DI_97BM24b
Sem título
ID | 97 |
Participant | F. Soares |
Gender | Masculino |
Opções de representação
Texto: - Mostrar: - Etiquetas:
O script do Java parece estar desligado, ou então houve um erro de comunicação. Ligue o script do Java para mais opções de representação.
hum
hum
e
logo
hoje
é
costuma
é
ser
só
as
dez
e
meia
mas
hoje
vem
aí
um
senhor
com
um
com
uma
obra
que
vão
editar
sobre
o
descobrimento
ah
sim
?
e
de
maneira
que
/
antecipou-se
...
hum
hum
muito
bem
ahm
/
e
já
agora
outra
coisa
também
ainda
a
propósito
da
sua
experiência
em
ensino
ah
naturalmente
para
ensinar
ah
a
escolher
notam-se
com
certeza
han
dificuldades
de / dos
alunos
motivadas
pela
sua
pertença
dialetal
isto
é
eles
tem
determinadas
Sim
sim
sim
Não
porque
como
os
alunos
são
dessa
região
e
portanto
esse
problema
não
se
põe
talvez
pusesse
se
eu
não
fosse
daqui
e
como
sou
e
fosse
lá
para
baixo
Sim
sim
sim
para
o
Alentejo
para
o
Algarve
ou
para
Lisboa
mas
como
nunca
fui
portanto
esse
problema
não
se
põe
Mas
por
exemplo
Nós
e
os
alunos
entendemo-nos
Muito
bem
Muito
bem
Mas
a
ortografia
não
corresponde
à
alguma
das
Sim
sim
sim
sim
sim
Isso
sim
acontece
muitas
vezes
Acontece
trocam
os
bês
pelos
vês
e
até
nós
nós
professores
han
às
vezes
caímos
nesse
erro
han
e
isso
reflete-se
na
escrita
Sim
?
E
como
é
que
se
combate
isso
?
É
combate
é
é
é
é
estar
a
insistir
com
os
alunos
porque
eles
por
muito
mais
que
nos
esforçamos
eles
estão
estão
uma
uma
uma
percentagem
muito
grande
lá
fora
em
contacto
com
outros
com
outras
crianças
e
com
os
pais
que
também
tem
os
mesmo
erros
Nós
também
os
temos
o
que
é
tentamo-nos
corrigir
e
embora
também
acabamos / acabemos
por
cometer
erros
na
de
pronúncia
Mas
dizer
mas
isso
é
por
a
a
insistência
é
fundamental
aqui
escola
para
para
que
esses
esses
Dantes
havia
o
hábito
de
por
exemplo
se
repetirem
as
palavras
que
tenham
sido
escritas
erradamente
para
Há
vários
processos
de
um
um
processo
é
esse
outro
processo
é
é
por
exemplo
faz-se
uma
ortografia
e
há
um
erro
risca-se
aquela
aquela
palavra
que
está
mal
escrita
e
e
pede-se
ao
aluno
que
passe
a
substituir
uma
ou
duas
ou
três
vezes
hum
hum
hum
hum
hum
ou
outro
processo
é
antes
de
fazer
a
ortografia
dar
o
texto
ao
aluno
e
ele
vai
vai
vai
escrever
separadamente
aquelas
palavras
que
para
eles
são
consideradas
eh
mais
difíceis
e
que
pode
errar
e
portanto
eh
quando
fizer
o
exercício
de
ortografia
já
está
precavido
dessas
hum
hum
Como
é
que
se
faz
os
exercícios
de
ortografia
hoje
em
dia
?
Ainda
se
fazem
aqueles
célebres
ditados
eh
que
havia
noutros
tempos
possíveis
falhas
que
vai
limitando
Depende
do
hoje
hoje
hoje
o
sistema
modificou-se
o
ensino
é
diferente
Há
pessoas
que
até
praticamente
de
aboliram
com
esses
exercícios
de
ortografia
à
moda
antiga
ou
descontinuam
quer
dizer
eu
acho
que
o
meio
termo
seria
o
ideal
não
insistir
muito
porque
também
é
capaz
de
ser
um
pouco
maçador
para
o
aluno
estar
constantemente
a
fazer
exercícios
de
bibliografia
mas
obrigá-lo
a
a
visionar
bem
as
letras
as
palavras
para
que
com
esse
modo
possa
evitar
ah
dar
erros
eh
han
estimula-se
por
exemplo
consulta
de
dicionário
?
Sim
sim
sim
sim
praticamente
todos
os
alunos
a
partir
nesta
escola
ah
todos
os
alunos
isto
é
um
pouco
de
exagero
porque
nós
esta
escola
fica
fica
situada
eu
tenho
alunos
de
um
bairro
social
portanto
os
bairros
sociais
têm
problemas
económicos
graves
problemas
sociais
/
alcoolismo
prostituição
droga
inclusivamente
Portanto
mas
eu
dizia
uma
grande
parte
dos
alunos
no
terceiro
ano
adquirem
um
dicionário
e
trazem
o
dicionário
para
escola
portanto
o
professor
leva
o
aluno
quando
tem
dificuldade
em
palavras
na
sua
significação
e
na
na
sua
escrita
vai
ao
dicionário
portanto
manuseiam
com
facilidade
o
dicionário
Outros
casos
em
que
o
aluno
não
tem
possibilidade
de
comprar
a
escola
tem
um
dicionário
tem
um
ou
mais
dicionários
para
o
uso
para
para
o
uso
desses
alunos
vêm
vêm
aqui
e
requisitam
o
professor
requisita
esses
dicionários
portanto
os
alunos
podem
manusear
Considera
que
por
exemplo
os
o
tipo
de
conhecimentos
que
hoje
em
dia
à
saída
do
ensino
básico
os
alunos
têm
é
é
similar
àquele
que
não
não
os
alunos
teriam
há
vinte
anos
atrás
não
muito
inferior
eh
muito
inferior
eh
embora
noutras
áreas
tenha
como
hei-de
dizer
tenha
um
conhecimento
mais
vasto
do
mundo
que
o
rodeia
porque
não
é
escola
é
mas
é
os
meios
de
comunicação
social
que
hoje
há
ao
dispor
dos
alunos
que
há
trinta
ou
quarenta
anos
não
tinham
porque
nas
matérias
populares
em
si
hoje
o
aluno
constata-se
que
sabe
muito
menos
do
que
sabia
há
trinta
ou
quarenta
anos
se
tivesse
de
enumerar
algumas
das
coisas
que
achava
que
era
indispensável
para
que
os
alunos
à
saída
do
ensino
básico
o
que
é
que
apontaria
?
Já
pensou
um
bocadinho
nisso
?
eh
sim
já
pensei
mas
eh
seguir
é
mais
importante
claro
tem
que
saber
ler
né
?
que
mais
importante
olhe
há
vários
há
vários
factores
houve
uma
redução
drástica
nos
programas
nos
currículos
a
nível
de
primeiro
ciclo
eh
eliminaram
a
história
praticamente
hoje
a
História
de
Portugal
está
ali
está
está
restrita
à
meia
dúzia
de
figuras
Ah
é
?
fecha-me
a
porta
sim
?
se
faz
favor
eh
a
nível
de
história
ah
estudo
do
meio
esse
está
está
mais
adequado
à
língua
portuguesa
ah
foi
muito
foi
muito
reduzida
na
questão
na
pa
na
área
da
gramática
a
gramática
foi
muito
reduzida
praticamente
hoje
gramática
na
no
primeiro
ciclo
é
é
é
muito
...
praticamente
aquilo
nem
nem
reduz-se
a
muito
pouco
e
depois
os
alunos
vão
aprender
aquilo
que
aprenderam
aqui
vão
aprender
no
segundo
ano
do
do
ou
seja
no
quinto
e
no
sexto
ano
do
do
ciclo
preparatório
Exato
ah
a
matemática
ainda
é
um
dos
pontos
que
está
mais
ou
menos
de
acordo
com
os
programas
ah
antigos
Não
sei
o
conhecimento
é
é
diferente
os
alunos
hoje
sabem
mais
coisas
a
respeito
do
mundo
que
os
rodeia
mas
como
digo
não
é
muito
na
escola
porque
realmente
a
escola
hoje
não
acompanha
não
sei
não
acompanha
a
evolu
não
acompanha
a
evolução
dos
tempos
isso
é
um
facto
A
escola
continua
continua
a
ter
a
ter
a
ter
bancos
e
carteiras
como
antigamente
continua
a
ter
um
quadro
preto
à
frente
dos
alunos
material
didático
não
existe
material
audiovisual
não
existe
eu
quando
vim
para
aqui
não
havia
nada
ah
e
com
muito
esforço
se
comprou
um
televisor
um
vídeo
gravadores
hen
projetor
de
dispositivos
coleções
para
slides
para
para
para
com
temas
alusivos
à
algumas
à
algumas
áreas
no
no
estudo
do
meio
eh
porque
o
Ministério
da
Educação
não
dá
nada
não
equipa
não
equipa
nada
as
escolas
do
ensino
estão
praticamente
botadas
ao
abandono
E
o
senhor
neste
momento
é
o
diretor
da
da
escola
?
não
fui
até
setembro
e
como
este
ano
como
este
ano
tencionava
aposentar-me
não
quis
não
quis
mais
porque
poderia
poderia
ainda
sair
a
meio
do
ano
depois
as
coisas
complicaram-se
proibiram
a
saída
ou
a
aposentação
de
professores
a
meio
do
ano
portanto
vou
ter
de
aguentar
até
julho
Foi
por
esse
motivo
que
deixei
Mas
foi
com
muito
esforço
que
se
e
com
a
ajuda
dos
pais
Nós
para
para
arranjarmos
verbas
para
aquisição
de
material
audiovisual
foi
preciso
fazer
rifas
quase
todos
os
anos
massacrar
as
os
pais
e
encarregados
de
educação
e
os
alunos
hhh
para
para
aquisição
desse
tipo
de
material
para
a
escola
portanto
felizmente
a
escola
agora
tem
possibilidades
a
última
aquisição
foi
uma
fotocopiadora
que
também
não
não
havia
mas
isso
foi
com
muito
esforço
arranjar
materiais
com
as
fichas
mas
com
muito
esforço
senão
não
não
não
isto
está
isto
está
...
e
e
em
termos
de
livros
han
conseguem
ter
/
compro
o
mínimo
biblioteca
temos
também
ah
o
Ministério
da
Educação
tinha
uma
biblioteca
que
já
estava
eh
muito
muito
antiquada
nos
temas
e
nos
assuntos
nos
livros
inclusivamente
e
há
dois
anos
eu
fiz
um
projecto
e
esse
projecto
submeti-o
à
Fundação
Calouste
Gulbenkian
e
deu-nos
cerca
de
oitenta
noventa
contos
para
aquisição
de
livros
x
foi
foi
depois
an
o
ano
passado
com
as
verbas
que
podemos
retirar
hum
da
das
ditas
rifas
que
fazi
que
se
iam
fazendo
eh
fomos
fomos
aí
a
uma
livraria
compramos
compramos
mais
livros
para
aumentar
a
biblioteca
a
biblioteca
da
escola
agora
da
escola
tem
quatrocentos
e
tal
livros
coisa
que
a
cinco
seis
anos
tinha
vinte
ou
trinta
só
que
eram
os
tais
livros
de / da
biblioteca
do
Ministério
da
Educação
de
maneira
que
é
assim
a
meu
ver
o
o
grande
erro
antes
do
vinte
e
cinco
de
abril
com
o
não
sei
se
recorda
o
o
o
Ministro
da
Educação
<da
Antã>/ de
Antão
era
o
Veiga
Simão
/
eh
a
meu
ver
o
grande
erro
dele
foi
foi
ter
menosprezado
as
escolas
do
primeiro
ciclo
ter
arrancado
com
os
ciclos
preparatórios
portanto
ele
devia
ter
começado
pela
base
e
não
a
meio
portanto
ele
realmente
foi
um
impulsionador
foi
um
impulsionador
dos
ciclos
preparatórios
a
nível
de
norte
ao
sul
do
país
mas
esqueceu-se
que
a
base
é
o
primeiro
ciclo
porque
o
aluno
se
não
tiver
condições
para
trabalhar
aqui
não
as
vai
depois
/
eh
não
as
vai
depois
adquirir
a
meio
a
meio
da
carreira
não
é
?
as
coisas
devem
começar
pela
base
mas
enfim
e
pronto
são
oções
são
erros
que
se
cometem
são
opções
que
se
fizeram
talvez
não
não
devidamente
pensadas
A
verdade
é
que
qualquer
pessoa
que
passa
pela
escola
ah
tem
uma
referência
e
essa
referência
Pois
é
sempre
o
primeiro
ciclo
é
é
porque
já
de
si
marca
muito
o
aluno
porque
/
eh
o
regime
aqui
é
de
mono
docência
portanto
o
em
princípio
o
aluno
terá
o
professor
eh
no
mínimo
um
dois
ou
três
ou
quatro
anos
exato
porque
o
professor
até
pode
apanhar
e
é
aquele
mesmo
sempre
o
mesmo
eh
mas
enfim
o
sistema
é
assim
o
sistema
da
mono
docência
tem
vantagens
e
inconvenientes
o
aluno
se
tiver
a
mono
docência
durante
durante
quatro
anos
eh
vai
daqui
para
o
ciclo
e
é
uma
é
uma
transição
muito
grande
porque
de
um
professor
passa
para
meia
dúzia
claro
tem
as
suas
vantagens
e
tem
seus
inconvenientes
Eu
também
não
estou
muito
de
acordo
com
a
mono
docência
acho
que
poderia
ser
alargado
um
pouco
mais
porque
depois
vai
vai
vai
trazer
algumas
consequências
para
o
aluno
porque
habituado
sempre
ao
mesmo
professor
durante
quatro
anos
segue
vai
para
o
ciclo
pensa
que
poderá
ter
pensa
um
sistema
semelhante
no
no
sistema
e
não
é
totalmente
diferente
mas
eles
acabam
por
se
adaptar
não
é
?
e
a
adaptação
hoje
talvez
seja
mais
fácil
do
que
há
quinze
ou
vinte
ou
trinta
anos
atrás
São
outras
vivências
outra
maneira
de
ver
as
coisas
outra
maneira
de
pensar
hoje
em
dia
também
eles
são
forçados
também
a
relacionar-se
com
muito
mais
pessoas
ah
desde
cedo
pois
pois
pois
ah
o
relacionamento
é
diferente
até
nota-se
nota-se
que
as
crianças
são
mais
desinibidas
/
/
por
outro
lado
também
se
nota
o
contrário
é
que
eu
há
trinta
e
três
anos
quando
comecei
a
trabalhar
eh
a
criança
eh
para
a
motivar
não
é
preciso
muito
hoje
é
muito
difícil
motivar
a
criança
A
criança
vem
para
escola
eh
quase
que
obrigada
porque
a
escola
pouco
lhes
tem
para
dar
O
mundo
que
o
rodeia
é
muito
mais
atrativo
e
...
x
modernizar
a
escola
não
há
outra
solução
eu
não
vejo
outra
solução
senão
modernizar
a
escola
eh
e
a
escola
tem
que
ir
de
encontro
ao
interesse
da
criança
porque
a
criança
vem
para
aqui
vê-se
fechado
dentro
de
umas
quatro
paredes
com
um
professor
à
frente
com
um
quadro
/
material
didáctico
como
digo
não
há
nós
aqui
compramos
e
temos
mas
foi
como
digo
com
grande
esforço
porque
noventa
e
nove
vírgula
nove
por
cento
das
escolas
não
têm
material
nenhum
zero
algumas
nem
sequer
instalações
quanto
a
nível
de
instalações
?
quanto
a
nível
de
instalações
aqui
há
uns
anos
esta
parte
as
relações
primeiro
ciclo
estavam
dependentes
da
do
Ministério
da
Educação
do
equipamento
social
das
construções
escolares
e
isso
passou
tudo
para
as
mãos
da
autarquia
a
autarquia
só
faz
obras
quando
há
eleições
de
resto
está
tudo
botado
ao
abandono
botado
ao
abandono
quer
dizer
para
para
colocar
um
vidro
que
se
parte
para
arranjar
uma
porta
para
qualquer
coisa
nós
temos
que
nos
socorrer
das
Câmaras
das
Câmaras
Municipais
ou
dos
edifícios
que
lhe
pertence
de
maneira
que
é
tão
drama
tão
o
panorama
não
é
muito
bom
para
o
para
as
escolas
do
primeiro
ciclo
enquanto
segundo
dizem
as
Universidades
/
os
os
ciclos
preparatórios
e
as
escolas
secundárias
estão
recheadas
de
tudo
e
mais
alguma
coisa
as
escolas
do
primeiro
ciclo
não
têm
nada
não
têm
nada
disso
eu
eu
por
acaso
tinha
a
esperança
de
que
as
coisas
já
não
estivessem
assim
infelizmente
estão
infelizmente
estão
mas
pelos
vistos
já
é
não
estão
também
já
tenho
passado
por
outras
escolas
e
tenho
visto
também
se
queixam
estão
na
penúria
pois
pois
devia
ser
o
ciclo
onde
mais
se
estimulam
mais
se
estimulam
porque
é
ali
que
se
sabe
não
mas
eu
já
não
digo
que
tivesse
mais
nem
menos
mas
pelo
menos
que
dessem
a
o
mínimo
eh
se
as
outras
escolas
os
outros
graus
de
ensino
terão
o
mínimo
que
não
sei
mas
segundo
ouço
dizer
não
tem
mínimos
eh
pelo
menos
aqui
dar
a
mesma
coisa
não
é
?
pois
pois
enfim
com
esta
nota
um
bocadinho
pessimista
/
an
não
é
realista
é
é
realista
é
um
facto
não
é
?
acho
que
vamos
terminar
porque
tenho
outra
aluna
está
bem
<está
bem>
está
bem
está
bem
muito
obrigada
pronto
por
nada
peço
desculpa
por
yyy
oh
prazer
alguma
coisa
que
seja
preciso
...
muito
obrigada
eh
fale
Guardar XML • Obter texto
• Representação da onda sonora • Representação em frases