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Maarten Janssen, 2014-

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1663. Carta de Abraão Israel Fróis para Simão Mendes de Almeida, mercador.

Author(s)

Abraão Israel Frois      

Addressee(s)

Simão Gomes de Almeida                        

Summary

O autor, citando constantemente a Torah, aconselha o destinatário a não abandonar o judaísmo.
Page 47r > 47v

Simão Gomes d almda Anstram Veadar 13 5423 Mco 28 21 663

Posto q pr escripto não haja precurado estes tempos novas de Vm não falto a minha obrigacão em as saber precurar das pessoas que dessa cide vem, e mas dão da saude de Vm; relatando tambem cauzas q me dão motivo pa as aver de apontar a Vm; poes fora eu faltar as rezons tão obrigatorias como são as da lei san-gue e amizide quando a Vm lhas não propruzera cada huma dellas per si tão forçoza q se me não pode imputar atrivimto; e por eu tambêm ter experimentado em VM tão bom natural e prudensia ajuda a esta minha con-fiança.

Disse q estando Vm fora do rigurozo e tirano jugo da inquisisão e sendo verdro Israelita não observa publamente a lei sancta que O Snr Do mundo (Louvado seja pa todo sempre seu sancto nome) nos deu no monte de Synai e q nossos ascendentes jurão e affirmarão observar asi em seu nome como de seus suscessores gde e temeroza. Snr he esta propozicão, a que respondi q do animo de VM conhesia eu corresponder sempre as obrigacõs de verdro hebreo, e q na mesma forma avião de corresponder sempre as obrigacõs deste nome, a que me replicarão que não bastava animo qdo avia lei q se devia observar, lugar e tempo sem reçeio e en confir-masão de tão magnifesta verde me apontarão tantas razõs q fora querer eu alcansar o mar o querellas relatar neste papel algumas comtudo apontarei pa Vm mesmo julgar o qto convenserão minha reposta q dis em abono de vm

He o pecado da idolatria tão atrox nefando e abominavel q aquelle que o comete he como que aquelle que o comete he como se negara toda a lei e ainda não cometendo em acto exte-rior, mas vocalmte deve ser apedrejado, e faltando a prova he talhado pello snr Bendito logo aquelle que não a abominar que he observando a lei Sancta antes de a entender que he de diferente religiam fiqua cometendo este tão grave pecado, e encorrẽdo na infalible penna delle poes fiqua recebendo outro maes q n Snr Bendito.

Bem clara he esta verde q por tal a conhesseo ainda hum gentio convertido(na-haman privado d el Rei de Aran o qual pede lhe perdoe O Snr Bendito o pecado que cometesse indo com seu Rei a caza do Idolo Rimon não se podendo excuzar Reg lb 2 cp 5 versso 18 e maes não era com animo e vontade logo sendo em qualquer modo adoracão e decla-racão de boca se fiqua cometendo o grave e torpe pecado de idolatria

Sadra E Mesech e Eabed bem podiam escapar a vida com fazerem fingida ado-racão a estatua de nebucodenosor, mas não quizerão uzar de tam torpe meio poes fiquavam incorrendo em tal crime não os livrando a tencão vontade e animo de não adorar de cora-cão, o mesmo obrarão os sete Machabeos, Daniel, e o Pontifice Eleazer

Porq o precepto não tenhaes Deozes alheios diante mi exod cp 20 vss 3 lhe insinava que isto procede ou adoração seja de coracão ou não confirmado com o outro com o outro preceito que nos insina não mireis aos idolos Levit 19 vss 4 de sorte que com qualquer humilhasão se incorre neste pecado como nos insina tambem outro preceito exod cp 20 não te humilhes a elles, e ainda tirar o chapeo zombando como nos insina o grande Hagam Isach Athias na declaração deste precepto.

E por este ser o fundamto principal da Lei Sancta he emcomen-dado nella este precepto 44, De sorte que O Snr Bendito a fonte da Piedade



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