PT | EN | ES

Menú principal


Powered by <TEI:TOK>
Maarten Janssen, 2014-

Visualización por frase

1619. Bilhete de Francisco Homem, sacerdote, para Paulo de Lena, médico.

Autor(es)

Francisco Homem      

Destinatario(s)

Paulo de Lena                        

Resumen

O autor, preso no cárcere do Santo Ofício, dirige-se ao seu vizinho de cima dando-lhe instruções sobre onde devia escavar um buraco para passar para a sua cela e sobre como lhe fazer chegar a faca que um dos presos da cela ao lado da sua, João Rodrigues, lhe emprestou. Afirma ainda que não se contentará enquanto o não vir a salvo.

Texto: -


[1]
Ha cousas q não VM não faça outra cousa mais q medir 3 palmos da Esquina da chamine da banda da bobed-a ha do servidor pelo cham do aposento.
[2]
E outros 3 palmos polo mesmo cham do da parede q divide o meu aposento do de Joam Rodrigues, e donde se ajũtarem as pontas dos tres palmos ahi resgue vm a bobeda
[3]
E se lhe pareçer q fica descuberto á porta e não tem comodo pa Encubrilo recolha mais hum palmo de cada banda, E faça o buraco aos 2 palmos de maneira q ha vm de abrir no canto junto a do servidor
[4]
E subiram a faca, E a daram a vm E vm ma deitara. nos cordeis de palmo
[5]
não se canse vm q entendo não serem neçessarios.
[6]
As letras E Recados q vm me ofereçe Estimo Eu na minha Alma mas por agora não me contento com tão pouco pois a ventura me favoreçe, senão com levar a vm e sustentalo ate q o ponha Em salvo ainda q seja pedindo por Amor de ds q ja o sei mui bem fazer.
[7]
por isso vm se disponha q não ha de ficar ca se ds

Edit as listText viewWordcloudFacsimile viewManuscript line viewPageflow view