DI_22LF24ab
Sem título
ID | 22 |
Participant | M. Augusta |
Gender | Feminino |
Opções de representação
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Eu
quando
entrei
aqui
na
faculdade
/
entrei
em
sessenta
e
três
em
mil
novecentos
e
sessenta
e
três
/
e
entrei
para
Clássicas
/
portanto
latim
e
grego
/
Hum
hum
mas
tudo
obrigada
pelos
pais
Ah
Portanto
eu
tinha
uma
herança
de
um
tio
que
era
padre
/
e
portanto
eu
tinha
só
tinha
a
possibilidade
de
continuar
a
estudar
latim
e
grego
/
depois
entretanto
casei-me
com
dezoito
anos
/
e
desisti
de
estudar
tive
cinco
filhos
todos
seguidos
Hum
hum
/
hhh
E
então
hhh
E
então
desisti
/
entretanto
apanha-me
um
divórcio
/
hhh
Tch
/
ah
aos
quarenta
anos
/
e
quando
vou
para
reingressar
latim
e
grego
/
tinha a bacharelato mas não não servia para nada porque não não tinha mais outra possibilidade /
então
encontrei
vaga
/
em
inglês
visto
que
o
meu
ex-marido
é
irlandês
E
portanto
tinha
Portanto
a
bagagem
que
eu
tinha
de
momento
e
atualizada
/
era
o
inglês
Hum
hum
não
é
?
Entretanto
digo
pronto
vou
fazer
/
/
o
/
um
novo
curso
/
Português-Inglês
ou
de
Português-Inglês
/
ou
como
a
minha
família
é
de
origem
francesa
portanto
/
Ah ah pois é
Francês-Inglês
/
Claro
pronto
/
entretanto
cheguei
à
faculdade
há
quatro
anos
não
é
?
e
portanto
os
dois
primeiros
anos
foram
feitos
ah
/
divididos
porque
eu
venho
de
Vila
Nova
de
Mil
Fontes
estou
num
colégio
em
Vila
Nova
de
Mil
Fontes
exato
/
Ai
é
?
de
maneira
que
venho
e
vou
/
e
portanto
isto
foi
muito
duro
para
conciliar
tudo
isto
/
Imagino
este
ano
deram-me
licença
portanto
deram-me
licença
durante
dois
anos
o
/
licença
que
não
é
bem
sabática
mas
é
uma
licença
para
complemento
de
habilitações
/
para
realmente
tirar
a
graduação
em
inglês
/
Hum
hum
daí
a
que
eu
esteja
cá
este
ano
a
tempo
inteiro
e
para
o
ano
/
se
Deus
quiser
também
vou
estar
a
tempo
inteiro
para
terminar
Claro
para
terminar
Mas
é
bom
ter
ter
essa
possibilidade
porque
assim
também
não
[/] não demora tanto tempo a fazer isso
Exato
e
portanto
teria
sempre
que
ser
dividido
em
três
disciplinas
nunca
se
consegue
fazer
mais
nesta
faculdade
mais
do
que
três
disciplinas
quem
esteja
a
empregar
é
muito
difícil
/
É
difícil
?
é
muito
difícil
É
?
Portanto
nós
somos
obrigados
a
assistir
na
mesma
a
setenta
e
cinco
porcento
das
aulas
/
como
qualquer
trabalhador
vulgar
/
É
é
é
e
portanto
quer
dizer
não
não
/
não
dá
para
se
tirar
boas
notas
/
Hum
hum
e
fazer
um
bom
trabalho
eehásempreumcerto exatamente /
euvinha lembro-me que no primeiro ano eu vinha no barco a fazer os meus trabalhos /
/
ah
a
travessia
do
barco
de
Tróia
/
era
ali
que
eu
fazia
os
meus
eh
os
trabalhos
de
casa
vamos
lá
/
eu
compreendo
hhh
de
maneira
que
não
/
não
dá
Ainda
por
cima
é
um
bom
trajeto
ainda
de
Vila
Nova
até
aqui
Aproveitando
que
os
miúdos
já
estão
casados
portanto
já
só
tenho
uma
mais
pequena
que
está
dependente
de
mim
/
então
é
agora
/
É
agora
ou
nunca
hhh
hhh
Não
é
agora
é
uma
boa
oportunidade
/
É
isso
/
porque
/
talvez
eh
Deus
escreva
ah
direito
tortas
Eu
<acho
que
sim>
acho
que
sim
naquela altura foi foi-lhe imposto /
não
não
fez
eh
por
prazer
não
é
?
Não
não
fiz
nada
por
prazer
e
agora
Não
fiz
porque
era
boa
aluna
porque
vinha
de
uma
boa
casa
/
/
ah
e
eu
acho
/
Hum
hum
cada
vez
mais
é
fundamental
/
visto
uma
boa
casa
/
/
ah
no
secundário
/
Hum
hum
tive no Liceu de Filipa de / de Lencastre /
Hum
hum
/
ah
/
pronto que metade com com o fascismo /
Sim
mas
pronto
eh
onde
tudo
/
era
disciplinado
quer
dizer
uma
pessoa
estava
ali
realmente
/
para
funcionar
estudar
tinha
gente
/
Sim
competente
à
frente
do
ensino
/
Hum
hum
hum
Para
orientar
para
orientar
portanto
para
nos
criar
realmente
o
gosto
por
aquilo
que
estavámos
a
fazer
/
/
e
hum
e
po
/
por
incrível
que
pareça
vou
encontrar
uma
professora
aqui
minha
/
ahqueque que foi minha professora durante muitos anos no Filipa de Lencastre /
Hum
que
está
agora
aqui
a
fazer
o
doutoramento
/
/
na
nesta
casa
também
Ai
é
?
de
Calhós
Ah
sei
sei
Ah
/
e
então
pronto
quer
dizer
tive
gente
com
muita
referência
depois
entrei
aqui
ainda
ti
tive
tam
também
tive
o
V.
enfim
foi
gente
Que
marcou
não
é
?
que
marcou
Marcou
a
cultura
portuguesa
Marcou
e
marcou-nos
a
nós
como
alunos
não
é
?
alunos
É
Portanto
não
não
se
passa
por
aqui
/
assim
/
depois
há
outras
coisas
quer
dizer
/
É
que
nos
revoltam
que
nos
vão
revoltando
por
exemplo
neste
momento
os
alunos
a
saírem
das
particulares
eu
tenho
um
filho
que
saiu
de
uma
particular
a
quem
eu
paguei
o
curso
e
paguei
a
nota
/
não
é
?
Exato
/
e
que
hum
e
que
ele
está
portanto
saiu
com
médias
superiores
/
acho
que
eu
estou
aqui
assim
a
fazer
e
que
eu
sei
/
que
tenho
muito
mais
valor
do
que
ele
/
Em
termos
Claro
não
é
?
Sim
Ah
ante-ontem
eu
vi
/
/
hum
comunicar
aos
meus
alunos
a
avaliação
final
deste
ano
e
/
é
sempre
doloroso
Notou
insatisfação
com
certeza
Sim
porque
/
eu
tive
de
dizer-lhes
que
/
a as notas que lhes tava a dar era um misto /
daquilo
que
/
eu
sabia
que
a
no
/
ah
que
eles
mereciam
/
e
daquilo
que
eles
poderiam
esperar
e
mercado
de
trabalho
espera
deles
/
porque
na
realidade
é
injusto
/
eu
sei
que
é
injusto
mas
repare
nas
outras
ah
universidades
eles
saem
com
notas
elevadíssimas
se
eu
dou
a
nota
que
eu
considero
justa
aos
meus
alunos
eles
são
prejudicados
durante
uma
vida
inteira
por
causa
da
/
nota
inferior
que
eu
lhes
dei
se
calhar
É
verdade
professora
por
exemplo
eu
se
tudo
correr
bem
não
sei
como
é
que
vai
correr
o
quarto
ano
para
o
ano
/
mas
até
aqui
estou
com
média
de
quinze
/
eu
/
vou
para
o
mercado
de
trabalho
/
com
uma
média
de
quinze
/
que
não
é
má
eu
não
estou
a
referir-me
que
seja
má
ou
que
eu
mereça
mais
/
Hum
hum
não
é
?
Pronto
não
é
isso
que
está
em
causa
/
mas
/
vou
para
o
mercado
de
trabalho
com
uma
nota
de
quinze
/
/
e
sai-me
com
certeza
de
de
uma
outra
faculdade
Lusíada
hum
/
Não
sei
onde
não
sei
onde
/
não
interessa
/
eu
já
dei
trabalhos
a
colegas
meus
feitos
por
mim
que
na
Nova
e
a
Nova
nem
sequer
é
/
é
/
Uma
das
privadas
uma
das
privadas
/
eu
dei
um
trabalho
que
tive
aqui
catorze
/
e
que
esse
meu
colega
com
o
mesmo
trabalho
que
só
se
deu
ao
ao
trabalho
/
de
ter
lá
teve
dezassete
professora
/
Pois
o mesmo trabalho só só mudou a folha de rosto não mudou mais nada
A
sério
?
Portanto
quer
dizer
eu
acho
que
isto
/
é
uma
situação
de
injustiça
que
estão
a
fazer
para
com
estes
alunos
daqui
/
e
como
digo
à
professora
não
não
/
tenho
anos
de
serviço
/
tenho
idade
portanto
vou
passar
/
na
lista
de
colocações
vou
passar
à
frente
de
muita
gente
/
Hum
não
sei
se
felizmente
ou
infelizmente
mas
/
Mas
é
assim
que
é
facto
é
assim
pronto
são
as
as
regras
do
jogo
são
estas
que
a
gente
tem
que
contar
/
portanto
não
é
isso
que
me
está
a
preocupar
mas
está-me
a
preocupar
miúdos
daqui
/
Hum
hum
que
vão
sair
daqui
para
mim
são
miúdos
porque
/
como
é
evidente
têm
vinte
e
poucos
anos
/
Pois
são
são
mias
novos
até
que
os
meus
filhos
/
e
portanto
quer
dizer
/
vão
sair
daqui
/
altamente
prejudicados
depois
de
terem
estudado
muito
mais
/
É
verdade
do
que
os
outros
alunos
das
outras
faculdades
É
verdade
eu
sei
disso
Que
eu
sei
disso
E
tem
e
isso
penso
que
é
importante
e
pedagógicas
eu
disse
isto
que
estou
a
dizer
aqui
à
professora
/
é
urgente
/
que
esta
gente
daqui
assim
/
eque que mande e que esteja nos conselhos pedagógicos e que esteja nos conselhos /
/
eh
científicos
e
tudo
mais
/
que
efetivamente
repensem
/
esta
história
que
está
a
acontecer
aqui
/
Hum
hum
porque
vai
marcar
muita
gente
e
vai
muita
gente
para
o
desemprego
em
detrimento
/
Mais
gente
mais
competente
de
que
outros
que
saem
de
faculdades
professora
/
É
com
médias
superiores
É
/
mas
aqui
a
ideia
de
que
se
tem
é
a
de
que
/
Não
se
pode
baixar
qualidade
não
sei
se
pode
baixar
a
qualidade
/
Tudo
bem
professora
porque porque houve um abaixamento ali no / no <depois dos anos>
[//] depois do vinte e cindo de abril /
/
e
esse
abaixamento
fez
com
que
/
a
/
a
faculdade
perdesse
muito
do
prestígio
que
tinha
tido
/
e
então
houve
depois
a
tendência
de
recuperar
esse
prestígio
que
a
recuperação
do
prestígio
começou
por
/
primeiro
boa
formação
de
de
professores
/
na
medida
do
possível
especialização
dos
já
existentes
/
um
aumento
do
significativo
/
e
/
/
eh
um
grau
de
exigência
bastante
melhor
do
que
aquele
que
existiu
naquela
altura
realmente
parecia
Isso
eu
não
sei
que
é
uma
altura
que
para
mim
não
estive
cá
não
sei
o
que
é
que
se
passou
Sim
mas
Foi
então
nós
estamos
agora
no
final
desta
tendência
marcadamente
/
contrária
àquela
que
aconteceu
depois
do
vinte
e
cinco
de
abril
e
por
causa
disso
/
che
os
alunos
veem-se
nesta
situação
Sim
mas
é
trágico
/
é
Hum
Até
certo
medida
portanto
é
trágico
/
para
miúdos
que
saem
daqui
por
exemplo
com
uma
com
médias
de
onze
doze
/
Hum
hum
sem
ano
nenhum
de
serviço
/
como
é
que
eles
vão
entrar
no
mercado
de
trabalho
/
pergunto
eu
não
entram
/
não
entram
Não
têm
condições
Não
é
?
Porque
não
têm
condições
para
isso
porque
não
têm
condições
para
competer
/
para
para
competir
com
com
notas
que
vêm
dos
outros
lados
de
maneira
nenhuma
Claro
Já
não
falando
/
nas
habilitações
/
Pois
pois
já não falando nas habilitações nem nas nem nas nem nos planos curriculares /
já
nem
falando
nisso
/
hhh
não
é
?
Tem
o
quê
?
Inglês
sempre
/
Inglês
sempre
inglês
sempre
Pois
é
por
isso
que
mais
falta
lhe
faz
Eporissoéqueeutinha exatamente porque estava estou a ganhar /
sensivelmente
menos
/
quase
sessenta
contos
/
não
é
?
Pois
é
hhh
E
estou
a
fazer
o
mesmo
que
os
outros
estão
a
hhh
fazer
e
/
Claro
/e/ e sinto-me um pouco frustada por isso não é ?
Naturalmente
/
só
só
por
gosto
hhh
Por
gosto
não
é
?
Claro
Pronto
/
e
então
/
não
e
pronto
e
porque
acho
que
é
importante
porque
quer
dizer
vamos
lá
ver
tudo
o
que
eu
sabia
por
exemplo
achei
imensa
graça
quando
cheguei
aqui
assim
/
para
Cultura
Inglesa
/
e
que
fiz
com
/
porque
há
aqui
gente
nesta
casa
ainda
muito
boa
/
que
é
o
caso
da
professora
T.
Malafaia
/
Hum
hum
mas
também
há
gente
menos
boa
hhh
não
é
?
Mas
também
há
gente
menos
boa
/
mas
esta
gen
/
eh
pronto
eu
tive
a
sorte
Infelizmente
/
de
/
sem
escolher
ninguém
porque
eu
não
conheço
ninguém
agora
desta
gente
nova
não
conheço
rigorosamente
ninguém
/
Hum
hum
mas
/
realmente
de
calhar
/
Encontrar
bons
professores
encontrar
bons
professores
e
portanto
quando
ela
me
dizia
"
Já
leu
Utopia
?
Quem
é
que
daqui
já
leu
Utopia
?
"
claro
que
os
miúdos
ninguém
tinha
lido
a
Utopia
/
Hum
hum
eu
muito
a
medo
/
nestas
coisas
pois
tenho
um
bocado
de
receio
de
parecer
um
pouco
/
superior
aos
outros
não
é
?
e
então
lá
levantei
o
dedo
e
diz-me
ela
"
Ah
já
leu
?
"
disse
"
Sim
professora
quer
dizer
mal
de
mim
se
com
"
É
é
lógico
hhh
"
com
esta
idade
era
a
base
da
discussão
da
minha
juventude
"
/
hhh
"
era
a
Utopia
que
era
como
dado
base
"
/
quer
dizer
/
toda
a
gente
não
tinha
televisão
não
tínhamos
os
rádios
que
as
pessoas
agora
têm
não
tínhamos
computadores
não
tínhamos
nada
/
Lia-se
lia-se
e
conversava-se
/
Hum
hum
não
é
?
Lia-se
e
conversava-se
e
discutia-se
até
à
exaustão
/
Claro
não
é
?
Portanto
quer
dizer
a
Utopia
/
era
obrigatório
/
eu
era
o
grande
livro
não
é
?
Pronto
por
causa
dos
ideais
marxistas
portanto
qualquer
pessoa
/
omeupaiéque claro o meu pai dizia quem não quem não tivesse sido realmente marxista
por
aí
com
com
dezoito
anos
naquela
altura
/
não
passou
pela
vida
não
viveu
não
é
?
hhh
Claro
tinha
passado
completamente
à
margem
Tinha tinha passado à margem de um processo não é ? Quer dizer portanto naquela altura era o que /
Pois
Era
o
que
estava
a
dar
Era
o
que
estava
Na
moda
e
/
Na moda /e era e era a nossa Utopia
era inovador era era era inovador na altura era
Claro
Exato
Portanto
Era
mesmo
Eu
penso
que
to
todos
nós
/
até
à
data
a
única
que
nos
traiu
/
hhh
também
/
foi
/
Era
?
A
Maria
Elisa
?
A
Maria
Elisa
portanto
que
se
tornou
Porquê
?
Então
porque
todo
o
percurso
que
ela
faz
depois
do
vinte
e
cinco
de
abril
é
um
percurso
perfeitamente
contrário
/
a
todos
os
nossos
ideais
Eu
não
sei
eu
não
conheço
a
história
Aquelada da televisão
Sim
estou
a
/
a
perceber
qual
é
Pronto
Eelafazum/ um um processo
sim
sim
quer
dizer
Eu
não
sei
o
que
é
que
ela
tem
feito
Antes
do
vinte
e
cinco
de
abril
o
que
é
que
fez
?
Primeiro
Antes
do
vinte
e
cinco
abril
ela
foi
nossa
colega
na
faculdade
com
ela
<Elateveteve foiestudar foi foi nossa colega do Filipa de Lencastre /
Hum
hum
depois
entretanto
ela
é
mais
nova
do
que
eu
/
por
incrível
que
pareça
/
eu
vou
substituí-la
/
num
papel
que
ela
estava
a
desempenhar
mal
que
/
/ ah a apresentação da da festa de de finalistas do sétimo ano do liceu /
hhh
e
por
incrível
que
pareça
isto
deve-lhe
ter
ficado
para
toda
a
vida
gravado
como
é
que
/
vem
alguém
hhh
/
roubar
o
lugar
que
ela
já
estava
a
sonhar
/
Roubou
que
seria
dela
/
hhh
/
e
hum
/
e
entretanto
depois
vai
para
Medicina
porque
ela
era
da
área
de
hum
/
Hum
hum
mas
naquela
altura
nós
tínhamos
Português
obrigatoriamente
até
ao
final
do
sétimo
ano
Hum
hum
Portanto
quer
dizer
o
Português
/
Era
uma
nuclear
era
Era
uma
nuclear
não
era
nuclear
era
obrigatória
/
Pois
pois
Depois as nucleares teríamos nós em função do do do curso que eles agora chamam específicas ou lá o que é que é /
Do
curso
pronto
E
entretanto
/
/
ah
a
vai
para
Medicina
/
depois
entretanto
faz
um
percurso
no
deserto
que
/
que ninguém sabe muito como / com / onde é que ela estava
Nãotenho não soube nada do percurso dela porque eu sou mais nova e então não estava
E
entretanto
volta
/
e
quando
aparece
aparece
realmente
na
televisão
e
aparece
com
um
processo
/
/
todo
pronto
ligado
a
várias
personalidades
/
Hum
hum
entre
as
quais
a
Maria
de
Lourdes
Pintasilgo
/
não
é
?
Que
portanto
sim
/
Depois
até
que
a
Maria
de
Lourdes
Pintasilgo
vem
dizer
/
que
foi
a
única
pessoa
que
a
tinha
traído
/
ao
longo
de
toda
a
sua
vida
foi
ela
Hum
ai
é
?
Sim
porque
/
pronto
porque
ela
quer
estar
no
sítio
aonde
estiver
projeção
aonde
/
Claro
pronto
se
calhar
isso
prende-se
um
bocado
também
com
a
vida
dela
quer
dizer
/
nenhum
pretende
projeção
hhh
quer
dizer
/
Lá
está
ah
nesta
multidão
de
professores
não
muito
nisso
não
é
?
Acho
que
não
que
/
não
é
?
Nem
sequer
os
sindicalistas
ou
...
Claro
portanto
fica-nos
sempre
sei
lá
ah
/
para
os
alunos
pretende
sempre
passar
uma
mensagem
/
seja
ela
qual
for
ou
de
bom
ou
de
má
por
exemplo
agora
a
minha
professora
de
literatura
inglesa
de
hoje
/
diz
que
/
hum
/
no
outro
dia
estava
a
conversar
comigo
e
estava
a
dizer-me
"
honestamente
o
que
é
que
pensa
de
mim
"
/
"
Quer
que
eu
lhe
diga
professora
?
"
/
"
mas
honestamente
sem
prejudicar
na
nota
"
hhh
/
hhh
Claro
"
Quer
que
eu
lhe
diga
?
"
"
Dou-te
cinco
a
assiduidade
mas
espero
que
seja
cínica
para
comigo
"
"
Pronto
então
aí
vai
"
/
hhh
"
A
professora
é
distante
"
/
"
quer
dizer
põe
"
/
/
ah
"
há
uma
distância
enorme
"
/
"
eu
se
não
tivesse
aproximadamente
a
sua
idade
"
/
A
sua
idade
não
compreenderia
/
"
eu
não
compreenderia
isto
"
/
"
portanto
porque
é
uma
distância
<tão
grande>
tão
grande
que
não
dá
para
as
pessoas
falar
"
/
Hum
hum
"falaremna na na aula " /
"
contraporem
"
/
/
ah
hum
sei
lá
há
divergência
sempre
de
opiniões
a
professora
pode
estar
ler
uma
coisa
E
não
é
de
maneira
nenhuma
por
exemplo
de
por
exemplo
/
Hum
hum
há
aquela
palavra
de
/
Hum
hum
entretanto
/
quer
dizer
nós
podemos
interpretar
aquilo
da
maneira
que
nós
quisermos
/
e
eu
penso
que
numa
faculdade
cada
um
tem
que
interpretar
/
da
maneira
que
sente
desde
que
saiba
defender
/
Claro
Naturalmente
e
o
professor
só
cá
está
/
para
realmente
/
aceitar-nos
ou
não
aceitar
o
nosso
ponto
de
vista
/
desde
que
ele
seja
bem
defendido
ele
tem
que
o
aceitar
mesmo
que
não
seja
o
ponto
de
vista
dele
Claro
oh
mas
isso
não
acontece
sempre
e
isso
não
acontece
É
Isso
não
acontece
porque
as
pessoas
estão
/
e
realmente
/
eu
sei
eu
fiz
assim
eu
tenho
trabalhos
publicados
portanto
/
a
ideia
tem
que
ser
a
minha
tem
de
ser
assim
Ah
eu
cheguei
infelizmente
aquele
mesmo
Isto
gasta
tratamento
ah
a
ter
aulas
de
literatura
inglessa
/
com
alguém
que
/
/
ah
/
debitava
/
nas
aulas
um
discurso
que
tinha
preparado
e
escrito
em
o
/
blocos
à
quatro
daqueles
pautados
/
e
que
/
não
acabava
mais
portanto
foi
ao
longo
de
todo
o
ano
/
/
ah
sobre
cada
um
dos
autores
do
programa
/
ler
os
apontamentos
que
ela
tinha
tomado
/
/
e
as
pessoas
iam
eh
tomando
notas
se
queriam
/
eu
nunca
fui
desse
gênero
hhh
/
tomo
notas
naturalmente
das
coisas
que
são
importantes
/
Claro
que
são
essenciais
não
é
?
agora
não
tenho
é
paciência
para
ouvir
alguém
falar
Estar
a
ler
es
/
eh
a
falar
não
ler
durante
duas
horas
sobre
/
/
seja lá eu quem for não é ? Quer dizer não [/] não faz sentido /
Sei
lá
For
não
faz
sentido
e
de
/
e
quando
se
apresenta
a
essas
pessoas
/
trabalhos
fundamentados
sobre
o
que
quer
que
seja
/
porque
não
/
aquilo
que
foi
dito
na
aula
/
Já
não
está
lá
não
estão
bem
dá
impressão
que
não
são
compreendidos
sequer
Claro
É
isso
é
E
portanto
/
estas
coisas
acontecem
/
espero
que
aconteçam
muita
vez
menos
porque
desencorajam
muitas
pessoas
Exato
e
tiram
estímulo
/
e
tiram
estímulo
e
portanto
quer
dizer
é
mais
quase
um
ensino
de
sebenta
que
depois
se
faz
/
É
é
pronto
sei
lá
também
depois
também
é
um
bocado
difícil
quem
teve
o
Vitorino
é
um
bocado
difícil
depois
saber
o
que
é
que
lhe
ia
sair
no
teste
hhh
hhh
hhh
hhh
ia
a
dizer
desde
falar
da
culinária
da
/
de
Trás-Os-Montes
/
hhh
ah
sei
lá
/
/ah/até/ até os hábitos de vestuário do da Madeira
/
ah
quer
dizer
falava-se
de
tudo
não
é
?
Eram
aulas
interessantíssimas
só
que
ora
lá
está
/
com com ponto de cultura realmente e de de
de
ai
tudo
bem
/
Hum
hum
agora
quando
chegava
um
teste
começávamos
a
perguntar
uns
aos
outros
/
"
O
que
é
que
tu
achas
que
vai
sair
?
"
hhh
/
hhh
Pode
sair
qualquer
coisa
porque
a
cul
a
cultura
Mas
pode
sair
Mas
também
lá
está
/
mas
depois
o
que
saísse
nós
também
poderíamos
falar
à
vontade
/
Do
quer
que
fosse
do
quer
que
fosse
porque
/
Hum
hum
poderíamos
também
ir
parar
aonde
quer
que
seja
porque
ele
também
aceitava
isso
não
é
?
Claro
Pronto
e
isso
é
que
era
fundamental
Porque
era
justamente
de
de
raciocínio
que
ele
estimulava
Claro
Era
isso
Era
isso
Isso
é
fundamental
porque
/
eh
se
as
pessoas
não
sentem
o
menor
reconhecimento
depois
da
expectativas
que
têm
a
propósito
de
um
curso
em
Letras
/
É
acabam
por
eh
sentir-se
muito
frustada
e
maior
parte
É
e
eu
acho
que
quem
venha
para
aqui
que
não
tenha
muita
perícia
portanto
em
leitura
/
sei
lá
eu
por
exemplo
os
meus
filhos
é
uma
das
coisas
que
os
obrigo
a
ler
desde
pequeninos
é
logo
isso
é
livro
na
mão
/
Hum
hum
não
tem
nada
que
fazer
não
faz
nada
então
/
Leem
Leia
vá
ler
/
/
e
pronto
também
não
me
importo
muito
por
exemplo
eu
tenho
uma
filha
que
tem
agora
vinte
e
três
anos
e
que
hum
/
hum
acabou
Medicina
o
ano
passado
Hum
hum
Fez
vinte
e
quatro
agora
e
acabou
o
ano
passado
/
e
de
facto
quer
dizer
/
ah
Percurso
mais
linear
possível
mas chegou ao décimo segundo ano no décimo primeiro no lá no nas provas teve
dezanove
em
Português
e
teve
dezanove
em
Matemática
Hum
ela
portanto
quer
dizer
a
leitura
tinha
sido
fundamental
para
ela
pronto
Claro
quer
dizer
então
/
É
é
é
é
/ah abrangia conse/ compreendia /
porque
a
matemática
depois
/
e
acaba
por
ser
por
exemplo
o
meu
companheiro
é
professor
de
Economia
/
Hum
hum
/
e
/
e
eu
às
vezes
digo-lhe
/
"Olhaque que " /
"
eles
não
é
que
não
tenham
estudado
"
/
"
Estes
fulanos
não
estudam
nada
"
"
Não
é
que
não
tenham
estudado
"
/
"
é
efetivamente
há
aí
uma
razão
eles
não
compreendem
o
português
"
/
"
e
não
compreendendo
a
pergunta
"
/
"
eles
não
te
vão
"
/
"
porque
se
tu
fizeres
a
pergunta
se
fizeres
de
uma
outra
maneira
e
tenta
fazer
isto
um
dia
"
/
"
vais
ver
que
eles
te
respondem
"
/
É
é
"
porque
eles
não
entendem
é
o
português
"
/
"
não
é
que
não
tenham
estudado
"
"
Economia
"
Ainda
ontem
eu
assisti
ao
teste
de
uma
colega
minha
que
não
podia
estar
presente
/
/
e
/
hum
/
o
teste
foi
lido
e
toda
a
gente
parecia
/
poder
ter
compreendido
o
enunciado
não
era
problemático
/
/
e
houve
um
aluno
que
a
meio
da
aula
a
meio
do
teste
/
veio
ter
comigo
e
perguntar-me
/
/
ah
a
perguntar-me
como
é
que
poderia
justificar
aquilo
/
a
pergunta
justificação
/
havia
dados
e
ele
não
sabia
como
justificar
como
é
que
não
se
sabe
justificar
/
uma
pergunta
para
a
qual
existem
ali
/
tinha
ali
ah
vinte
e
tal
palavras
com
certeza
portanto
bastava
pegar
em
numa
duas
ou
três
para
exemplificar
/
Claro
e
justificar
qualquer
uma
É
que
ele
se calhar
não
sabia
o
que
era
justificar
E
na
/
/
não
sei
não
faço
ideia
o
que
é
que
ele
possa
ter
imaginado
/
que
devesse
dizer
ali
Exato
Não
sabia
se
calhar
o
que
era
dizer
justificar
Mas
isto
é
doente
não
é
?
Pronto
quer
dizer
/
É
É
mas
quer
dizer
mas
quando
se
vão
até
aqui
na
Faculdade
de
Letras
este
ano
/
com
médias
de
cinco
e
de
seis
/
quer
dizer
/
qualquer
dia
nesta
casa
/
entra
qualquer
qualquer
bicho-careta
isto
sem
ser
elitista
Entra
qualquer
bicho-careta
como
é
obvio
e
evidente
mas
eu
acho
que
quem
vem
para
aqui
/
tem
que
ser
vamos
lá
ver
a
fina
flor
Devia
ser
ou
devia
ser
/
Devia
ser
não
é
?
realmente
/
dos
melhores
alunos
penso
eu
Mas/ mas vê-se que ataxa ataxa a taxa de insucesso do /
Porque depois qual é qual é qual é
[
/
]
do
primeiro
ano
é
elevadíssima
Pois
E
o
número
de
desisten
de
desistentes
ao
longo
do
curso
/
também
é
muito
elevado
eu
por
exemplo
eu
reprovo
muito
pouca
gente
/
quase
sempre
/
mas
ah
o
número
de
pessoas
que
desistem
/
Vai
diminuindo
/
diminui
drástica
ao
longo
dos
anos
Eu
tinha
uma
turma
de
de
quarenta
alunos
que
termina
/
com
pouco
mais
de
metade
Pois
Pois
Isto
é
uma
coisa
incrível
Claro
Claro
E
a
maior
parte
desses
alunos
fizeram
apenas
uma
avaliação
outros
nem
isso
chegaram
a
fazer
/
Claro
houveum uma em inclusivo que eu não consegui entender de todo porque teve uma boa nota no primeiro teste
portanto
desapareceu
bom
talvez
tenha
sido
uma
circunstância
qualquer
da
vida
dela
que
a
impediu
de
continuar
/
Hum
Ok
Claro
mas
/
não
se
entende
As
pessoas
realmente
E
não
se
sentem
motivados
também
ou
não
gostam
É
Hum
hum
Não
é
?
Quer
dizer
não
sei
Não
gostam
perdem
Eu
eu
portanto
pronto
normalmente
po
por
por
por
sistema
quando
não
gosto
de
uma
cadeira
ou
quando
não
gosto
de
um
professor
/
/
ah
não
digo
isto
assim
tão
friamente
não
é
?
Pois
Mas
procuro
o
professor
e
digo-lhe
"
Olhe
professor
não
estou
interessada
e
fazer
a
cadeira
quer
dizer
pronto
fica
para
o
ano
"
/
Vai
ser
muito
difícil
"
vai
ser
muito
difícil
para
mim
fazê-la
"
pronto
/
arranjo
sempre
uma
desculpa
/
mas
/
recuso-me
a
estar
numa
aula
aonde
eu
não
gosto
do
professor
/
Claro
porque
eu
acho
que
é
meio
caminho
andado
para
o
meu
interesse
/
não
é
?
Desaparecer
Ah
/
se
eu
gostar
do
professor
/
Ah
não
é
?
É
meio
caminho
andado
para
o
sucesso
de
uma
cadeira
a
gente
sentar-se
em
frente
a
alguém
Seguradamente
é
é
que
está
a
ouvir
que
está
a
ouvir
por
gosto
porque
gosta
hhh
porque
está
interessado
/
porque
estamos
a
ser
ensinados
de
coisas
realmente
nunca
pensámos
nelas
/
não é ? Às vezes não é muitas vezes que não tenhamos lido ou que não que não sabemos /
Pois
pois
mas
nunca
pensámos
daquele
ponto
de
vista
daquela
forma
/
Daquela
forma
pois
de
abordar
então
tudo
bem
/
agora
se
eu
estou
em
frente
a
alguém
/
/
e
já
tive
professores
como
aquele
que
a
professora
acabou
de
dizer
/
quemeeu eu /
desisti
de
de
uma
cadeira
com
um
professor
/
porque
ficava
tonta
/
Claro
de
andar
dos olhos andar para um lado e para o outro ele a ler os / os
Os
olhos
papéis
de
um
lado
para
o
outro
/
quer
dizer
nem
eu
consegui
tirar
notas
porque
ninguém
que
esteja
a
ler
nós
consiga
conseguimos
tirar
notas
não
é
?
Nem
sequer
tampouco
eu
conseguia
/
captar
porque
alguém
que
lê
/
é
impossível
É
impossível
<não
se
consegue>
não
se
consegue
Não
é
?
E
portanto
pronto
desisti
Cada
vez
me
lembra
disso
foi
a
experiência
mais
eh
hum
/
desgastanteda da minha vida académica acho que foi essa porque /
ainda
por
cima
/
o grau de da exigência nos testes
/
eh
era
baseado
justamente
nos
apontamentos
dados
/
deveriam
ser
excelentes
mas
quem
é
que
vai
agora
saber
aquilo
hhh
/
/
ah
hum
eu
não
conseguia
naturalmente
o
discurso
do
professor
/
Claro
que
não
porque
é
impossível
era
impossível
/
era
impossível
Quem
lê
é
impossível
É
impossível
e
/
e nunca fui estimulada para esse lado da da da aprendizagem /
existem
várias
maneiras
de
aprender
/
para
mim
/
aqu
aquilo
que
conta
mais
é
a
capacidade
de
racionínio
sobre
Determinado
pois
claro
/
sobre
qualquer
coisa
/
/
ah
ali
exigia
que
eu
fixasse
conhecimentos
e
que
os
reproduzisse
eu
não
tinha
paciência
para
isso
/
ao
final
/
era
/
/
hum
necessário
fazer
o
trabalho
fizemos
um
trabalho
/
sobre
o
/
do
/
Do
exato
que
era
uma
obra
vários
títulos
dificílimos
<
/
muito
interessante>
muito
interessante
/
eu
gostei
muito
de
fazer
o
trabalho
e
de
/
está
bom
tenho
a
certeza
absoluta
de
que
se
eu
tivesse
mostrado
a
outro
professor
que
fosse
recetivo
/
/
à
/
À
imaginação
e
à
criatividade
de
cada
um
à
imaginação
e
à
criatividade
e
à
/
à
abertura
/
para
outras
interpretações
/
teria
gostado
mas
aquele
professor
não
gostou
/
ah
deu-me
uma
nota
claro
/
Claro
uma
daquelas
notas
Que
nem
como
se
diz
hhh
/
Exato
hhh
mais
vale
hhh
/
é
é
no
catorze
hhh
/
hhh
tanto
me
faz
que
esteja
catorze
ali
como
treze
como
doze
como
dez
agora
neste
momento
quer
dizer
aquilo
não
corresponde
de
maneira
nenhuma
ao
meu
trabalho
/
Portanto
/
Não
é
para
esquecer
é
para
esquecer
/
Pronto
também
não
vale
a
pena
contestar
Mas
daí
a
alguns
anos
nem
do
pro
nem
me
lembrava
do
nome
do
professor
o
trauma
foi
de
tal
ordem
hhh
que
eu
até
esqueci
o
nome
do
professor
/
queria
esquecer
tudo
/
por
completo
hhh
até
o
nome
do
professor
esqueci
hoje
em
dia
/
hhh
como
é
meu
colega
hhh
hhh
hhh
/
Não
mas
eh
pronto
mas
quer
dizer
há
aqui
professores
ainda
realmente
que
que
são
/
que
são
génios
ainda
e
que
são
pessoas
realmente
com
quem
se
podem
contar
/
São
e
com
quem
/
e
com
quem
é
possível
por
exemplo
eu
este
ano
envolvi-me
numa
luta
pessoal
/
ah
/
Hum
hum
contra
um
professor
da
cadeira
/
de
quem
eu
adoro
/
adoro
o
senhor
é
o
A
sério
?
Adoro
/
mas
/
sabe
professora
quando
se
chega
a
esta
idade
e
se
pretende
continuar
na
vertical
que
é
o
meu
caso
/
Hum
hum
não
quero
andar
de
gatas
/
/
ah
em
nenhum
aspeto
da
minha
vida
/
/
ah
/
vamos
lá
ver
eh
é
difícil
eh
/
a
gente
dizer
que
sim
a
tudo
Ah
Não
é
?
Eu
já
não
tenho
paciência
para
isso
/
E
dizer
Ah
mas
é
que
isto
verificou-se
então
estamos
a
dar
a
Emily
Dickinson
/
de
quem
eu
não
gosto
pessoalmente
/
de
quem
não
gosto
/
ninguém
é
obrigado
a
gostar
de
tudo
pronto
Li
trabalhei
e
mostrei-lhe
a
ele
que
foi
o
melhor
teste
da
turma
/
Hum
hum
e
mostrei-lhe
a
ele
que
/
quer
dizer
consegui
fazer
apenas
com
trabalho
e
não
por
gosto
Claro
Uma
coisa
é
eu
estar
a
defender
o
porque
gosto
/
não
é
?
Outra
coisa
é
estar
a
defender
o
porque
gosto
/
Outra
coisa
é
/
Outra
coisa
é
eu
estar
a
fazer
o
porque
gosto
da
Emily
Dickinson
porque
gosto
não
gosto
por
trabalho
mas
pronto
é
preciso
fazer
é
preciso
trabalhar
vamos
a
isso
/
Claro
pronto
/
e
entretanto
/
toda
a
gente
na
turma
/
/
antes
do
teste
para
aí
umas
duas
ou
três
aulas
antes
do
teste
ele
perguntou
"
Dúvidas
dúvidas
"
e
tal
/
e
eu
disse
ao
professor
"
Eu
não
tenho
dúvidas
não
é
propriamente
dúvidas
o
que
eu
tenho
"
/
"
mas
veja
lá
se
o
professor
me
consegue
fazer
gostar
desta
senhora
"
/
hhh
É
que
eu
não
consigo
ver
nem
uh
/
quandodizem há um poema que diz eh wild nights wild nights where you and /
/
ah
wild
nights
wild
nights
depois
qualquer
coisa
e
ah
the
sea
/
e
então
é
o
orgasmo
da
Emily
Dickinson
Ah
e
vai
lá
uma
pessoa
descobrir
hhh
E
vai
lá
uma
pessoa
descobrir
/
hhh
porque
é
que
aquilo
constituí
o
orgasmo
da
senhora
/
quer
dizer
/
Por
amor
de
Deus
eu
não
percebi
/
e
depois
quer
dizer
/
/
hum
en
não
entendi
não
entendo
e
"
Professor
por
favor
explique-me
/
"
para
ver
se
eu
consigo
vir
"
hhh
Porque
ele
ouvia
isto
não
/
não
é
?
Bem
o
senhor
começou-se
a
rir
/
e
entretanto
diz
"
Então
quem
é
gosta
da
Emily
Dickinson
aqui
"
"
Ai
eu
gosto
muito
professor
"
/
porque
como
ele
tinha
dito
que
gostava
/
toda
a
gente
/
Gostava
gostava
"
Ai
eu
gosto
imenso
professor
ai
gosto
imenso
"
e
tal
tal
tal
/
Gosto
disto
só
que
ele
não
é
parvo
E
sabe
porquê
E
então
disse
"
Então
meus
amigos
se
gostam
"
/
"
expliquem
aqui
à
vossa
colega
"
/
"
uma
maneira
uma
boa
razão
para
gostar
da
Emily
Dickinson
E
ninguém
/
e
ninguém
/
soube
responder
nada
/
Claro
como
é
óbvio
evidente
/
eu
disse
"
Professor
afinal
olhe
"
/
"
estou
"
/
"
perfeitamente
in
"
/
"
já
percebi
tudo
"
/
"
é
que
ninguém
percebe
nada
mas
tudo
está
calado
"
/
hhh
"
eu
não
percebo
e
não
gosto
"
/
"
e
foi-lhe
capaz
de
dizer
que
não
percebo
nem
gosto
"
/
"
mas
fique
descansado
professor
"
ficava
"euestudo eu vou estudar para o teste " /
"
e
vou-lhe
demonstrar
que
com
estudo
eu
consigo
ir
lá
"
/
claro
que
depois
fui
para
casa
e
fui
ler
montanhas
de
coisas
vim
aqui
para
o
departamento
fui
/
Imagino
rebuscar
tudo
o
que
havia
/
e
o
que
não
havia
/
e
descubro
finalmente
que
a
senhora
que
era
lésbica
hhh
Isto
é
tão
simples
quanto
isto
/
quer
dizer
abriu-se-me
/
imediatamente
ora
pois
se
era
uma
senhora
que
estava
em
casa
sozinha
/
Agora
já
compreende
que
vivia
sozinha
em
conflito
com
não
sei
quê
isolada
/
não tinha contacto nem sequer para fora do dos últimos anos da vida dela do quarto onde ela vi dormia /
oh
professora
como
é
que
se
percebe
um
orgasmo
ali
ou
como
é
que
se
percebe
/
determinadas
intenções
aqui
ou
acolá
/
não
é
?
não
conseguia
perceber
/
hhh
quando
leio
que
a
senhora
efetivamente
/
e eu li isto através de um um artigo /
de
uma
femininista
Hum
hum
Ah
/
hhh
Sara
/
Sara
qualquer
coisa
/
e
entretanto
o
que
essa
descoberta
toda
digo
pronto
/
a
senhora
não
tem
realmente
que
passar
para
fora
das
portas
de
casa
porque
se
calhar
teve
a
tia
teve
a
amiga
teve
a
namorada
/
quer
dizer
portanto
ela
teve
realmente
prazer
físico
à
sua
maneira
mas
teve-o
/
portanto
realmente
é
capaz
agora
sou
capaz
de
ver
aqui
coisas
que
não
conseguia
ver
/
e
no
dia
do
teste
quando
acabei
o
teste
disse
ao
professor
"
Está
aqui
o
meu
teste
"
/
"
e
o
professor
podia
ter
dito
na
aula
"
/
"
que
ela
era
lésbica
"
/
"
e
tinha
necessidade
"
/
Se
tivesse
"
todas
as
minhas
dúvidas
na
minha
cabeça
eu
tinha
percebido
"
/
"
tudo
"
/
"
bastava
que
me
tivesse
dito
isso
para
mim
era
fundamental
para
entender
"
/
Claro
claro
claro
"
aonde
é
que
o
professor
via
essas
coisas
é
que
não
as
via
"
/
não
é
?
Portanto
/
eu
E e como você não viu não viram todos os outros os outros não chegaram a ver
Quer
dizer
eu
tive
um
dezassete
no
teste
não
é
?
E
os
outros
depois
todos
que
gostavam
muito
da
Emily
Dickinson
que
diziam
ao
professor
que
gostavam
muito
e
que
não
sei
quê
/
tiveram
dez
tiveram
onzes
tiveram
dozes
/
Claro
quando
vieram
perguntar
a
minha
nota
eu
disse
"
Olha
tive
dezassete
"
/
"
Ai
como
?
"
/
"
Como
?
"
/
Tu
não
gostas
e
"
Então
vocês
é
que
gostam
"
/
"
Vocês
é
que
disseram
ao
professor
que
gostavam
eu
disse
desde
o
princípio
que
não
gostava
"
/
"
mas
não
gostava
mas
eu
tinha
que
fazer
tinha
que
estudar
"
/
"
e
portanto
fui-me
rodear
de
tudo
"
/
"
para
realmente
compreender
"
/
"
aquilo
que
o
professor
dizia
nas
aulas
"
/
porque
realmente
bastava
que
ele
me
tivesse
dito
isto
/
portanto
que
ele
depois
perguntou-me
"
Isto
é
importante
para
si
?
Era
importante
para
si
M.
Augusta
?
"
/
Sabe
que
às
vezes
não
"
Era
professor
"
Era
só
isso
que
faltava
Era
só
isso
que
me
faltava
na
no
no
para
para
reunir
todo
o
puzzle
/
era
isso
que
me
faltava
/
era
compreender
como
é
evidente
eu
não
sou
/
não
lésbica
não
é
?
Mas
quer
dizer
nem
tenho
essas
experiências
/
Claro
e
não
tem
de
se
saber
mas
sei
que
as
pessoas
/
podem
utilizar
o
seu
corpo
da
maneira
que
quiserem
para
serem
felizes
/
Claro
não
é
?
Então
aí
sim
e
se
usam
/
podem
não
usar
como
eu
uso
o
meu
/
mas
era
importante
para
mim
eu
saber
isso
Claro
Era
um
dado
como
por
exemplo
a
gente
saber
o
/
que
é
/
/
ah
que
era
homossexual
/
Pois
não
é
?
Isso
é
importante
isso
porque
faz
parte
de
uma
sensibilidade
/
As circunstânciais que no caso dos dos eh /
mas
que
são
muito
importante
para
a
interpretação
/
hum
artistas
é
absolutamente
para
se
compreender
o
trabalho
deles
/
É
fundamental
Claro
é
verdade
Mas
quer
dizer
/
essas
coisas
deviam
ser
vistas
deviam
ser
parte
da
bibliografia
/
Mas
Pronto
Só
que
a
professora
veja
bem
/
eh que realmente quer dizer isto estamos num estamos no terceiro ano /
pronto
este
ano
estávamos
no
terceiro
ano
/
Hum
hum
e
portanto
quer
dizer
mesmo
assim
ainda
há
um
certo
/
/
de
se
falar
de
determinadas
coisas
hhh
É
ridículo
não
é
?
Professora
Ridículo
se
No
outro
dia
a
professora
de
literatura
inglesa
estava
aflitíssima
para
dar
o
Hércules
/
porque
os
miúdos
não
estavam
a
perceber
como
é
que
havia
uma
ligação
/
ah
porque
os
miúdos
diziam
que
era
uma
relação
que
havia
entre
o
não
sei
se
a
professora
conhece
a
obra
deve
conhecer
com
certeza
não
conhece
/
Não
não
conheço
e
então
/
/
ah
/
havia
uma
relação
perversa
dizia
um
colega
meu
/
que
até
é
bom
aluno
/
uma
relação
perversa
entre
o
cavalo
entre
o
/
o
e
o
cavalo
/
Hum
eeudisse e eu quando ouvi perversa /
hhh
/
cá
dentro
Eu
não
conhe
não
li
não
li
o
livro
mas
vi
o
filme
Exato
/
também
há
o
filme
Há
E
eu
disse
/
"
Perversa
Gonçalo
?
"
/
"
que
jeito
?
"
/
Mas
porquê
perversa
?
e
diz
ele
"
Ah
"
/
"
oh pá
perversa
então
tu
já
viste
uma
ligação
entre
um
cavalo
uma
relação
"
/
"
entre
um
cavalo
/
e
um
e
um
e
um
rapaz
um
jovem
"
/
hhh
eu
digo
"
Alto
isso
não
é
assim
tão
tão
linear
como
tu
estás
a
dizer
"
/
"
porque
por
exemplo
eu
sou
uma
pessoa
que
sempre
montei
desde
a
miúda
a
cavalo
"
/
"
e
quando
tive
e
"
/
"
eu
como
qualquer
pessoa
que
monta
a
cavalo
"
/
Sente
uma
ligação
"
tem
uma
ligação
erótica
com
o
cavalo
"
/
É
"
há
uma
ligação
erótica
com
o
cavalo
"
/
"
há
uma
sensualidade
que
se
transmite
"
/
"
há
de
facto
movimentos
que
se
"
/
"
transmitem
"
mas
depois
calei-me
/
Antes
que
fosse
hhh
antes
que
eu
fosse
/
por
uma
mente
perversa
não
é
?
Entretanto
a
professora
corou
um
bocado
/
e
voltou-se
para
mim
e
diz-me
assim
"
desculpe
"
/
"
já
que
começou
e
começou
tão
bem
continue
"
/
"
Não
professora
a
aula
é
sua
"
/
"
e
a
senhora
é
que
é
dona
da
cadeira
"
/
hhh
foi
quase
hhh
hhh
Não
disse
isso
professora
hhh
mas
foi
quase
isso
que
me
apeteceu
dizer
mas
pensei
/
e
digo
"
Não
professora
"
/
"
a
cadeira
é
sua
"
/
"
a
senhora
é
que
é
a
professora
"
/
"
e
portanto
"
/
"
se
fosse
nas
minhas
aulas
com
os
meus
alunos
"
/
"
eu
dava
a
volta
"
/
hhh
Agora
faça
você
"
mas
os
colegas
"
/
"
que
são
realmente
são
jovens
mas
são
meus
colegas
"
/
"Ahnãoprofessora / ah M. Augusta por favor faça isso " /
Ah
"
avance
"
/
eudigo"Olheprofessoranãoseivouavançarna/ no sentido certo " /
"
agora
"
/
"
há
que
dizer
"
/
"
a
estas
pessoas
de
facto
"
/
"
e
fundamental
que
há
realmente
efetivamente
"
/
"
uma
ligação
"
/
"
porque
há
fricção
dos
orgãos
sexuais
quando
se
monta
a
cavalo
"
"
E
realmente
não
é
não
venha
a
professora
pensar
"
hhh
"
o
estou
a
pensar
que
estes
meninos
ainda
pensam
que
as
mulheres
tirando
"
/
"
fazendo
uma
uma
uh
uterina
"
/
"
que
faça
"
/
"
ah
que
que
fiquem
sem
prazer
"
/
Claro
não
é
?
Portanto
quer
dizer
e
daqui
tem
que
partir
tudo
/
/
ah
ou
à
educação
deles
ou
realmente
/
há
um
background
realmente
para
eles
realmente
compreenderem
isto
/
Não
têm
ou
não
existe
/
entãoo/ depois um palerma de um miúdo que estava atrás disse
"
Ah
então
isso
com
com
um
camelo
ainda
deve
ser
melhor
"
e
eu
disse
"
Olha
quanto
parvo
tu
és
"
/
Mesmo
estúpido
"
Quanto
parvo
tu
és
nem
vale
a
pena
continuar
"
Não
Não
é
?
"
Quanto
parvo
tu
és
"
/
porque
como
tinha
duas
bossas
ah
à
frente
e
atrás
provavelmente
/
Sim
mais
/
então
olhe
vá
experimentar
/
e
/
é
horrível
percebe
pronto
quer
dizer
mas
/
hhh
ainda
se
existe
ainda
consegue
existir
aqui
dentro
/
tabus
a
este
nível
/
Han
han
a
este
nível
/
não
é
?
Pronto
/
e
e
bastou
isso
para
que
gente
pronto
mais
ou
menos
com
massa
cinzenta
/
conseguisse
compreender
que
aquela
relação
entre
o
cavalo
e
ele
não
é
perversa
/
não
é
?
Para
ele
era
absolutamente
normal
e
Pronto
mas
que
pode
haver
uma
relação
/
realmente
muito
sensual
e
muito
erótica
/
Hum
com
um
cavalo
/
Claro
que
pode
não
é
?
Pronto
Ainda
por
cima
o
animal
/
Ou
com
um
cão
sei
lá
mas
pronto
aquele
aquele
caso
era
o
cavalo
não
é
?
Pronto
que
era
o
o
que
estava
em
jogo
e
o
miúdo
se
interessava
/
Pois
Nãoestagentenão não tem sobretudo capacidade de rela relacionar as coisas eh /
e e portanto a a falta de back de background não é simplesmente
em
coisas
deste
gênero
mas
/
em
tudo
/
Em
tudo
/
em
tudo
em
tudo
/
nãosãocom capazes de comparar as as diferentes leituras
Eles
estão
em
Literaturas
não
querem
saber
nada
de
história
/
Não
eles
em
estão
História
não
querem
saber
nada
de
Literaturas
/
Não
mais
eles
estão
em
Matemática
não
querem
saber
nada
de
leituras
/
Mais
mais
eles
estão
num
curso
de
Línguas
e
Literaturas
Modernas
e
não
querem
saber
de
Linguística
não
é
?
Isto
estamos
cada
vez
mais
Pois
Pois
Por
exemplo
eu
pessoalmente
/
Eh
são é foram as duas cadeiras cá dentro desta faculddade que mais me custaram a fazer professora /
É
mas
isso
é
comum
acontecer
Foram
as
duas
cadeiras
que
eu
digo-lhe
sinceramente
/
francamente
/
me
deram
/
ah
medo
de
as
fazer
/
pronto
São
cadeiras
problemátics
eu
sei
/
para
muito
gente
mas
Agora
mas
que
considero
que
são
essenciais
quer
dizer
/
daí
eu
não
abstraí
exatamente
/
Uma
coisa
não
tem
a
ver
com
a
outra
foi
as
cadeiras
que
mais
dificuldade
me
deram
/
são
as
cadeiras
eh
por
acaso
até
/
tive
ali
à
espera
das
notas
para
ver
hum
/
Hum
hum
das
notas
de
Linguística
mas
não
estão
ainda
afixadas
só
no
dia
vinte
e
oito
de
junho
é
que
estão
Linguística
Americana
/
não
vou
reprovar
/
percebenãonão não /
Mas
não
lhe
dava
um
prazer
particular
mas
não
vai
dar
um
prazer
particular
/
e
se
tiver
um
treze
/
/
hum
/
portanto
já
considero
que
a
professora
foi
ótima
e
excelente
e
considerou-me
Acontece
tudo
e
mais
alguma
coisa
percebe
?
Pronto
/
Pois
porque
eu
considero
cadeiras
muito
difíceis
acho
que
lá
está
estão
desenquadradas
/
dos
anos
ou
seja
nós
vamos
estudando
ao
longo
do
curso
e
depois
é
que
nos
aparece
em
Linguística
Hum
hum
Portanto
assim
/
temos
no
primeiro
ano
Introdução
aos
estudos
linguísticos
que
é
praticamente
história
/
e
que
é
muito
bonito
porque
é
história
/
não
é
?
Linguagem
das
abelhas
/
Hum
hum
/
o
/
o
Saussure
/
portanto
quer
dizer
uma
quantidade
coisas
que
são
bonitas
porque
para
nós
é
Literatura
/
não
é
?
Quer
dizer
/
É
É
leitura
e
é
a
exploração
de
texto
não
há
separação
/
Ainda
não
há
a
separação
e
depois
de
repente
no
outro
ano
aparece-nos
/
Uma
cadeira
pura
e
dura
uma
cadeira
pura
e
dura
de
fazer
/
fazer
por
exemplo
hum
/
ai
ajude-me
professora
/
dos
sons
/
a
fa
Fonologia
Não
Classificação
dos
sons
Sim
mas
as
como
é
que
se
chamam
as
matrizes
/
As
matrizes
sim
pronto
/
só
/
Que
é
a
cadeira
doida
/
quer
dizer
uma
pessoa
se
perde
um
fiozinho
ou
se
um
fulano
qualquer
/
aliás
eu
disse
isso
à
professora
"
Professora
eu
só
consigo
fazer
o
teste
se
se
a
aula
estiver
em
sossego
"
/
"
porque
se
for
uma
desassossego
eu
não
consigo
"
/
hhh
porque
perco
meu
raciocínio
porque
aquilo
tem
que
ser
/
Claro
tenho
que
estar
edepois e depois não me posso perder porque depois se voltar atrás já não reencontro /
e
então
aquilo
tinha
que
ser
tudo
por
ali
feito
<muito
certinho>
muito
certinho
/
É
professoraformaumamatriz uma matriz /
de
catorze
que
depois
na
na
na
na
na
na
subregras
e
tudo
mais
dão
vinte
e
oito
não
é
?
Mas
eu
nunca
fiz
isso
assim
Está
bem
pronto
Portanto
professora
quer
dizer
aquilo
Eu
não
sou
capaz
de
fazer
isso
/
Pronto
/
então
regras
dizem
ali
trinta
regras
de
uma
vez
só
hhh
sou
incapaz
de
fazer
isso
Ora
bem
Exatamente
Pronto
a
única
coisa
foi
quen
os
deixou
levar
/
mala
que
nos
deixou
levar
/
/
ah
hum
a
matriz
dos
sons
pronto
/
quer
dizer
mais
consonântico
menos
consonântico
pronto
/
e
realmente
hhh
Ai
é
?
Foi
/
foi
foi
a
nossa
sorte
mesmo
assim
/
Melhor
que
têm
que
ter
a
cadeira
portanto
com
aquilo
e
então
hhh
/
e
então
pronto
lá
está
pessoalmente
gosto
imenso
da
senhora
/
não
tenho
nada
a
dizer
Uma
coisa
não
tem
nada
a
ver
hhh
com
outra
Mas
uma
coisa
não
tem
nada
a
ver
com
a
outra
Agoranofinaldo[/] do depois do teste /
tive
doze
/
doze
e
meio
penso
eu
no
primeiro
teste
/
acho
que
sim
que
foi
doze
e
meio
/
o
segundo
tive
onze
e
agora
estou
à
espera
deste
último
/
/
ah
mas
não
passo
disto
/
quer
dizer
/
/
ah
no
entanto
/
eu
fui
depois
ter
com
a
professora
e
como
já
sou
mais
velha
/
percebe
quer
dizer
já
tenho
cabelos
brancos
quer
dizer
também
acho
que
as
pessoas
têm
um
certo
respeito
por
isso
As
pessoas
também
têm
um
certo
respeito
por
isso
porque
quer
dizer
eu
não
estou
a
provocar
ninguém
não
é
?
Claro
Claro
Estou
a
dizer
o
que
sinto
Sim
sim
sim
E
então
cheguei-me
ao
pé
da
senhora
e
disse-lhe
"
Professora
agora
já
tive
doze
e
meio
"
/
"
agora
sei
fazer
matrizes
de
frente
para
trás
de
trás
para
a
frente
/
hhh
Isto
serve
"
agora
a
professora
diga-me
"
/
"
para
quê
que
isto
me
serve
"
"
para
o
meu
futuro
"
/
"
o
que
é
que
eu
vou
fazer
com
isto
?
"
/
"
diga-me
professora
"
/
"
para
ver
se
eu
consigo
compreender
alguma
coisa
"
/
Era era suposto ter compreendido isso já desde o início
não
é
?
tudo
depende
da
maneira
de
"
Ai
agora
a
M.
Augusta
"
/
"
tem
muito
mais
a
localização
dos
sons
"
"
Professora
"
/
"
a
minha
locali
"
Tem
mais
quê
?
Tem
uma
melhor
imagem
da
localização
dos
sons
Obrigada
Sim
senhor
então
professora
/
quandovi/ quando eu estive a viver na Irlanda /
eu
tinha
de
ter
aprendido
Linguística
antes
de
ir
para
lá
para
aprender
os
sons
/
hhh
e
eu
aprendi-os
por
ouvir
hhh
Claro
hhh
não
não
é
isso
quer
dizer
primeiro
para
aprender
as
línguas não é necessário que/ que se tenha um conhecimento linguístico
Depois
o
segundo
teste
/
foi
ótimo
porque
pronto
aí
sim
a
transcrição
fonética
mas
isso
já
eu
faço
com
os
miúdos
há
séculos
/
Hum
hum
porque
é
a
única
maneira
que
a
gente
se
/
por
isso
não
é
?
Portanto
/
em
/
facilitam
eles
facilitarem
portanto
pomos
o
o
tch
o
do
som
não
é
?
E
portanto
pôs
pôr
pôr
o
ésse
do
outro
Pronto
mas
isso
transcrição
fonética
faço-a
/
pronto
tenho
mesmo
que
fazer
não
é
?
Pronto
/
Hum
hum
/
ah
eles
até
acham
graça
por
causa
do
samsung
do
do
do
do
/
de
o
ver
ao
contrário
/
Ai
é
?
Samsung escreve-se com com com o ao contrário não é ?
Hum
hum
Então
como
eles
sabem
o
som
e
portanto
está
lá
aquele
aquele
símbolo
fonético
não
é
?
Portanto
então
pronto
/
É
então
é
este
/
e
pronto
quer
dizer
/
mas isto são são são subtilezas que uma pessoa tem de seguir não é ?
Pois
é
não
ah
/
ah
os
conhecimentos
que
Coesão
textual
acho
que
é
importantíssimo
As
coisas
que
que
nós
procuramos
sobretudo
na
cadeira
de
fonologia
morfologia
são
/
as
questões
que
permitam
às
pessoas
/
ter
técnicas
para
análise
no
futuro
/
e
essas
técnicas
em
princípio
deve-se
perceber
qual
é
a
funcionalidade
delas
não
é
?
Por
exemplo
/
para
que
é
que
serve
a
classificação
dos
sons
/
para
nada
a
não
ser
/
para
se
perceber
quais
são
as
diferenças
entre
os
/
eh
diferentes
sons
para
se
poder
perceber
se
/
épassi/ se se algumas são passivas de transformações e que transformações são essas /
de
maneira
a
se
compreender
o
sistema
da
língua
/
ver
se
é
possível
/
construir
com
poucas
unidades
/
a
diversidade
que
a
língua
é
/
não
é
?
Exato
Pronto
quando
nós
percebermos
isto
/
quando
percebermos
isto
é
fácil
perceber
para
que
é
que
serve
sem
fazer
uma
regra
de
assimilação
ou
uma
regra
de
/
de
de
queda
ou
uma
regra
sei
lá
de
co
/
do
quer
que
seja
não
é
?
Agora
/
aprender
exatamente
como
é
que
se
formaliza
cada
uma
delas
pronto
digamos
que
é
um
detalhe
não
é
?
Mas
é
um
detalhe
importante
porque
nós
estamos
a
ensinar
convenções
portanto
é
é
suposto
que
os
alunos
compreendam
isso
e
as
saibam
usar
regularmente
/
maso o essencial é /
saber
para
que
é
que
serve
/
por
exemplo
/
toda
a
gente
sabe
que
no
Alentejo
se
fala
de
forma
diferente
de
Lisboa
/
Claro
não
é
verdade
?
No
entanto
todos
os
alentejanos
entendem
os
lisboetas
e
vice-versa
/
como
tal
o
sistema
/
Às
vezes
não
entendem
Sim
mas
quase
sempre
Palavras
não
entendem
Algumas
poucas
hhh
notam-se
Não
tem
o
mesmo
sentido
não
tem
o
mesmo
significado
Notam-se
e
em
termos
de
significado
existem
poucas
mas
exis
existem
diferenças
fonéticas
/
essas
diferenças
fonéticas
têm
que
ser
compreendidas
/
Claro
e
qualquer
falante
compreende
quando
é
que
as
diferenças
são
ah
pertinentes
e
quando
é
que
não
são
pertinentes
/
portanto
/
jogando
com
isso
/
não
há-de
ser
assim
uma
coisa
completamente
idiota
nem
desprovida
sentido
não
é
?
Claro
Agora
é
preciso
ver
o
que
é
que
pode
relacionar-se
com
o
quê
/
Claro
e
o
que
é
que
realmente
não
pode
Ah
/
pronto
e
eu
preciso
que
as
pessoas
/
/
hum
gostem
de
falar
dos
detalhes
também
/
Sim
sim
sim
sim
Acho
que
é
importantíssimo
/
pronto
/
masa mas existem muitas maneiras de de levar os alunos a compreenderem isto /
hhh
há
quem
comece
pelo
fim
/
ah
que
é
dizer-lhes
/
o
objetivo
é
/
este
então
agora
vamos
pormenorizar
/
há
outras
pessoas
que
/
pormenorizam
tanto
tanto
tanto
que
os
alunos
perdem-se
e
depois
chegam
ao
final
não
conseguem
perceber
nada
/
porque
na
realidade
/
já
não
têm
capacidade
para
assimiliar
assimilar
mais
/
jáviramtantascoisasdetalhadasqueagorajá já nada faz sentido
Pois
Se
a
professora
me
der
uma
matriz
para
fazer
eu
ainda
sou
capaz
de
a
fazer
/
agora
Hum
hum
hhh
Isto
quer
dizer
não
/
mas
Eu
compreendo
Eu
não
percebi
é
porque
é
que
tenho
de
fazer
isto
eu
fiz
porque
lá
está
a
tal
coisa
eu
estou
aqui
é
para
estudar
/
hhh
/
Mas
por
exemplo
se
eu
lhe
dissesse
há
bocadinho
estive
aqui
a
tentar
orientar
um
/
não
é
?
umas
alunas
/
e
que
estavam
a
trabalhar
sobre
a
harmonia
vocálica
/
e
eles
diziam
"
Eu
cheguei
à
conclusão
de
que
"
/
/
ah
"
a
palavra
"
/
/
ah
/
hum
"
fogo
e
a
palavra
fogos
obviamente
"
/
"
óbvio
que
são
o
singular
e
o
plural
mas
têm
uma
diferença
vocálica
"
/
São
diferentes
Uma
próxima
Exato
"
que
eu
tenho
de
explicar
e
que
"
/
"
se
eu
sei
que
elas
estão
associadas
"
eh
/
hum
"
semanticamente
"
/
"sobre em termos subjancentes eles hão-de ter apenas um segmento " /
Exato
"
qual
deles
é
que
é
qual
é
a
transformação
?
"
/
"
porque
é
que
ou
ou
ó
"
/
"
alternam
e
porque
é
que
não
alternam
com
o
u
"
"
e
qual
deles
é
que
eu
devo
considerar
que
deve
fazer
parte
da
representação
porque
é
que
"
/
"
não
é
ao
contrário
"
/
"
e
se
existe
um
processo
de
assimilação
num
/
[//] numa transformação que eu aqui consigo imaginar que existe " /
"
porque
é
que
ela
não
é
uma
assimilação
total
porque
é
eu
não
"
/
"
posso
meter
em
vez
de
ou
u
"
/
porque
aquilo
/
fonologicamente
é
um
ó
/
Claro
mas
claro
/
e
/
"
porque
é
que
eu
não
posso
meter
u
"
/
"
já
que
a
influência
da
vogal
final
na
palavra
fogo
sobre
a
vogal
tónica
"
/
Exato
"
porque
é
eu
não
posso
e
passo
a
ter
apenas
um
"
/
quer
dizer
isso
é
explicável
do
ponto
de
vista
fonético
não
é
?
Existe
uma
gradação
existem
três
graus
de
abertura
só
se
liga
/
parte
não
consegue
chegar
à
/
à
planitude
que
seria
a
assimilação
co
correta
não
é
?
Correta
Portanto
/
isto
tem
justificação
/
e
é
para
estas
coisas
que
servem
Ora
bem
/
é o que eu acho também por exemplo em em em inglesa é a mesma coisa por exemplo
/
eh
quando
é
que
se
/
quando
é
que
realmente
se
repete
a
última
/
consoante
/
quando
é
que
se
dobra
/
Hum
hum
eu
tenho
uma
coisa
que
ensinaram
aos
meus
filhos
portanto
na
Irlanda
/
na
instrução
primária
/
e
que
tem
batido
certo
hhh
É
verdade
Quando
termina
em
consoante
vogal
consoante
/
dobra
/
sempre
ou
/
verbos
terminados
em
érre
e
em
éle
em
líquidas
/
Pois
pronto
Mas
eu
sei
isto
/
mas
por
exemplo
/
perguntei
à
professora
por
exemplo
porque
é
que
/
/
ah
/
que
também
/
portantoemvogalconso/ em consoante vogal consoante /
Hum
não
dobra
/
e
ninguém
me
soube
responder
/
portanto
eu
acho
que
isto
é
que
vamos
lá
ver
se
estamos
a
preparar
gente
para
o
ensino
/
ou
então
digam
que
não
estão
/
mas
pronto
preparar
gente
para
investigação
para
outra
coisa
qualquer
/
Hum
hum
Pois
pois
pois
mas
se
estão
desde
o
primeiro
ano
que
nós
pomos
uma
cruzinha
em
via
ensino
/
não
é
?
E
quem
via
científica
marca
outra
cruzinha
noutro
sítio
/
se
estamos
desde
o
primeiro
a
optar
por
uma
via
de
ensino
/
não
é
?
Então
/
deveremos
ser
preparados
não
conta
para
nada
Não
conta
para
nada
professora
ora
bem
Não
porque
as
cadeiras
são
orientadas
para
a
investigação
e
depois
existem
a
as
Mais
nada
pedagógicas
para
aqueles
que
assinalaram
a
a
cruzinha
em
ensino
Exatamente
não
é
professora
?
Portanto
quer
dizer
/
então
vamos
tratar
de
coisas
aqui
/
que
sejam
efetivamente
/
necessárias
/
Hum
hum
para
transmitir
aos
miúdos
e
nós
as
compreendermos
agora
não
é
com
uma
matriz
que
eu
vou
dar
ao
/
aos
miúdos
Não
Ah
você
va
não
isso
de
maneira
nenhuma
mas
é
você
pode
pegar
/
/
na
/
hum
no
conhecimento
que
tem
dos
segmentos
que
existem
das
variedades
a
que
eh
das
variações
aque
podem
estar
sujeitos
/
para
fazer
uma
boa
ficha
/
pedagógica
para
ensinar
aos
alunos
como
escrever
corretamente
É
?
Pode
Não
tire
dali
nada
/
esse
conhecimento
Pode
pode
Pode
perfeitamente
/
porque
repare
por
exemplo
se
você
estiver
a
trabalhar
com
um
aluno
de
Chaves
/
que
obviamente
tem
Trabalhei trabalho com alunos do Alentejo /
agora
veja
o
que
é
miúdos
do
Alentejo
a
falar
inglês
Seja
/
seja
para
esses
é
mais
rápido
bom
para
mim
o
inglês
é
É
muito
difícil
Édiferentepara com linguística aplicada não o fiz
É
muito
difícil
Muito
difícil
Pois
No
meu
curso
eu
tinha
a
Português
e
o
Inglês
mas
não
havia
cadeiras
pedagógicas
portanto
nunca
fiz
nada
nessa
área
Exato
no
entanto
/
para
qualquer
língua
em
princípio
desde
que
as
técnicas
sejam
suficientes
se
pode
eh
/
trab
trabalhar
não
é
?
Ora
bem
/
se no caso de você estar a a trabalhar com os alunos por exemplo /
de
Trás-Os-Montes
/
como
eles
têm
uma
variedade
de
segmentos
/
fonéticos
diferente
de
daquela
que
existe
por
exemplo
aqui
/
com
a
norma
ortográfica
mais
conservadora
do
que
/
aa / a /
A
oral
Claro
falam
não
é
?
Ah
/
você
pode
/
pegarnadiversifi/ na diversidade ah ortográfica /
/
e
justificar
porque
é
que
aqueles
alunos
dão
muito
menos
erros
/
em
determinadas
palavras
por
exemplo
nas
sibilantes
do
que
dão
os
alunos
de
Lisboa
/
ou
porque
é
que
dão
muito
menos
eh
erros
/
por
exemplo
no
ditongo
ou
/
do
que
dão
os
alunos
de
Lisboa
e
de
todo
o
sul
em
geral
/
porque
eles
têm
um
ci
/
têm
a
manutenção
do
/
de
um
sistema
fonético
mais
ah
arquaíco
que
contempla
todos
aqueles
sons
que
a
ortografia
ainda
preserva
/
Ainda
preserva
pois
pelo
contrário
os
outros
estando
mais
envolvidos
em
determinadas
Tivesse
qualquer
ponta
por
onde
se
lhe
pegue
e
dissesse
assim
"
Sim
senhor
"
/
"
isto
vai
me
servir
isto
vai
ser
concreto
eu
vou
necessitar
disto
"
/
eh
pronto
Ainda num dia destes falava com uma/ uma colega minha que dá aulas na / hum /
nas
/
No
secundário
Não
nas
pedagógicas
e
/
Ah
diz
que
teve
um
trabalho
este
ano
que
realmente
/
Que
lhe
encheu
o
olho
hhh
encheu
o
olho
porque
/
era
um
trabalho
que
de
uma
forma
/
/
eh
simples
conseguia
fazer
com
que
os
a
alunos
de
determinado
nível
do
do
secundário
já
não
sei
qual
era
o
nível
de
escolariedade
mas
Não
me
diga
que
foi
a
planificação
que
fiz
com
uma
aluna
para
uma
colega
minha
Não
sei
Não
sei
/
faço
ideia
hhh
Eu
vou-lhe
dizer
sabe
porque
é
que
eu
estou
a
dizer-lhe
isto
?
Porque
foi
essa
essa
terminologia
usada
com
aluna
/
ah
uma
colega
minha
foi
aqui
colega
/
Hum
eque que está este ano lá embaixo nas pedagógicas /
Hum
hum
e
teve
uma
nota
negativa
/
Hum
teve
um
sete
/
na
primeira
planificação
que
fez
/
Hum
hum
então
lembrou-se
da
M.
Augusta
porque
a
M.
Augusta
aulas
/
e
esteve
na
formação
E
já
tem
experiência
Não
e
e
não
é
só
daí
/
éporqueeuestivena sou das cinquenta /
formadoras
dos
novos
programas
de
inglês
Sei
hum
hum
Pronto
a
nível
de
ministério
foram
escolhidas
várias
escolas
piloto
/
para
entrarem
exatamente
para
entrarem
/
e
então
foram
escolhidas
dessas
escolas
alguém
que
estivesse
interessado
/
e
eu
inovação
é
comigo
e
/
Lá
vou
eu
lá
vou
eu
pronto
vou
ver
o
que
é
que
é
/
e
realmente
foi
uma
experiência
ótima
porque
assestei
assisti
/
há
discussão
entrei
na
discussão
e
assisti
desde
o
início
/
à
ao
nascimento
dos
novos
programas
de
inglês
pronto
/
Hum
hum
e
penso
que
ninguém
vos
pode
pôr
grandes
eh
/
grandes
defeitos
claro
que
há
utopias
mas
/
pronto
mas
quer
dizer
é
diferente
/
professora
a
gente
não
pode
estar
a
fazer
um
programa
para
Lisboa
/
do
de
inglês
/
Não
nemestá nem pode estar a fazer um programa de inglês para o Alentejo nem pode um /
Fazer
um
pois
programa
para
para
Braga
não
é
?
Portanto
pronto
/
dentro
daquilo
que
se
enfim
/
/
e
dentro
da
horizontalidade
com
que
fi
foram
feitos
os
programas
ou
seja
começar-se
no
sétimo
/
oitavo
e
nono
e
tudo
/
Hum
na
horizontal
ir
progredindo
até
chegar
a
determinado
nível
que
/
claro
aumentando
de
nível
de
dificuldade
não
é
?
Mas
pronto
chegando
ao
objetivo
que
nós
queremos
Com
certeza
Ah
hum
/
a
colega
/
a
colega
telefonou-me
em
resumo
/
se
não
acaba-se
a
cassete
outra
vez
ah
em
resumo
/
hhh
a
colega
telefonou-me
e
disse-me
"
Olha
M.
Augusta
eu
"
/
"
lamento
muito
eu
sei
que
tu
estás
cheia
de
trabalho
"
/
Mas
preciso
da
tua
mas
eu
preciso
da
tua
ajuda
/
"
tu
és
capaz
de
me
fazer
uma
planificação
?
"
eu
digo
"
Oh
filha
isso
é
o
que
eu
faço
todos
os
anos
"
hhh
/
hhhh
Queres
?
"
todos
os
anos
tem
que
ser
"
/
"
pelo
menos
"
/
"
pelo
menos
"
/
Hum
hum
podemos
às
vezes
che
Aquilo
que
ela
ah
aquilo
que
aquela
pessoa
fez
foi
ah
hum
criar
ah
fichas
que
permitiam
que
os
alunos
compreendessem
como
deviam
usar
ah
devidamente
a
passiva
mas
era
em
português
/
/
e
/
ah
a
diferença
entre
coisas
do
tipo
vende-se
vendem-se
/
e
outras
coisas
do
gênero
era
hhh
E
depois
/
/
ah
pronto
entretanto
eu
/
pronto
porque
vamos
lá
ver
/
foi
o
que
eu
lhe
disse
a
ela
ela
tinha
dado
uma
aula
massuda
massuda
porque
realmente
a
planificação
até
se
fosse
comigo
nem
dava
certo
quer
dizer
/
pronto
sinceramente
/
hhh
a
professora
foi
muito
generosa
em
dar-lhe
sete
/
e
então
porquê
?
Porque
os
miúdos
não
são
mais
os
miúdos
que
eram
do
nosso
tempo
/
hhh
não
são
mais
Nem
pensar
nem
pensar
Portanto
ou
/
ou
professora
se
agarra
a
ma
turma
/
não
é
o
vosso
caso
aqui
toda
a
gente
está
agarrado
está
aqui
porque
quer
/
Pois
pois
pronto
já
é
outro
tipo
de
ensino
/
agora
ali
não
estão
ali
porque
estão
obrigados
/
é
uma
coisa
completamente
diferente
/
É
é
é
é
então
ou
se
agarra
uma
turma
professora
/
ou
não
se
agarra
uma
turma
eu
entro
muitas
vezes
a
pensar
para
fazer
uma
coisa
/
e
depois
lembro-me
perfeitamente
que
uma
vez
levava
uma
clave
de
sol
/
que
eu
tenho
muito
bonita
de
ouro
/
que
me
foi
oferecida
e
no
no
na
lapela
/
Hum
e
uma
miúda
disse-me
/
"
Olhe
que
giro
que
bonito
"
/
"
Olha
gostas
de
música
?
"
"
Gosto
"
"
Então
olha
"
/
e
dali
nasceu
a
aula
/
O
tema
foi
Pois
pois
foi
e
ali
nasceu
a
aula
/
Mas
e
dali
fizemos
a
troca
/
quer
dizer
ninguem
neste
momento
pode
entrar
numa
aula
percebe
professora
?
também
a
dizer
assim
/
"
Hoje
vamos
dar
os
verbos
"
/
"
hoje
vamos
dar
a
passiva
"
como
nesse
caso
/
não
tem
de
se
partir
de
outras
coisas
para
se
poder
chegar
à
passiva
/
hhh
Claro
não
é
?
E
tem
que
se
dar
realmente
o
máximo
/
sem
libertinagem
/
mas
tem
que
se
dar
máximo
liberdade
aos
miúdos
/
para
realmente
eles
poderem
pensar
por
eles
próprios
racicionarem
e
terem
gozo
naquilo
que
estão
a
fazer
/
Mas
é
preciso
um
empenho
muito
maior
Mas
é
preci
/
ah
claro
que
é
professora
eu
fico
estoirada
/
Claro
chega
esta
altura
do
campeonato
que
/
já
nem
sei
quer
dizer
este
ano
não
porque
não
estou
a
dar
aulas
/
mas
quer
dizer
/
entre
por
exemplo
vinte
alunos
em
que
eu
fico
com
uma
aula
de
catorze
porque
entretanto
seis
/
uns
de
overdose
morreram
outros
/
Hum
hum
outros
/
estão
internados
a
fazer
/
reabilitações
e
tudo
mais
eu
tenho
de
tudo
professora
Uma
pessoa
não
é
como
aqui
não
é
distante
nem
está
numa
/
Claro
ali
é
mãe
é
pai
é
professor
é
padre
é
médico
é
tudo
/
porquedesdequeum um aluno me desmaie à frente e depois vá saber que o miúdo /
que
vem
todos
os
dias
para
à
escola
sem
tomar
o
pequeno
almoço
/
e
que
há
não
sei
quantos
meses
que
isto
se
repete
/
o
miúdo
já
não
tem
resistências
e
cai
/
para
o
lado
/
a
ter
que
que
que
resolver
o
problema
até
que
venha
o
ministério
dizer
que
o
aluno
tem
autorização
para
realmente
poder
tomar
o
pequeno
almoço
de
borla
/
somos
nós
do
nosso
bolso
que
temos
que
pagar
por
exemplo
para
o
miúdo
a
sandes
e
o
copo
de
leite
não
é
professora
?
Portanto
isto
não
tem
nada
que
ver
com
o
vosso
ensino
aqui
/
Não
não
nem
tem
nada
que
ver
com
com
com
as
exigências
que
nos
fazem
a
todo
o
momento
/
não
é
?
Agora
não
há
dúvida
nenhuma
que
esta
gente
não
está
preparada
/
o
caso
dessa
minha
colega
a
quem
realmente
eu
fiz
a
planificação
teve
dezoito
hhh
hhh
Portanto
/
precisamente
porquê
?
Porque
eu
parti
ao
contrário
do
que
eles
estão
a
partir
eles
estão
a
partir
a
partir
da
teoria
para
a
prática
/
Prática
e
eu
estou
a
fazer
o
contrário
estou
a
conciliar
a
minha
prática
/
com
a
teoria
daqui
/
Com
a
teoria
claro
que
não
é
conciliável
porque
/
pode
ser
que
lá
embaixo
tenha
esse
prazer
/
hhhh
não
deve
ser
fácil
de
ser
hhh
Mas
não
deve
ser
fácil
/
porque
foi
Nãomas mas o / o seu contributo é importante porque /
há
muitas
pessoas
que
não
tem
de
maneira
nenhuma
/
perceção
daquilo
que
é
dar
aulas
no
secundário
Olhe
se
professora
se
me
disser
assim
É
ao
nível
dos
alunos
não
é
ao
nível
dos
professores
Que
é
o
o
caso
das
das
das
minhas
colegas
os
os
alunos
a
minha
alcunha
é
a
filósofa
/
hhh
para
eles
/
/
ah
e
para
os
meus
colegas
/
"
Lá
vem
a
mãezinha
"
/
eu
digo
"
Caramba
eu
tenho
cinco
filhos
também
"
/
hhh
com
certeza
que
os
meus
filhos
já
perceberam
/
já
perceberam
com
certeza
e
já
já
precisaram
com
certeza
de
de
algum
professor
quando
eu
não
estive
por
perto
/
Claro
porque
em
cinco
filhos
com
certeza
que
houve
algum
momento
em
que
eu
não
estive
por
perto
/
hhh
Imagino
ou
que
não
estive
a
tempo
inteiro
/
ou
que
realmente
não
estive
/
Para
ele
/
para
ele
/
o
suficiente
/
o
suficiente
/
e
portanto
com
certeza
que
ele
se
serviu
de
professores
/
porque
os
meus
filhos
apareciam
de
férias
lá
com
miúdos
/
com
professores
deles
das
cadeiras
/
é
porque
eles
alguma
coisa
tinham
feito
por
eles
não
foi
só
dar-lhes
notas
/
Claro
Claro
não
é
?
Portanto
ajudaram-nos
também
/
e
se
eu
nessa
perspetiva
/
não
é
?
e
muitas
vezes
paro
a
aula
/
paroaaulahumcom com coisas perfeitamente incríveis por exemplo
em
Sines
a
primeira
vez
que
me
que
me
receberam
dentro
de
uma
aula
como
eu
já
era
velhota
para
eles
não
é
?
hhh
Ah
/
/
ah
receberam-me
com
com
professora
Descarante
Ah
pe
/
para
a
professora
é
descarante
Eu
tenho
uns
sobrinhos
eu
tenho
um
sobrinho
lá
espero
que
não
tenha
sido
eles
não
é
?
<Em
Sines>
em
Sines
Hum
?
Sim
se
falar
em
M.
Augusta
toda
a
gente
se
lembra
da
M.
Augusta
/
eu
estive
lá
só
saí
de
lá
só
há
três
anos
/
Esteve
na
na
escola
secundária
?
Na
escola
secundária
em
Sines
/
com
a
Filomena
E
/
e
portanto
tive
muitos
que
ainda
hoje
me
escrevem
e
me
adoram
e
quer
dizer
e
com
quem
temos
uma
boa
relação
/
mas
quando
olhei
para
aquilo
professora
/
a
primeira
coisa
/
as
minhas
colegas
aliás
disseram
"
Não
sei
como
é
que
tens
paciências
porque
olha
eu
"
"
ponha
logo
uma
cha
uma
falta
de
disciplinar
e
ia-me
embora
"
/
Não
resolvia
nada
no
outro
dia
uma
coisa
qualquer
hhh
e
mas
isso
não
resolvia
o
problema
porque
na
Ora
bem
porque
na
segunda
vez
que
eu
entrasse
na
turma
/
tinha
mostrado
fraqueza
/
e
por
outro
lado
não
tinha
resolvido
o
problema
isto
é
como
uma
pessoa
que
tem
um
esgotamento
põe-na
a
dormir
e
quando
acorda
tem
que
se
curar
dos
comprimidos
que
tomou
/
e
tem
que
ainda
/
Claro
recuperar
dos
problemas
todos
que
deixou
por
por
por
resolver
/
não
é
?
Ora
bem
/
portanto
não
disse
"
Olha
ainda
bem
"
/
"
vocês
se
calhar
não
estão
muito
dentro
disso
vamos
aprender
os
termos
todos
disso
em
inglês
"
/
"
todos
os
termos
sexuais
e
depois
vamos
começar
pelo
fim
"
/
"
que
é
aquilo
que
vocês
estão
a
fazer
neste
momento
é
realmente
en
"
/
hhh
"
encherem
os
preservativos
de
água
para
ver
se
houve
perfuração
durante
as
relações
"
/
"
que
é
chato
"
/
"
se
tiver
havido
"
/
"
não
é
?
"
/
"
E
então
vamos
lá
"
/
professora
dei
a
volta
por
cima
o
que
é
que
acontece
?
Claro
Aqueles
miúdos
seguiam-me
até
debaixo
de
água
/
Claro
hhh
só
podia
ser
depois
daquela
prova
não
é
?
hhh
/
não
é
?
Professores
Agora
professora
/
que
eu
cheguei
a
tremer
à
sala
de
professores
ai
cheguei
hhh
Chegou
?
Ai
cheguei
completamente
cheia
de
medo
/
não
é
?
O
que
é
que
me
podia
ter
acontecido
/
hhh
terror
não
é
?
E
fui
logo
ao
conselho
diretivo
dizer
o
que
é
que
se
estava
a
passar
que
era
para
depois
alguém
não
ir
para
casa
dizer
/
hhh
que
tinha
andado
hhh
aos
miúdos
/
hhh
que
ia
falar
Exatamente
o
que
é
isto
não
é
?
De
maneira
que
para
não
me
chamarem
maluquinha
pronto
/
mas
quer
dizer
vamos
lá
ver
e
isto
eu
acho
que
só
faz
isto
/
quem
gosta
de
estar
É
quem
vive
não
é
?
E etem e tem /
Quem
gosta
de
miúdos
/
e
basta
mudar
a
quem
vê
aqueles
olhitos
daqueles
fulanos
que
eu
digo
/
sinceramente
/
eu
nunca
tive
nenhum
problema
na
escola
com
nenhum
aluno
/
em
tantos
anos
nunca
tive
/
nunca
mandei
nenhum
aluno
para
a
rua
/
não
é
?
Por
acaso
no
outro
dia
tive
quase
/
mas
pronto
hum
porque
uma
miúda
lá
trás
disse
"
Zé
baixa
a
cabeça
"
/
e
ele
po
/
foi
o
ano
passado
no
final
do
ano
quase
/
e
ele
volta-se
para
elas
"
Qual
delas
?
A
de
cima
ou
a
de
baixo
?
"
/
Ai
e
sabe
como
é
que
é
professora
é
/
assim
/
hhh
Logo
hhh
é
é
logo
a
primeira
reação
que
uma
pessoa
tem
É
como
esse
lá
está
e
depois
eu
conto
como
Zeca
Diabo
/
conto
até
dez
/
hhh
quer
dizer
calmo
ali
um
bocadinho
começo
a
contar
um
dois
três
quatro
por
aí
fora
/
até
chegar
ao
dez
quando
chego
ao
dez
eu
tenho
que
estar
calma
/
pronto
e
depois
/
entra aí a parte do raciocínio não é ? Pronto e eu tenho que dizer eu sou mais inteligente do que eles tenho que ser mais inteligente do que eles
tenho
que
/
e
portanto
isto
tem
que
ser
dado
a
volta
não
como
eles
querem
mas
como
eu
quero
Pronto
e
depois
digo
eh
"
O
senhor
José
se
faz
favor
no
final
da
aula
fica
para
falar
comigo
"
/
hhh
e
depois
tive
a
falar
com
"
Olhe
você
quando
quiser
realmente
valorizar-se
"
/
"
valorize-se
"
/
"
pela
positiva
não
pela
negativa
"
/
"
que
ordinário
"
/
"
você
está
a
falar
com
uma
rapariga
"
/
"
podia
ser
sua
irmã
"
/
"
se
respondessem
isso
à
sua
irmã
o
que
é
que
você
fazia
?
"
"
e
olhe
e
vamos
esquecer
isto
aqui
porque
eu
"
/
"
não
estou
em
tempo
para
para
para
me
aborrecer
com
as
pessoas
no
final
do
ano
"
/
"
mas
digo-lhe
uam
coisa
se
você
volta
"
/
"ateruma uma entrada dessas na aula garanto-lhe a si " /
"
que
eu
lá
fora
dou-lhe
dois
pares
de
estalos
"
/
"
já
tem
idade
para
isso
"
/
de
maneira
que
o
miúdo
depois
pediu
imensa
desculpa
e
realmente
até
ao
final
do
ano
foi
ótimo
foi
impecável
Nunca
mais
hhh
Nunca
mais
teve
saídas
daquelas
/
É
não
é
?
Se
eu
tivesse
mandado
para
fora
se
calhar
ficava-me
com
raiva
se
calhar
tinha-me
ficado
sei
lá
é
o
quê
/
Qualquer
coisa
qualquer
coisa
percebe
?
pronto
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