DI_89BF24b

Sem título

ID89
ParticipantT. Lopes
GenderFeminino

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num grande acontecimento alguém ter dito aquilo mas / isto faz sentido num mundo em que todas as pessoas andem a pensar eh / noutras noutras coisas ou não andem a pensar em nada porque obviamente se andam com jatos de água a a bater as árvores / se andam com serras e com incendios e com o diabo a queimar aquilo tudo / natualmente que aquilo não vai viver para sempre roubam áreas enormíssimas anualmente à à floresta e querem o quê ? e depois vamos respirar o quê ? não é o respirar é tudo porque eh eh repare / estamos a perocupar-nos com o o que não tinha tínhamos que nos preocupar e não nos preocupamos com o que é mais importante porque pouco nos basta para viver a minha te a minha sogra dizia assim " trabalha bem que pouca terra te mantém " / hhh / claro e é e é verdade um bocadinho de terra / do tamanho desta sala / é suficiente para para se for de cebolas uns poucos cestos de cebolas / para umas poucas famílias comerem e também estamos a estragar isso / é verdade é verdade quer dizer estamos a / estamos / eu não sei estamos num mundo muito louco muito perigoso e não sei o que nos vai acontecer pois se justamente eu não estou preocupada até pelo emprego dos meus filhos / eu não estou porque antigamente também houve também houve crises de emprego / eu tive um tio que aos dezanove anos / irmão do meu pai / estava um um retrato dele a dizer assim " retrato tirado ao meu filho José no dia em que foi para o brasil " com dezanove anos / foi para o brasil / por necessidade porque não tinha emprego / porque foi criado enfim num certo nível que não ia cavar na terra / naquele tempo não é ? porque agora agora existe ah toda a gente cava na terra ou com o trator não é ? pois esses meios que / enfim à nossa disposição / mas naquele tempo não / e foi com dezan portanto houve crises de emprego eu não estou muito preocupada com isso eu estou preocupada é é com a natureza é que daqui a pouco não podemos viver pois não sem sem sem a natureza não se pode viver está pois se se não tivermos ar puro acabou para respirar / e andamos aqui a matar-nos anda o meu filho ali a trabalhar assim / e depois come o quê ? como um desgraçado / para quê ? e refira que era ? não é ? agora sabe deus agora sabe deus dentro das fábricas como é e fora delas nas cidades como é não se compreende realmente temos a nossa vida toda orientada em função de ah / valores que não são valores não são valores e e acho / quer dizer eu de política não percebo muito mas eu acho que tudo isto está muito mal orientado e estamos a ficar cada vez mais pobres é essa a noção que eu tenho todos todos acho que estamos a ficar muito pobres pobres de de de todas as formas porque de todos os espi de tudo não é ? porque enquanto eh acho que desprezar a terra e no nosso país tem-se desprezado muito a agricultura / que é o primeiro sinónimo sintoma da pobreza hm hm porque se nós tivermos a terra cultivada nós temos sempre comer repare o que aconteceu no outro dia com a greve dos camionistas que daí a pouco ia fechar para tudo até os supermercados não tinham o que apresentar abastecimento imagine que acontece um conflito / por mais pequeno que seja / exato na europa e nós vamos morrer aqui todos vamos famintos andar todos famintos famintos todos famintos e eu sinto que estamos pobres porque a te eu eu não acredito em lucros fáceis isso para mim não hm hm para mim o trabalho é que tem valor e eu acredito é no trabalho mas quando eu vejo um terreno cultivado / hm hm e eu sou um bocadinho filha da terra não é ? porque fui criada a ver essas coisas vejo um terreno cultivado / ali está uma riqueza que não foge claro se a gente tiver um campo de milho / tem comida famílias tem comida para sei quanto tempo se tiver uma horta tem ali hortaliça para sei quanta famílias e [ / ] e agora esta fula que abandonaram ah a agricultura abandonou-se é que a terra antigamente / aqui uns anos não é antigamente / vinte anos aqui vinte anos nem sequer / dava para quem era o dono da terra / e sobrava e dava para o o caseiro que era quem arrendava claro e dava e viviam com abundância e com fartura e todas essas essas pro pequenas empresas que afinal eram pequenas hm hm empresas familiares estão abandonadas pois estão as terras estão improdutíveis está tudo abandonado e o que é que aconteceu ? as casas estão em ruínas e afinal onde o que é que aconteceu ? tudo em ruínas / e tudo abandonado / e e a gente a sentir que está pobre que está pobre nós até estamos a viver mais ou menos eu acho que estamos a viver assim sob areias movediças sabe ? porque não estamos a sentir ah a nossa economia acho que está está assente numa fragilidade muito grande hm hm não quer dizer que não haja indústrias que produzam assim meia dúzia delas dão trabalho também extenuante a quem está claro extenuante extenuante não quer dizer que não haja porque esta sustentar a economia ainda as remessas dos imigrante etc alguns por fora mas acho que que que estamos num mundo complicado na eu não quero ser muito pessimista às vezes hm hm mas ah gosto de ser realista acho não não é ser sim sim pessimista acho que é ser realista acho que é ser realista do real é hm hm mas procuro abstrair abstrair não pensar muito abstrair-me um pouco e viver o que sabe porque tem a gente tem é de viver o dia que passa também é outra filosofia que eu tenho / hhh / viver o dia que passa porque amanhã amanhã sabe como será / hhh / e pronto e é assim é o melhor e é essa é a tal posição de sabedoria é / hhh / eu procuro ser assim procuro ser assim porque depois por exemplo o meu marido aflige-se assim às vezes com qualquer coisa " assim oh homem tu não sabes viver eu bem ando a ensinar-te a viver mas tu vais morrer sem aprender a viver / hhh preocupa-se às vezes com o desnecessário é com coisas tão insignificantes olhe por exemplo esta preocupação do meu filho é uma preocupação grande mas mas acho que é real / que não é inventada / claro não é ? agora preocupar-se às vezes com coisas tão insignificantes as pessoas aborrecem-se ficam aborrecidas / ficam logo zangadas assim " estás zangado ? tens bom remédio tens dois trabalhos " não tem dois trabalhos / de se aborrecer e depois tem o trabalho de voltar a pôr contente / hhh / por isso é que eu procuro nunca me aborrecer / hhh que é para na ter tanto trabalho assim hhh / é não ter tanto trabalho hhh / / hhh é uma boa perspectiva mais uma vez / hhh / pois é então e aqui na escola / conte-em como é que é aqui a sua vida aqui na escola é agradável gosto muito das hm hm crianças eu eu sinto / como é que hei de dizer / eu acho que que o amor que eu tenho por elas é uma coisa que que é uma corrente hm hm uma corrente entre as pessoas / se eu gosto de si que não conheço não é ? que estou a conhecer a primeira vez / mas se eu a conhecesse e se gostasse não é preciso dizer que gosto / porque eh / estabelece logo essa empatia é uma corr eu acho que uma corrente entre as entre as pessoas e o mesmo acontece com as crianças eu acho que que uma corrente e eu eu eu desde a primeira classe não é ? tem um peso enorme / da da da da primeira classe é tem e as crianças notam notam eu noto que sou recompensada por isso sabe porque dou-lhes muito mas elas também me dão muito hm hm porque se visse o que elas me escrevem às vezes / que é uma maravilha que é encantador no outro dia uma miúda me escreveu uma carta que decerto que vai reprovar / porque está assim está fraquita / bom o meio aqui é complicado não é grande coisa não é a miúda é encantadora aquela criança mas filha enfim de muita pobreza hm hm é pobre pobre os tios ah estão presos / eram passadores de droga uma trapalhada assim muito grande e a miúda claro não tem grande desenvolvimento a nível de vocabulário de compreenção enfim do que a rodeia quer dizer ela defende-se ela sabe-se defender / mas não tem assim grande desenvolvimento e é mais por isso / porque ela aprendeu a ler muito bem logo na primeira classe / logo na segunda classe me escreveu uma hm hm carta encantadora que ainda a tenho guardada e agora escreveu-me outra a dizer que que realmente não se sentava não estava muito bem nalgumas disciplinas mas que ia fazer um esforço para melhorar e que mas escreveu muito bem muito bem escrita é ? muito bem escrita que gostava até muito de matemática e a matemática que o que sabia fazer sozinha o que não sabia eu tirava-lhe as dúvidas / / hhh / e e é a realidade mas gosta porque ela " eu gosto de matemática " ela sabe pouco de matemática mas gosta gosta porque ela vem assim " senhora professora e isto aqui e assim e assado " mas quando lhe dou uma ficha para avaliação / não ah vejo que ela não tem ainda conhecimentos suficientes não é ? quando ela pode tirar dúvidas comigo enfim / quando pode ser é o usual no livro dela / no livro que ela faz normalmente ela até vai adiantada porque não perde tempo e gosta exacto mas quando faz uma ficha de avaliação no outro dia fez uma que pronto teve muito fraca nota e digo assim " esta carta que coisa bonita " e realmente eles compensam muito a gente é por essas coisas que vale a pena os miúdos os pequeninos vale vale trabalhar com vale vale / / eles eles são encantadores são porque também sentem porque sentem está eles sentem que eu gosto deles claro e eles fazem o mesmo e eles claro / se calhar é por isso que a que às tantas retribuem depois da primária / quando eles começam a ter mais professores na maior parte dos casos / ah / por não poder haver esse essa ligação esse sim sim sim entusiasmo essa reciprocidade na é natural pois nesta ligação de mas acho que exacto cativar eu ando a prepará-los e tenho ali um miúdo muito prob muito problemático ele é até um bocado esquizofrénico é um bocado é ? ele descontrolando-se descontrola do perigo não não não não tem muito a noção do que lhe acontece exacto até anda numa psicóloga anda e agora e eu tenho que " oh filho tu não podes ver numa redoma tu tens de ver com os outros tens de ver com os outros tens de aceitar a diferença que tu tens defeitos os outros têm defeitos / não és tu que és bom os outros também são bons / princípios comuns também têm qualidades e também têm defeitos e por exemplo esta aula com a professora de ciências e a professora claro / conhecia bem e no outro dia disse qualquer coisa / e ele tenso e eu assim " o que aconteceu helder ? " " ah a professora disse-me isto " " sim filho mas a professora tem toda a razão em dizer-te isso " e outro dia foi no grupo também se aborreceu também se aborreceu porque no grupo ele não estava a colaborar e a professora o grupo nao estava a funcionar muito bem porque portanto ele não se relaciona bem ele agora arranjou aqui um amigo porque ele tem sido muito mais problemático este ano este ano é que ele conseguiu ultrapassar certos problemas que tem porque também eh / gostou de um amigo arranjou um amigo / e ele naturalmente nunca tinha tido um amigo arranjou um amigo " o meu maior amigo é o Ricardo " " e tu desorientada tu " ah mas a mãe claro a mãe é tão destrambolhada como ele sim / desorientada e a mãe veio-me aqui aqui para que aquilo passasse / porque ele andou andou fugido à escola dois anos / que não vinha não é ? não tinha relacionamento normal com os colegas e com o professor e portanto recusou-se a vir pois faltava o relacionamento afetivo e exato e a mãe veio aqui dizer portanto / depois isso foi comunicado ao tribunal de menores / e claro a crian anda vigiado por isso e a mãe veio dizer se eu lhe passava um um papel em como ele é assim " minha senhora eu não posso fazer isso o seu filho também não é como os outros porque vou-lhe dizer uma coisa / eu moro aqui mesmo no fundo da rua / mas passar claro que disparate e se eu vier claor eu também não podia passar isso nãe é ? mas ela queria / queria para quê ? eu a única coisa que para levar para o tribunal / para não ter que andar com ele no psiquiatra porque queriam-no levar para o Porto e se ela se recusava a ir ao psiquiatra / eles ameaçaram que internavam o miúdo na no colégio é é está a perceber ? é um dos problemas do tribunal que não interessa mas e a responsabilidade que mas eu hhh / não podia fazer isso mas tive de dizer à mãe eu assim " não o seu filho sabe o que me acontece eu se vier um minuto atrasada para a escola eu venho rapidamente a subir esta rampa porque não go porque uma vez ele se pegou " ele porta-se muito bem muito educado / hm hm mas mas se entrar em conflito com outros / é um castigo é um perigo e eu não gosto de chegar se bem que ele tem tem um bocadinho está um bocadinho melhor eu não posso chegar um minuto atrasada à escola / porque tenho medo / que ele se pegue com os outros / e que o conflito se generalize se não não é não / que ele torne-se agressivo mais alto que ele é mais alto mais forte / e pode agredir ah agredir pode agredir até violentamente outra criança pois e portanto / ele não é uma criança como as outras se bem tem melhorado tem melhorado mas ainda no outros dia no dia que veio / tanto que a professora o chamou a atenção / e está ele depois vai para o ciclo / ele ele vai levar um relatório falei com a psicóloga para ele levar um relatório / a ver se o põe na turma com esse amigo dele / mas vai ter muitas professoras e nem todas conhecem como eu conhecer conhec eu conheço-o desde pequenino porque eu conheço-o do bairro da misericórdia onde ele foi para a escola tinha uma professora / era tinha uma paciência / extrema encan maravilhosa enquanto ele andou com essa professora / foi-se aguentando e daí é que vem o conflito que eu não sei assim pormenores mas depois eu mudei para esta escola e um dia vejo aqui o Hélder " oh Hélder " e daí é que veio porque ele mora muot muito longe daqui mas mas deixou de ir àquela escola porque deve ter tido conflitos que não sei mas imagino / deve ter sido com a professora / e com os colegas / hm hm eu a professora não compreendo eu não sei o que se passou mas foi isso não é ? e o miúdo anda nesta escola que fica para a dois quilómetros daqui ele mora ao de uma escola a antiga escola onde eu estava aqui no bairro da misericórdia e portanto / ah pronto / alguma coisa se passou e portanto o miú ah claro passou-se e o miúdo este ano anda melhor ah mas eu me estava a esquecer do que queria dizer entretanto / a professora chamou a atenção naturalmente tinha toda a razão em chamar e eu agora hei de qualquer dia chamá-lo " oh filho tu tens de ter cuidado as professoras não são todas iguais / nem as pessoas são todas iguais " claro e tenho que o ir preparando " tu vais ter muitas professoras / e nem todas te conh vão conhecer logo " tenho que agora fazer uma interação com ele chega ao ciclo e começa a entrar em conflito ele não aparece mais na escola e é pena até é um miúdo inteligente pois mas no outro dia com a professora então ele ficou enervado e disse " eu não gosto da professora de ciências " disse para os outros / oh pois " não gosto da professora de ciências eu não venho mais à aula de ciências " agora não vinha às aulas viu ? mas e faltou espere / e faltou ? faltou segunda-feira e terça / e eu desconfio que que foi descontrolo dele porque ele disse-me que esteve doente eu " oh então Hélder o que te aconteceu ? " " ah esive doente " mas eu não acreditei o miúdo descontrolou quer dizer / está a ver ? ficou isolado / ficou descontrolado / descontrolado pronto e não veio e não veio e não veio à escola portanto o ambiente é este não é ? e a gente tem que lidar com com todos estes casos pois não é ? hm hm mas mas eles são encantadores os miúdos são amorosos e eles também compreendem que o Hélder é um bocadinho diferente / porque claro eu estou com eles e conheço / e e e tento explicar-lhes as coisas porque eles são grandes e eu também lhes digo " vós tendes dez anos dez anos tendes uma inteligência muito grande " / hhh são crianças que que têm capacidade de compreensão dessas coisas então então não têm ? têm normalmente mas depois claro também não podemos ficar sempre na na redoma não é ? claro eles depois têm de ir um bocadinho batalhar pois alguns até gostam da mudança pois pois pois pois alguns gostam enfim é assim a vida na escola é assim olhe eu agora vou vou terminar / acho que nós conversámos aqui um bocadinho podíamos continuar a conversar muito mais tempo / falar de crianças é ai a falar de crianças a falar de crianças nunca se esgota o assunto mas ah eu estou um bocadinho preocupada porque combinei que ainda ir à associação nacional de professores e gostava de os encontrar ainda eu sei que eles estão em reunião mas também sei que é habitual saírem às seis portanto não mas outra coisa que eu lhe queria dizer era o seguinte / que uma professora enfim no ensino básico tem de ter uma preparação muito grande maior do que qualquer outra e sobretudo a nível psicológico a nível a todos os níveis porque é eh a altura em que a criança forma muito a sua inteligência e a sua afetividade é verdade e muitas vezes descuida-se isso dá-se mais valor a este professor que é de matemática àquele porque é de física e àquele porque é de isto ou daquilo / e e e não ah devíamos começar pelo princípio logo pela pela pré-primária que aqui também se começa tudo por cima / não se começa nada por baixo é verdade neste país está-se agora a pensar um bocadinho / mas eu acho e tem uma professora tem de ter muita cultura tem de ter o máximo que puder não é ? claro claro claro tem tem porque a criança prende nesta idade e ah exige e exige e exige e agora a gente diz assim " a professora diz-me uma vez assim uma miúda / " a professora a professora não sabe tudo pois não ? " uma da primeira classe eu assim " pois não filha não sei " " ah mas ninguém sabe tudo pois não ? " achei-lhe uma graça / hhh / mas ninguém assim outra do lado / " ah eu pensava que a professora que sabia tudo " eu assim " não filha " agora vou-lhes dizendo sempre que não sei eu sigo assim " olha eu isto não sei / vamos investigar " hoje também temos coisas que não que nos levam a investigar hoje cada vez sabemos menos eu digo " não sei " " isto não sei " para eles começarem a perceber que que a professora também não sabe nem ninguém sabe tu nem a professora sabe nem ninguém sabe e quando eles não sabem têm é que procurar porque hoje acho que o ensino que tem que ser virado para um bocadinho para a pesquisa porque não se vai decorar digo assim " " vós " nunca se decora nada que não se compreende porque se decora alguma coisa que não compreendem / amanhã ou daqui a dois dias / estais a a gastar a memória porque daqui a dois dias não sabem pois é é mesmo assim mas acho isso acho que que realmente tem e essas formações que têm feito / não não não têm têm tido nada não não não não sei acho que não eh eh quer dizer ainda ainda as pessoas andam um bocado nessa corrida aos créditos / é hoje em dia é mais isso / e ainda mais se cansam é é uma corrida aos créditos / ainda mais se cansam / são mais do que uma corrida por acaso eu tive de fazer um olhe esse dos crédito precisei de um de um crédito / hhh hhh / / hhh encantada eu digo assim " ai no fim da aula ando aqui cansada / vai-me custar " mas não gostei sabe chegava a professora era boa era de psicologia uma psicóloga eu gostei e e até relaxava até gostei de ouvir eu assim " até nem me cansei nada afinal " pois mas chegava a casa às nove horas / claro perturbava o seu ritmo de vida exato perturbava mas mas pronto é assim mas as crianças são encantadoras para mim mas eu ah eu estou a ver são maravilhosas um encanto eu os acho todos um um encantadores e são e são e são olhe que quando chegam à faculdade perderam muito esse encanto / hhh não é preciso chegar à faculdade mas é o que eu vejo não é ? porque é que eu estou e aquilo que eu vejo é que muitos que foram foram educados num num sistema que não estimulou aquilo que era essencial e que é aquilo que me esteve a falar agora / que é a capacidade de aprender sem necessariamente decorar e a de ter contacto de estudar por aprender por pesquisar porque muitos dos alunos que chegam apesar de provavelmente serem daqueles que têm maior aproveitamento ou melhor aproveitamento / ah / na realidade não têm nenhum gosto por saber eles eh / cumprem aquilo como mais uma obrigação / mais uma missão eles têm é de fazer o curso / eles querem ter a nota para passar eles não querem aprender para ficarem a saber na realidade têm muito pouca curiosidade é é uma pena eu ainda hoje disse aos meus alunos eu assim " o saber não ocupa lugar / se te entrarem na tua casa te roubarem tudo o que tiveres / não te roubam não te roubam o que tu sabes " exato é sempre isso que eu lhes estou a dizer boa imagem que encontrou é não te roubam assim como ninguém aprisiona o pensamento / se te prenderem / se alguma pessoa for presa o pensamento ninguém lhe pode aprisionar e o que tu souberes ninguém te rouba e tu sabendo / ainda hoje lhe disse isso / " tu arranjas um trabalho em qualquer lado / exato eu eu não tinha medo de arranjar um trabalho em qualquer lado " fosse o que fosse fosse o que fosse está mas se não não poderia fazer isso porque o saber não ocupa lu exatamente pois e hoje a pessoa tem que estar prepara ...

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