PT | EN | ES

Menú principal


Powered by <TEI:TOK>
Maarten Janssen, 2014-

Facsimile view

1614. Carta de Lourenço de Lencastre, bispo de Leiria, para Gaspar Lopes de Morais, licenciado e tesoureiro na sé de Elvas.

ResumenO autor saúda o destinatário e pede que ele lhe aconselhe um bom letrado.
Autor(es) Lourenço de Lencastre
Destinatario(s) Gaspar Lopes de Morais            
Desde Portugal, Lisboa
Para Portugal, Elvas
Contexto

Após a revolução Setembrista e a subsequente reforma do ensino, o estado liberal centralizou o ensino artístico juntando artistas das Belas Artes e artistas das Artes Fabris. A criação da Academia Nacional de Belas Artes de Lisboa surgiu nesse contexto: foi criada a 23 de outubro de 1836 e inaugurada em 1837. Funcionou, desde então, no extinto Convento de São Francisco, onde dispunha também de uma biblioteca com milhares de volumes. Ao longo dos anos, a Academia foi sofrendo algumas alterações, mas manteve sempre um forte pendor cultural, pedagógico e honorífico. Das atividades da Academia constam não só a formação de novos artistas como a atribuição de prémios e bolsas de estudo e a publicação de obras de grande interesse como Os Primitivos Portugueses e O Manuelino de Reinaldo dos Santos ou a revista Belas Artes.

A documentação pertencente a este fundo diz respeito, na sua maioria, a aquisições feitas pela instituição ou documentação relativa ao próprio funcionamento da mesma. No entanto, as cartas particulares recolhidas fazem parte de uma documentação cedida à instituição a 13 de junho de 1902 por António Tomás Pires (1850-1913), etnógrafo, escritor, secretário municipal de Elvas, investigador e delegado correspondente da comissão dos Monumentos Nacionais muito interessado nas tradições populares portuguesas. O acervo é composto por documentação de vários séculos (século XVI a século XIX) e reúne documentos recebidos pelos vogais da instituição e enviados ao presidente da Comissão Executiva do Conselho Superior dos Monumentos Nacionais, entre os quais cartas familiares e privadas.

Soporte uma folha de papel dobrada, escrita na primeira face e com o sobrescrito na última.
Archivo Arquivo Nacional da Torre do Tombo
Repository Academia Nacional de Belas Artes de Lisboa
Fondo Documentos Oferecidos
Referencia archivística maço 2
Folios 223r
Online Facsimile http://digitarq.arquivos.pt/details?id=4612220
Socio-Historical Keywords Maria Teresa Oliveira
Transcripción Leonor Tavares
Revisión principal Raïssa Gillier
Contextualización Leonor Tavares
Normalización Raïssa Gillier
Anotación POS Raïssa Gillier
Fecha de transcipción2016

Page 223r

As minhas occupações assi de Receber vesitas como de negoçio não me deixão tempo pera poder cumprir outras obrigações.

Os dias passados recebi huã Carta sua q folguei de ver por saber q ficava saude e toda essa casa conservea nosso sr por muitos annos como eu desejo, vi aquellas lembranças de q me fes m o sor corregedor e as estimei em mto poderlhe assegurar q se não saberá isso nunqua e q estão trasladadas, e as suas rotas, e q se ouver occasioes em q o eu possa servir q o farei de muy boa vontade

De Campo maior me escrevem poucas veses aviseos como tenho saude graças a Ds, ou se acabarão aqui as diligençias pa Roma espero q não de oje a outo dias e como Ellas partirem brevemente me partirei eu pa Leiria e porq o tpo não da lugar pera mais nosso sr Ge Lxa 27 de Septembro 614 tenho necessidade de bom letrado letrado e exercitado se por la souber de algũ aviseme, porẽ não publique isto

O Bpo de leiria


Text viewWordcloudManuscript line viewPageflow viewVisualización por frase