DI_90BF24a

Sem título

ID90
ParticipantM. Silva
GenderFeminino

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muito obrigada desculpe a dimensão do material mas / eh / hhh / está feito está feito hhh o que é que lhe pareceu isso tudo ? para além de aborrecido ah interessante hhh ah não é é é para o estudo portanto fazer julgo que está pelas palavras que apareceram assim que está adequado tem interesse tem interesse então aqui para a nossa região ah a questão do an por exemplo o an para o on não é ? é eu não digo que não saia às vezes porque é é natural é natural porque a própria esta região é assim / é o on / é o pão e e [ / ] e e é uma coisa que nós [ / ] nós aqui na cidade temos muito ... arreigado arreigado não e [ / ] e nós professores se tentamos corrigir aos miúdos pois é o que eu lhe ia perguntar que é o é ? oh é muita vez por exemplo e e [ / ] e prolongar o an " oh mãe pois dá-me pão " pois nós somos sempre ah eh eh eh eu então exigia este ano estou sem alunos sim ? porque o ano passado acabei com um esgotamento e ah e eles diziam [ / ] e eu dizia alguns tinham isso por disco que eu dizia eh " o conceição dá-me pão " hhh hhh eles tinham isso no disco " oh senhora professora olhe que ele está a dizer " / tentava corrigir / não digo que também não me saia às vezes porque isso é natural realmente e os bês com os vês também como é que se faz para explicar às crianças que esta zona aqui é terrível falam normalmente com [ / ] com esse tipo de característica ah fonética que devem escrever de outra maneira ? ... é difícil para alguns é difícil / e para a leitura ? mas eu até tenho ... ao dar logo na primeira classe tenho de começar logo no primeiro ano / sim ao dar os ditongos / fazes a distinção entre o ditongo oral e o nasal e ao explicar o ditongo nasal o ã õe ãe ... explicar mesmo fazer essa correção / para os obrigar em casa até a emendar os próprios pais e e uma maneira que eu costumava levar os meus alunos era isso mesmo / era dizer-lhes a eles que corrigissem os pais pois de modo a introduzir a a para lhes dar a vontade de de de eu fazia isso com muita coisa até por exemplo com os coletivos eles chegavam a casa e eu tinha pais que às vezes vinham dizer " oh senhora professora está a arranjar-me um rico sarilho em casa " porque ele veio-me perguntar o que é uma vara o que é uma cáfila e não sei quê e eu não sei e depois ele goza e depois mais não sei quê e e com essas palavras também hum hum e alguns consegue-se outros hhh é difícil principalmente depois a escrever ... que aqui também muita mania do do eu eu ah " eu queres ? " é impossível o quis e e o e eu foi quis " eu quis e ele " q ah e o foi então eu foi não ? eu foi então eu tive logo nos primeiros anos / para no sexto ano que trabalhei / tinha na sala um miúdo que dizia sempre " senhora professora eu fez eu professora eu fez " / eu disse " oh filho não é fe não é fez é fiz / quando fores tu tens de dizer eu fiz " mas eram miúdos com com muitos problemas hum hum e até que eu tanta vez disse na / aqui na escola da cidade na / hum hum tanto vez disse aquilo que o miúdo um dia levantou-se diz ele " senhora professora fiz " os miúdos estavam tão habituado ao dizer " oh filho não é fez é fiz " hhh diz um " oh palerma não é fiz é fez " hhh hhh hhh quer dizer o disco yyy / hhh / saiu ao contrário hhh saiu hhh ele finalmente tinha dito bem saiu ao contrário é verdade e a outra coisa são os verbos em er então ? também é outra coisa que a pro o é ou iu comer comeu não é ? e os verbos terminados em ir é iu mas aqui aqui no norte é muito o iu ele saeu , ele abreu hhh em vez de e é uma conson [ / ] consumição não digo também que não saia às vezes a a hum hum [ / ] a nós próprios porque ouve-se tantas vezes mas é outra coisa que se costuma corrigir / e eu como durante muitos anos dei explicações & ah aos alunos do ciclo / verificava eu tentei [ / / ] é verificava muito isso / e tentava sempre corrigir mas está / mas as formas dialectais mantinham-se o que significa que é muito difícil são as tais palavras mantinham-se é incrível corrigir isso desde logo é tem que ser logo na na logo no primeiro ano tem que se começar logo na escola primária porque é uma tendência natural da língua é e pronto é porque depois em casa também falam assim claro em casa falam sempre da mesma maneira é o caso da palavra / aqui no norte que se usa muito / o enxertar hum é enx encetar qualquer coisa como sabe aqui dizem enxertar e eu consumo então que a certa altura uma vez o miúdo disse o miúdo adulto / hum hum eu preparei-o para fazer o segundo ano ele era adulto / e ele uma vez / e ele disse ele disse-me qualquer coisa que enxertou e eu disse " Joaquim não me diga enxertou " é um homem ele trabalhava / era carpinteiro é encetar ele olhou para mim / parou / daí a bocado disse " olhe D. Madalena eu tenho muita consideração pela senhora / hhh / mas nunca vou dizer isso e eu vou acreditar que é assim ? porque pela consideração que tenho pela senhora pela preparação que me tem dado / mas eu custa-me a acreditar " / hhh / eu disse " oh filho eu também não quero que acredite eu vou-lhe buscar o dicionário " fui-lhe buscar o dicionário enciclopédico e mostrei-lhe encetar principiar começar mas ele " tem razão mas eu vou-lhe dizer da razão <da minha> [ / ] da minha reacção hum é que a minha professora primária dizia enxertar " ... pronto ele era um homem e dizia-lhe assim ? não ela ela ele ele dise-me quem era e eu sabia que a senhora tinha um campo de certeza que não foi nesse contexto que ela lhe disse a palavra enxertar ... " foi porque eu ia buscar não sei o quê e ela foi ia buscar a lavagem " antes ia-se buscar para para dar [ / / ] para alimentar os porcos na aldeia e era numa aldeia que ele morava " eu ia a casa buscar a lavagem e não sei quê e ela anda bebe um calinhos de vinho do porto " " ai não quero não quero " " não opá não não tens problema que fizeste a enxertada " e eu vejo-me aflita aqui também mesmo na cidade com essa palavra os miúdos ai é ? tem que se levar o ano passado levamo-lo mas é o quê ? enxertar enxertar [ / / ] vamos ao ribeiro / é outra coisa enxertar é fazer um enxerto depois ele veio ao levámo-los a escola foi toda a tarde aos viveiros da Câmara e o senhor jardineiro pedia até para explicar propositadamente o que era um enxerto / o que era a enxertia / claro para ver se a palavra ficava mais mas está depois não conseguíamos bem o outro não acreditava em mim porque a professora dizia o outro sim sim portanto ah a outra professora tinha outra norma e são são palavras e e em casa também diziam mas é que toda a gente diz é é toda a gente eu mesmo tenho na família quem diga me vai-se às vezes corrigir porque às tantas às vezes até me dizem assim " ainda bem que não dizes asneiras nenhumas " mas eu não digo até sei são tantos anos a ouvir hhh hhh é natural não é ? hhh até sai mas muitos anos que trabalha nesta escola ou não ? nesta doze doze anos / foi na altura em que ela abriu ou não / estava aberta talvez uns dois ou três anos hum hum talvez uns dois ou três trabalhou noutras escolas em braga portanto trabalhei na e na Maximinos hum hum diferenças entre esta escola e as outras muito sensíveis ou não ? hum em termos de população hum / sim aqui talvez aqui talvez seja agora pior por causa do bairro é ? embora eu também tinha na é que não tive ciganos tinha em maximinos também tive ciganos também não iam-lhe dar problemas miúdos de etnia cigana não aqui nesta escola temos mais problemas com miúdos do bairro chamado bairro do bairro social / hum hum de famílias que ou que vendem droga ou que andam na droga / miúdos que nos causam mesmo problemas porque que tipos de problemas ? não têm educação / é ? capazes de mandar a professora dar uma volta e saiem ao intervalo / temos dois à tarde ah / sei e não ligarem nenhuma e insultarem as miúdas não obedecem / os pais ainda o pais ainda foram convocados dias para uma reunião e não aparecem se calhar não vieram à reunião mas depois foram convocados para vir confrontar os outros pais / porque vieram fazer queixa que um desses miúdos apalpava as pequenas e chamava-lhes nomes claro e as mães insurgiram-se e a mãe veio e disse até que acabava por ficar com pena dela / não sabia mais o que lhe havia de fazer a entender que à pancada o miúdo não devia ir e não senhora / pois não é à pancada não é ? mas ela também disse " eu não sei o que hei de fazer " e ele e ele agora estes dias tem tem andado assim mais caladito / vamos ver mas é sol de pouca dura depois são miúdos com treze anos doze treze anos hum hum têm uma aprendizagem muito lenta esta escola aqui é uma escola porque não têm de ensino básico ? de ensino básico ainda e de intervenção prioritária precisamente por ter esses casos ter miúdos de etnia cigana tivemos mais do que o que temos mas não causam problemas não ? ah não o o maior problema que eles nos dão é faltarem muito é falta de assisuidade por causa das feiras / vão para as feiras com os pais de resto / não eles ah obedecem a uma noção do tempo os que temos a frequentar mais ou menos como nós ou ou realmente em termos ah culturais eles funcionam de forma diferente ? eles têm uma forma diferente entendem que de que que nós tentamos fazê-los ver que devem prodecer como os outros para serem [ / / ] terem os mesmos direitos têm que ter regras também as mesmas obrigações as me e cumprir as mesmas regras / e vir e não faltar / e na assiduidade é que a coisa está assim um bocadinho ... de resto não temos aqui aqui não temos que dizer esta escola com hm hm em relação aos miúdos etnia é realmente faltarem e [ / ] faltarem mais o facto de eles virem eh eh vêm durante o ano inteiro apesar de faltarem episodicamente / sim sim significa que eles estão mais ou menos fixos ? sim sim sim ou ainda continua a ser muito iterar a escola / como antes eh este ano até foi talvez o ano que tivemos mais transferências sim ? porque mas muitas vezes é por causa das das casa alunos que não se adaptaram aqui às casas e preferem viver nas barracas e como nesta zona não tem barracas / eles vão para baixo para Maximinos para a zona de ... não me recordo agora o nome em Maximinos uma zona que que é não é perto do Monte de São Gregório eles estão a Câmara até prometeu fazer-lhes umas habitações e tal e acabar com [ / ] com aquelas barracas / mas eles se calhar não querem mas eles gostam pois se maneira que os que moram aqui vão estando e vêm vêm temos qui miúdos que têm assisuidade outros não oh depois quando têm um casamento nunca é um dia nem dois são capaz de faltar uma semana / ai é ? é capazes são festas a sério hhh de faltar uma semana porque são festas a sério exato eles têm dinheiro mas têm certas tradições que / pronto tem quês e e de do ponto de vista de [ / / ] da enfim da [ / / ] do confronto de de culturas é possível aproveitar a experiência diferente deles para fazer com que os outros também compreendam que existem outras maneiras de viver ou dar valor ou isso realmente não não ah às vezes aproveita-se aproveita-se se eles os outros miúdos gostam até de de de os ouvirem a contar histórias episódios exatamente por exemplo o casamento hm hm o casamento cigano / ou a maneira como eles estão pedidos temos uma miúda na na na segunda classe ela tem nove anos mas que está pedida em casamento tem ai é ? tem tem um noivo / tem hhh é engraçado / elas são prometidas mais tarde se nao gostarem / tem também umauma cerimónia qualquer que é " partir a cabaça " segundo eles dizem ah sim ? e é é engraçado e e assim uns certos rituais / sei como por exemplo temos aqui um miúdo que a mãe tem vinte e dois anos / está viúva um ano e pouco / ficou com três filhos porque casou com dezasseis e eh anda tudo a preto e não tiram o preto pois até um lenço atado na cabeça / ah o miúdo é um amor o mais velhito está agora na primei no primeiro ano / tem seis anos / a eu ainda no outro dia lhe disse ela foi nossa aluna aqui / hm hm disse " tira-me esse preto tira-me esse lenço da cabeça " " ai senhora professora não posso tirar é tradição " " é tradição o quê tira o lenço és tão nova " " ai senhora professora homens não quero mais " porque ele morreu com [ / ] com uma overdose na cadeia estava preso o mal é que alguns estão andam metidos na droga na droga e então ela diz que não tira e consumi-mo-la eu e a dona Guilhermina estivemos como temos muito somos as mais antigas na escola / e a conhecem bem e conhecemo-la bem e tratamo-la por tu e " tira-me isso porque és uma rapariga tão bonita " porque é hm hm e ela " não tiro e eu se tirar não me deixam entrar mais no cemitério " outra coisa e os outros miúdos ficaram cho ah chocados claro ah riram-se " e não podem entrar no cemitério porquê ? " " não posso entrar no cemitério porque não me deixam não tenho o direito de ir à campa dele " e eu " oh filha e tu ires à campa dele o que é que te ? que te faz ? " " ai senhoraprofessora sinto-me muito bem ir à campa yyy " " vais andar a vida toda assim ? lembra-te que tens vinte e dois anos " " ah e o que importa ? " ela foi educada com aquela [ / / ] naquelas regras na n n dentro de &d [ / / ] naquelas regras e acabou e se alguém furar essas regras realmente é excluído ? por exemplo se ela agora tirar o luto é excluída / não entra mais no cemitério provavelmente não é aceite yyy outra que quis fugir a isso e fugiu com não aparece aqui eles mesmo os miúdos dizem " ela se aparecer matam-na " / hhh / perseguem-na se qualquer maneira / ela não aparece mas % eh ela saiu com com algum não cigano yyy acho que sim acho que sim / julgo que sim yyy traição não voltei a saber nada / pois constou-se isso ela que saiu com outro porque não queria ficar toda a vida também presa ao luto e presa pois ah ainda dias uma miúda disse-nos uma coisa muito engraçada / ele também diz ela assim " senhora professora não diga nada mas a a Mara " que é uma cigana que está viúva uns treze anos treze ou catorze / e a miúda disse " ai sabe que a Mara não se lava catorze anos " credo é elas não se podem lavar durante um ano ui quando ficam viúvas / hhh / mas a miúda diz que elas que and / hhh / / hhh / nós não acreditávamos mas ela diz que sim ela realmente anda de lenço atado à cab aos queixos / hhh / e ah / cheiram tão mal é essa foi das tais que quando eu vim quando eu vim para esta escola fui [ / ] fui professora de um de um dos filhotes dela e ela dizia e eu dizia-lhe ela era linda era uma cigana daquelas lindas lindas agora está gorda está e sempre de preto / sempre de roupa até aos pés e sempre de lenço atado na cabeça e eu digo " Mara tire-me esse lenço " " ai senhora não tiro qualquer dia " " Mara tira esse lenço " nada até hoje então a miúda dizia que ela não se lava " ela é porca senhora professora não diga nada porque ela é não diga " / hhh mas mesmo assim disse tem muita graça mas isso disse baixinho / os outros miúdos não ouviram mas todos gostam de ouvir e entendem-se bem é ? eles têm uma tem propensão para brincarem todos juntos no recreio elas juntam-se com os ciganitos até ai é ? daqui a bocado é recreio se quiser apreciar hm hm pode ver algumas / mas outros aqueles que nunca faltam / como é o caso de umas miúdas que estão em baixo no terceiro ano ah se juntam com com os outros com os outros / são limpinhos / não temos que dizer hm e não são não não temos eh por vezes tão mal educados justamente como do ora bem / tivemos aqui uns três ou quatro casos de uns miúdos que andaram olhe um filho precisamente dessa viúva / hm hm dessa tal Mara / esse consumiu-nos / até andou aqui até fazer quinze anos e ela ainda queria que andasse mais meu deus mas não aprendia nada e era um miúdo que não obedecia a qualquer professor a minha dona Guilhermina está / como estamos aqui mais tempo ele e ela dizia " ai se as senhoras ficarem com ele ele gosta de ir para a senhora porque é que não fica com ele e tal " " o filha este ano não tenho alunos " não pode ser não pode ser e o ano passado também não era porque ele era muito grande e e não aprendia ele não tinha interesse ele tinha interesse era de andar a passear pois não valia mas não não causam problemas e os outros miúdos / ai tenho e depois tenho a eles têm uma fala própria quando eles querem que que que ninguém perceba hm hm eles conversam entre eles então os outros isso acham e isso é uma fala como ? então que ninguém entende ah é um dialeto qualquer que eles têm mistura qualquer não ? é uma mistura que não se entende / / mas palavras que se percebam ou não ? nada eles se entendem ... não se percebe nada alguns que é aquele género do espanhol / pronto um espanholito como dizia um que eu tinha hm hm o rapazito agora também deve estar com dezanove anos / e meteu-se na droga nem sei o que é feito deles e ah e esse percebia-se porque esse diz que era espanholito / hhh / ele até tentou uma cura de desintoxicação na Espanha mas parece-me que voltou ao mesmo mas o na fala que eles engendram não sei de que maneira / não se consegue entender não se percebe não mas isso era às vezes eles diz que era para para que isso que é antigo que era uma maneira de comunicarem uns com os outros nas feiras para para dos negócios e para fugir à polícia fugir à polícia por causa da polícia e sei pois desenvolveram aquela maneira de falar que les permitia eles têm não serem entendidos e avisarem-se uns aos outos não serem percebidos não serem entendidos pelos outros e avisarem-se uns aos outros / hhh / eles têm uma teia de ligações muito bem estabelecida que lhes permite por um lado respeitarem hierarquias e hm hm e por outro ah e respeitam nós aqui uma meia dúzia de anos tivemos aqui problemas com alguns de manhã miúdos que andavam de manhã esses tais grandes / hm hm começaram a causar problemas / e porque não queriam a manhã / de uma maneira geral vão para as feiras ou ficam a dormir e toda a gente queria a tarde houve uns três ou quatro que começaram a causar problemas e então eu fazia parte da direção da escola / fui com o director / fomos pedir ajuda à polícia / falámos com o comissário falámos com ... com um senhor da ação social que estava ligado à também à aos ciganos e & ah / tivemos aqui uma reunião e decidimos ir falar com o chefe deles que é o tal cigano Maia ... devo dizer-lhe ele foi uma pessoa espetacular ele não veio aqui à reunião porque nao podia e então eu e o director fomos ter com ele a uma loja que ele tem em Santa Tecla e ele não podia ter sido mais atencioso mais atencioso na medida em que diz ele " os senhores professores podem estar certos que dentro de dias / se voltar a acontecer a mínima coisa que seja o mínimo desrespeito " [ / / ] porque esse tal da Mara era capaz de chegar aqui encontrou uma era ? professora novita e ele saltava por cima das carteiras e então / isso nunca tinha acontecido / e diz ele " podem estar descansados que os senhores vão ver " deu-nos o telefone de casa dele deu o telefone da loja / a verdade é que a partir daí não houve mais problemas a coisa entrou ele reuniu-os falou com eles nós ainda tentámos primeiro fomos ao bairro / falámos com umas pessoas um senhor que é sapateiro ele disse " olhe ele aqui realmente / o Maia vem várias vezes e tal " mas o melhor é pronto porque eles às vezes têm assim uns uns um que é o eles normalmente respeitam os mais velhos e aqui em Braga pelos vistos é esse Maia anda até sempre vestido de branco todo ai é ? muito bem vestido / hhh / é um senhor muito muito distinto forte é mas é distinto / tem tem uma certa distinção tem o que é certo é que a coisa resultou acabou nem foi preciso telefonar-lhe mais ele falou com eles com os pais os reuniu fez qualquer ameaça " não quero mais problemas " que acabou pronto acabou por acaso resolveu o problema / hhh e com os outros está a ver é mais meiguito diz que não sabe o que lhes de fazer / está a ver ? nós também não sabemos / / hhh / e aquele nem sequer era pai de nenhum dos que causa problemas e ainda impôs as suas ordens e resolveu o problema não não por acaso foi também são su ah comunidades mais pequenas ? é e e de uma maneira geral eles eles não admitem nenhuma falta de respeito às pessoas de idade é engraçado no ano passado tinha um ciganito eu aprecio muito isso eu tinha um ciganito o ano passado que era um espetáculo de de de inteligente / mesmo inteligente me olhe ainda bocado veio hm hm mas tinha um defeitozito na vista e porque acho que foi de uma infeção / mas era mesmo esperto mas são são mesmo tendo os ciganos eles têm grupos e ele dizia que não se juntava com com os mais os mais escuros / ele é muito branquinho / hhh / eu não sei ele próprio tinha e era um miúdo que tinha e os próprios pais queriam que ele que ele estudasse / tinham muito interesse e eu dizia " tu és tão inteligente rapaz tu vais seguir " depois acabei por não o passar para o quarto ano porque ele faltou muito assíduo tinha pouca assiduidade e eu não o passei e depois passou para de manhã e agora a mãe ficou um bocado aborrecida e tal atirou-o para outra escola mas ele dizia é outra coisa que é pena / é que não ia estudar mais porque os ciganos não podem estudar muito e então as ciganas é que não porquê ? porque pronto vão até ao quarto ano para tirar carta e não sei quê / e esse é espertíssimo era o miúdo ainda bocado me disse " oh senhora professora sabe que tenho saudades da senhora ? " era das aulas de meio físico nas aulas de meio físico fazíam muitas experiências e porque ele adorava ele bebia as palavras ele era um miúdo que sabia discutir qualquer tema era fantástico é uma pena é uma pena esse mi era dos mais interessados até que não que não o deixassem continuar é uma pena ela agora atirou-o para outra escola está na mesma no terceiro ano irá fazer o quarto e eu agora não tenho estado com a mãe mas hei de a convencer porque é pena o miudo é esperto é mesmo e agora metem-se nesas salas nessas religiões / ele fazia parte da / hhh / igreja de Filadélfia julgo que era igrejas e um dia e um dia trouxe-me uma série de cartões ele " senhora professora dá-me licença de distribuir isto pelas professoras ? " di

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