DILeB: Discurso Informal de Lisboa e Braga

Corpus de fala constituído por extratos de entrevistas sociolinguísticas realizadas na última década do século XX em Lisboa e Braga

No total, serão disponibilizadas as transcrições alinhadas de 180 extratos de Discurso Informal de entrevistas sociolinguísticas realizadas por C. Rodrigues em 1996 e 1997.

Os extratos de Discurso Informal constituem a parte de conversa mais espontânea das entrevistas recolhidas - aquela que não obedece a um guião predefinido, uma vez decorreu após as tarefas de Discurso Formal, Leitura de palavras, de Frases e de Texto. A espontaneidade destes extratos de fala presta-se à realização de estudos variados na área da Sociolinguística, nomeadamente os de variação e mudança fonético-fonológica, de acomodação linguística, de standardização, entre outros.

Cada uma das transcrições encontra-se classificada quanto ao perfil sociolinguístico do entrevistado e poderá ser pesquisada com base nos parâmetros dos meta-dados, nas palavras ou sequências de caracteres das palavras. Os códigos alfanuméricos identificadores das entrevistas (por exemplo, BM33, LF25) remetem para: B = Braga, L = Lisboa, M = Género masculino, F = Género feminino, o primeiro algarismo remete para a célula de escolaridade do falante e o segundo algarismo para a célula de idade como referido na tabela seguinte:

Código
Graus de escolaridade
Código
Escalões etários
0
Analfabetos
1
13-19 anos
1
Até ao 9º ano
2
20-25 anos
2
12º ano
3
26-39 anos
3
Licenciatura
4
40-55 anos
 
 
5
>  55 anos

Como citar o corpus DILeB:

Rodrigues, C. (2021), DILeB - Discurso Informal de Lisboa e Braga. Lisboa: CLUL.

ISLRN: [confirmar]. http://teitok.clul.ul.pt/dileb

A referência ao DILeB deve ser incluída em todos os tipos de trabalho que o usem como fonte de informação, incluindo livros, artigos, comunicações ou pósteres, ferramentas de avaliação ou qualquer outro produto.