O EFFE-On é um corpus de dados de escrita e fala de crianças nos primeiros anos de escolaridade. Foi elaborado com base no projeto “EFFE - Escreves como Falas - Falas como Escreves?”, que começou a ser desenvolvido em 2012 no Centro de Linguística da Universidade de Lisboa (CLUL). Os dados são recolhidos de acordo com procedimentos metodológicos sistemáticos e consistem de descrições de imagens com estímulos controlados. O corpus foi criado no sistema ©TEITOK (Janssen 2014) para ser disponibilizado online.
O EFFE-On foi pensado para ser sucessivamente ampliado e tem como principal objetivo fornecer dados a professores de português (língua materna), investigadores e terapeutas para um leque amplo de estudos nas suas diferentes áreas profissionais (Linguística, Educação e Terapia da Fala).
Atualmente, o corpus contém produções recolhidas com a metodologia desenvolvida no EFFE de crianças de Lisboa (2º e 4º anos de escolaridade - 2012 e 2014; 4º ano - 2020), do Porto (2º e 4º anos de escolaridade - 2015 e 2017), de Chaves (2º e 4º anos de escolaridade - 2018 e 2019), de Bragança (2º ano de escolaridade - 2018), de Elvas (2º ano de escolaridade - 2018; 2º, 3º e 4º ano de escolaridade - 2019), de Canas de Senhorim (2º, 3º e 4º anos de escolaridade - 2019) e de Coruche (2º, 3º e 4º anos de escolaridade - 2021-22).
O corpus foi alargado com a inclusão de textos provenientes de escolas de Mondim de Basto, Madeira, Vila Nova de Santo André (Alentejo), Barcelos que obedecem a um tema previamente definido.
O corpus permitirá, entre outras aplicações:
Como citar o corpus EFFE-On:
Rodrigues, C., Lourenço-Gomes, M. C., Alves, I., Janssen, M., Gomes, I. L. (2015): EFFE-On - Escreves como falas - Falas como escreves? (Online corpus of writing and speech of children in the early years of schooling), Lisboa: CLUL - 2020: UIDB/00214/.
ISLRN: 716-103-425-482-9. http://teitok.clul.ul.pt/effe
A referência ao EFFE-ON deve ser incluída em todos os tipos de trabalho que o usem como fonte de informação, incluindo livros, artigos, comunicações ou pósteres, ferramentas de avaliação ou qualquer outro produto.