EFFE-On: Escreves como falas - Falas como escreves?

Corpus online de escrita e fala de crianças nos primeiros anos de escolaridade

O EFFE-On é um corpus de dados de escrita e fala de crianças nos primeiros anos de escolaridade. Foi elaborado com base no projeto “EFFE - Escreves como Falas - Falas como Escreves?”, que começou a ser desenvolvido em 2012 no Centro de Linguística da Universidade de Lisboa (CLUL). Os dados são recolhidos de acordo com procedimentos metodológicos sistemáticos e consistem de descrições de imagens com estímulos controlados. O corpus foi criado no sistema ©TEITOK (Janssen 2014) para ser disponibilizado online.

O EFFE-On foi pensado para ser sucessivamente ampliado e tem como principal objetivo fornecer dados a professores de português (língua materna), pesquisadores e terapeutas e servir um leque amplo de estudos em diferentes áreas, incluindo a Linguística, a Educação e a Terapia da Fala.

Atualmente, o corpus contém produções recolhidas com a metodologia desenvolvida no EFFE de crianças de Lisboa (2º e 4º anos de escolaridade - 2012 e 2014), do Porto (2º e 4º anos de escolaridade - 2015 e 2017), de Chaves (2º e 4º anos de escolaridade - 2018 e 2019), de Bragança (2º ano de escolaridade - 2018), de Elvas (2º ano de escolaridade - 2018; 2º, 3º e 4º ano de escolaridade - 2019) e de Canas de Senhorim (2º, 3º e 4º anos de escolaridade - 2019). 

O corpus será alargado com a inclusão de textos recolhidos em escolas de: Mondim de Basto, Madeira, Vila Nova de Santo André (Alentejo), Barcelos. Esses textos foram recolhidos de acordo com outra metodologia (tema previamente definido), tal como explicado na descrição da tarefa de cada um.

Aplicações

O corpus irá permitir, entre outras aplicações:

 

Como citar o corpus EFFE-On:

Rodrigues, C., Lourenço-Gomes, M. C., Alves, I., Janssen, M., Gomes, I. L. (2015): EFFE-On - Escreves como falas - Falas como escreves? (Online corpus of writing and speech of children in the early years of schooling), Lisboa: CLUL.

ISLRN: 716-103-425-482-9. http://teitok.clul.ul.pt/effe

A referência ao EFFE-ON deve ser incluída em todos os tipos de trabalho que o usem como fonte de informação, incluindo livros, artigos, comunicações ou pósteres, ferramentas de avaliação ou qualquer outro produto.