Nas descrições seguintes são usadas duas abreviaturas: DP1 designa a primeira edição de Os Degraus do Parnaso, Lisboa: O Independente, 1991; DP2 refere-se à segunda edição de Os Degraus do Parnaso, Lisboa: Assírio & Alvim, 2002.
Caderno de folhas lisas comprado na Áustria, encontrando-se actualmente em mãos de um privado. Este caderno pertenceu a Vasco Rosa, que editou DP1. Mede 300 x 224 mm (capa) e 292 x 208 mm (folhas). Colada à capa está uma etiqueta adesiva com a indicação “Harmonielehre | III | Skizzen”´. Originalmente tinha 100 folhas (o recto da folha de guarda tem o seguinte, em alemão, carimbado: “glatt A/4 1/2L. 100 Blt.”. Para além de uma caneta preta, Lourenço usou vários marcadores de cor: azul, verde, vermelho, verde claro, castanho, laranja e amarelo.
Conteúdo:
1. Notas a partir de Erich Wolf’s Die Musikausbildung, vol. 2, Wiesbaden: Breitkopf & Härtel, 1979 (esp. p.63 e seguintes), Biblioteca da Faculdade de Letras, Universidade de Lisboa, A 15-MSL (2r-31v), em alemão e português (datas explícitas: 31-12-1983, 1-1-1984, 2-1-1984, 3-1-1984, 4-1-1984, 5-1-1984, 6-1-1984, 9-1-1984, 11-1-1984, 12-1-1984, 13-1-1984, 15-1-1984, 18-1-1984, 19-1-1984, 24-1-1984, 26-1-1984, 30-1-1984, 1-2-1984, 2-2-1984, 3-2-1984).
2. Notas a partir de Arnold Schönberg, Harmonielehre, Wien: Universal, [1966?], Biblioteca da Faculdade de Letras, Universidade de Lisboa, A 72-MSL (32v-38v), em alemão. Embora não estejam explicitamente datadas, estas anotações terão sido apontadas depois de 3-2-1984, a data mais recente registada na secção anterior. Esta hipótese está de acordo com a data de aquisição indicada no início do exemplar deste livro que pertenceu a M. S. Lourenço: “Innsbrück-84”.
3. Rascunho de uma apresentação de modelos mecânicos na filosofica da consciência, feita por M. S. Lourenço no Institut für philosophische Forschung und interdisziplinären Dialog, Innsbruck, 1988. Uma versão revista desta apresentação foi publicada com o título “Modelos mecânicos na filosofia da consciência”, Crítica. Revista do Pensamento Contemporâneo. 6, Wittgenstein, a linguagem e a filosofia, Maio, 1991, p.49-80 (39r-56v). O rascunho foi escrito em alemão e inglês, datando provavelmente de 1988.
4. Rascunhos de M. S. Lourenço, DP1, textos 2 a 10 (56v-83v), em português. Este conjunto de rascunhos foi escrito entre ante 27-1-1989 e ante 31-3-1989 (as datas em que foram originalmente publicados os textos 2 e 10).
4.2. Rascunho de “O lapso de Fradique”, O Independente, 27-1-1989, III-20; “O lapso de Fradique”, DP1, p.10-13 (56v-59r).
4.3. Rascunho de “A duquesa com peles de tigre”, O Independente, 3-2-1989, III-21; “A duquesa com peles de tigre”, DP1, p.14-17 (59v-61v).
4.4. Rascunho de “As vozes de Lulu”, O Independente, 10-2-1989, III-21; “As vozes de Lulu”, DP1, p.18-21 (62v-65r).
4.5. Rascunho de “O balcão de Berlioz”, O Independente, 17-2-1989, III-37; “O balcão de Berlioz”, DP1, p.22-26 (65v-68r).
4.6. Rascunho de “Agonia até à madrugada”, O Independente, 24-2-1989, III-21; “Agonia até à madrugada”, DP1, p.27-31 (68v-71r).
4.7. Rascunho de “À sombra das acácias em flor”, O Independente, 3-3-1989, III-22; “À sombra das acácias em flor”, DP1, p.32-36 (71v-74v).
4.8. Rascunho de “Salomé”, O Independente, 10-3-1989, III-19; “Salomé”, DP1, p.37-41 (75v- 78v).
4.9. Rascunho de “Neo-Abjeccionismo e «kitsch» tropical”, O Independente, 17-3-1989, III-26; “A Sociedade sem Classe”, DP1, p.42-45 (78v-81r).
4.10. Rascunho de “Proust”, O Independente, 31-3-1989, III-35; “Música de uma noite de «ennui»”, DP1, p.46-49 (81v-83v).
Pestanas de folhas rasgadas: entre 56v e 57r há pestanas de talvez três folhas. É provável que contivessem o rascunho de “A morte de Horácio”, O Independente, 20-1-1989, III-23; “A morte da Literatura”, DP1, p.7-9.
Páginas deixadas em branco: 1rv, 39v, 62r, 75r, 84r to 94v.
Caderno de folhas pautadas comprada na Áustria, encontrando-se actualmente nas mãos de um privado. Pertenceu a Vasco Rosa, que editou DP1. Mede 300 x 224 mm (capa) e 291 x 205 mm (folhas). Colado à capa está uma etiqueta adesiva com a indicação “NOTIZBUCH | Ab | Sommersemester 1984”. Originalmente tinha 100 folhas (o recto da folha de guarda tem o seguinte, em alemão, carimbado: “lin. A/4 1/2L. 100 Blt.”). Além de uma caneca preta, Lourenço usou vários marcadores de cor: azul, verde, vermelho, castanho, verde claro, roxo e laranja.
Conteúdo:
1. Apontamentos para as seguintes disciplinas: “Kritischer Humanismus”, “Eça de Queiroz SE”, “Die Entwicklung d. port. Lyrik im 20. Jhd”, Universidade de Innsbruck (1r-32r), em alemão (datas explícitas: 20-3-1984, 21-3-1984, 22-3-1984, 27-3-1984, 28-3-1984, 2-4-1984, 3-4-1984, 4-4-1984, 9-4-1984, 10-4-1984, 11-4-1984, 2-5-1984, 6-5-1984, 9-5-1984, 14-5-1984, 15-5-1984, 21-5-1984, 22-5-1984, 28-5-1984, 30-5-1984, 6-6-1984, 7-6-1984, 20-6-1984, 26-6-1984, 27-6-1984).
2. Notas para um programa de rádio (33r-33r), em alemão (data explícita: 9-11-1984).
3. Título separador (“Sommersemester”) (34r), em alemão (data explícita: 1986).
4. Entradas de diário (35r-35v), em alemão (datas explícitas: 24-4-1986, 25-4-1986, 26-4-1986, 27-4-1986).
5. Rascunho de M. S. Lourenço, DP1, textos 11 a 25, e de cartas relacionadas com os textos pertencentes a esta obra (36r-83r), em português e alemão (ante 7-4-1989 a ante 11-8-1989, as datas em que os textos 11 e 25 foram originalmente publicados).
5.0. Título (36r).
5.1. Rascunho de “Canções com palavras”, O Independente, 7-4-1989, III-35; “Canções com palavras”, DP1, p.50-53 (37r-38v).
5.2. Rascunho de “A catedral abandonada”, O Independente, 14-4-1989, III-39; “A catedral abandonada”, DP1, p.54-57 (40r-42v).
5.3. Rascunho de “Angústia em Viena num andar com vista”, O Independente, 28-4-1989, III-34; “Angústia em Viena num andar com vista”, DP1, p.58-61 (43r-45v).
5.4. Rascunho de “Nada se pode saber”, O Independente, 5-5-1989, III-19; “Nada se pode saber”, DP1, 1991, p.62-65 (46r-48r).
5.5. Rascunho de carta a Miguel Esteves Cardoso, 22-4-1989 (48r).
5.6. Rascunho de carta a José Duarte, 27-4-1989 (48v-49r).
5.7. Rascunho de “Os estilos de Wittgenstein”, O Independente, 12-5-1989, III-34; “Os estilos de Wittgenstein”, DP1, p.66-69 (50r-52r).
5.8. Rascunho de “Em paisagem tropical | alma branca missa preta”, O Independente, 19-5-1989, III-21; “A neblina cai sobre a serra”, DP1, p.70-73 (52v-55r).
5.9. Rascunho de texto que não chegou a ser publicado (55v-56v).
5.10. Rascunho de “Os limites do pessimismo”, O Independente, 26-5-1989, III-30; “Nihil sub sole novum”, DP1, p.74-77 (57v-59v).
5.11. Rascunho de “Pequena suja com chocolate”, O Independente, 9-6-1989, III-40; “Pequena suja com chocolate”, DP1, p.78-81 (61r-62v).
5.12. Rascunho de “Sobre uma profecia de Daniel”, O Independente, 16-6-1989, III-30; “Sobre uma profecia de Daniel”, DP1, p.82-85 (63v-65v).
5.13. Rascunho de “O poema do êxtase”, O Independente, 30-6-1989, III-38; “O poema do êxtase”, DP1, p.86-89 (67r-68v).
5.14. Rascunho de “Uma pérola para Fradique”, O Independente, 7-7-1989, III-38; “Uma pérola para Fradique”, DP1, p.90-93 (69v-71v).
5.15. Rascunho de “A Abadia de Wytham”, O Independente, 14-7-1989, III-36; “A Abadia de Wytham”, DP1, p.94-97 (72v-74v).
5.16. Rascunho de “Juno e o pavão”, O Independente, 21-7-1989, III-34; “Juno e o pavão”, DP1, p.98-102 (76r-76v).
5.17. Rascunho de “O espelho do invisível”, O Independente, 4-8-1989, III-26; “O espelho do invisível”, DP1 , p.103-106 (77v-80r).
5.18. Rascunho de “A linguagem universal”, O Independente, 11-8-1989, III-31; “A linguagem universal”, DP1, 1991, p.107-110 (81r-83r).
5.19. Rascunho de carta a Miguel Esteves Cardoso, ante 11-8-1989 (83r).
6. Rascunho de “O cálculo dos conceitos” (83v-85r), em português (post 1-8-1989).
Páginas deixadas em branco: 32v, 33v, 34v, 36v, 39rv, 49v, 57r, 60rv, 63r, 66rv, 69r, 72r, 75rv, 77v, 80v, 85v-87rv.
Caderno de contabilidade de 50 folhas conservado na Biblioteca Nacional de Portugal, Arquivo português de Cultura Contemporânea (Esp. 62/205). Mede 322 x 225 mm (capa) e 317 x 219 mm (folhas). Colada à capa está uma etiqueta adesiva com a indicação “MUSIKÄSTHETIK”. Marcadores de cor usados por M. S. Lourenço: azul, verde, verde claro, vermelho e castanho.
Conteúdo:
1. Anotações sobre relações estéticas (1r-2v), escritas em inglês (datas explícitas: 21-8-1990 and 22-8-1990).
2. Notas a partir de Eduard Hanslick, Vom Musikalisch-Schönen, Leipzig, 1854 (3r-8r), em alemão e inglês (datas explícitas: 23-8-1990 e 31-8-1990).
3. Notas a partir de Roger Scruton, “Analytical Philosophy and the meaning of music”, The Journal of Aesthetics and Art Criticism, XLVI, 1987, p.169-176 (8v-10r), em inglês e alemão (post 31-8-1990). Encontrou-se uma fotocópia deste artigo nos papéis de M. S. Lourenço. Certas partes do texto fotocopiado estão realçados a amarelo; marginália introduzida por marcadores verde e vermelho.
4. Notas a partir de V. A. Howard, “On Musical Expression”, British Journal of Aesthetics, 11(3), 1971, p.268-280 (10r-12r), em inglês (post 31-8-1990). Foram encontradas duas fotocópias deste artigo (excluindo a p.280) nos papéis de M. S. Lourenço. Numa das fotocópias, certas partes do texto estão realçadas a amarelo e marcadores verde e vermelho introduziram alguma marginália.
5. Notas a partir de V. A. Howard, “On Representational Music”, Noûs, 6, 1972, p.41-53; algumas referências bibliográficas no fim de 14r (12r-14r), em inglês (post 31-8-1990). Foram encontradas duas fotocópias deste artigo nos papéis de M. S. Lourenço, estando vários passos realçados a amarelo numa das cópias.
6. Notas a partir de V. A. Howard, “Music and Constant Comment”, Erkenntnis, 12, 1978, p.73-82 (14v-15v), em inglês e alemão (post 31-8-1990). Foram encontradas duas fotocópias deste artigo nos papéis de M. S. Lourenço, estando vários passos realçados a amarelo numa das cópias.
7. Rascunho do texto na contracapa de M. S. Lourenço, DP1 (17r), em português (post 31-8-1990).
8. Rascunho de “Um Templo no Ouvido”, o primeiro texto de M. S. Lourenço, DP2, p. 13-22 (17v-20v), em português (post 31-8-1990).
9. Rascunho de “Ler não é olhar é ouvir”, Phala 23, Abril/Maio/Junho, Lisboa: Assírio & Alvim, 1991, p.15-16 (21r-21v), em português (post 31-8-1990).
Páginas deixadas em branco: 16rv and 22r ad finem.