DI_90BF24b
Sem título
ID | 90 |
Participant | M. Silva |
Gender | Feminino |
Opções de representação
Texto: - Mostrar: - Etiquetas:
O script do Java parece estar desligado, ou então houve um erro de comunicação. Ligue o script do Java para mais opções de representação.
...
"
é
porque
porque
você
diz
muitas
vezes
que
somos
todos
iguais
"
"
pois
somos
filho
não
é
o
que
te
dizem
também
na
igreja
?
"
"
mas
olhe
que
muita
gente
não
é
assim
não
é
assim
/
/
"
/
hhh
/
"
olhe
sabe
o
que
diz
o
versículo
não
sei
quantos
não
sei
quantos
"
boa
opção
"
ai
filho
por
versículos
não
"
/
hhh
sei
não
/
hhh
/
/
hhh
/
/
hhh
/
mas
quando
havia
qualquer
coisa
mal
de
de
de
religião
e
moral
que
eu
dizia
"
olha
no
tempo
de
cristo
quando
foi
isto
assim
"
"
ai
afinal
você
sabe
"
"
pois
sei
não
te
sei
dizer
qual
é
o
versículo
mas
sei
"
/
hhh
/
olha
está
bem
/
então
qualquer
dia
trago-lhe
o
vídeo
ui
hhh
/
/
hhh
/
/
hhh
/
"
pode
ir
pode
ir
à
minha
igreja
pode
ir
olhe
é
ao
domingo
"
"
oh
filho
não
vou
depois
quem
é
que
está
a
pedir
à
entrada
?
estão
com
ah
o
envelope
a
pedir
?
"
"
não
nós
não
pedimos
dinheiro
"
vá
lá
vá
lá
/
hhh
/
olhe
que
mesmo
na
na
igreja
católica
há
sempre
é
há
grupos
mesmo
neles
há
grupos
no
no
nos
ciganos
há
sei
esse
tive
pena
tive
tenho
tenho
até
pena
do
miúdo
...
ele
apareceu
aí
há
bocado
e
eu
assim
"
então
estás
a
faltar
à
escola
?
"
"
não
senhora
professora
é
que
havia
um
passeio
pois
é
e
como
a
senhora
professora
sabe
o
meu
pai
não
me
deixa
ir
de
autocarro
"
não
deixa
ir
tem
medo
desde
que
houve
aque
um
acidente
com
crianças
num
autocarro
que
morreram
muitas
mas
foi
no
estrangeiro
pois
ele
chegou-me
aqui
à
escola
foi
logo
na
segunda
classe
ele
disse
"
não
vou
mais
a
lado
nenhum
nem
com
a
senhora
professora
nem
com
ninguém
o
meu
pai
com
a
senhora
professora
deixava-me
ir
ao
fim
do
mundo
mas
não
é
de
autocarro
"
então
pronto
/
hhh
/
e
eu
hoje
disse
"
mas
os
colegas
hoje
foram
para
Guimarães
e
foram
à
[
/
]
à
Citânia
/
eh
a
Briteiros
e
não
sei
onde
e
como
era
de
autocarro
o
pai
não
deixou
/
hhh
/
é
assim
/
hhh
/
mas
se
calhar
anda
de
autocarro
para
ir
de
fé
de
de
anda
de
carro
?
eh
não
anda
de
carro
e
tem
anda
de
carro
anda
anda
ah
mas
é
um
miúdo
que
realmente
ele
tem
nove
anos
e
ele
o
ano
passado
vinha
de
Maximinos
que
eles
moravam
em
Maximinos
que
a
mãe
tinha
lá
uma
lojita
/
vinha
para
aqui
de
taxi
trazia
ele
o
dinheiro
pagava
ao
taxista
muitas
vezes
chegava
à
sala
e
dava-me
o
dinheiro
para
eu
lhe
ficar
até
ao
intervalo
para
depois
ir
comprar
o
lanche
/
não
tinha
problema
nenhum
não
havia
ah
para
matemática
eles
são
quase
muito
bons
todos
muito
jeitosos
/
hhh
/
tenho
a
certeza
que
aquela
cabeça
a
experiência
deste
simboliza
/
hhh
/
e
as
turmas
estão
muito
grandes
?
têm
essas
misturas
todas
?
eh
sim
quase
toda
a
gente
tem
ciganitos
hm
hm
são
turmas
de
vinte
vinte
e
este
ano
os
quartos
anos
é
que
estão
maiores
vinte
e
quatro
é
vinte
e
três
vinte
e
quatro
alunos
hm
hm
nunca
houve
a
experiência
de
fazerem
turmas
separadas
com
ciganos
de
um
lado
e
de
outro
lado
hm
não
não
tenta-se
tenta-se
integrar
não
nem
era
permitido
claro
é
tenta-se
integrar
mesmo
para
eles
se
habituarem
...
a
a
a
ter
a
ter
outro
comportamento
claro
hm
hm
a
diferença
motiva
motiva-os
e
e
pode
e
mesmo
os
pais
têm
que
aprender
olhe
este
ano
está
aqui
um
miúdo
no
primeiro
ano
que
...
nunca
fazia
os
trabalhos
de
casa
/
nunca
nunca
nunca
todos
os
outros
miúdos
faziam
e
ele
não
e
ele
não
fazia
até
que
a
professora
chamou
a
mãe
e
fez-lhe
ver
isso
ela
"
o
seu
filho
aqui
se
quer
aprender
como
os
outros
tem
de
proceder
como
os
outros
e
há
aqui
uma
coisa
que
está-se
a
passar
muito
mal
/
e
que
todos
os
meninos
trazem
o
trabalho
de
casa
o
Zé
não
traz
e
se
eu
não
castigo
o
zé
daqui
a
pouco
mais
nenhum
miúdo
me
faz
os
trabalhos
não
é
?
portanto
a
senhora
vai-se
comprometer
"
e
tanto
disse
e
tanto
fez
que
o
menino
já
vai
para
um
ATL
ai
porque
em
casa
não
tem
condições
porque
leva
o
caderninho
leva
a
fichinha
para
fazer
em
casa
e
a
ficha
no
dia
seguinte
ou
vem
rota
ou
vem
com
vinho
ou
vem
com
gordura
ou
não
vem
/
hhh
/
porque
se
rasgou
ou
porque
e
a
mãe
já
se
convenceu
/
é
assim
eles
têm
de
ter
regras
e
é
isso
que
lhes
tentamos
incutir
é
é
que
realmente
se
o
miúdo
anda
aqui
como
os
outros
é
para
proceder
como
os
outros
portanto
tem
de
ter
as
mesmas
regras
os
mesmos
direitos
os
mesmos
deveres
é
natural
e
e
fazer
como
os
não
não
não
são
os
ciganos
que
nos
dão
problemas
sim
problemas
embora
às
vezes
as
pessoas
pensem
isso
/
e
a
nível
da
cidade
de
Braga
às
vezes
em
escolas
"
nem
penses
ir
para
lá
que
horror
ciganos
"
no
bairro
não
são
eles
que
causam
problemas
pois
pois
mas
às
vezes
as
pessoas
podem
ter
essa
ideia
ai
não
constou-se
eu
quando
vim
para
aqui
disseram-me
"
ui
onde
te
vais
meter
"
já
tenho
dito
3
às
vezes
"
tu
ainda
lá
est
"
e
eu
"
estou
"
eu
se
quisesse
eu
pela
nota
que
tinha
pel
estava
noutra
noutra
escola
da
cidade
só
que
eu
moro
nos
para
que
é
que
eu
hei
e
ir
lá
para
dentro
se
eu
moro
aqui
claro
não
tinha
necessidade
hm
hm
e
os
pais
ah
das
crianças
&
ah
/
enfim
ditas
mais
mais
certinhas
mais
com
as
vidas
mais
eh
de
acordo
com
a
normalidade
hm
encaram
bem
a
mistura
ou
realmente
preferem
yyy
lado
já
encaram
já
encaram
ao
princípio
bem
há
alguns
que
vão
pronto
vão
para
a
escola
de
S.
Vítor
é
?
e
os
que
podem
põem-nos
aqui
no
colégio
que
é
o
colégio
teresiano
mas
a
princípio
tive
uma
a
experiência
com
estes
alunos
que
estão
agora
no
quarto
ano
/
no
primeiro
ano
tinha
aí
miúdos
que
fiquei
com
eles
a
pedido
dos
pais
pessoas
conhecidas
pronto
/
e
num
dos
primeiros
dias
lembro-me
perfeitamente
/
que
uma
rapariga
minha
amiga
deixou
veio
trazer
menino
que
por
sinal
é
uma
criança
espertíssima
e
muito
amigo
dos
companheiros
é
um
miúdo
muito
educado
/
e
ela
no
primeiro
dia
levou-o
à
sala
"
Nelinha
fica
aqui
o
menino
pronto
/
e
tal
é
o
andré
"
ela
apresentou-o
e
depois
saiu
mas
saiu
e
não
saiu
ela
foi
até
à
porta
e
voltou
a
espreitar
e
eu
à
porta
com
umas
quatro
ou
cinco
ciganas
porque
eu
tinha
quatro
ciganos
e
então
a
ciganada
veio
toda
trazer
ciganada
entre
aspas
/
sim
sim
não
é
pejorativo
/
ah
veio
vieram
trazer
os
meninos
e
umas
conhecidas
outras
que
não
"
ai
que
bom
estão
com
a
senhora
e
tal
"
quando
a
professora
já
está
aqui
há
muitos
anos
elas
depois
têm
outra
outra
maneira
de
se
dirigir
e
então
e
/
ah
ela
entrava
saía
/
entrava
saía
até
que
eu
fui
à
janela
e
chamei
a
Ivone
"
passa-se
alguma
coisa
?
"
/
hhh
/
"
não
/
não
mas
eu
depois
logo
falo-lhe
/
hhh
/
eu
depois
logo
falo-lhe
/
"
à
noite
foi
a
min
telefonou-me
/
ficou
preocupada
à
noite
telefonou-me
diz
ela
"
ai
desculpe
sabe
eu
vi
tanto
cigano
eu
tive
tanta
pena
do
meu
filho
"
"
porquê
Ivone
?
não
tenha
problema
não
vai
ter
problema
nenhum
/
/
"
passado
tempos
dizia-me
ela
"
ai
meu
deus
eu
agora
agora
estou
descansada
"
porque
ela
tirou
o
filho
da
pré-primária
do
colégio
porque
não
podia
pagar
hhh
claro
e
pô-lo
aqui
no
primeiro
dia
ficou
/
hhh
/
em
pânico
ao
pé
de
tanto
cigano
hoje
em
dia
não
/
mesmo
o
próprio
múdo
se
lhe
for
fazer
essa
pergunta
/
não
teve
problema
nenhuns
com
os
ciganos
absolutamente
nenhum
não
teve
problema
nenhum
mas
claro
/
ficou
a
mão
ficou
assim
porque
/
hhh
/
pensa
sempre
que
pode
haver
mais
problemas
do
que
na
realidade
não
há
algumas
que
não
querem
eu
tinha
uma
miúda
que
a
mãe
disse-me
logo
desde
o
primeiro
que
não
pusesse
a
mão
na
florzinha
dela
oh
não
lhe
podia
pôr
a
mão
e
depois
não
queria
mais
ninguém
a
não
ser
eu
e
por
acaso
a
miúda
logo
teve
um
problema
de
aprendizagem
que
foi
um
problema
andou
aqui
/
ah
/
hhh
/
só
começou
a
aprender
ao
terceiro
ano
hhh
/
/
hhh
/
/
hhh
/
hhh
/
/
hhh
/
bom
nós
agora
já
conversámos
um
bocadinho
que
eu
considero
que
é
suficiente
não
a
empato
agora
mais
/
espero
que
entretanto
já
esteja
mais
bem
disposta
olhe
passou
/
hhh
/
/
hhh
/
está
a
ver
?
está
a
ver
?
eu
não
disse
que
era
ai
ainda
tenho
aqui
assim
mas
tem
dias
tem
tem
olhe
enfim
...
tudo
faz
parte
da
vida
faz
é
que
eu
eu
tirei
um
rim
há
dezanove
anos
faz
agora
para
a
semana
sim
e
agora
devia
ser
operada
à
barriga
só
que
ainda
não
não
se
dispôs
não
me
dispus
a
isso
tenho
medo
agora
tenho
mas
às
vezes
mais
vale
mais
cedo
do
que
mais
tarde
depois
há
outro
vamos
lá
ver
é
muita
coisa
junta
eu
tive
uma
anemia
vinte
anos
/
sim
?
eu
não
posso
levar
qualquer
tipo
de
sangue
/
é
assim
uma
série
de
coisas
que
condicionam
um
bocado
vamos
lá
ver
hhh
que
condiciona
é
ver
o
que
é
que
é
realmente
melhor
é
bom
muito
obrigada
/
mais
uma
vez
desculpe
o
tempo
que
lhe
roubei
e
de
nada
e
pronto
vamos
procurar
então
outra
Guardar XML • Obter texto
• Representação da onda sonora • Representação em frases