PT | EN | ES

Main Menu


Powered by <TEI:TOK>
Maarten Janssen, 2014-

PSCR0729

1716. Carta de André de Melo e Castro, 4º conde das Galveias, para Luís José de Vasconcelos, fidalgo.

SummaryO autor avisa o destinatário do facto de não estar a receber correio dele.
Author(s) André de Melo e Castro
Addressee(s) Luís José de Vasconcelos            
From Itália, Roma
To Portugal, Lisboa
Context

Após a revolução Setembrista e a subsequente reforma do ensino, o estado liberal centralizou o ensino artístico juntando artistas das Belas Artes e artistas das Artes Fabris. A criação da Academia Nacional de Belas Artes de Lisboa surgiu nesse contexto: foi criada a 23 de outubro de 1836 e inaugurada em 1837. Funcionou, desde então, no extinto Convento de São Francisco, onde dispunha também de uma biblioteca com milhares de volumes. Ao longo dos anos, a Academia foi sofrendo algumas alterações, mas manteve sempre um forte pendor cultural, pedagógico e honorífico. Das atividades da Academia constam não só a formação de novos artistas como a atribuição de prémios e bolsas de estudo e a publicação de obras de grande interesse como Os Primitivos Portugueses e O Manuelino de Reinaldo dos Santos ou a revista Belas Artes.

A documentação pertencente a este fundo diz respeito, na sua maioria, a aquisições feitas pela instituição ou documentação relativa ao próprio funcionamento da mesma. No entanto, as cartas particulares recolhidas fazem parte de uma documentação cedida à instituição a 13 de junho de 1902 por António Tomás Pires (1850-1913), etnógrafo, escritor, secretário municipal de Elvas, investigador e delegado correspondente da comissão dos Monumentos Nacionais muito interessado nas tradições populares portuguesas. O acervo é composto por documentação de vários séculos (século XVI a século XIX) e reúne documentos recebidos pelos vogais da instituição e enviados ao presidente da Comissão Executiva do Conselho Superior dos Monumentos Nacionais, entre os quais cartas familiares e privadas.

Support meia folha de papel escrita no rosto; lacre no sobrescrito.
Archival Institution Arquivo Nacional da Torre do Tombo
Repository Documentos Oferecidos
Collection ANBA
Archival Reference Documento 102
Folios 348r
Online Facsimile http://digitarq.arquivos.pt/details?id=4612220
Socio-Historical Keywords Mariana Gomes
Transcription Mariana Gomes
Main Revision Raïssa Gillier
Contextualization Leonor Tavares
Standardization Raïssa Gillier
POS annotation Raïssa Gillier
Transcription date2016

Javascript seems to be turned off, or there was a communication error. Turn on Javascript for more display options.

Meu Sr: Chegame a carta de VSa de 30 de Julho em dia de tanta occupasão, q me não possivel responder a ella como dezejava, más na somana q entra o farei; entretanto devo assegurar a VSa, q não recebi nenhüa das duas cartas, q me apponta, e q excuta-rei as suas ordens em tudo o q me manda, pondoo na certeza de q fico entregue da Lettra de 300 mil rs q me mandou Logo pagar a pessoa q a havia de satisfa-zer.

Isto o q por ora posso dizer a VSa, dezejando empregarme sempre em tudo o q for máes do seu gosto e serviço Ds Gde a VSa mtos ans Roma 7 de settbro de 1716:

M A e servor de VSa O Cde Andre de Mello Sr Luis joseph de Vasconsellos

Legenda:

ExpandedUnclearDeletedAddedSupplied


Download XMLDownload textText viewWordcloudFacsimile viewManuscript line viewPageflow viewSentence view