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Eliminatio codicum descriptorum: operação que consiste na eliminação dos testemunhos descripti (v.
C. S.
Eliminação: operação que consiste em pôr de parte elementos da tradição desprovidos de valor enquanto testemunhos: ou porque são cópia de um exemplar conservado ou reconstituível sem o seu contributo (eliminatio codicum descriptorum) ou porque constituem lições dos testemunhos mais afastados do arquétipo, da responsabilidade do amanuense e, por isso mesmo, inúteis para a reconstituição do original (eliminatio lectionum singularium).
ELIMINATIO CODICUM DESCRIPTORUM - operação mediante a qual se eliminam, de entre todos os códices disponíveis, os que são cópias de outros existentes.
[…]a formulação exacta das regras que devem presidir à eliminação dos manuscritos que sejam cópias de outros manuscritos existentes («eliminatio codicum descriptorum»).
A preparação de uma edição crítica exige — no caso de tradição plúrima — a classificação dos testemunhos e a fixação das relações genéticas entre eles, representadas graficamente no «stemma codicum», a eliminação das cópias tiradas de manuscritos disponíveis (na base do referido princípio segundo o qual cada cópia acrescenta erros aos seu exemplar: «eliminatio codicum descriptorum»); a escolha, entre as variantes documentadas, das que — na base do «stemma» — é provável ou possível atribuir ao plano mais alto da tradição («selectio»);
Todos os manuscritos do ramo apresentam o erro 1: se prescindirmos, por enquanto, do erro 2 e se considerarmos que cada um destes códices é abundante em erros próprios, chegaremos à demonstração da qualidade de descritti que se lhes deve atribuir e da legitimidade da sua eliminação.
Operação que consiste na eliminação do
C. S.
Eliminação: operação que consiste em pôr de parte elementos da tradição desprovidos de valor enquanto testemunhos: ou porque são cópia de um exemplar conservado ou reconstituível sem o seu contributo (eliminatio codicum descriptorum) ou porque constituem lições dos testemunhos mais afastados do arquétipo, da responsabilidade do amanuense e, por isso mesmo, inúteis para a reconstituição do original (eliminatio lectionum singularium).
ELIMINATIO LECTIONUM SINGULARIUM - operação com a qual o editor elimina as lições particulares dos manuscritos singulares que, com base no stemma, se constata serem introduções da iniciativa desse amanuense.
[eliminação de manuscritos] Este é o processo mais eficaz para reduzir ao mínimo o número de manuscritos que devem ser referenciados como testemunhos da tradição. O resto pode ser eliminado. A eliminação realiza-se principalmente por conveniência prática: não é bem como a eliminação de apógrafos que comprovadamente não podem dizer-nos nada de novo. No entanto, deverá haver uma correlação entre a falta de boas lições individuais e a falta de fontes independentes. Mesmo que o método de classificação não possa esclarecer as complexas afinidades dos manuscritos, produz resultados que se encontram em certa relação com eles.
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Conjunto de operações, conduzidas por certos princípios orientadores, que conduzem ao estabelecimento do stemma codicum.
A estemática assume certas premissas acerca do processo de
Se, no início da história da Crítica Textual, a estemática servia sobretudo como método para aceder à
Na avaliação dos resultados de qualquer análise estemática há-de considerar-se sempre o carácter hipotético e parcialmente conjectural das relações que podem ser postuladas a partir do exame da variação textual.
Mais recentemente, a estemática evoluíu para uma disciplina que testa experimentalmente os seus métodos e que se autonomizou da sua inicial função pragmática, sendo encarada como uma área de estudos que pretende contribuir para responder a uma série de questões antropológicas, partindo da assunção de que o processo de replicação com a incorporação de alterações é um dos processos fundamentais da actividade cultural humana. Recorrendo ao conceito de meme (elemento não genético que se comporta segundo os mesmos princípios que os elementos genéticos), postula que o processo de cópia manual é similar ao processo biológico de replicação genética, e que pode ser estudado com recurso aos programas informáticos usados por biólogos em análises filogenéticas. De facto, estes programas têm sido usados para reconstituir a transmissão de textos com grande número de testemunhos, obtendo resultados que, quando os dados não incluem
BARET, P. V., C. Macé, P. Robinson (2006) «Testing methods on an artificially created textual tradition», The Evolution of Texts: Confronting Stemmatological and Genetical Methods. Proceedings of the International Workshop held in Louvain-la-Neuve on September 1–2, 2004, edited by C. Macé, P. Baret, A. Bozzi, and L. Cignoni, Pisa-Rome: Istituti Editoriali e Poligrafici Internazionali, p. 255-83.
HOWE, Christopher J, Heather F. Windram (2011) «Phylomemetics—Evolutionary Analysis beyond the Gene». PLOS Biology, doi:10.1371/journal.pbio.1001069:
http://journals.plos.org/plosbiology/article?id=10.1371/journal.pbio.1001069 (acedido em 06/03/2016).
C. S.
Estemática: registo, classificação e interpretação das variantes dos testemunhos da tradição, com vista a definirem-se as relações hierárquicas (descendentes, ascendentes ou colaterais) entre eles, e a reconstituir-se o processo de transmissão; culmina no estema.
Na ausência de contaminação, cada cópia conterá os mesmos erros que se encontravam no exemplar a partir do qual ela foi feita, menos aqueles que o copista viu e corrigiu, mais alguns erros adicionais (a não ser, talvez, que o texto seja muito pequeno). Este axioma é a base da análise estemática. Suponhamos que chegaram até nós seis manuscritos, ABCDEF, relacionados da seguinte maneira ([a] íb] [c] denotam cópias que não chegaram até nós):
Tais equívocos ocorrem, sem dúvida, e não há nenhum modo infalível de os evitarmos. O melhor que alguém pode fazer é optar pela hipótese que mais directamente se ajuste aos factos, verificando bem que ela se ajusta a eles. Se a contaminação se encontrar presente a um nível mais profundo, verificar-se-á que nenhuma hipótese estemática é satisfatória. Antes de considerarmos o que fazer nessas circunstâncias, observemos um outro tipo de complicação que pode afectar a recensio fechada.
Ao falar de uma relação estemática 'proveitosa', pretendia dizer 'não necessariamente exacta do ponto de vista histórico'. Suponhamos que temos seis manuscritos BCDEFM, que se relacionam efectivamente entre si como no stemma apresentado infra. Quando se comparam as suas lições, torna-se óbvio que BCEF formam um grupo coeso; se continuarmos a observá-los, revela-se-nos a sua estrutura, e podemos agora citar b em vez das cópias individuais. Qual é a sua relação para com D e M? Observamos algumas vezes que DM concordam algumas vezes no erro contra b e que Mb concordam outras vezes contra D, mas nunca Db concordarão contra M, uma vez que Μ não pode preservar a verdade só por si. Se ele a recebeu de ζ-η-θ, também estaria em D, e se ele a recebeu de ε, também se encontraria em b (que não tem alternativa quando ε e Μ concordam).
Estemática, interpretação das variantes para se estabelecer o parentesco entre os diversos testemunhos (arquétipos) que possam representar os estádios mais primitivos do texto e elaboração de uma árvore genealógica (stemma) encabeçada pelo original do autor, por definição inatingível, de que dependem os testemunhos arquetípicos e, em andares inferiores, as sucessivas cópias (...)
Um pouco no mesmo sentido aparece a referência vigorosamente assertiva ao estema, ao dizer-se que ele oferece urna "representação gráfica das relações existentes entre os vários testemunhos da tradição manuscrita" [p. 33] ou, em formulação sinonímica um tudo nada mais moderada, que constitui "uma representação gráfica do parentesco entre os códices" [p. 35]. Referências deste género repetem o que se costuma encontrar em manuais neolachmannianos e resultam, portanto, de uma escola de pensamento. Prefiro, no entanto, a noção de que o estema transmitirá uma representação gráfica dos resultados de um raciocínio hipotético sobre o parentesco entre os códices, entre a relativização radical da estemática segundo Bédier e a relativização moderada segundo Contini.
A propósito da estemática, verifica-se em termos práticos que a categorização à partida de lições-variantes como X (forma não-genuína) e Y (forma genuína) não se revela muito funcional. De facto, quando se procede ao confronto entre lições-variante, nada nos diz que uma lição é um erro ou não, como assinala Alberto Blecua no início do capítulo III do seu manual: Trás la collatio codicu el edito se encuentra com un repertorio de variantes de calidad desconocida. (…) en un determinado locus criticus los testemonios presentan leciones distintas (…), pero no sabemos quiénes traen la lección original, si es que alguno de ellos la há transmitido. Dito de outro modo, se o stemma é um auxiliar na constituição do texto, mas por outro lado, antes da apresentação das relações de genealogia, já sabemos quais são as formas genuínas, o stemma deixa assim de prestar auxílio para aquele fim específico. Portanto, importaria em primeiro lugar ajudar o leitor a reconhecer um erro, o que Cambraia faz através de remissão para observações rapsódicas de Prieto [p.136-7] que não se mostram bem suficientes. Só a partir da p.149 se identificam e explicam as técnicas que fundamentam a escolha da variante genuína da tradição: lição abonada pela maioria dos testemunhos; lição mais antiga; lição do melhor testemunho (do ponto de vista material e de execução); lição mais difícil; lição mais breve: lição que explica a origem de outra; métrica; estilo; contexto.
Entrevejo, apesar de tudo, um inconveniente: o raciocínio estemático baseia-se aqui na ausência e na presença de certas composições, situação que, podendo aplicar-se a antologias e compilações, não se transporta facilmente para a maior parte das tradições de outros textos.
A comparação entre as peças, para depreender as suas constantes e variantes, não só textuais como materiais, e conhecer o seu relacionamento genealógico, com particular atenção à prova de eventuais descendências directas; nos rascunhos de alguns poemas do Guardador de Rebanhos, encontram‑se traços oblíquos que significam que o texto foi copiado para outra fonte; como a tinta desses traços coincide sempre com a tinta que escreveu os mesmos poemas no manuscrito principal do ciclo, prova‑se que este foi cópia directa daqueles rascunhos, sem qualquer outro manuscrito interposto; esta operação tem afinidades de método com a colação e a estemática da filologia tradicional, mas ficam por aí as semelhanças (...)
Na crítica tradicional, à colação das variantes segue‑se a estemática, operação pela qual se reconstitui a história da tradição e se define o arquétipo que a encima. Corresponde-lhe, na crítica moderna, a reconstituição da génese do texto desde os primeiros ensaios até ao estado acabado, ou último, em que o autor o deixou. Por outras palavras, trata-se aqui de pôr por ordem cronológica as peças do ante ‑texto, determinar quais são as derradeiras e preparar, assim, o dispositivo para o estabelecimento do texto e do aparato genético, onde uma nota dá conta da evolução particular de cada lugar do texto em relação ao qual o autor introduziu modificações em algum momento da escrita.
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