / dobra / sempre ou / verbos terminados em érre e em éle em líquidas / Pois pronto Mas eu sei isto / mas por exemplo / perguntei à professora por exemplo porque é que / / ah / que também / portantoemvogalconso/ em consoante vogal consoante / Hum não dobra / e ninguém me soube responder / portanto eu acho que isto é que vamos ver se estamos a preparar gente para o ensino / ou então digam que não estão / mas pronto preparar gente para investigação para outra coisa qualquer / Hum hum Pois pois pois mas se estão desde o primeiro ano que nós pomos uma cruzinha em via ensino / não é ? E quem via científica marca outra cruzinha noutro sítio / se estamos desde o primeiro a optar por uma via de ensino / não é ? Então / deveremos ser preparados não conta para nada Não conta para nada professora ora bem Não porque as cadeiras são orientadas para a investigação e depois existem a as Mais nada pedagógicas para aqueles que assinalaram a a cruzinha em ensino Exatamente não é professora ? Portanto quer dizer / então vamos tratar de coisas aqui / que sejam efetivamente / necessárias / Hum hum para transmitir aos miúdos e nós as compreendermos agora não é com uma matriz que eu vou dar ao / aos miúdos Não Ah você va não isso de maneira nenhuma mas é você pode pegar / / na / hum no conhecimento que tem dos segmentos que existem das variedades a que eh das variações aque podem estar sujeitos / para fazer uma boa ficha / pedagógica para ensinar aos alunos como escrever corretamente É ? Pode Não tire dali nada / esse conhecimento Pode pode Pode perfeitamente / porque repare por exemplo se você estiver a trabalhar com um aluno de Chaves / que obviamente tem Trabalhei trabalho com alunos do Alentejo / agora veja o que é miúdos do Alentejo a falar inglês Seja / seja para esses é mais rápido bom para mim o inglês é É muito difícil Édiferentepara com linguística aplicada não o fiz É muito difícil Muito difícil Pois No meu curso eu tinha a Português e o Inglês mas não havia cadeiras pedagógicas portanto nunca fiz nada nessa área Exato no entanto / para qualquer língua em princípio desde que as técnicas sejam suficientes se pode eh / trab trabalhar não é ? Ora bem / se no caso de você estar a a trabalhar com os alunos por exemplo / de Trás-Os-Montes / como eles têm uma variedade de segmentos / fonéticos diferente de daquela que existe por exemplo aqui / com a norma ortográfica mais conservadora do que / aa / a / A oral Claro falam não é ? Ah / você pode / pegarnadiversifi/ na diversidade ah ortográfica / / e justificar porque é que aqueles alunos dão muito menos erros / em determinadas palavras por exemplo nas sibilantes do que dão os alunos de Lisboa / ou porque é que dão muito menos eh erros / por exemplo no ditongo ou / do que dão os alunos de Lisboa e de todo o sul em geral / porque eles têm um ci / têm a manutenção do / de um sistema fonético mais ah arquaíco que contempla todos aqueles sons que a ortografia ainda preserva / Ainda preserva pois pelo contrário os outros estando mais envolvidos em determinadas Tivesse qualquer ponta por onde se lhe pegue e dissesse assim " Sim senhor " / " isto vai me servir isto vai ser concreto eu vou necessitar disto " / eh pronto Ainda num dia destes falava com uma/ uma colega minha que aulas na / hum / nas / No secundário Não nas pedagógicas e / Ah diz que teve um trabalho este ano que realmente / Que lhe encheu o olho hhh encheu o olho porque / era um trabalho que de uma forma / / eh simples conseguia fazer com que os a alunos de determinado nível do do secundário não sei qual era o nível de escolariedade mas Não me diga que foi a planificação que fiz com uma aluna para uma colega minha Não sei Não sei / faço ideia hhh Eu vou-lhe dizer sabe porque é que eu estou a dizer-lhe isto ? Porque foi essa essa terminologia usada com aluna / ah uma colega minha foi aqui colega / Hum eque que está este ano embaixo nas pedagógicas / Hum hum e teve uma nota negativa / Hum teve um sete / na primeira planificação que fez / Hum hum então lembrou-se da M. Augusta porque a M. Augusta aulas / e esteve na formação E tem experiência Não e e não é daí / éporqueeuestivena sou das cinquenta / formadoras dos novos programas de inglês Sei hum hum Pronto a nível de ministério foram escolhidas várias escolas piloto / para entrarem exatamente para entrarem / e então foram escolhidas dessas escolas alguém que estivesse interessado / e eu inovação é comigo e / vou eu vou eu pronto vou ver o que é que é / e realmente foi uma experiência ótima porque assestei assisti / discussão entrei na discussão e assisti desde o início / à ao nascimento dos novos programas de inglês pronto / Hum hum e penso que ninguém vos pode pôr grandes eh / grandes defeitos claro que utopias mas / pronto mas quer dizer é diferente / professora a gente não pode estar a fazer um programa para Lisboa / do de inglês / Não nemestá nem pode estar a fazer um programa de inglês para o Alentejo nem pode um / Fazer um pois programa para para Braga não é ? Portanto pronto / dentro daquilo que se enfim / / e dentro da horizontalidade com que fi foram feitos os programas ou seja começar-se no sétimo / oitavo e nono e tudo / Hum na horizontal ir progredindo até chegar a determinado nível que / claro aumentando de nível de dificuldade não é ? Mas pronto chegando ao objetivo que nós queremos Com certeza Ah hum / a colega / a colega telefonou-me em resumo / se não acaba-se a cassete outra vez ah em resumo / hhh a colega telefonou-me e disse-me " Olha M. Augusta eu " / " lamento muito eu sei que tu estás cheia de trabalho " / Mas preciso da tua mas eu preciso da tua ajuda / " tu és capaz de me fazer uma planificação ? " eu digo " Oh filha isso é o que eu faço todos os anos " hhh / hhhh Queres ? " todos os anos tem que ser " / " pelo menos " / " pelo menos " / Hum hum podemos às vezes che Aquilo que ela ah aquilo que aquela pessoa fez foi ah hum criar ah fichas que permitiam que os alunos compreendessem como deviam usar ah devidamente a passiva mas era em português / / e / ah a diferença entre coisas do tipo vende-se vendem-se / e outras coisas do gênero era hhh E depois / / ah pronto entretanto eu / pronto porque vamos ver / foi o que eu lhe disse a ela ela tinha dado uma aula massuda massuda porque realmente a planificação até se fosse comigo nem dava certo quer dizer / pronto sinceramente / hhh a professora foi muito generosa em dar-lhe sete / e então porquê ? Porque os miúdos não são mais os miúdos que eram do nosso tempo / hhh não são mais Nem pensar nem pensar Portanto ou / ou professora se agarra a ma turma / não é o vosso caso aqui toda a gente está agarrado está aqui porque quer / Pois pois pronto é outro tipo de ensino / agora ali não estão ali porque estão obrigados / é uma coisa completamente diferente / É é é é então ou se agarra uma turma professora / ou não se agarra uma turma eu entro muitas vezes a pensar para fazer uma coisa / e depois lembro-me perfeitamente que uma vez levava uma clave de sol / que eu tenho muito bonita de ouro / que me foi oferecida e no no na lapela / Hum e uma miúda disse-me / " Olhe que giro que bonito " / " Olha gostas de música ? " " Gosto " " Então olha " / e dali nasceu a aula / O tema foi Pois pois foi e ali nasceu a aula / Mas e dali fizemos a troca / quer dizer ninguem neste momento pode entrar numa aula percebe professora ? também a dizer assim / " Hoje vamos dar os verbos " / " hoje vamos dar a passiva " como nesse caso / não tem de se partir de outras coisas para se poder chegar à passiva / hhh Claro não é ? E tem que se dar realmente o máximo / sem libertinagem / mas tem que se dar máximo liberdade aos miúdos / para realmente eles poderem pensar por eles próprios racicionarem e terem gozo naquilo que estão a fazer / Mas é preciso um empenho muito maior Mas é preci / ah claro que é professora eu fico estoirada / Claro chega esta altura do campeonato que / nem sei quer dizer este ano não porque não estou a dar aulas / mas quer dizer / entre por exemplo vinte alunos em que eu fico com uma aula de catorze porque entretanto seis / uns de overdose morreram outros / Hum hum outros / estão internados a fazer / reabilitações e tudo mais eu tenho de tudo professora Uma pessoa não é como aqui não é distante nem está numa / Claro ali é mãe é pai é professor é padre é médico é tudo / porquedesdequeum um aluno me desmaie à frente e depois saber que o miúdo / que vem todos os dias para à escola sem tomar o pequeno almoço / e que não sei quantos meses que isto se repete / o miúdo não tem resistências e cai / para o lado / a ter que que que resolver o problema até que venha o ministério dizer que o aluno tem autorização para realmente poder tomar o pequeno almoço de borla / somos nós do nosso bolso que temos que pagar por exemplo para o miúdo a sandes e o copo de leite não é professora ? Portanto isto não tem nada que ver com o vosso ensino aqui / Não não nem tem nada que ver com com com as exigências que nos fazem a todo o momento / não é ? Agora não dúvida nenhuma que esta gente não está preparada / o caso dessa minha colega a quem realmente eu fiz a planificação teve dezoito hhh hhh Portanto / precisamente porquê ? Porque eu parti ao contrário do que eles estão a partir eles estão a partir a partir da teoria para a prática / Prática e eu estou a fazer o contrário estou a conciliar a minha prática / com a teoria daqui / Com a teoria claro que não é conciliável porque / pode ser que embaixo tenha esse prazer / hhhh não deve ser fácil de ser hhh Mas não deve ser fácil / porque foi Nãomas mas o / o seu contributo é importante porque / muitas pessoas que não tem de maneira nenhuma / perceção daquilo que é dar aulas no secundário Olhe se professora se me disser assim É ao nível dos alunos não é ao nível dos professores Que é o o caso das  das das minhas colegas os os alunos a minha alcunha é a filósofa / hhh para eles / / ah e para os meus colegas / " vem a mãezinha " / eu digo " Caramba eu tenho cinco filhos também " / hhh com certeza que os meus filhos perceberam / perceberam com certeza e precisaram com certeza de de algum professor quando eu não estive por perto / Claro porque em cinco filhos com certeza que houve algum momento em que eu não estive por perto / hhh Imagino ou que não estive a tempo inteiro / ou que realmente não estive / Para ele / para ele / o suficiente / o suficiente / e portanto com certeza que ele se serviu de professores / porque os meus filhos apareciam de férias com miúdos / com professores deles das cadeiras / é porque eles alguma coisa tinham feito por eles não foi dar-lhes notas / Claro Claro não é ? Portanto ajudaram-nos também / e se eu nessa perspetiva / não é ? e muitas vezes paro a aula / paroaaulahumcom com coisas perfeitamente incríveis por exemplo em Sines a primeira vez que me que me receberam dentro de uma aula como eu era velhota para eles não é ? hhh Ah / / ah receberam-me com com professora Descarante Ah pe / para a professora é descarante Eu tenho uns sobrinhos eu tenho um sobrinho espero que não tenha sido eles não é ? <Em Sines> em Sines Hum ? Sim se falar em M. Augusta toda a gente se lembra da M. Augusta / eu estive saí de três anos / Esteve na na escola secundária ? Na escola secundária em Sines / com a Filomena E / e portanto tive muitos que ainda hoje me escrevem e me adoram e quer dizer e com quem temos uma boa relação / mas quando olhei para aquilo professora / a primeira coisa / as minhas colegas aliás disseram " Não sei como é que tens paciências porque olha eu " " ponha logo uma cha uma falta de disciplinar e ia-me embora " / Não resolvia nada no outro dia uma coisa qualquer hhh e mas isso não resolvia o problema porque na Ora bem porque na segunda vez que eu entrasse na turma / tinha mostrado fraqueza / e por outro lado não tinha resolvido o problema isto é como uma pessoa que tem um esgotamento põe-na a dormir e quando acorda tem que se curar dos comprimidos que tomou / e tem que ainda / Claro recuperar dos problemas todos que deixou por  por por resolver / não é ? Ora bem / portanto não disse " Olha ainda bem " / " vocês se calhar não estão muito dentro disso vamos aprender os termos todos disso em inglês " / " todos os termos sexuais e depois vamos começar pelo fim " / " que é aquilo que vocês estão a fazer neste momento é realmente en " / hhh " encherem os preservativos de água para ver se houve perfuração durante as relações " / " que é chato " / " se tiver havido " / " não é ? " / " E então vamos " / professora dei a volta por cima o que é que acontece ? Claro Aqueles miúdos seguiam-me até debaixo de água / Claro hhh podia ser depois daquela prova não é ? hhh / não é ? Professores Agora professora / que eu cheguei a tremer à sala de professores ai cheguei hhh Chegou ? Ai cheguei completamente cheia de medo / não é ? O que é que me podia ter acontecido / hhh terror não é ? E fui logo ao conselho diretivo dizer o que é que se estava a passar que era para depois alguém não ir para casa dizer / hhh que tinha andado hhh aos miúdos / hhh que ia falar Exatamente o que é isto não é ? De maneira que para não me chamarem maluquinha pronto / mas quer dizer vamos ver e isto eu acho que faz isto / quem gosta de estar É quem vive não é ? E etem e tem / Quem gosta de miúdos / e basta mudar a quem aqueles olhitos daqueles fulanos que eu digo / sinceramente / eu nunca tive nenhum problema na escola com nenhum aluno / em tantos anos nunca tive / nunca mandei nenhum aluno para a rua / não é ? Por acaso no outro dia tive quase / mas pronto hum porque uma miúda trás disse " baixa a cabeça " / e ele po / foi o ano passado no final do ano quase / e ele volta-se para elas " Qual delas ? A de cima ou a de baixo ? " / Ai e sabe como é que é professora é / assim / hhh Logo hhh é é logo a primeira reação que uma pessoa tem É como esse está e depois eu conto como Zeca Diabo / conto até dez / hhh quer dizer calmo ali um bocadinho começo a contar um dois três quatro por fora / até chegar ao dez quando chego ao dez eu tenho que estar calma / pronto e depois / entra a parte do raciocínio não é ? Pronto e eu tenho que dizer eu sou mais inteligente do que eles tenho que ser mais inteligente do que eles tenho que / e portanto isto tem que ser dado a volta não como eles querem mas como eu quero Pronto e depois digo eh " O senhor José se faz favor no final da aula fica para falar comigo " / hhh e depois tive a falar com " Olhe você quando quiser realmente valorizar-se " / " valorize-se " / " pela positiva não pela negativa " / " que ordinário " / " você está a falar com uma rapariga " / " podia ser sua irmã " / " se respondessem isso à sua irmã o que é que você fazia ? " " e olhe e vamos esquecer isto aqui porque eu " / " não estou em tempo para para para me aborrecer com as pessoas no final do ano " / " mas digo-lhe uam coisa se você volta " / "ateruma uma entrada dessas na aula garanto-lhe a si " / " que eu fora dou-lhe dois pares de estalos " / " tem idade para isso " / de maneira que o miúdo depois pediu imensa desculpa e realmente até ao final do ano foi ótimo foi impecável Nunca mais hhh Nunca mais teve saídas daquelas / É não é ? Se eu tivesse mandado para fora se calhar ficava-me com raiva se calhar tinha-me ficado sei é o quê / Qualquer coisa qualquer coisa percebe ? pronto

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