DI_86BF25b
Sem título
ID | 86 |
Participant | Z. Cardoso |
Gender | Feminino |
Opções de representação
Texto: - Mostrar: - Etiquetas:
O script do Java parece estar desligado, ou então houve um erro de comunicação. Ligue o script do Java para mais opções de representação.
muito
obrigada
o
que
é
que
lhe
pareceu
isto
tudo
?
hm
hm
de
nada
ora
essa
muito
longo
com
certeza
hhh
muito
longo
hhh
algo
cansativo
também
hhh
mas
os
meus
informantes
também
com
certeza
deve
ter
muito
trabalho
esta
doutora
tem
muito
trabalho
hhh
t
acho
que
sim
bem
eu
não
estou
cansada
não
é
?
bem
mas
deve
ser
difícil
mas
que
para
certas
pessoas
deve
ser
cansativo
hhh
sim
sim
eu
não
me
sinto
cansada
graças
a
deus
mas
mas
para
certos
é
é
pessoas
deve
ser
nem
todos
têm
a
mesma
capacidade
de
leitura
deve
ser
e
pronto
capacidade
acho
que
sim
acho
que
sim
eu
por
acaso
gosto
muito
de
ler
embora
que
já
não
tenho
muita
prática
quer
dizer
já
estou
reformada
há
três
anos
na
prática
a
senhora
doutora
sabe
como
é
vai
porque
a
gente
&n
ora
bem
eu
leio
um
bocadinho
de
a
Bíblia
todos
os
dias
mas
devia
ler
mais
hm
hm
devia
ler
mais
mas
os
afazeres
da
casa
mas
agora
tenho
que
fazer
isto
agora
tenho
que
fazer
aquilo
dedico-me
mais
ao
trabalho
hm
hm
e
e
as
leituras
vão-se
esque
vão-se
desleixando
um
pouco
não
é
?
ao
passo
que
se
eu
estivesse
a
trabalhar
tinha
que
ser
hhh
tinha
que
tinha
quer
ler
mesmo
nem
que
não
quisesse
não
é
?
gostava
eh
muito
da
sua
profissão
?
eh
gostava
mais
no
fim
do
que
no
princípio
ai
sim
?
foi
aprendendo
a
gostar
é
verdade
gostava
eh
fui
cada
vez
mais
quer-se
dizer
no
princípio
até
pensei
para
mim
hm
parece
que
não
era
esta
bem
a
profissão
mas
c
comecei
a
gostar
a
gostar
a
gostar
até
que
quando
me
reformei
tive
muito
pena
ai
muitas
saudades
dos
meus
alunos
da
dos
dos
dos
pais
do
pessoal
todo
da
da
da
terra
onde
eu
estava
a
trabalhar
é
verdade
?
das
colegas
naturalmente
há
sempre
problemas
ao
longo
da
dalgumas
mais
saudades
doutras
menos
hhh
vida
há
há
embora
que
eu
graças
a
deus
não
não
/
/
é
isso
tenho
razão
de
queixa
mas
há
sempre
umas
mais
simpáticas
e
outras
menos
não
é
?
hhh
é
como
em
todo
o
lado
já
se
vê
pois
é
a
senhora
começou
por
lecionar
logo
pois
pois
ah
turmas
das
diferentes
classes
ou
dava
apenas
primeiro
segundo
terceiro
?
eh
em
princípio
tive
duas
classes
duas
e
depois
eh
os
alunos
conforme
iam
transitando
iam
ficando
comigo
ai
era
?
era
sempre
assim
era
era
eh
acho
que
n
d
se
não
estou
em
erro
nunca
nunca
tive
mais
embora
é
um
pouco
mais
difícil
trabalhar
porque
hhh
/
/
é
têm
assim
poucos
alunos
e
assim
uma
mistura
muito
grande
segundo
o
que
eu
oiço
dizer
que
eu
oiço
dizer
eh
até
porque
que
há
às
vezes
há
certos
apoios
nas
escolas
hm
hm
ajudar
aqueles
que
são
mais
difíceis
de
de
aturar
eu
só
que
em
em
portanto
em
Braga
é
que
tive
também
também
tive
apoios
mas
em
Guimarães
não
eu
gostei
muito
muito
muito
de
trabalhar
em
Guimarães
embora
que
as
crianças
era
ainda
talvez
mais
rudes
do
que
aqui
em
Braga
sim
?
mas
mas
gostei
muito
de
trablhar
porque
mais
aplicados
eram
muito
mais
estudiosos
as
crianças
mais
aplicados
é
verdade
é
é
e
depois
eh
e
muito
educados
mais
muito
mais
educação
do
que
praticamente
aqui
pela
cidade
mas
tinha
a
ver
justamente
com
uns
serem
do
campo
e
outros
da
cidade
?
é
é
pois
portanto
onde
eu
trabalhava
em
Serzedelo
de
Guimarães
exato
do
campo
e
é
o
que
eu
digo
eh
mais
educados
muito
mais
do
que
praticamente
aqui
na
cidade
mais
humildes
hm
é
verdade
muito
mais
educados
mais
humildes
mais
humildes
é
verdade
e
as
turmas
eram
igualmente
grandes
ou
?
sim
senhor
mais
expedientes
ou
não
?
eram
eram
grandes
sim
e
e
e
a
gente
tinha
que
apresentar
o
tínhamos
de
dar
aquela
percentagem
era
?
ai
tínhamos
quem
não
desse
aquela
percentagem
eh
pronto
não
não
não
não
tínhamos
nota
mesmo
no
fim
do
ano
eram
avaliados
?
como
é
que
isso
se
fazia
?
era
era
sim
tínhamos
portanto
era
o
ministério
tratava
de
arranjar
quem
?
era
é
q
portanto
era
nós
tínhamos
havia
exame
de
de
de
admissão
no
princípio
no
meu
no
meu
nos
meus
primeiros
tempos
os
alunos
na
à
quarta
classe
faziam
o
exame
claro
eu
ainda
fiz
exame
é
é
na
quarta
classe
pois
pois
e
eu
di
digo
com
franqueza
dantes
trabalhava-se
muito
mais
do
que
agora
as
crianças
sabiam
saíam
da
escola
a
saber
o
essencial
a
saber
a
sa
a
saber
agora
...
agora
agora
pelo
que
eu
vejo
hm
é
uma
miséria
mesmo
e
e
nos
últimos
anos
em
que
deu
aulas
já
se
apercebeu
dessa
grande
diferença
?
é
de
de
conhecimentos
no
final
da
do
primário
?
sim
no
no
quando
eu
terminei
portanto
é
que
eu
aqui
em
Guimarães
ainda
dei
aulas
mas
os
meus
últimos
três
quatro
anos
ehm
hhh
já
ah
sei
sei
já
já
não
dei
aulas
trabalhei
no
administrativo
portanto
era
é
no
administrativo
porque
como
é
que
hei
de
dizer
?
claro
hhh
porque
eu
queria-me
aproximar
aqui
da
cidade
não
é
?
e
então
eh
eu
estava
ali
em
Sequeira
aqui
a
sete
ou
oito
quilómetros
mas
queria
vir
para
aqui
para
a
cidade
porque
comprei
uma
casita
onde
vivo
agora
hm
hm
e
havia
lá
uma
escola
memso
à
beirinha
em
frente
a
transferência
e
eu
pedia
ah
a
transferência
e
concorri
para
aqui
não
é
?
e
então
consegui
consegui
eh
no
ah
à
base
no
artigo
hm
décimo
sexto
qualquer
coisa
assim
que
era
para
deixar
os
alunos
e
vir
trabalhar
no
administrativo
claro
eu
aproveitei
logo
disse
"
ai
sim
"
até
porque
nos
meus
últimos
anos
no
penúltimo
e
último
ano
que
dei
aulas
eu
fiquei
muito
cansada
porque
eu
tive
dois
irmãos
eh
ainda
os
levei
até
à
terceira
classe
portanto
foi
no
antepenúltimo
ano
tive
um
um
peq
um
rapaz
com
onze
anos
que
ehm
eh
portanto
andava
na
escola
de
Cabreiros
mas
vieram
morar
para
para
Sequeira
e
o
rapazito
veio
para
mim
com
onze
anos
cinco
anos
de
escola
entrou
aos
seis
cinco
anos
de
escola
apenas
conhecia
as
letras
não
saiu
da
primeira
classe
santo
deus
com
onze
anos
na
primeira
classe
e
a
irmã
uma
irmã
com
nove
anos
três
anos
de
escola
na
primeira
classe
apenas
conheciam
as
letras
e
eu
tive
tanta
pena
tanta
hm
mesmo
dos
pais
que
vieram
à
minha
escola
pedir
"
olhe
minha
senhora
veja
se
faz
alguma
coisa
pelos
meus
filhos
"
"
nós
trabalhamos
no
campo
mas
"
gostávamos
que
eles
...
eu
num
gostávamos
que
eles
seguissem
não
é
?
e
hm
ao
menos
que
eles
tirasse
a
quarta
classe
e
eles
têm
tido
pouca
sorte
têm
andado
sempre
de
professor
em
professor
para
ver
se
eles
conseguiam
e
eu
&
agarrei-me
àqueles
rapazes
com
unhas
e
dentes
como
se
costuma
dizer
ultrapassar
e
consegui
foi
um
gosto
tão
grande
que
eu
tive
no
meu
an
penúltimo
ano
de
escola
que
eu
digo
assim
"
vi
consegui
que
eles
exato
eh
aprendessem
a
ler
"
portanto
eles
conheciam
as
letras
quando
vieram
para
a
minha
mão
eu
consegui
que
eles
aprendessem
a
ler
eh
eh
foram
para
a
segunda
classe
ainda
os
passei
da
segunda
para
a
terceira
e
depois
na
terceira
foi
quando
eu
vim
para
Braga
e
já
não
soube
o
que
lhes
aconteceu
eh
sei
sei
que
os
miúdos
passara
para
a
quarta
da
terceira
para
a
quarta
e
e
pronto
e
depois
acho
que
ainda
foram
o
primeiro
ou
segundo
claro
depois
de
terminar
que
já
atingiram
a
idade
mas
mas
eu
fiquei
toda
satisfeita
os
pais
eh
reconheceram
isso
ainda
vieram
um
um
tempo
seguido
aqui
à
minha
casa
ver-me
visitar-me
trazer-me
umas
coisitas
lá
da
aldeia
que
eu
não
queria
nada
mas
eles
"
não
mas
é
que
se
não
fosse
a
senhora
"
pelo
menos
isso
"
nós
nós
se
não
fosse
a
senhora
nós
não
conseguíamos
que
os
nossos
filhos
aprendessem
a
ler
e
e
quer
dizer
"
eu
fiquei
tão
satisfeita
tão
satisfeita
que
digo
assim
"
ora
sim
senhora
"
mas
o
que
é
que
se
passava
com
eles
?
qual
era
realmente
a
dificuldade
?
era
concentração
?
eh
era
era
não
os
miúdos
eram
um
bocadinho
difíceis
de
ensinar
eram
difíceis
mas
a
meu
ver
eles
um
ano
um
ano
numa
professora
eh
num
o
primeiro
ano
não
passaram
o
que
era
natural
porque
há
muitos
que
não
passam
mas
no
segundo
já
atingem
claro
hhh
eles
o
segundo
ano
iam
para
outra
professora
diferente
a
professora
olhava
para
eles
já
grandes
eles
eram
uns
matulões
a
sério
as
professoras
eh
eh
porque
enfim
nós
nem
todos
temos
o
sensibilidade
eh
a
mesma
consciência
ou
enfim
exato
e
olhavam
para
eles
e
"
vós
já
não
conseguis
nada
até
aqui
no
sexto
"
"
já
estais
com
essa
com
esse
tamanho
"
eh
uh
eh
desculpe-me
o
termo
"
sois
burros
velhos
"
é
que
pode
muito
bem
ter
sido
claro
eu
para
mim
elas
diziam
assim
eu
para
mim
porque
eles
era
muito
grandes
porque
se
fossem
com
seis
anos
mas
pequeninos
mas
não
é
que
eles
eram
muito
altos
eram
de
estatura
mesmo
altos
altos
e
fortes
e
eu
para
mim
eram
as
professoras
eu
não
sei
quem
elas
eram
nem
quero
saber
nem
me
interessa
nem
nunca
me
importei
quem
eram
mas
para
mim
eram
primeiro
ano
foram
foram
para
a
primeira
professora
não
sei
quem
foi
nem
me
interessa
ficaram
logo
rotulados
e
a
partir
dali
ehm
apenas
aprenderam
as
letras
pronto
não
saíram
dali
foram
a
outro
ano
elas
começaram
a
ver
"
vós
já
não
saídes
daqui
pronto
"
e
e
assim
andaram
portanto
o
rapaz
entrou
aos
seis
andou
até
aos
onze
anos
isto
claro
dizer
mentiras
hhh
eu
estou
a
falar
verdade
mesmo
verdade
não
me
interessa
dizer
mentiras
não
é
?
por
amor
de
deus
e
então
aos
onze
anos
o
rapazito
conseguiu
passar
da
primeira
para
a
segunda
classe
foi
uma
alegria
para
eles
e
para
os
pais
ui
jesus
e
eles
eles
já
se
sentiam
estigmatizados
e
eu
fiquei
toda
satisfeita
a
incentivá-los
gi
sim
senhora
sim
senhora
e
eu
comecei
ah
portanto
ah
a
incentivá-los
a
animá-los
vós
ides
aprender
a
ler
olha
que
é
tão
bonito
comecei
a
animá-los
de
uma
tal
maneira
que
eles
começaram
a
gostar
a
querer
mesmo
saber
ler
é
meio
caminho
andado
pronto
eh
a
partir
dali
os
rapazitos
é
verdade
é
verdade
e
portanto
fiquei
mesmo
mesmo
eu
quando
terminei
sup
digamos
mesmo
a
minha
carreira
de
professora
é
quando
eu
devia
estar
a
começar
é
por
isto
que
eu
digo
pronto
acontece
de
no
fim
da
minha
carreira
eu
ficar
mais
animada
e
o
gosto
eh
o
gosto
de
que
no
princípio
não
é
?
hhh
é
verdade
de
ver
grandes
dificuldades
resolvidas
é
verdade
é
verdade
fiquei
mesmo
satisfeita
ao
máximo
com
isso
depois
então
vim
eh
como
eu
conseguia
aqui
eh
pronto
ficar
aqui
mesmo
à
beirinha
de
minha
casa
eh
digo
assim
eh
"
olha
também
vou
descansar
a
cabeça
agora
também
já
pou
poucos
mais
anos
terei
à
frente
da
portanto
ah
exercer
não
é
?
"
"
vou
trabalhar
como
administrativo
"
eh
hm
preenchi
ofícios
fazia
fotocópias
para
as
colegas
eh
pronto
claro
eh
era
meio
também
elas
descansavam
mais
senão
tinham
elas
de
fazer
as
fotocópias
não
é
?
eh
tinham
tinham
fotocopiador
na
escola
e
ali
naquele
fotocopiador
ia
pre
preparando
os
materiais
e
pronto
era
sim
era
isso
era
e
prontos
já
não
cansava
tanto
a
cabeça
porque
cansam
não
é
?
porque
as
crianças
cansam
muito
a
cabeça
muito
mesmo
é
verdade
é
hhh
mas
é
uma
alegria
é
uma
alegria
trabalhar
com
crianças
é
é
por
acaso
eu
digo
com
franqueza
tive
muita
pena
que
os
meus
dois
filhos
não
o
meu
filho
ainda
conseguiu
fazer
ej
exame
ao
magistério
aqui
em
Braga
depois
de
de
doente
ainda
conseguiu
fazer
exame
aqui
ao
magistério
/
/
hm
e
mas
também
não
teve
aqui
vaga
passou
com
onze
não
teve
não
teve
aqui
entrada
foi
para
para
Viana
do
Castelo
o
rapaz
sozinho
lá
hospedado
a
tomar
medicamentos
que
ele
tomava
medicamentos
e
hm
quer-se
dizer
eu
não
havia
grande
controlo
hm
não
havia
eu
estava
aqui
se
eu
hoje
se
fosse
hoje
eu
nem
que
sei
lá
pronto
não
sei
o
que
é
que
eu
faria
mas
não
digo
ir
lá
todos
os
dias
mas
todos
os
oito
dias
ou
ele
ia
e
vinha
ou
nessa
altura
era
diferente
se
o
que
pudesse
ser
não
é
?
ele
estava
ao
encargo
do
pai
ele
eh
ficou
com
o
pai
e
eh
eh
portanto
a
Fernanda
é
que
ficou
comigo
e
hm
e
portanto
eu
eh
só
deus
sabe
o
que
eu
sofri
mas
mas
tentei
acarinhá-la
e
enfim
claro
porque
ela
também
ficou
muito
traumatizada
porque
eles
era
a
m
a
irmã
mais
nova
m
m
m
pois
era
ela
tinha
de
quinze
para
dezasseis
mas
o
rapaz
não
teve
apoio
porque
se
ele
tivesse
apoio
ele
tinha
eh
senhora
doutora
ele
no
primeiro
ano
estudou
até
salvo
erro
ao
Natal
a
faltar
no
Natal
começou-se
a
meter
pronto
a
deixar
de
ir
às
aulas
a
ficar
na
cama
hm
perdeu
o
ano
por
faltas
o
segundo
ano
foi
até
á
Páscoa
foi
até
à
Páscoa
eh
mesma
coisa
o
terceiro
ano
veio
o
terceiro
ano
veio
para
minha
veio
passar
as
férias
comigo
da
Páscoa
salvo
o
erro
não
do
do
hm
não
segundo
ano
foi
até
ao
Carnaval
e
o
terceiro
foi
até
à
Páscoa
veio
passar
uns
dias
a
minha
casa
eu
não
morava
aqui
morava
em
Maximinos
num
an
num
apartamentozito
ele
veio
ali
passar
uns
dias
comigo
eu
animei-o
e
disse-lhe
"
olha
que
agora
só
falta
um
mesinho
para
tu
terminares
o
primeiro
ano
e
depois
é
num
instante
o
segundo
olha
ano
e
meio
ah
olha
mas
tu
agora
não
faltes
às
aulas
"
e
ele
"
mãezinha
agora
vou
ter
um
passeio
vamos
vamos
os
estagiários
e
os
professores
vamos
dar
um
passeio
a
seguir
à
Páscoa
"
digo
assim
"
olha
então
não
te
metas
eh
não
te
percas
no
passeio
não
te
metas
à
cama
depois
não
é
?
"
aconteceu
a
mesma
coisa
meteu-se
outra
vez
à
cama
perdeu
o
ano
outra
vez
depois
não
tinha
quem
o
estimulasse
estava
lá
se
é
verdade
que
olhasse
por
ele
é
depois
eu
disse
"
olha
eu
eu
disse
já
não
adiantas
nem
mais
nada
não
sei
se
fiz
bem
se
fiz
mal
mas
eh
ele
podia
também
hoje
ser
professor
mas
assim
o
primeiro
foi
pront
o
segundo
o
terceiro
três
anos
que
andou
no
primeiro
ano
e
não
conseguiu
vencer
no
primeiro
ano
eh
desistiu
desistiu
talvez
não
valesse
mesmo
a
pena
hhh
enfim
pois
é
mas
agora
também
eh
na
realidade
ele
não
faz
nada
está
lá
internado
e
não
/
/
ainda
faz
alguma
coisa
?
é
não
faz
nada
nada
mesmo
não
faz
nada
mesmo
quando
vem
aqui
eu
procuro
que
ele
faça
alguma
coisa
coisa
não
é
?
enfim
para
ele
se
habituar
a
trabalhar
mas
&j
não
é
de
não
como
é
que
hei
de
dizer
já
não
está
habituado
já
não
está
habituado
e
depois
di
"
eu
tomo
muitos
comprimidos
não
posso
trabalhar
"
diz
assim
diz
assim
e
às
tantas
até
lhe
tiram
realmente
a
força
devem
ser
muitos
muitos
calmantes
eu
acho
que
sim
eu
acho
que
os
medicamentos
que
lhe
devem
tirar
muito
as
forças
para
trabalhar
e
a
sua
filha
a
Fernanda
?
é
assim
hhh
ela
agora
a
propósito
da
vida
dela
ela
ultrapassou
isso
hhh
com
dificuldades
?
eh
a
minha
a
minha
filha
vivemos
felizes
não
é
ela
há
dois
anos
que
tirou
a
carta
de
condução
deu-me
um
grande
gosto
porque
eu
já
andava
a
dizer-lhe
isso
há
muito
tempo
mesmo
mas
ela
não
se
resvolvia
não
se
se
era
medo
se
era
hm
hm
desinteressada
não
se
resolvia
há
dois
anos
faz
agora
em
junho
que
tirou
a
carta
de
condução
dei-lhe
logo
o
carro
era
meu
dei-lho
depois
comprei
outro
para
mim
hh
e
e
eu
já
lhe
dizia
há
muito
tira
a
carta
de
condução
que
eu
dou-te
um
carro
eu
gostava
que
ela
tirasse
a
ca
eh
hm
hm
porque
eu
tenho
muitos
sobrinhos
e
todos
com
dezoito
anos
tiravam
logo
a
carta
de
condução
e
ela
não
havia
meio
e
é
e
ela
não
havia
meio
e
eu
vivia
desgostosa
eu
eu
sei
lá
eu
vivi
mesmo
triste
graças
a
deus
agora
faz
em
junho
dois
anos
tirou
a
carta
de
condução
foi
um
grande
gosto
que
me
ela
deu
&/eh
não
m
não
me
parava
em
casa
comigo
agora
sim
senhor
está
sempre
em
casa
sai
do
trabalhinho
é
logo
para
casa
hhh
e
eh
é
uma
alegria
para
mim
fi
pronto
viv
acho
que
vivemos
felizes
e
sempre
dá
também
para
assim
darem
os
vossos
passeios
de
vez
em
quando
sim
sim
eu
até
já
lhe
disse
ah
gostava
imenso
que
ela
fosse
comigo
a
Jerusalém
gostava
imenso
eu
é
que
pronto
pagava-lhe
tudo
mas
ela
diz
ai
lá
em
cima
não
há
não
há
mecânicos
hhh
tem
medo
que
o
avião
avarie
tem
m
tem
res
tem
Guardar XML • Obter texto
• Representação da onda sonora • Representação em frases