DTCT

 

 R&D Unit funded by

Dicionário Terminológico de Crítica Textual

Palavra

10 resultados


dactiloscrito

Em construção

Em construção

deslocamento

Em construção

Em construção

difficilior lectio

Em construção

Em construção

difracção/dispersão de variantes

Em construção

Em construção

diplomática

Em construção

Em construção

discurso interior

Em construção

Em construção

ditado interior

Em construção

Em construção

ditografia

Em construção

Em construção

divinatio

Em construção

Em construção

dossier genético

Conjunto de todos os documentos envolvidos num projecto de escrita.

Proposta por Almuth Grésillon (Éléments de Critique Génétique, 1994), esta designação abrange não só o ante-texto propriamente dito, mas também outros documentos exteriores ao processo redacional (e.g. livros de notas, fichas, correspondência, etc.), podendo ainda incluir, numa acepção lata, os impressos controlados pelo autor.

Frequentemente dispersos por vários acervos, estes materiais têm de ser objecto de uma recensão (recensio) prévia à edição genética ou edição crítico-genética, procedendo-se depois à classificação dos testemunhos e à ordenação dos testemunhos, de acordo com a cronologia.

Ver ante-texto.

Bibliografia

Grésillon, Almuth 1994. Éléments de Critique Génétique. Paris, CNRS.

E. P.

Esteja ou não interessado em culminar o seu trabalho com uma edição do texto [...], o geneticista tem de começar por recensear e estruturar as peças que constituem o ante-texto. Na prática, isto faz-se através da construção do dossier genético do texto, que é “o conjunto de todos os testemunhos genéticos conservados de uma obra ou de um projecto de escrita, classificados em função da cronologia das suas etapas sucessivas” (Grésillon, 1994: 242). Um exemplo sugestivo de dossier pode ser apreciado no site da Biblioteca Nacional de Portugal dedicado a Alberto Caeiro [...]: desde 2006, a totalidade das peças que constituem o dossier do Guardador de rebanhos pode ser consultada em linha, através do fac-símile e de transcrições, com explicitação do relacionamento genético entre as peças. Castro 2013: 199.

d. Dossier (e atribuição) Este é o nome que se dá ao conjunto de documentos que o autor produziu durante a criação de uma obra e que devem servir de matéria-prima à edição. Fazem parte do dossier não só o ante-texto propriamente dito, ou seja os sucessivos originais desde o primeiro borrão até à cópia mais acabada, como também material anexo como projectos, ensaios, fichas e correspondência, e ainda os materiais tipográficos. Localizar todo esse material, que pode estar muito disperso, descrevê-lo, descobrir as relações de parentesco e a cronologia interna das diversas peças, para reconstituir a génese da obra através dos suportes materiais por que ela se foi definindo: essas são as tarefas principais da constituição do dossier. No caso de Pessoa, o dossier tanto pode ser de uma obra (o dossier de The Mad Fiddler), como de um autor (o dossier de Campos ou de Reis). A dificuldade principal não muda: saber o que pertence ao dossier, apesar de não estar intitulado ou assinado. Castro 2013: 329-330.


10 resultados