DI_89BF24b
Sem título
ID | 89 |
Participant | T. Lopes |
Gender | Feminino |
Opções de representação
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num
grande
acontecimento
alguém
ter
dito
aquilo
mas
/
isto
só
faz
sentido
num
mundo
em
que
todas
as
pessoas
andem
a
pensar
eh
/
noutras
noutras
coisas
ou
não
andem
a
pensar
em
nada
porque
obviamente
se
andam
com
jatos
de
água
a
a
bater
as
árvores
/
se
andam
com
serras
e
com
incendios
e
com
o
diabo
a
queimar
aquilo
tudo
/
natualmente
que
aquilo
não
vai
viver
para
sempre
roubam
áreas
enormíssimas
anualmente
à
à
floresta
e
querem
o
quê
?
e
depois
vamos
respirar
o
quê
?
não
é
só
o
respirar
é
tudo
porque
eh
eh
repare
/
estamos
a
perocupar-nos
com
o
o
que
não
tinha
tínhamos
que
nos
preocupar
e
não
nos
preocupamos
com
o
que
é
mais
importante
porque
pouco
nos
basta
para
viver
a
minha
te
a
minha
sogra
dizia
assim
"
trabalha
bem
que
pouca
terra
te
mantém
"
/
hhh
/
claro
e
é
e
é
verdade
um
bocadinho
de
terra
/
do
tamanho
desta
sala
/
é
suficiente
para
dá
para
se
for
de
cebolas
dá
aí
uns
poucos
cestos
de
cebolas
/
dá
para
umas
poucas
famílias
comerem
e
também
estamos
a
estragar
isso
/
é
verdade
é
verdade
quer
dizer
estamos
a
/
estamos
/
eu
não
sei
estamos
num
mundo
muito
louco
muito
perigoso
e
não
sei
o
que
nos
vai
acontecer
pois
se
justamente
eu
não
estou
preocupada
até
pelo
emprego
dos
meus
filhos
/
eu
não
estou
porque
antigamente
também
houve
também
houve
crises
de
emprego
/
eu
tive
um
tio
que
aos
dezanove
anos
/
irmão
do
meu
pai
/
estava
lá
um
um
retrato
dele
a
dizer
assim
"
retrato
tirado
ao
meu
filho
José
no
dia
em
que
foi
para
o
brasil
"
com
dezanove
anos
/
foi
para
o
brasil
/
por
necessidade
porque
não
tinha
emprego
/
porque
foi
criado
enfim
num
certo
nível
que
não
ia
cavar
na
terra
/
naquele
tempo
não
é
?
porque
agora
já
agora
já
existe
ah
toda
a
gente
cava
na
terra
ou
com
o
trator
não
é
?
pois
esses
meios
que
há
/
enfim
à
nossa
disposição
/
mas
naquele
tempo
não
/
e
foi
com
dezan
portanto
houve
crises
de
emprego
eu
não
estou
muito
preocupada
com
isso
eu
estou
preocupada
é
é
com
a
natureza
é
que
daqui
a
pouco
não
podemos
viver
pois
não
sem
sem
sem
a
natureza
não
se
pode
viver
lá
está
pois
se
se
não
tivermos
ar
puro
acabou
para
respirar
/
e
andamos
aqui
a
matar-nos
anda
o
meu
filho
ali
a
trabalhar
assim
/
e
depois
come
o
quê
?
como
um
desgraçado
/
para
quê
?
e
refira
que
era
?
não
é
?
já
agora
sabe
deus
já
agora
sabe
deus
dentro
das
fábricas
como
é
e
fora
delas
nas
cidades
como
é
não
se
compreende
realmente
temos
a
nossa
vida
toda
orientada
em
função
de
ah
/
valores
que
não
são
valores
não
são
valores
e
e
acho
/
quer
dizer
eu
de
política
não
percebo
muito
mas
eu
acho
que
tudo
isto
está
muito
mal
orientado
e
estamos
a
ficar
cada
vez
mais
pobres
é
essa
a
noção
que
eu
tenho
todos
todos
acho
que
estamos
a
ficar
muito
pobres
pobres
de
de
de
todas
as
formas
porque
de
todos
os
espi
de
tudo
não
é
?
porque
enquanto
eh
acho
que
desprezar
a
terra
e
no
nosso
país
tem-se
desprezado
muito
a
agricultura
/
que
é
o
primeiro
sinónimo
sintoma
da
pobreza
hm
hm
porque
se
nós
tivermos
a
terra
cultivada
nós
temos
sempre
comer
repare
o
que
aconteceu
no
outro
dia
com
a
greve
dos
camionistas
que
já
daí
a
pouco
ia
fechar
para
aí
tudo
até
os
supermercados
já
não
tinham
o
que
apresentar
abastecimento
imagine
que
acontece
um
conflito
/
por
mais
pequeno
que
seja
/
exato
na
europa
e
nós
vamos
morrer
aqui
todos
vamos
famintos
andar
aí
todos
famintos
famintos
todos
famintos
e
eu
sinto
que
estamos
pobres
porque
a
te
eu
eu
não
acredito
em
lucros
fáceis
isso
para
mim
não
hm
hm
para
mim
o
trabalho
é
que
tem
valor
e
eu
acredito
é
no
trabalho
mas
quando
eu
vejo
um
terreno
cultivado
/
hm
hm
e
eu
sou
um
bocadinho
filha
da
terra
não
é
?
porque
fui
criada
a
ver
essas
coisas
vejo
um
terreno
cultivado
/
ali
está
uma
riqueza
que
não
foge
claro
se
a
gente
tiver
um
campo
de
milho
/
tem
comida
famílias
tem
comida
para
sei
lá
quanto
tempo
se
tiver
uma
horta
tem
ali
hortaliça
para
sei
quanta
famílias
e
[
/
]
e
agora
esta
fula
que
abandonaram
ah
a
agricultura
abandonou-se
é
que
a
terra
antigamente
/
aqui
há
uns
anos
não
é
antigamente
/
há
vinte
anos
aqui
há
vinte
anos
nem
sequer
/
dava
para
quem
era
o
dono
da
terra
/
e
sobrava
e
dava
para
o
o
caseiro
que
era
quem
arrendava
claro
e
dava
e
viviam
com
abundância
e
com
fartura
e
todas
essas
essas
pro
pequenas
empresas
que
afinal
eram
pequenas
hm
hm
empresas
familiares
estão
abandonadas
pois
estão
as
terras
estão
improdutíveis
está
tudo
abandonado
e
o
que
é
que
aconteceu
?
as
casas
estão
em
ruínas
e
afinal
onde
o
que
é
que
aconteceu
?
tudo
em
ruínas
/
e
tudo
abandonado
/
e
e
a
gente
a
sentir
que
está
pobre
que
está
pobre
nós
até
estamos
a
viver
mais
ou
menos
eu
acho
que
estamos
a
viver
assim
sob
areias
movediças
sabe
?
porque
não
estamos
a
sentir
ah
a
nossa
economia
acho
que
está
está
assente
numa
fragilidade
muito
grande
hm
hm
não
quer
dizer
que
não
haja
indústrias
que
produzam
assim
meia
dúzia
delas
já
dão
trabalho
também
extenuante
a
quem
lá
está
claro
extenuante
extenuante
não
quer
dizer
que
não
haja
porque
esta
sustentar
a
economia
ainda
as
remessas
dos
imigrante
etc
alguns
por
aí
fora
mas
acho
que
que
que
estamos
num
mundo
complicado
na
eu
não
quero
ser
muito
pessimista
às
vezes
hm
hm
mas
ah
gosto
de
ser
realista
acho
não
não
é
ser
sim
sim
pessimista
acho
que
é
ser
realista
acho
que
é
ser
realista
do
real
é
hm
hm
mas
procuro
abstrair
abstrair
não
pensar
muito
abstrair-me
um
pouco
e
viver
o
que
sabe
porque
tem
a
gente
tem
é
de
viver
o
dia
que
passa
também
é
outra
filosofia
que
eu
tenho
/
hhh
/
viver
o
dia
que
passa
porque
amanhã
amanhã
sabe
como
será
/
hhh
/
e
pronto
e
é
assim
é
o
melhor
e
é
essa
é
a
tal
posição
de
sabedoria
é
/
hhh
/
eu
procuro
ser
assim
procuro
ser
assim
porque
depois
por
exemplo
o
meu
marido
aflige-se
assim
às
vezes
com
qualquer
coisa
"
assim
oh
homem
tu
não
sabes
viver
eu
bem
ando
a
ensinar-te
a
viver
mas
tu
vais
morrer
sem
aprender
a
viver
/
hhh
preocupa-se
às
vezes
com
o
desnecessário
é
com
coisas
tão
insignificantes
olhe
por
exemplo
esta
preocupação
do
meu
filho
é
uma
preocupação
grande
mas
mas
acho
que
é
real
/
que
não
é
inventada
/
claro
não
é
?
agora
preocupar-se
às
vezes
com
coisas
tão
insignificantes
as
pessoas
aborrecem-se
ficam
aborrecidas
/
ficam
logo
zangadas
assim
"
estás
zangado
?
só
tens
bom
remédio
tens
dois
trabalhos
"
não
tem
dois
trabalhos
/
de
se
aborrecer
e
depois
tem
o
trabalho
de
voltar
a
pôr
contente
/
hhh
/
por
isso
é
que
eu
procuro
nunca
me
aborrecer
/
hhh
que
é
para
na
ter
tanto
trabalho
assim
hhh
/
é
não
ter
tanto
trabalho
hhh
/
/
hhh
é
uma
boa
perspectiva
mais
uma
vez
/
hhh
/
pois
é
então
e
aqui
na
escola
/
conte-em
lá
como
é
que
é
aqui
a
sua
vida
aqui
na
escola
é
agradável
gosto
muito
das
hm
hm
crianças
eu
eu
sinto
/
como
é
que
hei
de
dizer
/
eu
acho
que
que
o
amor
que
eu
tenho
por
elas
é
uma
coisa
que
que
é
uma
corrente
hm
hm
há
uma
corrente
entre
as
pessoas
/
se
eu
gosto
de
si
que
não
conheço
não
é
?
que
estou
a
conhecer
a
primeira
vez
/
mas
se
eu
a
conhecesse
e
se
gostasse
não
é
preciso
dizer
que
gosto
/
porque
eh
/
estabelece
logo
essa
empatia
é
uma
corr
eu
acho
que
há
uma
corrente
entre
as
entre
as
pessoas
e
o
mesmo
acontece
com
as
crianças
eu
acho
que
que
há
uma
corrente
e
eu
eu
eu
desde
a
primeira
classe
não
é
?
tem
um
peso
enorme
/
da
da
da
da
primeira
classe
é
tem
e
as
crianças
notam
notam
eu
noto
que
sou
recompensada
por
isso
sabe
porque
dou-lhes
muito
mas
elas
também
me
dão
muito
hm
hm
porque
se
visse
o
que
elas
me
escrevem
às
vezes
/
que
é
uma
maravilha
que
é
encantador
no
outro
dia
uma
miúda
me
escreveu
uma
carta
que
decerto
que
vai
reprovar
/
porque
está
assim
está
fraquita
/
bom
o
meio
aqui
é
complicado
não
é
grande
coisa
não
é
a
miúda
é
encantadora
aquela
criança
mas
filha
enfim
de
muita
pobreza
hm
hm
é
pobre
pobre
os
tios
ah
estão
presos
/
eram
passadores
de
droga
uma
trapalhada
assim
muito
grande
e
a
miúda
claro
não
tem
grande
desenvolvimento
a
nível
de
vocabulário
de
compreenção
enfim
do
que
a
rodeia
quer
dizer
ela
defende-se
ela
sabe-se
defender
/
mas
não
tem
assim
grande
desenvolvimento
e
é
mais
por
isso
/
porque
ela
aprendeu
a
ler
muito
bem
logo
na
primeira
classe
/
logo
na
segunda
classe
me
escreveu
uma
hm
hm
carta
encantadora
que
ainda
a
tenho
guardada
e
agora
escreveu-me
outra
a
dizer
que
que
realmente
não
se
sentava
não
estava
muito
bem
nalgumas
disciplinas
mas
que
ia
fazer
um
esforço
para
melhorar
e
que
mas
escreveu
muito
bem
muito
bem
escrita
é
?
muito
bem
escrita
que
gostava
até
muito
de
matemática
e
a
matemática
que
o
que
sabia
fazer
sozinha
o
que
não
sabia
eu
tirava-lhe
as
dúvidas
/
/
hhh
/
e
e
é
a
realidade
mas
gosta
porque
ela
"
eu
gosto
de
matemática
"
ela
sabe
pouco
de
matemática
mas
gosta
gosta
porque
ela
vem
assim
"
senhora
professora
e
isto
aqui
e
assim
e
assado
"
mas
quando
lhe
dou
uma
ficha
para
avaliação
/
aí
não
ah
vejo
que
ela
não
tem
ainda
conhecimentos
suficientes
não
é
?
quando
ela
pode
tirar
dúvidas
comigo
enfim
/
quando
pode
ser
é
o
usual
no
livro
dela
/
no
livro
que
ela
faz
normalmente
ela
até
vai
adiantada
porque
não
perde
tempo
e
gosta
exacto
mas
quando
faz
uma
ficha
de
avaliação
no
outro
dia
fez
uma
que
pronto
teve
muito
fraca
nota
e
digo
assim
"
esta
carta
que
coisa
bonita
"
e
realmente
eles
compensam
muito
a
gente
é
por
essas
coisas
que
vale
a
pena
os
miúdos
os
pequeninos
vale
vale
trabalhar
com
vale
vale
/
/
eles
eles
são
encantadores
são
porque
também
sentem
porque
sentem
lá
está
eles
sentem
que
eu
gosto
deles
claro
e
eles
fazem
o
mesmo
e
eles
claro
/
se
calhar
é
por
isso
que
a
que
às
tantas
retribuem
depois
da
primária
/
quando
eles
começam
a
ter
mais
professores
na
maior
parte
dos
casos
/
ah
/
por
não
poder
haver
esse
essa
ligação
esse
sim
sim
sim
entusiasmo
essa
reciprocidade
na
é
natural
pois
nesta
ligação
de
mas
acho
que
exacto
cativar
eu
já
ando
a
prepará-los
e
tenho
ali
um
miúdo
muito
prob
muito
problemático
ele
é
até
um
bocado
esquizofrénico
é
um
bocado
é
?
ele
descontrolando-se
descontrola
do
perigo
não
não
não
não
tem
muito
a
noção
do
que
lhe
acontece
exacto
até
anda
numa
psicóloga
anda
e
agora
e
eu
tenho
que
"
oh
filho
tu
não
podes
ver
numa
redoma
tu
tens
de
ver
com
os
outros
tens
de
ver
com
os
outros
tens
de
aceitar
a
diferença
que
tu
tens
defeitos
os
outros
têm
defeitos
/
não
és
só
tu
que
és
bom
os
outros
também
são
bons
/
princípios
comuns
também
têm
qualidades
e
também
têm
defeitos
e
por
exemplo
esta
aula
com
a
professora
de
ciências
e
a
professora
claro
/
conhecia
bem
e
no
outro
dia
disse
qualquer
coisa
/
e
ele
tenso
e
eu
assim
"
o
que
aconteceu
helder
?
"
"
ah
a
professora
disse-me
isto
"
"
sim
filho
mas
a
professora
tem
toda
a
razão
em
dizer-te
isso
"
e
outro
dia
foi
no
grupo
também
se
aborreceu
também
se
aborreceu
porque
no
grupo
ele
não
estava
a
colaborar
e
a
professora
o
grupo
nao
estava
a
funcionar
muito
bem
porque
portanto
ele
não
se
relaciona
bem
ele
agora
arranjou
aqui
um
amigo
porque
ele
tem
sido
muito
mais
problemático
este
ano
este
ano
é
que
ele
conseguiu
ultrapassar
certos
problemas
que
tem
porque
também
eh
/
gostou
de
um
amigo
arranjou
um
amigo
/
e
ele
naturalmente
nunca
tinha
tido
um
amigo
arranjou
um
amigo
"
o
meu
maior
amigo
é
o
Ricardo
"
"
e
tu
desorientada
tu
"
ah
mas
a
mãe
claro
a
mãe
é
tão
destrambolhada
como
ele
sim
/
desorientada
e
a
mãe
veio-me
aqui
aqui
para
que
aquilo
passasse
/
porque
ele
já
andou
já
andou
fugido
à
escola
dois
anos
/
que
não
vinha
não
é
?
lá
não
tinha
relacionamento
normal
com
os
colegas
e
com
o
professor
e
portanto
recusou-se
a
vir
pois
faltava
o
relacionamento
afetivo
e
exato
e
a
mãe
veio
aqui
dizer
portanto
/
depois
isso
foi
comunicado
ao
tribunal
de
menores
/
e
claro
a
crian
anda
vigiado
por
isso
e
a
mãe
veio
dizer
se
eu
lhe
passava
um
um
papel
em
como
ele
é
assim
"
minha
senhora
eu
não
posso
fazer
isso
o
seu
filho
também
não
é
como
os
outros
porque
vou-lhe
dizer
uma
coisa
/
eu
moro
aqui
mesmo
no
fundo
da
rua
/
mas
passar
claro
que
disparate
e
se
eu
vier
claor
eu
também
não
podia
passar
isso
nãe
é
?
mas
ela
queria
/
queria
para
quê
?
eu
a
única
coisa
que
para
levar
para
o
tribunal
/
para
não
ter
que
andar
com
ele
no
psiquiatra
porque
queriam-no
levar
para
o
Porto
e
se
ela
se
recusava
a
ir
ao
psiquiatra
/
eles
ameaçaram
que
internavam
o
miúdo
na
no
colégio
é
é
está
a
perceber
?
é
um
dos
problemas
do
tribunal
que
não
interessa
mas
e
a
responsabilidade
que
mas
eu
hhh
/
não
podia
fazer
isso
mas
tive
de
dizer
à
mãe
eu
assim
"
não
o
seu
filho
sabe
o
que
me
acontece
eu
se
vier
um
minuto
atrasada
para
a
escola
eu
venho
rapidamente
a
subir
esta
rampa
porque
não
go
porque
já
uma
vez
ele
se
pegou
"
ele
porta-se
muito
bem
muito
educado
/
hm
hm
mas
mas
se
entrar
em
conflito
com
outros
/
é
um
castigo
é
um
perigo
e
eu
não
gosto
de
chegar
se
bem
que
ele
tem
tem
um
bocadinho
está
um
bocadinho
melhor
eu
não
posso
chegar
um
minuto
atrasada
à
escola
/
porque
tenho
medo
/
que
ele
se
pegue
com
os
outros
/
e
que
o
conflito
se
generalize
se
não
não
é
não
/
que
ele
torne-se
agressivo
mais
alto
que
ele
é
mais
alto
mais
forte
/
e
pode
agredir
ah
agredir
pode
agredir
até
violentamente
outra
criança
pois
e
portanto
/
ele
não
é
uma
criança
como
as
outras
se
bem
tem
melhorado
tem
melhorado
mas
ainda
no
outros
dia
no
dia
que
veio
/
tanto
que
a
professora
o
chamou
a
atenção
/
e
lá
está
ele
depois
vai
para
o
ciclo
/
ele
ele
vai
levar
um
relatório
já
falei
com
a
psicóloga
para
ele
levar
um
relatório
/
a
ver
se
o
põe
na
turma
com
esse
amigo
dele
/
mas
vai
ter
muitas
professoras
e
nem
todas
conhecem
como
eu
conhecer
conhec
eu
conheço-o
desde
pequenino
porque
eu
conheço-o
do
bairro
da
misericórdia
onde
ele
foi
para
a
escola
tinha
uma
professora
/
era
tinha
uma
paciência
/
extrema
encan
maravilhosa
enquanto
ele
andou
com
essa
professora
/
foi-se
aguentando
e
daí
é
que
vem
o
conflito
que
eu
não
sei
assim
pormenores
mas
depois
eu
mudei
para
esta
escola
e
um
dia
vejo
aqui
o
Hélder
"
oh
Hélder
"
e
daí
é
que
veio
porque
ele
mora
muot
muito
longe
daqui
mas
mas
deixou
de
ir
àquela
escola
porque
deve
ter
tido
conflitos
que
não
sei
mas
imagino
/
deve
ter
sido
com
a
professora
/
e
com
os
colegas
/
hm
hm
eu
a
professora
não
compreendo
eu
não
sei
o
que
se
passou
mas
foi
isso
não
é
?
e
o
miúdo
anda
nesta
escola
que
fica
para
aí
a
dois
quilómetros
daqui
ele
mora
ao
pé
de
uma
escola
a
antiga
escola
onde
eu
estava
aqui
no
bairro
da
misericórdia
e
portanto
/
ah
pronto
/
alguma
coisa
se
passou
e
portanto
o
miú
ah
claro
passou-se
e
o
miúdo
este
ano
anda
melhor
ah
mas
eu
já
já
me
estava
a
esquecer
do
que
queria
dizer
entretanto
/
a
professora
chamou
a
atenção
naturalmente
tinha
toda
a
razão
em
chamar
e
eu
agora
hei
de
qualquer
dia
chamá-lo
"
oh
filho
tu
tens
de
ter
cuidado
as
professoras
não
são
todas
iguais
/
nem
as
pessoas
são
todas
iguais
"
claro
e
tenho
que
o
ir
preparando
"
tu
vais
ter
muitas
professoras
/
e
nem
todas
te
conh
vão
conhecer
logo
"
tenho
que
agora
fazer
uma
interação
com
ele
chega
ao
ciclo
e
começa
a
entrar
em
conflito
ele
não
aparece
mais
na
escola
e
é
pena
até
é
um
miúdo
inteligente
pois
mas
no
outro
dia
com
a
professora
então
ele
ficou
enervado
e
disse
"
eu
não
gosto
da
professora
de
ciências
"
disse
para
os
outros
/
oh
pois
"
não
gosto
da
professora
de
ciências
eu
não
venho
mais
à
aula
de
ciências
"
já
agora
não
vinha
às
aulas
já
viu
?
mas
e
faltou
espere
/
e
faltou
?
faltou
segunda-feira
e
terça
/
e
eu
desconfio
que
que
foi
descontrolo
dele
porque
ele
disse-me
que
esteve
doente
eu
"
oh
então
Hélder
o
que
te
aconteceu
?
"
"
ah
esive
doente
"
mas
eu
não
acreditei
o
miúdo
descontrolou
quer
dizer
/
está
a
ver
?
ficou
isolado
/
ficou
descontrolado
/
descontrolado
pronto
e
não
veio
e
não
veio
e
não
veio
à
escola
portanto
o
ambiente
é
este
não
é
?
e
a
gente
tem
que
lidar
com
com
todos
estes
casos
pois
não
é
?
hm
hm
mas
mas
eles
são
encantadores
os
miúdos
são
amorosos
e
eles
também
compreendem
que
o
Hélder
é
um
bocadinho
diferente
/
porque
claro
eu
estou
com
eles
e
conheço
/
e
e
e
tento
explicar-lhes
as
coisas
porque
eles
já
são
grandes
e
eu
também
lhes
digo
"
vós
já
tendes
dez
anos
dez
anos
já
tendes
aí
uma
inteligência
muito
grande
"
/
hhh
já
já
são
crianças
que
que
têm
capacidade
de
compreensão
dessas
coisas
então
então
não
têm
?
têm
normalmente
mas
depois
claro
também
não
podemos
ficar
sempre
na
na
redoma
não
é
?
claro
eles
depois
têm
de
ir
um
bocadinho
batalhar
pois
alguns
até
gostam
da
mudança
pois
pois
pois
pois
alguns
gostam
enfim
é
assim
a
vida
na
escola
é
assim
olhe
eu
agora
vou
vou
terminar
/
acho
que
nós
já
conversámos
aqui
um
bocadinho
podíamos
continuar
a
conversar
muito
mais
tempo
/
falar
de
crianças
é
ai
a
falar
de
crianças
a
falar
de
crianças
nunca
se
esgota
o
assunto
mas
ah
eu
estou
um
bocadinho
preocupada
porque
combinei
que
ainda
ir
lá
à
associação
nacional
de
professores
e
gostava
de
os
encontrar
ainda
lá
eu
sei
que
eles
estão
em
reunião
mas
também
sei
que
é
habitual
saírem
às
seis
portanto
não
mas
outra
coisa
que
eu
lhe
queria
dizer
era
o
seguinte
/
que
uma
professora
enfim
no
ensino
básico
tem
de
ter
uma
preparação
muito
grande
maior
do
que
qualquer
outra
e
sobretudo
a
nível
psicológico
a
nível
a
todos
os
níveis
porque
é
eh
a
altura
em
que
a
criança
forma
muito
a
sua
inteligência
e
a
sua
afetividade
é
verdade
e
muitas
vezes
descuida-se
isso
dá-se
mais
valor
a
este
professor
que
é
de
matemática
àquele
porque
é
de
física
e
àquele
porque
é
de
isto
ou
daquilo
/
e
e
e
não
ah
devíamos
começar
pelo
princípio
logo
pela
pela
pré-primária
que
aqui
também
se
começa
tudo
por
cima
/
não
se
começa
nada
por
baixo
é
verdade
neste
país
está-se
agora
a
pensar
um
bocadinho
/
mas
eu
acho
e
tem
uma
professora
tem
de
ter
muita
cultura
tem
de
ter
o
máximo
que
puder
não
é
?
claro
claro
claro
tem
tem
porque
a
criança
prende
nesta
idade
e
ah
exige
e
exige
e
exige
e
agora
a
gente
diz
assim
"
a
professora
diz-me
uma
vez
assim
uma
miúda
/
"
a
professora
a
professora
não
sabe
tudo
pois
não
?
"
uma
da
primeira
classe
eu
assim
"
pois
não
filha
não
sei
"
"
ah
mas
ninguém
sabe
tudo
pois
não
?
"
achei-lhe
uma
graça
/
hhh
/
mas
ninguém
assim
outra
do
lado
/
"
ah
eu
pensava
que
a
professora
que
sabia
tudo
"
eu
assim
"
não
filha
"
agora
vou-lhes
dizendo
sempre
que
não
sei
eu
sigo
assim
"
olha
eu
isto
não
sei
/
vamos
investigar
"
hoje
também
temos
coisas
que
não
que
nos
levam
a
investigar
hoje
cada
vez
sabemos
menos
eu
digo
"
não
sei
"
"
isto
não
sei
"
para
eles
começarem
a
perceber
que
que
a
professora
também
não
sabe
nem
ninguém
sabe
tu
nem
a
professora
sabe
nem
ninguém
sabe
e
quando
eles
não
sabem
têm
é
que
procurar
porque
hoje
acho
que
o
ensino
que
tem
que
ser
virado
para
um
bocadinho
para
a
pesquisa
porque
não
se
vai
decorar
digo
assim
"
"
vós
"
nunca
se
decora
nada
que
não
se
compreende
porque
se
decora
alguma
coisa
que
não
compreendem
/
amanhã
ou
daqui
a
dois
dias
/
só
estais
a
a
gastar
a
memória
porque
daqui
a
dois
dias
já
não
sabem
pois
é
é
mesmo
assim
mas
acho
isso
acho
que
que
realmente
tem
e
essas
formações
que
têm
feito
/
não
não
não
têm
têm
tido
nada
não
não
não
não
sei
acho
que
não
eh
eh
quer
dizer
ainda
ainda
as
pessoas
andam
um
bocado
nessa
corrida
aos
créditos
/
é
hoje
em
dia
é
mais
isso
/
e
ainda
mais
se
cansam
é
é
uma
corrida
aos
créditos
/
ainda
mais
se
cansam
/
são
mais
do
que
uma
corrida
por
acaso
eu
tive
de
fazer
um
olhe
esse
dos
crédito
só
precisei
de
um
de
um
crédito
/
hhh
vá
lá
hhh
/
/
hhh
encantada
eu
digo
assim
"
ai
no
fim
da
aula
já
ando
aqui
cansada
/
vai-me
custar
"
mas
não
gostei
sabe
chegava
lá
a
professora
era
boa
era
de
psicologia
uma
psicóloga
eu
gostei
e
e
até
relaxava
até
gostei
de
ouvir
eu
assim
"
até
nem
me
cansei
nada
afinal
"
pois
mas
chegava
a
casa
às
nove
horas
/
claro
aí
já
perturbava
o
seu
ritmo
de
vida
já
aí
exato
já
perturbava
mas
mas
pronto
é
assim
mas
as
crianças
são
encantadoras
para
mim
mas
eu
ah
eu
estou
a
ver
são
maravilhosas
um
encanto
eu
os
acho
todos
um
um
encantadores
e
são
e
são
e
são
olhe
que
quando
chegam
à
faculdade
já
perderam
muito
esse
encanto
/
hhh
não
é
preciso
chegar
à
faculdade
mas
é
o
que
eu
vejo
não
é
?
porque
é
lá
que
eu
estou
e
aquilo
que
eu
vejo
é
que
há
muitos
que
já
foram
foram
educados
num
num
sistema
que
não
estimulou
aquilo
que
era
essencial
e
que
é
aquilo
que
me
esteve
a
falar
agora
/
que
é
a
capacidade
de
aprender
sem
necessariamente
decorar
e
a
de
ter
contacto
de
estudar
por
aprender
por
pesquisar
porque
muitos
dos
alunos
que
lá
chegam
apesar
de
provavelmente
serem
daqueles
que
têm
maior
aproveitamento
ou
melhor
aproveitamento
/
ah
/
na
realidade
não
têm
nenhum
gosto
por
saber
eles
eh
/
cumprem
aquilo
como
mais
uma
obrigação
/
mais
uma
missão
eles
têm
é
de
fazer
o
curso
/
eles
querem
ter
a
nota
para
passar
eles
não
querem
aprender
para
ficarem
a
saber
na
realidade
têm
muito
pouca
curiosidade
é
é
uma
pena
eu
ainda
hoje
disse
aos
meus
alunos
eu
assim
"
o
saber
não
ocupa
lugar
/
se
te
entrarem
na
tua
casa
te
roubarem
tudo
o
que
lá
tiveres
/
não
te
roubam
não
te
roubam
o
que
tu
sabes
"
exato
é
sempre
isso
que
eu
lhes
estou
a
dizer
boa
imagem
que
encontrou
é
não
te
roubam
assim
como
ninguém
aprisiona
o
pensamento
/
se
te
prenderem
/
se
alguma
pessoa
for
presa
o
pensamento
ninguém
lhe
pode
aprisionar
e
o
que
tu
souberes
ninguém
te
rouba
e
tu
sabendo
/
ainda
hoje
lhe
disse
isso
/
"
tu
arranjas
um
trabalho
em
qualquer
lado
/
exato
eu
eu
não
tinha
medo
de
arranjar
um
trabalho
em
qualquer
lado
"
fosse
o
que
fosse
fosse
o
que
fosse
lá
está
mas
se
não
já
não
poderia
fazer
isso
porque
o
saber
não
ocupa
lu
exatamente
pois
e
hoje
a
pessoa
tem
que
estar
prepara
...
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